Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 27 de agosto de 2001 - Nº 363 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Bombeiros encontram corpo em Ubatuba
Posto tem remédio com data vencida
Megacycle deve reunir duzentos mil motociclistas
Ditran anuncia mudanças de trânsito durante o mega evento
Aprovada Comissão de Assuntos Relevantes da Educação
Reivindicação de Kazon é atendida pelo prefeito
Cartões Bolsa Escola chegarão à partir da semana que vem em Caraguá
Balé da Fundart e 4º lugar em Campos do Jordão
Site divulga cultura caiçara
Artista de Ubatuba conquista bronze em Lorena
Artesanato busca novas perspectivas
Homem é morto a machadadas em Ilhabela
Jogos escolares começam dia 31
XV perde, e Guará vence nos pênaltis


Bombeiros encontram corpo em Ubatuba
Cadáver foi achado com colete salva-vidas e pode ser de pessoa que fazia parte de grupo de pescadores de Itanhaém

Ubatuba - O Corpo de Bombeiros de Ubatuba encontrou, às 17h30 de ontem, o corpo de um homem com colete salva-vidas próximo à ilha Anchieta, que pode ser de um dos três pescadores de Itanhaém (litoral sul de São Paulo) que continuam desaparecidos.
Embora o corpo tenha sido encontrado a 210 quilômetros do local do naufrágio da lancha em que estavam, a hipótese está sendo considerada pelas equipes de buscas porque quatro corpos achados anteontem em São Sebastião eram de pessoas que pertenciam ao grupo de pescadores, e eles também estavam com coletes.
Da lancha que afundou na quarta-feira passada, ainda não foram encontrados os comerciantes Itagiba Tadeu Pereira e Valmir Alves, de Francisco Morato, na Grande São Paulo, e o marinheiro João Cláudio da Silva.
O tenente do Corpo de Bombeiros, Alexandre Rodrigues dos Passos, disse que a possibilidade de o corpo encontrado pertencer ao grupo de Itanhaém é grande, porque o colete salva-vidas, aliado à ação de correntes marítimas e dos ventos, funciona como um "veleiro" que pode arrastar os corpos por distâncias superiores a cem quilômetros.
O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Ubatuba e, até as 20h de ontem, não havia sido identificado ou procurado por familiares.
Buscas - A Marinha e o Corpo de Bombeiros já haviam estendido ontem as buscas aos tripulantes de Itanhaém, antes restritas ao litoral sul, para a costa litorânea de São Sebastião. A ação será mantida.
A medida foi adotada depois que os corpos dos comerciantes Tadeu Benedito Pinheiro, José Martins e Rogerson Keler Ferigato e do marinheiro Geraldo Bezerra da Silva, que estavam na mesma lancha, foram encontrados na ilha do Montão de Trigo, em São Sebastião, anteontem.
O grupo de resgate, que foi reforçado ontem pela Capitania dos Portos de Santos, além da unidade de São Sebastião, e pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, procura também quatro tripulantes do Rio de Janeiro que sofreram um naufrágio na quinta-feira passada, em Ilhabela.
O oficial da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão-tenente Augusto Armstron, disse que estão sendo "vasculhadas" as praias e ilhas entre o litoral sul e norte. Segundo ele, a Marinha não descarta a hipótese de que todos os corpos possam ser encontrados no litoral norte. Ainda não há informações sobre o que provocou os acidentes com as embarcações. (Fonte: Folha Vale)

Posto tem remédio com data vencida

Caraguatatuba - Integrantes da Comissão Relevante da Saúde de Caraguá, formada por vereadores para avaliar a Saúde no município, constatou na última sexta-feira falta de médicos e medicamentos vencidos no posto do bairro do Tinga. Foi a sétima unidade visitada.
Os pacientes aproveitaram a visita dos vereadores para reclamar da dificuldade para agendar consultas.
A dona-de-casa Rosângela Aparecida Molina, 30 anos, disse ontem que teve que implorar para conseguir marcar a consulta de seu filho Victor, 11 meses, para a próxima semana.
A dona-de-casa Alfredina de Ramos Filadelfo, 55 anos, disse que teve que ir a um médico particular para que ele constatasse que estava com trombose. "No posto, o médico só receitou um remédio."
O presidente da comissão, vereador Aurimar Mansano (PTB), disse que em todos os postos há reclamações e que os relatórios preliminares são entregues ao prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB), para que sejam adotadas providências emergenciais.
A secretária da Saúde, Myrlene Veneziani da Silva, disse que estão sendo adotadas providências em todo o setor da saúde.
Com relação aos medicamentos vencidos, ela informou que são amostras grátis levadas pelos médicos ao posto e que não foram usadas. (Fonte: ValeParaibano)

Megacycle deve reunir duzentos mil motociclistas

Caraguatatuba - O 9º Megacycle será realizado em Caraguatatuba (Litoral Norte), de 29 de agosto a 2 de setembro, reunindo cerca de 200 mil pessoas ligadas a 800 motoclubes de todo o mundo. Essa será a quarta vez que o município sediará o encontro.
A novidade deste ano é o salão de exposições, que recebeu cobertura, numa área de três mil metros, com a confirmação de 40 expositores. Outras atrações previstas são as competições, que acontecerão numa pista de 1.200 metros construída no centro da cidade, shows de música, campeonato de motocross e globo da morte. Para os fãs do forró, haverá uma programação especial na casa de dança Patiero, que estará trazendo atrações como Trio Virgulino, Pé no Chão, Trapiche, Cai & Sara, entre outras. (Fonte: PMC)

Ditran anuncia mudanças de trânsito durante o mega evento

Caraguatatuba - Está chegando a hora! De 29 de agosto a 2 de setembro Caraguatatuba estará sediando o maior encontro de motos do Hemisfério Sul. Como parte da programação, a Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba estará realizando algumas alterações no trânsito em Caraguatatuba, principalmente com relação as linhas de ônibus urbanos, intermunicipais e caminhões vindos de Ubatuba para seguir viagem sentido São Paulo.
De acordo com, a Divisão de Trânsito, todo o efetivo estará atuando em parceria com a Polícia Militar na área do evento, nos corredores de tráfego e nos principais pontos de desvio de trânsito.
Conforme aconteceu nos anos anteriores, parte da Avenida da Praia poderá ser interditada por questões de segurança dos participantes, no trecho entre a rua Guarulhos e a avenida Engenheiro João Fonseca. Para isso a Ditran usará sinalização viária e agentes de Trânsito, assegurando desta forma maior segurança ao público e também aos participantes, facilitando o trabalho da Polícia Militar no direcionamento de atividades relacionadas ao patrulhamento ostensivo durante o encontro de motos. (Fonte: PMC)

Ônibus intermunicipal e caminhões com destino a Ubatuba - Desvio na avenida Miguel Varlez, seguindo pela rua rio de Janeiro, atingindo a avenida Frei Pacífico Wagner até o final e seguindo pela avenida Brasil até chegar na avenida Castelo Branco (SP-55).

Ônibus urbano - (Praiamar) - Destino ao Terminal de Passageiros da avenida Brasil - Desvio na avenida Miguel Varlez, seguindo pela rua rio de Janeiro, atingindo a avenida Frei Pacífico Wagner até a altura da rua Sebastião Mariano Nepomuceno, entrando na rua Teotino Tibiriçá Pimenta - avenida Brasil - terminal.

Destino região Norte - Tabatinga - Após a rua Teotino Tibiriçá Pimenta, seguir pela rua Engenheiro João Fonseca até a avenida Castelo Branco (SP-55).

Retorno da região Norte - Tabatinga para o Terminal Rodoviário - Avenida castelo Branco - rua Engenheiro João Fonseca - avenida Frei Pacífico Wagner - Avenida Presciliana de Castilho e avenida Bahia.

Retorno do Terminal de Passageiros para a região Sul - Avenida Castelo Branco - rua Engenheiro João Fonseca - avenida Frei Pacífico Wagner - avenida Presciliana de Castilho - Avenida Bahia.

Ônibus intermunicipal e caminhões com origem em Ubatuba e destino a São Paulo - Avenida Castelo Branco (SP-55), desvio na avenida Brasil - avenida Frei Pacífico Wagner e avenida Presciliana de Castilho até o final.

Aprovada Comissão de Assuntos Relevantes da Educação

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou em plenário, durante a sua última Sessão Ordinária, a criação da Comissão de Assuntos Relevantes da Educação. O projeto é de autoria do Vereador Juarez Pereira Pardim (PSDB). Esta é a terceira Comissão de Assuntos Relevantes criada só este ano e a segunda em funcionamento atualmente.
A Sessão Ordinária da última semana iria votar apenas a criação do Fórum Municipal de Debates, mas o Vereador Pardim colocou o projeto da Comissão em regime de urgência, conseguindo para isso, 12 assinaturas dos Vereadores.
O projeto tem por objetivo analisar e verificar a situação das escolas estaduais na cidade, que segundo o Vereador, tem recebido diversas reclamações. "Não podemos deixar de ver o que está ocorrendo, pois atravessamos um grande momento na educação em nossa cidade e estas reclamações põem em risco essa boa fase", disse.
Antes da votação do projeto houve a discussão de uma emenda, de autoria do Vereador Pastor Anderson (PTB), que desejava incluir a verificação das escolas municipais na Comissão. Houve um grande embate e discussão entre os Vereadores e ao final, a votação ficou empatada em 8 votos, necessitando do voto de minerva do presidente da Câmara, Valmir Gonçalves (PSDB), que votou contra a inclusão da emenda.
Em seguida foi votado o projeto que criava a Comissão, sendo este aprovado pela maioria dos Vereadores. Como reza a praxe, o autor do projeto é o presidente da Comissão. Os membros restantes são escolhidos por sorteio. Tendo em vista que os Vereadores já atuaram em 2 Comissões, o presidente do Legislativo achou por bem e com o consentimento do plenário, destinar os Vereadores que não atuaram em Comissões até o momento.
A Comissão ficou formada da seguinte maneira: Juarez Pardim (presidente); Membros: Nílson Lopes da Silva - o Nezão e Dalva Santana, ambos do PPS; Pastor Anderson Bertoncini e Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira, ambos do PTB. A Comissão tem 60 dias de prazo, podendo prorrogar por mais 30 dias. Ao final um relatório será elaborado e encaminhado aos orgãos competentes. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Reivindicação de Kazon é atendida pelo prefeito

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL) tem motivos de sobra para estar contente. A alegria se deve ao fato de uma antiga reivindicação sua estar sendo atendida pelo Chefe do Executivo em Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB). A construção da Creche do Morro do Algodão, pedido esse que vem sendo feito desde 1997.
A Creche do Morro do Algodão, localizada na Zona Sul da cidade está enquadrada dentro dos planos na área de Assistência Social, desenvolvida desde a primeira gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva, que tem por objetivo não deixar nenhuma criança sem vagas na escola ou em creches.
Para o Vereador Kazon o atendimento de uma reivindicação de sua autoria, datada de 1997 é motivo de grande alegria. "O prefeito mostra, com esse ato, conhecer os problemas da cidade e o verdadeiro dever do Vereador, que é o de atender as solicitações dos mais carentes", disse.
A geração de empregos e o auxílio que o próprio municipal irá dar ao bairro do Morro do Algodão e aos seus vizinhos é outro ponto levantado pelo Vereador. "Uma creche ou escola nunca ajuda apenas o bairro-sede, mas os bairros próximos. Essa é uma grande conquista social da população", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Cartões Bolsa Escola chegarão à partir da semana que vem em Caraguá

Caraguatatuba - Os cartões do Programa Renda Mínima Bolsa Escola estarão sendo entregues às 1.524 famílias em Caraguatatuba à partir da semana que vem. A entrega oficial será entregue simbolicamente a uma das famílias, na terça feira, 28, as 14 horas na EMEF Profª Aida Almeida de Castro, no Rio do Ouro. Durante a comemoração estarão presentes o Diretor de Articulação com os Municípios, do Ministério da Educação, Raul Cristiano Sanches, entre outras autoridades do município. O prefeito Antonio Carlos da Silva e a secretária de Educação, Roseli Morila também estarão presentes. Caraguá será a primeira cidade do Litoral Norte a receber os cartões. Isso é motivo de grande comemoração para o chefe do Executivo juntamente coma secretaria de Educação.
A Secretária Roseli Morilla está coordenando o Programa Nacional de Renda Mínima Bolsa-Escola no município, através de convênio firmado com o Governo Federal e MEC. O programa irá atender famílias com renda per capita de até R$ 90,00, com filhos matriculados no ensino fundamental do município. Segundo a secretária, o projeto irá beneficiar as famílias carentes, “estaremos prioritariamente valorizando o ensino, já que, para ter direito ao benefício, o aluno tem de estar freqüentando regularmente a escola”, explicou Roseli.
Cada família será beneficiada com R$ 15,00 para cada filho de idade entre 6 e 15 anos. A bolsa escola poderá ser liberada para no máximo três filhos por família. O pagamento da Bolsa-Escola às famílias está condicionado à frequência dos filhos, de no mínimo, 85% das aulas no trimestre. A Agência da Caixa Econômica de Caraguatatuba é o banco credenciado para o pagamento das famílias beneficiadas, que será feito através de cartão magnético. (Fonte: PMC)

Balé da Fundart e 4º lugar em Campos do Jordão

Ubatuba - A participação da Oficina de Dança da Fundart no 5º New Fest Dance de Campos do Jordão no último domingo, 19, resultou num honroso 4º lugar na categoria Ballet Moderno. As bailarinas Viviane Nunes, Karem Yamamoto, Eléia Marques Guizei de Oliveira, Lays Ribeiro dirigidas pela coreógrafa e também bailarina Alessandra Penha e suas assistentes Fernanda Marques e Eloisa Brito apresentaram a coreografia “Acordes” com música de Chiquinha Gonzaga. As bailarinas receberam certificados e Ubatuba mais uma vez foi representada num evento de grande proporção.
A Oficina de Dança da Fundart existe a 8 anos e conta com 90 alunos dividas em grupos de 1º a 5º anos. A faixa etária de alunos varia de 7 a 20 anos. Segundo a professora Alessandra a Oficina incentiva os alunos a prosseguirem: “muitas estão aqui de passagem, importante é buscar as meninas e meninos dos bairros pois moram no município e podem dar continuidade ao trabalho, e é o que estou fazendo” e continuo “a dança para mim não é apenas uma profissão além de amar a dança ela é uma opção de vida antes de mais nada” finaliza a coreógrafa. (Fonte: FUNDART)

Site divulga cultura caiçara

Ubatuba - Com mais de 30 mil consultas nos últimos 2 anos, o site da Fundart é considerado um dos mais completos sites fundacionais do país. Dividido em 12 seções principais, com destaque para a fundação e sua história, artesanato, literatura, artes plásticas, cursos, eventos, folclore, e etc., o site tem cerca de 300 páginas e vem sendo acessado, em média, mais de 1000 vezes por mês. No ar desde 1999, teve o “layout” remodelado este ano para implementação de novas tecnologias de programação como CSS, Java e ASP, o que tornou a navegação por suas páginas mais eficiente e agradável.
O público visitante é diversificado, mas o maior número de consultas é de historiadores, pesquisadores e estudantes universitários. Tem informações detalhadas sobre festas populares como São Pedro, Divino, Encenação de Cristo, etc., biografias, fotos antigas, tradições caiçaras, história de Ubatuba, obras de artistas locais e atualidades como o Curso de Literatura a iniciar-se em setembro e a Exposição de Ceramistas inaugurada no último dia 24 de agosto. Todo esse acervo está à disposição dos internautas no endereço www.fundart.com.br

Artista de Ubatuba conquista bronze em Lorena

Ubatuba - Um honroso terceiro lugar foi conquistado por Ubatuba no 1o Salão de Artes Plásticas de Lorena. A classificação foi para Franklin Espíndola, coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas da Fundart, com a tela a óleo “Cristo”. A exposição, promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura local, no salão “ Paulo Pereira dos Reis” contou com a participação de 70 artistas com 140 obras. (Fonte: FUNDART)

Artesanato busca novas perspectivas

Ubatuba - “Mão na massa” e “Casanga Viva” são os dois projetos que o Programa Municipal de Artesanato - PROMAR, vem desenvolvendo, por meio da Fundart, para aprimorar a técnica em relação à massa e à madeira. Os cursos serão realizados pelo SEBRAE em setembro para turmas de 25 artesãos em cada modalidade. A decisão foi adotada durante reunião no Sobradão do Porto, na última segunda-feira, que contou com a presença de Debora Beatriz, do SEBRAE; Áurea Bianchi coordenadora do Grupo Setorial de Artesanato , Nei Ferreira, da Fundart e os artesãos interessados.
O projeto “Mão na Massa”, utilizará técnica do artesão Chico Moller cuja matéria prima envolve areia, cola, cimento, agregado e aditivos. Técnica, qualificação profissional e comercialização são os objetivos da pareceria da Prefeitura, por meio da Fundart, com o Sebrae. Os resultados desse trabalho deverão se apresentados no próximo mês de outubro por ocasião da realização da Rodada de Negócios Internacionais, dirigido para lojistas, em São Paulo. (Fonte: FUNDART)

Homem é morto a machadadas em Ilhabela

Ilhabela- Um homem, identificado apenas como Zé, foi encontrado morto, às 16h30 de anteontem, na praia da Fome, em Ilhabela.
Zé, que trabalhava como caseiro, foi assassinado com uma machadada na cabeça e teve o corpo queimado. O principal suspeito é o amigo da vítima Marcelo Silva Andrade, 21, que foi preso em flagrante. Segundo o delegado da Polícia Civil de Ilhabela, Vanderlei Pagliarini de Almeida Filho, a polícia foi avisada sobre o crime pelo proprietário da casa onde a vítima e Andrade trabalhavam.
Andrade confessou que matou Zé porque estava sendo ameaçado de morte.
O suspeito informou a polícia que atacou a vítima com um machado enquanto ela estava deitada em uma rede.
Depois Andrade jogou querosene sobre a vítima e colocou fogo no corpo.
Segundo o delegado, não foi encontrado nenhum documento com a vítima e, até as 17h de ontem, ninguém reconheceu a vítima no IML (Instituto Médico Legal) de São Sebastião. (Fonte: Folha Vale)

Jogos escolares começam dia 31

Ubatuba - A secretaria de Esportes e Lazer e a secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba, realizam de 31 de agosto a 08 de setembro, o 19º Jogos Escolares Semana da Pátria.
O evento contará com a participação de 23 escolas do município, onde os alunos estarão competindo nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de campo, natação, surf, tênis de mesa, queimada, voleibol, xadrez e damas.
A abertura acontecerá no dia 31, às 9 horas, no Ginásio de Esportes Tubão. (Fonte: ACS-PMU)

XV perde, e Guará vence nos pênaltis

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba perdeu ontem a partida contra o Guapira, por 3 a 1, na casa do adversário, pela Série B-1 do Campeonato Paulista.
O presidente do clube, Francisco Mastromonico, disse que tanto o XV como o Guapira jogaram mal e sem entusiasmo.
O time de Caraguá saiu na frente, com um gol do ponta-esquerda Juninho, aos 35min do primeiro tempo.
Mastromonico disse que o Guapira soube aproveitar as falhas do XV para marcar os três gols da equipe no segundo tempo.
O Guaratinguetá enfrentou o Primavera, pela Série B-2, e marcou 5 a 4, nos pênaltis.
O supervisor administrativo do Guará, José Américo Camilo, disse que o time fez o melhor jogo do ano. "Jogamos com garra e disposição", disse. (Fonte: Folha Vale)



Canoeiro Casa Grande Portal do Sol


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor