Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 27 de novembro de 2001 - Nº 424 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Cidades do Vale exigem título de "turística" para ter meta reduzida
Ofício contra a implantação do "Cadeião" no Litoral Norte
Vereadores acatam veto por falta de parecer jurídico
São Sebastião realiza mais de 300 mil atendimentos na Saúde
Julião destaca importância da ampliação do Porto
Limpeza de praias é prioridade da SSM para o Verão 2002 em Caraguá
Ubatuba paga 13º salário no início de dezembro
Defesa Civil faz curso no Corpo de Bombeiros
Secretaria de Obras realiza diversas obras
Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios vai até o dia 30
Câmara de Caraguá quer criar dia de luta contra o Câncer
Dia da Consciência Negra será comemorada na Câmara de Caraguá
Emef do Morro do Algodão abre o "Conheça o seu Vereador"
Caraguá traz 14 medalhas do Campeonato Paulista de Karatê
II Encontro de Capoeira Angola acontece em Caraguá
Prefeito de Caraguá ganha causa na justiça
SSM faz previsão de coleta de lixo para a alta temporada
Comunidade participará de palestra sobre integração social
Vacinação contra Rubéola continua até o dia 30 em Caraguá
Fundart adia o "I Fundart Festival MPB"
Presépio no Coreto da Igreja Matriz
Artesanato busca seu espaço
Hebe vira madrinha do XV de Caraguá
Carta do Leitor


Cidades do Vale exigem título de "turística" para ter meta reduzida

Prefeito de S. Sebastião lidera grupo que exige mudança do governo na nova resolução sobre consumo

São Sebastião - A Aprecesp (Associação dos Prefeitos das Cidades-Estância do Estado de São Paulo) enviou ontem um ofício à Câmara de Gestão da Crise Energética reivindicando a inclusão de 15 municípios turísticos paulistas na classificação que reduziu de 12% para 7% a meta de economia fixada pelo governo federal.
Com a nova resolução, apresentada pelo ministro do "apagão", Pedro Parente, na última semana, as cidades turísticas poderão cumprir uma meta inferior à dos demais municípios.
"A Câmara tomou uma decisão para o Brasil inteiro. Não sei quais foram os critérios usados, mas algumas cidades-estância de São Paulo foram deixadas de fora. Queremos que elas sejam incluídas", disse o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), presidente da Aprecesp.
Na região do Vale do Paraíba, outras quatro cidades consideradas turísticas não tiveram a meta reduzida para 7% --Tremembé, Cunha, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal.
O documento enviado pela Aprecesp, intitulado "Carta de São Sebastião", reitera ainda um pedido feito em agosto, para que os meses utilizados pelo governo federal para a base de cálculo das metas de economia sejam os de janeiro, fevereiro e março de 2001, considerados de alta temporada.
"O que colocamos nesse ofício é que o adicional de consumo nessas cidades é de alguém que deixou de consumir em algum outro lugar. Isso significa que, no global, não há acréscimo real", afirmou Julião.
Segundo a Aprecesp, o aumento da população das cidades turísticas na alta temporada torna a meta de energia praticamente impossível de ser cumprida. (Fonte: ValeParaibano)

Ofício contra a implantação do "Cadeião" no Litoral Norte

Litoral Norte - A presidente da Federação Pró Costa Atlântica, Regina Helena de Paiva Ramos esteve no sábado no III Ciclo de Comércio Exterior, em São Sebastião, dia em que os debates eram a respeito do turismo como forma de desenvolvimento e entregou a Fábio Freitas, representante do presidente da Embratur, ofício da entidade pedindo socorro contra a implantação do CDP no Litoral Norte. "O Governo do Estado", disse a presidente da Federação, "se não puder ajudar o turismo pelo menos não deve atrapalha-lo" . Ao entregar o ofício Regina disse que a Federação está contra a instalação do CDP não apenas em São Sebastião, mas no Litoral Norte, uma vez que as cidades de Ubatuba, Caraguá e Ilhabela são igualmente cidades turísticas".
Clique Aqui para ler o ofício enviado a Caio Luiz de Carvalho, presidente da Embratur.
Na mesma ocasião foi entregue documento no mesmo sentido, pela Federação Face Norte. (Fonte: Regina Paiva)

Vereadores acatam veto por falta de parecer jurídico

São Sebastião - Por falta de parecer do departamento Jurídico do Legislativo, os vereadores acataram, por unanimidade, o veto do Executivo ao Projeto de Lei, do vereador Carlos Antônio de Souza Borba (PMDB), que permitia a concessão de áreas públicas às entidades religiosas. O vereador alegando não ter embasamento jurídico para defender o projeto preferiu sair da sessão no momento da votação do veto.
A Procuradoria Jurídica da Câmara não emitiu parecer sobre o veto. As comissões de Justiça, Legislação e Redação do Legislativo apresentaram um documento afirmando que não poderiam se manifestar sobre a matéria por falta de fundamentação jurídica. Para os vereadores, o ofício foi um repúdio à Procuradoria.
"A Câmara não pode ficar à mercê do capricho de alguém querer ou não se manifestar porque o técnico é contratado para nos orientar", disse o vereador Marcos Leopoldino (sem partido), lembrando que o departamento jurídico deu parecer favorável quando o projeto foi aprovado.
Já o vereador Wagner Teixeira (PV) advertiu que não é a primeira vez que isso acontece. "Não podemos ficar órfãos do procurador". O parlamentar Benedito Amâncio dos Santos (PPS) argumentou que as áreas públicas não podem ser doadas , mas sim emprestadas.
O presidente da comissão de Justiça, Marcos Souza (PSDB), declarou que o procurador jurídico da Casa merece respeito. No entanto, ressaltou que os parlamentares precisam ter um parecer fundamentado técnica e juridicamente. "A comissão fez o ofício para mostrar a indignação e exigir a assistência". (Fonte: Costa Norte)

São Sebastião realiza mais de 300 mil atendimentos na Saúde
Cláudia apresentou a prestação de contas da Saúde durante sessão da Câmara

São Sebastião - Até agosto, a secretaria municipal de Saúde registrou 363 mil atendimentos. Desses, 210 mil foram nos serviços médicos da rede básica de saúde de São Sebastião e os outros 153 mil no serviço odontológico. Durante o ano passado, 253 mil pessoas receberam atendimento médico e 111 mil o odontológico. Estes dados foram apresentados pela secretária municipal da Saúde, Cláudia Batocchio Pinto Flausino, aos vereadores durante prestação de contas referente ao terceiro trimestre deste ano. Para ela estes números não atingem 100% da população uma vez que nem todos procuram os serviços oferecidos pelo município.
"Há pessoas que procuram no atendimento médico soluções para outros problemas pessoais que não se enquadram com os oferecidos", explicou. Neste caso, segundo ela, com a implantação total da informatização das redes, será possível analisar os reais problemas destas pessoas e orientá-las de forma mais adequada num trabalho que será efetuado em conjunto com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).
A prestação de contas é uma obrigatoriedade exigida pela Constituição desde outubro de 2000. Segundo a secretária, São Sebastião é um dos únicos municípios no Estado em dia com as prestações de contas que devem ser realizadas a cada três meses.
Projetos - A construção do Pronto-Socorro Central, onde hoje se encontra o Centro de Saúde, é uma das prioridades para o próximo ano, informou Cláudia. "O projeto já está em fase final, apenas para concretização dos detalhes. A nossa previsão é começar as obras até o primeiro bimestre de 2002", disse ela.
Os repasses de recursos destinados à Saúde também foram abordados pela secretária. Ela informou que atualmente a secretaria recebe uma verba com total de 26% dos recursos dos poderes públicos municipal, estadual e federal. "Esta quantia não é pouco, mas às vezes torna-se insuficiente, por isso precisamos ordenar e qualificar os serviços que prestamos", disse explicando que este ano a administração da secretaria foi voltada à reorganização gerencial. "Não tivemos muitas obras físicas, mas planejamos critérios para maior eficiência no atendimento e com uma menor utilização de recursos", completou.
Ainda estão previstas para 2002 outras obras, como a construção de novos postos em regiões necessárias, como Juquehy, por exemplo, melhor adequação de postos já existentes, além da construção do Centro de Zoonoses, que já estava prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deste ano, mas que por necessidade de um melhor estudo de implantação e adaptação, ficou para 2002.
A secretária ainda informou de outras medidas tomadas durante 2001, como a implantação de 20 equipes de PSF, que contribuiu para melhorar o funcionamento do programa, a contenção da epidemia da dengue – que baixou de 400 casos suspeitos ao mês, para 20 e com apenas um caso confirmado; e mudanças na Santa Casa, que beneficiarão os munícipes, com um maior atendimento para exames e tratamentos neurológicos, oftalmológicos, antes feitos fora do município. (Fonte: Costa Norte)

Julião destaca importância da ampliação do Porto
Com a ampliação do porto, a economia da Região deverá ganhar mais empregos e renda

São Sebastião - As obras de ampliação do Porto de São Sebastião, que constam do Plano Diretor de Desenvolvimento de Transportes (PDDT-Vivo) de São Paulo, são necessárias para o crescimento econômico da região. Em seu discurso, na noite de abertura do 3º Ciclo de Comércio Exterior, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), frisou a importância da obra para o incremento das exportações, principalmente considerando-se o valor do Vale do Paraíba que possui o maior Parque Industrial da América Latina centrado ainda em produtos tecnológicos.
Segundo Julião, o porto de São Sebastião é o terceiro maior porto natural do mundo, com calado de 30 a 40 metros e as próprias correntes marítimas do canal de São Sebastião contribuem para uma dragagem natural. De acordo com o prefeito - que também é presidente da Associação dos Prefeitos das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp) e vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (Codivap) – a ampliação do porto está entre as prioridades discutidas em nível regional.
Ele destacou que as estradas permitem a compatibilização das atividades do porto com o turismo e que a rodovia dos Tamoios é suficiente para o escoamento da produção, pois os maiores problemas de movimento acontecem nos feriados prolongados.
A abertura do ciclo reuniu também autoridades estaduais, prefeitos, vereadores, empresários da região, além de representantes das Câmaras de Comércio e de consulados de vários países. O encontro envolve representantes de 40 países, sendo que 15 deles participam de encontros e orientações sobre negócios. (Fonte: Costa Norte)

Limpeza de praias é prioridade da SSM para o Verão 2002 em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Municipais, da Prefeitura de Caraguatatuba está com o planejamento de limpeza de praias para a alta temporada pronto, para atender a comunidade e veranistas de Caraguá.
Objetivando melhorar a qualidade das praias, a Secretaria de Serviços estará colocando à disposição das praias equipamentos como varredeiras de praia, roçadeiras mecânicas, tratores com carretas, retro-escavadeiras, moto niveladoras, entre outros.
Considerando que as praias de Caraguatatuba são os principais atrativos para os turistas que escolhem a cidade para passar férias, e que o turismo é a principal fonte de renda da cidade é importante conservar as praias limpas. Além das praias, a SSM colocou também em seu roteiro as trilhas as ilhotas do Massaguaçu e Ilha do Tamanduá, que estarão recebendo atenção especial, antes e depois da temporada, com mutirões de limpeza.
A SSM acredita que não há desenvolvimento turístico onde não se prioriza a limpeza pública, e para isso é necessário que todos colaborem, no sentido de manterem limpas as ruas, avenidas, praças e praias.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estará à disposição através da Dilurb - Divisão de Limpeza Urbana, pelo telefone 422-5859 e através da Coletora de Lixo Pioneira, pelo telefone 3883-3349. (Fonte: PMC)

Ubatuba paga 13º salário no início de dezembro

Ubatuba - Os servidores da Prefeitura de Ubatuba estarão recebendo o restante da parcela do 13º salário junto com o pagamento da folha de novembro, que será paga em 7 de dezembro. O desembolso será de cerca de R$ 2.850 milhão para 1878 funcionários públicos. A primeira parcela do 13º salário foi paga no mês de agosto, incluída na folha de julho.
Esta parcela que será paga em dezembro virá com os devidos descontos previdenciários, já que não foram descontados na primeira parcela. Os descontos serão de 6% para os aposentados, 9% para os estatutários e de até 11% para CLT e comissionados. Ainda em dezembro, até o dia 28, está sendo programado o pagamento do salário de dezembro. A prefeitura desembolsará cerca de R$ 1.900 milhão.
O Prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), considera fundamental manter em dia o pagamento do servidor. “Desde o início da nossa administração, colocamos em dia o pagamento de salário, valorizando o servidor público. Conseguimos, ainda, encerrar o parcelamento de salário que era feito, pela administração anterior, em duas etapas mensais”, afirmou Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Defesa Civil faz curso no Corpo de Bombeiros

Ubatuba - Encerrou nesta sexta-feira, 23, o curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros, base Ubatuba, para 18 membros e voluntários da Defesa Civil. Teve início na segunda-feira, 19, com uma carga total de 15 horas. O objetivo do curso foi de preparar os membros da Defesa Civil para prestar os primeiros socorros, em casos de emergência.
O curso foi realizado a convite do 1ºtenente Alexandre Passos e foi ministrado pelo cabo Mário Tokio e pelo soldado Delmar Domene. Foram ensinadas técnicas de rescussitamento, atendimento e imobilização de vítimas com fraturas, como tratar ferimentos e queimaduras, entre muitos outros aspectos que tratam de primeiros socorros.
A avaliação dos membros e voluntários participantes do curso é que foi muito proveitoso. A maioria não tinha noção em como prestar um atendimento correto, sem risco para a vítima. Consideram que já estão aptos para prestar o auxílio no atendimento em caso de emergência, mesmo tendo o curso apenas uma semana. Já está sendo programada a continuação deste curso.
Senadec 2001 - Também encerra nesta sexta-feira o Senadec 2001 (Seminário Nacional de Defesa Civil), que teve início na quarta-feira, em São Paulo. A Presidente da Defesa Civil de Ubatuba, Elizabeth Ferrari Motta participou do evento. (Fonte: ACS-PMU)

Secretaria de Obras realiza diversas obras

Ubatuba - A Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba, administrada pela equipe de engenheiros e técnicos, vem cumprindo o cronograma e fases de diversas obras em andamento no município e, também, atendendo diversas reivindicações das comunidades.
A reurbanização da avenida Nove de Julho está em fase adiantada. Foi concluída a concretagem na praça Capricórnio, e nos próximos 15 dias receberá decoração em mosaico português, bancos e ajardinamento. A ciclovia e o calçamento a beira mar estão concluídos. O calçamento em frente as residências será terminado após a instalação da ponte, de 26 metros de extensão, que ligará à praça Santos Dumont. Cerca de 40% da iluminação foi instalada. Há uma semana teve início a colocação de grama e arborização. As obras da pista de skate estão em fase final e já conta com sinalização informando à necessidade de equipamentos para a utilização.
A ciclovia do Ipiranguinha está sendo trabalhada no trecho que compreende da ponte até a polícia Rodoviária. Está sendo feita a limpeza e o preparo para a pavimentação. Do bairro do Ipiranguinha até a ponte do Horto, cerca de 2.500 metros, a obra está concluída com asfaltamento e guias de proteção, inclusive com acostamento para veículos.
Nas Toninhas teve início a recuperação do pavimento de acesso ao loteamento Ponta das Toninhas. Está sendo colocado 10 metros de tubos, aterro e haverá a pavimentação em bloquete. Esta era uma reivindicação dos moradores, há mais de 2 anos. Na praia Grande, também teve início a colocação de pavimentação em bloquete na rotatória da rodovia, na altura da banca de jornal da Bia. Na próxima semana estará concluída a obra de construção da praça de Estudos da Escola Capitão Deolindo que fornece o material e a Prefeitura a mão-de-obra. São 100m2 de obra que oferecerá aos alunos mesas para estudos, bancos, jardim, iluminação e área para exposição. Na semana passada foi inaugurada a iluminação do bairro da Ressaca, que teve a presença do vice-prefeito Moralino Valim (PMDB), do assessor de Assuntos Comunitários Arimar Vieira, representantes da Associação do Bairro e diversos moradores. (Fonte: ACS-PMU)

Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios vai até o dia 30
Casos de Tuberculose estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde através da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, em todos os postos da cidade

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando nova “Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios”, para identificar casos de Tuberculose no município até o dia 30 de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde, de Caraguatatuba.
A busca está sendo realizada pela Vigilância Epidemiológica, em todas as UBS’s, desde o dia 17 de novembro. O término está previsto para o dia 30 de novembro.
O tema do novo programa de Saúde é “Tosse prolongada tem que ser investigada”, e tem como principal objetivo diagnosticar os casos de Tuberculose.
Portanto, todas as pessoas que tiverem de 15 a 49 anos e apresentarem tosse prolongada há pelo menos duas semanas devem realizar o exame de escarro. Caso seja identificada a doença, o paciente fará tratamento com duração de cerca de 6 meses. (Fonte: PMC)

Câmara de Caraguá quer criar dia de luta contra o Câncer

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute a criação do Dia Municipal de luta contra o Câncer, através de iniciativa da Vereadora Leonor Diniz (PDT), que é médica ginecologista da Rede Pública Municipal. Além desse projeto serão discutidos 2 Projetos de Decreto Legislativo e uma alteração na Lei de Zoneamento.
A 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba terá para discussão, em sua Ordem do Dia, 2 projetos de concessão de título de cidadania. Os Projetos de Decreto Legislativo tem a autoria dos Vereadores Juarez Pereira Pardim e Vera Peixoto, ambos do PSDB.
Através de Pardim será discutida a concessão de Título de Cidadão Caraguatatubense para o empresário Roberto Sabbadini, proprietário da Pedreira Massaguaçu e radicado na cidade há mais de 20 anos. Por iniciativa de Vera Peixoto o empresário, ex-Vereador e atualmente Presidente do Distrito 4600 do Rotary Club International, Augusto Antunes Corrêa Filho também terá projeto de título de cidadania discutido pelos Parlamentares.
O Vereador Celso Pereira (PSDB), altera a Lei de Zoneamento, a 200/92, acrescentando a permissão da atividade S3, no caso somente oficinas mecânicas, na avenida Pernambuco, em área Z2, no Jardim Primavera, bairro nos arredores do centro da cidade.
O destaque da sessão vai para projeto de lei da Vereadora Leonor Diniz (PDT), que cria o Dia Municipal de Luta contra o Câncer, a ser comemorado em 4 de fevereiro, com a respectiva inclusão no calendário oficial de festividades e comemorações da cidade. Segundo Leonor a intenção é criar um dia de alerta para com a doença entre a população, com campanhas de orientação e cuidados, incluindo palestras, workshops e seminários. Leonor Diniz é médica ginecologista da Rede Pública Municipal de Saúde. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Dia da Consciência Negra será comemorada na Câmara de Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará no próximo dia 29 de novembro uma Sessão Solene em homenagem ao “Dia da Consciência Negra” e do “Dia do Músico”.
A sessão acontecerá às 19h30 e contará com a presença de várias autoridades da região, além de munícipes e entidades ligadas ao Movimento Negro que visa difundir a cultura.
Dia do Músico - Ainda no dia 29 serão homenageados os músicos de Caraguatatuba e região, em razão das comemorações do “Dia do Músico”. Estarão presentes todos os profissionais da área.
No último dia 22, dia do músico, a FUNDACC (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) promoveu um encontro com a presença do Quarteto de Trombone com o musical “Tocando a vara”, além do “Água Viva Coral”, Banda “Cheiro de Mato” e os músicos Ivan Mendes, José Pessoto, José di Poli (Popó) e Rubinho (Rubens de Castro) encerrando o evento com clássicos do Rock e do Blues.
Estes profissionais também deverão estar presentes durante a sessão solene. (Fonte: PMC)

Emef do Morro do Algodão abre o "Conheça o seu Vereador"

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba iniciou na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) do Morro do Algodão o projeto "Conheça o seu Vereador". Cerca de 150 crianças, além de professores, funcionários e líderes da comunidade recepcionaram e entrevistaram 7 Vereadores, fazendo perguntas de diversos tipos para eles. O projeto deverá ser realizado 2 vezes por mês.
O projeto "Conheça o seu Vereador", teve início na manhã de hoje, sexta-feira, dia 23 de novembro, na Emef do Morro do Algodão, localizada na zona sul da cidade. Cerca de 150 crianças das 270 matriculadas recepcionaram e entrevistaram os representantes do Legislativo, que responderam a cerca de 30 perguntas, formuladas pelos próprios alunos, das 9h30 às 12 horas.
Estiveram presentes os Vereadores Valmir da Colônia, Vera Peixoto e Agostinho Lobo de Oliveira, ambos do PSDB; Wilson Gobetti, Laércio Aparecido Andrade e Dalva Santana, ambos do PPS; José Benedito Gonçalves Pinto (PDT) e Anderson Bertoncini (PTB).
O evento tem a iniciativa do presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB) com o objetivo de levar o Legislativo mais próximo da população, incentivando a prática da política aos mais novos e identificando os Vereadores entre as crianças.
Os Vereadores ficaram numa mesa montada no palco da Emef, respondendo as perguntas dos alunos, que eram trazidos pelos professores. Após a pergunta do aluno, o presidente da Câmara designava um Parlamentar para responde-la.
As perguntas foram na sua maioria simples, mas não faltaram aquelas mais contundentes e diretas, como; "Porque Vereador só visita a casa da gente em época de eleição", ou "O que faço para conseguir um parque infantil na praça do meu bairro", ou ainda "Como faço para ser presidente da Câmara".
A diretora da Emef, Claudia Fornitani e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Regina Espíndola estiveram presentes ao evento. Para o presidente da Câmara foi uma lição de cidadania. "Esse contato com as crianças aprimora o trabalho do Vereador, além de preparar a criança para o futuro. Demos uma bela lição de cidadania hoje", afirmou Valmir Gonçalves.
A próxima etapa do projeto acontece no início de dezembro na Emef do bairro do Tinga, em data ainda a ser confirmada. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Caraguá traz 14 medalhas do Campeonato Paulista de Karatê

Caraguatatuba - A equipe de Karatê da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba participou no último domingo 26 do Campeonato Paulista Aberto de Karatê, Copa Cidade de Ilhabela. O evento contou com a participação de centenas de atletas das principais cidades do Estado.
Caraguá participou com 18 atletas que trouxeram várias medalhas para a cidade. Entre elas 5 de ouro e 5 de prata, além de 4 de bronze. “Nossos karatecas competiram contra atletas os melhores do Estado. Além dessas equipes terem grande nível técnico, como o Clube Paulistano, que conquistou muitas medalhas, conseguimos ótimos resultados diz Edson Mendes, o Edinho, técnico da equipe de Karatê de Caraguá. “Se continuarmos neste ritmo podemos ter atletas daqui de nossa cidade representando o Brasil nas Olimpíadas, pois temos muito potencial para isto”, diz.
Ele pretende por seus alunos em contato com grandes campeões da modalidade, para que estes tenham aulas de aperfeiçoamento. “Apesar de eu já ter sido bi-campeão do Litoral Paulista, muitos atletas campeões brasileiros e mundiais já passaram seus conhecimentos para mim. Pretendo fazer isso agora com a minha equipe”.
A equipe de Caraguá conquistou estas medalhas com os atletas Flávio Jacinto Santos, Ivone de Paula, Suzane de Lucas, Edson Mendes e Jéssica Dias. (Fonte: PMC)

II Encontro de Capoeira Angola acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá sediará nos próximos dias 1º e 2 de dezembro um encontro de Capoeira, sob a coordenação do grupo de capoeira “Angola Menino de Arembepe”. Neste eventos serão apresentados ciclos de debates sobre o esporte, oficinas de Capoeira, confecção de instrumentos, além de roda com os mestres e convidados e uma festa de comemoração.
O objetivo, segundo o grupo, é “promover intercâmbio, relacionar a capoeira com temas importantes para o processo de ensino, promover a confraternização entre adeptos e admiradores, além de auxiliar na formação profissional preservando a cultura do esporte divulgando a linhagem de tradicionais mestres da Bahia”.
Poderão participar do encontro professores e instrutores de capoeira, praticantes, acadêmicos, professores de Educação Física e esportistas em geral.
Até agora as presenças confirmadas são as dos Mestres Lua de Bobó, Mestre “Pelé da Bomba” e do Mestre “Boca Rica”, todos de Salvador (BA).
Estarão presentes também os mestres “Zequinha” (de Piracicaba), “Alemão” (de São Paulo), além do Mestre “Angolinha” (de Caraguá), Professor “Chiquinho”, (de Florianópolis) e Professor “Júlio César” (de Santos).
Os palestrantes confirmados são o Doutor Luiz Normanha Lima (Unesp Rio Claro), O professor Doutorando Alcides Scaglia (FEI Unicamp/ FEF Módulo) e dos professores Cláudio Teodoro de Souza (Unesp/FCM e Unicamp/FEF Módulo) e o Professor Mestrando Enrcio Puggina (FEF Unicamp/FEF Módulo). (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá ganha causa na justiça

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva venceu a ação de indenização por danos morais, movida contra o empresário Ângelo Fonseca Nogueira Júnior, proprietário do Colégio e Faculdades Integradas Módulo. A ação foi movida pelo prefeito devido a textos enviados pelo requerido durante a última campanha política, para moradores da cidade, através de correio e jornais do município e região. Os textos tinham a intenção deliberada de difamar e caluniar o prefeito, causando danos a sua honra e imagem. A indenização a ser paga pelo empresário é de 50 salários mínimos. Valor este que o prefeito pretende doar para Instituições de Caridade.
Durante os meses de agosto e setembro de 2000 foram enviados através de mala direta e diversas correspondências a milhares de moradores desta cidade com textos de contéudo crítico e irônico sobre o prefeito e seu modo de administrar. Os textos de autoria de Ângelo Fonseca Nogueira Junior eram também enviados em nome de outras pessoas, o que gerou responsabilidade solidária por todo e qualquer dano causado ao prefeito. Estes textos ultrapassavam os limites toleráveis ofendendo pessoalmente Antonio Carlos da Silva e imputando-lhe a prática de condutas imorais e ilícitas. O prefeito ressaltou que o resultado era o esperado, já que esta ação só vem demonstrar que sempre agiu com responsabilidade e honestidade. Existem ainda tramitando na justiça outros processos que visam apurar responsabilidades criminais do referido empresário. O resultado deverá sair no início do ano de 2002. (Fonte: PMC)

SSM faz previsão de coleta de lixo para a alta temporada

Caraguatatuba - Procurando se preparar para atender a população e turistas que vem à Caraguatatuba passar as férias de verão, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SSM - Secretaria de Serviços Municipais já está fazendo um planejamento de coleta de lixo para a alta temporada de 2002.
No setor de coleta, a SSM estará disponibilizando 15 veículos com capacidade para 8 toneladas cada, prevendo uma retirada diária de 200 a 250 toneladas de lixo por dia, atendendo diariamente a região central e praias. Nos bairros a celta será feita alternadamente.
Na região Norte, para um melhor atendimento será implantada uma estação de transbordo de lixo no bairro Massaguaçu, com uma retirada média de 60 toneladas por dia.
A SSM com isso está tentando conscientizar a população de que o lixo deve Ter uma destinação correta, não devendo ser deixado em praias, ruas, praças, margens de rios, entre outros, para que a cidade mantenha-se limpa, melhorando a qualidade de vida da população. (Fonte: PMC)

Comunidade participará de palestra sobre integração social
Como parte do projeto Ação Integrada - uma parceria entre Prefeitura de Caraguá e Univap, as comunidades carentes do Casa Branca e Olaria estarão participando de palestra sobre Saúde e Prevenção, e Integração Social no dia 1º de dezembro

Caraguatatuba - projeto Ação Integrada, um resultado do programa Universidade Solidária, da Univap, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatuba, através do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, estará acontecendo novamente nos bairros Olaria e Casa Branca no dia 1º de dezembro, das 14h às 19h.
O projeto de auxílio a essas comunidades carentes já vem sendo feito pelo Fundo Social em parceria com a secretaria de Educação, Defesa Civil, e outras secretarias municipais. Já foram feitos mutirões, atividades culturais, no sentido de integrar a população. O objetivo do projeto é melhoria na qualidade de vida da comunidade em geral. Novamente estará acontecendo o programa nos bairros, ocasião em que a população receberá noções de integração social e assistirá a apresentações relacionadas à Prevenção de Saúde, na Emef Osvaldo Ferreira. (Fonte: PMC)

Vacinação contra Rubéola continua até o dia 30 em Caraguá
Mulheres que não conseguiram participar da vacinação têm até o dia 30 para comparecer a qualquer posto de saúde e tomar sua dose contra Sarampo e Rubéola

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da seção de Vigilância Epidemiológica, vacinou mulheres de 15 a 29 anos contra Rubéola, em todos os postos de saúde de Caraguatatuba, em campanha realizada de 5 a 16 de novembro, entretanto, para as pessoas que não conseguiram comparecer à vacinação está acontecendo uma segunda etapa, até o dia 30 de novembro, em todos os postos da cidade. Na primeira fase da vacinação, o objetivo da Vigilância Epidemiológica foi vacinar até 10 mil mulheres contra Rubéola e Sarampo para a prevenção da SRC-Síndrome da Rubéola Congênita, doença transmitida de mãe para filho durante a gravidez. Quando adquirida durante a gravidez, a Rubéola e o sarampo podem resultar em abortamento espontâneo, natimortos, má formações múltiplas como: deficiência auditiva, má formação cardíaca, lesões oculares e alterações neurológicas.
A Vigilância Epidemilógica informou às mulheres sobre a importância de evitar gravidez durante um mês. As gestantes deverão procurar as UBS ou UFS logo após o parto para serem imunizadas contra a doença. De 5 a 16 de novembro foram vacinadas 115 mulheres na Tabatinga, 346 no Massaguaçu, 132 no Getuba, 387 no Casa Branca, 1598 mulheres no Centro de Saúde (cidade), 443 no Jaraguazinho, 1023 no Tinga, 416 jovens no Morro do Algodão, 735 no Porto Novo e 709 no Perequê-Mirim, totalizando 5.904 doses da vacina.
A vacinação continua acontecendo até o dia 30, em todos os postos, lembrando que no bairro Getuba as doses serão aplicadas apenas às quartas-feiras. A expectativa é de que sejam vacinadas até o final do mês entre 8 e 9 mil mulheres. (Fonte: PMC)

Fundart adia o "I Fundart Festival MPB"

Ubatuba - Tendo em vista o reduzido número de inscrições para o I FUNDART FESTIVAL MPB, os organizadores decidiram pelo adiamento do mesmo que será realizado em data a ser definida pela fundação. Ficam mantidas as músicas inscritas que deverão continuar inéditas até a apresentação do festival. A proximidade da temporada de verão que mobiliza a comunidade para o turismo, comprometendo a participação dos nossos músicos e a dificuldade de local foram outros fatores que contribuíram para o adiamento. A FUNDART estará informando a data e local da realização do Festival com a necessária antecedência e contando com a maior mobilização da comunidade para garantir o sucesso da promoção. (Fonte: Fundart)

Presépio no Coreto da Igreja Matriz

Ubatuba - Paróquia Exaltação à Santa Cruz e a FUNDART estarão inaugurando no dia 9 de dezembro, domingo, às 20 horas, no coreto da Igreja Matriz, um presépio com todos os personagens natalinos. A definição do local deveu-se ao fácil acesso e a tradição da praça e sua igreja com mais de 200 anos. Na noite de inauguração estarão se apresentando como atração da Folia de Reis os grupos “Exaltação”, do centro da cidade; “São Roque do Promirim”; “Mineiros de Ladainha” (Bela Vista) ; “Santa Cruz da Maranduba, além do grupo de viola “Caiçarada”. O presépio fica aberto à visitação pública até 6 de janeiro, Dia dos Santos Reis. (Fonte: Fundart)

Artesanato busca seu espaço

Ubatuba - "Neste último ano sentimos o grupo mais coeso, nossas reuniões contam com a presença de mais de 50 pessoas. Além disso, os cursos tem melhorado o padrão geral e o nosso artesão tem consciência de que sua atividade também é uma forma de sobreviver com dignidade”. Este foi o posicionamento de Áurea Campos Bianchi, coordenadora do Grupo Setorial de Artesanato da FUNDART na Rádio “Costa Azul”. A coordenadora, que se fazia acompanhar de Rodney Ferreira, coordenador do Projeto Municipal de Artesanato - PROMAR, elogiou o esforço da Prefeitura e da Fundart ao incentivar a qualificação profissional por meio de cursos do SEBRAE e a assinatura do termo de cooperação que autoriza a emissão de carteira do artesão. Foi feita ainda menção a visita do governador José Geraldo Alkmin por ocasião da entrega de casas populares e sua decisão favorável à liberação de recursos para construção da “Casa do Artesão”. “As pessoas gostariam de encontrar o artesanato puro de Ubatuba e esta obra, concentrando cursos, oficinas e atelier, seria uma forma de fazer do local um legítimo ponto de atração turística”, diz Áurea. (Fonte: Fundart)

Hebe vira madrinha do XV de Caraguá

Caraguatatuba - A apresentadora de TV Hebe Camargo é a nova madrinha do XV de Caraguatatuba. O motivo é familiar: seu filho e também apresentador Marcelo Camargo está assumindo o comando do futebol do clube. "Eu e uns amigos da Tabatinga resolvemos formar um pool de empresas e investir no XV. Para começar, vamos montar um time competitivo e bem estruturado. Bem perto, teremos a minha mãe como a madrinha", disse Marcelo. O presidente do XV, Francisco Mastromônico, anunciou a parceria ontem e disse que o acordo foi concretizado pelo prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB). (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Revolta - Nós brasileiros pagamos tantos impostos que se formos colocar tudo no papel só vamos trabalhar para o governo. Caraguatatuba é a cidade do sonho de muitas gente, quem não gostaria de aposentar um dia e passar o resto de sua vida caminhando nas lindas praias do litoral observando o mar azul, as montanhas e tudo oque tem de bonito.
Mas não é bem assim, Um final de semana destes eu e minha família estávamos em Caraguá, como sempre apreciando as belezas litorâneas só que levamos o nosso animal de estimação como sempre fazemos, quando chegamos na avenida da praia notamos a falta do pequeno cão dentro do nosso veiculo, como o cão é um animal totalmente residencial não esta acostumado andar pelas ruas da cidade eu tive que ir atras dele só que no presente momento as minhas filhas e minha esposa começarão a chorar dentro do carro, desta forma eu tive que acelerar mais um pouco para poder proteger o animalzinho que estava prestes a ser atropelado por um veiculo, acabei ultrapassando o limite permitido de 50km por hora até então tudo normal, só que depois de alguns dias eu estava em minha residência fazendo planos para um novo passeio para Caraguá, neste momento o carteiro chegou em minha casa trazendo um lindo presente de natal, uma MULTA DE R$ 574,60 que eu recebi na avenida da praia por ter passado o limite de velocidades.
Eu não discordo da multa! Eu só acho que o povo BRASILEIRO não está em condições de arcar com um valor tão alto pelo o salário que ganhamos. Na verdade a realidade é outra. Vou ter que tirar da boca dos meus filhos para dar oque comer para os órgãos governamentais.
Estas multas deveriam ser revistas pelo orgãos competente tendo em vista o baixo salários que ganhamos.
Fica ai a minha revolta.

Florentino Bernardes
FBernar1@conbr.jnj.com


Free Wallpaper PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor