Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 28 de maio de 2001 - Nº 300 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

PM atira em mulher e acaba preso
Associação de Moradores promovem mutirão de limpeza de rio
Programa Renda Mínima Bolsa-Escola vai beneficiar 1.524 famílias
Prefeitura regulariza áreas para pouso e decolagem de vôo livre


PM atira em mulher e acaba preso

Caraguatatuba - O sargento da Polícia Militar Agnaldo Sodré, 34 anos, foi preso em flagrante ontem, após ter atirado na mulher e espancado o cabo da PM Edinaldo dos Santos Domingues, 38 anos, em Caraguatatuba. O crime passional ocorreu por volta das 17h30, no bairro Aruã.
Segundo a polícia, o sargento flagrou a mulher, a soldado Cleide Maria Nunes, 29 anos, com Domingues, que é de São José dos Campos, dentro de seu carro em atitude suspeita. Ele os trancou no veículo e passou a espancar Domingues.
Após deixar a vítima com vários ferimentos na cabeça e no pescoço, Sodré deu um tiro na perna de Cleide.
Cleide e Domingues foram levados para a Santa Casa de Caraguá, mas não correm risco de vida.
Sodré foi preso em flagrante e levado para o batalhão da Polícia Militar em Caraguá, de onde será transferido para o presídio da PM em São Paulo.
O caso vai ser investigado pela Polícia Civil e Militar, que abrirá uma sindicância para apurar se a arma utilizada para cometer o crime pertencia à corporação. Ele pode ser expulso da PM caso seja condenado. No momento da ocorrência, Domingues estava fardado.
A polícia não soube informar qual arma foi utilizada, mas pretende ouvir as vítimas na próxima semana. (Fonte: ValeParaibano)

Associação de Moradores promovem mutirão de limpeza de rio

Caraguatatuba - A Associação de Moradores do Bairro do bairro Cidade Jardim (Amocija) estará realizando um mutirão de limpeza nas margens do Rio Guaxinduba no dia 2 de junho à partir das 9 horas, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A associação conta com os moradores, com a Cáritas, com a SSM-Secretaria de Serviços Municipais de Caraguatatuba e Secretaria de Urbanismo.
Durante o evento a Amocija vai oferecer prêmios aos participantes.
A Associação do bairro está com novos membros atuantes. O presidente agora é Manoel Vicente da Silva, Manú; o vice-presidente, Ormeu Gomes Machado; 1ª secretária, Maria da Conceição Martins Lepique; 2ª secretária, Arlete Maria de Carvalho Neves; 1º tesoureira, Inez Aparecia Vicente Mahado; e, 2ª tesoureira Isabel Cristina Prianti. No Conselho Fiscal estão Renato Fonseca de Lima Rocha, Ana Claudia Vicente Moreira e Mariangela Ragass. (Fonte: PMC)

Programa Renda Mínima Bolsa-Escola vai beneficiar 1.524 famílias

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba está coordenando o Programa Nacional de Renda Mínima Bolsa-Escola no município, através de convênio firmado com o Governo Federal e MEC. A cota para o município é de 1.524 famílias beneficiadas. O programa irá atender famílias com renda per capita de até R$ 90,00, com filhos matriculados no ensino fundamental do município.
Cada família será beneficiada com R$ 15,00 para cada filho de idade entre 6 e 15 anos. A bolsa escola poderá ser liberada para no máximo três filhos por família. O pagamento da Bolsa-Escola às famílias está condicionado à frequência dos filhos, de no mínimo, 85% das aulas no trimestre. A Agência da Caixa Econômica de Caraguatatuba é o banco credenciado para o pagamento das famílias beneficiadas, que será feito através de cartão magnético.
As EMEFs já estão cadastrando as famílias. Os professores bolsistas são os responsáveis pela entrevista e cadastramento das famílias que têm filhos matriculados nas EMEFs, de 1ª a 4ª séries. As escolas da rede estadual também efetuarão o cadastramento das famílias cujos filhos estão matriculados no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries.
O Programa Nacional de Renda Mínima Bolsa-Escola traz uma série de inovações este ano. Os recursos serão multiplicados por dez em relação a 2000. A grande vantagem da Bolsa-Escola é que ela atende simultaneamente as condições de dar o peixe e de ensinar a pescar.
Dá o peixe, porque proporciona às famílias em situação crítica de pobreza uma suplementação mensal de renda; ensina a pescar porque exige uma contrapartida a manutenção dos filhos na escola. (Fonte: PMC)

Prefeitura regulariza áreas para pouso e decolagem de vôo livre

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba definiu ontem com a Federação Paulista de Vôo Livre as medidas necessárias para regularizar e oficializar a rampa e pouso utilizados pelos praticantes de asa delta e para pente no município.
Apesar desses esportes serem praticados há mais de 20 anos na cidade, os locais utilizados para decolagem e pouso não são oficializados. “Estamos agilizando as reivindicações do prefeito Antonio Carlos da Silva e, também, da própria Associação Litoral Norte de Vôo Livre, para tornar a atividade mais segura e promover eventos em parceria com a federação e a ABVL-Associação Brasileira de Vôo Livre”, afirmou o secretário de Turismo, Salim Burihan.
Estiveram presentes a reunião realizada no último dia 15 na SETUR, o presidente da federação, Cláudio Rogério Consolo; o vice-presidente, Sérgio Lisboa; o presidente da Associação Litoral Norte de Vôo Livre, José Mário de Souza; o secretário Salim Burihan; e, os pilotos Milton Ricardo de Lima, Marcos Ravelli, Gerson Bellato, Samuel Monteiro e Eduardo Vivian. “Gostaria de parabenizar o prefeito Antonio Carlos da Silva pela iniciativa de procurar a federação para regularizar e oficializar a atividade em seu município. O vôo livre é um esporte de risco que por sua beleza reflete diretamente no setor turístico”, afirmou Cláudio Rogério Santoro. Segundo ele, existem apenas seis rampas no estado de São Paulo, sendo a de Caraguatatuba uma das mais agradáveis para a prática da atividade.
Atualmente, são 700 pilotos inscritos na federação. Ficou acertado no encontro que a Setur e a Associação Litoral Norte de Vôo Livre prepararão toda a documentação necessária para que a federação dê entrada no DAC-Departamento Aéreo Civil, em São Paulo, regularizando os dois locais, de decolagem, no Morro do Santo Antonio e o pouso, feito na praia do centro. Foram definidas ainda medidas para aumentar a segurança tanto no pouso como na decolagem.
Na praia do centro, local do pouso, a prefeitura irá retirar alguns coqueiros e cobrirá uma vala de drenagem. Nas rampas de decolagem que ficam a 340 metros de altura, serão colocadas placas informativas para que a atividade seja desenvolvida com toda segurança necessária. Ficou acertado ainda que a sede da Setur servirá de base para a associação e os pilotos que procurarem o município para o vôo livre. “Nós queremos que a atividade seja desenvolvida atendendo as normas da ABVL e da federação. Tudo o que o puder ser feito nesse sentido será fundamental para o desenvolvimento do vôo livre no país”, argumentou José Mário de Souza, presidente da Associação do Litoral Norte de Vôo Livre. (Fonte: PMC)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor