Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 28 de junho de 2001 - Nº 322 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Presidente da Câmara de Caraguá é vítima de abuso policial
Ubatuba quer criar "Guarda Ambiental"
Cidades vão participar de consórcio
Nova regra ambiental é rejeitada
9.000 motoboys trabalham sem seguro de vida no Vale e Litoral Norte
A nau serviu
Ubatuba será sede de circuito universitário
Lider Cidadão - A Comunidade no Desenvolvimento
Curso de Eneagrama acontece em Ubatuba
Rapaz é encontrado morto em Caraguá
Marinheiro é esfaqueado no litoral
Programação da Festa de São Pedro


Presidente da Câmara de Caraguá é vítima de abuso policial

Caraguatatuba - O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB) foi vítima de abuso policial no final da tarde de terça-feira, dia 26 de junho. O abuso ocorreu no centro da cidade, na frente de várias testemunhas, pelo Delegado de Investigação da Polícia Civil, João Carlos dos Santos, resultando na prisão de Valmir, que foi liberado posteriormente. A Sessão Ordinária da Câmara, a última do semestre, foi cancelada em sinal de repúdio.
Segundo relatos do próprio Valmir da Colônia, ainda arrasado com o fato, o abuso de poder policial ocorreu por volta das 17h30 no centro de Caraguatatuba, na avenida Altino Arantes, altura da sapataria Hellas Calçados. O gol verde de seu genro, Robson Soares estava estacionado em frente a sapataria, juntamente com o advogado da Câmara, Flávio Nishiyama, enquanto o Vereador ia até a Passareli Modas, buscar um vestido para a sua esposa.
Valmir tinha acabado de voltar e já dentro do carro, viu a movimentação policial, quando o Delegado de Investigação da Polícia Civil em Caraguatatuba, João Carlos dos Santos, juntamente com outros dois investigadores, "enquadraram" ele, o genro e o advogado com armas de grosso calibre. "Os policiais já foram dizendo que estávamos presos e perguntavam onde estavam as armas", disse.
Imediatamente Valmir da Colônia saiu do carro e numa atitude de espanto, com as mãos erguidas, afirmou que os policiais estavam equivocados e que algum problema estaria acontecendo. De acordo com Valmir um dos investigadores o reconheceu, mas nem assim o abuso policial teve fim. "Não adiantou nada eu me identificar, o Delegado foi logo dizendo que não queria saber, que eu estava preso", frisou. Logo em seguida a identificação de Valmir, o advogado Flávio Nishiyama fez o mesmo e nem assim houve a paralisação da ação policial. Segundo o advogado e testemunhas presentes ao local, não foi feito o procedimento policial de praxe, que consiste no enquadramento dos suspeitos com arma de fogo, a sua retirada do veículo, a revista pessoal nos suspeitos, a verificação dos documentos e uma revista minuciosa no veículo. Valmir foi preso e colocado na viatura policial sem o respeito dos trâmites, numa visível ação policial calcada em abuso de poder.
Foi somente na Delegacia que Valmir soube o que havia gerado todo o tumulto e o abuso cometido contra ele. De acordo com relatos do Delegado João Carlos dos Santos ao próprio Valmir, uma denúncia anônima falava em 3 indivíduos dentro de um Gol verde, portando armas de grosso calibre.
O caso só foi resolvido na Delegacia de Polícia Civil, quando Valmir foi reconhecido pelo Delegado Titular, Fábio de Carvalho Joaquim e pelo Delegado de Trânsito, Orley Siqueira, que juntos liberaram o presidente da Câmara, pedindo-lhe desculpas pelo ocorrido. Para Valmir a situação piorou dentro da viatura policial. "O Delegado começou a fazer críticas vorazes, descabidas e sem base alguma, sobre a moral dos políticos, sejam eles do Legislativo ou do Executivo", afirmou.
Em vista do fato e sem condições alguma de presidir a sessão de Câmara, Valmir abriu e em seguida encerrou a sessão. Entre hoje (quarta-feira) e amanhã o presidente da Câmara irá se reunir com a sua Assessoria Jurídica para definir o que será feito. "Alguma providência deverá ser tomada", conta.
A sessão desta terça-feira tinha um tom especial. Pelo menos 12 dos 15 Vereadores de São Sebastião aceitaram o convite para assistir e prestigiar a última Sessão Ordinária da Câmara de Caraguatatuba e estavam presentes. Além deles, vários convidados estiveram no local e ficaram estarrecidos com o fato. Os Vereadores de Caraguatatuba votariam a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2002 e a extinção do Voto Secreto no Parlamento de nosso município. Uma sessão extraordinária foi marcada para às 17 horas de quinta-feira, dia 28 de junho. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Ubatuba quer criar "Guarda Ambiental"
Prefeitura negocia parceria com o governo do Estado para ampliar a fiscalização de áreas de preservação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba planeja utilizar a Guarda Municipal no trabalho de fiscalização e combate às ocupações irregulares de áreas de preservação ambiental do município.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e está em fase de negociação com o governo do Estado.
O objetivo é auxiliar a Polícia Militar Florestal a fiscalizar as reservas de Mata Atlântica ao longo da costa litorânea --uma área com extensão de cerca de 100 quilômetros.
Atualmente, a Guarda Municipal possui 65 funcionários efetivos e, se o projeto for aprovado, toda a equipe ficará à disposição.
Segundo o coronel Gilberto de Carvalho, comandante da Guarda Municipal, a parceria poderá beneficiar a população.
"É dever do município preservar e zelar pelo meio ambiente. Resta muito pouco da Mata Atlântica, parte dela está aqui, por isso é preciso cuidar muito bem dela", completou o coronel.
A Polícia Florestal, atualmente com 40 pessoas, é o único órgão responsável pela fiscalização ambiental no município.
Para o comandante da Polícia em Ubatuba, tenente Davi de Souza Silva, a idéia de uma parceria entre o Estado e o município é positiva.
"Se a Guarda Municipal ajudar, será possível intensificar a fiscalização", disse Silva.
INFRA-ESTRUTURA - Um dos principais problemas enfrentados pela Polícia Florestal para fiscalizar toda a costa de Ubatuba é a precariedade dos recursos técnicos.
Na área de comunicação, por exemplo, os contatos são feitos por rádio, mas em vários pontos o equipamento não fuciona.
Segundo a polícia, uma das alternativas para tornar mais efetiva a fiscalização é o mapeamento das áreas de preservação com fotos de satélite, projeto incluído na parceria entre o Estado e o banco alemão KFW.
O equipamento chamado GPS (Geo Processador Satélite) fará fotografias aéreas do local, facilitando e agilizando as ações da Polícia.
"Hoje, quando há uma ocorrência, o policial fotografa, volta para a base checa os arquivos e retorna novamente ao local onde estava", disse Silva.
CONSÓRCIO - A criação do Consórcio Intermunicipal da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica deve reforçar a tendência de os municípios assumirem as ações de fiscalização ambiental na região.
O consórcio vai reunir sete cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte e quatro municípios do litoral sul do Rio de Janeiro.
Segundo o prefeito de Paraty, José Cláudio de Araújo (PMDB), o consórcio também planeja estimular a adoção de atividades econômicas não predatórias por parte da população. (Fonte: ValeParaibano)

Cidades vão participar de consórcio

Ubatuba - Sete cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte vão integrar o Consórcio Intermunicipal da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Entre os objetivos do consórcio estão a implantação de ações para a preservação ambiental viabilizando a recuperação ambiental dos mananciais, da flora e fauna e o desenvolvimento programas de educação ambiental e sanitária junto à população.
Hoje, o prefeito de Paraty (RJ), José Cláudio de Araújo (PMDB), deve se reunir com o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL) para discutir a atuação do município no consórcio.
O prefeito Araújo disse que "unidas, as cidades terão mais força para conseguir verbas com os Estados e o governo federal para a preservação ambiental." (Fonte: ValeParaibano)

Nova regra ambiental é rejeitada

Caraguatatuba - Após três anos trabalho, a proposta de gerenciamento costeiro do Litoral Norte corre o risco de ser arquivada. A Procuradoria Geral do Estado deu parecer contrário em dois pontos do trabalho.
O gerenciamento define novas regras ambientais para a região, estabelecendo as zonas de ocupação para parâmetros de construção civil e preservação de áreas verdes.
Segundo o coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Antônio Nunes, a promotoria entendeu que da forma como o projeto foi elaborado, os municípios corriam o risco de perder a autonomia sobre a lei de ocupação de uso do solo.
"Essas discussões foram feitas durante gestões anteriores e nossa proposta é que o projeto e possíveis alterações sejam debatidas com os atuais governantes e representantes da sociedade", disse Nunes.
O assunto será discutido na próxima semana, em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

9.000 motoboys trabalham sem seguro de vida no Vale e Litoral Norte

Litoral Norte - Cerca de 9.000 motoboys do Vale do Paraíba e litoral norte trabalham sem seguro de vida, segundo o Sindimoto (Sindicato dos Motoqueiros do Vale do Paraíba e Litoral Norte).
De acordo com o sindicato, hoje, há 4.000 empresas em todo o Vale que utilizam os serviços de motoqueiros e aproximadamente 25 mil trabalhadores no setor.
Anteontem, o motoboy Armando José Cardoso de Lima, 21, foi morto em um acidente na via Dutra. Ele trabalhava na empresa Park Express, de São José dos Campos, há dois meses, era casado e tinha uma filha de dois anos.
A Park Express, segundo o Sindimoto, não oferece seguro de vida aos funcionários.
Segundo o presidente do sindicato, Marcos Pontes, a maioria das empresas que utilizam os serviços de motoboys se nega a cumprir o acordo coletivo da categoria com o sindicato patronal, que estipula um seguro de vida de no mínimo R$ 20 mil para os motoboys.
"Além do seguro de vida, o acordo coletivo prevê que as empresas se responsabilizem pela manutenção do veículo, cesta básica e fornecimento de gasolina e tíquete refeição, mas são poucas as que cumprem o acordo", afirmou o sindicalista.
Pontes disse ainda que o sindicato está entrando com uma ação no Ministério Público do Trabalho contra a Park Express.
O proprietário da empresa, Joaquim Silva, foi procurado pela Folha, mas disse que não tinha nada a declarar sobre o assunto. A família do motoboy também foi procurada, mas não quis comentar o ocorrido. (Fonte: Folha Vale)

A nau serviu

Ubatuba - A nau Capitânea, construída para as comemorações dos 500 Anos, vai para o cinema. Ela faz parte do cenário do filme Desmundo, que o diretor Alain Fresnot está filmando em Ubatuba.
Ambientado na época da colonização, o roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Ana Miranda. O elenco principal tem Osmar Prado, Berta Loran, Beatriz Segall, Simone Spoladore, Caco Ciocler, Nara Pinto. (Fonte: Caderno 2/Estadão)

Ubatuba será sede de circuito universitário

Ubatuba - O centro acadêmico Latitude 23, da Unitau (Universidade de Taubaté), vai promover hoje e no dia 1º de julho o 1º Circuito de Surfe Universitário de Ubatuba. O evento ocorre uma semana após a realização, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, da terceira etapa do SuperSurf 2001.
Segundo o centro acadêmico, que representa os alunos do curso de administração com habilitação em turismo, do campus da Unitau em Ubatuba, o objetivo da competição é divulgar o esporte aos estudantes de outros cursos da universidade. Além dos estudantes da Unitau, também participa da organização do evento a Ameu (Associação de Monitores de Ecoturismo de Ubatuba).
As baterias, assim como o SuperSurf 2001, serão realizadas na praia de Itamambuca. Hoje, acontecem as provas classificatórias que vão apontar os melhores surfistas para a disputa final no dia 1º de julho. (Fonte: Folha Vale)

Lider Cidadão - A Comunidade no Desenvolvimento

Litoral Norte - O Sebrae- SP, Escritório Regional Litoral Norte, lança o maior programa de desenvolvimento de lideranças da região. Como parte do Programa de Desenvolvimento Regional do SEBRAE, 750 representantes comunitários de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba serão beneficiados com bolsas para o curso Líder Cidadão, com 40 horas de duração. O investimento do participante é de apenas dez reais. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 12-422-1744.
INFORMAIS E MICRO EMPRESÁRIOS TAMBÉM SÃO BENEFICIADOS - Na área de empreendedorismo, o Escritório Regional Litoral Norte do SEBRAE-SP estará oferecendo o curso SABER EMPREENDER, com 27 horas de duração, também incentivado pelo Programa de Desenvolvimento Regional. O curso, realizado em 3 dias consecutivos, trabalhará as características do comportamento empreendedor e o investimento do participante também é apenas dez reais. Informações pelo fone 12-422-1744. (Fonte: SEBRAE-SP)

Curso de Eneagrama acontece em Ubatuba

Ubatuba - O Eneagrama é uma ciência cujas origens datam de mais de 4000 mil anos, mantido secreto por mestres sufis até meados do século passado. É usado como sistema de psicologia espiritual que nos direciona para a mais profunda compreensão da nossa jornada humana
O propósito do Eneagrama é a evolução do ser humano por meio da compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo.
De acordo com o Eneagrama existem nove tipos humanos, nove padrões básicos de personalidade que correspondem a nove diferentes maneiras de ver e sentir o mundo. São nove estratégias de pensar e intuir, nove posturas distintas perante a vida de comunicar, agir e gerar resultados.
O Eneagrama explica o porquê da nossa maneira de comportamento e aponta direções específicas para o crescimento individual. Desativa mecanismos que nos levam a um comportamento previsível, mecânico, permitindo o florescimento do que nos é essencial, condição vital para o amadurecimento psicológico.
Este curso explora a sabedoria do Eneagrama visando a resolução de conflitos e o crescimento integrado. Aprimora as relações interpessoais devido à clara percepção de seus próprios talentos, atitudes e dificuldades. Examinando o potencial de cada tipo individualmente observa-se como nossos relacionamentos podem prosperar com compreensão de nossas similaridades e diferenças. É um instrumento importante para melhorar o relacionamento com a família, os amigos, os colegas de trabalho e com seu parceiro íntimo.
Local - Espaço Baguá - Praia Vermelha (Tenório). Data - 03 a 06 de julho, Horário - 19:30h às 22:30h. Informações e inscrições - 435-1275 / 435-1788 com Jayo

Rapaz é encontrado morto em Caraguá

Caraguatatuba - Um rapaz aparentando ter 18 anos foi encontrado morto ontem pela manhã na estrada do Rio Claro, em Caraguatatuba. O corpo estava próximo de um reservatório de água. Segundo a polícia, ele estava com diversas perfurações de bala no rosto. Até o final do dia, a vítima não havia sido identificada. Ele tem uma tatuagem de um dragão na perna e estava usando uma bermuda cor de laranja, um gorro na cabeça e chinelo. A polícia não tem pistas sobre o autor do crime. O corpo está no IML (Instituto Médico Legal) aguardando reconhecimento. (Fonte: ValeParaibano)

Marinheiro é esfaqueado no litoral

São Sebastião - O marinheiro filipino Nicholas Lolod, 36 anos, foi assaltado e levou três facadas nas costas na noite de anteontem quando usava um telefone público. O crime aconteceu na rua Amazonas, na zona portuária de São Sebastião.
Ele disse à polícia que cinco homens de bicicleta o cercaram enquanto telefonava, levaram sua carteira com cerca de US$ 50 e desferiram os golpes em suas costas.
Ele foi levado para o pronto-socorro em um ambulância depois que testemunhas viram seu corpo caído. Ele foi liberado após receber atendimento médico.
O assalto e tentativa de homicídio só foram comunicados à polícia no dia seguinte ao crime por companheiros do marinheiro. Ele estava na cidade para descarregar mercadoria no porto. (Fonte: ValeParaibano)

Programação da Festa de São Pedro

Ubatuba - A Festa de São Pedro Pescador será realizada na Ilha dos Pescadores e tem a seguinte programação:

26/06 a 07/07 de Terça à Sábado
Das 08:00 às 17:00 h - Exposição de São Pedro no Salão Nobre da FUNDART

28/06 Quinta-feira
20:00 h - Dança da Fita Show
21:30 h - Banda Pracaniz

29/06 Sexta-feira
19:30 h - Encontro de Grupos de Quadrilhas Show
21:30 h - Banda Forrogoró

30/06 Sábado
Das 10:00 às 18:00 h - Show FURNAS - sorteios de brindes, shows, trios elétricos, parque infantil (Avenida Iperoig)
20:00 h - Fandango e Folia de Reis Show
22:00 h - Grupo “Mutirão” da Viola

01/07 Domingo
10:00 h - Corrida de Canoas
14:00 h - Procissão terrestre
15:00 h - Procissão marítima e bênção dos anzóis
16:00 h - Missa campal e queima de fogos
20:00 h - Coral da FUNDART Show
21:30 h - Lira Padre Anchieta
22:00 h - Show encerramento
(Fonte: ACS-PMU)



Maré Hotel de Ubatuba
 Studio Maranduba


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor