Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 28 de novembro de 2001 - Nº 425 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Falha em contrato afeta multas em Caraguá
Litoral terá reforço de policiais na temporada
Postos do INSS continuam fechados no Litoral Norte
1º Fórum de Desenvolvimento Regional acontece em Caraguá
Faculdades Módulo participam do I Congresso de Recursos Hídricos
Festival “Inter-Cursos” de Natação acontece em Caraguá
1ª Copa Topper de Futebol Society
Campeonato Praiano de Kart foi realizado no último fim-de-semana
Última etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Equipe de Ciclismo traz boas colocações de Mogi das Cruzes
XV terá festa com artistas para divulgar nova parceria
Carta do Leitor


Falha em contrato afeta multas em Caraguá


Caraguatatuba - O TCE (Tribunal de Contas do Estado) rejeitou recurso impetrado pela Prefeitura de Caraguatatuba referente a irregularidades apontadas no contrato com a empresa Data City para gerenciamento de multas de trânsito. Essa decisão pode resultar no desligamento dos três radares instalados na avenida da Praia. O procurador geral do município, Sidnei de Oliveira Andrade, disse ontem que estão sendo estudadas medidas para reverter a decisão do TCE. "Se for necessário vamos levar o caso para a Justiça Comum." Avaliação do TCE indica descumprimento de normas e condições do edital com a inclusão de cláusulas no contrato, como a locação de equipamentos. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral terá reforço de policiais na temporada

Litoral Norte - A região deve contar com um reforço de 400 policiais durante a temporada de verão. Estão confirmadas a presença de oficiais da Academia do Barro Branco e de policiais do Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Campinas. O capitão Eduardo dos Santos Rosmaninho disse que falta definir o reforço do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. "Até o dia 15 teremos esse número fechado." A Operação Verão acontece de 26 de dezembro a 17 de fevereiro. O litoral contará com aumento no número de viaturas e motocicletas. Bicicletas e quadriciclos também serão utilizados no patrulhamento. (Fonte: ValeParaibano)

Postos do INSS continuam fechados no Litoral Norte

Litoral Norte - Os funcionários do INSS no litoral norte de São Paulo decidiram em assembléia que só voltarão as atividades amanhã. Alguns servidores chegaram a ir ao trabalho, mas postos da Previdência Social não abriram em três municípios.
Ontem, apenas a agência de Ubatuba funcionou, atendendo apenas casos considerados emergenciais. Na manhã de hoje, no entanto, o posto de Ubatuba não abriu.
A decisão revoltou muitos contribuintes que aguardavam em frente às agências desde as primeiras horas da madrugada de segunda e terça-feira. (Fonte: ValeParaibano)

1º Fórum de Desenvolvimento Regional acontece em Caraguá

Litoral Norte - As Prefeituras Municipais de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, além as Associações Comerciais do Litoral Norte juntamente com o Sebrae, estarão realizando no dia 13 de dezembro o 1º Fórum de Desenvolvimento Regional do Litoral Norte.
Na reunião, serão discutidas e apresentadas alternativas possíveis para o desenvolvimento da região, juntamente com a sociedade civil e instituições, responsáveis, juntamente com as prefeituras e associações comerciais, pelo futuro na região litorânea.
Poderão ser apresentados projetos nas áreas de Cultura, Artesanato, Manicultura e Turismo, que são formas sustentáveis e integradas de desenvolvimento sócio-econômico para o Litoral Norte.
O 1º Fórum de Desenvolvimento acontece no dia 13 de dezembro, das 8h ‘as 18h, no auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, na rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 422-1744. (Fonte: PMC)

Faculdades Módulo participam do I Congresso de Recursos Hídricos

Caraguatatuba - As Faculdades Integradas Módulo, estarão representadas no Primeiro Congresso Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo, a realizar-se na cidade de São Pedro nos dias 12 a 14 de dezembro deste ano; através do seu representante junto ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, o Vice - Coordenador da Faculdade de Direito, Dr. Marcos Lopes Couto, que ocupa o cargo de Vice-Presidente do CBH-LN. O Congresso reunirá pela primeira vez, profissionais que atuam nos 21 CBHs, para avaliar o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, a organização é da Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo), promovido pelo CRH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos). (Fonte: Módulo)

Festival “Inter-Cursos” de Natação acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Foi realizado no último dia 25 o campeonato de natação “Inter-Cursos” nas dependências do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG).
Esta competição reuniu cerca de 300 nadadores das escolinhas de natação da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e alunos e professores do 2º ano de Educação Física das Faculdades Integradas Módulo.
O evento foi organizado pelos próprios alunos com apoio da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá (S.E.R). O Secretário da pasta Francisco Carlos Marcelino (o Carlinhos da Farmácia) e os professores Juarez Saloni e Ricardo Martins das faculdades Módulo estiveram presentes no evento, além do professor Mário Luiz da Silva (diretor administrativo do S.E.R) e o Presidente da Câmara dos Vereadores de Caraguá, Valmir Gonçalves (O Valmir da Colônia). (Fonte: PMC)

1ª Copa Topper de Futebol Society

Caraguatatuba - A 1ª Copa Topper de Futebol Society teve início neste final de semana. O nome do torneio é “Troféu Prefeito Antonio Carlos”, do qual estão participando cerca de 24 equipes de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação.
No Domingo 25, as primeiras equipes a se enfrentar foram Liverpool e Cândido Tintas, terminando em empate para os times com 2x2. Houve empate também entre as equipes Toninho Contabilidade e Esporte e Cia finalizando o jogo em 0x0.
Em seguida o Pão-de-Açúcar enfrentou o Semar perdendo de goleada de 7x2. As equipes Sabesp e Caraguá veículos entraram em quadra às 13h, e o resultado ficou em 4x1 para a Sabesp. A Hellas/Nutrisport venceu a Drogaria Marlindo por 10x3 e o Kumagai ganhou a partida contra o Uma Materiais para Construção por 5x2. As equipes Linorte e Casa Branca terminaram a partida empatadas em 3x3 e o MacLauren perdeu do Nequinho por 9x2.
Nesse Domingo, o artilheiro do campeonato foi Waldomiro, que arrebentou na partida de seu time (Semar) contra o Pão-de-Açúcar.
No próximo Domingo, 2 de dezembro, acontecerão as próximas partidas na Academic Soccer, na avenida Siqueira Campos, no bairro Sumaré, em Caraguatatuba.
Segue a tabela de equipes do próximo domingo 02/12:
10h - Rádio Beira Mar x Cândido Tintas
11h - Zezinho Contabilidade x Esporte e Cia
12h - Fluminense F.C. x Pão-de-Açúcar
13h - Adega Balalaika x Caraguá Veículos
14h - Nutrisports x Drogaria Marlindo Ubatuba
15h - Merc. Getuba x Uma Materiais de Construção - São Sebastião
16h - São José x Linorte Bebidas
17h - Ilha Bela x MacLauren (Fonte: PMC)

Campeonato Praiano de Kart foi realizado no último fim-de-semana

Caraguatatuba - Caraguá foi sede da última etapa do “Campeonato Praiano de Kart” no último domingo 25. O kartódromo é localizado no bairro do Tinga e contou com a participação de vários atletas do estado de São Paulo. Esta etapa foi válida para a final da Copa Caraguá com a participação de mais de 40 atletas.
Na Categoria “Sênior” o 1º lugar ficou Otávio Costa (de São Paulo) enquanto que Roberto Tomita (de Mogi das Cruzes) e Dinho Reis (também de Mogi) conquistaram as segundas e terceiras colocações.
Já pela categoria “Sport” o atleta Raphael Abbate venceu a etapa em Caraguá seguido de Marcelo Rocha em 2º lugar (Guaratinguetá), Felipe Pereira em 3º lugar (São Paulo) e Alberto Irias de Caraguatatuba em 5º lugar.
Pela categoria Super Senior, Andreia Octaviano (de São Paulo) conquistou a primeira colocação juntamente com Maurício Mello (Guarulhos) em 2º e Fábio Komatsu em 3º (de Mogi das Cruzes). Os atletas Danilo Ramalho de São Paulo foi primeiro colocado na categoria Super Sport seguido de João Gonçalves (de São Paulo) e Wesley Amaral. (Fonte: PMC)

Última etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

Caraguatatuba - Caraguá foi destaque na última etapa do campeonato paulista de bicicross realizada na cidade de Paulínia. As competições aconteceram no último dia domingo 25 onde a cidade trouxe ótimas colocações. A equipe tem apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através da Secretaria de Esportes e Recreação da cidade (S.E.R).
O atleta Paulo José, de 19 anos (o Fi) conquistou o 1º lugar na categoria Expert, além de Marcelo Maximiliano de 8 anos que trouxe obteve o 3º lugar também na Expert.
Já Evandro Castilho de 10 anos e Cainã de Lima César conquistaram o 6 º e 8º lugar também na categoria Expert. Outras colocações na categoria importantes foram conquistadas. Os atletas Wlamir de Araújo (presidente da equipe de bicicross de Caraguá) obteve o 9º lugar, Vinícius Moraes em 10º, Isaac Silva também em 10º, Flávio Roveran, em 12º, Bruno Braga em 15º, Thiago Brasil em 9º e Eugênio Castilho em 24º foram também bem colocados no torneio.
Pela categoria Cruiser Fernando Maximiliano obteve o 13º lugar enquanto que Wallace Soares, de 17 anos, (categoria Novatos) conquistou o 16º lugar. (Fonte: PMC)

Equipe de Ciclismo traz boas colocações de Mogi das Cruzes

Caraguatatuba - Caraguá participou no último dia 25 do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo. A equipe “Nossa Caraguá” esteve presente em Mogi das Cruzes, onde foi realizado o torneio. Os atletas Sérgio Minato e João Carlos conquistaram os 6º e 8º lugares nas categorias Expert e Pró-Elite.
Apesar das boas colocações competindo contra os maiores campeões do Estado e da região do vale do paraíba, a equipe de Caraguá teve uma séria perda durante o campeonato. O ciclista Selmo Alves sofreu uma violenta queda no qual fraturou a clavícula.
Os ciclistas de Caraguá tem apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (S.E.R). (Fonte: PMC)

XV terá festa com artistas para divulgar nova parceria
Hebe Camargo vai dar o pontapé inicial do jogo, que deve acontecer em janeiro

Caraguatatuba - O time de futebol da dupla sertaneja Rosa e Rosinha poderá ser um dos convidados da festa de apresentação do novo grupo terceirizador do futebol do XV de Caraguatatuba, comandado pelo apresentador de TV Marcelo Camargo.
"Já tivemos um contato com eles e nos próximos dias também convidaremos outros artistas e alguns jogadores profissionais que estiverem em férias", disse Marcelo.
A idéia inicial do grupo quinzista é promover um amistoso dos mais festivos no estádio do clube, provavelmente em um dos primeiros domingos de janeiro. A apresentadora Hebe Camargo, mãe de Marcelo e nova madrinha do futebol do XV, também participaria do evento.
"Ela vai dar o pontapé inicial do jogo", disse Marcelo.
Sábado, na Tabatinga, Marcelo deverá reencontrar os demais empresários do grupo e definir as primeiras atividades e uma apresentação formal da equipe. "Já temos alguns pontos definidos, mas o trabalho está só começando, principalmente porque queremos montar um time competitivo e estruturado", disse o apresentador.
Ontem, um dia depois de anunciar a sua presença no XV, Marcelo disse que estava impressionado com o incentivo das pessoas. "Eu nunca havia recebido tantos telefonenas. Tem sido uma experiência diferente e muito legal", declarou.
Os atuais dirigentes quinzistas também se mostraram muito satisfeitos com a repercussão da nova parceria. "O XV tem um pequeno grupo de comerciantes que sempre colabora com o clube e o número maior de anunciantes sempre aumenta se o time embala em uma boa campanha. Agora, só com a divulgação do pessoal que está chegando, já deu para sentir que haverá um interesse bem maior de toda a sociedade", disse o presidente do clube, Francisco Mastromônico.
RIVAL REGIONAL - O novo terceirizador assume justamente quando o XV voltará a ter um rival na região. O Guaratinguetá, como o terceiro colocado da Série B-2 deste ano, deverá subir para a Série B-1 e disputar duas partidas com os quinzistas.
A Federação Paulista de Futebol ainda não oficializou o novo quadro da B-1, mas os outros 14 times poderão ser: Velo Clube de Rio Claro, Batatais, Palestra de São Bernardo, Fernandópolis, Guapira de São Paulo, Tupã, Lemense, Mauaense, Guarulhos, Primavera de Indaiatuba, Rio Claro, Santa Ritense de Santa Rita do Passa Quatro, Linense e Monte Azul ou Corinthians de Presidente Prudente. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Multas I - Acho otimo estas multas de trânsito, priciplamente por excesso de velocidade.
Nâo podemos nos esquecer que, como você e sua família, outras pessoas tambem vão a avenida da praia para passear, e o fato de alguem sair desesperado atras de um simples cãozinho, pode acabar com a alegria de outras familias.
So para registro: quando você vem para praia com sua animalzinho, você tambem vem com uma pazinha e um saquinho de lixo, para as eventuais necessidades de cão?

Cardoso
conswcardoso@uol.com.br


Multas II
- Realmente, a revolta do sr Florentino Bernardes procede.
Conheço pessoas que deixaram de freqüentar Caraguatatuba, principalmente do interior, e de outros estados, por terem sido multadas na avenida da praia, vão para Ubatuba, São Sebastião... ou outras localidades.
Não posso contestar o Código Nacional de Trânsito, quando fala sobre os limites de velocidade, mas gostaria de saber, quais são os critérios técnicos, para a determinar o limite de velocidade em vias públicas.É uma decisão aleatória? Quem determina?
Mesmo quando se recorre da multa, sua "infração" é analisada pela JARE, que julga se vc deve ou não pagar a multa.
Essas pessoas, tem qualificação técnica e jurídica para julgar um recurso?
Ou será que há realmente uma indústria de multas?
Exemplo vivo, tem os moradores de Jacarei, que não podem estacionar em determinadas áreas sem cartão. Não existe tolerância, pois a empresa é tercerizada e é um stress total pois se nos atrasarmos no dentista ou no banco, você jamais irá ficar sem multa.
A firma que explora os estacionamentos das ruas de Jacarei, paga muito pouco pelo que ele arrecada em estacionamentos e multas inconstitucionais (Claro que se não fosse um grande negócio para ela, a firma não renovaria o contrato, e nem disporia de um batalhão de advogados para defender seu interesses). Portanto, essa falta de critérios, onde por um lado auxilia uns, prejudica profundamente outros.
Como eu vou a praia para me livrar do stress, prefiro evitar Caraguá, pois para ficar tomando conta de radar com velocidades ridículas para uma via daquele porte, fico em SJCampos onde trabalho, ou Jacarei onde moro.
Acho também, que quando se municipalizou o trânsito, cometeu-se um erro estratégico pois a policia militar do trânsito, dava apoio logístico à polícia de segurança, pois pertenciam a mesma força com objetivos iguais: SEGURANÇA!
Isso também contribuiu para os aumentos de índices de violência. Pois se alguém fosse roubar um toca-fitas, ou assaltar, a presença do policial militar inibe essas ações.
Os fiscais de trânsito das prefeituras, não tem poder de polícia, só multam e... são iguais aos radares... que fotografam para multar.
Falta regulamentação, pois multa não deve ser considerada como uma receita que se conta com ela.
Outra coisa engraçada, é que os carros estão cada vez mais rápidos, as vias cada vez piores, os limites de velocidade... mais baixos e as multas... maiores.
Afinal, ser multado por correr atrás de cachorro, recorrer, e ser definitivamente multado... é o fim da picada!
Se o trânsito fosse controlado por pessoas, essas situações, seriam compreensíveis, e não onerariam o bolso dos turistas com multa de radares "estrategicamente colocados" .
Afinal das contas, radar não pede aumento de salário, não fica doente, trabalha 24 hs por dia, mas tem um inconveniênte, voce é multado porque tem cachorro, ou é multado porque não tem cachorro.
Nestas horas, é preferível ser argentino, uruguaio, paraguaio,... etc que vem nos visitar, e se o radar pegar, eles mandam as multas pra serem cobradas pelo Itamaraty.

Josino Bernardes Rodrigues
Jacareí - SP
jbrlogistica@teranet.com.br


Anuncie PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor