Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de maio de 2001 - Nº 301 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

21 fogem da cadeia de São Sebastião
Cadeia vai ser cercada com barra de aço sob o solo
2 morrem com tiros na cabeça no litoral
Óleo vaza de navio em São Sebastião
Planejamento da pesca terá fase final
Seminário em Ubatuba discutirá programa de desenvolvimento local
Seminário discute Programa de Desenvolvimento Local em Caraguá
Caraguá pede audiência tucana com José Serra em Brasília
Câmara elabora norma para redução de energia elétrica
Caraguá volta a discutir Conselho do Meio Ambiente
Biblioteca promove mês da anistia
Fundart revive construção de canoa
Oficina de rebeca
Definição de área de caxeta
Velejador de São Sebastião vence prova
Caraguá participa do “Dia do Desafio”


21 fogem da cadeia de São Sebastião
Grupo cavou túnel; até ontem à noite, só 5 haviam sido recapturados

São Sebastião - Um grupo de 21 presos fugiu da Cadeia Pública de São Sebastião ontem pela manhã por meio de um túnel cavado nas celas. A polícia abriu sindicância para apurar possível negligência por parte de carcereiros e policiais de plantão.
Até as 21h de ontem, cinco fugitivos haviam sido recapturados pela polícia.
A cadeia está superlotada e, antes da fuga, tinha 173 presos. A capacidade máxima é para 60 presos.
Na manhã de ontem, quatro horas depois da fuga, os detentos Anderson dos Santos e Rodrigo de Moura, acusados de homicídio, e Gilberto Nascimento, suspeito de assalto, foram recapturados pela PM.
Outros dois foram recapturados pela Polícia Civil no final da tarde de ontem.
Os presos estavam nas celas 3 e 4 da cadeia. O túnel foi cavado na cela 4, onde estavam 15 detentos.
Outros seis fugitivos da cela 3 abriram um buraco entre as celas e também escaparam pelo túnel, que tinha cerca de três metros de comprimento e saía na calçada da rua lateral à cadeia.
No momento da fuga, havia apenas um carcereiro na cadeia. No plantão policial, havia um investigador, um escrivão, um agente e um policial militar.
Eles disseram à polícia que não perceberam a fuga dos detentos, em razão do túnel ter sido cavado no lado oposto ao plantão.
O delegado assistente seccional, Eduardo Iasco, afirmou que a polícia abriu inquérito policial e sindicância administrativa para apurar o caso.
Ele disse que não há indícios de facilitação de fuga e que vai ser apurada uma possível negligência de funcionários. (Fonte: ValeParaibano)

Cadeia vai ser cercada com barra de aço sob o solo

São Sebastião - A Cadeia Pública de São Sebastião será cercada com barras de aço, colocadas sob o solo e em volta do prédio, para evitar que presos cavem novos túneis e fujam da unidade, como ocorreu no mês passado e ontem.
As barras de ferro foram doadas pela Petrobras há cerca de 15 dias, logo após 12 presos terem fugido da cadeia por um túnel e saído no interior do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), que pertence à estatal.
A colocação das placas deveria ter sido feita pela prefeitura, mas ainda é necessário aguardar a abertura de licitação para a contratação de uma empresa especializada.
Segundo o diretor da cadeia, José Lamartine Fagundes, as obras terão início hoje. "A prefeitura irá financiar a obra", disse.
A polícia tenta arrecadar recursos com a prefeitura e comerciantes para aumentar a segurança do local. (Fonte: Folha Vale)

2 morrem com tiros na cabeça no litoral

São Sebastião - Duas pessoas foram mortas a tiros no final de semana no Litoral Norte. A polícia suspeita de execução já que ambas foram atingidas na cabeça.
Anteontem, por volta das 17h, um homem identificado apenas como "Maradona" foi atingido por dois tiros quando estava em um bar, na estrada da praia Brava, em São Sebastião.
No mesmo local, Paulo Queiroz Sampaio foi atingido por dois disparos e está internado em estado grave na Santa Casa.
Valdemir Francisco dos Santos, 25 anos, foi detido acusado pelos crimes. No depoimento à polícia, ele afirmou ter ido ao bar acompanhado de Sampaio, mas após uma discussão, efetuou os disparos.
Anteontem, por volta das 23h, no bairro Indaiá, Eduardo Henrique de Souza, 20 anos, foi executado com dois tiros na cabeça.
Segundo o delegado de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, Souza pode ter sido assassinado por envolvimento com tráfico. (Fonte: ValeParaibano)

Óleo vaza de navio em São Sebastião

São Sebastião - Um vazamento de óleo aconteceu às 16h de ontem durante operação de descarga do navio Japurá, da Transpetro, que estava no píer 1 do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião. Segundo nota oficial divulgada pela empresa, o petróleo ficou contido no convés do navio. Ainda segundo a empresa, não houve consequências ao ambiente. O volume do vazamento não foi divulgado ontem pela Transpetro. (Fonte: Folha Vale)

Planejamento da pesca terá fase final

Ubatuba - Na próxima quarta-feira, 30, a secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Ubatuba promove a 2ª e última etapa do Planejamento Estratégico da Pesca, no campus avançado da Unitau (Universidade de Taubaté), em Ubatuba. Esta fase final tratará das soluções práticas para os problemas apontados pela categoria na primeira etapa como dificuldades em conseguir financiamento, comercialização dos pescados, entre outros.
Para o prefeito Paulo Ramos, governar tem que ter planejamento, para saber quem somos e o que queremos. Ressaltou as dificuldades enfrentadas com as empresas de pesca e até mesmo com os atravessadores. “ A pesca faz parte da essência de Ubatuba. Seremos fortes na medida em que nos unirmos, com um pensamento único. A Prefeitura é parceira da pesca, mas sozinha não fará nada, já que a nossa força representa cerca de 20% e este planejamento é a oportunidade para o início de um trabalho sério”, disse Ramos. “Na 2ª etapa do Planejamento da Pesca os problemas se transformarão em resultado esperado e os participantes elaborarão as ações práticas para se obter esses resultados”, afirmou o secretário de agricultura de Ubatuba Antonio Marchiori.
A primeira etapa contou com a participação de representantes do Instituto de Pesca de Ubatuba, Colônia de Pesca Z 10, Amesp ( Associação dos Maricultores do Litoral Norte), CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Casa da Agricultura de São Sebastião e o Projeto Tamar. Cerca de 70 pessoas participaram do planejamento.
Serviço: Campus da Unitau - Ubatuba
Rua Castro Alves, 392, Itaguá
Confirmação da participação no evento: (0xx12) 434-1006 ou 434-1077. (Fonte: ACS-PMU)

Seminário em Ubatuba discutirá programa de desenvolvimento local

Ubatuba - O SEBRAE/SP, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, Unicamp e Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (ACIU) promove hoje, dia 29, o Seminário do Programa de Desenvolvimento Local.
Serão formados grupos temáticos que discutirão ações e propostas individuais e regionais para o turismo, que serão levadas ao seminário regional do Litoral Norte, em data ainda não definida. Dentro do programa os temas são educação, melhoria do meio ambiente, planejamento urbano, desenvolvimentos do artesanato, agricultura, maricultura e turismo, oportunidades de negócios em indústrias não poluentes e a capacitação de empresários e empregados nos setores do comércio e serviços.
O Seminário terá a participação do prefeito Paulo Ramos (PFL), do vice-prefeito Moralino Valim Coelho (PMDB), secretários e assessores da administração, além de empresários, associações de bairros e entidades de classes. O evento acontecerá das 9 às 17 horas na escola Padre José de Anchieta. (Fonte: ACS-PMU)

Seminário discute Programa de Desenvolvimento Local em Caraguá

Caraguatatuba - O Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguá e Unicamp, estará apresentando no dia 30 de maio, em Caraguatatuba, o Seminário do PRODER - Programa de Desenvolvimento Local, que será aberto a toda a comunidade. O evento acontece na Fundacc-Fundação Cultural de Caraguatatuba, das 8h30 às 17h30.
O Programa de Desenvolvimento Local é um diagnóstico do município feito em 2.000 pela Unicamp com o objetivo de detectar quais as maiores possibilidades de negócios e de desenvolvimento comercial e turístico em todo o Litoral Norte. Com o objetivo de gerar emprego e renda para a região, o seminário vai proporcionar uma discussão com a comunidade visando levantar planos de ação para as áreas de turismo, agricultura, maricultura, pesca artesanal, artesanato.
A gerente da Agência Litoral do Sebrae, Clorinda Eloy, adiantou que todos estes setores mereceriam ser vistos com mais atenção pois tratam-se de áreas que deveriam receber mais investimentos. Em sua opinião, o artesanato por exemplo, poderá tornar-se produto de exportação aqui no Litoral. A maricultura é outra atividade que promete trazer muitos retornos, se receber algum tipo de incentivo. “Para se ter uma idéia, os lucros com esta atividade podem gerar lucros na ordem de um milhão de dólares em um curso de 9 meses. A pesca, outra atividade muito explorada na região, também necessita de novos investimentos”, comentou. A comunidade pesqueira existente na região, segundo Clorinda, não consegue crescer por falta de investimentos em tecnologia, além de enfrentar problemas como o despovoamento das espécies devido a novas embarcações que levam os peixes pequenos, e ainda a falta de proteção natural, que poderia ser resolvida com os recifes artificiais. A pesca submarina e a agricultura são outras oportunidade que foram investigadas pela Unicamp e que deverá ser discutida durante o seminário. O programa de Desenvolvimento Local do Sebrae e Unicamp, acreditam que envolvendo as prefeituras, as associações comerciais, os empresários e a sociedade civil organizada no programa, o desenvolvimento na região será rápido e viável.
Durante o seminário, está programado ainda a apresentação do perfil das empresas do Litoral Norte e do filme O Litoral Que O Turista Vê. (Fonte: PMC)

Caraguá pede audiência tucana com José Serra em Brasília

Caraguatatuba - O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves, pediu uma audiência com os Vereadores tucanos com o Ministro da Saúde, José Serra, em seu gabinete em Brasília. Os tucanos querem reivindicar melhorias na Saúde do município. O ministro confirmou que irá receber os vereadores na capital federal.
O encontro entre os Vereadores de Caraguatatuba e o Ministro José Serra ocorreu na tarde de hoje, 25 de maio, em São Sebastião, durante reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).
O encontro foi agendado via fax com 24 horas de antecedência e ocorreria no hall de entrada do Teatro Municipal, próximo a copa, conforme orientação da assessoria do Ministro, mas o adiantado da hora e o "excesso" de zelo da Polícia Federal fizeram com que o encontro acontecesse no heliporto da Marinha, localizado na rua da praia, no centro de São Sebastião.
Nos poucos minutos em que conversaram, os Vereadores Juarez Pardim e o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia, ambos tucanos, pediram apoio à Saúde do município, na forma de remédios, verbas e a construção do Hospital Regional na cidade. O Ministro prometeu ouvir os reclamos dos Vereadores, mas em seu gabinete, em Brasília, quando passou o telefone de sua secretária particular, para que a audiência fosse marcada.
Para o presidente da Câmara o encontro foi rápido e proveitoso. "Vamos agilizar uma audiência da Comissão de Saúde da Câmara e pedir mais ajuda e melhorias para a Saúde. O Hospital Regional será o maior pedido, pois é a nossa maior necessidade", disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara elabora norma para redução de energia elétrica

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou e distribuiu Ofício Circular aos funcionários, Vereadores e assessores sobre as normas para redução de energia elétrica nas dependências do Legislativo local. A meta da Câmara é economizar de 35 a 50% do consumo estipulado pelo Governo Federal.
Seguindo as Resoluções e Medidas Provisórias elaboradas pela Comissão de Gestão para o Consumo de Energia, através da Presidência da República, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou algumas exigências que foram distribuídas através de Ofício Circular.
Foram deliberados os seguintes procedimentos: Aproveitamento total e máximo da luz do dia e ventilação, mantendo portas e janelas abertas, proporcionando corrente de ar e poupando o uso do ar condicionado e o acendimento das luzes das salas e das áreas de comuns. O acendimento de luzes e ativação do ar condicionado só será feita em extrema necessidade.
As luzes e o ar condicionado, quando estiver ligado, serão desligados toda vez que o funcionário, assessor ou Vereador se ausentar por um longo período. O uso de aparelhos elétricos e eletrônicos deverá ser restrito ao máximo. Outra medida diz respeito a tomada de iniciativa de medidas restritivas de consumo de energia, como o desligamento de luzes e aparelhos que estejam ligados desnecessiariamente.
Até o momento, o atendimento ao público, entrada e saída e o das sessões deverão ser rigorosamente cumpridos. O horário de atendimento ao público é das 12h30 às 17h30. Já o horário de expediente é das 12 às 18 horas. As sessões ordinárias semanais ocorrem toda terça-feira, das19h30 às 24 horas. Mudanças nesses horários somente se a redução proposta não alcançar a meta proposta, que é de 50% do consumo dos meses de maio, junho e julho de 2000.
Outras medidas já foram tomadas, como o desligamento de um em cada dois pontos de luz em alguns pontos, bem como o acendimento de pontos de luz somente em pontos estratégicos, se necessário, como início e final de escadas e corredores. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Caraguá volta a discutir Conselho do Meio Ambiente

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba discute novamente, na sua 17ª Sessão Ordinária, que se realiza nesta terça-feira, dia 29 de maio a regulamentação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. O projeto foi retirado da pauta na sessão da semana passada, por conter erros de redação. A nova apresentação da propositura está sendo feita após a elaboração de duas emendas.
A sessão desta terça terá novamente projeto do Executivo, que regulamenta o artigo 224, inciso 6º da Lei Orgânica Municipal, criando o Conselho Municipal de Meio Ambiente. O Conselho, além de propor diretrizes à Política Municipal do Meio Ambiente, irá desenvolver pesquisa necessária para a redução da degradação da qualidade ambiental e será formado por 12 membros, sendo 6 da Sociedade Civil e 6 do Poder Público.
Na sessão da última semana, o projeto foi retirado por constatar-se erros de redação, no que tange a composição do Conselho. Notada a falha, o líder do prefeito, Vereador Wilson Gobetti (PPS), pediu a retirada por uma sessão, até que fossem feitas as emendas corretivas.
As emendas estão contidas no artigo 4º, incisos 1 e 2. No inciso 1 a alínea "d" foi corrigida, pois a Secretaria de Habitação, Agricultura e Pesca será extinta, para formar a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.
No inciso 2 foram constatados erros nas alíneas "a", "b" e "f". As alíneas a e b falam em representantes dos Arquitetos e dos Engenheiros, sendo que na cidade existe apenas uma entidade que engloba as duas profissões. Já na alínea f o número de representantes das entidades ligadas ao Meio Ambiente será ampliada de (1) um para 2 (dois).
O projeto terá discussão e votação única, com aprovação por maioria simples, ou seja, 9 votos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Biblioteca promove mês da anistia

Ubatuba - A Biblioteca Municipal está promovendo entre os dias 14 de maio e 15 de junho, o mês da anistia. Os sócios da Biblioteca que estão com algum livro em seu poder, com o prazo de entrega atrasado, poderá devolve-lo durante este mês sem a necessidade de pagar a multa, normalmente cobrada nestes casos. Caso o sócio tenha perdido o livro, será aceita a entrega de um livro igual ao que estava em seu poder.
Lembramos que as pessoas que não estão em dia com seus compromissos junto à biblioteca, não poderão mais se associar e retirar livros seja para leitura ou pesquisa.
O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda à sexta, das 8 às 17 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Fundart revive construção de canoa

Ubatuba - A tradição centenária da construção de canoa será mostrada na área central da cidade. Um tronco de guapuruvu será entalhado por um caiçara típico (Manoel Oneri Barbosa, o “ Baeco”, morador do Sertão do Ubatumirim) para o público e alunos do curso de artesanato da Fundart que reviverão um passado típico da nossa região. Um rancho será montado na Praça Nóbrega para o trabalho de Baeco, responsável pela construção de mais de 300 canoas, durante dois dias por semana. O projeto denominado “ Com quantos paus se faz uma canoa” virá acompanhado de fotos e informações deste tipo de artesanato.
“ Vamos reviver todo um trabalho artesanal de construção das canoas que vem desde o tempo dos tupinambás com a pirogas. A idéia lançada pelo prefeito Paulo Ramos merece todo nosso apoio e vai certamente despertar o interesse da comunidade”, diz Flávio Girão, presidente da Fundart.
O corte do tronco de guapuruvu será no próximo dia 18 de junho, na lua minguante, a época mais apropriada para que a madeira resista mais tempo. (Fonte: Fundart)

Oficina de rebeca

Ubatuba - Já estão abertas as inscrições para os alunos interessados em participar da oficina de rebeca. Trata-se de um curso inédito da Fundart que visa preservar este instrumento, muito parecido com o violino, integrante do nosso folclore há mais de 200 anos. As aulas estarão a cargo do mestre Ricardo Nunes Pereira e as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 432. 4584. (Fonte: Fundart)

Definição de área de caxeta

Ubatuba - A Fundart e o DPRN estiveram em campo na última segunda-feira, dia 28, para a seleção de áreas de onde possa ser retirada a caxeta, madeira utilizada para fazer peças de artesanato. A madeira deverá ser utilizada principalmente no projeto “Casanga Viva” que visa a promoção do artesanato daquele bairro. Com a demarcação da área de sustento manejado fica garantida a autorização da extração da madeira sem interferir no meio ambiente. (Fonte: Fundart)

Velejador de São Sebastião vence prova

São Sebastião - O velejador Eduardo Pacheco Dias, de São Sebastião, foi o campeão na categoria Laser Standard na etapa do Campeonato Paulista de Vela da Classe Laser, que foi disputado no final de semana na cidade. Outro velejador do município Rafael Mendes Chaves recebeu o título de "Destaque de São Sebastião". Agora, eles se preparam para o torneio regional Sudeste-Brasileiro. O mundial será em agosto, na Irlanda. (Fonte: Folha Vale)

Caraguá participa do “Dia do Desafio”

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba estará participando novamente do “Dia do Desafio”, evento mundial que tem o objetivo de promover a integração entre os povos, alertando para a necessidade do exercício físico como condição de qualidade de vida. A cidade desafiante de Caraguá é Montero, na Bolívia. Para que a cidade tenha um resultado positivo neste dia, é preciso o envolvimento de empresas, escolas, entidades civis e órgãos públicos.
Serão desenvolvidas atividades em todo o município. Comércios, bancos, supermercados, lojas, posto de gasolina, colônias de férias, entidades filantrópicas, asilos e associações também deverão participar.
Para participar do “Dia do Desafio” e ajudar Caraguá a vencer a disputa contra Montero, basta enviar a ficha de participação para a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, com as seguintes informações: nome da entidade, atividade desenvolvida, número de participantes, nome do responsável, RG, telefone, bairro, assinatura do responsável. Os dados devem ser passados no dia 30 de maio, até no máximo 20 horas. O telefone para contato é 427-1165 ou 427-5922. Estão programadas atividades nos bairros com a terceira idade.

Programação:
Centro

Avenida da Praia: Caminhada
Das 6 às 9 horas e das 16 às 18h30

Praça de eventos: Gincana Escolar - Desafios Esportivos
Das 9 às 12 horas e das 13 às 18h30

Praça de Eventos: apresentação e aula desafio
Manhã e Tarde - Capoeira, Karatê, Dança de Rua, Skate, Ciclismo, Bicicross.

Zona Sul

Sub- prefeitura: Alangamento e Ginástica
Das 7 às 8 horas e das 14 às 15 horas.

Campo de Futebol do E.C. Brasília - Porto Novo: Festival de Futebol
Das 8 às 11 horas e das 15 às 17 horas.

Zona Norte

Quadra do Jetuba: Alongamento e Ginástica - Festival de Futebol
Das 7 às 11 horas.

Quadra do Massaguaçu: Festival de Esportes e Recreativos
Das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. (Fonte: PMC)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor