Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 30 de maio de 2001 - Nº 302 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Oito rios de Caraguá estão degradados
Florestal acha dez casas em área de preservação
Óleo vaza, mas fica em navio
Polícia prende 7 dos 21 presos que fugiram
Câmara aprova extinção do voto secreto
Vereador quer informações sobre taxa de Centro Comunitário
Guarda Municipal comemorará 7 anos
FUNDART adota medidas para economizar energia
Artes plásticas em movimento
Semana da Música
FUNDART monta quiosque para o escultor "Bigode"


Oito rios de Caraguá estão degradados

Caraguatatuba - O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte constatou que oito dos nove rios de Caraguatatuba vistoriados pelo grupo apresentam algum tipo de degradação ambiental.
Os rios vistoriados foram Claro, Guaxinduba, Juqueriquerê, Santo Antônio, Rio do Ouro, Mococa, Massaguaçu, Bacuí e Casqueiro. Apenas o rio Claro encontra-se em situação satisfatória, segundo o comitê.
Nos outros rios foram verificados diversos problemas, como exploração de areia, lançamento de esgoto doméstico e dejetos de animais, vazamento de óleo, aterros de mangues e desvio de água para uso comercial.
Segundo a socióloga da Cetesb e secretária executiva do Comitê de Bacias Hidrográficas, Rosa Maria Mancini, com os resultados obtidos nas vistorias será feito o Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte.
"Esse plano vai nortear todas as atividades que serão feitas nos próximos quatro anos para recuperar as áreas danificadas e manter as que estão em bom estado de conservação", afirmou.
Para elaborar o plano, serão vistoriados 22 rios das quatro cidades do Litoral Norte. Os rios de Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba já foram analisados. Os de Ilhabela devem ser vistoriados entre os dias 6 e 7 de junho.
Segundo Rosa Maria, a previsão é que o Plano de Bacias seja concluído no final do ano e o comitê deve receber cerca de R$ 700 mil do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para desenvolver as atividades de preservação dos rios do Litoral Norte.
"Temos que definir quais serão as prioridades para aplicarmos da melhor forma os recursos financeiros." (Fonte: ValeParaibano)

Florestal acha dez casas em área de preservação

São Sebastião - A Polícia Florestal de São Sebastião identificou no final de semana um início de favelização em uma área de preservação ambiental permanente no bairro Maresias. Segundo o comandante da Polícia Florestal, o tenente Jamir David Júnior, no local há dez barracos construídos. "Duas pessoas foram notificadas por crime ambiental. Faremos novas diligências para identificar os outros proprietários." David Júnior disse que a prefeitura, o Ministério Público e a Polícia Civil vão ser notificadas sobre o caso. A prefeitura informou que vai vistoriar o local quando for notificada pela Polícia Florestal. (Fonte: ValeParaibano)

Óleo vaza, mas fica em navio

São Sebastião - A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião realizou uma vistoria ontem de manhã no navio petroleiro Japurá, da frota da Transpetro, subsidiária da Petrobras, e constatou que vazaram 1.600 litros de óleo da embarcação anteontem.
Segundo a secretaria, não houve prejuízos ao ambiente, porque o óleo ficou no navio. (Fonte: Folha Vale)

Polícia prende 7 dos 21 presos que fugiram

São Sebastião - A Polícia Militar recapturou ontem mais dois presos fugitivos da Cadeia Pública de São Sebastião. Os presos estavam em Guaecá, praia da costa sul da cidade. Até ontem, haviam sido recapturados sete dos 21 foragidos. Os detentos fugiram na madrugada de anteontem, após abrirem um buraco na parede entre duas celas. Com capacidade para 60 detentos, a cadeia abrigava 173 presos. Policiais civis e militares continuam fazendo as buscas em toda a região. O túnel por onde os presos escaparam foi fechado após a fuga. A obra para a instalação de barras de aço sob o solo da cadeia começou ontem. As barras foram doadas pela Petrobras há cerca de 15 dias, após 12 presos terem fugido da cadeia por um túnel e chegarem ao Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso). (Fonte: Folha Vale)

Câmara aprova extinção do voto secreto

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou, anteontem à noite, por unanimidade, o projeto que extingue o voto secreto nas sessões.
O projeto, do vereador Erwin Edson Aparecido da Mota (PDT), ainda será submetido a uma nova votação para entrar em vigor.
A Lei Orgânica prevê o voto secreto no julgamento de vereadores, prefeito e vice-prefeito, na eleição da Mesa Diretora e na concessão de título honorífico.
"A votação secreta só se presta aos covardes", diz Mota. (Fonte: Folha Vale)

Vereador quer informações sobre taxa de Centro Comunitário

Caraguatatuba - O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira quer informações do Executivo, através da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) sobre as taxas para cessão de uso dos Centros Comunitários no município. Para o Vereador os valores são altos e não deveriam ser cobrados.
Está protocolado no expediente da Câmara, requerimento do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira, que ainda não foi votado, pedindo informações sobre os valores cobrados para cessão de uso dos Centros Comunitários da cidade. O município dispõem de 6 Centros Comunitários, espalhados por 6 bairros, sendo que 3 deles são administrados pela Fundacc.
No requerimento o Vereador faz 3 perguntas: Por que está sendo cobrada a taxa de R$ 60 pela cessão de um dia do Centro Comunitário; Para onde é destinado o dinheiro arrecadado e se existe algum embasamento legal para essa cobrança. Após a discussão e aprovação do requerimento, o prefeito municipal, para onde a propositura será enviada, terá 15 dias para respondê-lo.
O Vereador justifica seu pedido com base nas inúmeras reclamações que tem recebido da população com respeito as taxas, vistas como desnecessárias e de alto valor. Para o vereador o local é público e foi construído com dinheiro público, tendo verba no orçamento para sua manutenção e possível reforma, se assim achar necessário, não justificando a cobrança, mesmo porque, alega o Parlamentar, há um responsável, que obriga quem requisita o local a tê-lo em sua guarda, responsabilizando pela limpeza ou qualquer fato que venha a ocorrer. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Guarda Municipal comemorará 7 anos

Ubatuba - Amanhã, dia 31, a Guarda Municipal de Ubatuba estará comemorando 7 anos de sua fundação. Para as festividades o Comandante, coronel Gilberto de Carvalho, está preparando as atividades cívicas para o evento que terá as presenças da Guarda-Mirim, Escoteiros e da Banda Lira Padre Anchieta. Contará com as participações do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), vice-Prefeito Moralino Valim (PMDB), secretários e assessores da Administração e autoridades municipais. As festividades começarão às 9h e serão em frente à Prefeitura de Ubatuba. A Guarda Municipal foi criada na primeira gestão do atual prefeito Paulo Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

FUNDART adota medidas para economizar energia

Ubatuba - A FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, buscando reduzir o consumo de energia elétrica conforme determinação do governo federal está adotando as seguintes medidas:
01 - Redução da hora de almoço para 1 hora e alteração do horário de saída de 18 para as 17 horas.
02 - Desativação de 3 dos 4 holofotes que iluminam o Sobradão.
03 - As exposições passam a funcionar durante o período de expediente, das 8:00 ás 17:00 horas.
04 - Substituição das lâmpadas incandescentes por modelo econômico.
05 - Todas as reuniões estão sendo realizadas durante o dia.
Além de tomar estas medidas, a Fundação entrou em contato com Furnas solicitando orientação para tomada de mais providências visando a diminuição do consumo de energia. (Fonte: Fundart)

Artes plásticas em movimento

Ubatuba - O Grupo Setorial de Artes Plásticas da FUNDART vem apresentando uma pemanente movimentação. Após o espaço ocupado com a Praça das Artes, no Praça do Cruzeiro, o grupo marcou presença no Mapa Cultural Paulista" Fizemos reunião na Biblioteca Municipal e na sede da FUNDART para convidar todos os artistas de Ubatuba interessados no projeto da Secretaria de Cultura do Estado. "Embora tivéssemos pouco tempo, conseguimos uma boa representação e um bom nível dos trabalhos", diz Franklim Espíndola de Oliveira, coordenador do grupo. O próprio júri do Mapa Cultural considerou pouco tempo para finalizar as obras e fez constar em ata a necessidade de antecedência mínima de 3 meses para melhor organizar a mostra. O Grupo Setorial tem hoje cadastrados 23 artistas e neste última semana contou com a adesão de mais 3 integrantes. (Fonte: Fundart)

Semana da Música

Ubatuba - A FUNDART vem analisando a possibilidade da realização de uma semana de música mesclando o popular e o erudito. O projeto deverá ocorrer em agosto e servirá como prévia de um evento maior programado para a temporada de verão. O regente-assistente Amarildo da Hora e a assessora musical Maria Fernanda Bischof Cesar estão montando o projeto a ser submetido ao Grupo Setorial e a direção da FUNDART. " Vamos mostrar música de bom nível juntando o popular e o erudito", dizem os organizadores. (Fonte: Fundart)

FUNDART monta quiosque para o escultor "Bigode"

Ubatuba - A FUNDART está construindo, em frente ao Sobradão do Porto, um quiosque para ser utilizado como atelie pelo escultor Bigode, Serão realizadas ali, as aulas de entalhe em madeira ministradas pelo artista na Fundação. A grande vantagem é para público em geral, que poderá acompanhar os trabalhos deste grande artista junto à seus alunos.
Além das aulas de entalhe, este quiosque poderá ser utilizado para outros eventos da Fundação, pois a estrutura é fixa, feita em madeira, com cobertura de sapé. (Fonte: Fundart)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor