Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 30 de novembro de 2001 - Nº 427 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Massaguaçu reclama de rio com esgoto sem tratamento
Polícia prende dupla por crime ambiental
Cidade receberá motociclistas em dezembro
Reveillon 2001 - 2002 em Caraguá
Unicamp apresenta projeto para coleta seletiva em Ubatuba
Ubatuba apresenta projeto de reurbanização do Aeroporto
Fim de semana para deficientes
Em dezembro acontecerá o II Seminário de Cooperativismo
Coral de Ubatuba recebe prêmio em São Paulo
Diocese de Caragua arrecada 9 toneladas de alimentos
Secretaria de Saúde atua em ações integradas
População deixa mais de 150 mensagens nas urnas de sugestões
Secretaria de Esportes apoia Copa do Comerciário em São José
Carta do Leitor



Massaguaçu reclama de rio com esgoto sem tratamento

Rio Gracuí virou um depósito de resíduos provenientes de limpeza de fossas

Caraguatatuba - Moradores do bairro Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, reclamam da poluição do rio Gracuí, que deságua na praia da Cocanha, e passa na frente da maioria das residências. Eles denunciam que há pessoas jogando detritos provenientes de limpeza de fossas no leito do rio e que o cheiro está insuportável.
A dona de casa Tereza Estevan, 43 anos, disse que desde o início da semana está impossível ficar dentro de sua casa. "Com o sol forte, o mau cheiro fica cada vez pior."
Segundo ela, muitas crianças estão passando mal. Não há fiscalização. "Constantemente tem restos de fossa transbordando do rio. É preciso que a prefeitura faça alguma coisa."
O morador Carlos Pintos, 70 anos, disse que esse tipo de situação começa a piorar nessa época do ano. Segundo ele, muitos prédios que têm sistema de fossa usam bombas para limpar a área e acabam despejando detritos no rio.
A babá Suziene Peixoto, 21 anos, conta que quando a maré sobe "o cheiro ruim exala por tudo quanto é lado".
Ela afirmou que a preocupação é grande porque esse mesmo rio deságua na praia da Cocanha, que é bastante freqüentada nos finais de semana e feriados.
Policiais ambientais vistoriaram a área na última terça-feira e, segundo o comandante do pelotão de Caraguá, tenente Ulisses Barboza Schonevald, será encaminhado um ofício à Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) e aos órgãos municipais pedindo providências na identificação dos responsáveis pela poluição.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Auracy Mansano, disse que seu departamento não recebeu nenhuma denúncia com relação à poluição do rio Gracuí, mas que vai mandar fiscais até o local.
A Cetesb deverá fazer uma operação "caça-esgoto" para saber se alguma residência ou estabelecimento está despejando detritos diretamente no rio. A região da Massaguaçu não possui saneamento básico e a Sabesp está fazendo as obras para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia prende dupla por crime ambiental

São Sebastião - Com um mandado de busca expedido pelo juiz corregedor do município, Fernando Eduardo Diegues Dinis, uma equipe da Polícia Ambiental apreendeu anteontem em uma casa no bairro Canto do Mar, em São Sebastião, quatro canários da terra e animais da fauna silvestre que não podem ser mantidos em cativeiro, além de 11 galos de briga, biqueiras e protetores de espora. João Paixão de Barros, 34 anos, e Zenaide Morais da Silva, 29 anos, foram autuados por criar animais silvestres em cativeiro e crueldade com animais e deverão pagar uma multa de R$ 1.203,72. Se forem condenados podem pegar de três meses e um ano de prisão. (Fonte: ValeParaibano)

Cidade receberá motociclistas em dezembro

Caraguatatuba - Motociclistas de todo o país estarão em Caraguatatuba entre os dias 7 e 9 de dezembro para reviver o clima de confraternização do Megacycle. Trata-se do Megacycle Revival que acontece pela primeira vez em Caraguá, graças a uma parceria entre a Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguatatuba que convidaram os participantes do 9º Megacycle para voltarem a Caraguatatuba no final do ano. A intenção desta vez foi trazer os motociclistas para conhecerem melhor a cidade, já que durante o evento sobra pouco tempo para os passeios turísticos. Muitos concordaram e já confirmaram presença. O Megacycle Revival é um evento com espírito motociclístico proporcionado pelos hotéis da cidade. De acordo com a programação que começa na sexta-feira, dia 7, os motociclistas serão recebidos às 16 horas em todos os hotéis da rede de associados. Às 18 horas será oferecido coquetel de Boas Vindas. No sábado, às 8 horas, café da manhã; às 10 horas todos sairão para um Tour na região; às 20 horas os participantes serão convidados para um encontro no Bar Frango Japa, na praia Massaguaçu. No domingo, às 9 horas, após o café da manhã todos terão a programação livre. (Fonte: PMC)

Reveillon 2001 - 2002 em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá já espera turistas e visitantes com uma programação animada, segura e relaxante durante a passagem de 2001para 2002. Na orla da praia central haverá shows pirotécnicos. Outra atração garantida para a passagem de ano é um grande show musical na Praça de Eventos, e também estão sendo programadas algumas atrações para um público de mais 250 mil pessoas.
Um dos grandes atrativos da praia central é o culto à Iemanjá, especialmente próximo à tradicional estátua que fica bem no centro da Praia, onde devotos de toda parte do país vêm festejar e homenagear a imagem. A devoção à Iemanjá cresceu muito após a novela Porto dos Milagres, exibida pela Rede Globo no começo do ano.
Nas outras praias da cidade, como Indaiá, Martim de Sá e Cocanha, a animação vai ser geral, com shows musicais e queima de fogos por toda parte. Já dá para imaginar a cidade reluzindo em todos os cantos com música animada para todos os gostos. Outro ponto interessante para a passagem de ano é o Morro do Santo Antonio, de onde avista-se toda a orla da cidade. O visual é inesquecível.
Quiosques, lanchonetes, clubes e danceterias tocarão de tudo para que os turistas possam cantar e dançar na orla da praia e outras regiões.
A idéia este ano é oferecer além de eventos, todo conforto e tranqüilidade às milhares de famílias que estarão presentes durante todo o feriado de réveillon. Já no dia 1º de janeiro de 2002, o projeto “Brincando na Areia”, por exemplo, pretende proporcionar maior conforto para os pais, com o trabalho dos monitores que ficarão brincando e ensinando as crianças nas praias onde o projeto estiver acontecendo.
Outra novidade para este verão é a massagem na praia. Para isso a Secretaria Municipal de Turismo está selecionando terapeutas e massagistas que estarão atendendo a turistas e veranistas em nossas praias. A novidade estará acontecendo no dia primeiro de janeiro para que todos possam começar o ano bem relaxados.
A aeróbica e o vôlei, que são atrações tradicionais, estarão acontecendo em nossas praias.
Visando melhorar a segurança nas praias da cidade, o prefeito Antonio Carlos da Silva, em reunião com as Polícias Civil e Militar conseguiu aumentar o efetivo para 25 homens que estarão fazendo policiamento intensificado na Martim de Sá, considerada o cartão postal de Caraguatatuba. Este policiamento acontecerá nos fins-de-semana, das 17h às 7h da manhã, com bicicletas, viaturas e à pé. Fora isso, um reforço especial será deslocado para as demais áreas da cidade, durante a alta temporada de 2002, preservando o bem-estar da população e turistas que escolhem a cidade para curtir férias de Verão. Tudo isso irá garantir um réveillon mais seguro a todos os visitantes.
Com relação à limpeza, a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Municipais já está fazendo um planejamento de coleta de lixo para a alta temporada de 2002. No setor de coleta, a secretaria disponibilizará 15 veículos com capacidade para 8 toneladas cada, prevendo uma retirada diária de 200 a 250 toneladas de lixo por dia, atendendo a região central e praias. Nos bairros, a coleta será feita alternadamente, e na região Norte, para um melhor atendimento será implantada uma estação de transbordo de lixo no bairro Massaguaçu. (Fonte: PMC)

Unicamp apresenta projeto para coleta seletiva em Ubatuba

Ubatuba - Na quinta-feira, 29, Eglé Novaes Teixeira, professora da Unicamp (Universidade de Campinas) apresentou ao prefeito Paulo Ramos (PFL), secretários e assessores da administração o projeto de “Minimização de Resíduos Sólidos Domésticos”, para ser implantado no município. Esta experiência foi desenvolvida em Campinas com sucesso, em 1997.
A proposta consiste na redução da quantidade de lixo orgânico produzido pela população. A primeira fase prevê a quantificação do lixo, identificando as demandas nos períodos de alta e baixa temporada, o que levaria cerca de 4 meses de campo. Em seguida, em função das informações colhidas, a aplicação de uma campanha de conscientização junto às comunidades.
Segundo Eglé Novaes Teixeira, este trabalho identifica inclusive o desperdício de consumo da população. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba, Antonio Marchiori, existe um grande interesse da população de participar de uma coleta diferenciada, já demonstrado no primeiro mandato do prefeito Paulo Ramos. “A prefeitura vem buscando mecanismos para adequar sua infra-estrutura de coleta de resíduos e atender esta vontade da população”, afirma Marchiori.
Esteve presente também na reunião o coordenador do “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, Enrico Bonomo, que ajudou a constituir a cooperativa de reciclagem do lixo, “Cooperlimp”. Bonomo considerou a iniciativa excelente e estará buscando a inserção da cooperativa neste projeto. Pedro Paulo Souza, chefe da coleta de lixo afirmou que o projeto minimiza a coleta e o aterro sanitário. O secretário de Saúde, Jurandiau Lovizaro, considera importante, já que melhora as condições de saúde da população. “O lixo seletivo proporciona a prevenção de acidentes com a relação ao vidro e a proliferação de doenças, inclusive na prevenção da eminente proliferação da dengue, eliminando assim os focos e manter Ubatuba com índice zero de foco positivo”, concluiu Lovizaro.
Ao final, Paulo Ramos mostrou o seu total interesse e apoio à implantação do projeto, tendo em vista que haverá a otimização da coleta. Solicitou o projeto para viabilização do convênio. Esta reunião foi agendada pelo secretário Antonio Marchiori e por Gentil Godoy Júnior, chefe da Estação Experimental de Agronomia de Ubatuba. Também estiveram presentes na reunião Gentil Godoy Júnior, Ronaldo Berton do Instituto Agronômico, secretário de Educação Corsino Aliste Mezquita, secretária de Planejamento Marico Utiyama e o secretário de Administração Luiz Marino Jacob. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba apresenta projeto de reurbanização do Aeroporto

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), acompanhado do secretário de Arquitetura e Urbanismo (SAU), Sidney Giraud, e de empresários do município, apresentou ao superintendente do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), Dario Raes Lopes, o projeto de reurbanização do Aeroporto Gastão Madeira, desenvolvido pelo grupo voluntário de planejamento urbano, instituído pela Prefeitura com a supervisão da SAU. Lopes considerou o projeto adequado e técnicamente correto. Solicitou o estudo melhor detalhado para ser encaminhado oficialmente ao DAESP, que poderá ser protocolado no próximo dia 15.
No projeto propõe-se a abertura de uma nova via de acesso que ligará à rua Guaicurus, em direção ao bairro do Itaguá. Esta via com cerca de 200 metros, passa por dentro da área do DAESP, após a entrada do aeroporto num desvio de 45º. Com isso, a avenida Guarani passará a ter mão única até este trecho. Consta no projeto a área ao lado do aeroporto que receberá tratamento de reurbanização com a construção de uma praça aberta com paisagismo, pequenos espaços para eventos e exposições. Em torno desta área será criada cerca de 500 vagas de estacionamento no ângulo de 45º. A entrada do aeroporto também será remanejada e também haverá a criação de mais de vagas de estacionamento.
O grupo voluntário de planejamento urbano é composto por engenheiros, arquitetos, paisagistas e urbanistas. Todos profissionais que atuam em Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Fim de semana para deficientes

Ubatuba - Em comemoração ao Dia Internacional do Portador de Deficiências, nestes sábado e domingo, 1 e 2, haverá uma série de eventos organizados pela Aduba (Associação dos Deficientes de Ubatuba) com o apoio da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba. A Unir (Unidade Integrada de Reabilitação) da secretaria de Saúde também organizou algumas atividades para este fim de semana.
No sábado, às 20h, acontecerá no ginásio do Tubão a abertura do Dia Internacional com palestra sobre a integração do portador de deficiência na sociedade. No domingo, a partir das 10h, na piscina municipal e no Tubão acontecerão os primeiros jogos pára-olímpicos de Ubatuba. Serão várias atividades esportivas como natação, tênis de mesa e basquete em cadeira de rodas.
Durante os dias 1 e 2, no Centro de Informações Turísticas de Ubatuba, das 10 às 21h, a Unir estará promovendo a II Exposição de Trabalhos Artísticos, realizados por pessoas portadoras de deficiências. Todos os eventos comemorativos ao dia internacional do portador de deficiências contam com o total apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Em dezembro acontecerá o II Seminário de Cooperativismo

Ubatuba - Nos dias 11 e 12 de dezembro acontecerá o II Seminário de Cooperativismo em Ubatuba, no auditório da escola Tancredo Neves. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Ubatuba, através do “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, que vem incentivando a constituição de várias empresas, associações e cooperativas. O Seminário será ministrado pelo gerente do Sebrae de São Paulo, Benedito Roberto Zurita. As inscrições são gratuitas, abertas à população e serão feitas na SAS. A expectativa é de cerca de 200 participantes. O encerramento contará com a participação do secretário do Emprego e das Relações do Trabalho do Estado, Walter Barrelli. O município será representado pelo vice-prefeito Moralino Valim, em virtude de compromissos já assumidos pelo prefeito Paulo Ramos (PFL).
O I Seminário de Cooperativismo aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, em junho deste ano. Reuniu cerca de 80 participantes que tiveram o intercâmbio com três cooperativas de Caraguatatuba. Neste evento, foi apresentada as oportunidades de mercado e suas possibilidades de crescimento. Esta segunda edição do Seminário visa integrar mais pessoas no conhecimento do sistema de cooperativismo que vem crescendo no município. Hoje Ubatuba conta com uma cooperativa de reciclagem, uma associação de confecção e uma empresa de produtos de limpeza e outra de manipulação de alimentos. Cerca de 80 pessoas já se beneficiam dentro deste projeto. Para o coordenador do projeto, Enrico Bonomo, este Seminário vem trazendo resultados satisfatórios e considerado de excelente qualidade pelo Sebrae, Sescoop/ Ocesp (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e pelo Governo Estadual. (Fonte: ACS-PMU)

Coral de Ubatuba recebe prêmio em São Paulo

Ubatuba - O coral dos alunos da escola Aurelina Ferreira estiveram no CPP (Centro de Professorado Paulista), em São Paulo, para receber a premiação do concurso de corais que participou em outubro no CPP. Disputaram com 26 municípios e apresentaram-se para um público de mais de 300 pessoas. Ficaram com a 2ª colocação. A premiação foi uma fita de vídeo com a duração de 15 minutos, onde gravaram músicas diversas.
O coral Aurelina formou-se no início deste ano e possui 50 integrantes. São alunos da rede estadual e municipal. A coordenação é da professora de educação artística Adriana Maria Lopes. O repertório é composto por músicas folclóricas e MPB. Em outubro apresentou-se na igreja da Matriz. Há 4 anos a escola Estadual Aurelina Ferreira cedeu 5 salas de aula para alunos da rede municipal. O conta com o apoio da secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Diocese de Caragua arrecada 9 toneladas de alimentos

Caraguatatuba - A 1ª Gincana da Partilha realizada entre as 10 paróquias da diocese, mobilizou a comunidade e conseguiu arrecadar em 10 dias de arrecadação, quase 9 toneladas de alimentos de primeira necessidade.
Durante a Missa celebrada no último domingo,25, presidida por Dom Fernando Mason e concelebrada por quase todos os padres da diocese e religiosos, aconteceram momentos marcantes como as ofertas que simbolizaram todos os momentos importantes vividos pela diocese, durante o ano de 2001, entre eles a ordenação de Pe. Alessandro, a compra da Casa do Seminário em Cçapava, o restauro da Igreja Matriz de São Sebastião e o 1º Plano diocesano de Pastoral, aprovado em assembléia.
Comtou também com momento de emoção na Ação de Graças com a encenação da benção do Cristo Rei.
No salão social, a festa ficou por conta das paróquias que apresentaram-se com teatro, coreografias e muita música. O encerramento foi com chave de ouro com a apresentação do Coral as Cigarrinhas de Ilhabela.
Quanto aos alimentos arrecadados, eles retornaram para as paróquias, em partes iguais (730 quilos), com exceção ca Catedral Divino Espírito Santo, vencedora da gincana com uma arrecadação de 2 toneladas, e que levou 2 partes da divisão: 1460 quilos.
Os alimentos comporão cestas básicas e serão distribuídos entre as centenas de famílias que já são assistidas pela ação social da Igreja e Vicentinos.

Secretaria de Saúde atua em ações integradas

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba vem implantando um novo modelo de atendimento à população. Para resumir o novo formato, uma única palavra traduz a grande meta da atual Secretária Myrlene Veneziani: prevenção. Tudo começa com um trabalho minucioso nos bairros, que ainda não é tão perceptível a toda população mas já vem surtindo efeitos. O PSF-Programa Saúde da Família vem mudando a forma de atendimento a população. Uma das iniciativas do novo programa da Secretaria de Saúde são os grupos de apoio a Diabete, a Gestante, a Hipertensão e a Saúde Mental, que já funcionam nos seguintes bairros do município: Perequê Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tabatinga, Massaguaçu, Getuba e Casa Branca. Nestes grupos profissionais da saúde e moradores discutem e trocam informações sobre a melhor maneira de conviver com a doença, como hábitos de alimentação, a prática de exercícios físicos e outras formas de controlar a doença. Com esses grupos evita-se complicações de doenças. Quanto aos deficientes mentais, por exemplo, os familiares são orientados a incluir essas pessoas nas questões da sociedade. Apesar da difícil responsabilidade há maior chance de se ter a doença controlada do que deixando a pessoa em manicômios ou asilos, acredita a secretária Myrlene Veneziani. Os projetos e ações mostram que a visão da secretária vai além do doente ou da doença. Ela acredita, por exemplo, que o desemprego também causa doenças. (Fonte: PMC)

População deixa mais de 150 mensagens nas urnas de sugestões

Caraguatatuba - Os Vereadores de Caraguatatuba abriram na tarde de terça-feira, dia 27 de novembro, as urnas de sugestões que foram espalhadas pelo município. Foram mais de 150 mensagens deixadas pelos contribuintes, dos mais diversos tipos. As mensagens serão separadas e enviadas aos seus destinatários.
A Câmara Municipal inovou ao espalhar pela cidade, 8 (oito) urnas de madeira em diversos pontos, para que os contribuintes deixassem suas sugestões. As urnas tem 1 metro de altura e tem forma de trapézio, medindo de 25 à 60 centímetros.
As urnas ficaram por 30 dias nos seguintes locais: Supermercado Semar, Supermercado Formigão, Supermercado Porto Novo, Padaria Shopping do Pão, Padaria Sumaré, Pedreira Massaguaçu e nas bancas de jornal do Aristeu, na Praia das Palmeiras e na banca do Taro, na praça Dr. Cândido Mota.
A abertura das urnas se deu na sala de reuniões e foi assistida por 7 Vereadores; AG Pereira, Dalva Santana, Wilson Gobetti, Valmir da Colônia, Agostinho Lobo de Oliveira, João Rodrigues de Godoy Filho e Nilson Lopes da Silva, além de funcionários.
Os números das urnas dizem o seguinte: O menor número de mensagens foi deixada na Pedreira Massaguaçu e o maior na Banca do Taro, no centro da cidade. Entre as mensagens há sugestões, críticas e até ofensas, bem como cartas a Secretários Municipais e ao prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva.
Segundo o presidente da Câmara, Valmir da Colônia, as mensagens serão separadas e endereçadas a quem de direito. "As cartas direcionadas ao prefeito serão enviadas à ele, bem como aos Secretários. Faremos uma triagem das cartas assinadas e analisaremos o que foi dito nas mensagens anônimas", disse.
Para o Parlamentar, a iniciativa foi válida. "Conseguimos chegar mais próximo do povo, o que é o nosso dever, dando a ele um canal direto para suas reclamações e sugestões", frisou. Dentro de aproximadamente 15 dias as urnas serão distribuídas novamente pela cidade. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Secretaria de Esportes apoia Copa do Comerciário em São José

Caraguatatuba - Durante o mês de novembro vem acontecendo a “Copa do Comerciário” de Futebol de Salão nas quadras do SESC (Serviço Social do Comércio) em São José dos Campos no Ginásio de Esportes Ubaldo Gonçalves (CEMUG) em Caraguatatuba.
O evento foi apoiado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatauba através da SER (Secretaria Municipal de Esportes de Recreação da cidade) e o objetivo principal da competição foi promover a integração entre os adeptos do futsal que trabalham no comércio do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
A Secretaria de Esportes de Caraguá atuou no torneio cedendo árbitros, parte técnica da Lifusac (Liga de Futsal de Caraguá), além da participação de 5 equipes.
A final do campeonato aconteceu no último dia 27 entre as equipes do Bingo Fortaleza x Geração Independente. O vencedor foi o time do Bingo pelo placar de 6 x 3. Os gols foram marcados por Márcio (2), Edinei, Denis, Betel e Everton contra. Já Fábio Pombo, Everton e Marcus Vinícius fizeram para a equipe adversária. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Ocupação do Solo - Gostaria de manifestar minha indignação com Vereadores da Câmara de Caraguá que vem aprovando alterações na Lei 200 (Lei de uso e ocupação do solo), para beneficiar casos pontuais e admitindo usos de serviços, como S3, que são os estabelecimentos que pelo porte e por incompatibilidade com a vizinhança devem ter localização específica conforme diz a Lei, sendo liberados em áreas residenciais. Projetos esses sem nenhum respaldo técnico e ainda sem as medidas a serem tomadas como já orientados pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba, que vem tendo uma séria preocupação com as questões Urbanas do Município. Senhores vereadores vamos pensar a cidade como um todo!!!! Gostaria de divulgar os trabalhos do site www.aeaac.com.br que vem trazendo informações não só para os profissionais mas para a população em geral, sobre as questões tecnicas , construtivas e legislativas da construção civil.

Paulo André - Arquiteto e Urbanista
Caraguatatuba - SP
arqpa@bol.com.br

 

Anuncie PAS

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor