Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 31 de janeiro de 2001 - Nº 220 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Ubatuba retoma ciclovia na Oswaldo Cruz
Ilhabela analisa hoje municipalização do ensino
Jornalista lança livro de contos
ACAJU realiza canoagem ecológica em Caraguá
Bicicross e Skate na Praça Tom Ferreira atraem a galera
Caraguá oferece atrações musicais imperdíveis



Ubatuba retoma ciclovia na Oswaldo Cruz

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos, anunciou que na próxima semana dará início à ampliação da ciclovia ao longo da rodovia Oswaldo Cruz. O traçado prevê o prolongamento da ciclovia até o pé da serra em um trecho de 3,5 quilômetros. A obra consiste na recuperação do acostamento e colocação de obstáculos para o tráfego de bicicletas.
Esse é o principal veículo utilizado por moradores da região do Ipiranguinha, Morro das Moças e Horto Florestal, para se deslocar ao centro da cidade e à praia. O custo ainda não foi definido. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela analisa hoje municipalização do ensino

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela votam hoje à noite projeto de lei do prefeito Manoel Marcos (PTB) que prevê convênio da prefeitura com o Estado para o ensino fundamental de 1º a 4º série. Hoje, a prefeitura custeia sozinha a educação de 914 alunos e gastos com 20 escolas. O secretário da Educação, Antônio Cornélio Morais Filho, disse que acredita que o projeto será aprovado. "Quem era contra sabe hoje das dificuldades para conseguir uma classe." O diretor da Delegacia de Ensino do Litoral Norte, Laércio Albarici, disse que, com o convênio, o município passa a receber uma verba maior para ser aplicada na educação. (Fonte: ValeParaibano)

Jornalista lança livro de contos

São Sebastião - A Musa Editora acaba de lançar o livro de contos “As Duas Noras”, da jornalista Regina Helena de Paiva Ramos. Escrevendo sempre sobre mulheres, Regina Helena teve o seu primeiro livro de contos - muito elogiado por Antônio Houaiss - considerado por mulheres engajadas em movimentos em defesa da mulher como um livro feminista. “As Duas Noras” segue esta linha?
A autora responde que não sabe: “Escrevo sobre mulheres e seus problemas, suas angústias, seu sofrimento e, muitas vezes, sobre a bitola em que navegam pela vida. Escrevo numa espécie de diagnóstico, critico, boto o dedo na ferida e, às vezes, também rio de algumas dessas mulheres. Mas não é desprezo, nem caçoada. É que algumas situações acabam, mesmo, fazendo rir. Rir também é uma forma de criticar. Não sei se isso é feminismo. Talvez seja. Afinal, sou feminista.”
Jornalista formada pela 4ª turma da Faculdade de Jornalismo “Cásper Líbero”, Regina Helena atuou em diversos órgãos de imprensa (O Tempo, A Gazeta, Correio da Manhã, Tribuna da Imprensa, Construção em São Paulo, revistas Manchete e Fatos e Fotos, e nas tevês Excélsior e Bandeirantes) tendo se aposentado como editora de “País” da Revista Visão. Hoje, colabora na revista “Problemas Brasileiros”.

“As Duas Noras” - Contos - Musa Editora - R$22,00
Contatos: Musa Editora - fones 3862.2586 e 3871.5580 -  musaeditora@uol.com.br
Regina Helena de Paiva Ramos - fone 3759.1738 -
reginapaiva@uol.com.br

Nestes últimos feriados a autora fez tardes de autógrafos no Iate Clube de Barra do Una, do qual é uma das primeiras associadas. “Happy Hour com Literatura” foi a denominação do evento, organizado pelo “capitão” social do Iate Clube, eng. Rubens D’Agostini, o Dag. O evento fez parte da programação cultural de férias do Iate. “As Duas Noras” está à venda na livraria Satélite, em São Sebastião e na Banca da Carmem, em Juquehy.

ACAJU realiza canoagem ecológica em Caraguá

Caraguatatuba - A Acaju - Associação Caiçara Ecológica Juqueriquerê estará realizando no dia 3 de fevereiro, às 9 horas uma Canoagem Ecológica com largada da Ponte do Porto Novo e chegada na Boca da Barra. As categorias participantes serão dupla e individual para canoas e caiaques, feminino e masculino. Quem juntar maior quantidade de lixo nas margens do Rio será o vencedor.
Às 19 horas haverá entrega de dos troféus e show musical com o cantor e compositor caiçara Luiz Perequê no Clube do Samba, antigo Arrastão. Ao longo doa no 200 a Acaju realizou 12 mutirões de limpeza retirando do Rio seis toneladas de lixo. A Associação também realizou um processo de educação ambiental com atividades de conscientização dos moradores locais e dos alunos da rede municipal e estadual, chamando a atenção para a importância da preservação do meio natural.
Foram realizadas palestras e uma mini exposição com fotografias e textos referentes ao Rio Juqueriquerê. Mais de 1500 alunos da Escola estadual Avelino Ferreira e do CIEFI do porto Novo participaram. A Acaju iniciou o Projeto PORA de Cultura e Ecologia com a realização da Oficina de fotografia Maquinalata, oferecida para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Sob a responsabilidade do fotógrafo Diego de Campos Padgurschi. O objetivo foi estimular o conhecimento do ecossistema e a cultura caiçara. (Fonte: PMC)

Bicicross e Skate na Praça Tom Ferreira atraem a galera

Caraguatatuba - Quem resolveu dar uma paradinha na Praça Tom Ferreira na Sexta, dia 26, pode assistir a um espetacular show de esportes radicais. Foi a primeira demo da equipe Freedom Fog Footwear, neste novo milênio. O campeão brasileiro de skate na modalidade street, Alexandre Braga e o biker Balú, atletas profissionais, apresentaram manobras radicais alucinantes no solo.
Alexandre Braga, campeão brasileiro em 1999, é da equipe Freedom Fog, que instalou duas rampas para demonstrações de skate street, que é uma modalidade com obstáculos em diversos pontos, ao invés de uma única rampa ou ralf. Outra presença que fez o público vibrar foi a do biker Sérgio Ricardo, o Balú, que também fez várias demonstrações e manobras radicais na modalidade Free Style.
Balú foi campeão Mundial em 2000 nesta modalidade, e estará disputando em breve o Mundial na Califórnia. Sérgio Ricardo também é da equipe Freedom Fog. O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e da Água do Mar Surf Shop. (Fonte: PMC)

Caraguá oferece atrações musicais imperdíveis
“Sons do Verão” oferece shows musicais gratuitos diariamente

Caraguatatuba - Bandas de vários gêneros musicais estão se apresentando na Praça Tom Ferreira, na Praia do Centro em Caraguatatuba. Moradores e turistas têm diariamente a oportunidade de assistir gratuitamente e ao vivo, shows de rock, rap, reggae, surf music e outros estilos musicais. Já teve nomes como Ulisses Rocha, violonista e Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura.

30 de janeiro - Marcos Fagundes e banda - Dia 30 a banda é a vez de Marcos Fagundes e banda com músicas que vão do rock ao pop passando pelo funk reggae, com influências de Paralamas, Skank, Cidade Negra, Marisa Monte, Nando Reis, Plebe Rude, Chico Science, Jota Quest e outros. No show Marquinhos toca guitarras e violão corda de aço. O cantor explora muito bem a sua voz , melodicamente suave e aguda no show que promete uma hora e meia para público nenhum ficar parado. Marquinhos e banda já subiram no palco do Maracanazinho para apresentar a música Você é Demais - foi escrita para participar do extinto festival do Banco Nacional. Neste show o encerramento ficou com a banda Barão Vermelho. O show foi apresentado para 40 mil pessoas.

31 de janeiro - Sem Compromisso - Dia 31, é o grupo Sem Compromisso é uma banda de pagode de Caraguatatuba que existe há dois anos. Atualmente o grupo está vivendo uma ótima fase, , fazendo apresentações ao público em festas e quiosques do Litoral Norte. Os integrantes da banda são: Robson (vocal), Márcio (violão), Junior (pandeiro), Fabrício (Rebalo), Henrique (cavavo), Antonio (Percussão), e Rodolfo (Bateria). O repertório da banda neste show é o seguinte: Feitio de Paixão, Coisa de Pele, Utopia, Tão Inocente, Lucidez, Eu e Você Sempre, Hoje Vou Pagodear, Ainda Resta uma Bagagem, Bombocado, entre outras.

01 de fevereiro - Banda Makulelê - Rock Pop - Na estrada desde 1996, a banda de rock Makulelê, do Vale do Paraíba está lançando o segundo trabalho independente. Intitulado “Quanto mais eu corro maior o cachorro”, o CD foi totalmente produzido pelos próprios integrantes da banda (David D’Epiro - vocal; Fábio Alba - guitarra; Leandro Nunes - baixo; Deley - bateria). O Cd contém participações especiais dos grupos de rap Visão Negra, Ovelhas Negras e Gueto Sul, além da bandas de pop rock EX - CB. “O rap e a música eletrônica estão muito presentes em nosso novo trabalho, embora o rock continue sendo a espinha dorsal do nosso som”, contou Fábio Alba, guitarrista. Ao longo das 15 faixas, além do rap e da música eletrônica, também de forma independente.

4 de fevereiro - Banda Banco Central - A banda Banko Central, que tocará no dia 4 de fevereiro foi formada com a intenção de fazer música independente da moda, ou seja fugindo do Axé, dos sertanejo, do pagode. A banda prefere tocar ritmos como blues, rock and roll, hard rock e improvisos com bastante swing. As influências variam desde Jimi Hendrix, Pink Floyd, Stevie Ray Vaughan, Black sabbath, Gary Moore, Johnny Winter e outros. A banda é formada pelos músicos; Marcos Brenner (bateria e backing vocal), Luiz Marassi tanuri (guitarrista base e vocal), Ronaldo Fida (guitarrista base e solo), Wagner Gonçalves campos (baixo). (Fonte: PMC)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor