Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 02 de julho de 2002 - Nº 563 Edições Anteriores

Saint Tropez Flamboyant Chalés Gaivota

Litoral Norte:
   Vale do Paraíba e Litoral de SP devem ter 54 candidatos

Caraguatatuba:
   7º Congresso Estadual dos Aposentados
   Fundacc inicia oficina de técnica de lápis de cor
   Inverno Quente vai aquecer noites de julho em Caraguá
   Aprovado curso de Informática do Módulo
   Módulo realiza festa julina beneficente

Ilhabela:
   Ilhabela inaugura Hospital Governador Mário Covas
   Assaltantes levam mais de R$ 45 mil de banco em Ilhabela
   PM prende autores do roubo saindo da cidade

São Sebastião:
   Prefeitura inaugura Agência Comunitária do Correio na Topolândia
   Sociedade Amigos de Boiçucanga tem nova diretoria

   Carta do Leitor



Vale do Paraíba e Litoral de SP devem ter 54 candidatos

Litoral Norte - Pelo menos 20 candidatos a deputado federal e 34 a deputado estadual da região do Vale do Paraíba e do litoral norte de São Paulo devem disputar as eleições do próximo dia 6 de outubro. O número pode aumentar porque alguns partidos ainda não definiram todos os seus candidatos. As chapas podem ser compostas até o próximo domingo.
No total, foram consultados pela Folha 13 partidos _PHS, PSDB, PT, PMDB, PFL, PTB, PPS, PSB, PPB, PSTU, PST, PDT e PL.
Dos 54 postulantes a uma vaga na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados de Brasília, 50 são do Vale do Paraíba e apenas quatro representam as cidades do litoral norte.
De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), até agosto de 2000, as 33 cidades da região somavam 1.243.452 eleitores.
O maior colégio eleitoral, segundo o TRE está localizado em São José dos Campos, com 321.931 eleitores _cerca de 25,89% do eleitorado da região.
São José também concentra cerca de 40,70% do total dos nomes confirmados pelos partidos em 13 cidades da região, com a inscrição de 22 candidatos _oito para deputado federal e 14 para estadual.
No ranking de municípios com maior número de candidatos, Jacareí ocupa a segunda posição com oito pessoas na disputa eleitoral _dois para federal e seis para estadual.
O PT é o partido que deve lançar o maior número de candidatos na região _três federais e dez estaduais_ seguido pelo PSB, que apresenta sete postulantes.
Taubaté tem sete nomes lançados na corrida eleitoral; Caçapava, três; Pindamonhangaba, três; São Sebastião, três; Cruzeiro, três; além de Guaratinguetá, Ilhabela, Santa Branca, Lorena, Guararema e Campos dos Jordão (todas cidades com um candidato cada).

Indicações - Em São José, o PSDB optou por compor uma chapa própria de candidatos a deputado federal e estadual, o que provocou um mal estar na bancada governista do prefeito Emanuel Fernandes (PSDB).
Os vereadores, que dão sustentação ao governo de Emanuel, queriam que o prefeito apoiasse pelo menos um parlamentar da cidade na corrida eleitoral para a Assembléia Legislativa ou à Câmara dos Deputados.
No entanto, o prefeito preferiu lançar apenas candidatos do PSDB, sob a alegação de que estaria sendo pressionado pelo partido. Na época, o tucano afirmou que não faria sentido o partido que tem o governo federal e estadual não ter seus próprios postulantes.
No começo do ano, o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), chegou a cogitar sair a candidato a deputado estadual ou federal pelo partido. Na época, membros do PSDB também chegaram a citar o nome do prefeito de Guaratinguetá, Francisco Carlos Moreira dos Santos, como uma opção.
No entanto, a intenção de Antônio Carlos foi barrada com a indicação da ex-secretária municipal de Saúde de São Sebastião Cláudia Battochio porque o PSDB não queria perder uma nova liderança no litoral norte, onde o partido tem dois prefeitos Caraguatatuba e São Sebastião.

Maiores partidos - Na região, o partido que tem o maior número de administrações municipais é o PSDB (16), entre elas, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Taubaté, Caraguatatuba, São Sebastião e Guaratinguetá.
Já o PT, principal opositor da legenda tucana, conquistou apenas duas prefeituras nas eleições municipais de 2000 _Jacareí e São Bento do Sapucaí.
No ranking de partidos com maior representação no Vale do Paraíba e no litoral norte estão o PFL e o PTB que administram quatro cidades, seguidos do PMDB, do PPB e do PSB _cada partido com representantes à frente de duas administrações municipais da região. (Fonte: Folha)

7º Congresso Estadual dos Aposentados
Caraguatatuba sedia de 2 a 4 de julho o 7º Congresso Estadual dos aposentados e Pensionistas do Estado de são Paulo, no Clube Ilha Morena, com a participação de cerca de 300 pessoas, incluindo congressistas de Santa Catarina e Rio de Janeiro

Caraguatatuba - Caraguá sediará o 7º Congresso Estadual dos Aposentados e Pensionistas no Clube Ilha Morena, de terça-feira 2 de julho, a quinta-feira, 4 de julho. O encontro irá reunir congressistas do estado todo e também de Santa Catarina e Rio de Janeiro, para discutir questões relacionadas a melhoria na qualidade de vida dos aposentados brasileiros.
De acordo com a presidente do Conselho Consultivo da AAPC - Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguá, Vera Welzl, entidade que está organizando o encontro, é um grande mérito para Caraguá estar sediando um encontro tão expressivo como este. “Outras cidades do Vale do Paraíba já tinham sido cotadas para a realização do Congresso, mas em razão do encontro de aposentados que aconteceu também em Caraguá no ano passado, a cidade novamente foi escolhida, pela infra-estrutura oferecida”, explicou, completando que, eventos como esse, na baixa temporada, trazem a Caraguá um público diferenciado, que além de participar do Congresso pode conhecer as belezas da cidade e opções de lazer oferecidas mesmo durante o inverno. “Pelo menos 200 estadias estão garantidas nesses três dias de Congresso e um movimento assim durante a semana é muito bom para a cidade. Em especial, para a Associação de Aposentados, sediar o Congresso é motivo de muito orgulho, porque nossa entidade existe há 10 anos, e nesse tempo tem lutado muito pelos aposentados de Caraguá”, disse Vera.
Entre as temáticas discutidas durante o evento, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, estarão as questões de saúde, INSS, entre outras. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas pelo telefone (12) 423-2174. (Fonte: PMC)

Fundacc inicia oficina de técnica de lápis de cor

Caraguatatuba - A Fundacc reinicia no dia 11 de julho, quinta-feira, a Oficina de Técnica de lápis de cor, uma das alternativas da pintura a óleo, com o artista plástico Jac Costa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Oficina Cultural do Centro. As aulas acontecem às quintas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.
Segundo o artista, o lápis de cor é uma técnica intermediária entre o desenho e a pintura propriamente dita. Muito utilizados pelos artistas do século passado, os lápis de cor constituem-se em um material de pintura simples e acessível -“Com eles podem ser elaboradas obras de grande precisão, embora de execução relativamente lenta” comenta Costa. “A técnica dos lápis de cor foi muito utilizada por artistas como Toulouse, Munch e Degas Além de ser um meio de pintura a seco, com efeitos próprios, pode ser combinado com outras técnicas, produzindo diferentes texturas e cores”.
O público-alvo da oficina, que tem a duração de 5 meses, são adolescentes e adultos, e tem o objetivo de desenvolver através da vivência prática, a habilidade pelo desenho e pintura e estimular novas descobertas através da pesquisa e da leitura, entre outros.
Mais informações na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, centro, ou pelos telefones (12) 423 7555 ou 423 0357. (Fonte: Fundacc)

Inverno Quente vai aquecer noites de julho em Caraguá

Caraguatatuba - A Fundacc já está nos últimos preparativos para o Inverno Quente, a programação cultural que acontece nas férias de julho, na Praça Dr. Cândido Motta, na área central de Caraguatatuba. Neste ano, o evento engloba também ações no Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos. A programação acontece de 12 a 28 de julho. às sextas, sábados e domingos, sempre após a missa, às 21 horas.
Estarão apresentando-se neste ano, grupos regionais de festejos juninos, com repertório típico. As Oficinas Culturais da Fundacc também estão preparando-se para apresentar números com danças típicas.
Alterando uma programação anterior, a direção da Fundacc agendou para o dia 12 de julho, a premiação do I Concurso Fundacc de Dramaturgia, abrindo assim, a programação do Inverno Quente, com a presença das oficinas culturais de teatro apresentando sckets , sob a direção de Júnior Magresco, homenageando os participantes do concurso. (Fonte: Fundacc)

Aprovado curso de Informática do Módulo

Caraguatatuba - A Comissão do MEC esteve visitando a instituição entre os dias 10 e 12 de julho para analisar a proposta de implantação do curso de Bacharel em Sistemas de Informação.
O curso foi aprovado com o conceito “B”, considerado muito bom de acordo com as determinações do MEC. Foram analisados o programa pedagógico, o corpo docente, a estrutura física e a biblioteca. Segundo a professora Regina Pompeu, esse é um dos cursos mais esperados na região, que terá duração de quatro anos, no período noturno e serão oferecidas 60 vagas.
As funções que podem ser exercidas neste campo de trabalho são diversas, como gerente de redes, administrador de negócio próprio ou de terceiros, gerentes de atividades de tecnologia da informação e administrador de bancos de dados.
Trata-se do segundo curso aprovado pelo MEC este ano. O primeiro foi o curso Normal Superior, que já está em funcionamento na entidade, que foi aprovado com o conceito máximo “A”.
Ainda este ano serão avaliados mais dois cursos, um de licenciatura em computação, com duração de três anos e 60 vagas e outro de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas que deve ser avaliado em julho, com 60 vagas. (Fonte: Módulo)

Módulo realiza festa julina beneficente

Caraguatatuba - Após cerca de 10 anos sem a realização de festas abertas ao público, o Módulo estará promovendo, no próximo dia 5, uma grandiosa Festa Julina que promete abalar a agenda do litoral.
Além de quadrilhas, fogueiras, brincadeiras típicas, como o correio elegante, cadeia, bingo com diversos prêmios, e a especial participação da banda de forró Kalango, a festa do Colégio Módulo contará com barracas de entidades filantrópicas como APAE, Casa da Criança e Asilo Vila Vicentina. A iniciativa partiu da diretoria e coordenação da escola, juntamente com os formandos do Ensino Médio, que estão engajados com os problemas sociais da cidade. “E uma forma de podermos colaborar com essas entidades e ao mesmo t empo nos divertirmos - declarou o aluno Felipe Almeida, do 3° ano.
De acordo com a coordenadora do ensino fundamental, Marizabel G. Francesca, essa festa tem como objetivo principal integrar os pais, professores e alunos com a comunidade. “A confraternização é o nosso maior objetivo. Esse ambiente de amor, paz e solidariedade, sem dúvida, é o mais importante dessa festa” - declarou.
O evento acontecerá no Recanto do Sossego, conhecido como Pesqueiro do Camilo, m local de indiscritível beleza, que conta com lagos e espaços em completa harmonia com a natureza. O pesqueiro fica na Rua Joaquim Roque, n° 400, no bairro do Jaraguazinho, próximo ao posto da Polícia Rodoviária. O início está marcado para às 17:00 horas e o baile de forró a partir das 21:00 horas. Vale a pena conferir! (Fonte: Módulo)

Ilhabela inaugura Hospital Governador Mário Covas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela inaugurou ontem o Hospital Municipal Governador Mário Covas, localizado no bairro da Barra Velha.
A família de Mário Covas foi representada pelo ex-secretário da Segurança Pública de São Paulo, Marco Vinícius Petreluzzi.
Feldman lembrou das viagens que o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, realizou para a capitação de verbas. “O prefeito compareceu exaustivamente a São Paulo e a Brasília buscando ajuda para terminar o hospital. Mais importante que a ver a obra concluída é saber que no local será oferecido um atendimento de qualidade à população”, disse.
Manoel Marcos deu ênfase à maternidade da instituição. “Hoje é um dia histórico que representa o fim do constrangimento de ver as mães de Ilhabela parindo seus filhos dentro da balsa”, afirmou.
O prefeito também recordou do patrono do hospital, Mário Covas. “O governador foi um exemplo de honestidade e aplicação correta do dinheiro público. Sinto-me honrado de estar inaugurando um obra que leva o seu nome.”
O secretário municipal da Saúde, Antônio Luiz Colucci, destacou a humanização do atendimento aos pacientes. “O doente que passa por momentos difíceis precisa de uma atenção especial. O hospital adotará uma gestão mais humana para tornar a estadia do doente mais agradável”, disse.
O representante do secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, Luiz Roberto Barradas, parabenizou a cidade pela obra. Também estiveram na inauguração do Hospital Governador Mário Covas, o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos, vice-prefeito de Ubatuba, Moralino Valim Coelho, a deputada federal Ângela Guadagnin, o presidente da Câmara de Ilhabela, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o vice-prefeito de Ilhabela, Gilson Tangerino, além dos vereadores e secretários municipais de Ilhabela e São Sebastião e entidades civis organizadas.

O Hospital - O hospital possui três mil metros quadrados de área construída, nesse espaço além da maternidade e do pronto socorro, o local conta com dois centros cirúrgicos, sala de pediatria, 50 leitos, uma capela, ultrassom, consultórios, farmácia, refeitório, vestiário, estacionamento e um necrotério.
No início, somente o pronto-socorro e a maternidade estarão em atividade. A utilização de total dos serviços oferecidos pelo hospital ocorrerá conforme o aumento da receita da prefeitura que calcula gastar cerca de R$ 300 mil mensais com a entidade. Estima-se que cerca de 150 pessoas trabalharão no local quando estiver funcionando totalmente.
A obra começou em 1998 e seria uma Unidade Mista de Saúde. Dessa forma, as internações não seriam superiores a 24 horas. A construção foi paralisada em 2000 e recomeçou em novembro do ano passado.
Para terminar a construção foram investidos R$ 2,5 milhões e levou sete meses para ser concluída. O custo final do empreendimento foi de R$ 3,5 milhões.
O hospital começa a funcionar amanhã atendendo os casos de urgências e emergências.

O Prêmio - Atendendo ao pedido do vereador Jadiel Vieira, o deputado estadual Walter Feldman se comprometeu a presentear com um enxoval a primeira criança de Ilhabela que nascer no Hospital Governador Mário Covas.
Para a representante da Pastoral da Criança na cidade, Maria Isabel da Silva, a entrega do hospital é importante porque vão voltar a nascer crianças no município. Ela disse ainda que a entrega da unidade hospitalar pode significar socorro mais rápido para um paciente.
“ Para quem usa a balsa para passear, 15 minutos não é nada, mas para quem depende de atendimento médico, pode representar uma vida.” (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltantes levam mais de R$ 45 mil de banco em Ilhabela

Ilhabela - Três assaltantes invadiram na tarde de ontem a agência Nossa Caixa Nosso Banco, localizada na praça Coronel Julião, no Centro de Ilhabela, levando mais de R$ 45 mil. No momento do roubo a agência estava com cerca de 10 pessoas entre clientes e funcionários.
Meia hora depois do fechamento da agência ao público, às 15h30, três homens, portando duas pistolas e um revólver, vestindo uniformes iguais, entraram na agência pela porta da frente anunciando o assalto. Rapidamente eles renderam o vigia, pegando sua arma.
Os assaltantes foram até o balcão, rendendo também o gerente e funcionários. Eles pegaram o dinheiro dos caixas e do cofre. A ação dos assaltantes foi rápida tendo durado menos de cinco minutos.

Sem segurança - O local funciona em um prédio antigo, ao lado da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) e não é dotado de porta giratória de detector de metais ou câmaras de vídeo para segurança.
Após pegar o dinheiro, o trio fugiu a pé, em direção à balsa. A polícia desconfiou que os assaltantes eram de fora porque não usaram capuzes para esconder os rostos durante o roubo.
Logo após a comunicação do assalto à polícia, foi feito bloqueio na saída da balsa, distante seis quilômetros do centro. Policiais civis e militares também fizeram diligências pelo município. No início da noite de ontem, a equipe da Força Tática da Polícia Militar conseguiu prender os autores do roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

PM prende autores do roubo saindo da cidade

Ilhabela - A equipe da Força Tática da Polícia Militar conseguiu prender os autores do roubo no início da noite de ontem. Eles estavam em um Fiat prata, de Franca, tentando embarcar na balsa para São Sebastião.
O cabo Agenor, comandante da Força Tática, explicou que estava em patrulhamento em São Sebastião, quando soube pelo rádio do roubo e foi até Ilhabela auxiliar nas buscas do suspeito.
O policial entrou em contato com o gerente do banco e ficou sabendo das características dos autores e a maneira como foi praticado o crime, suspeitando de uma quadrilha, já conhecida da polícia.
Enquanto faziam patrulhamento pela cidade, os policiais foram abordados por um morador que contou ter visto um Fiat prata, de Franca, em alta velocidade na avenida e fazendo ultrapassagens perigosas. Já na balsa, os policiais ficaram observando os veículos e deparando com o carro suspeito denunciado pelo morador.
A equipe encontrou dois dos assaltantes com quatro armas, sendo duas pistolas, uma 9 mm e outra 380, e ainda dois revólveres, calibre 38, um deles pertencente ao vigia do banco. Escondido no porta-malas do carro, a polícia encontrou o terceiro assaltante e o dinheiro levado da agência. Os acusados são Cleber Vilanova de Oliveira, Geova Marcelino Alves e Marcos Luciano Pedroso da Silva.
Segundo o cabo Agenor, o trio pertence a uma quadrilha, que já praticou um latrocínio e um assalto em joalherias de São Sebastião, Caraguatatuba e Taubaté. Cleber seria o líder do grupo, morador no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. Além do cabo Agenor, participaram da prisão os soldados Saldiva, Tenório e Ruan. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inaugura Agência Comunitária do Correio na Topolândia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião numa parceria com os Correios inaugurou ontem, dia 1º, a Agência Comunitária dos Correios no Centro Comunitário do bairro da Topolândia, região central do município. A cerimônia, que estava prevista para a última sexta-feira, 28, foi transferida por conta do atraso devido às outras quatro agências inauguradas no mesmo dia, nos bairros da Enseada, São Francisco, Boiçucanga e Juquehy.
Para o presidente da Sociedade Amigos da Topolândia, Carlos Ribeiro de Jesus, os serviços dos Correios são reivindicações que a comunidade vem pedindo desde o fechamento da agência que funcionava no bairro. “Os moradores estavam reclamando pela falta destes serviços, por isso, há mais de um ano eu enviei um ofício à Prefeitura e aos Correios solicitando a implantação de um novo posto no bairro”, disse Carlos Ribeiro.
A moradora Benedita Pereira de Lima disse ser uma iniciativa boa, desde que funcione.
Paulo Julião falou da importância de se trabalhar em parcerias com outros órgãos e adiantou que está realizando novos contatos com a empresa, buscando ainda mais benefícios da prestação destes serviços à comunidade.
Ele também destacou o esforço desta administração em disponibilizar os serviços dos correios nos cinco bairros, oferecendo-os novamente à comunidade. Para Julião, o fechamento das agências foi conseqüência de administradores que não tinham noção dos interesses da população. Realmente é necessário se contabilizar os gastos onde temos um retorno de apenas 10% das vendas, mas temos de ver que o maior valor que deve ser considerado é o beneficio social, que está acima de qualquer questão”.
O prefeito aproveitou a cerimônia para passar à população algumas das ações que vêm sendo realizadas no município, e outras que deverão ser iniciadas até o final deste ano como a construção de um novo Posto de Saúde que, segundo ele, é uma prioridade do seu governo. “Não estou em campanha e nem é demagogia, mas nós iremos inaugurar juntos um novo Posto de Saúde que irá atender todo este bairro. “Eu posso cortar verba em outras áreas, mas para mim a saúde é uma prioridade onde não se corta nada”, disse ele, ressaltando que a única unidade de saúde do local teve a pedra fundamental inaugurada em 85 e foi reformada na sua gestão, em 92.
Na cerimônia estavam presentes os vereadores Marco Leopoldino, Marcos Fully, Erwin Mota, Mário Coutinho, que destacaram a importância que será à população os serviços dos correios. “É uma conquista do povo. A retomada de um serviço que havia sido cancelado na administração passada”, concluiu Mota.
O gerente dos Correios de São Sebastião, João Teixeira, falou da importância dos serviços prestados pela empresa “que se resume numa ação social, que se encontra em todos os municípios do país, com o objetivo de fazer com que as pessoas se comuniquem”.
Os postos disponibilizarão a maioria dos serviços realizados pela agência do Centro, como telegrama, sedex, envio e recebimento de correspondências, reembolsos postais, selos e cartões festivos.
Apesar de já inaugurados, os postos somente começarão a funcionar a partir do dia 15 de julho. “Nós iremos precisar de uns 15 dias para treinar os funcionários que irão trabalhar nestas novas agências”, explicou Teixeira. (Fonte: PMSS)

Sociedade Amigos de Boiçucanga tem nova diretoria

São Sebastião - O presidente da Sociedade Amigos de Boiçucanga, Alcyr Toledo Vianna, pediu afastamento definitivo do cargo, cujo mandato ia até a primeira quinzena de janeiro de 2003. Alcyr diz que se afasta para cuidar da rádio comunitária que está sendo criada no bairro. Ele também é presidente da Sociedade Comunitária Costa Sul, organização que será a mantenedora da rádio de mesmo nome.
Alcyr explicou que nunca teve intenção de se afastar do cargo, que ocupa desde 1996, mas é impossível cuidar das duas organizações. Em seu lugar assumiu a vice-presidente Sônia D’Angelo, que irá cumprir um mandato tampão até a eleição e posse da nova diretoria. Além de Sônia, novos diretores assumem cargos que foram abandonados ao longo do atual mandato.
Durante a assembléia que empossou a nova diretoria, Alcyr recebeu o cargo de Presidente Honorário, com a função de cuidar dos assuntos relativos à construção da Praça do Pôr-do-Sol. A praça, segundo ele, é a maior realização da Soab, que vem sendo discutida e realizada desde 1996.
“Conseguimos com que a prefeitura declarasse a área de utilidade pública, a elaboração do projeto e a verba para a construção da praça, que veio do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). Eu vou semanalmente até o local, para acompanhar pessoalmente o desenvolvimento da obra”, disse.
Além da Praça, a Soab desenvolveu outros projetos e parcerias durante a permanência de Alcyr na presidência. Entre eles estão a parceria com os Correios na implantação de Caixas Postais Comunitárias, castração de cães e gatos, queima de fogos no Réveillon e consultas oftalmológicas mensais, com preços populares. Alcyr disse que na administração anterior da prefeitura a Soab se responsabilizou por serviços como a limpeza da praia.
“A Costa Sul ficou muito abandonada, e a sociedade que tem como meta pedir, solicitar melhorias para o bairro, acabou se responsabilizando por fazer as melhorias. Sei que muitos foram contra essa postura, mas não havia outra maneira de agir na época”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Perseguição por causa da verdade - Nunca vi a Prefeitura de Ubatuba trabalhar tão rápido, porque tudo o que vamos resolver lá dentro é uma lerdice, um empurra-empurra... Desde que eu comecei a denunciar o Prefeito nesse informativo com a história do Marajá do Elefante Branco, não pára de chegar cobranças da Prefeitura para minha obra. A legalização da planta estava embargada desde 1992, rapidinho eles desarquivaram para mandar cobrança de Imposto Predial e arquivaram novamente.
Primeiro lançaram a obra no terreno do meu vizinho, o qual me procurou, e depois foi na Prefeitura, isto na segunda-feira passada. Já na quinta-feira chegou em casa o novo carnê. Se não fosse por perseguição, o vizinho ficaria com a obra em seu terreno pôr mais 10 anos. Além disso me cobraram taxa de coleta de lixo, sendo que o caminhão não passa na minha rua, e taxa de limpeza e conservação, que não existe. Então quem quiser denunciar o Prefeito, e tiver algum envolvimento com a Prefeitura, não assine embaixo, porque na verdade não temos o direito de livre expressão. Eu não estava com pressa de regularizar a obra, porque quando foi embargada em 1994, fui procurar o Administrador Regional da Maranduba, Sr. Roberto Ramos (irmão de Paulo Ramos) e o mesmo me mandou acabar a obra e depois regularizar.
Quanto a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que respondeu ao Prof. Joaquim Diniz, colunista do Litoral Virtual, toda de peito cheio e nariz empinado, falando das compras de veículos que o Prefeito fez. Quanto a isso vou dizer o seguinte: o Prefeito é pago para isto! Ele não comprou com o dinheiro dele, ele não fez caridade nenhuma. Nós o colocamos lá foi para trabalhar e administrar o dinheiro público em favor do povo, e se ele comprou veículos necessários ao município, não lhe dá o direito moral de comprar um carro importado tão caro para seu uso.
Não adianta meus senhores, alguém fazer um monte de bolo de chocolate e depois dar uma defecada em cima, ninguém vai engolir. Eu assino embaixo, porque "a coisa" já esta feita e eu não vou pecar por omissão.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba - SP


ONG´s - Um amigo meu me disse que o litoral norte é pródigo em ONGs. Volto ao assunto que tive a satisfação de ver publicado neste Litoral Virtual sobre os desmandos da praia da Tabatinga, com a perfeita "colaboração" dos orgãos públicos diga-se de passagem, pois me parece que uma união das diversas ONGs que se preocupam com o nosso litoral poderiam unir-se e fazer valer aquele velho ditado: "A UNIÃO FAZ A FORÇA".
Será que é possível? deixo as próximas ações para as ONGs sugerindo que as mesmas disponibilizem seus endereços, telefones, etc. neste importante veículo de informação do litoral norte.

Augusto Cesar Coriolano


Jantar Beneficente - Gostaria de parabenizar as voluntárias da "APAUBA", Associação Protetora dos Animais de Ubatuba, pela iniciativa de organizar jantares beneficentes, com a finalidade de angariar fundos destinados ao tratamento dos bichinhos abandonados que se encontram sob os cuidados da referida entidade. Aproveito a oportunidade para elogiar, também, os donos de restaurante que se prontificam em ceder o local para que este acontecimento possa ser realizado. Que isto possa servir de exemplo para outras entidades que, sem poder contar com uma ajuda constante por parte das prefeituras, vivem em constante luta para manter as Associações em pleno funcionamento.

Sonia Elisabeth
Campinas - SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Yurg´s Portal do Sol


As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor