Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de janeiro de 2002 - Nº 447 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

80 turistas são intoxicados em Ubatuba
Ubatuba formaliza demissão de 169 servidores
Réveillon em Caraguá foi mostra de um verão estruturado
Ecoturismo com segurança em Caraguá
Caraguá Music traz às praias de Caraguá artistas da MPB
Programa de Férias - Verão 2002 em Caraguá
Limpeza de praias é prioridade para o Verão 2002 em Caraguá
Motoclube de Caraguá realizará festa no fim de janeiro
Plano contra a Dengue quer conscientizar turistas
Fundacc promove Curso de Empapelamento
Final da Folia de Reis
Cresce o interesse por embalagens



80 turistas são intoxicados em Ubatuba

Principal suspeita é que grupo tenha comido lanche natural e ostras; prefeitura fará campanha de orientação

Ubatuba - Oitenta pessoas foram internadas desde a última terça-feira até ontem na Santa Casa de Ubatuba com suspeita de intoxicação alimentar. A maioria delas teria comido sanduíche natural vendido por ambulante na praia de Itamambuca, na região norte. As vítimas foram liberadas no início da tarde de ontem.
Segundo o diretor técnico do hospital, Carlos Augusto Fragnan, as primeiras vítimas foram atendidas por volta das 18h do dia 1º. Elas apresentavam quadro de diarréia e vômito, sintomas de gastrointerinte e infecção provocada por intoxicação alimentar.
Segundo Fragnan, 55 pacientes, sendo a maioria adultos, foram atendidos durante toda a noite e madrugada. Eles foram medicados com soro fisiológico e ficaram em observação.
Ontem, mais 25 pessoas passaram pelo hospital com sintomas de intoxicação e foram atendidas durante todo o dia. Foram coletados cultura de fezes para saber o tipo de microorganismo que provocou a intoxicação. O resultado dos exames deverá ficar pronto em 15 dias.
A chefe do setor de Saúde Coletiva da Prefeitura de Ubatuba, Josiani Andreatta, disse que está difícil de identificar o local onde as pessoas possam ter sido intoxicadas porque a maioria disse que comeu lanche de vendedores ambulantes.
Ela afirmou que, além da Itamambuca, onde 58 pessoas confirmaram ter se alimentado na praia, também ocorreram casos nas praias Grande, Tenório e Itaguá, onde as vítimas alegaram ter comido ostras.
Josiani disse que a maior dificuldade é estabelecer o local da venda dos produtos para que a Vigilância Sanitária possa fazer a análise dos produtos e eventual interdição.
Nas quatro cidades do Litoral Norte --Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba-- estão sendo esperadas 2,3 milhões de turistas durante a temporada de verão.
LICENÇAS - O setor de tributos da prefeitura liberou licença para 700 ambulantes, desde vendedores de cangas a alimentos, trabalharem nas praias do município durante a temporada de verão.
Ela disse que não há nenhuma autorização dada pelo setor de saúde e que fica difícil fazer o controle. O setor externo da saúde tem quatro agentes quando o número ideal seria pelo menos 20.
Para evitar ocorrência de novos casos, Josiani disse que, de imediato, deverão ser distribuídos para os banhistas, folhetos informativos alegando sobre os riscos de se consumir alimentos de procedência duvidosa na praia.
A nutricionista Karina Aparecida Vieira Cruz alertou que as pessoas devem evitar consumir alimentos preparados à base de maionese ou frituras vendidas na praia. Ela afirmou que o ideal é consumir frutas ou água de coco e ficar atenta à procedência de frutos do mar. "A intoxicação provocada por camarão, ostra ou peixe pode ser muito grave." (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba formaliza demissão de 169 servidores

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou ontem a demissão formal de 169 servidores. Os funcionários foram informados da dispensa no dia 31 de dezembro e compareceram ontem à sede do Executivo para legalizar o afastamento.
O clima era de tensão e revolta entre os demitidos. O almoxarife Jackson Correia disse que não fez planos para o novo ano quando soube das demissões. A psicóloga Cláudia Mara Gil de Oliveira, trabalhava havia seis anos na Saúde Mental, também evitou planos. "Se não fosse precavida teria que abrir mão de meus planos."
Para o professor Milton Santos, a demissão significou o fim do sonho da troca do carro. "Tive que suspender o consórcio que estava pagando."
A demissão afetou os setores da saúde, educação e serviços municipais e foi definida após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) considerar irregular as contratações por regime celetistas realizadas entre 88 e 2002.
Os servidores dispensados receberão o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o Seguro Desemprego. A orientação é para que dêem entrada no benefício a partir do dia 16 de janeiro para receber a parcela referente ao mês de dezembro.
Para evitar que setores essenciais fiquem sem funcionários, os vereadores aprovaram ontem, durante sessão extraordinária, a realização de um concurso público para preencher 150 vagas na educação. A previsão é que o concurso seja aberto na próxima semana. (Fonte: ValeParaibano)

Réveillon em Caraguá foi mostra de um verão estruturado
Limpeza, segurança e eventos supreendem visitantes

Caraguatatuba - A festa de Revéillon em Caraguá foi realizada com grande sucesso, reunindo aproximadamente 120 mil pessoas só na região central. O público total estimado durante todo o feriado de revéillon foi de 450 mil pessoas. O show pirotécnico da Prefeitura Municipal na praia do Centro teve duração de 20 minutos com a queima de uma tonelada e meia de fogos de artifício. Segundo a secretaria de Turismo, os fogos utilizados tiveram a mesma configuração dos utilizados em Copacabana, no Rio de Janeiro. O show pirotécnico foi patrocinado pela RCN Travel e RZ Promoções e Eventos.
Também houve queima de fogos em todos os quiosques das praias Martim de Sá, Indaiá, Cocanha, Tabatinga e Capricórnio, tornando a cidade iluminada de norte a sul. O brilho refletido em toda a orla chamou a atenção de turistas até da Ilhabela, que elogiaram o espetáculo de luzes que podia ser visto da Ilha.
Antes da queima, a região central foi animada com o show da Banda Raízes na Praça de Eventos. A banda é de Minas Gerais e agradou muito ao púlbico de 20 mil pessoas presentes na Praça de Eventos. A programação de eventos também contou com a inauguração de duas novas danceterias: a Ilha do Tamanduá, na Martim de Sá e a Sunfest, na Praia do Centro.
O prefeito Antonio Carlos se antecipou este ano em tomar todas as medidas necessárias para garantir maior segurança e conforto aos turistas e moradores, garantida até agora pelo apoio da Políca Militar reforçada com 150 homens para atuarem durante toda a temporada de verão.
O trabalho da SSM-Secretaria de Serviços Municipais foi marcante durante o feriado prolongado, que contou com tempo bom e atuação da operação verão com mais três caminhões coletores (total 15) e mais seis caminhões basculantes para a limpeza de praias, além de quatro retroescavadeiras para a limpeza da orla da praia. A operação para o verão conta ainda com um reforço de 50 funcionários. No dia 31 foram recolhidos 280 toneladas e, no dia 1º, 290 toneladas. Segundo a SSM, a coleta tem sido realizada diariamente na região central que compreende os bairros que ficam entre a praia Aruan e Martim de Sá. Em média, segundo Gilberto Santos, diretor de divisão, a SSM tem recolhido em torno de 200 toneladas por dia desde o dia 17 de dezembro. A operação especial de verão vai até o carnaval. “O maior agravante após o revéillon foram as garrafas quebradas que dificultaram a coleta nas praias. O trânsito também atrapalhou o operação, mas ainda assim não tem havido reclamação por parte da população”, afirmou Santos.
Segundo a proprietária da imobiliária Ômega, Lila Dias, o feriado de revéillon foi diferenciado este ano em Caraguá. Com sua pousada lotada, ela está muito satisfeita com a infra-estrutura oferecida pelo município. Segundo ela, à meia noite e meia da virada de ano, a coletora pioneira passava em frente ao seu estabelecimento retirando o lixo. “A limpeza que a cidade conseguiu manter foi admirável. Fui até a Martim de Sá na terça-feira, dia 2, pela manhã, e a limpeza da praia me surpreendeu. Acho que a infra-estrutura da cidade durante os feriados melhorou muito. Hoje temos uma cidade limpa, onde não falta água, o lixo tem sido retirado rapidamente, temos supermercado 24 horas por dia e ainda muitas atividades de lazer para todos”, finalizou. (Fonte: PMC)

Ecoturismo com segurança em Caraguá
Para os amantes da natureza, que curtem estar em contato direto com a natureza através de trilhas, cachoeiras, e outros programas ecológicos, a Setur - Secretaria de Turismo de Caraguatatuba tem a opção certa de lazer

Caraguatatuba - Proporcionando lazer, aventura e diversão para todos os gostos e idades, a Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba está com uma inovação no que diz respeito à ecologia. Os amantes da natureza podem respirar aliviados com a nova programação da Setur, que inclui muito verde, em trilhas que podem ser feitas até mesmo por grupos de crianças.
Ecoturismo com segurança é prioridade para a Setur, que encontrou a parceria certa para esse trabalho, fechando com a empresa “Cachoeiras e Trilhas Adventure”, que oferece atividades de ecoturismo de aventura, com segurança e claro, profissionalismo.
Inicialmente serão oferecidas duas opções de trilhas e um curso de Rappel, para que os aventureiros possam descer altas distâncias com segurança, curtindo ao máximo esse contado direto com a natureza. A “Cachoeiras Adventure” oferece ainda trekking familiar na trilha Paraíso, que fica nas imediações do Sertão dos Tourinhos (Massaguaçu) e possui cerca de 2h30 de duração, incluindo visitas à cachoeiras e piscinas naturais. O trajeto pode ser feito até mesmo por crianças, acompanhadas ou autorizadas pelos pais, com idade mínima de 4 anos.
Para os amantes da aventura, a melhor opção de lazer é a trilha Tupinambá, que tem cerca de 6h de duração e consta catalogada no guia de trilhas internacionais, e começa no Pouso Alto e Natividade da Serra, descendo até Caraguatatuba pela mata atlântica. Esse trajeto pode ser feito por crianças com no mínimo 12 anos de idade, com autorização dos pais ou responsáveis.
A “Cachoeiras e Trilhas” é a primeira empresa de ecoturismo a se credenciar pela Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba, e tem especialização para promover a atividade com segurança em Caraguatatuba, proporcionando mais uma atividade de lazer para a alta temporada de 2002.
Haverá ainda um curso de rappel, apostilado, com aula teórica sobre noções de segurança, ancoragem, nós e equipamentos, durante a manhã e prática na parte da tarde; a atividade é habilitada pelo Corpo de Bombeiros. Esse curso é agendado mensalmente e pode ser feito por jovens a partir de 16 anos.
De acordo com o secretário de Turismo Salim Burihan, “esta é a primeira parceria que estamos fazendo com relação a ecoturismo, mas a Setur continua aberta à novas propostas, podendo qualquer empresa da cidade procurar nosso apoio, estando devidamente regularizadas”, explicou.
Vale lembrar que as trilhas podem ser feitas por no mínimo 10 pessoas e no máximo 20 pessoas e devem ser agendadas com antecedência. Acompanham os passeios entre 2 e 3 profissionais, com curso especial de sobrevivência, pronto-socorrismo, especialização em animais peçonhentos e resgate, com atuações no Exército Brasileiro, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Com esse novo ramo de lazer em Caraguatatuba, a temporada de Verão 2002 estará completa para todos os gostos, oferecendo muito agito e para quem curte uma tranqüilidade, um passeio pelas nossas matas.
Os interessados em participar das trilhas podem entrar em contato pelos telefones (12) 422-2829 e 9767-6139, com Amadeu ou Adilson. (Fonte: PMC)

Caraguá Music traz às praias de Caraguá artistas da MPB
Janeiro será um mês de festa em Caraguatatuba. Uma programação especial de shows dará um brilho especial à alta temporada de 2002. Entre os principais nomes estão Bruno e Marrone, Zezé Di Camargo e Luciano, e outras atrações

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, pensando no lazer e diversão do turista que escolhe a cidade para passar as férias de Verão, fez uma parceria com a Borges & Gibson, que trará diversos shows para o município. O Caraguá Music está chegando com tudo em Caraguatatuba. Uma programação de shows promete agitar as praias de Caraguá, com os melhores artistas da Música Popular Brasileira, e a preços populares.
No dia 4, o evento será aberto com show do Alexandre Pires e SPC, e no dia 5 é a vez do grupo de forró Falamansa estar em Caraguatatuba.
No dia 11, é a vez dos garotos românticos do “KLB” estarem na cidade e Rio Negro e Solimões completam a festa no dia 12.
A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano se apresenta no dia 18.
A banda Magníficos, que estourou na mídia com a música “Me usa”, vem para Caraguá no dia 24 e o cantor Supla, segundo finalista da Casa dos Artistas(SBT) se apresenta em Caraguá no dia 25.
Fechando a programação com “chave de ouro”, a dupla Bruno e Marrone irá agitar a Avenida da Praia no dia 26, com um show super especial, com o melhor da música sertaneja.
Os shows acontecerão na Praça de Eventos da Avenida da Praia, no centro de Caraguatatuba, sempre a partir das 22h, numa área de 10 mil metros2, incluindo praça de alimentação, e estrutura e palco da Orbit, com 280m2, De acordo com os produtores do evento, o investimento foi em torno de R$ 500 mil. Segundo o secretário de Turismo e Fomento de Caraguatatuba, Salim Burihan, os ingressos serão vendidos a preços populares. Vale à pena conferir essa super festa, com shows para todas as idades e gostos. (Fonte: PMC)

Programa de Férias - Verão 2002 em Caraguá

Caraguatatuba - O programa de férias é um projeto da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SER - Secretaria de Esportes e Recreação, preparou uma super programação para moradores e turistas curtirem o melhor das férias de Verão, com diferentes atividades físicas, recreativas e culturais para todas as idades. As inscrições serão feitas no local da atividade. Para as atividades infantis é necessária a presença de pais ou responsáveis.

De 3 de janeiro a 10 de fevereiro

Praia do Indaiá
Ao lado da Pista de Bicicross Tom Ferreira

Bicicross - Escolinha de Verão
Idade: à partir dos 5 anos.
Dias: de 3ª feira a domingo.
Horário: das 15h às 22h.
Local: Praia do Indaiá. (informações com Wlamir Fone: 9144-6982)

Projeto Bate Coração - Academia de Musculação (prof. Beto)
Idade: livre
Local: ao lado da pista de bicicross
Dias: 3ª, 5ª, sábados e domingos.
Horário: das 7h30 às 9h30 e das 18 às 18h30.

Futebol de areia
masculino e Feminino (instrutor Paulo Messias)
Idade: à partir dos 16 anos
Dias; de 3ª a Domingo
Horário: das 7h30 às 10h e das 17 às 20h.
Loca: quadra de areia principal.

Idade: de 7 a 5 anos. (instrutores Edinho e Márcio)
Dias: 3ª e 6ª feira, Sábado e Domingo - jogos
Horário: das 7h30 às 10h e das 17 às 19h.
Local: quadra de areia infantil.

Vôlei de Areia e Fut-Vôlei - Masculino e Feminino (instrutor Alexandre Gardelin).
Idade: livre
Dias: 3ª a 6ª feira, sábados e domingos: jogos
Horário: das 7h30 às 10h e das 17 às 20h.
Local: quadra de vôlei principal

Recreação
Idade: livre
Dias: de 3ª a domingos
Horário: das 7h30 às 11h e das 17 às 19h.
Local: Quadra de Vôlei Quiosk - 28/Bongiovanni.

Biribol
Idade: livre
Dias: de 3ª a 6ª feiras, sábados e domingos (jogos).
Horário: das 7h30 às 11h e das 15h às 19h.
Local: piscina de biribol.

Capoeira (instrutor Cleber/Abadá Capoeira)
Idade: livre
Dias: 5ª feiras e sábados.
Horário: das 17 às 19h.
Local: Quiosk - 28/Bongiovanni.

Dança de Rua (professor Carlos)
Idade: livre
Dias: sextas, sábados e domingos.
Horário: das 8h às 11h.
Local: Quiosk - 28/Bongiovanni.

Costa Sul

De 7 de janeiro a 10 de fevereiro
Karatê (instrutor Edinho)
Idade: à partir dos 7 anos
Dias: 2ª, 4ª e 6ª feira.
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Porto Novo - Subprefeitura.

Futebol de Campo - Masculino (Prof. Gerson)
Idade: de 10 a 6 anos.
Dias: 3ª a 6ª feira.
Horário: das 16 às 18h
Local: Barranco Alto - Campo de Futebol.

Futebol de Campo - Masculino e Feminino
Idade: de 10 a 16 anos.
Dias: 4ª e 6ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h.
Local: Campo de Futebol do Brasília.

Futebol de Salão - Masculino e Feminino (prof. Gerson)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 4ª a 6ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h
Local: Porto Novo - Quadra “Izaías de Souza”.

Capoeira - Masculino e feminino (instrutor Cleber)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 3ª e 5ª feira.
Horário: das 8h30 às 10h.
Local: quadra Izaías de Souza.

Recreação (confirmar) - (Proerd - PM: de Paula e Lígia)
Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência.

Costa Norte
Local: Massaguaçu - Ginásio de Esportes Márcio Fleury.

Futebol de salão - Masculino e Feminino (prof. Jaime)
Idade: 3ª e 5ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h.

Karatê - masculino e feminino (instrutor Edinho)
Idade: à partir dos 7 anos.
Dias: 4ª e 6ª feira.
Horário: das 15 às 18h.

Voleibol - Masculino e feminino (prof. Márcio)
Idade: de 10 a 16 anos.
Dias: 4ª a 6ª feira.
Horário; das 7h30 às 11h.

Recreação (confirmar)
Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência com PM De Paula e Lígia.

Centro - Bairro

Capoeira - Masculino e feminino (grupo Abadá)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 4ª e 6ª feiras.
Horário: das 8h30 às 10h30.
Local: Cidade Jardim - Quadra de esportes.

Recreação (confirmar)
Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência.
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 4ª a 6ª feiras.
Horário: das 7h30 às 11h.
Local: Poiares - Ginásio de Esportes Benedito Lippi.

Futebol de Salão - Masculino e Feminino
(Instr. José Carlos)
Idade: de 7 a 14 anos.
Dias: 2ª, 4ª e 6ª feira.
Horário: das 7h30 às 11h.
Local: Poiares
Ginásio de Esportes Benedito Lippi.

Vôlei de Praia
Locais de recreação: Praia da Tabatinga, Praia da Mococa, Praia da Cocanha, Praia do Massaguaçu.
Locais de competição: torneio de preparação dias 5 e 6 de janeiro na Praia do Indaiá (arena principal).
1ªetapa: 2 e 13 de janeiro na praia da Tabatinga.
2ª etapa: 19 e 20 de janeiro na praia da Cocanha.
3ª etapa: 26 e 27 de janeiro na praia de Martim de Sá.
4ª etapa (final): 2 e 3 de fevereiro na praia do Indaiá (arena principal). (Fonte: PMC)

Limpeza de praias é prioridade para o Verão 2002 em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Municipais, da Prefeitura de Caraguatatuba está com o planejamento de limpeza de praias para a alta temporada pronto, para atender a comunidade e veranistas de Caraguá.
Objetivando melhorar a qualidade das praias, a Secretaria de Serviços estará colocando à disposição das praias equipamentos como varredeiras de praia, roçadeiras mecânicas, tratores com carretas, retro-escavadeiras, moto niveladoras, entre outros.
Considerando que as praias de Caraguatatuba são os principais atrativos para os turistas que escolhem a cidade para passar férias, e que o turismo é a principal fonte de renda da cidade é importante conservar as praias limpas. Além das praias, a SSM colocou também em seu roteiro as trilhas as ilhotas do Massaguaçu e Ilha do Tamanduá, que estarão recebendo atenção especial, antes e depois da temporada, com mutirões de limpeza.
A SSM acredita que não há desenvolvimento turístico onde não se prioriza a limpeza pública, e para isso é necessário que todos colaborem, no sentido de manterem limpas as ruas, avenidas, praças e praias.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba estará à disposição através da Dilurb - Divisão de Limpeza Urbana, pelo telefone 422-5859 e através da Coletora de Lixo Pioneira, pelo telefone 3883-3349. (Fonte: PMC)

Motoclube de Caraguá realizará festa no fim de janeiro
O MC Tamoios, de Caraguatatuba, estará realizando nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, uma super festa para motoclubes de várias regiões aqui mesmo em Caraguá

Caraguatatuba - Acontece no final de janeiro uma super festa para os amantes do motociclismo. O motoclube M.C Tamoios Br 99 realizará nos dias 25, 26 e 27 de janeiro uma festa em Caraguatatuba, Litoral Norte de são Paulo, com sorteios de combustível e brindes, além de troféu para todos os motoclubes inscritos, inclusive para o motoclube vindo da região mais distante.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 427-1174 / 3887-8771 (com Beto) e (11) 9239-1585 / 37615175 (à noite, com Nilita). (Fonte: PMC)

Plano contra a Dengue quer conscientizar turistas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde, lançou em meados de setembro um plano emergencial contra a Dengue em razão da cidade possuir focos positivos do Aedes Aegypti. Neste mês de janeiro, entretanto, o foco da campanha, segundo informou a própria secretária de Saúde, Myrlene Veneziani, está voltado para os turistas e veranistas que vem passar férias em Caraguatatuba. “Precisamos conscientizar o veranista sobre a importância de não deixar água parada ou descoberta, principalmente na região do Indaiá, onde foi encontrado o maior índice de focos e trata-se de uma região onde 35% das casas são de veraneio e passam a maior parte do ano fechadas”, explicou.
As primeiras ações contra a Dengue tiveram início com o plano emergencial, colocado em ação pela Prefeitura, que inclusive contou primeiramente com voluntários e depois realizou concurso, contratando pessoal para trabalhar durante três Meses na campanha, buscando focos da epidemia na cidade.
No balanço realizado pela Secretaria de Saúde, foram detectados 56 focos positivos do Aedes em toda a região central, sendo 8 deles no Centro, 16 no Caputera e 20 no bairro Indaiá.
Segundo explicou a equipe da Secretaria de Saúde, é muito importante que o turista, ao deixar o município, verifique se não há água parada, empoçamentos, recipientes de vasos de plantas com água parada, caixa d’água muito bem fechada e até mesmo a tampa do vaso sanitário tem que ser mantida fechada, para que o mosquito não transforme a privada num criadouro propício a criação do Aedes.
O objetivo da campanha da Dengue em Caraguá é erradicar a doença na região, partindo do princípio de conscientização dos proprietários de casas de veraneio. Segundo a secretária de Saúde, Myrlene Veneziani, a principal preocupação é com as casas que ficam fechadas praticamente o ano todo. Myrlene também diz que é no verão que o mosquito se reproduz com mais facilidade, por isso é melhor prevenir durante o resto do ano.
Em Caraguatatuba, embora tenha sido encontrados focos positivos da Dengue, até o momento não foi registrado nenhum caso “autóctone”, ou seja, contaminação que ocorreu no município. No Litoral Norte, o município que mais contraiu a doença foi São Sebastião que registrou 1.314 casos, contra Ilhabela, com 57 ocorrências. (Fonte: PMC)

Fundacc promove Curso de Empapelamento

Caraguatatuba - A Fundacc promove a partir de 7 de janeiro de 2002, o Curso de Empapelamento para a produção de bonecões, máscaras, adereços e estandartes, visando realizar a cada ano, o resgate das tradições do carnaval popular. O curso terá a duração de um mês, e as aulas acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, em três locais: Oficinas Culturais do centro, das 19 às 22 horas, com Luciano; no CIEFI do Massaguaçu das 14 às 17 horas, com Marta; e no CIEFI do Perequê-Mirim também das 14 às 17 horas, com Alessandra. Mais informações na Fundacc- Rua Santa Cruz, 396, centro - (12) 3883-9770. (Fonte: Fundacc)

Final da Folia de Reis

Ubatuba - No próximo dia 6 de janeiro, domingo, a Paróquia Exaltação à Santa Cruz com apoio da Fundart, estarão encerrando, à noite, o circuito de 36 capelas percorrido pela Folia de Reis ou de Santos Reis. Às 19:30h será celebrada missa; às 20:30h acontece a procissão em volta da Igreja Matriz com cada folia ostentando suas bandeiras e, às 21h, os grupos se apresentam no coreto na Praça da Matriz. Esta concentração é uma oportunidade única para o devoto ou mesmo o turista conhecer a grandeza da folia e a força da tradição. Trata-se de uma manifestação folclórico de cunho religioso introduzido no Brasil através da colonização portuguesa. A manifestação em Portugal no século XVII tinha como finalidade o divertimento do povo. Posteriormente, ao chegar ao Brasil no século XVII, a Folia de Reis passou a ter um sentido mais religioso. Existem diferenças entre as folias tanto no instrumental como na composição vocal que somente poderão ser observadas na apresentação ao vivo. (Fonte: Fundart)

Cresce o interesse por embalagens

Ubatuba - Cerca de 50 alunos marcaram presença no curso de embalagens promovido pela Fundart, por meio da empresa Arte Fácil, que encaminhou a funcionária Silvana Canuto como coordenadora. “Um aproveitamento excelente diante do curto prazo para divulgação. Tivemos alunos desde os 6 anos até o pessoal da terceira idade” diz Silvana. O curso, realizado para 6 turmas em dois dias, ensinou como fazer caixas coração fechado, sextavada, bolo, triangular, camisa, casa, piu-piu, gravata e de presentes para todas as ocasiões. Devido ao interesse demonstrado, a Fundart, segundo a presidente Sílvia Helena Thomas Issa, pretende realizar este curso também nos bairros. O curso foi gratuito sendo a inscrição garantida com a entrega de 1 quilo de alimento que será repassado para entidade assistencial. (Fonte: Fundart)


Náutica Free Wallpaper

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor