Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de maio de 2002 - Nº 524 Edições Anteriores

Free Wallpaper Cezar Consultoria de Imóveis

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Construção irregular é demolida na praia da Baleia
Casas passarão por vistorias no Centro de São Sebastião
Saúde promove treinamento a funcionários
Casa da Criança de Caraguá leva bebês para a escola
CEI’s realizam atividadespara trazer comunidade para dentro da escola
CEI Sertão dos Tourinhos realizou a Tarde da Alegria
Semana da Pechincha no CEI João Bolinha
Emef Bernardo Louzada é a vencedora da Gincana da Amizade
Programa “Escola de Pais Cidadãos”: uma nova realidade
Câmara homenageia Trabalhadores em Sessão Solene
Emenda a LOM garante acesso gratuito a deficientes
Equipe de Taekwondo consegue boas colocações em torneio
Vereador faz ato contra proibição na Tribuna da Câmara
Carta do Leitor



Construção irregular é demolida na praia da Baleia

São Sebastião - Mais uma construção irregular foi demolida ontem, 2, pela equipe da fiscalização de Meio Ambiente da prefeitura de São Sebastião, com o apoio da Polícia Militar, na praia da Baleia, Costa Sul do município.
Desde o início do ano passado, mais de 130 construções irregulares foram demolidas no município. Porém, há ainda cerca de 1500 imóveis que estão sendo monitorados e fiscalizados, a fim de se detectar e conter novas invasões nas áreas de proteção, risco ou sob embargo na região.
A construção tinha aproximadamente 30 metros quadrados e possuía um quarto, cozinha e banheiro. Ocupava cerca de 60% de uma viela que dá acesso a praia, logradouro público, obstruindo a passagem da população.
No momento da demolição três rapazes ocupavam a casa. Um deles já tinha cumprindo pena no Carandiru, mas possuía alvará de soltura. Nenhum deles reagiu, o que facilitou a operação.
No entanto, durante a demolição, um homem conhecido como César foi preso, ele era o responsável pela locação da casa aos rapazes. Inconformado com a situação agrediu o senhor Juliano dos Santos, 56, morador do bairro. Essa demolição é uma antiga reivindicação da população local.
“Ele está revoltado porque não vai mais alugar esse barraco”, salientou Aldo Juliano dos Santos, filho de Juliano. Ele explica também que essa construção existe há mais de 20 anos.
De acordo com o Tenente Candido, do 3º Pelotão de Boiçucanga, há um mês houve uma blitz na Vila Baiana, Barra do Sahy, também costa sul de São Sebastião, onde esses mesmos rapazes foram abordados.
“As demolições que estão ocorrendo em todo o município são fundamentais também para o controle do banditismo em nossa região. Já que muitas servem de base para bandidos. Nessa mesma rua, há duas semanas houve uma tentativa de furto”, contou Candido.
As operações demolitórias têm sido efetuadas com a participação da secretaria de Obras e Meio Ambiente, Polícia Florestal e Instituto Florestal, com o apoio da Polícia Militar, que mantém fiscalização constante para detectar novas construções irregulares no município. Outro recurso que está sendo usado pela prefeitura é a utilização de um helicóptero para auxiliar na fiscalização ambiental e de obras, intensificando as vistorias nas áreas de mata ameaçadas. (Fonte: PMSS)

Casas passarão por vistorias no Centro de São Sebastião

São Sebastião - As casas da rua Cidade de Santos, no centro de São Sebastião, serão vistoriadas, a partir de amanhã, pela Defesa Civil e engenheiros da Prefeitura Municipal. O prefeito Paulo Julião determinou a ação, após se reunir com um grupo de moradores da rua - insatisfeitos com o trajeto dos ônibus circulares da empresa Autoviass - que reclamam de danos causados nas residências devido ao intenso trânsito destes veículos.
Julião compareceu na rua Cidade de Santos após ser comunicado que os moradores estariam fazendo uma manifestação contrária à empresa, exigindo mudanças no itinerário dos ônibus, que começam a circular no local às 5 h da manhã e param por volta da 0h30.
Segundo os moradores nos horários de pouco movimento – geralmente na parte da noite e no início do dia – os motoristas transitam pela rua em alta velocidade e, o constante movimento desses veículos pesados, estão abalando a estrutura de algumas casas, provocando rachaduras nas paredes.
Além disso, durante o dia – quando há carros estacionados nos dois lados da rua, os circulares não têm como passar, ou então passam com muita dificuldade.
O diretor da empresa Autoviass, Luiz Carlos Soares, chegou ao local enquanto o prefeito discutia algumas soluções para o problema. Julião pediu para que o empresário alterasse o horário de circulação dos ônibus na rua, que passará a ser das 7h às 20h. No período das 5h às 7h e, das 20h às 0h30, os veículos seguirão a Avenida Guarda Mor Lobo Viana, com parada no Shopping Pierotti, em frente a Caixa Econômica Federal.
O novo horário entrará em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, dia 6.
Soares pediu para que, além dos moradores da rua Cidade de Santos, qualquer morador ao se sentir prejudicado ou em risco por falta de prudência dos motoristas anotem os números e horário dos ônibus e comuniquem à empresa.
Outra sugestão do prefeito para o local – que aguardará uma resposta dos moradores para ser colocada em prática – é a permissão para o estacionamento em apenas um dos lados da via durante o horário de maior fluxo, ou seja, enquanto houver a circulação dos ônibus.
Segundo ele, o objetivo é minimizar os problemas da falta de espaço, já que a rua é estreita, até que comece a funcionar o projeto que vem sendo desenvolvido pela prefeitura, que irá alterar o trânsito no centro do município. (Fonte: PMSS)

Saúde promove treinamento a funcionários
Curso quer promover a humanização no atendimento e maior união entre os funcionários

Caraguatatuba - As equipes que trabalham no Programa de Saúde da Família estão participando de treinamentos que visam a capacitação dos profissionais. O intuito é conseguir oferecer um atendimento cada vez melhor e, principalmente, mais humanizado. O objetivo desses treinamentos, que inclui a participação de médicos, agentes, enfermeiros e auxiliares é que toda a equipe passe a ver o paciente como um todo, através do conhecimento do histórico familiar e o meio em que ele vive.
"Quando a pessoa adoece, fica ainda mais fragilizada, carente de atenção e carinho. É justo que ela seja tratada não só com atendimento e remédios, mas também com atenção e respeito. Queremos cuidar dos doentes e não apenas das doenças. Esse é o principal objetivo a ser alcançado com esse treinamento", comentou a secretária municipal de Saúde, Myrlene Veneziani da Silva.
Os cursos são coordenados pelas equipes de enfermeiras de cada grupo, junto a médicos e agentes. Todos discutem entre si o que seria um atendimento ideal através de dinâmicas de grupo, teatro e muita conversa. Os cursos estão acontecendo nos bairros Perequê, Tabatinga, Casa Branca, Morro do Algodão, Massaguaçu, Jaraguazinho, Porto Novo, Tinga.
A atuação dos agentes de saúde hoje abrange 44% da área do município, com o trabalho de 12 equipes do PSF, cada equipe tem 7 membros.
Determinada a oferecer um novo modelo de atendimento à Saúde no município, a secretária Municipal de Saúde em Caraguatatuba, Myrlene Silva, vem priorizando a qualificação profissional das equipes médicas que atuarão no sistema. As várias equipes são compostas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. O treinamento visa também promover a união da equipe como um todo.
O trabalho que está sendo desenvolvido, levará os Agentes de Saúde de casa em casa para conhecer o perfil de cada morador. Se o problema é de diabetes, por exemplo, todas as informações serão relatadas pelo agente e, à partir daí, todo um acompanhamento, inclusive familiar será oferecido. Esse procedimento será feito nos casos de to tipo de doença, como hipertensão, doenças da terceira idade, pré-natal, deficientes físicos e mentais.
As equipes atuarão também nas Unidades de Saúde da Família (USF), onde aproveitarão o tempo em que o paciente aguarda para ser atendido para informar sobre meios de prevenção de câncer de mama, exames preventivos, planejamento familiar, uso de preservativos, DST, Aids e outros tópicos de interesse de todos. Na área de pediatria, serão informados sobre vacinação, aleitamento materno, desnutrição infantil e assim, os agentes irão avaliando cada grupo. (Fonte: PMC)

Casa da Criança de Caraguá leva bebês para a escola
Uma nova parceria está surgindo em Caraguá. A Casa da Criança está realizando um projeto com o apoio do CEI Rio do Ouro, e levando para dentro do Centro de Educação Infantil os bebês da entidade

Caraguatatuba - O CEI - Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, no Rio do Ouro, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está dando início a um projeto em parceria com a Casa da Criança de Caraguá. As crianças da entidade, estão sendo beneficiadas por este novo projeto desde o início de abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, dois bebês já estão freqüentando o Centro de Educação Infantil, levados pela própria direção da Casa da Criança.
Mais 12 crianças já estão fazendo exames de rotina(uma norma para toda criança que freqüenta as creches municipais) para serem matriculadas na creche, e nos próximos dias também já estarão participando das atividades do CEI. Um total de 14 crianças estão diretamente envolvidas nessa parceria. Os bebês já estão participando de atividades e em breve mais crianças estarão desenvolvendo percepção, imaginação, e participando de projetos pedagógicos que desenvolvem o lúdico e incentivam a autonomia das crianças. Parcerias como essa, que beneficiam as crianças preparando-as para o futuro são sempre bem vindas. O CEI Rio do Ouro e a Casa da Criança estão lançando essa semente! (Fonte: PMC)

CEI’s realizam atividadespara trazer comunidade para dentro da escola
Uma das propostas que a Fundação Orsa procurou trabalhar desde o início de sua parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, foi a de trazer a comunidade para dentro da escola, participando, contribuindo, incentivando e se integrando, através de atividades e eventos que envolvem a família e a criança. As creches da cidade estão seguindo à risca o projeto e trazendo cada vez mais voluntários para o dia-a-dia dos alunos

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba se preocupa com a educação. A rede municipal conta hoje com 13 mil alunos em 29 unidades escolares que incluem os CEI’s - Centros de Educação Infantil, antigamente chamados de creches. Além de investir no ensino, a Prefeitura mostrou que aplica recursos também na educação de 1ª infância. Prova disso é a parceria com a Fundação Orsa, firmada em 2001, para a administração de duas creches: Sertão dos Tourinhos e Rio do Ouro, recém-construídas e inauguradas em 19 de abril de 2001. Foi aí que começou essa parceria, que devido aos bons resultados, acabou se estendendo, ainda em 2001, com a adoção da creche do Travessão pela Fundação Orsa, para administração de recursos humanos e pedagógicos.
Com os bons frutos, a Prefeitura e Fundação Orsa deram continuidade à parceria em 2002, com a administração de mais duas creches municipais, dos bairros Travessão e Ipiranga e no aniversário da cidade, mais uma vez a parceria se mostrou firme, com a inauguração do CEI do Perequê-Mirim, que também será administrado pela Fundação Orsa. Isso mostra o trabalho pedagógico e social realizado com as comunidades, inclusive com o objetivo de trazer os pais para dentro da escola, participando e auxiliando nas atividades dos CEI’s(creches). As equipes, formadas por diretores, coordenadores, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, entre outros, têm trabalhado integradas, para proporcionar à criança de zero a 3 anos, mais que alimento e higiene, um trabalho pedagógico de qualidade, estudado de acordo com a faixa etária das crianças, que proporciona aos pequenos a possibilidade de aprender, de desenvolver a parte motora e sensorial, através de brincadeiras. O CEI é isso: um lugar onde as crianças permanecem enquanto seus pais trabalham, e desenvolvem a imaginação, a percepção, descobrindo o mundo de forma lúdica. Prova de que o trabalho da Prefeitura de Caraguá é de incentivo à educação desde o berço é que até o fim do ano, novas creches serão inauguradas, acabando assim com o déficit de creches, já que no ensino fundamental, hoje não existe nenhuma criança fora da escola. (Fonte: PMC)

CEI Sertão dos Tourinhos realizou a Tarde da Alegria
O CEI “Profª Ester Nunes de Souza, festejou no final de abril seu primeiro aniversário. A data foi comemorada com os alunos e participação efetiva da comunidade. As crianças do Ciefi Massaguaçu também participaram da festa, fazendo apresentações. O CEI foi uma das parcerias firmadas entre a Prefeitura e Fundação Orsa no início de 2001. A creche conta hoje com 124 crianças.

Caraguatatuba - Gincana no Rio do Ouro integrou CEI e as duas escolas de ensino fundamental do bairro: Emef Bernardo Louzada venceu a maratona.
O CEI “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, a Segunda parceria da Prefeitura com a Fundação Orsa foi responsável pela cidade Ter ganho o Prêmio Mérito Municipal. O trabalho pedagógico da creche, que na época tinha não mais que 8 meses de existência, foi premiado pela criatividade e conteúdo. A creche realizou em comemoração a seu 1º aniversário a Gincana da Amizade, da qual participaram as Emef’s Bernardo Louzada e Aida Castro Grazioli, e a comunidade, formando assim quatro equipes. O encerramento da gincana, que durou 10 dias aconteceu nesta Terça-feira 30, onde uma comissão julgadora avaliou provas relâmpago e de palco. A grande vencedora foi a Emef Bernardo Louzada, seguida pela equipe da Emef Aida Castro Grazioli, CEI Honorina e equipe da comunidade, As três primeiras finalistas levaram troféus, e membros das quatro equipes ganharam medalhas de participação. Centenas de pessoas estiveram presente no evento, que finalizou com a distribuição do bolo gigante feito em comemoração ao aniversário da creche, e partilhado pelos participantes da grande festa.
Dia das mães para as crianças dos CEI’s de Caraguá
Dia das mães é uma data muito especial e será comemorada em grande estilo pelos Centros de Educação Infantil(creches) de Caraguá. Todos os Centros, que têm parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa estarão realizando a festa em homenagem ao Dia das Mães, com participação da comunidade. Cada uma ao seu estilo, estará mostrando que as crianças de zero a 3 anos já participam desta data, comemorando com as mamães esse dia tão especial e único. (Fonte: PMC)

Semana da Pechincha no CEI João Bolinha
Acontece de 13 a 17 de maio a “Semana da Pechincha” no CEI João Bolinha, no bairro Casa Branca/Olaria. Durante toda a semana a equipe da creche terá uma banca montada na escola, com produtos bastante variados e preços bem acessíveis. De acordo com a direção do Centro, as roupas e produtos oferecidos durante a Semana foram doados por vários voluntários. Vale à pena conferir!

Caraguatatuba - CEI do Ipiranga comemora novos cantinhos de imaginação criados com ajuda dos pais. A equipe do CEI “Messias Mendes de Souza” tem motivos de sobra para comemorar! Depois de muito trabalho e envolvimento da comunidade serão festejados no dia 17 de maio os novos cantinhos de imaginação criados especialmente para as crianças da creche. De acordo com a direção, outros ambientes já existentes também foram redecorados para proporcionar às crianças brincadeiras prazerosas e educativas. O mais importante de tudo isso foi a participação efetiva da comunidade. Os pais estiveram presentes, e com muito empenho reformaram, pintara, criaram, fazendo dos novos cantinhos de imaginação lugares bastante especiais, principalmente pela parceria comunidade/escola. A festa acontece na tarde de Sexta-feira, 17, quando equipe do CEI, crianças e comunidade estarão juntas participando desse momento de integração. (Fonte: PMC)

Emef Bernardo Louzada é a vencedora da Gincana da Amizade
Em comemoração ao 1º aniversário do CEI - Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, do Rio do Ouro, foi realizada a Gincana da Amizade, integrando toda a comunidade e as duas escolas de Ensino Fundamental do bairro. A maratona durou 10 dias e as escolas realizaram várias provas. O encerramento aconteceu no CEI, nesta Terça-feira 30

Caraguatatuba - O CEI “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, a Segunda parceria da Prefeitura com a Fundação Orsa foi responsável pela cidade Ter ganho o Prêmio Mérito Municipal. O trabalho pedagógico da creche, que na época tinha não mais que 8 meses de existência, foi premiado pela criatividade e conteúdo. A creche realizou em comemoração a seu 1º aniversário a Gincana da Amizade, da qual participaram as Emef’s Bernardo Louzada e Aida Castro Grazioli, e a comunidade, formando assim quatro equipes. O encerramento da gincana, que durou 10 dias aconteceu nesta Terça-feira 30, onde uma comissão julgadora avaliou provas relâmpago e de palco. A grande vencedora foi a Emef Bernardo Louzada, seguida pela equipe da Emef Aida Castro Grazioli, CEI Honorina e equipe da comunidade, As três primeiras finalistas levaram troféus, e membros das quatro equipes ganharam medalhas de participação. Centenas de pessoas estiveram presente no evento, que finalizou com a distribuição do bolo gigante feito em comemoração ao aniversário da creche, e partilhado pelos participantes da grande festa. (Fonte: PMC)

Programa “Escola de Pais Cidadãos”: uma nova realidade
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Orsa está implantando em Caraguá o projeto “Escola de Pais Cidadãos - um sonho possível”, que teve início no CEI do Travessão mas irá se estender ``as outras creches de Caraguá, proporcionando melhoria na qualidade de vida para a população local

Caraguatatuba - O programa “Escola de Pais Cidadãos” já está funcionando em Caraguá, graças a parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa. Esse projeto está começando no CEI - Centro de Educação Infantil(creche) do Travessão, mas será desenvolvido também nas outras unidades de Educação Infantil de Caraguá.
O objetivo do projeto é desenvolver a conscientização dos pais no que se refere à importância do papel do pai na educação do filho. Outro ponto importante do trabalho é orientar a família sobre o desenvolvimento dos filhos e quanto à necessidade de fortalecer os vínculos familiares. Além disso, o programa visa promover uma integração entre os pais, os CEI’s(creches) e a comunidade em geral. A Escola de Pais atinge e envolve os pais de alunos das creches, mas de acordo com o número de vagas pode se estender a membros da comunidade interessados em participar desse convívio.
O curso conta com 25 pais por turma e tem duração de 36 horas, com entrega de certificados e aulas com profissionais especializados, que durante os encontros estarão abordando temas importantes como Ser pai e mãe hoje; O limite na educação dos filhos; As diferentes famílias, A importância do Amor (vínculos afetivos); O lúdico(brincar) na família dos pais e entre pais e fillhos, e outros temas. (Fonte: PMC)

Câmara homenageia Trabalhadores em Sessão Solene

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira, dia 3 de maio, a partir das 19h30, a sua 4ª Sessão Solene do ano, quando homenageará os Trabalhadores, em decorrência da passagem do 1º de maio no país. Serão homenageados de Secretários Municipais a trabalhadores públicos e comuns do povo.
Pelo menos 25 pessoas serão homenageadas nesta sexta-feira no plenário da Câmara Municipal. Esta é a 4ª Sessão Solene do ano, sendo antecedida por sessões que concederam Título ao empresário Roberto Sabbadini; a Mulher e a Fundacc, além dos títulos de Gratidão Caiçara a pescadores artesanais de nosso município.
No rol de homenageados, constam nomes como da Procuradora Fiscal da Prefeitura de Caraguatatuba, a advogada Eliane Inês Pereira Dias; a Secretária Municipal da Assistência Social, Maria do Carmo Ferreira; a Chefe de Gabinete do município, Gyslaine Tadeu da Silva e o Diretor do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), Celso Antonio Rapacci.
Há também nomes de trabalhadores comuns do povo, como o Pipoqueiro Dir, o vigia Helenio da Silva Salles e o funcionário da SSM (Secretaria de Serviços Municipais), Marcos José Medeiros. Todos receberão arranjos florais e um quadro com seu o seu nome e uma dedicatória pelos serviços prestados de relevância ao município. Os Secretários receberão uma placa de prata. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Emenda a LOM garante acesso gratuito a deficientes

Caraguatatuba - A Vereadora Madalena Fachini (PSB) aprovou em primeiro turno, Projeto de Emenda a LOM (Lei Orgânica Municipal), que garante gratuidade aos deficientes físicos no transporte coletivo da cidade. A emenda vale para o acompanhante. Projeto ainda depende de votação em segundo turno.
Não houve votação dos projetos constantes na Ordem do Dia da 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba, que se realizou na terça-feira, dia 30 de abril. O motivo foi o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal (PELOM), de autoria da Vereadora Madalena Fachini (PSB), que deu entrada em Regime de Urgência. A propositura tratou da questão do Deficiente Físico no transporte coletivo municipal.
O projeto em questão, que foi aprovado por unanimidade em primeiro turno e deverá seguir para o segundo turno na próxima semana, concede passagem gratuita ao deficiente físico ou mental da cidade, desde que comprovado e amparado por laudo médico, psicológico ou psicopedagógico. A propositura garante também passe livre ao seu acompanhante, desde que seja atestado que o deficiente necessite dele. Logicamente o acompanhante só terá passe livre se estiver acompanhado do deficiente. Todos os Vereadores se manifestaram a favor da propositura e a empresa concessionária dos transportes coletivos no município, a Praiamar Transportes Ltda., recebeu críticas de alguns Parlamentares, devido ao serviço que vem prestando á cidade.
Como é um projeto de Emenda a Lei Orgânica, é necessária a votação em segundo turno, com aprovação de 2/3 dos Vereadores presentes, ou, no mínimo 12 votos. Caso seja rejeitado em segundo turno, o projeto é arquivado.
Ainda na mesma sessão foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 projetos de lei. Foram discutidas e aprovadas 5 Moções e 2 Requerimentos.
A Câmara estará realizando hoje, quinta-feira, a partir das 18 horas, Sessão Extraordinária, onde serão votados apenas os Requerimentos constantes na pauta e que não foram votados até o momento por falta de tempo. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Equipe de Taekwondo consegue boas colocações em torneio

Caraguatatuba - A equipe de Taekwondo de Caraguatatuba, que é apoiada pelo Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), conseguiu boas colocações no 11º International Taekwondo Championship - Copa Governador do Estado do Paraná, realizado no final de abril em Curitiba, no Estado do Paraná. Caraguá tinha uma das menores delegações e conquistou o 5º lugar na colocação geral.
A Copa Governador do Estado do Paraná, também chamada de 2002 World Open Taekwondo, reuniu 500 atletas de 8 estados brasileiros e países da América do Sul, como o Paraguai e o Uruguai, tendo sido convidados atletas da América do Norte, Ásia e Europa. Os combates aconteceram de 26 a 28 de abril.
A equipe de Caraguatatuba contou com 5 atletas e ao final, conseguiu a 5ª colocação no cômputo geral, com 3 primeiros lugares, 2 segundos lugares e uma terceira colocação.
Na categoria Juvenil, Alexandre do Prado Luiz ficou em primeiro na categoria faixa preta até 69 kgs. Natália Montagner ficou em segundo na categoria faixa verde ponta azul até 59 kgs.
Na categoria Adulto, Frederico de La Macrix dos Santos foi o primeiro na categoria faixa verde até 70 kgs e Fabiana do Prado Luiz foi a vencedora da categoria faixa preta até 55 kgs. Leandro Catão da Silva ficou em terceiro na categoria faixa vermelha ponta preta até 64 kgs.
Para o Vereador Bolha isso mostra o valor dos atletas locais. "Nossa equipe ainda padece de maior apoio e estrutura, mas isso não é problema para eles, que vão a competições e trazem boas colocações, levando o nome da cidade para os mais distantes confins deste país, mostrando que com raça se almeja e consegue vencer desafios", disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereador faz ato contra proibição na Tribuna da Câmara

Caraguatatuba - O Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba fez um ato político de crítica ao Executivo Municipal, devido a proibição de se expressar durante as últimas inaugurações, ocorridas pela passagem do aniversário da cidade. Na Tribuna da Câmara, ao final de seu pronunciamento, o Parlamentar lacrou a boca com fita crepe, simbolizando o silêncio ordenado pelo prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva.
As críticas do Vereador contra o Prefeito Municipal tiveram início na manhã de 19 de abril, quando durante a inauguração do Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental), no bairro do Perequê-Mirim, na zona sul da cidade, foi proibido de discursar no palanque, por ordem do Chefe do Executivo.
De acordo com o Parlamentar, por ser taxado como "Vereador de Oposição", foi proibido de falar no palanque durante a inauguração. A ordem de proibição foi dada pelo Prefeito Municipal Antonio Carlos da Silva e repassada por outro Vereador ao Parlamentar.
Na Tribuna da Câmara o Vereador deu a sua resposta. Segundo Bolha impedir um Vereador de falar é desrespeitar a Constituição Federal, no que diz respeito a "Liberdade de Expressão". "Se há harmonia entre os poderes, não posso ser barrado na minha vontade de expressar", disse. O Parlamentar argumenta que estava no local para elogiar a obra, necessária para a população daquela comunidade.
O Vereador salientou que na Câmara não há esse tipo de censura e que na Tribuna, todo Vereador pode se expressar da maneira que puder. Ao final de seu pronunciamento, para simbolizar a proibição injusta que lhe foi cometida, lacrou os lábios com fita crepe e foi aplaudido pelos presentes na galeria do Legislativo. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Vitória - Ontem, 02/05/02 a sociedade civil organizada conseguiu uma grande vitória. Depois de muito trabalho e do engajamento de várias entidades lideradas pela SAPA - Sociedade Amigos da Praia de Paúba, a Prefeitura de São Sebastião inicia a recuperação de área de manancial degradada em Paúba. Neste momento, as máquinas da Regional de Maresias estão trabalhando na propriedade do Sr. Décio Moreira Galvão desobstruindo o curso d'água aterrado pela Prefeitura e por particulares que despejaram todo o tipo de resíduos sólidos na APP (Área de Proteção Permanente). O objetivo final do trabalho é a recuperação completa da área, que se dará depois da elaboração e execução do PRADE (Plano de recuperação de áreas degradadas).
A SAPA gostaria de agradecer as entidades Federação Pro Costa Atlântica e Alnorte - Ambiental Litoral Norte que contribuíram muito para a realização dessse feito.

SAPA
Sociedade Amigos da Praia de Paúba
São Sebastião - SP

 


Chalés Gaivota BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor