Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 03 de julho de 2002 - Nº 564 Edições Anteriores

Saint Tropez Flamboyant Chalés Gaivota

Litoral Norte:
   Litoral Norte tem cinco candidatos a deputado estadual e quatro a federal

Caraguatatuba:
   Viagens de Portugal são tema de mostra
   5ª Caminhada para Hipertensos e Diabéticos
   Caraguá tem novos ceramistas
   “Inverno Quente” agita férias em Caraguá
   Suceno é exemplo de competição sócio-educativa

Ilhabela:
   Ilhabela recebe 3 veículos escolares
   Inverno tráz animais marinhos a Ilhabela
   Três são presos após assalto a banco em Ilhabela
  
Moradora reclama de atendimento da Telefônica ao consumidor

São Sebastião:
   São Sebastião combate o desemprego capacitando mão-de-obra local
   Alckmin libera R$ 36 milhões para investimento em cidades turísticas
   Julião assina convênios do Programa Estadual do Leite
   São Sebastião se prepara para os Jogos Regionais
   Basquete disputa título regional
   Festival Regional Nossa Arte acontece no próximo sábado
   Karatê tem bons resultados no Campeonato Paulista

Ubatuba:
   Sabesp realiza manutenção em Ubatuba
   Objetivo é demolir casa de Rino Levi
   Carta do Leitor



Litoral Norte tem 5 candidatos a deputado estadual e 4 a federal

Litoral Norte - Nove candidatos do Litoral Norte estarão disputando as próximas eleições concorrendo a vagas na Assembléia Legislativa e no Congresso Nacional.
Os candidatos a deputado estadual são Cleuza Maciel (PDT), Cláudia Batocchio e Charles Alves Medeiros (ambos PSDB), Aureliano Pereira (PTB) e Cláudia Kerber (PT). Juan Pons Garcia (PPS), André Luiz dos Santos (PSB), Marco Antonio Mróz e Acácio Athiê, ambos do PV, são os candidatos a deputado federal.
André Luiz dos Santos (PSB) é empresário da construção civil em São Sebastião. O PSB está coligado ao PST, apoiando Jacob Bitar para governo do Estado e Anthony Garotinho para a presidência da República.
Cláudia Flausino (PSDB) é médica e vice-prefeita de São Sebastião. PSDB e PFL estão coligados e apoiam a reeleição do governador Geraldo Alckmin e a eleição de José Serra para presidência da República. Charles Medeiros, também candidato a deputado estadual pelo partido, é vereador de Ubatuba.
Pelo PDT, a outra candidata a deputado estadual, Cleuza Maciel, é colunista social e reside em Ilhabela. PDT, PPS e PTB estão coligados, apoiando Ciro Gomes para presidente. Segundo o secretário da executiva estadual do PDT, Américo Nicollati, os três partidos também apoiam Antônio Cabrera (PTB) para governador.
O dirigente da executiva estadual e nacional do PPS, Francisco Pereira de Souza, o Chiquinho Pereira, confirmou ontem a candidatura de Juan Pons Garcia (PPS) para deputado federal. Garcia é médico, advogado e presidente do PPS em São Sebastião. Aureliano Pereira, candidato pelo PTB na região, a deputado estadual, é vereador de Caraguatatuba.
O PT confirmou a candidatura de Cláudia Kerber, segundo o presidente do partido em São Sebastião, Luiz Carrança Rodrigues. Cláudia é veterinária e estudante de Ciências Sociais. Ela é de São Paulo e reside em Ilhabela há dois anos.
O PV na região anunciou ontem as candidaturas de Marco Antonio Mróz, por Ilhabela, e Acácio Athiê, por Ubatuba. Mróz foi secretário de Meio Ambiente da gestão anterior e é chefe de gabinete da liderança do partido na Assembléia Legislativa. Athiê é empresário do ramo pesqueiro
de Ubatuba, segundo informações prestadas pelo coordenador do PV, no Litoral Norte e Vale do Paraíba, Fabrício Correia, também membro da executiva estadual do partido. (Fonte: Imprensa Livre)

Viagens de Portugal são tema de mostra

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba) está sediando a exposição itinerante "Viagens Portuguesas". O mostra fica no Salão de Exposições da fundação até o dia 30.
A exposição -- uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e Divisão de Bibliotecas Públicas -- traz 30 painéis de 96 X 65 cm, com roteiros e textos da Comissão Nacional do Governo Potuguês.
Na mostra é possível verificar um outro lado da história ainda pouco conhecido. Entre os atrativos da exposição estão as navegações portuguesas, narrando a história do povo desde a sua independência da Espanha, no século 17, as principais colônias na América, África e Ásia.
A visitação, é de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A Fundacc convida as escolas do município a visitar a exposição, que é voltada para estudantes de 2ª Grau e público adulto.
FORMAS - Até o dia 14 de julho pode ser visitada a Mostra Coletiva "Formas", dos artistas de maior expressão no Litoral Norte, que inauguraram o Pólo Cultural Professora Adaly Coelho Passos.
São 28 artistas com suas obras em vários estilos, técnicas e materiais, resultando num espaço de imensa riqueza artística.
A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas e a entrada é franca. O Pólo Cultural fica na Praça Dr. Cândido Motta, nª 72, no centro. (Fonte: ValeParaibano)

5ª Caminhada para Hipertensos e Diabéticos
Participantes do grupo de orientação para diabéticos e hipertensos dos bairros Casa Branca e Olaria caminharam nesta quinta-feira até a praia Martim de Sá, onde farão também exercícios físicos adaptados e alongamento

Caraguatatuba - A equipe do PSF Programa Saúde da Família dos bairros Olaria e Casa Branca realizou a 5ª Caminhada para Hipertensos e Diabéticos nesta quinta-feira, dia 27 de junho, à partir das 7h30 com os participantes do grupo de orientação para hipertensos e diabéticos.
O trajeto foi da Unidade de Saúde do bairro até a praia Martim de Sá. Antes da saída e no retorno do passeio, a equipe do PSF mediu a pressão arterial dos participantes. Na praia, os participantes tiveram aulas de alongamento e exercícios leves adaptados para a idade média dos participantes. Em seguida, todos retornaram para o bairro, onde fizeram uma breve confraternização. O projeto contou com o apoio e a colaboração da Ditran e da Prefeitura Municipal.
Esta é mais uma atividade social do PSF e está incluída na programação do grupo de orientação visando prevenir agravações e complicações da diabetes ou hipertensão. O PSF tem obtido excelentes resultados com os grupos de orientação para quem sofre destas e de outras doenças em todo o município. Também foram formados nestes e em outros bairros, grupos de orientação para 3ª idade, gestantes, mães, dependentes químicos, crianças desnutridas, entre outros grupos.
A equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares do PSF trabalham a conscientização sobre a doença, sua prevenção e dicas para evitar complicações da doença através de uma vida mais saudável. A prática de exercícios, a boa alimentação e a informação são muito estimulados nestes grupos. (Fonte: PMC)

Caraguá tem novos ceramistas

Caraguatatuba - A Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar estarão realizando no dia 20 de julho, às 10 horas, o encerramento do Curso de Cerâmica e a Cerimônia de Abertura do Forno. O Núcleo fica na Av. Miramar, nº 9.152, próximo a foz do Rio Juqueriquerê.
São 10 artistas que tiveram a chance de aprender técnicas da arte cerâmica através das aulas promovidas pela Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar, dentro do projeto que visa a geração de renda. Essas pessoas foram selecionadas levando-se em conta vários fatores entre eles, a no fato ainda não ter uma atividade funcional, e a escolha de fazer da arte cerâmica sua profissão.
A Cerimonia de abertura do Forno e a entrega dos certificados aos alunos, Fernando Martinez Fuentes, Pedro Fiszuk, Wesley Aleixo de Oliveira, Ana Maria Macedo Santos, Edson Macedo da Costa, Giselli Xavier dos Santos, Luciana Renna da Silva, Márcia Yasue Nojiri, Paulo Sérgio Gomes e Vânia de Cássia Takahashi Kazi acontecerá com a presença de ceramistas, artistas, e autoridades.
As peças que são produzidas durante o curso estarão a venda e podem ser adquiridas no local. (Fonte: PMC)

“Inverno Quente” agita férias em Caraguá
Show da banda de pagode Moleque Atrevido, dia 5; banda de Píer, dia 6; e aeróbica na Praça de Eventos abrem programação.

Caraguatatuba - Vários eventos já estão confirmados para a programação “Inverno Quente” em Caraguatatuba. Show musicais de rock, forró, MPB, pagode, sertanejo, reggae de bandas locais e regionais, além de atividades esportivas estarão invadindo nossas praias e praças durante as férias de julho.
A programação da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento começa neste fim de semana com o show da banda de pagode Moleque Atrevido na sexta-feira, dia 5; e banda de Píer no sábado, dia 6, com muito rock pop. No dia 12 a show ficará por conta da dupla sertaneja João Marcos e Juliano. Os shows fazem parte do projeto “Sons da Praia” que trará para o público música variada durante todos os finais de semana de julho, sempre à partir das 21 horas na Praça de Eventos.
Para o dia 13, Dia Internacional do Rock in Roll, o secretário Salim Burihan disse que está preparando uma programação especial em comemoração à data, com show da Banda Blusy.
Outra atividade garantida no projeto “Inverno Quente” é a aeróbica com o Professor Marílio e sua equipe que vai estar movimentando a Praça de Eventos aos sábados e domingos, das 20 às 21h30, à partir do dia 5 de julho. A caminhada monitorada também volta a acontecer no calçadão da Avenida da Praia neste inverno. Quem for praticar a caminhada poderá contar com apoio de professores de educação física que farão avaliação, preparo físico e até mesmo exercícios de alongamento.
O esporte também está incluído na programação de férias em Caraguá com diversas opções entre os dias 11 e 31 de julho. O público poderá participar do torneio de futebol Society, para as categorias Mirim e Infantil Masculino, na Praça de Eventos e ainda de vôlei ou futebol society na areia.
A Fundação Cultural de Caraguatatuba também oferece uma programação para o “Inverno Quente”, com shows musicais na Praça Dr. Cândido. Este ano, o evento engloba também ações no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos e estará acontecendo entre os dias 12 e 28 de julho, às sextas, sábado e domingos, à partir das 21 horas. A abertura acontecerá no dia 12 de julho com a premiação do I Concurso Fundacc de Dramaturgia, com sckets (trechos de peças teatrais) homenageando os participantes. Entre as atrações de julho estão grupos regionais de festejos juninos, com repertório típico e números de dança com as Oficinas Culturais da Fundacc. (Fonte: PMC)

Suceno é exemplo de competição sócio-educativa

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, através da Secretaria de Esportes e Recreação, está investindo no Esporte Educação com o programa ‘Vivendo e Aprendendo a Jogar”. A 2ª Copa SUCENO de Futsal e Vôlei está provando que o projeto está atingindo o seu principal objetivo que é promover a inclusão de crianças e jovens na prática da competição esportiva de caráter sócio-educativo.
Esta visão de esporte vai de encontro com a política implantada pela Secretaria Municipal, que tem a grande preocupação de formar primeiramente o cidadão, depois o atleta. Este ano, o SUCENO está sendo realizado nas modalidades Futsal Masculino/Feminino e Voleibol Feminino, reunindo crianças e jovens de todas as regiões do município.
A meta da secretaria para 2003 é implantar o basquetebol em 2003. Segundo o secretário Municipal de Esporte, Francisco Carlos Marcelino, O SUCENO é um sucesso por que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e o trabalho intenso dos professores de Educação Física da Secretaria, Mário Luiz da Silva, coordenador geral do Suceno; Nilson Santiago, responsável pela região Centro; Cícero Alberto dos Santos, responsável pela região Sul e Jaime, responsável pela região norte.
Os números confirmam o sucesso, quase mil atletas inscritos! Só no Futsal Masculino são 17 equipes inscritas na categoria Fraldinha (9 a 10 anos); 28 equipes inscritas na categoria Pré-Mirim (11 a 12 anos); 34 na categoria Mirim (13 a 14 anos), totalizando 79 equipes e 790 atletas. Na modalidade Futsal Feminino são 10 equipes inscritas na Categoria Mirim (até 14 anos), com 120 atletas. No Voleibol, são 4 equipes inscritas na categoria mirim (até 14 anos), com 48 atletas.
Resultado final da Copa:
Fraldinha
1º lugar: Gelaf
2º lugar: Unidos do Esporte
3º lugar: Litoral Massa
Mirim Feminino
1º lugar: Geração Independente
2º lugar: Ismael Iglesias
3º lugar: Juventude P. Mirim
Pré-Mirim
1º lugar: Trombini
2º lugar: Colônia
3º lugar: Trombini
Mirim Masculino
1º lugar: Trombini
2º lugar: Colônia
3º lugar: Juventude
Voleibol Feminino
1º lugar: estrela Dalva
2º lugar: Ismael Iglesias
3º lugar: Mário Trombini (Fonte: PMC)

Ilhabela recebe 3 veículos escolares

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos saldou na semana passada, mais um compromisso de campanha que vai beneficiar, principalmente, crianças que moram em locais extremos do norte e sul do município de Ilhabela.
A Secretaria Municipal de Educação recebeu do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) através do Programa Nacional de Transporte Escolar do Governo do estado, duas Kombis no valor de R$47 mil, que vão transportar alunos e professores que moram em pontos do município onde não possuem linhas de ônibus.
As crianças que moram nos bairros do Jabaquara, Pacuíba e Furnas, no Norte, serão transportadas para a escola da Armação. Já os moradores do Sul, do bairro Sepituba serão levados para a escola do São Pedro. Para dirigir os veículos, a Secretaria da Educação está recebendo quatro novos motoristas no quadro de funcionários.
As duas Kombis, que tem capacidade para 15 crianças cada e o micro-ônibus, doado também pelo Governo do estado, com capacidade para 23, vão começar a operar em agosto, no reinicio da aulas.
Segundo o Secretário da Educação, Antônio Cornélio, atualmente a prefeitura municipal oferece a alunos do ensino infantil e fundamental que moram distantes da escola, transporte gratuito através de carteirinha e passe escolar. O secretário acredita que a aquisição de mais 3 veículos escolares, vai ajudar a reduzir o índice da evasão escolar no município. (Fonte: PMI)

Inverno tráz animais marinhos a Ilhabela

Ilhabela - As praias de Ilhabela tem sido, nas últimas semanas, a estadia de algumas espécies de animais marinhos pouco vistas na região. O inverno é uma época em que o fluxo de animais antárticos e sub-antárticos é muito grande no nosso litoral. Geralmente estes animais são jovens e pouco experientes e acabam se desgarrando do grupo, levados por correntes marítimas.
Primeiro, uma foca chegou no dia 20 (quinta) na Praia do Portinho, descansou e se foi, sem mesmo ser fotografada. Depois, pela primeira vez no Litoral Norte, foi a vez do grandalhão Elefante Marinho, no dia 26 (quarta), também no Portinho, que precisou de alguns cuidados e depois de recuperado, seguiu seu caminho. Por último, um Lobo do Mar, no dia 28 (sexta) escolheu a Ponta da Canas para fazer uma parada, tomar um sol e seguir em frente.
O Elefante Marinho, por seu grande porte, atraiu muitas pessoas e a única preocupação dos que colaboraram para seu descanso foi manter o ambiente sereno para que ele se curasse do estresse natural, devido sua grande jornada. No segundo dia de sua permanência na Ilha, foi construída uma equipe técnica formada pela Secretária do Meio Ambiente, Cássia Redó, Dra. Carla Marcon, do Ibama, a oceanógrafa da Fundamar Shirley Pacheco de Souza e da Defesa Civil da Prefeitura Municipal, Klaus Bruder e Ronaldo Alves de Souza.
O biólogo André Rossi, da Fundação Animale, examinou e medicou o animal, que após seus cuidados dormiu tranqüilamente até a meia-noite do dia 28, quando acordou de forma saudável procurando o mar para a continuação de sua longa viagem, não poupando um olhar de agradecimento aos que velavam por ele. O Coordenador do Aquário de Ilhabela, Cícero Spiritus, também esteve presente durante a permanência do animal na praia e foi um dos privilegiados ao vê-lo partir sob a lua da madrugada de sexta.
Segundo Rossi, ao saber que o animal partiu em segurança comentou que, pela primeira vez, a conduta do Poder Público foi o de respeito ao animal e sua preservação, pois em outras ocasiões o que sua experiência relata é atitude de querer livrar-se do que julgavam ser um problema, ou reconduzir o animal forçosamente para o mar ou permitir sua remoção.
Toda equipe não teria obtido êxito no trabalho se não tivesse contado com todos que fizeram guarda dia e noite para que o animal não fosse molestado e que seu ritmo natural fosse respeitado. O grupo de guardiões foram:
Polícia Ambiental: Soldado Joel Fernando dos Santos, José Ricardo Nobre de Jesus, Rubens Gomes, Flávio Carvalho, Elias Ramos, Marcelo Souza Moraes, Valdivino Ferreira dos Santos e Cabo Milton de Almeida Jr.
Polícia Militar de Ilhabela: Cabo Freitas e Soldado Badaró.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente: Secretária Cassia Redó e os viveiritas Anderson Pereira, Rodrigo Barroso e Fábio Francisco dos Santos.
Defesa Civil da Prefeitura de Ilhabela: Ronaldo Alves Moraes, Klaus Bruder, Moacir Pinto Moraes Junior, José Eduardo de Souza e Flávio Balbin. (Fonte: PMI)

Três são presos após assalto a banco em Ilhabela

Ilhabela - A agência da Nossa Caixa Nosso Banco, localizada no centro de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, foi assaltada ontem, por volta das 15h. Segundo a Polícia Militar, três homens armados entraram no banco, renderam o vigia e obrigaram o gerente a retirar do cofre cerca de R$ 45 mil.
Os assaltantes Cleber Vila Nova de Oliveira, 20, Marcos Luciano Pedroso da Silva, 20, e Jeová Marcelino Alves, 25, foram presos em flagrante quando tentavam pegar a balsa para fugir com o dinheiro, pela Força Tática de São Sebastião. Foram encontrados com o grupo quatro armas, duas pistolas, uma de 19 mm e outra 380, e dois revólveres calibre 38.
Segundo a Polícia Militar, Oliveira é fugitivo da Cadeia Pública de Caraguatatuba e Alves fugiu da Cadeia Pública de São Sebastião. Ambos têm passagem pela polícia por roubo.
Os três foram detidos e encaminhados para a Cadeia Pública de São Sebastião. (Fonte: Folha)

Moradora reclama de atendimento da Telefônica ao consumidor

Ilhabela - A morada de Ilhabela, Iara Nunes Dangelo, está reclamando do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Telefônica. Ela tem uma casa no bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, e solicitou à empresa, via telefone, o desligamento da linha telefônica desse imóvel.
Iara afirma que a casa está desocupada não havendo a necessidade manter o telefone no local.
A Telefônica indicou o número do serviço que realizava o desligamento do telefone automaticamente. “Liguei para esse número e fiquei aguardando cerca de 50 minutos sem obter nenhum retorno pelo telefonema”, disse Iara.
A Telefônica informa que as reivindicações dos clientes são atendidas pelo telefone 0800-7715-104 que funciona 24 horas e sete dias por semana. Para o desligamento da linha o usuário precisa deixar o número do aparelho que pretende desativar. Após confirmação dos dados do consumidor o procedimento será executado. Há também a possibilidade, de no momento da ligação da cliente ter ocorrido uma falha no sistema da central de atendimento da empresa. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião combate o desemprego capacitando mão-de-obra local

São Sebastião - A Comissão Municipal de Emprego, também chamada de Com–Emprego, formada por representantes do governo do Estado, através do SERT, prefeitura de São Sebastião, empregadores e empregados, em menos de dois meses de formação, formou cinco turmas de supletivo com 216 funcionários de empreiteiras que prestam serviços à Petrobrás.
Inicialmente, o Com-Emprego realizou um levantamento junto às grandes empresas da cidade, como Petrobrás, Sabesp, Dersa, Enob e Autoviass, para detectar o tipo de capacitação profissional mais solicitada no mercado de trabalho de São Sebastião.
O objetivo era criar cursos profissionalizantes que fossem ao encontro dessas necessidades. “Queremos formar técnicos na cidade para que as empresas não precisem contratar especialistas de outros municípios”, explica Rose Costa, assessora de Assuntos Comunitários e presidente do Com - Emprego.
Um exemplo do resultado positivo da Comissão, é que a empreiteira que está realizando a obra de saneamento básico da Sabesp, em Maresias, costa sul, já está contratando 25 profissionais da construção civil, que residem no bairro.
Porém, com o resultado da análise apontando que 40% dos funcionários não possuem ensino fundamental, a Comissão decidiu, em princípio, dar ênfase à formação de turmas de supletivo de 1ª a 4ª séries, de 5ª a 8ª séries e 2º grau, com instrutores formados pelo Senai, em cursos ministrados no Centro Profissional Municipal (Ceprom), financiados pela Secretaria Municipal da Educação.
FAT - Além dessa iniciativa, a Comissão Municipal de Emprego está atuando junto ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT – para trazer à cidade novos cursos profissionalizantes nas áreas de construção civil, turismo e náutica.
“Três turmas, formadas por empregados e empregadores, estão participando do programa qualificação total do Sebrae na área de turismo, na Costa Sul. Isso é um exemplo que é possível combater o desemprego com a parceria da sociedade civil e órgão público”, disse Costa.
Atualmente, cerca de mil pessoas se preparam em cursos de capacitação do Ceprom para ingressarem no mercado de trabalho, com professores que têm, inclusive, experiências no exterior.
Dentre os cursos oferecidos no Centro de Ensino Profissionalizante estão: Elétrica e Hidráulica Residencial, artesanato, corte e costura, panificação e confeitaria, prática de escritório, camareira e arrumadeira, cozinheira, recepcionista, garçom, jardinagem e manutenção de piscina.
Os formandos se inscrevem no PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – cujo telefone é 452- 1600, das 8h às 18h. “Os empresários precisam começar a ter o hábito de procurar o PAT”, disse Rose.
Outra alternativa incentivada pela prefeitura é a formação de Cooperativas, como, por exemplo, da Construção Civil, de Prestação de Serviços, que futuramente contarão com um “disque – serviços”. (Fonte: PMSS)

Alckmin libera R$ 36 milhões para investimento em cidades turísticas

São Sebastião - O governador Geraldo Alckmin liberou ontem (terça-feira), em Guarujá, verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, no valor de aproximadamente R$ 36 milhões, para quarenta cidades-estância paulistas. Com essa liberação já somam cerca de R$ 160 milhões os recursos do DADE aplicados, nesta gestão, no desenvolvimento da infra-estrutura turística do Estado.
Alckmin assegurou aos prefeitos presentes à cerimônia, realizada no Teatro Procópio Ferreira, que o incentivo do governo do Estado à atividade turística, como segmento da economia, prosseguirá, porque o setor é intensivo em geração de emprego e renda.
A ênfase no investimento em turismo como atividade econômica, com a combinação de planejamento, profissionalismo e parcerias entre os setores público e privado, também foi a tônica do discurso do presidente da Associação dos Prefeitos de Cidades-Estância do Estado – APRECESP, Paulo Julião, prefeito de São Sebastião. Antes dee Julião, falou à platéia de prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias presentes o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Altenfelder Silva, que destacou a recuperação do setor no Brasil, após a retração mundial que se seguiu aos atentados de 11 de setembro, em Nova Iorque:
- De acordo com a Organização Mundial do Turismo, apenas três países – Brasil, Irlanda e Portugal -, tiveram desempenho positivo nos meses que se seguiram aos atentados de 11 de setembro. No caso brasileiro, a receita tem sido de investimentos, valorização do mercado interno e parcerias entre os setores público e privado. São Paulo está firme e trabalha nessa direção – garantiu Altenfelder.
O governador Alckmin lembrou aos prefeitos que encontra-se na Assembléia Legislativa o projeto de criação da Agência Paulista de Fomento ao Turismo, entidade que fará a interface entre o poder público e o setor privado, inclusive atuando no financiamento da atividade turística.
O prefeito do Guarujá, Maurici Mariano, do PTB, elogiou a “firmeza do governador Alckmin na liberação das verbas do DADE, independentemente dos partidos a que pertencem os prefeitos das cidades turísticas” – a desvinculação dos recursos dos aspectos político-partidários foi enfatizada também pelo governador.
Além do prefeito de São Sebastião, que recebeu a liberação de recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, para a construção do Centro Municipal de Convenções, a ser erguido no bairro da Praia Grande, em frente ao Balneário dos Trabalhadores, participou também da cerimônia o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, que recebeu R$ 841 mil, a serem aplicados na construção dos seis píeres que farão parte da hidrovia municipal de Ilhabela, que terá serviço de transporte por aerobarcos, a ser implantado em regime de concessão. (Fonte: PMSS)

Julião assina convênios do Programa Estadual do Leite

São Sebastião- O prefeito Paulo Julião assinou ontem, no gabinete do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, João Carlos de Souza Meirelles, três novos convênios entre o Estado e o município, que aumentarão o número de crianças carentes atendidas pelo programa Vivaleite, implantarão pontes metálicas com acabamento em concreto pré-moldado em bairros da Costa Sul e trarão para o município um galpão de mil metros quadrados, para estímulo aos agro-negócios.
O programa Vivaleite, que já estava implantado no município, terá seu alcance ampliado, a partir do próximo dia primeiro de agosto. Hoje 218 crianças, duzentas das quais com idade abaixo de sete anos, recebem leite proveniente das usinas ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Com o termo aditivo ao convênio, assinado no final da tarde de ontem por Meirelles e Julião, outras 250 crianças passarão a contar com o leite, através da secretaria da Promoção Social do município, em vinte pontos de distribuição aos agora 468 menores cadastrados. A cota de São Sebastião no programa passará dos atuais 3270 para 7020 litros mensais.
De acordo com o secretário estadual, são atendidas mensalmente pelo programa estadual do leite, no Interior do Estado, 260.107 crianças entre seis meses e seis anos, dando-se prioridade àquelas que têm até 23 meses de idade. O leite enriquecido com vitaminas A e D, em São Sebastião, é entregue três vezes por semana.
Pontes Metálicas - O prefeito Paulo Julião assinou também convênio para implantação de doze pontes metálicas, todas a serem instaladas em bairros da Costa Sul do município. As pontes, montadas em concreto pré-moldado sobre perfis metálicos da Cosipa, são instaladas em prazo rápido, de algumas horas, sobre pilares previamente construídos. No caso de São Sebastião, serão instaladas em bairros como Cambury, Maresias, Juquehy e Barra do Una, substituindo antigas pontes de madeira.
De acordo com a secretaria da Agricultura e Abastecimento, até janeiro deste ano foram instaladas 560 pontes metálicas em 173 municípios do Estado, com vãos entre 6 e 12 metros. O programa tem por objetivo instalar 2 mil pontes, utilizando recursos de uma dívida tributária da Cosipa junto ao governo do Estado.
Galpão do Agronegócio - O último convênio foi firmado para a doação de um galpão metálico de mil metros quadrados, para instalação de no mínimo cinco empresas ligadas ao agro-negócio. O galpão, no valor de R$ 275 mil, pretende servir de ponto de partida para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos ligados à cadeia de produção e tem como base experiências bem sucedidas em incubadoras de empresas nos segmentos industriais.
Ao todo, no Estado, o projeto dos galpões de agro-negócios demandará recursos no montante de R$ 68,75 milhões. (Fonte: PMSS)

São Sebastião se prepara para os Jogos Regionais

São Sebastião - A delegação esportiva de São Sebastião participará dos Jogos Regionais em Mogi das Cruzes, a partir de sexta-feira, dia 5. O ônibus, com cerca de 400 atletas, sairá às 12h30 de frente da sede da Secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, na Rua da Praia.
Em 2001, São Sebastião ficou em 3º lugar nos Jogos Regionais de Suzano, com sete medalhas de ouro, 13 de prata e 14 de bronze, somando 162 pontos, ficando atrás apenas de São José dos Campos, com 310 pontos, e Suzano, com 299 pontos.
Este ano, São Sebastião será representado em 17 modalidades, sendo: atletismo (masc/fem), basquete (masc/fem), bocha (masc), dama (masc), futebol de campo (masc/fem), futsal (masc), handboll (masc/fem), judô (masc/fem) e malha (masc).
Além de voleibol (masc/fem), tênis de mesa (masc/fem), xadrez (masc/fem), biribol (masc), ciclismo (masc/fem), tae kow do (masc), natação (masc/fem) e karatê (masc/fem). Dessa vez, ao contrário do ano anterior, Sebastião será representada também na capoeira.
O destaque da delegação é a judoca Rogéria Cozendey, que conquistou duas medalhas de bronze no Mundial de Judô, disputado na Irlanda do Norte. Além disso, a atleta ajudou o Brasil a ficar com o título por equipe, na categoria feminina. (Fonte: PMSS)

Basquete disputa título regional

São Sebastião - Hoje, dia 03, às 21:00 horas no Ginásio Municipal “José de Souza Gringo – Gringão”, a equipe sebastianense de basquetebol masculino adulto fará o segundo jogo da fase final contra a equipe do Trianon/Jacareí.
São Sebastião precisa vencer o segundo jogo para se consagrar campeã da Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Caso a equipe adversária vença, o terceiro jogo está marcado para o dia seguinte, no mesmo horário e local.
No primeiro jogo, São Sebastião venceu o Trianon por um placar de 106 a 74 na casa do adversário e, nesta quarta –feira, os atletas prometem repetir o bom desempenho e a garra.
“Estamos concentrados e com a cabeça no jogo. Com certeza iremos manter o mesmo ritmo do último jogo, mantendo a calma e a tranqüilidade para enfrentar o adversário. Aproveito para reforçar o convite em nome de toda a equipe, para que a comunidade sebastianense venha prestigiar o jogo e torcer pela conquista deste título para a cidade”, diz o atleta Thiago Henrique.
Terminando as competições da Liga Regional, a equipe sebastianense, irá disputar os 46º Jogos Regionais na cidade de Mogi das Cruzes. A equipe parte juntamente com a Delegação Sebastianense, no dia 05 de julho, às 12:30. O local de partida será a Rua da Praia.
“Não vamos ter tempo para descansar e nem comemorar se ganharmos o título da Liga Regional na quarta porque sairemos de uma competição e já iremos entrar em outra. Mas, uma coisa é certa, vamos nos esforçar ao máximo para ficarmos entre os primeiros nos Jogos Regionais, pois já estamos pensando nos Jogos Abertos que acontecem em setembro na cidade de Franca.”Completa o pivô Rafael.
O time de basquetebol masculino adulto de São Sebastião é formado por: Neto, capitão da equipe e lateral; Thiago Luiz – o Thiagão, , pivô; Felipe Amaral, pivô; Thiago Henrique - Thiaguinho, escolta; Marcelo Dias, armador; Rafael Anunciatto - Rafão, pivô; Bruno Martins, lateral; Wesley Silva – o Mineiro, escolta; Cássio Gonçalves, escolta; Fernando Marques, armador; Luiz Carlos Barbosa, escolta e Adilson Batistuti, pivô. (Fonte: PMSS)

Festival Regional Nossa Arte acontece no próximo sábado

São Sebastião - No próximo Sábado, São Sebastião irá sediar pela primeira vez, a fase regional do Festival Nossa Arte. Evento promovido e organizado pela Federação Nacional das APAEs.
O Festival acontecerá no Teatro Municipal, à partir das 18:00 horas e a entrada é franca.
Ao todo serão 08 APAES de todo Vale do Paraíba e Litoral Norte participando de exposições de artes visuais (pinturas em telas), artesanato, apresentação de dança, teatro e música.
Segundo a Professora de Educação Física, Cristiane Rezende dos Santos, que é responsável pela coreografia dos dançarinos sebastianenses, as crianças estão empolgadas e felizes pela participação. “Eles estão se esforçando ao máximo pois tem consciência de que se classificando nesta fase regional, irão para a fase estadual e depois para a fase nacional e acreditam acima de tudo na importância do Festival.” Finaliza Cristiane. (Fonte: PMSS)

Karatê tem bons resultados no Campeonato Paulista

São Sebastião - No último dia 29 de junho, Sábado, a equipe sebastianense de karatê viajou para São Paulo, para participar do Campeonato Paulista de Karatê, nas categorias infanto-juvenil, juvenil e master.
O evento aconteceu no Ginásio do Ibirapuera e ao todo a competição reuniu aproximadamente 600 atletas, sendo 15 da cidade de São Sebastião.
Segundo o técnico, Benedito Rodrigues Silva - o Dito, São Sebastião obteve muito bons resultados na classificação geral. Na categoria Master KATA - Edson Aparecido Betim sagrou-se campeão e Luiz Paulo dos Santos ficou com o 5º lugar. Na categoria Master KATA Feminino, o título de vice campeã ficou para a sebastianense Maria Oliveira do Carmo. Na categoria Master SHIAI KUMITÊ, o atleta Roque Bispo ficou com o 5º lugar.
Na categoria juvenil SHIAI KUMITÊ, Anderson Tadeu ficou com o terceiro lugar e Robson Oliveira Silva com a quarta colocação.
De acordo com o técnico da equipe, a equipe manteve um excelente desempenho. “Esta competição próxima dos Jogos Regionais, serviu para os atletas perceberem que o nível deles está bastante equiparado aos dos seus adversários.” Completa Dito. Os atletas vem treinando diariamente e para quem gosta de Karatê, as aulas do técnico Dito no Centro Comunitário da Topolândia, são às segundas, quartas e sextas, das 08:00 às 10:00, das 16:00 às 18:00 horas e às seguntas, terças e quintas das 20:00 às 22:00 horas. Na Academia Dita Ursa, as aulas são às terças e quintas das 08:00 às 10:00 e das 16:00 às 18:00 horas. Aos domingos, no Tebar Praia Clube, o técnico Dito, está à disposição dos alunos das 16:00 às 20:00 horas. (Fonte: PMSS)

Sabesp realiza manutenção em Ubatuba

Ubatuba - A Sabesp, empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, comunica que, nesta quarta-feira, 3 de julho, serão realizados serviços de manutenção elétrica em equipamentos do sistema de distribuição de água de Ubatuba. Este tipo de atividade é regular, de caráter preventivo.
Para realização dos trabalhos, das 12 às 18 horas, será necessário interromper o fornecimento de água para os moradores de Perequê Açu, Taquaral, Lázaro, Perequê Mirim, Estufa I e II, Ponta Grossa, Cais do Porto, Itaguá, Jardim Carolina, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Marafunda, Samambaia, Ipiranguinha, Parque Viva Mar, Praia Grande, Toninhas, Morro das Moças e Centro.
Durante o período, a Sabesp recomenda à população afetada que utilize racionalmente a água armazenada nas caixas residenciais, evitando desperdícios. O retorno do abastecimento será gradual, logo após o término dos serviços.
Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, que funciona ininterruptamente, durante 24 horas. A ligação é gratuita. (Fonte: Sabesp)

Objetivo é demolir casa de Rino Levi

Ubatuba - Um panfleto com propaganda de um condomínio residencial em Ubatuba indica como local da edificação a quadra e o lote onde está a casa projetada pelo arquiteto modernista Rino Levi (1901-1965), na Praia Grande.
O edifício residencial "Dona Henriqueta" é considerado de alto padrão e está projetado para ter 24 apartamentos de frente para a praia.
A localização mostrada no panfleto coincide com a indicação da residência no mapa do loteamento
O imóvel, de cerca de 400 metros quadrados, foi construído no início da década de 60 é a única casa de praia concebida por Levi. A residência conta ainda com um jardim de inverno projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994).
O coordenador regional da ONG (Organização Não-Governamental) Docomomo, e professor de arquitetura da Unitau, Ademir Pereira dos Santos, fotografou o mapa para um documento encaminhado ao Condephaat, que pede o tombamento do imóvel.
"Até agora existem apenas boatos de que o imóvel poderia ser demolido. Esse panfleto mostra que a intenção é derrubar a casa", afirmou.
Um corretor de imóveis que está negociando as vendas do empreendimento, identificado apenas como Ricardo, também confirmou por telefone que o futuro condomínio será construído no lugar da casa.
O proprietário da construtora Mohallem Engenharia, Antonio Monhallem, de Itajubá, responsável pela construção, foi procurado pelo ValeParaibano na última sexta-feira e ontem, mas ele não retornou as ligações para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Parabéns! - Muito oportuna a carta enviada pelo Sr. Vitorio Manoel Moreira Papini (Boiçucanga ), tangendo assuntos debatidos na reunião em Maresias falando sobre segurança....

Paulo Araujo
Patrol Segurança Eletrônica
Boiçucanga - SP


Famiglia Scolari - Enquanto nos preocupávamos com o que poderia ocorrer em nossa caminhada rumo ao penta, os vereadores de São Sebastião, tocados pelo clima de euforia, em sessão extraordinária realizada no sábado, 29/6/02, aprovaram a contratação de 14 assessores legislativos. Foi a segunda aprovação do gênero. Anteriormente, em março de 2001, haviam autorizado a contratação do primeiro lote de assessores. As iniciativas lembram os efeitos provocados por aquele famoso aparelho de barbear com duas lâminas: a primeira faz tcham, a segunda faz tchum... Pronto, o barbear perfeito!
Ao declarar que “já teria cumprido compromissos de ceder estrutura aos parlamentares, como um assessor e gabinetes confortáveis para cada um”, o presidente da Câmara, contrário à ampliação da assessoria, rebateu com sutileza as justificativas de alguns dos vereadores favoráveis à medida.
Além de dois assessores, nossos atuais vereadores incorporaram à contabilidade dos cofres públicos um escritório equipado e uma verba de gabinete (R$ 3.000,00 per capita/mês), disponíveis para fazer política, coisa que só estando lá poderemos saber o que vem a ser. Lamentavelmente, sequer publicam os extratos de consumo da tal verba, ou seja, pagamos a conta de olhos fechados. É um belo exemplo que esses moços estão inscrevendo em suas biografias.
A conta da assessoria está próxima de R$ 32 mil/mês, somada à verba de gabinete, que deve beirar R$ 30 mil/mês (*), mais os aluguéis e a manutenção dos escritórios, que imagino na faixa de R$ 10 mil/mês(*), arredondando a fatura: R$ 860 mil anuais, apenas para formatar as idéias dos nossos vereadores, transformando-as em benefício aos sebastianenses! Observem, prezados leitores, que não foi considerado o custeio do Poder Legislativo. Atentei apenas os gastos personalizados dos vereadores.
Encerro com uma nota curiosa sobre o resultado da votação de 29/6/02: 11 a 2. Foi o confronto do melhor ataque contra a pior defesa, uma goleada. Os vereadores estão em ponto de bala. Afinados, com um grande espírito de equipe, objetivos traçados, causam a impressão que pertencem a uma famiglia. Qual seria?
(*) chute do autor
atenciosamente

Vitório Manoel Moreira Papini
São Sebastião - SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Yurg´s Portal do Sol


As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor