Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 04 de abril de 2002 - Nº 504 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

São Sebastião tem 327 casos de dengue
Petrobras realiza exercício simulado em São Sebastião
Prefeitura inaugura novo Centro Cultural na Costa Sul
São Sebastião incentiva prática de esportes radicais
Artista expõe trabalhos em comemoração ao Dia do índio
Caraguá organiza "Encontro de Conselheiros Tutelares"
Assistência Social leva crianças para visitar "Exposição Rei Pelé"
Prefeito entrega novo Ginásio de Esportes e P.A.S no Perequê-Mirim
III Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas
Prefeito entrega novo CIEFI à comunidade do Barranco Alto
Pró-Bandas acontece em Caraguá e visa atender músicos de toda região
Café com arte na Fundacc
"Eu doei História" está de vento em popa
Câmara aprova Calçada Padrão em Caraguatatuba
Carlinhos do Peixe assume vaga de Vera Peixoto
Vereadores aprovam convênio com Cinemar
Câmara autoriza apoio cultural para a “A Ilha do Terrível Rapaterra”
Equipe de aeróbica vai representar o Brasil no Japão
Vereador propõe dia do “Hip-Hop”
Carta do Leitor



São Sebastião tem 327 casos de dengue

São Sebastião - Em uma semana, os casos de dengue em São Sebastião subiram de 233 para 327. Segundo a secretária de saúde do município, Cláudia Batocchio Fauzino, desde janeiro, 636 pessoas apresentaram os sintomas da doença. "Destes, 67 casos foram descartados e 242 estão sendo analisados". A secretária explicou que o aumento era previsto, já que o Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, atrasou o envio dos resultados. "O aumento foi por causa destes exames que já eram para ter sido entregues", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Petrobras realiza exercício simulado em São Sebastião

São Sebastião - O Tebar - Terminal Marítimo Almirante Barroso ? órgão da TRANSPETRO (Petrobras Transporte S.A.), localizado em São Sebastião, realizará um exercício simulado nesta sexta-feira (05/04), em suas dependências. Será simulado "um incêndio em óleo vazado na canaleta em frente a um tanque". O "acidente" vai ocorrer por volta das 8:30 horas. As sirenes do Terminal vão ser acionadas por cerca de um minuto.
Os objetivos do treinamento, que faz parte da OCE (Organização de Controle a Emergências), são observar o tempo de respostas, verificar o desempenho dos equipamentos em disponibilidade para atendimento das condições de vazamentos de produtos dentro do Terminal e, ainda, servir para treinar e avaliar o nível de preparo das pessoas e das equipes envolvidas no combate a emergências.
Estarão participando do simulado cerca de 30 pessoas. Toda movimentação, incluindo veículos, pessoal e sirene, será decorrente do simulado, com ações previstas e controladas e com a utilização de produtos inofensivos às pessoas e ao meio ambiente.
Qualquer informação adicional, favor entrar em contato com a Gerência de São Sebastião/Assessoria de Imprensa - Fone: (12) 451-4273. (Fonte: Petrobras)

Prefeitura inaugura novo Centro Cultural na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Turismo, Esportes e Cultura, inaugura amanhã, dia 4, às 8 horas, um novo Centro Cultural, na rua do Boi, s/n, no bairro de Boiçucanga, Costa Sul, que beneficiará cerca de 700 alunos.
O local, que antes abrigava a antiga escola Guapuruvu, possui 12 salas de aula, cozinha, quadra poliesportiva coberta e um ambiente, onde ficará localizada a biblioteca que, em breve, estará recebendo kits de livros do governo federal, por meio de lei de incentivo à cultura.
O Centro Cultural oferecerá cursos de dança, artes, capoeira, música, teatro, ginástica e lutas marciais, como karatê e judô e será equipado com recursos audiovisuais, como tv e vídeo.
O objetivo é criar um espaço alternativo, onde as crianças e os jovens possam explorar seus potenciais. A inauguração do novo Centro Cultural, através do incentivo e apoio à cultura e ao esporte, visa atender às necessidades mais emergentes da população.
Além de ser uma estratégia eficaz para afastar os jovens das ruas, das drogas e da violência, o espaço também atenderá ao público adulto, que poderá aproveitar os cursos para incrementar a renda familiar.
Atualmente as Oficinas Culturais, localizadas na região central da cidade, possuem 25 monitores, em diferentes modalidades artísticas e esportivas, atendendo cerca de 5 mil alunos. (Fonte: PMSS)

São Sebastião incentiva prática de esportes radicais

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião irá apoiar as práticas dos esportes radicais no município, proporcionando mais infra-estrutura para os praticantes deste esporte, com a criação da praça do Skate e de outros locais com estrutura para patins, Skate e bickers.
A informação foi passada pelo prefeito Paulo Julião, durante reunião realizada hoje, dia 3, no Teatro Municipal, com representantes da Aspers – Associação de Skate, Patins e Esportes Radicais Sebastianense.
A associação tinha o objetivo de mostrar ao prefeito que o município está necessitando de locais apropriados para tais esportes, já que o número de praticantes cresceu muito nos últimos tempos. Somente associados já passam de 300 pessoas que, segundo Luiz Felipe da Costa Santana - representante da associação - mesmo sem a intenção, acabam depredando locais públicos que são utilizados para as manobras. “Com a criação de espaços adequados, os patrimônios serão preservados e, ao mesmo tempo, os jovens irão aperfeiçoar suas habilidades, podendo participar de competições, assim como o município também poderá entrar no circuito de competições”, disse Santana.
Desenvolver a potencialidade de esportes do ar, como asa delta e paraglider, também foi uma das questões abordadas pela associação, que aposta nas condições naturais de São Sebastião. O morro do Guaecá - já utilizado para o esporte e o morro do Jaraguá, que com seus 850 metros de altura e com a praia pouco utilizada no bairro da Enseada, oferecem todas as condições para abrigar apaixonados pelo esporte e grandes campeonatos, foram dois pontos destacados pela associação. “Uma das propostas é a construção de um complexo de rampas ao redor do morro do Jaraguá, voltadas para proporcionar o vôo com qualquer direcionamento do vento”, explicou o representante da associação, enfatizando que a entidade quer cooperar com a administração com idéias e propostas para viabilizar a implantação dos projetos.
“A prefeitura já demonstrou o seu interesse em apoiar estas atividades, diferente de outras administrações que nunca nos deram retorno”, disse o presidente da Aspers, Marcelo Campos.
Paulo Julião lembrou da sua última administração, em 91, quando foi implantada a escolinha de surfe municipal. “São Sebastião foi um dos primeiros municípios a apostar no esporte. Hoje, nós temos vários caiçaras viajando o mundo, participando de competições, há uma grande procura da mídia, por isso, as empresas têm mais interesse em apoiar e investem mais no esporte. O surf é uma referência no município”, disse ele.
Como o público presente à reunião era formado por jovens, o prefeito ainda destacou assuntos importantes como a necessidade da participação de todos na escola e o investimento que vem realizando na área para proporcionar um ensino cada vez melhor a todos. “Eu tenho de partir do principio de que nós temos de proporcionar a todas as faixas etárias opções de lazer, cultura, saúde e educação. Por isso, acho que deve ser primordial que estes esportistas também se preocupem com os estudos e frequentem as escolas”, destacou Julião.
O prefeito confirmou que ainda neste semestre serão implantadas rampas para skates, patins e bickers em vários bairros de todo o município e, até o próximo ano, serão implantados os projetos de criação de praças e locais mais apropriados para o esporte.
Também participaram da reunião o secretário de Esportes, Turismo e Cultura, José Cardim de Souza, o chefe de eventos do departamento de esporte, Rogério Cozendey, o diretor de planejamento Paulo Collinetti e o vereador Wagner Teixeira. (Fonte: PMSS)

Artista expõe trabalhos em comemoração ao Dia do índio

Caraguatatuba - O artista plástico Marcos Antonio Olli, de Caraguatatuba vai expor trabalhos em comemoração ao Dia do índio entre os dias 10 a 20 de abril na SETEC (Secretaria de Turismo Esporte e Cultura de São Sebastião), na Praça Major João Fernandes, nº 248, centro da cidade.
A exposição é composta por quadros de 80 cm x 60 cm, feitos com a técnica grafite sobre papel. Buscando um trabalho que fosse inédito, o artista especializou-se em uma técnica em grafite explorando o contraste da foto preto e branco contra o enfoque de cores em certos detalhes do desenho, causando um impacto visual agradável e inusitado.
Marcos nasceu em São Paulo, veio para Caraguatatuba com quatro anos de idade e desde cedo mostrou sua vocação, vencendo a maioria dos concursos artísticos. Em 1982, com forte inclinação para o Surrealismo, participou do Prêmio Pirelli de Pintura Jovem, conquistando menção honrosa com sua obra "Piano" sendo exposta no Masp.
Expôs trabalhos na Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) e também no XV Salão de Artes Plásticas de São Bernardo do Campo. Para quem quiser conferir novamente seu trabalho ele estará novamente na Fundacc, entre os próximos dias 22 de abril a 4 de maio. O endereço é rua Santa Cruz, 396, centro da cidade. (Fonte: PMC)

Caraguá organiza "Encontro de Conselheiros Tutelares"

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da organização da Secretaria de Assistência Social, trará à cidade o "IX Encontro de Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo". O evento acontecerá nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 de maio, no Clube Ilha Morena. O tema da reunião é "A Responsabilidade Social do Conselho Tutelar na Garantia de Direitos". Além do setor de Assistência Social, a organização contou com o apoio da CMDCAC (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e da ACTESP (Assistência dos Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo) e Conselho Tutelar de Caraguatatuba.
No dia 2, membros da Actesp, Fórum, COMDECA (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente), autoridades municipais e regionais, participarão da abertura do evento. A palestra deste dia será sobre "O Conselheiro Tutelar como protagonista e formulação de políticas públicas". Logo após, haverá apresentação de Cinira Regina da Silva Penasforte, presidente da Actesp. O evento do dia acaba com a apresentação do Projeto "De Bem com a Vida" da Secretaria Municipal de Assistência Social e a análise de conjuntura.
Já no dia 3, a partir das 8h30, haverá palestras com os temas "A Constituição Cidadã e suas Normativas na Garantia de Direitos da Criança" e "A Condição Peculiar da Criança e do Adolescente como Pessoa em Desenvolvimento e as Políticas Públicas". O Promotor de Justiça, Clilton Guimarães dos Santos, a Coordenadora do Grupo Especial de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente no Estado de São Paulo, Marília de Oliveira Silva, e Sérgio Henrique Teixeira, Psicólogo com Especialização em Psicanálise e Assessor do Fórum Estadual de Conselhos Tutelares, estarão presentes debatendo estes assuntos com os participantes. O encerramento das atividades, que vai até às 17h30, fica a cargo de Alexandre Ferreira do Nascimento, psicólogo conselheiro tutelar de Niterói (RJ) e Maria Isabel Garavelho, assistente social e conselheira tutelar de Ipiranga (SP). Eles estarão apresentando propostas para o público presente.
No dia 4, a psicóloga Miriam Ayaco Miata, apresentará palestra sobre "Medidas Sócio-Educativas e a Redução da Idade Penal", a partir das 8h30. Luiz Eduardo Greenhalg, Deputado Federal e membro da Comissão de Direitos Humanos fará parte do evento neste dia. Às 10h a cantora lírica, Ana Cristina Marques da Silva, fará uma apresentação aos convidados. Neste dia haverá a apresentação também da peça teatral "Abusão, termina com ão. O Caminho das Drogas". O grupo teatral é de Guaíra (SP) e se chama "Integração, Arte e Juventude".
O assessor da Actesp, Allan Francisco Carvalho encerrará apresenta às 14h15, após apresentação de uma palestra do SIPIA, sobre Formação de Políticas Públicas. Já às 15h15 haverá um café cultural, seguido de mais uma palestra sobre "Ética e Compromisso Social do Conselho Tutelar na Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente", com o pedagogo Jorge Artur Floriani e o psicólogo Geraldo Maurício Lima. O encerramento do evento ocorrerá às 18h.
No último dia do evento haverá uma assembléia ordinária da Actesp, com prestação de contas, apresentação de projetos, definir o processo eleitoral da nova diretoria e definir o local do próximo encontro. (Fonte: PMC)

Assistência Social leva crianças para visitar "Exposição Rei Pelé"

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Assistência Social, vem desenvolvendo um trabalho para 40 crianças e adolescentes com o nome de "Projeto De Bem Com a Vida". O trabalho entre outras finalidades, visa também promover a integração entre estas pessoas. Para complementar este programa, o setor promoveu no último dia 28, uma viagem até a Exposição Rei Pelé, na cidade de São Paulo. O município firmou também uma parceria com a Secretaria Estadual da Assistência Social. Foi realizada também uma viagem até o estádio de Futebol Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
Segundo a Secretaria de Assistência Social "este projeto proporcionará uma visão ampla de respeito, solidariedade e companheirismo". O setor confirma também que "só assim poderá se melhorar a vida destas crianças e adolescentes".
Os garotos puderam conhecer o troféu de cristal, além de um telão que havia no local, mostrando toda a vida do atleta Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Para o menino Vinícius Ramalho, morador do Conjunto Habitacional Pegorelli, a história do jogador é muito interessante. "Vi que Pelé era pobre até minha idade (por volta dos 13 anos). Depois ele conseguiu subir na vida e já aos 17 anos virou um craque de bola. Para mim ele é um espelho. Aprendi que tenho que lutar muito pra conseguir o que eu quero", define Vinícius.
A viagem teve acompanhamento por vários professores e monitores. A Assistência Social pretende organizar mais eventos iguais a este. A próxima viagem será destinado para meninas e visitará também em São Paulo, a exposição "Camile, uma Aventura pelo Corpo Humano", neste mês de abril. Para mais informações sobre a viagem, o telefone para contato é o (12) 422-6319. (Fonte: PMC)

Prefeito entrega novo Ginásio de Esportes e P.A.S no Perequê-Mirim
Inauguração faz parte de uma série de obras que o Prefeito Antonio Carlos entregará a população no próximo dia 20, aniversário da cidade

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), entregará à população do bairro do Perequê-Mirim no próximo dia 19, às 11h, um novo ginásio de esportes e um P.A.S (Posto de Atendimento de Saúde). A obra está prevista para ser entregue logo após a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI), também no Perequê-Mirim. A comunidade local terá agora em mãos, um amplo complexo poli-esportivo com uma área total de 1.525 mil m2.
O novo ginásio terá também vestiários de última geração, arquibancadas modernas, além de medidas oficiais para a prática de basquete, futebol e vôlei. O local funcionará na Rua C, no Balneário Santa Helena (bairro do Perequê- Mirim).
O bairro também será beneficiado com uma grande equipe de médicos no novo P.A.S (Posto de Atendimento de Saúde), que foi viabilizado, ampliado e reformado, graças à Secretaria de Saúde Municipal de Caraguatatuba (SME) e o Prefeito Antonio Carlos da Silva.
O novo posto do Perequê, tem uma área total de 366, 05 m2 , sendo que 204 m2 foram reformados e 162, 00 m2 ampliados. A nova obra terá salas de coleta, inalação, serviços de odontologia, enfermaria, ginecologia, além de quatro consultórios, devidamente disponibilizados aos moradores. O endereço é Rua José da Costa Pinheiro Júnior, próximo ao Centro Comunitário Cultural do Perequê-Mirim. (Fonte: PMC)

III Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar a III Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas no próximo dia 7 de abril, na praia da Cocanha. É o segundo ano consecutivo que a prova é realizada nesta praia, considerado pelos atletas como um dos locais mais belos do campeonato.
A competição terá início às 8h30 com as provas de 3 Km e 10 km. Às 11h30 serão iniciadas as provas de 1 km. Ao todo são mais de 1.060 atletas inscritos, com idades que variam entre 6 e 84 anos. As melhores equipes do Estado de São Paulo estão inscritas nesta etapa, com destaque para equipes da Toshio Natação; Scania/Iara; Clube Athlético Paulistano; Círculo Militar de São Paulo; SERC Santa Maria, de São Caetano do Sul, entre outros.
Os destaques individuais são Glauco Oliveira Rangel; Fabiana Uyvary de São Caetano do Sul; Regis Benevente, de Santo André; Silvana Nabuco, do Paulistano; Custódio Leite Ribeiro, da Academia Fórmula; os dois últimos, representaram o Brasil, no último mundial Master de Natação, ocorrido na Nova Zelândia.
O campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é considerado o maior campeonato da América Latina e o segundo maior campeonato do mundo. Em 2001, tivemos mais de 6.900 atletas inscritos em uma temporada de 9 etapas. No ano de 2002, apenas nas três primeiras etapas do campeonato, previsto para 10, temos 3.600 atletas inscritos.
Atletas de outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, inscrevem-se para participar do campeonato paulista, por sua excelente estrutura e calendário privilegiado, São 21 anos ininterruptos de campeonato. (Fonte: PMC)

Prefeito entrega novo CIEFI à comunidade do Barranco Alto

Caraguatatuba - O Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), entregará no próximo dia 19 de abril (sexta), uma grande obra que beneficiará toda a população do bairro do Barranco Alto. A comunidade terá à disposição o novo CIEFI “José Benedito Marcondes” (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil). A inauguração tem entrega prevista para às 14h. O patrono para o novo Centro Integrado foi escolhido em homenagem a esta nobre pessoa que nasceu em 06/04/65 e faleceu em 21 de dezembro de 2001. Ele cursou ensino fundamental na E.E Dr. Eduardo Corrêa da Costa Júnior e iniciou o curso de Psicologia na Universidade Brás Cubas, de Mogi das Cruzes. Logo após transferiu-se para as Faculdades Integradas Módulo, onde cursou Pedagogia, tendo terminado no 2º ano. Atuou com estagiário no início de carreira, foi ACT até 1992 quando se efetivou através do Concurso Público Estadual e ingressou na EEPG Benedito Paes Sobrinho. Ele atuou também nas escolas EEPG Comendador Mário Trombini e CIEFI Aida de Almeida Castro Grazioli.
O centro já existia, porém foi totalmente reformulado pelo setor de obras da Prefeitura de Caraguatatuba e será disponibilizado à comunidade, através da Secretaria Municipal de Educação. A área reformada compreende cerca de 4.064 mil m2 e contará com um ginásio coberto, centro comunitário, sala de informática e consultório odontológico. Para a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla, a meta do Prefeito Antonio Carlos é “atender toda a demanda de crianças até o final do ano”. Ela confirma também que “Caraguatatuba não terá uma criança fora da escola”.
O CIEFI do Barranco Alto funcionará na Avenida Luís Jacinto da Costa e o local já está em funcionamento. Atualmente ele atende na parte da manhã um total de 5 salas para crianças de 1ª à 4ª série (EMEF - Escola Municipal de Educação Fundamental) e mais 5 na parte da tarde. Ao todo serão mais três salas de EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) no período matutino e mais 3 salas de EMEI no período diurno, totalizando 490 alunos matriculados na rede municipal.
Já no período noturno, haverá cursos supletivos de 1ª à 4ª série e uma sala de Telecurso de 5ª à 8ª série para jovens e adultos. Neste período já estão matriculados 130 alunos.
O CIEFI terá também uma sala de informática, uma videoteca, uma sala com psicólogo e outra para deficientes visuais. A população também terá um ginásio coberto para prática de esportes e mais um centro comunitário acoplado ao CIEFI. (Fonte: PMC)

Pró-Bandas acontece em Caraguá e visa atender músicos de toda região

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o Pró- Bandas - Programa de Apoio às Bandas, que acontece nos dias 27 e 28 de abril, no E.E. Thomaz Ribeiro de Lima. Essa é uma parceria da Fundacc com a Secretaria de Estado da Cultura. O evento, que foi criado em 1997, contará com oficinas técnicas gratuitas para maestros e músicos de banda, com cursos de regência, flauta, clarineta, saxofone, trompete, fanfarra e banda-metais, trombone, tuba e percussão.
O Pró-Bandas será ministrado por profissionais do Conservatório de Tatuí, professores altamente capacitados, que estarão dando aulas de instrumentos, regência e música.
Como em muitos municípios, as Bandas de música se constituem no único núcleo de atividade musical da localidade, esse projeto visa deixar as ferramentas básicas para que os músicos das diversas localidades possam dar continuidade à formação de novas gerações, sendo que, para isso é distribuído um conjunto de material pedagógico para ensino dos instrumentos, regência, informações gerais sobre a música brasileira e internacional.
O projeto acontecerá em três municípios do Vale do Paraíba - Caraguatatuba nos dias 27 e 28 de abril, Queluz, dias 17 e 18 de agosto e São Luiz do Paraitinga, nos dias 14 e 15 de setembro.
No total, são 25 municípios de diferentes regiões do estado de São Paulo, que receberão o programa. Mais informações e inscrições na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, centro, ou pelos telefones (12) 38839770 e 423 7555. (Fonte: Fundacc)

Café com arte na Fundacc

Caraguatatuba - A Fundacc marcou um café no dia 9 de abril às 17 horas, com os artistas plásticos do Litoral Norte nas futuras instalações do MACC- Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, dentro do Pólo Cultural Profa Adaly Coelho Passos, que será inaugurado em breve. Conduzido pela diretora presidente da entidade, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira, o encontro tem o objetivo de acertar os detalhes da Mostra Inaugural - uma coletiva imperdível, onde o público vai poder ter uma idéia do potencial artístico da região. (Fonte: Fundacc)

"Eu doei História" está de vento em popa

Caraguatatuba - A Campanha "Eu doei História" realizada pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - para receber doações de peças para compor o futuro MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, está de vento em popa. Muitos moradores tem doado objetos, que passarão a fazer parte do acervo do município. Entre tantas peças, já foram doadas a flâmula da 1º Prova natatória Caraguá-Ilhabela, de 1957; uma chave do antigo Hotel Binóca; um pingente de ouro em formato de chave, relíquias dos navios afundados próximos à Ilhabela; uma imagem de nossa senhora em porcelana portuguesa século XIX e duas obras sacras em nó de pinho da época dos escravos, e mobiliário de escritório, composto por mesa, cadeira e armário, doados por Dr. Diógenes Ribeiro de Lima à Prefeitura Municipal na década de 50. Quem tiver alguma doação a fazer, entrar em contato com a Fundacc pelo telefone (12) 423 7555 ou 38839770. A cultura agradece! (Fonte: Fundacc)

Câmara aprova Calçada Padrão em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na sua 9ª Sessão Ordinária semanal, realizada em 3 de abril, terça-feira, projeto de lei do Executivo que cria a calçada padrão para o município. A calçada, que ainda será definida pelo chefe do Executivo, poderá ter uma versão econômica, para os bairros mais carentes e populosos.
O projeto mereceu atenção especial por parte do Legislativo, que dedicou 2 Audiências Públicas para discutir o assunto. Segundo a propositura, as calçadas da cidade terão no mínimo 1.20 metros de largura, podendo conter grama ou jardim e terão que facilitar o acesso e trânsito de pedestres e deficientes físicos.
Os Vereadores fizeram 4 emendas. A primeira, da Vereadora Dalva Santana (PPS), aumenta a largura para 2.40 metros, mantendo a possibilidade do local conter grama ou jardim. A emenda foi aprovada. Outra emenda, desta vez de Madalena Fachini (PSB), disciplina que a Prefeitura só poderá obrigar os donos de imóveis particulares a fazer a nova calçada, quando tiver terminado obra que porventura esteja fazendo no local. Esta emenda também foi aprovada.
A mesma Madalena Fachini fez outra emenda, obrigando a Prefeitura a realizar as obras do novo piso padrão, quando na rua ou avenida em questão, houver um próprio municipal. Houve aprovação desta emenda. A quarta e última emenda tem a autoria da Vereadora do PSB e foi retirada pela própria Parlamentar.
O segundo projeto a ser discutido tem a autoria do Vereador Pastor Anderson Bertoncini (PTB) e diz respeito a obrigação dos prédios públicos e condomínios multifamiliares verticais com mais de 2 pisos a ensacar o lixo ali produzido. Esta propositura inclui artigo em lei já aprovada, a 821/99, de autoria do Executivo.
O último projeto é de autoria da Vereadora Madalena Fachini e cria a Comissão de Assuntos Relevantes para estudar e atualizar a Lei de Uso do Solo no município, a 200/92, que já está complentando 10 anos, além de adequá-la a Lei Federal 10257/01. Apenas uma emenda foi apresentada e aprovada, de autoria do presidente da Câmara, Valmir Gonçalves (PSDB). Na emenda, suprime-se o artigo 4º, que cessaria todos os projetos de alteração da Lei de Zoneamento que estivessem em tramitação no Legislativo. A emenda foi aprovada.
Além dos projetos, foram discutidas, votadas e aprovadas 2 Moções, bem como a leitura de 2 projetos, encaminhados às comissões e 48 Indicações. A Câmara realizará Sessão Extraordinária nesta quinta-feira, dia 4 de abril, às 18 horas, para discutir e votar o grande número de Requerimentos que encontram-se no expediente da Casa de Leis. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carlinhos do Peixe assume vaga de Vera Peixoto

Caraguatatuba - O Segundo Suplente de Vereador, Carlos de Oliveira - o Carlinhos do Peixe (PSDB), assumiu hoje, 1º de abril, por 15 dias, a vaga de Vera Peixoto, que prorrogou o seu afastamento, alegando ainda estar com problemas de saúde. O primeiro suplente, que não iria assumir, perdeu o mandato, visto não ter apresentado suas contra-razões.
Em meados de março a Vereadora Vera Peixoto pediu afastamento por 15 (quinze) dias, alegando problemas de Saúde. Após o final do período, ao retornar ao médico, o profissional constatou que a Parlamentar precisava de um período igual, visto que não havia se curado dos males das vias respiratórias que havia contraído.
Nos primeiros 15 dias, conforme o Regimento Interno, foi convocado o primeiro suplente, Francisco Carlos Marcelino - o Carlinhos da Farmácia (PSDB), que não poderia assumir, visto que está a frente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do município. Ainda conforme o Regimento Interno, o suplente deveria apresentar, no ato de sua convocação, um ofício, explicando que não poderia contrair o cargo, tendo em vista estar ocupando trabalho de relevância ao município.
Somente esse ofício isentaria o suplente da perda do mandato até o final desta legislatura, que ocorrerá em 2004. Como o suplente não enviou o documento necessário, Carlinhos da Farmácia perde o mandato e não poderá assumir no caso de outro Vereador do PSDB precisar se ausentar.
Com a prorrogação do afastamento de Vera Peixoto, a Câmara convocou o segundo suplente, Carlos de Oliveira - o Carlinhos do Peixe (PSDB), para assumir, o que foi feito hoje, 1º de abril, tendo o suplente tomado posse na Secretaria da Câmara, no período da tarde.
Carlinhos do Peixe sente-se honrado em tomar posse novamente como Vereador. "Sinto somente estar tomando posse por causa da doença de um colega de partido. Gostaria de estar tomando posse no caso de um Parlamentar estar sendo chamado para outro cargo, outra função, nunca devido a doença", disse. O suplente avisa que manterá o estilo que adotou na última gestão. "Não há porque mudar, visto que o tempo me deixou mais experiente e conhecedor dos meandros da política", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadores aprovam convênio com Cinemar

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, em regime de urgência especial solicitado por 10 vereadores, o projeto de lei 027/02, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização para formalização de convênio com o “Cinemar - Instituto do Homem, Audiovisual e Meio Ambiente”, bem como para abertura de crédito no valor de R$650mil.
O objetivo da parceria, segundo o Prefeito, visa a realização do II Ecocine - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental e o III Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica, em São Sebastião.
Somente o vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foi contrário ao requerimento de urgência e ao projeto. Ele considera a proposta boa, mas manifestou sua posição contrária porque está preocupado com a inserção da despesa na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e no PPA (Plano Plurianual). Na ocasião ele chegou a apresentar uma emenda supressiva ao projeto, suprimindo o artigo no qual é incluída a despesa nas duas leis em vigor. No entanto, a emenda foi rejeitada por maioria de votos.
O parlamentar João Barreto (PRP) não compareceu a sessão ordinária.
Para o prefeito, a retomada do evento é muito importante para o município, uma vez que a sua abrangência é de nível internacional e os temas a serem abordados dizem respeito a região litorânea.
Na justificativa anexa a proposta, o prefeito salienta que o país possui, aproximadamente, 8.000km de costa, com uma superfície de 48.000km2, onde se concentram cerca de 39,3 milhões de habitantes convivendo com grande biodiversidade, o que torna a preservação ambiental e cultural uma preocupação nacional e internacional. “Como estamos tratando todo esse potencial?” pergunta. “Até que ponto a população conhece a importância dos oceanos e florestas para a continuidade da vida no planeta?”, indaga.
Segundo o prefeito, o desconhecimento e a falta de informação são os grandes responsáveis pela manutenção do estado de destruição e desperdício que se verifica nos dias de hoje, tornando cada vez mais necessário o investimento em programas de educação. “Aliar comunicação e educação ambiental pode ser uma forma de minimizar graves problemas da população brasileira”, acredita.
De acordo com ele, apesar do planeta ser composto de 70% de água, as ações do homem vêm afetando o delicado equilíbrio dos vários ecossistemas, comprometendo os estoques de água potável, que estão gradualmente escasseando e ameaçando a sobrevivência da vida na terra.
Para ele, é fundamental que o cidadão se conscientize de que a “culpa” da falta d’água, da poluição ou da natureza não é apenas das “grandes empresas” ou do “vizinho”, nem mesmo da “má administração governamental”.
Nesse sentido, o festival pretende reunir - pela primeira vez no Brasil - especialistas em meio ambiente, produtores de cinema e televisão, órgãos governamentais e ONG’s para um debate aprofundado com o público sobre a questão dos recursos hídricos. “Durante quatro dias será realizado em nosso município um evento de comunicação e meio ambiente que reunirá sociedade civil, entidades governamentais e não governamentais para a reflexão e o debate sobre os recursos hídricos e suas implicações na vida da população”, complementa.
O II Ecocine será realizado no mês de setembro deste ano, colocando a cidade no circuito dos grandes festivais mundiais de cinema e atraindo não só profissionais e artistas, como também fomentando o turismo na baixa temporada.
O convênio deve vigorar até 31 de dezembro de 2.002, podendo ser prorrogado ou alterado.
Os recursos necessários para a realização da parceria foi estipulado em R$850mil, sendo R$650mil para a Prefeitura e R$200mil para o Instituto. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Câmara autoriza apoio cultural para a “A Ilha do Terrível Rapaterra”

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, em regime especial de urgência assinado por 10 vereadores, o projeto de lei 026/01, que dispõe sobre autorização para conceder apoio cultural para realização do filme cinematográfico infanto-juvenil “A Ilha do Terrível Rapaterra”, bem como a abertura de crédito especial no valor de R$250mil.
O parlamentar Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foi contrário ao requerimento de urgência e a proposta. Ele alegou o mesmo motivo utilizado em relação ao convênio entre a Prefeitura e o Cinemar, referente a inclusão dos gastos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual). Amarante chegou a apresentar uma emenda supressiva extinguindo o artigo no qual é estabelecido a inclusão das despesas nas leis 1.533/02 (PPA) e 1.482/01 (LDO). No entanto a proposta foi rejeitada por maioria de votos.
Na opinião do vereador Capitão Mota (PDT) o projeto é bom e válido. “Se não houver inclusão orçamentária mata-se o projeto”, acrescenta.
O parlamentar João Barreto (PRP) faltou a sessão.
De acordo com a justificativa anexa a proposta, o filme será produzido pela empresa Raiz Produções Cinematográficas.
Para o prefeito, os meios de comunicação são instrumentos indispensáveis ao estabelecimento de planos de desenvolvimento das regiões, tanto do ponto de vista interno e externo. Segundo ele, o fortalecimento do cinema brasileiro tem demonstrado, nos últimos anos, o interesse da população pela realidade do país. “Temos assistido a diversas produções com temas regionais que apontam para o potencial da cultura e história do Brasil”, declara.
De acordo com o prefeito, o litoral brasileiro possui uma das maiores biodiversidades biológicas e culturais. No entanto, a costa do país não é explorada cinematograficamente. “O litoral de São Paulo não é sequer conhecido pelo restante do país”, acrescenta. “Quando se fala em praias brasileiras, fala-se em norte e nordeste com a divulgação de coqueirais e dunas, enquanto que o litoral de São Paulo é recortado pela Mata Atlântica, o que lhe confere uma paisagem diferenciada de floresta exuberante e costa com mangues, restingas e ilhas”, complementa.
Filme - “A Ilha do Terrível Rapaterra” é um projeto de longa metragem infanto-juvenil, cuja ação se desenvolve no litoral brasileiro. Apesar de seu forte cunho educativo, o filme é uma aventura para crianças e adolescentes, que terão que enfrentar perigosos bandidos para salvar uma região rica em natureza e cultura.
O prefeito, visando a divulgação da cidade, propôs que a sede do filme seja em São Sebastião.
Na opinião dele, a realização das filmagens trará os seguintes benefícios: divulgação da beleza cênica e cultural; geração de empregos, com a utilização de mão de obra local em todas as áreas; aquecimento da economia na baixa estação; formação e requalificação da mão de obra local através de cursos e oficinas; entrada de recursos financeiros, já que 60% será investido na cidade e região; criação de subprodutos que veiculam o município e região.
A empresa responsável pela produção do projeto possui 25 anos de experiência na área cinematográfica, tendo em seu currículo filmes como “Doramundo”, “O Homem que virou Suco”, “A Próxima Vítima”, “Céu Aberto”, “O País dos Tenentes”, “O Cego que gritava Luz” e “O Tronco”, de João Batista de Andrade; “A Dama do Cine Shangai” e “Perfume de Gardênia”, de Guilherme de Almeida Prado; “A Hora da Estrela”, “Uma Vida em Segredo”, de Suzana Amaral, entre outros.
“São filmes com boa performance no mercado de cinema, TV e vídeo e prêmios importantes no país e exterior”, garante o prefeito.
Ele informa que o investimento proposto é “perfeitamente suportável” pelo erário público, sendo mais importante a divulgação duradoura que o município vai ter em relação as suas belezas e riquezas naturais.
O prefeito frisa, ainda, que os recursos oriundos da municipalidade serão, praticamente, gastos na cidade e região.
As filmagens estão previstas para meados de abril, com duração de seis semanas.
O convênio vigorará até o dia 31 de dezembro de 2.002, podendo ser prorrogado ou alterado. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Equipe de aeróbica vai representar o Brasil no Japão

São Sebastião - Os vereadores aprovaram por maioria de votos, em regime especial de urgência assinado por 10 vereadores, o projeto de lei 025/02, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional em torno de R$22mil.
O vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foi contrário ao requerimento de urgência e a propositura, mesmo considerando a legalidade. Ele alegou preocupação quanto a inserção das despesas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e no PPA (Plano Plurianual), uma vez que já foram aprovados pelo Poder Legislativo. Amarante ainda apresentou uma emenda supressiva a proposta, com o objetivo de retirar o artigo que trata sobre a questão. Contudo, os vereadores rejeitaram.
O parlamentar Capitão Mota (PDT) frisou a importância da proposta, uma vez que divulga o nome do município em outros países. Para ele, caso exista alguma conseqüência em decorrência da aprovação quem deve responder é o Poder Executivo e não o Legislativo.
O recurso será utilizado pela administração municipal para patrocinar a viagem da equipe sebastianense de aeróbica ao Japão, onde irá representar o país, a partir do dia 13 de abril, participando do Campeonato Internacional “Suzuki World Cup 2.002”.
Os esportistas são os atuais campeões brasileiros na modalidade. A equipe pertence aos quadros da Prefeitura, contratada especificamente para a atividade esportiva.
“Faz parte desta gestão o incentivo e incrementação ao esporte como um dos sustentáculos da formação do cidadão. A participação em competição de tal envergadura justifica toda a política adotada pelo município e nos estimula a continuar nessa trilha”, destaca o prefeito.
O vereador João Barreto (PRP) faltou a sessão. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Vereador propõe dia do “Hip-Hop”

São Sebastião - A Câmara Municipal está analisando o projeto de lei 023/02, de autoria do vereador Wagner Teixeira de Oliveira (PV), que cria o dia do “Movimento Hip-Hop” no município.
O autor informou que no ano de 1.999 foi lançado no município, mais especificamente no bairro da Topolândia, a Firma do Rap, cujo trabalho é voltado ao resgate e a luta da comunidade negra, além da preservação da cultura.
“Há algum tempo eu disse que faria alguma coisa para que o rap se tornasse mais conhecido em São Sebastião”, declarou.
Caso o projeto seja aprovado, conforme ressaltou, o município será o pioneiro em comemorar o movimento hip hop.
A data deverá ser comemorada, anualmente, todo dia 10 de agosto.
A programação para o dia, conforme estabelece a proposta, é a apresentação de grupos do movimento, palestras educativas sobre conscientização, oficinas culturais, entre outros.
Os recursos para a execução do evento serão geridos pela municipalidade.
O parlamentar Marcos Leopoldino (PSDB) informou que vai entrar com o pedido de urgência para que a proposta seja aprovada na próxima semana.
O projeto está nas comissões para receber parecer. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Carta do Leitor

Delegado Doidão - Fico sabendo pela matéria "Policial civil acusa PMs..." nº 503, que para Zaqueu Sofia o delegado Fábio Joaquim, que autuou o misterioso "colega", devia ter acreditado nele e "não nos (vários) militares". Não sabia que a palavra dos PMs vale tão pouco! E nós que não somos militares nem colegas vamos acreditar em quem?
Se a polícia militar fica plantando provas para prender inocentes é fácil entender por que tem tanto bandido solto. Ou será que é porque tem muita gente que, confiando no corporativismo, se acha acima de qualquer suspeita?
Mas e o Audi? Quanto custa? Será que os policiais são mesmo tão mau pagos ou estão reclamando de nariz, digo barriga cheia?

Luís da Ilha
Ilhabela - SP


Cachorro na Praia I - Eu gostaria de responder ao leitor Giuseppe D'Ippolito, de Boiçucanga, que disse nas "Cartas dos Leitores", edição de ontem, que nada foi dito na imprensa sobre o hábito de fazer queimadas urbanas. Publiquei no Imprensa Livre do último sábado artigo sobre o assunto, que repasso ao Litoral Virtual. Lembro ainda que lei municipal (848/92) proíbe as queimadas. O interesse do leitor é legítimo e louvável e portanto gostaria que ele soubesse que também tem gente pensando no tema. Clique Aqui para ler o artigo.
Quanto a cachorros na praia, a mesma lei também proíbe levar animais à praia e estipula multas. Quando fui secretária Municipal de Meio Ambiente também não havia carrocinha mas os Guardas Ambientais (que na gestão passada foram denominados Fiscais Ambientais, o que dá na mesma...) percorriam as praias nos finais de semana multando os infratores. (Os donos, não os cães...) Gostaria muito de ver novamente os Guardas (ops!, os Fiscais) Ambientais fazendo isso outra vez. Ouço dizer que o ânimo de parte dos jovens ( alguns nem tanto...) fiscais para trabalhar não é mais o mesmo. Mas o atual secretário do Meio Ambiente, eng Wander Augusto - aliás sempre bem intencionado - tem as rédeas e o poder nas mãos. Couro neles, Wander!
Obrigada pelo espaço.

Regina Helena de Paiva Ramos
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica


Cachorro na Praia II - Cachorros na praia de Boiçucanga não é novidade nenhuma. Faixas foram colocadas, mas não há fiscalização. Como? Se até fiscal do meio ambiente leva seu Rotweiler para ver o pôr do sol em Boiçucanga...
Pior que os vira-latas só os donos acompanhados dos de raça.
Alô Vereadores Wagner Teixeira e Aldo Conelian, vamos fazer algo pela nossa praia! É a mais suja de todas!
Se manter uma praia limpa é difícil, imagina fiscalizar fumaça...

Helena Mantovani
Boiçucanga - São Sebastião - SP


Cachorro na Praia III - Queimadas Urbanas e Cachorro na Praia. Parece que o colega de leitura do Litoral Virtual, Sr. Giuseppe D'Ippolito, esteve passeando nas praias de Ubatuba. Aqui também não há mais saliva e tinta de caneta que chegue para denunciar esses abusos.
Só discordo quando ele coloca somente os caiçaras como culpados na queima de material nos bairros. Aqui em Ubatuba, por exemplo, temos pessoas de outras cidades que aqui vieram trabalhar e que por ordem de seus patrões, fazem o mesmo. Queimam de tudo, e mesmo a associação de amigos dos locais fazendo campanhas e pedindo a colaboração, não adianta. Quanto a cachorros na praia... bem esse é um caso de polícia... tanto moradores quanto visitantes gostam de fazer "bonitinho" e ir passear com seus "inofensivos" cãezinhos, muitas vezes soltos pela praia, e quando alguém solicita sua retirada, chegam ao cúmulo de dizer que seu cão é mais limpo do que a pessoa reclamante. E veja, as leis, Municipal e Estadual, são exibidas para o infrator que muitas vezes diz não haver ninguém que o tire da praia com seu cão. É um afronto e desrespeito, que só através de policiamento isso pode ter fim.
Quanto aos cães sem dono... o Centro de Controle de Zoonoses poderia tomar providências... Acho que campanhas de televisão ou jornais acabam por atingir somente aqueles que já têm um pouco de consciência, mas são poucos... o que falta mesmo é atingir o bolso dos que desrespeitam. Aí sim funciona.

Ronaldo
Ubatuba - SP


Violência - O vereador Benedito Amâncio dos Santos de São Sebastião esteve na Assembléia Legislativa de São Paulo no dia 02.04 para encaminhar um pedido ao governador para que aumente o número de viaturas e o contigente das Polícias Civil e Militar nas praias do Litoral Norte, visando garantir a segurança e a integridade física dos moradores e visitantes. O pedido foi encaminhado ao governador através de uma indicação do Deputado Estadual Dorival Braga.
Parabenizo sua equipe e sugiro que este tema seja tratado numa edição especial.

Fábio Marcelo Pereira
Assessor Parlamentar
São Sebastião - SP


Ubatuba! O que acontece com essa cidade? - Nos últimos tempos temos visto varías contruções irregulares onde as fossas são todas ligadas por canos e lançados nos rios in natura, deixando nossas praias e rios poluidos, e a invasão de moradores de outras cidades vindo para Ubatuba, chegam aqui pensando que vão ganhar muito dinheiro e acabam construindo barracos totalmente irregulares em nossa cidade, deixando uma cidade que pode ser um grande polo turístico nessa coisa feia que a gente ve por ai, cade a fiscalização!! E os lixos e entulhos espalhados pelos quatros cantos da cidade, que absurdo!
E Ubatuba ainda leva o titulo "Aqui é o Paraiso".

Flávia Cristina
Ubatuba - SP


500 Edições I - Não posso deixar de me manifestar em elogio aos editores do Litoral Virtual, que inúmeras vezes colaboraram publicando na seção Cartas do Leitor temas que auxiliam na divulgação de questões locais e, mais do que isto, possibilitam o acompanhamento do dia a dia das cidades a quem não reside no litoral norte. Parabéns e obrigada por nos possibilitar o acesso a esta avançada tecnologia.

Carmelita Begnozzi
São Paulo - SP


500 Edições II - Assim como os 500 anos do Brasil, seus 500 exemplares são uma vitória pela garra e determinação. Para quem te conhece desde o número 1, alcançar esta meta também não é uma surpresa. Obrigada por ser nosso amigo, irmão e parceiro.
Que Deus te abençoe até o número 5000000000...

Moysés & Mauri
Editora Rio-Santos
Ubatuba - SP

 

Free Wallpaper Screen Saver Grátis

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor