Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 04 de junho de 2002 - Nº 545 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis A.Coutinho Residencial Hawaii

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Vigilante de 60 anos é assassinado em Caraguá
Reforma eleva em 10% gasto com funcionalismo em Caraguá
COMTUR em negociação com a Telefonica
Prefeitura pede licença ambiental para o hospital
Caraguá comemora Dia da Família na Escola
5º Festival do Camarão ganha novo espaço no Camaroeiro
Programação do 5º Festival do Camarão
Caraguá é campeã do Challenge Day contra a cidade de Avaré
Festa de Santo Antonio, Padroeiro de Caraguatatuba
Comunicadores Católicos falam sobre “A Arte de Comunicar”
Museu será inaugurado dia 12 de junho
Câmara reapresenta projetos da semana anterior
Sessão teve apenas um projeto aprovado
Basquete inicia as quartas de final contra a Mercedes Bens
Malha perde para o 11 de Junho mas mantém a liderança
Carta do Leitor



Vigilante de 60 anos é assassinado em Caraguá

Caraguatatuba - O vigilante Amaro Mário Batista, 60 anos, foi morto a tiros no último sábado, em frente de sua casa, no bairro Alto Jetuba, em Caraguatatuba. Batista chegou de carro com a mulher, às 23h50. Ela entrou para dentro de casa enquanto o vigilante estacionava o veículo. Ao sair do carro, Batista foi atingido por três tiros, sendo dois na cabeça e um no tórax. Os criminosos fizeram vários disparos na direção de Batista. A mulher não sofreu ferimentos. Batista foi socorrido ao Hospital Stella Maris, mas morreu no local. Até ontem à noite, a polícia não havia identificado os criminosos e nem o motivo do homicídio. (Fonte: ValeParaibano)

Reforma eleva em 10% gasto com funcionalismo em Caraguá

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), encaminhou um projeto de reforma administrativa à Câmara que estabelece novo plano de carreira para o funcionalismo público e cria o estatuto do magistério.
Segundo o prefeito, a folha de pagamento do município, estimada em R$ 1,7 milhão, deve sofrer um aumento de 10% com a readequação de funções comissionadas.
A Lei de Responsabilidade Fiscal limita em 52% da arrecadação município os gastos com a folha de pagamento. Atualmente, a prefeitura gasta 47% do seu orçamento com os salários de servidores.
"O plano de carreira contempla o progresso dos funcionários, os que mais trabalham. Eles fazem cursos e vão tendo aumento de salário. A mudança está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias", afirmou Antônio Carlos.
Para ser colocado em prática, o projeto precisa do voto favorável de pelo menos nove parlamentares. O matéria será apreciada em apenas uma sessão.
"Contratamos o Ibam (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) para elaborar o projeto", disse o prefeito.
Audiência- A Câmara vai realizar amanhã às 18h uma audiência pública para discutir o projeto. O Legislativo também irá formar uma comissão para analisar o texto. "Vamos formar uma comissão para estudar algumas questões do projeto", afirmou a vereadora Vera Peixoto (PSDB).
"No projeto não constam os cargos de sociólogo, geógrafo e sanitaristas que são muito importantes para o planejamento da cidade. Os planos de cargos e carreiras têm poucas mudanças, mas não citam os aposentados e pensionistas", disse a vereadora Madalena Fachini (PSB).
O projeto prevê a padronização de salários para os fiscais que atuam na administração.
Os agentes de trânsito encaminharam um ofício aos vereadores pedindo que eles passem a ser denominados "fiscais de trânsito," o que elevaria o salário dos "marronzinhos".
"O projeto é polêmico e contempla várias categorias. Mas é preciso fazer ajustes em algumas categorias que se sentem prejudicadas, como os agentes de trânsito", disse o líder do PSDB na Câmara, Juarez Pardim. (Fonte: ValeParaibano)

COMTUR em negociação com a Telefonica

Ubatuba - Através das contas de telefone o Diretor Presidente da COMTUR, Luiz Antonio Bischof, tomou conhecimento de que os prefixos dos telefones de Ubatuba serão alterados de 03 para 04 dígitos, sendo mantido os serviços sobre esta mudança por um prazo de 90 dias.
Como Ubatuba possui uma economia baseado na prestação de serviços, atingindo o ápice na temporada de verão (dezembro a março), quando recebe turistas das mais variadas regiões do país, período que é responsável pela garantia de sobrevivência de nossas empresas e pela manutenção de empregos de nossa população na baixa estação, a mudança dos telefones nesse período seria inviável prejudicando principalmente a nossa rede de hospedagem pelas complicações com reservas, e conseqüentemente trazendo sérios comprometimentos das finanças do nosso município.
Diante disso a COMTUR juntamente com a Prefeitura, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e Associação Comercial e Industrial de Ubatuba enviaram ofício ao Sr. Manuel Amorim, Diretor Geral da Telefônica, em São Paulo a Rua Martiniano de Carvalho, 851 - 19º andar - Paraíso, CEP 01.321-001, solicitando a protelação dessa mudança para o mês de março de 2003 ou a interceptação das chamadas com informações sobre novos números pelo período mínimo de 180 dias, sem custo para os assinantes, como forma de evitar este prejuízo para nossa região. (Fonte: Comtur)

Prefeitura pede licença ambiental para o hospital

Ilhabela - No último dia 24, sexta-feira, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou junto a Cetesb o licenciamento do Hospital Municipal “Governador Mário Covas Junior”. Esta solicitação de funcionamento é uma exigência legal pelo fato de todo hospital ser considerado uma possível fonte de poluição.
Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Antônio Colucci, na execução do projeto do Hospital e Maternidade foi usado o que existe de mais avançado em tecnologia para que as agressões ao Meio Ambiente sejam mínimas. “O exemplo mais claro disso é a opção do prefeito Manoel Marcos em substituir o antigo sistema de esgoto, construído na administração passada que era composto de fossa e filtro com lançamento e condenado pela Cetesb, pela construção de uma compacta estação de tratamento, de esgoto”, conclui Colucci.
Agora, foi dimensionado um sistema modular de tratamento por batelada através do processo de lodos ativado, precedido de um sistema de pré-taratamento físico para a remoção de material grosseiro. Com esta configuração, o sistema de tratamento terá melhores condições de operação porque os seus componentes serão projetados para trabalhar com taxas próximas as condições reais de demanda.
Este sistema apresentara resultados altamente satisfatórios, onde as taxas de remoção de carga orgânica estão próximas a 95%, parâmentro acima dos exigidos pela legislação estadual vigente. Segundo o secretário este sistema de tratamento de esgotos será exemplo a ser seguido em todo Litoral Norte; destacou ainda outros avanços importantes como, por exemplo, o sistema de caldeiras com uso de GLP, o de menor impacto ambiental. “A tecnologia deste Hospital é de ponta, cumprindo uma exigência do prefeito Manoel Marcos”, destacou o Secretário. (Fonte: PMI)

Caraguá comemora Dia da Família na Escola
Todas as unidades escolares da rede municipal de Caraguatatuba participam nesta terça-feira 4, do “Dia Nacional da Família na Escola”. O projeto, disseminado pelo Brasil pelo Ministério da Educação tem como principal objetivo trazer os pais de alunos para o convívio escolar

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação estará participando pela 3ª vez do “Dia Nacional da Família na Escola”- um projeto do Ministério da Educação.
De acordo com a supervisora de Educação da SME, Wanderly Alves de Araujo, todas as unidades escolares estarão participando do programa, com atividades diversificadas, nesta terça-feira 4/06, durante todo o dia.
Segundo afirmou, “as atividades são variadas e cada escola irá adequá-las de acordo com as necessidades da comunidade. Serão realizadas várias oficinas, entre elas de pintura, dobradura e outras. Haverá também palestras abordando vários temas. Esse projeto tem como objetivo trazer o pai para a escola para que ele, participando das atividades escolares do seu filho nesse dia possa conhecer a escola e participar da melhoria na qualidade do ensino”, explicou.
O “Dia Nacional da Família na Escola”, em Caraguatatuba tem mostrado bons resultados. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação a participação dos pais tem sido grande e acontecido de forma natural. Muitos pais tem interagido e isso possibilita uma escola melhor e mais democrática, pela parceria com os pais de alunos, que participando do cotidiano da escola passam a lutar por um ensino melhor e ajudar a escola a crescer com a comunidade presente e participativa. (Fonte: PMC)

5º Festival do Camarão ganha novo espaço no Camaroeiro
Difundir os costumes caiçaras, para a valorização do pescador da cidade é um dos principais objetivos da realização do Festival do Camarão em Caraguá, e a Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba juntamente com a Setur - Secretaria de Turismo e Fomento participam efetivamente desta idéia. Prova disso é que o Festival do Camarão acontece pela quinta vez, e promete atrair público bastante variado de 7 a 9 de junho para a cidade

Caraguatatuba - O evento “Barcos ao Mar”, ocasião em que os pescadores saem de barco após o fim do defeso(período de reprodução do camarão) em busca do camarão - principal ingrediente do Festival que acontece pela quinta vez em Caraguá, aconteceu nesta sexta-feira 31 de maio, na praia do Camaroeiro. Durante toda a semana os pescadores estão pescando camarão em grande quantidade graças ao período de defeso, respeitado pela comunidade pesqueira. De acordo com os pescadores, o tipo de camarão mais encontrado tem sido o 7 barbas, em bom tamanho e quantidades abundantes.
Todo esse trabalho é para a realização do 5º Festival do Camarão, que acontece a partir desta sexta-feira 7 e termina somente no domingo 9.
A festa começa às 18h, mas a venda do camarão a preços populares já terá início às 7h da manhã de sexta-feira 07/06. Um das novidades neste ano, segundo o secretário de Turismo, Salim Burihan é o novo local de realização da festa, ao lado do Camaroeiro, na entrada para a Pedra da Freira. “É uma área gramada, ampla, na qual estarão dispostas 20 barracas numa tenda de alimentação, com visual aberto para a praia. Fora isso, haverá tenda das artes, palco para apresentação de shows e outras atrações, objetivando atrair público diversificado para a cidade”, explicou Salim, evidenciando que a expectativa de público é em torno de 25 e 30 mil pessoas. Há possibilidade ainda da participação de jornalistas de diversas cidades do Brasil em razão da participação de Caraguatatuba no evento turístico realizado recentemente em Camboriú(SC), onde foi feita uma grande divulgação do Festival do Camarão - um evento pertencente ao calendário anual da cidade.
Houve uma proposta de trazer o Festival para a Praça de Eventos, mas a comunidade pesqueira preferiu continuar no Camaroeiro para que a cultura tradicional caiçara não seja descaracterizada.
Outra novidade neste ano é a implantação de um portal de divulgação próximo ao rio que corta o Camaroeiro, com 24m de comprimento.
De acordo o secretário de Turismo, a Fundacc tem sido grande incentivadora do resgate dos costumes caiçaras e o Festival do Camarão é mais uma dessas iniciativas. “O resgate do caiçara vem acontecendo através de eventos culturais idealizados pela Fundacc. Nós apoiamos e participamos efetivamente desta idéia e a iniciativa privada também abraçou a causa. Prova disso que é os hotéis têm divulgando o evento para seus hóspedes e os restaurantes da cidade prometem uma culinária típica da região durante o fim-de-semana de realização do evento”, finalizou. (Fonte: PMC)

Programação do 5º Festival do Camarão

Dia 07/06 - sexta-feira

18h - Abertura oficial
20h - Apresentação da Puxada de Rede com Samba de Roda das Oficinas Culturais da Fundacc
21h30 -Apresentação de Show de MPB com o maestro José Maria do Prado
23h - Forró Cai e Sara

Dia 08/06 - sábado

10h - Abertura da Tenda das Artes
12h - Apresentação do grupo Forró da Mente, de Caraguá
16h - ApresentaçÃo dos trombonistas do grupo “Socando a Vara” de Caraguá
16h30 - Apresentações das Oficinas Culturais da Fundacc - Pantomima da música “O Mar”, das oficinas de Teatro, grupo LivreAção, da monitora Agnes Silva
Apresentação da música “Violões”, com Ivan Mendes, Eduardo Frois e Popó da Percussão
Apresentação de Dança - monitora Iara Dias
Maculelê - Oficinas de Capoeira - monitor Angolinha
21h30 - Apresentação de músicas regionais com grupo Raízes, de Ilhabela

Dia 09/06 - domingo

10h - Recreação e esporte
11h30 - Apresentação musical da banda Nosso Som com repertório incluindo mpb, nacionais e internacionais
16h - Apresentação das Oficinas Culturais da Fundacc
Dança: Festa em Maracangalha - monitora Andréa Santos Silva
Dança: O bem do Mar - monitora Érika Rangel
Dança: Ponta de Areia - monitora Carla Bueno
Teatro: Suíte dos Pescadores - monitor Ivan Lotole
20h - Roda de Capoeira- monitor Angolinha
21h30 - Apresentação musical com grupo Cheiro de Mato - com Ivan Mendes e José Pessoto, com repertório de mpb, reggae e composições próprias. (Fonte: PMC)

Caraguá é campeã do Challenge Day contra a cidade de Avaré
Caraguatatuba tem motivos de sobra para comemorar, afinal, na batalha contra Avaré no “Dia do Desafio”, foi a grande campeã, com uma participação total de 37.664 pessoas, entre crianças e adultos, nas mais diversas modalidades esportivas

Caraguatatuba - O Challenge Day acontece no mundo todo, ocasião em que as cidades se enfrentam numa disputa esportiva que proporciona lazer, entretenimento e espírito competitivo, com a finalidade de incentivar a população a participar de atividades esportivas. Neste ano, o tema do Dia do Desafio foi “Cuidar do Corpo é Divertido”, e Caraguatatuba enfrentou o município de Avaré, também no Estado de São Paulo.
De acordo com o gerente do Sesc de São José dos Campos, Jubel Raimundo Cardoso, na disputa entre as cidades a grande vencedora foi Caraguatatuba, que teve uma participação de 37.664 pessoas, contra 19.396 munícipes de Avaré. Cerca de 47,72% da população de Caraguá aceitou o desafio de ajudar a vencer a batalha, praticando pelo menos 15 minutos de atividade esportiva. No ano passado, Caraguá venceu a cidade de Montero, na Bolívia, por 32.326 contra 6.100 participantes bolivianos.
Para a coordenação da campanha, o movimento esportivo procurou estimular o surgimento de novas lideranças e incentivar a in5tegração de diferentes segmentos da comunidade num esforço comum em prol da qualidade de vida da população. Prova de que a cidade tem estado cada vez mais participativa em programas de integração da comunidade é que neste ano Caraguatatuba teve a participação de mais 5.338 pessoas, em relação ao resultado de 2001. Parabéns Caraguá. Parabéns comunidade! (Fonte: PMC)

Festa de Santo Antonio, Padroeiro de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Como todos os anos, a Festa de Santo Antonio é uma das mais comemoradas nesta época do ano, principalmente em Caraguatatuba, por ser o santo padroeiro da cidade.
A devoção a Santo Antonio acaba levando milhares de fiéis à Igreja, no dia 13 de junho. Muitos são os pedidos de “casamento”; para de achar algo perdido; de emprego e muitas outras necessidades que o devoto “entrega ao Santo” para que ele seja seu intercessor a Deus.
Um dos santos mais populares da Igreja, Santo Antonio nasceu em Pádua, na Itália e seu carisma de dar assistência aos menos favorecidos o fez o Santo das multidões. Daí também a tradicional bênção e distribuição dos pães. Muitas pessoas guardam este pedaço de pão abençoado nas latas de mantimentos. Diz a religiosidade popular que é uma forma de manter os alimentos abençoados. Dona Rosa Giacometti disse que este costume vem de mãe para filha: “Sempre deixei o pedaço de pão na lata de arroz e sei que isso, mesmo com dificuldade, nunca deixou faltar alimento em casa”, disse Dona Rosa, que a cada ano troca o pãozinho. Também conhecido como “Santo Casamenteiro”, é digno de honras quando “promove casamentos”, mas também de “castigo”, quando não ajuda a “arrumar um grande amor”. Luciana, 30 anos, solteira, disse que todos os anos faz a Trezena de Santo Antonio, mas até agora seu grande amor não apareceu: “por conta disso ele (o santo) vai continuar de cabeça para baixo”, disse a jovem que faz parte da grande legião de pessoas em busca da sua “cara metade”. Este gesto, é claro, faz parte da manifestação popular.
Santo Antonio de Caraguatatuba - No dia 13 de Junho acontece o tradicional casamento Comunitário, às 11 horas, na Igreja Matriz. Às 18 horas a procissão toma algumas ruas do centro da cidade e em seguida será celebrada a Missa Campal pelo bispo Dom Fernando Mason.
Todos os dias, até o dia 16 de junho é realizada no salão paroquial a festa social com diversas barracas de comidas típicas e o sorteio de prêmios. Este ano, a sorteio do Carro 0 km será no dia 15 de junho. Todos os dias há sorteio de prêmios especiais. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Comunicadores Católicos falam sobre “A Arte de Comunicar”

Caraguatatuba - Pela terceira vez a Diocese de Caraguatatuba realiza, em Caraguá, o Encontro da Pastoral da Comunicação. Este ano, ele é coordenado pelo Sub Regional de Aparecida, que congrega as diocese de Caraguatatuba (Litoral Norte), São Jose dos Campos, Taubaté, Lorena e Aparecida.
O Encontro que terá como tema “A Arte de Comunicar”, será realizado nos dias 8 e 9 de junho, no Carasol Pousada e Spa, que todos os anos recebe para este encontro um grupo aproximado de 60 pessoas, vindas de diversas cidades do Vale do Paraíba e São Paulo capital.
Durante dois dias, profissionais da área de comunicação e leigos capacitados para o trabalho junto a Pastoral da Comunicação na Igreja estarão trabalhando espiritualidade e orientações práticas dadas por assessores como Pe. Roberto Luiz Preczevski, assessor do Regional Sul 1 (São Paulo/Grande São Paulo/Interior), o casal Rose e Ernani e o técnico em estratégia e qualidade ,Osvaldo Lauzane que atua em empresas como a Jonhson & Jonhson. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Museu será inaugurado dia 12 de junho

Caraguatatuba - O Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, onde funcionará o MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba será inaugurado dia 12 de junho de 2002, às 20h30. A Prefeitura Municipal e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsáveis pela obra, estão trabalhando exaustivamente nos últimos detalhes, para entregar à comunidade o marco de responsabilidade e valorização da arte e cultura no município.
Dentro da programação, está prevista a exposição "Formas", uma coletiva de 28 artistas plásticos do Litoral Norte, inaugurando a Sala de exposições do museu. São esculturas em vários materiais, pinturas em várias técnicas, traçando o estilo próprio de cada artista. A mostra fica aberta ao público até dia 30 de maio.
O "Complexo Cultural Profª Adaly Coelho Passos", foi montado a partir de doações de objetos, fotos e documentos de famílias antigas, e compreende os seguintes espaços: "Sala do Caiçara", sob a coordenação de Jac Costa, com a ambientação através fotos de Adriana Coutinho e Thales Stadler, e construção de moradia típica, produzida por pescadores do bairro Porto Novo. Lá o visitante poderá encontrar também vários objetos do século XIX, entre redes e panelas, remontando o cenário típico de aldeia de pescadores; "Sala Caraguatatuba", que contará a história da cidade, sob vários aspectos e épocas, sob responsabilidade da historiadora Luzia de Toledo Prado, a partir de projeto gráfico de Fernando Braun. Também nesta área, está instalada no piso, e coberto por vidro, uma maquete do relevo e malha urbana, da cidade, projeto de Margareth Regina do Espírito Santo e um aquário, com espécies ornamentais marinhas da região, um projeto do oceanógrafo Reginaldo Matsumoto.
Estarão sendo entregues também na inauguração, a "Videoteca Lúcio Braun", com equipamentos de última geração, o "Arquivo Público do Município de Caraguatatuba Arino Sant'ana de Barros", que compõem, juntamente com o MACC, o Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. (Fonte: PMC)

Câmara reapresenta projetos da semana anterior

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reapresenta, na Sessão Ordinária semanal desta terça, dia 4 de junho, os projetos que não foram apreciados ou que foram retirados na sessão anterior. A sessão tem início às 19h30 com entrada franca.
Os projetos que foram adiados na sessão anterior tiveram a alegação, seja pelo Vereador, bem como pelo líder do prefeito, de melhor estudo sobre o assunto. O restante, não apreciado devido ao adiantado do horário.
Volta a Ordem do Dia, para votação em primeiro turno o projeto do Executivo que cria o Código Municipal de Limpeza Urbana. Nesta propositura ficam disciplinados os tipos de lixo, sua recolha, destinação final, bem como as modalidade de ensacamento.
A propositura da Vereadora Madalena Fachini (PSB) também volta a Ordem do Dia da Câmara Municipal. Nela, a Parlamentar quer alterar a Lei Orgânica Municipal (LOM), no que tange o parágrafo único do artigo 206, que trata do transporte coletivo gratuito para deficientes físicos e seus acompanhantes. A propositura foi adiada na semana passada, pois a Vereadora decidiu estudar melhor um decreto do Executivo.
Os projetos de denominação de praça e que concedem Título de Cidadão também serão reapresentados. A Vereadora Dalva Santana (PPS) denomina praça junto a ponte sobre o rio Lagoa, na Praia das Palmeiras, para Antonio Candelária Campregher Romano. O Vereador Anderson Bertoncini (PTB) concede título para a primeira-dama Myrlene Veneziani e o Parlamentar AG Pereira, também do PTB, concede a mesma honraria para José Luiz Ribeiro. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Sessão teve apenas um projeto aprovado

Caraguatatuba - A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba de 28 de maio teve apenas um projeto aprovado, entre os 7 que figuravam na Ordem do Dia. O restante não foi apreciado ou foram adiados por até 2 sessões.
O projeto de convênio com a Segurança Pública, de origem do Executivo, foi adiado por 2 sessões, em virtude do ofício da Vereadora Madalena Fachini (PSB), que pede informações ao prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva. Tendo em vista que o ofício não havia sido respondido até a hora da Sessão Ordinária semanal, o líder do prefeito no Parlamento, João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), pediu o adiamento, que foi aceito pelos Vereadores.
Com a proposta de melhor estudar a propositura, os Vereadores conseguiram o adiamento, por 1 sessão, dos projetos que criam o Código Municipal de Limpeza Urbana e o que acrescenta parágrafo único ao artigo 206 da LOM (Lei Orgânica Municipal). O primeiro tem como autor o Executivo e o seu adiamento foi proposto pelo líder do prefeito na Câmara. O segundo tem a autoria da Vereadora Madalena Fachini (PSB).
Os projetos que concedem nome de praça a Antonio Candelária Campregher Romano, na Praia das Palmeiras, de autoria de Dalva Ricardo Santana (PPS) e os Títulos de Cidadão, para a primeira-dama, Myrlene Veneziani e para o senhor José Luiz Ribeiro, respectivamente de autoria dos Vereadores Anderson Bertoncini e Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira, ambos do PTB, não foram apreciados em virtude do adiantado do horário.
A única propositura aprovada tem a autoria do Executivo e cria 40 cargos de motorista, com referência 12 e salário em torno dos R$ 400 mensais. Foi aprovado também, em Regime de Urgência, projeto de lei do Executivo que concede verba de R$ 300 mil para a Casa de Saúde Stella Maris, como forma de complementação das obras de ampliação da Maternidade, que servirão para o aumento no número de leitos da enfermaria do SUS. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Basquete inicia as quartas de final contra a Mercedes Bens

São Sebastião - A equipe sebastianense de basquete masculino adulto viaja hoje para Diadema para enfrentar a equipe da Mercedes Bens - time da casa.
Este será o primeiro jogo das quartas de final na briga pelo título da Taça Cidade de São Paulo da Liga Paulista de Basquetebol, onde São Sebastião é líder na classificação geral com 11 pontos, seguido pela equipe de Cubatão, com 10 pontos, em terceiro vem a equipe da FAAP com 08 pontos e o lanterninha da classe ouro é a equipe de Arujá com 07 pontos.
No último jogo de classificação da Liga Paulista, São Sebastião enfrentou a equipe da FAAP, vencendo por uma diferença de apenas 01 ponto no placar final.
Nesta etapa os primeiros da chave A, São Sebastião e Mercedes Bens se enfrentam primeiro na casa do adversário. O segundo jogo desta chave será em São Sebastião no dia 08 de junho e caso haja necessidade de um terceiro jogo, o mesmo será no dia seguinte - 09/06, em São Sebastião.
Segundo o técnico, Adriano Ruiz, os atletas sebastianenses já estão treinando forte para esta nova fase. “Vamos enfrentar adversários que, apesar de conhecidos, é preciso sempre estar prevenido e preparado para os “elementos surpresa”. Não vamos dar moleza para os adversários e para isso é que estamos em treinamento constante, ensaiando jogadas e criando as estratégias de jogo”. Em relação ao time, Adriano se diz muito seguro. “A equipe está muito unida e bastante concentrada. A integração total dos atletas é muito importante neste momento do campeonato.” Completa Adriano. (Fonte: PMSS)

Malha perde para o 11 de Junho mas mantém a liderança

São Sebastião - No último dia 02 de junho - domingo, a equipe sebastianense de malha enfrentou o 11 de Junho de Jacareí na casa do adversário, perdendo de 03 a 00.
Ao todo, foram 03 partidas e as parciais foram: São Sebastião 82, 11 de Junho 108 na primeira partida. Na Segunda partida São Sebastião - 166, 11 de Junho - 174 e na terceira e última partida, São Sebastião - 92 e 11 de Junho - 136.
Segundo o técnico, Sr. Zico, o maior problema foi a ausência de jogadores nas 03 equipes. “Levamos apenas 04 atletas em cada equipe e isso dificultou muito, principalmente na hora da substituição de jogadores. Além do desfalque, os jogadores estranharam bastante o campo do time adversário. ” Completa Zico.
Apesar da derrota, São Sebastião mantém a liderança no torneio pela Liga Jacarezão de Malha e o próximo jogo será no dia 16 de junho contra a equipe do Ferroviário novamente na casa do adversário. (Fonte: PMSS)

Carta do Leitor

Correção - A titulo de esclarecimento informo que não existe o cargo de suplente da Presidencia do Comite de Bacias Hidrógarficas do Litoral Norte. Os cargos executivos são Presidende; Vice Presidente e Secretaria Executiva, o órgão habilitado para falar sobre qualquer assunto de informação sobre o Comitê é a Secretaria Executiva, pois responde por suas informações. Logo, é recomendavel efetuar a correção da informação, verificando sua origem bem como as informações na própria Secretaria Executiva, sem esquecer que é comum os projetos serem apresentados no ultimo dia.
Congratulações pelo trabalho jornalístico.

Marcos Lopes Couto
Vice Presidente do CBH-LN
Litoral Norte - SP


Entulho na Serra - Fiquei impressionado ao ver o descaso das pessoas que não respeitam a natureza. Ontem, 02/06/02, quando retornava de Caraguá para São Paulo as 15:00 hs, próximo do Km 68 da Rodovia dos Tamoios, vi uma caminhonete jogando entulho no meio da mata. Eram sacos e latas atirados sem nenhuma preocupação. Pensei em parar ou denunciar, quando vi uma viatura da Polícia Rodoviária chegando ao local. Não pude ver o que aconteceu, mas espero que os infratores tenham sido severamente punidos.
Acho que todos nós podemos contribuir de alguma forma para preservação da natureza. No mínimo, alertando as autoridades.

Sergio Rocha
São Paulo - SP


Revolta - Olá, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar vocês pelo site!!! Muito bom mesmo!! Já faz uns 2 anos que eu visito este site para consultar as ondas!! Mas o motivo deste e-mail é outro. Eu sempre vejo vocês discutindo os problemas ecológicos, urbanização, poluição, etc. Acho ótimo, e gostaria de comentar uma coisa que eu ví e me perguntei se estava correto ou não.
Há algumas árvores grandes na Vermelha do Norte cujo lugar é na areia, em frente ao restaurante do Red Beach, onde eu sempre via turistas aproveitando-se da sombra. Achava a coisa mais normal, mesmo por que, as árvores estão quase no meio da praia, e na areia.
De repente, este fim de semana do feriado (30/05), eu estava passando por lá e vi um monte de mesas e cadeiras do restaurante sob a árvore. Ou seja, um lugar que era livre se tornou propriedade do restaurante. Eles compraram aquele espaço onde ficam as árvore ? Ou o restaurante apenas emprestou aquele espaço para os turistas utilizarem a um tempo atrás? É propriedade do restaurante ? Por que eles resolveram só agora ocupar aquele espaço? Esses caras estão crescendo bastante, eu lembro que ali só tinha um camping meia-boca e um barraco que vendia bebidas!!! Sabe o que eu acho? Daqui a pouco esses caras vão cobrar para os turistas poderem utilizar a praia.
Eu vou para a praia para pegar onda e não para ficar na sombra. Mas minha familia já ficou lá outras vezes. E outras famílias também. Tudo bem que as vezes fica lotado de gente e se marcar sai até uma farofa. Mas acho que não dá direito do restaurante fazer isto. É só colocar umas placas pedindo para as pessoas apenas se aproveitarem da sombra, sei lá, algo parecido.
Sabe o que dá vontade de fazer, sentar nas mesas, pedir uma água e ficar o dia inteiro !!! Quero ver alguém falar alguma coisa !!
Não sei se estou certo, mas gostaria que apurassem este assunto.
Obrigado pela atenção !!! Desculpe a revolta !!!
Valeu !!!

Júnior


Erros Gramaticais - Com relação ao comentário da Layde Pereira, queria dizer que outro dia ouvi na Câmara Municipal um desabafo de um Quilombo de 75 anos. Ele queria contar de sua tristeza pelo descaso à Camburi-Ubatuba. Falou tudo com tanta simplicidade e humildade, que para traduzir a tristeza de seu quintal, disse que lá o galo já não cantava e o pinto já não piava. Ele usou seu próprio vocabulário, e ali, todos entenderam sua mensagem, tanto o intelectual, quanto o analfabeto. Porque quando se expressa com o coração, não fica dúvidas. Muito pelo contrário, quando muitas vezes pegamos um documento corretamente redigido, um amontoado de palavras que mais parece um dicionário sem definição e nada entendemos. Então como leitora desse excelente jornal, gostaria de dizer que, o que me incomoda não são os erros gramaticais ou ortográficos que possam ter passado, o que realmente incomoda é saber que o poder está nas mãos de grandes intelectuais que cometem grandes erros contra o ser humano humilde.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba - SP




BIL Caraguá Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Para Refletir
Para Refletir
Opinião

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.



Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor