Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 04 de julho de 2002 - Nº 565 Edições Anteriores

Yurg´s Portal do Sol

Caraguatatuba:
   Caraguá disputa em Mogi os 46º Jogos Regionais
   Autoridades participam do 7º Congresso dos Aposentados
   A Polícia Militar que você não vê
   Vereadora sente a falta de Secretária em Audiência Pública
   Câmara aprova Convênio com Segurança Pública
   Kazon quer Secretaria Municipal do Comércio
   Vereador apóia combate às Drogas
   Vereadora quer informações sobre Estrada do Rio Claro
   Aurimar diz que continua luta contra CDP no Litoral Norte
   Vereadoras discutem Segurança em encontro da Avesp

Ilhabela:
   Começa pré triagem do programa “Quem ouve bem aprende melhor”
   Pronto Socorro inicia suas atividades
   Meio Ambiente autoriza corte de árvore
   Ilhabela participa da 46ª Edição de Jogos Regionais

São Sebastião:
   São Sebastião ganha mais três escolas
   Dengue diminui em São Sebastião

   Carta do Leitor



Caraguá disputa em Mogi os 46º Jogos Regionais
Caraguá compete com Jacareí a sede dos 48º Jogos Regionais em 2004

Caraguatatuba - Caraguá está levando seus atletas para disputarem os 46º Jogos Regionais que acontece em Mogi das Cruzes de 5 a 13 de julho. A delegação com 18 modalidades, leva cerca de 230 integrantes, entre atletas, professores e pessoal de apoio. Estarão representando Caraguá as equipes de atletismo masculino e feminino, capoeira masculino e feminino, ciclismo masculino, damas misto, futebol de campo feminino e masculino, futsal masculino, karatê masculino e feminino, malha masculino, natação masculino e feminino, tênis masculino, tênis de mesa masculino, xadrez masculino e feminino.
Caraguatatuba é candidata à sede dos 48º Jogos Regionais em 2004, concorrendo com a cidade de Jacareí. O resultado será divulgado no próximo dia 7 às 17 horas. A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguá, no momento, está priorizando estruturar os espaços físicos, construção de ginásios de esporte, quadra de tênis, campos de futebol, canchas de malha e bocha, piscina olímpica, etc, tudo para preparar e adequar a cidade para sediar os 46º Jogos Regionais, se for eleita.
Nos últimos anos, Caraguá vem subindo na classificação geral nas participações em Jogos Regionais: em 2000 na cidade de Jacareí Caraguá ficou em 22º lugar, com uma delegação de 13 modalidades. Já em Suzano, obteve a melhor colocação de sua história, 8º lugar, tendo disputado com 34 cidades e com uma delegação recorde; foram 23 modalidades e cerca de 400 integrantes. O município hoje mantém 21 modalidades em competição.
À partir de 2003 a prioridade do setor esportivo de Caraguá será o fortalecimento das equipes de competição, que estão passando por reestruturações técnicas, já que a Secretaria de Esportes e Recreação quer formar equipes com atletas oriundos das Escolinhas de Esportes, em todas as modalidades, assim estará vinculando o trabalho de base (sócio-educativo) ao de rendimento (equipes de competição). Essa trajetória possibilitará a participação efetiva dos munícipes na vida esportiva da cidade. (Fonte: PMC)

Autoridades participam do 7º Congresso dos Aposentados

Caraguatatuba - Caraguá está sediando o 7º Congresso dos Aposentados e Pensionistas do Estado de São Paulo. Estão participando 200 congressistas, além de representantes da Câmara de Caraguá e de Ubatuba e Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre as autoridades esteve presente o Deputado Federal Arnaldo farias de Sá.
Um dos palestrantes Dr. João Donadon, representante do Ministro da Previdência Social - José Cechim, abordou as mudanças na Previdência Social. O presidente da Federação Estadual dos Aposentados e Pensionistas Antonio Carlos Domingues destacou a importância da reunião na defesa das reivindicações da categoria. Ele disse que antecipou o congresso para que as reivindicações à presidência de apoio aos aposentados e pensionistas pudessem ser cobradas bem antes das eleições. Francisco Moura, presidente da Associação dos Comerciários, Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte disse que é a quarta vez que participa do congresso em São Paulo por ser aqui o local onde ficam definidas as reivindicações que são apresentadas ao Governo Federal.
É a quarta vez que o município realiza o evento. Segundo a presidente da Associação dos Aposentados de Caraguá, Maria Lúcia de Oliveira, Caraguá é escolhida para sediar o evento graças ao apoio que a Prefeitura Municipal e o prefeito Antonio Carlos da Silva oferecem.
Duas palestras importantes acontecem ainda hoje no 7º Congresso dos Aposentados e Pensionistas que acontece do Clube Ilha Morena. Uma com Arnaldo Faria de Sá e outra com a Deputada Federal Luíza Erundina. A Deputada é responsável pela apresentação do programa de incentivo popular com reivindicações dos pensionistas.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, Salim Burihan, o evento é importante não só para os idosos, já que eles estão defendendo os interesses das próximas gerações. “O Brasil não tem a cultura da previdência social, acho importantes que os aposentados e pensionistas estejam lutando e reivindicando novos benefícios, mas acredito que o jovens à partir de 18 já devam começar a preocupar-se com isso.” (Fonte: PMC)

A Polícia Militar que você não vê

Caraguatatuba - Na quinta feira, 26 de junho, no auditório Angelo Fonseca Nogueira, houve o encerramento da atividade ligada ao Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), da Polícia Militar, desenvolvida com os alunos da quarta série do ensino fundamental do Colégio Módulo.
O PROERD é um esforço cooperativo que envolve a Polícia Militar, a Escola e a Família. De acordo com o Soldado De Paula, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do PROERD em Caraguatatuba, "O programa tem a finalidade de ensinar a criança a resistir a tentação das drogas e evitar a violência". Na realidade a PM está sendo proativa, ao invés de combater o efeito, a repressão às drogas e à criminalidade, inclui essas questões no repertório de aprendizagem da criança , ainda no período de formação básica, que ocorre principalmente até a quarta série.
O programa visa atender os alunos da quarta série do ensino fundamental e acontece por dezessete semanas, baseado em uma cartilha com dezessete lições. Após os estudos da cartilha, as crianças participam de uma solenidade de formatura, recebem certificados e realizam um juramento.
O PROED funciona no Litoral Norte desde 1998 e já atendeu mais de treze mil crianças, das quais seis mil são de Caraguá, atingindo cem por cento da rede pública municipal de ensino e boa parte das escolas particulares. Este é o quarto ano que o Módulo adere ao programa e vinte e dois alunos da instituição participaram da formatura.
Para o senhor Ademir Diniz, pai da aluna Ana Paula, da 4ª série do Colégio Módulo, é fundamental a conscientização o quanto antes das crianças em relação aos problemas enfrentados pela sociedade. Já, para o pai do aluno Daniel Carlos, trata-se de "uma iniciativa importante, pois os pais não possuem o preparo necessário para orientar seus filhos em relação à violência e as drogas, tornando fundamental a participação da polícia neste papel de orientação". (Fonte: Módulo)

Vereadora sente a falta de Secretária em Audiência Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou no dia 27 de junho, quinta-feira, uma Audiência Pública para debater a situação da Saúde no município, especialmente no que tange ao setor administrativo e no combate a Dengue, Tuberculose e no trabalho da Vigilância Sanitária, entre outros. A audiência foi solicitada pela Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira (PDT).
A Vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira (PDT), é médica e faz parte da Comissão Temporária da Saúde no Legislativo local, que tem como presidente o Vereador Aurimar Mansano (PTB). A solicitação da Audiência Pública foi feita por ela e confirmada pelo presidente da comissão.
No encontro estiveram presentes os Vereadores Aurimar Mansano, Leonor Diniz, Madalena Fachini (PSB), Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT), bem como a primeira-dama e Secretária Municipal de Saúde, Myrlene Veneziani da Silva com 4 (quatro) assistentes e o presidente do Comus (Conselho Municipal de Saúde), Paulo Malta, além de outros 15 presentes na galeria da Câmara.
O objetivo do encontro foi o de debater a situação administrativa da Saúde na cidade, bem como as campanhas de combate a Tuberculose, Dengue, o PSF (Programa de Saúde da Família), o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária e a falta de medicamentos na rede pública municipal de Saúde.
Na opinião da Parlamentar autora, o encontro foi bom, com apenas uma exceção. "A Audiência durou das 16h45 às 20 horas e foi muito boa a produtiva, com exceção da falta da Secretária de Saúde, que ficou um pouco mais de 90 minutos conosco", disse. Segundo Leonor, a falta de Myrlene Veneziani inviabilizou algumas cobranças e questionamentos, pois suas assistentes não puderam responder a maioria das perguntas.
Mesmo com estes problemas, a Vereadora considerou o encontro bom. "O debate é sempre salutar, pretendo convocar uma nova Audiência Pública nos próximos 90 dias", frisou.
Na audiência foi discutida a ampliação do PSF na cidade, que das atuais 20 equipes, pretende a Secretaria de Saúde chegar a 23. A Vereadora Leonor diz que mesmo com reclamações há a necessidade de tempo para acertar a "máquina".
Outro assunto amplamente discutido veio por intermédio do presidente do Diretório local do PT, o comerciante Paulo Afonso, que citou uma emenda ao orçamento da União, de autoria da Deputada Federal Ângela Guadagnim, que concede verba de R$ 70 mil para a compra de um aparelho de Raio-X pela Prefeitura Municipal.
O Comus também apresentou suas reclamações, enfocando a falta de remédios nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). A Secretaria de Saúde falou do Almoxarifado Central, que irá controlar a demanda e a procura de medicamentos, bem como da nova lista de remédios que está sendo preparada pela secretaria. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Convênio com Segurança Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na Ordem do Dia da 6ª Sessão Extraordinária, realizada em 28 de junho, apenas o projeto do Executivo, que autoriza Convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Esta foi a primeira sessão realizada depois do final do semestre Legislativo.
O projeto de convênio com a Segurança Pública gerou uma grande polêmica dentro do Legislativo local. Se por um lado o prefeito enviou o projeto à Câmara e ordenou ao seu líder, o Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), que o mesmo voltasse aprovado sem emendas ou alterações, o Vereador Aurimar Mansano (PTB) protocolou 2 (duas) emendas que resultaram em calorosas discussões.
A primeira emenda complementa o salário dos policiais civis e militares que atuam na cidade e a segunda, cortava do texto original a citação "construção de Cadeias". Para o Parlamentar a idéia era a de aumentar o efetivo na cidade, com base na complementação, enquanto que o corte da citação evitava que um CDP (Centro de Detenção Provisória), fosse construído na cidade.
As emendas geraram grandes discussões, tanto políticas como jurídicas, visto que o prefeito citou na mensagem inicial da propositura, que a complementação esbarraria na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Ao final, as emendas foram rejeitadas, tendo como único voto favorável o do Vereador autor.
Devido a longa duração das discussões, o projeto de autoria do presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), que altera a Lei Orgânica Municipal (LOM), criando as Sessões Extraordinárias Remuneradas, sequer foi discutido. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon quer Secretaria Municipal do Comércio

Caraguatatuba - O Vereador Omar Kazon (PL), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, elaborou e protocolou Requerimento pedindo informações da Prefeitura sobre a criação da Secretaria Municipal do Comércio. O Parlamentar, que é comerciante, diz que a categoria não tem um braço forte para o seu apoio.
Segundo o Vereador Omar Kazon, os últimos anos não tem sido favoráveis ao comércio e aos prestadores de serviço no município. "Mudanças econômicas, alterações nos prazos das férias de fim de ano e do ano letivo trouxeram problemas para os comerciantes", diz.
Embasado nisso, o Parlamentar elaborou e protocolou Requerimento, que ainda será votado, pedindo informações ao chefe do Executivo, o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), sobre a possibilidade de criação da Secretaria Municipal do Comércio. Para o Vereador, assim como o Turismo, a Saúde e a Educação, o Comércio também necessita de uma secretaria que o apoiasse, defende-se e disciplinasse suas ações.
A atitude do Vereador se espelha nas diversas secretarias estaduais e municipais espalhadas pelo país e pelo fato da cidade ser turística. "Uma cidade turística se faz com belezas naturais, um Turismo organizado e um Comércio forte", explica.
Na concepção do Vereador esta Secretaria do Comércio iria planejar os acontecimentos anuais do município, dando oportunidade aos comerciantes instalados durante todo o ano e coibindo a vinda dos "paraquedistas", que fazem o comércio ilegal e irregular, aproveitando-se da temporada de verão e dos feriados prolongados para o lucro fácil e criminoso. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador apóia combate às Drogas

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba mostrou o seu interesse na reintegração de Dependentes Químicos na cidade, declarando de Utilidade Pública a Comunidade Terapêutica Vida Nova. Mansano está no seu segundo mandato como Vereador e como primeiro Delegado de Entorpecentes da Polícia Civil na região, sabe como ninguém sobre o assunto.
A Comunidade Terapêutica Vida Nova nasceu em setembro de 2001 e tem sede no bairro do Jaraguazinho, zona oeste de Caraguatatuba. A entidade é civil e sem fins lucrativos e tem por objetivo a recuperação de adultos, dependentes químicos e alcoólicos, com a aplicação de atendimento multidisciplinar, com amparo religioso e social, terapia ocupacional, instrução profissionalizante, apoio psicológico e familiar, entre outros.
Na visão da comunidade, todos os dependentes ali tratados devem ser reconduzidos à sociedade de forma íntegra, formados e profissionalizados, tornando-se exemplo a todos que vierem a ser atendidos pela entidade no futuro.
Sendo declarada de Utilidade Pública, a entidade terá o direito de receber verba municipal, constante no Orçamento do Executivo já a partir do próximo ano, num montante que deverá custear parte de seus gastos e despesas.
Para o Vereador a aprovação deste projeto é motivo de vitória. "Como Delegado eu combatia e usava a lei para os dependentes químicos. Hoje como Vereador dou um passo importante, apoiando uma entidade que irá reintegrá-los à sociedade, na forma religiosa, de terapia e da profissionalização", disse, ressaltando que nos 2 (dois) casos, utiliza a lei para reduzir o tráfico de drogas.
Segundo o Vereador ainda há batalhas a serem travadas no campo das drogas. "Enquanto o drogado tem que se tratar, o traficante necessita de medidas jurídicas mais severas e uma ação implacável da polícia", frisou. Aurimar Mansano foi o primeiro Delegado da Dise (Delegacia de Investigação sobre Entorpecentes), do Litoral Norte e atualmente, como Vereador, no seu segundo mandato, é o presidente da Comissão Temporária da Saúde do Legislativo local. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora quer informações sobre Estrada do Rio Claro

Caraguatatuba - A Vereadora Dalva Ricardo Santana (PPS) aprovou recentemente Requerimento na Câmara Municipal de Caraguatatuba, pedindo informações sobre a manutenção da Estrada do Rio Claro, que liga Caraguatatuba a cidade de Salesópolis. O pedido foi feito ao gerente do Tebar, em São Sebastião.
A Estrada do Rio Claro está localizada no bairro do mesmo nome, na zona sul de Caraguatatuba e liga a cidade a vários recantos do município, bem como a cidade de Salesópolis, inserida na região serrana, entre o Vale do Paraíba e Litoral Norte.
No trajeto da estrada está a Estação de Bombeamento da Petrobrás e paralelo ao leito carroçável, são visíveis várias tubulações da empresa, que leva óleo cru para a estação e desta para as refinarias de Paulínia e São José dos Campos. Comumente são vistos caminhões da empresa circulando pela estrada.
Baseado nisso e pela situação ecológica da estrada, que corta várias paisagens de grande beleza natural, a Vereadora Dalva Santana quer saber quem faz a manutenção do trecho e para isso, encaminhou o Requerimento aprovado para a gerência do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), aos cuidados de Luiz Alberto de Faria Franco em São Sebastião, responsável pela entrada de 70% do petróleo no Brasil.
Para a Parlamentar nada mais justo para a empresa, que se utiliza diuturnamente da estrada, fazer a sua manutenção. "Caso não seja a Petrobrás, pediremos a mesma informação à Prefeitura de Caraguatatuba", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar diz que continua luta contra CDP no Litoral Norte

Caraguatatuba - A aprovação do Convênio entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a Secretaria Estadual da Segurança Pública, sem uma das emendas do Vereador Aurimar Mansano (PTB), não fez do Parlamentar um perdedor. "Continuarei a minha luta contra a vinda de um Cadeião para Caraguatatuba", disse. A emenda rejeitada proibia a construção de cadeias na cidade.
O segundo mandato de Mansano como Vereador e, além de Delegado de Polícia Civil, o primeiro titular da Delegacia de Entorpecentes no Litoral Norte deram a ele o conhecimento necessário sobre a criminalidade e a vida carcerária no país.
Sua luta contra as entidades de detenção, seja de menores como de adultos, teve início no seu primeiro mandato, quando comandou a luta contra a vinda de uma unidade da Febem na cidade. Na época Mansano defendia a idéia de que não apenas os menores infratores do Litoral Norte, mas os de diversas regiões do estado viriam para cá, trazendo a instabilidade para os moradores de uma localidade pacata como a de Caraguatatuba.
Em seguida, veio a luta contra o Cadeião, uma aspiração do Governo Estadual, que certamente traria mais desconforto aos contribuintes locais, bem como para turistas e veranistas. De lá para cá foram 3 Moções de Repúdio; uma contra a Febem e duas contra o Cadeião e o CDP (Centro de Detenção Provisória), nada mais, nada menos do que a nova denominação para uma Penitenciária.
Para o Vereador um CDP não condiz com uma cidade turística como Caraguatatuba. "Não há como conciliar turistas, sol, praia e alegria com a ameça constante de rebeliões, tumultos e tentativas de fuga", disse. De acordo com Mansano se o Governo do Estado tomar essa atitude poderá trazer sérios prejuízos para o comércio local, bem como feridas com seqüelas irreparáveis para o Turismo de Caraguatatuba e de toda a região.
Para o Parlamentar ao invés de um Cadeião que abrigará presos de outras cidades do estado, o melhor seria a construção de um Hospital Regional, para uma melhora na qualidade de vida. "Se antes você tinha uma certa tranqüilidade na sua rua ou bairro, deverá perdê-la se vier um Cadeião para Caraguá", conta. Para o Parlamentar, os moradores locais serão os maiores prejudicados. "Você que nasceu e cresceu em Caraguá, acostumado com o ritmo de vida da cidade ou que veio para cá, em busca de uma melhor qualidade de vida será seriamente prejudicado com a instalação de um Cadeião", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadoras discutem Segurança em encontro da Avesp

Caraguatatuba - As Vereadoras Dalva Santana (PPS), Vera Peixoto (PSDB) e Leonor Diniz (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba estiveram no final de junho em Campinas, para o 7º encontro da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo). O tema proposto foi a Mulher e a Segurança Pública. No encontro a presidente da entidade pediu afastamento devido as eleições de outubro deste ano.
O trio de Vereadoras Caraguatatubenses esteve reunido no Euro Suíte Hotel, no centro da cidade. Presidiu o encontro a Vereadora e presidente da Câmara de Lorena, Rita Marton (PSDB) e a abertura foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Campinas, o Vereador Romeu Santini (PSDB).
O tema abordado, "A Mulher e a Segurança Pública", teve como palestrante Maria Cristina Von Zuben de Arruda Camargo, professora da Unicamp e Secretária Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.
A Secretária Municipal enfatizou a criação de uma Guarda Municipal, armada e preparada para rondas, prisões e a proteção do patrimônio municipal. Segundo a Vereadora Leonor Diniz, Maria Cristina Von Zuben ressaltou que uma Guarda Municipal daria auxílio e apoio incondicional às Polícias Civil e Militar, além da geração de empregos e do apoio à comunidade, no combate a criminalidade.
Estiveram presentes 32 Vereadoras ao encontro, que teve o apoio do Banesp. Durante o evento, foi anunciado que a presidente da Avesp, Rita Marton, irá se afastar para se candidatar a Deputado Estadual nas próximas eleições, assumindo o cargo a vice-presidente, a Vereadora Adriana Prado (PMDB), de São José dos Campos.
O próximo encontro da Avesp - o 8º (oitavo), acontece em 31 de agosto na cidade de Lorena e não mais em setembro, na cidade de Assis, como havia sido agendado anteriormente. O tema da próxima reunião será "3º Setor - Como Surgiu e sua importância". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Começa pré triagem do programa “Quem ouve bem aprende melhor”

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Educação realizou com alunos da 2ª série do ensino fundamental, uma pré triagem auditiva dentro do Programa do Governo do estado “Quem ouve bem aprende melhor”.
A pré triagem foi realizada pela fonoaudióloga da Secretaria da Educação, Flávia Carneiro e acompanhada pelo Secretário da Educação, Antônio Cornélio, em 15 escolas do município, sendo cinco delas em comunidades isoladas. Para deslocar a equipe e o equipamento (televisão e vídeo) para as comunidades isoladas, foi necessário o transporte de barco. O procedimento para realização da pré triagem contou com a apresentação de um vídeo que emitia sons aleatoriamente, e as crianças levantavam o braço indicando se ouviram.
De 524 crianças analisadas, 97 apresentaram problemas, sendo que 26 não fizeram o teste. Segundo Dra. Flávia, deve-se levar em consideração que é uma pré triagem e que a falta de atenção por parte das crianças ou a cera acumulada no conduto externo pode causar uma diminuição auditiva.
Os alunos que apresentaram falhas auditivas nesta pré triagem, vão passar por um médico otorrino além de fazer um exame fonoaudiológico completo e então será confirmado ou não esta deficiência. As crianças que realmente necessitarem, vão receber aparelhos auditivos.
A realização dos testes foram aprovadas pelos pais dos alunos, que antes do início dos procedimentos, assistiram um vídeo explicativo mostrando a importância de deixar que seus filhos participem do programa e citando exemplos de crianças que foram beneficiadas. (Fonte: PMI)

Pronto Socorro inicia suas atividades

Ilhabela - Iniciou-se nesta Quarta, 3, às 7h00, com a presença do Secretário de Saúde, Antonio Luiz Colucci, as atividades do Pronto Socorro Municipal no Prédio do Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior.
A equipe que assumiu o plantão já o fez no novo Pronto Socorro, enquanto foram mantidas algumas atividades no Pronto Socorro do Itaquanduba com a extensão do horário do plantão noturno para que não houvesse prejuízo do atendimento aos munícipes que até lá se dirigiram.
A ambulância UTI foi mantida no prédio do Itaquanduba enquanto os equipamentos da sala de emergência eram transferidos e instalados no Hospital; os pacientes em observação foram transferidos gradualmente de ambulância.
A primeira paciente a ser atendida no novo endereço do Pronto Socorro foi a Sr. ª Benedita Anastácia de 106 anos, moradora do sul de Ilhabela. Tudo transcorreu de modo tranqüilo, sob a coordenação dos Diretores Dr. Paulo Lande e Márcio Tenório.
Quem necessitar do atendimento de urgência/emergência deve dirigir – se ao Pronto Socorro do Hospital Municipal, na Barra Velha. Novo telefone: 472 8789. (Fonte: PMI)

Meio Ambiente autoriza corte de árvore

Ilhabela - Na tarde desta quarta, dia 3, a Secretaria do Meio Ambiente autorizou, atendendo a pedidos da população, o corte de um Eucalipto, localizado na Praça Elvira Storace (Praça do Casarão), no Perequê. A árvore, com mais 30 anos, estava morta, tanto no aspecto vegetativo quanto radicular. Com a chegada do inverno e o aumento de ventos na região poderia ocasionar no desabamento podendo ferir pessoas que freqüentemente ficam na praça. (Fonte: PMI)

Ilhabela participa da 46ª Edição de Jogos Regionais

Ilhabela - Mais uma vez os atletas de Ilhabela vão participar dos Jogos Regionais, desta vez a ser realizado na cidade de Mogi das Cruzes. Nesta 46ª edição, a delegação do município vai contar com cerca de 150 pessoas entre homens e mulheres.
Algumas modalidades que vão disputar os jogos já alcançaram destaque em outras competições regionais que aconteceram recentemente como o Futebol Feminino e o Tae Kwon Do. Além destas, ainda vão participar: Basquetebol Masculino e Futebol de Campo Masculino, Futsal Masculino, Tênis Masculino Livre, Voleibol Feminino e Malha.
Os 150 representantes de Ilhabela vão ficar alojados na Escola Aprígio de Oliveira.
Futebol de Campo Feminino - A seleção feminina de futebol terminou o V Campeonato de Guaratinguetá em 2º lugar. Segundo o técnico Everaldo Vieira, as meninas fizeram uma ótima campanha e querem mostrar que, apesar de não terem ficado com o título, estão acumulando experiência que pretendem usar nos Jogos Regionais. A mesma equipe que jogou em Guaratinguetá vai estar no próximo campeonato.
Tae Kwon Do - Outro destaque do esporte em Ilhabela é o Tae Kwon Do, que surpreendeu no 1º Circuito Paulista realizado pela Liga Estadual de TKD. Mesmo a equipe não participando na primeira fase, conseguiu boas colocações nas outras duas e ficou em 10º na contagem geral. Já individualmente, seis atletas terminaram o circuito em 1º lugar, levando o troféu do Circuito Paulista de 2002. Segundo o preparador físico da equipe, Chacrinha os atletas treinaram bastante e estão com 100% de condição física.
Futsal Masculino - A equipe do Futsal vem treinando a quatro meses exclusivamente para o 46º Jogos Regionais. Durante este tempo, disputou alguns amistosos conquistando resultados satisfatórios e motivando os atletas a crescer dentro da modalidade. Segundo o técnico João Paulo, o time tem capacidade para ficar pelo menos entre os oito, e dependendo da chave que pegar, pode chegar até mais longe.
Tênis Masculino - O tênis participa este ano dos Jogos Regionais com 5 atletas ilhabelenses que estão treinando a há dois anos para esta competição. O treinador da equipe, Rogério Prudêncio, acredita que os atletas tem chance para ficar entre os primeiros lugares e destaca Aerosvaldo Borges dos Santos e Fernando Grunner Prudêncio como grandes promessas do campeonato.
Basquetebol Masculino - O Basquete vai para os jogos com uma equipe nova formada por 12 atletas, sendo a maioria de caiçaras de Ilhabela. Segundo o técnico Marcos, os jogadores estão treinando seriamente desde abril deste ano e a acredita que vão fazer uma boa participação nos jogos.
Futebol de Campo - O time de futebol esta contando com 6 atletas que participaram da Copa Zito e outros jogadores que são alunos da escola de futebol da prefeitura. Apesar do pouco tempo de treinamento, o time está bem entrosado e tem boas chances no campeonato.
Malha – A malha vai representada pela mesma equipe que competiu o ano passado. (Fonte: PMI)

São Sebastião ganha mais três escolas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai construir mais três escolas no valor de R$ 1.590.000 (hum milhão, quinhentos e noventa mil reais). A verba foi liberada à Secretaria de Educação pelo governo do Estado de São Paulo, após estudo feito para detectar a demanda de alunos em vários bairros da cidade.
Segundo a secretária de Educação, Vera Hilst, os bairros da Enseada, Topolândia e Boiçucanga, onde serão construídas as escolas, foram os que apresentaram maior número de alunos.
A liberação ocorreu na última terça-feira, quando o governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual de Educação, professor Gabriel Chalita, assinaram um convênio com 200 municípios para a construção, reforma e ampliação de escolas municipais e estaduais. Os convênios fazem parte do Programa de Ação Cooperativa Estado-Município (PAC).
Dos duzentos município que pleitearam o recurso, São Sebastião foi o segundo que mais verba conseguiu desde o ano passado, num total de R$ 3.468.185.41.
A construção das três novas escolas, que deverão estar prontas no prazo de um ano, atenderá melhor os alunos do ensino fundamental (até a 8º série) e acomodará de forma adequada os alunos do ensino médio (colegial) e supletivo.
As novas unidades escolares terão oito salas de aula com capacidade para 40 alunos cada. Cerca de dois mil alunos serão atendidos diariamente. Hoje o município conta com 54 unidades escolares e 14 mil alunos, com um crescimento de 5,7% ao ano.
Para Vera Hilst, a parceria com o governo do Estado é excelente. “Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade de ensino no município”, finalizou. (Fonte: PMSS)

Dengue diminui em São Sebastião

São Sebastião - Os casos de dengue no município de São Sebastião, que já atingiram o pico de 992 notificações, sendo 504 positivos num único mês (abril), diminuíram consideravelmente em junho, quando foram registrados 48 casos suspeitos com 30 confirmações.
Desde janeiro deste ano até o dia 30 de junho, 2470 pessoas procuraram a rede municipal de saúde com os sintomas da doença. Destas, 1187 tiveram os resultados positivos, 479 negativos e 748 estão aguardando resultado.
Os bairros que mais têm a incidência do mosquito Aedes Aegipty são Itatinga, com 354 casos, Topolândia, com 176 casos, e Centro, com 103 casos.
O diretor do Departamento de Controle de Doenças e Programas da Secretaria da Saúde, Eduardo Eiras, considera 2002 como um ano atípico na questão da dengue. Isso porque a previsão era de que o aumento nos casos ocorresse a partir de junho e não de janeiro como aconteceu. “As chuvas constantes nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2001, favoreceram a formação de criadouros e, desta forma, a ocorrência dos casos, já em janeiro”, explicou Eiras.
Prestação de contas - Durante a prestação de contas da Secretaria na Câmara Municipal, o secretário da Saúde Aldo Pedro Conelian, disse que a queda do número dos casos também se deve às ações que vêm sendo realizadas desde o ano passado. “Nós estamos colhendo os frutos do nosso trabalho, iniciado no ano passado com a vice-prefeita e ex-secretária da Saúde, Cláudia Batocchio, e agora buscamos a eliminação dos criadouros”.
A Secretaria da Saúde investiu nesta área, desde o início da campanha, em 2001, até junho deste ano, cerca de R$ 945 mil. Dentro deste investimento está a contratação de 86 agentes comunitários e cinco monitores para o trabalho de controle e erradicação do Aedes Aegipty. Eles realizam ações como “casa-a-casa”, “arrastão”, nebulização (nas regiões onde há focos positivos da doença), delimitação de foco e ações educativas com palestras em escolas e igrejas. Os agentes também põem telas nas caixas d´água nas regiões da Topolândia, Olaria e Itatinga.
Para a Coordenadora do Programa de Erradicação do Aedes Aegipty, Anne Mello de Aguiar, a participação da população é essencial no combate à doença, preservando as caixas d´água cobertas, não jogando lixo nos terrenos baldios e evitando o acúmulo de água em recipientes propícios aos criadouros.
Apesar da diminuição, o secretário alerta sobre a existência de uma possível reincidência. “Por isso, todos devemos continuar com os esforços no combate ao mosquito, para que tenhamos um verão tranqüilo”, enfatizou Conelian, para quem São Sebastião tem um fator positivo, a não incidência de dengue hemorrágica. “Estamos muito próximos da escassez deste problema”, finalizou o secretário. (Fonte: PMSS)

Carta do Leitor

Vergonha! - A atitude dos vereadores de São Sebastião - novos asp. em sessão extraordinária realizada no sábado - me causa um grande constrangimento. Não sei nem o que dizer... Acho importante sabermos quem foram os dois únicos que votaram contra. Não foi o Pelé que disse há anos atras que "brasileiro não sabe votar"? E outra: em uma cidade pequena como a nossa, acho que quanto maior a necessidade de "assessores", maior a mostra de incompetência pessoal. Não é? Não há alguma maneira de alguém ou alguma comissão - que não seja de vereadores, é claro - controlar o trabalho desses tais assessores? Graças a Deus não tenho parentes nem amigos nessa turma, porque aí sim o constrangimento seria sem limites. Lamentável.

Luciana Carvalho
São Sebastião-SP

ONG´s - Gostaria de fazer um comentário em relação a carta de Augusto César Coriolano. Em primeiro lugar, é bem verdade que o LN é pródigo em ONGs, e isso não é um "problema" apenas do LN e sim do Brasil. Entre essa milhares de ONGs, existem as sérias e aquelas avacalhadas, quero dizer, que não tem realmente um propósito definido e acabam por viver atrapalhando o trabalho dos outros. Digo isso porque sei que muitas ONGs, pelo menos na área ambiental, gostam de polemizar muito e estudar pouco sobre os casos. Nem tudo que parece é!!!
Entendo como uma ONG séria aquela que realmente trabalha em pról do seu próposito, deixando as mesquinharias e vaidades de lado, que são os principais responsáveis pela falta de UNIÃO de que Augusto fala.
É com muito orgulho que gostaria de comunicar aos leitores que existem, pelo menos, 2 ONGs no LN que estão unidas na mesma luta: viabilizar a relação sociedade - meio ambiente, com os menores danos possíveis, além da recuperação e resgate do que há para ser recuperado e resgatado por lá.
Apresento-lhes a A.L.Norte - Ambiental Litoral Norte, www.alnorte.org.br e a ASSU - Associação Sócio-Ambiental - Somos Ubatuba, www.assu.org.br . ONGs que têm trabalhado para obter melhores resultados, uma com o apoio da outra, sempre que necessário.
Demais ONGs desunidas: favor seguir os bons exemplos!!!

Luciana Meyer Frazão


Parabéns! - Gostaria de Parabenizar pela apresentação nos dia de Festa de São Pedro em Ubatuba. Fantastica Apresentação dos Menino e o Mar, Apresentação da Congada de Bastão, Cantores Regionais e outros eventos buscando a Cultura Caiçara.
Parabens Ney e outros que busca estes Eventos.

José Guido Prado
(Guido Carlota)
Igarapava-SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Saint Tropez Flamboyant Chalés Gaivota


As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor