Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 05 de julho de 2002 - Nº 566 Edições Anteriores
Yurg´s Portal do Sol

Litoral Norte:
   Litoral reduz candidaturas a deputado
   Feriado terá tempo fechado e temperaturas menores

Caraguatatuba:
   Caraguá vai municipalizar escolas estaduais
   Conselho de Turismo reúne-se para discutir saneamento e eventos
   “Inverno Quente” agita férias em Caraguá
   Caraguá tem novos ceramistas
   Exposição “Formas” no MACC
   Curso de História do Teatro Moderno
   Exposição Retratos do Brasil

Ilhabela:
   Apreensões de animais eqüinos errantes continua na cidade
   5ª Etapa do Calendário de Maratonas Aquáticas em Ilhabela
   Ilhabela receberá Navios  de Cruzeiros

São Sebastião:
   Bióloga explica surgimento de água viva nas praias
   APAEs participam de Festival Regional Nossa Arte
   Basquete é campeão da Liga do Vale do Paraíba e Litoral Norte
   Câmara aprova cargos para recursos humanos da Prefeitura
   Aprovado convênio entre Barra do Una, Prefeitura e Segurança Pública
   Moção de aplauso à judoca sebastianense é aprovada
   Vereadores criam mais uma vaga para assessor

Ubatuba:
   Diabéticos ficam sem insulina em Ubatuba
   Pedreiro é assassinado a tiros em Ubatuba
   Líderes vão para repescagem na estréia em Itamambuca

   Carta do Leitor



Litoral reduz candidaturas a deputado

Litoral Norte - As quatro cidades do Litoral Norte entraram na contramão de outros municípios da região e registram um número reduzido de candidatos para as eleições de outubro.
Apenas sete nomes foram homologados no Litoral. O índice é menor, por exemplo, ao registrado em cidades médias como Guaratinguetá e Cruzeiro, que contarão com oito candidatos cada. Em 2000, os quatro municípios somaram 136.214 eleitores.
Caraguatatuba, cidade que detém o maior colégio eleitoral no Litoral, possui apenas um candidato. "Acredito que esse pequeno número vai me ajudar. É difícil, mas vamos tentar", disse o vereador Aureliano Pereira (PTB), que cumpre o terceiro mandato e vai disputar uma vaga na Assembléia. Os demais municípios terão dois candidatos cada.
Na avaliação do vereador de Ubatuba Charles Medeiros (PSDB), candidato a deputado estadual, o número reduzido de postulantes na corrida também pode favorecê-lo.
"Acredito que os eleitores do Litoral vão optar pelo voto distrital, escolhendo candidatos locais que conhecem os problemas regionais", afirmou Medeiros.
No total, a região terá 95 candidatos, sendo 35 a federal e outros 60 postulantes à Assembléia Legislativa.
Também são candidatos a deputado estadual no Litoral, Cláudia Batocchio (PSDB), de São Sebastião e José Guilherme Galvão (PV), de Ilhabela. Juan Pons Garcia (PPS), de São Sebastião, Acácio Atiê (PV), de Ubatuba e Marco Antônio Mroz (PV), de Ilhabela, vão disputar a Câmara dos Deputados.
REPRESENTATIVIDADE - Na última eleição para deputado, os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte registraram 81 candidatos, mas somente seis foram eleitos: dois federais (Ary Kara e Angela Guadagnin) e quatro estaduais (Carlinhos Almeida, Paulo Julião, Pedro Yves e Salvador Khuriyeh).
Julião deixou o cargo em 2000 para se candidatar à Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Feriado terá tempo fechado e temperaturas menores

Litoral Norte - O tempo fecha no fim de semana prolongado pelo feriado paulista na terça-feira. A meteorologia avisa que, nos próximos dias, a frente fria no Sul do Brasil fica mais ativa e fura o bloqueio da massa de ar seco sobre o Sudeste há quase duas semanas.
Para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo muda hoje à noite, a partir do oeste paulista, e fica instável com chuvas até a segunda-feira, principalmente no leste, entre a Grande São Paulo e o litoral. As temperaturas caem gradativamente, baixando para a mínima de 10 e a máxima de 17 graus até a segunda-feira. Ontem, na estação do Inmet, na zona norte da capital paulista, a mínima foi de 13,9 e a máxima de 24,8 graus.
Já a empresa InfoTempo aposta na chegada mais tardia desse sistema frontal, com menos chuva e mais frio. Para a meteorologista Cíntia Blanco, a frente fria já influencia o tempo na Capital durante o sábado, mas só causa chuva no domingo, e apenas no interior e litoral. Não há previsão de chuva para a Grande São Paulo, onde o céu fica parcialmente nublado durante parte do feriado.
Na madrugada da segunda-feira, a mínima despenca para 7 graus e a máxima não passa dos 14 graus até a terça-feira, deixando a cidade com jeito de inverno. Na quarta-feira, o sol volta a predominar e as temperaturas entram em ligeira elevação. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá vai municipalizar escolas estaduais
Com os recursos liberados pelo Governo do Estado, três escolas serão municipalizadas ainda no segundo semestre em Caraguá, uma nova escola será construída no bairro Massaguaçu. O município tem 30 dias para começar a municipalização.

Caraguatatuba - O Governo do Estado vai liberar R$ 6,75 milhões para 17 municípos da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Durante a celebração dos convênios com a Secretaria Estadual de Educação, no Teatro Caetano de Campos em São Paulo, no último dia 2, com a presença do secretário Estadual de Educação, Gabriel Benedito Issaac Chalita entre outras autoridades, o prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva falou em nome de todos os prefeitos que têm escolas municipalizadas na região. Na ocasião, o prefeito de Caraguá assinou dois termos de aditamento, um deles com o Convênio Programa de Ação de Parceria Educacional do Estado Município, para o atendimento do Ensino Fundamental; e o outro para o convênio com o programa de Ação Cooperativa estado Município para Construções de Escolas (PAC).
A secretária municipal de Educação, Roseli Morila, disse que para o município que já municipalizou as escolas de 1ª a 4ª série, os dois convênios são de fundamental importância. “Com a administração das escolas de 5ª e 8ª, poderemos continuar acompanhando o processo de ensino aprendizagem de nossas crianças que saem da 4ª série, dentro da política educacional, já aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e que está em trâmite na Câmara Municipal”, explicou.
Quanto a construção das escolas, a secretária explicou que com a municipalização, fica mais fácil de administrar e de viabilizar a construção de novas escolas de maneira que se possa atender a demanda da melhor forma possível. “Não temos hoje crianças fora da escola, mas com novas escolas poderemos oferecer maior estrutura e qualidade no ensino fundamental de 5º a 8ª série das escolas que hoje pertencem ao Estado, além de abrir novas vagas, que com certeza serão necessárias devido ao grande crescimento populacional em Caraguá. “Tudo vem de encontro com antigas reivindicações da população. Estamos no início de um novo processo mas há grande vontade política para essa municipalização.”
A secretária de Educação disse que o município terá 30 dias para assumir as escolas. Para definir as primeiras ações, Morila reuniu-se com Laércio para a primeira discussão nesta quarta-feira, dia 3, quando trataram da organização da transferência de bens, corpo de opção dos professores, composição das equipes que irão administrar as escolas, entre outros assuntos. Segundo a secretária, a municipalização vai acontecer por etapas. Já ficou decidido que as primeiras escolas a serem municipalizadas são a Benedito Pinto Ferreira, no bairro Casa Branca; a Maria Thereza de Souza Castro, no Getuba; e uma nova escola será construída no bairro Massaguaçu, em frente a Benedito Miguel Carlota. (Fonte: PMC)

Conselho de Turismo reúne-se para discutir saneamento e eventos

Caraguatatuba - Membros do Conselho Municipal de Turismo de Caraguá reuniram-se esta semana na sede da Associação Comercial (ACIC) para discutir questões relevantes para a desenvolvimento turístico na cidade. Participaram o secretário de Turismo Salim Burihan; o presidente da ACIC, Jorge W. Camargo; o vice presidente, Paulo Roberto G. Bijus; que presidiu a reunião, a presidente da Fundacc Eloísa A.A.A. de Oliveira, além de vereadores e outros empresários.
O engenheiro representante da Sabesp, Carlos Roberto de Oliveira, forneceu informações detalhadas sobre as obras de coleta de esgoto que estão quase concluídas e sobre o abastecimento de água, explicando que a situação de Caraguá é tranqüila. Segundo ele apenas dois condomínios, o Costa Verde e o Parque Imperial não utilizam o abastecimento de água da Sabesp, pois possuem abastecimento próprio. O resto da cidade conta com abastecimento o ano inteiro e não sofre mais com falta de água, nem mesmo na alta temporada.
Quanto ao saneamento básico, o engenheiro explicou que até o final do ano, as ligações de rede de esgoto serão liberadas nos bairros Casa Branca, Olaria e parte do Sumaré. No próximo ano, os bairros da região Sul também estarão prontos para receber as ligações necessárias.
Durante a reunião os participantes fizeram uma solicitação da Sabesp para baratear o custo das caixas de inspeção, ou que o pagamento pudesse ser parcelado para facilitar e viabilizar as ligações à rede coletora de esgoto.
Segundo o secretário de Turismo Salim Burihan, na ocasião também foram discutido a possibilidade de realizar dois novos eventos na cidade, o 1º Festival de Arrancadas, que trata-se de provas automobilísticas de “dragsters” e uma exposição de carros antigos. Há intenção de buscar parcerias para garantir os custos do evento. Salim Burihan explicou que os custos necessários para a realização dos eventos no município serão avaliados pela Secretaria e pelo prefeito Antonio Carlos da Silva. (Fonte: PMC)

“Inverno Quente” agita férias em Caraguá
Show da banda de pagode Moleque Atrevido, dia 5; banda de Píer, dia 6; e aeróbica na Praça de Eventos abrem programação.

Caraguatatuba - Vários eventos já estão confirmados para a programação “Inverno Quente” em Caraguatatuba. Show musicais de rock, forró, MPB, pagode, sertanejo, reggae de bandas locais e regionais, além de atividades esportivas estarão invadindo nossas praias e praças durante as férias de julho.
A programação da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento começa neste fim de semana com o show da banda de pagode Moleque Atrevido na sexta-feira, dia 5; e banda de Píer no sábado, dia 6, com muito rock pop. No dia 12 a show ficará por conta da dupla sertaneja João Marcos e Juliano. Os shows fazem parte do projeto “Sons da Praia” que trará para o público música variada durante todos os finais de semana de julho, sempre à partir das 21 horas na Praça de Eventos.
Para o dia 13, Dia Internacional do Rock in Roll, o secretário Salim Burihan disse que está preparando uma programação especial em comemoração à data, com show da Banda Blusy.
Outra atividade garantida no projeto “Inverno Quente” é a aeróbica com o Professor Marílio e sua equipe que vai estar movimentando a Praça de Eventos aos sábados e domingos, das 20 às 21h30, à partir do dia 5 de julho. A caminhada monitorada também volta a acontecer no calçadão da Avenida da Praia neste inverno. Quem for praticar a caminhada poderá contar com apoio de professores de educação física que farão avaliação, preparo físico e até mesmo exercícios de alongamento.
O esporte também está incluído na programação de férias em Caraguá com diversas opções entre os dias 11 e 31 de julho. O público poderá participar do torneio de futebol Society, para as categorias Mirim e Infantil Masculino, na Praça de Eventos e ainda de vôlei ou futebol society na areia.
A Fundação Cultural de Caraguatatuba também oferece uma programação para o “Inverno Quente”, com shows musicais na Praça Dr. Cândido. Este ano, o evento engloba também ações no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos e estará acontecendo entre os dias 12 e 28 de julho, às sextas, sábado e domingos, à partir das 21 horas. A abertura acontecerá no dia 12 de julho com a premiação do I Concurso Fundacc de Dramaturgia, com sckets (trechos de peças teatrais) homenageando os participantes. Entre as atrações de julho estão grupos regionais de festejos juninos, com repertório típico e números de dança com as Oficinas Culturais da Fundacc. (Fonte: PMC)

Caraguá tem novos ceramistas

Caraguatatuba - A Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar estarão realizando no dia 20 de julho, às 10 horas, o encerramento do Curso de Cerâmica e a Cerimônia de Abertura do Forno. O Núcleo fica na Av. Miramar, nº 9.152, próximo a foz do Rio Juqueriquerê.
São 10 artistas que tiveram a chance de aprender técnicas da arte cerâmica através das aulas promovidas pela Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal TerrAmar, dentro do projeto que visa a geração de renda. Essas pessoas foram selecionadas levando-se em conta vários fatores entre eles, a no fato ainda não ter uma atividade funcional, e a escolha de fazer da arte cerâmica sua profissão.
A Cerimonia de abertura do Forno e a entrega dos certificados aos alunos, Fernando Martinez Fuentes, Pedro Fiszuk, Wesley Aleixo de Oliveira, Ana Maria Macedo Santos, Edson Macedo da Costa, Giselli Xavier dos Santos, Luciana Renna da Silva, Márcia Yasue Nojiri, Paulo Sérgio Gomes e Vânia de Cássia Takahashi Kazi acontecerá com a presença de ceramistas, artistas, e autoridades.
As peças que são produzidas durante o curso estarão a venda e podem ser adquiridas no local. (Fonte: PMC)

Exposição “Formas” no MACC

Caraguatatuba - Até o dia 14 de julho pode ser visitada a Mostra Coletiva “Formas”, dos artistas de maior expressão no Litoral Norte, que inauguraram o Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. São 28 artistas com suas obras em vários estilos, técnicas e materiais, resultando num espaço de imensa riqueza artística. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas e a entrada é franca. O Pólo Cultural fica na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Curso de História do Teatro Moderno

Caraguatatuba - A Fundacc está realizando um curso de história do Teatro Moderno, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, com o diretor de teatro e artista plástico José Roberto Lopreto, que está acontecendo às quintas-feiras, das 18h30 às 22h30 na Videoteca “Lúcio Braun”, Pólo Cultural Profa Adaly Coelho Passos, recém inaugurado. Com essa nova fase do curso, a Fundacc abriu mais algumas vagas. Mais informações na Fundacc - (12) 4237555/3883-3737. (Fonte: PMC)

Exposição Retratos do Brasil
A oposição na República através da caricatura

Caraguatatuba - A Fundacc promove através de parceria com a Secretaria de Estado da Cultura a exposição itinerante Retratos do Brasil, que fica exposta no saguão do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc de 3 a 15 de julho de 2002.A exposição traz 49 painéis de 79cmX55cm com as melhores caricaturas publicadas em jornais e revistas desde o início da República até a década de 80. São 65 artistas em mais de 170 caricaturas, trabalhos raros de Henfil e Jaguar entre outros. Fatos marcantes da história do Brasil estão na exposição como a Revolução de 30, a ascensão de Getúlio Vargas, a repressão na ditadura e a luta pela redemocratização, são transformados em desenhos que revelam um lado engraçado e o ridículo, mas também, a preocupação com a sociedade civil. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, com entrada franca. (Fonte: PMC)

Apreensões de animais eqüinos errantes continua na cidade

Ilhabela - Desde que o Prefeito Manoel Marcos determinou que fossem apreendidos os animais eqüinos que andavam errantes pelas ruas do município a cerca de 20 dias, seis boletins de ocorrência já foram registrados na Delegacia de Polícia de Ilhabela, sendo o último um acidente que ocasionou na morte do animal.
O Diretor da Divisão de Trânsito e responsável pelas apreensões, Laudelino Carlos de Souza Dias, afirma que a prefeitura vai continuar com as ações mesmo sofrendo ameaças por parte dos proprietários dos animais e pede a colaboração da população através de denúncias. A Prefeitura Municipal está levando este trabalho a sério e pretende continuar até haver a conscientização dos proprietários.
O crescimento do número de acidentes com vítimas fez a prefeitura tomar essa decisão mais severa, implementando multas que variam de R$100 a R$1.000 reais. O último aconteceu nesta quarta, 3, com a colisão de uma F1000 da SUCEM que atropelou um cavalo que atravessava a rua João Maietini, na Barra Velha e terminou na morte do animal.
Denúncias: Divisão de Trânsito 472-8461. (Fonte: PMI)

5ª Etapa do Calendário de Maratonas Aquáticas em Ilhabela

Ilhabela - Neste domingo, 7, acontece em Ilhabela a 5ª etapa do Calendário de Maratonas Aquáticas com organização da Diretoria de Esportes da Prefeitura Municipal e apoio de comércios locais. O evento terá início as 10h30 com largada na Praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras), no sul, até a Praia do Portinho, em um trajeto de cerca de 1 hora.
A organização espera cerca de 130 inscrições, entre atletas que disputarão a maratona e pessoas que farão as provas de incentivo de Menor Idade e Melhor Idade. Segundo o organizador do evento, professor Mario Bello, qualquer pessoa pode participar da maratona.
“As provas de Melhor e Menor Idade visa incentivar desde crianças que estão iniciando no esporte, pessoas com alguma deficiência física e a adultos que estão tendo a oportunidade de ingressar na natação agora”, explica Mario Bello.
Entre outros prêmios fornecidos pelo comércio, os participantes de todas as provas vão receber um kit frutas para repor as energias.
Para se inscrever, os participantes deverão comparecer no local da largada (Praia Pedras Miúdas), no dia da prova e levar um quilo de alimento não perecível. (Fonte: PMI)

Ilhabela receberá Navios  de Cruzeiros

Ilhabela - A cinco meses da chegada da temporada de verão 2002/2003 já estão marcadas 25 paradas de navios cruzeiros no terminal de Ilhabela. As paradas comunicadas no congresso Brasil Cruise, organizado pela Secretaria de Turismo de Ilhabela que é sede da Associação de Terminais de Cruzeiros Marítimos, realizado no mês de junho, em São Paulo. Participaram do congresso 12 dos 14 associados.
A empresa Royal Caribian vai fazer 14 paradas com o navio “Island Scape” no lugar do “Splendour of the Sea”, além de oito da empresa Costa Cruzeiros, duas da Celebrity com o navio Mercury e uma da Silver Seas com o Silver Cloud. Até o momento houve um aumento de 10% nas paradas em relação ao ano passado, com 19 paradas, o que significa que poderá haver um aumento ainda maior até o início ou metade da temporada 2002/2003.
Segundo o Secretário de Turismo e Diretor Secretário da Associação, Eduardo Espiaut, é de grande importância para a cidade esta ligação com a Associação, uma vez que Ilhabela tem um poder maior de decisão em relação ao turismo náutico no Brasil.
Para a próxima temporada, os receptivos turísticos adequarão seus serviços para atender melhor ao público e suprir algumas exigências das empresas. (Fonte: PMI)

Bióloga explica surgimento de água viva nas praias

São Sebastião - Grande volume da chamada água viva foi notada na praia Deserta, em São Sebastião, nos últimos dias. Valéria Handel, do Centro de Biologia Marinha (Cebimar/USP), explica que esta ocorrência é normal e se deve à entrada de água oceânica no Canal de São Sebastião.
A bióloga esclarece que estes organismos vivem no oceano aberto e chegam às praias quando arrastados pelas águas. “Temos observado que as águas de nossas praias estão mais frias, em torno de 20 a 22 graus, o que mostra a chegada de águas oceânicas”.
Conforme a médica Cláudia Flausino, as pessoas devem evitar ir a praias quando houver a existência de água viva. Ela explica que estes organismos têm uma toxina que, em contato com a pele, pode provocar queimaduras.
Segundo a médica, em caso de lesão superficial ou não grave, pode-se aplicar vinagre para aliviar a dor. Outra opção é a urina humana. Cláudia informa que a urina é mais ácida e diminui a ação da toxina. “Sendo a queimadura intensa, deve-se procurar rápido socorro médico”, ela alerta, sob pena de graves complicações. (Fonte: Imprensa Livre)

APAEs participam de Festival Regional Nossa Arte

São Sebastião - São Sebastião vai sediar, pela primeira vez, neste sábado, às 18h, no Teatro Municipal, o Festival Regional Nossa Arte. Em sua terceira edição regional, o Festival vai reunir as Apaes de sete cidades do litoral e Vale do Paraíba: São Sebastião, Cruzeiro, Pindamonhangaba, Jacareí, Aparecida, Ilhabela e Ubatuba.
O Festival, que é uma realização do Ministério da Educação, e é desenvolvido pela Secretaria da Educação Especial, tem o objetivo de desenvolver a auto-expressão, a observação e a apreciação dos portadores de necessidades especiais, que se integram à filosofia e à cultura do movimento Apaeano.
O Festival Nossa Arte é realizado em quatro etapas: nas Apaes, por regiões, nos Estados e em nível nacional. Os primeiros colocados da fase regional se classificam para o festival estadual, que será realizado no Teatro Municipal de São Paulo (ainda sem data definida pela organização), e os três primeiros colocados de cada Estado garantem a vaga para a fase nacional.
Segundo a diretora da Apae de São Sebastião, Elisabete de Lima Ferreira, os alunos de São Sebastião têm tido participação destacada no evento.
“Nas duas vezes anteriores, conquistaram a segunda colocação, nas quais os municípios de Pindamonhangaba e São José dos Campos foram as sedes do Festival. Mas é pela primeira vez que participará de uma etapa estadual, já que a cidade sede do evento regional automaticamente é classificada para o encontro que reúne todos os Estados”, explica Elisabete.
No município sebastianense, 107 alunos, com idade entre três e 36 anos, estudam na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Especiais) e, há quatro anos, contam com a disciplina “Dança Terapia”, ministrada duas vezes na semana pela professora das oficinas culturais Cristiane Rezende. Dezoito alunos fazem parte do grupo especial de dança “Sem Limites”, que apresentará três coreografias. A aluna Jussara e o monitor Alex, farão a abertura com a coreografia “Encontros e Desencontros”. A equipe também irá dançar a coreografia “Transformações” e “Amor Infinito”. Para estas apresentações, o grupo está treinando três vezes por semana.
No próximo sábado, o Teatro Municipal receberá 106 alunos participantes, que em 10 apresentações mostram que o Festival tem em seu significado a descoberta de novos valores, de artistas que surpreendem pela beleza, ritmo, musicalidade e grandeza das formas e das cores.
Além da dança, também haverá a apresentação de música, artes cênicas e artes visuais. Também serão premiados os vencedores do Concurso de Cartazes. A aluna de São Sebastião, Maria Helena Cristina Gomes da Silva está entre os finalistas e, segundo a diretora da entidade, tem grandes chances de ser a vencedora.
A fase nacional acontece a cada dois anos e está marcada para julho de 2003, na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
Elisabete também informou que entre os dias 13 e 20 de julho, os alunos Adriano da Ressurreição, Maria Helena, Stefani da Silva, Valquiria Campos, Rosileide Araújo e Flain Lopes, participarão das Olimpíadas Estaduais, em Taubaté. Eles se classificaram durante as Olimpíadas Regionais, realizadas em julho do ano passado, também na cidade de Taubaté, e competirão nas modalidades atletismo, arremesso de peso e ping-pong. (Fonte: PMSS)

Basquete é campeão da Liga do Vale do Paraíba e Litoral Norte

São Sebastião - Na última quarta-feira, dia 03 de julho, a equipe sebastianense de basquetebol masculino adulto fez o segundo e decisivo jogo da fase final do campeonato pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Jogando em casa contra a equipe do Trianon de Jacareí, São Sebastião se consagrou campeão da Liga Regional por um placar final de 96 a 87. As parciais foram 27 x 26; 36 x 21, 15 x 23, 18 x 18.
O cestinha de São Sebastião foi o armador Marcelo com 24 pontos, e mais uma vez, o pivô Felipe foi destaque nos fundamentos durante todo o jogo. Apesar de ter feito apenas 07 pontos, Felipe pegou o maior número de rebotes para a equipe de São Sebastião. “Isso é resultado de muito trabalho e muita dedicação ao esporte. Justamente para obter este resultado é que a gente treina todos os dias e com tanta intensidade.” Explica o pivô Felipe.
Em relação à vitória conquistada pela equipe, os atletas são categóricos, “Este título a gente conquistou com muito esforço e com a garra, de muita gente que vem acompanhando o nosso dia a dia. Gostaríamos de agradecer a Prefeitura de uma forma geral que tem dado toda a infra estrutura para a equipe e agradecer também à toda comunidade de São Sebastião que carinhosamente vem nos apoiando, torcendo e vibrando junto com os atletas. Enfim, o título é de todas essas pessoas que direta ou indiretamente vem caminhando conosco. Em nome de toda a equipe, MUITO OBRIGADO SÃO SEBASTIÃO!” Diz o capitão da equipe, Neto.
Na sexta-feira, a equipe sebastianense de basquetebol parte para Mogi das Cruzes juntamente com toda a Delegação Sebastianense para representar o muniípio nos 46º Jogos Regionais.
“A gente espera um bom resultado. Estamos bastante positivos em relação à equipe. Já estamos estudando nossos adversários e criando estratégias para enfrentá-los.” Completa o armador Marcelo. (Fonte: PMSS)

Câmara aprova cargos para recursos humanos da Prefeitura

São Sebastião - A Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei complementar 010/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que cria quatro cargos de provimento efetivo de assistente de pessoal, com lotação na secretaria de administração.
De acordo com Julião, a administração pública está apenas ajustando a quantidade de cargos disponíveis, além de adequar a grande demanda de serviços. “Ao ser implementada esta alteração a administração terá um quadro quantitativo de servidores capaz de propiciar condições para melhor cumprimento das atribuições inerentes ao município”, salienta.
Conforme a proposta, o vencimento salarial será correspondente a referência VIII do quadro permanente, com carga horária de 40 horas semanais.
O vereador Marquinho Souza (PSDB) disse ser favorável porque o orçamento da Prefeitura corresponde a criação dos cargos, que serão chamados através de concurso, e não fere a lei de responsabilidade fiscal. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Aprovado convênio entre Barra do Una, Prefeitura e Segurança Pública

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei complementar 013/02, de autoria do Poder Executivo, que concede direito real de uso de terreno municipal e autoriza celebração de convênio entre a sociedade amigos de Barra do Una, Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Prefeitura.
Na área em questão, de acordo com a proposta, a entidade daquele bairro será responsável pela construção de um prédio, em conformidade com projeto da Secretaria de Estado, destinado a abrigar a sede do comando do 4º Pelotão da 1ª CIA do 20º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), nos termos e limites do convênio.
O parlamentar Sérgio Pereira de Souza (PV) considera a proposta como o inicio de um trabalho “global” em relação a segurança do município. “Todos os bairros terão oportunidade de oferecer parcerias nesse sentido”, assegura. O objetivo, segundo ele, é integrar a Polícia Militar com a comunidade, ou seja, implantar a polícia comunitária. “Não existe força policial suficiente para tomar conta de bens materiais e vidas humanas existentes na sociedade”, acredita.
O vereador Marquinho Souza (PSDB) declarou que durante a última reunião realizada no bairro de Maresias ficou claro a ‘grande’ preocupação dos munícipes quanto a questão da segurança pública. Na ocasião, ele sugeriu um movimento na costa norte visando a implantação de mais unidades policiais, como fez a costa sul. “Quantas vezes a polícia é acionada e demora muito tempo para se locomover até o local do fato?”, pergunta. Na sua opinião, é preciso diminuir a distância para que o atendimento seja mais eficiente e ágil.
O edil Carlos Antônio de Souza Borba (PMDB) disse esperar que a nova unidade a ser implantada no bairro de Barra do Una funcione bem, ou seja, que não leve cerca de trinta minutos para atender ocorrência como acontece nos bairros do Itatinga e Olaria. “Lá tem uma companhia e muitas vezes nem atendem o chamado”, critica.
Para Dalton José da Silva (PRP) a questão da demora no atendimento da ocorrência deve ser atribuída as autoridades superiores, uma vez que há pouco efetivo, viaturas e equipamentos necessários para combater a violência. “Se o prefeito e comerciantes não ajudarem na manutenção das viaturas elas ficam paradas”, destaca. “Precisamos exigir muito mais porque falta estrutura aos policiais”, frisa.
O parlamentar João Barreto (PRP) também acredita que a criação de pelotões pode reduzir o índice de criminalidade no município. Ele aproveitou, ainda, para tecer críticas em relação a polícia civil existente no bairro da Enseada onde, segundo Barreto, não há um trabalho preventivo e sim repressivo.
O vereador Zezinho da Piscina (PSB) chegou a dizer que tem problemas em relação a segurança dentro do seu próprio bairro. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Moção de aplauso à judoca sebastianense é aprovada

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a moção de congratulações e aplausos 023/02, de autoria do vereador Carlos Antônio de Souza Borba (PMDB), à judoca Rogéria Cozendey, pela sua colocação no Campeonato Mundial de Master de Judô, realizado entre os dias 15 e 20 de junho, na cidade de Londonderry, Irlanda do Norte.
A homenageada conseguiu a terceira posição na competição, ajudando o país a ficar com o título de campeão por equipe feminina.
O parlamentar Marquinho Souza (PSDB) parabenizou a iniciativa dizendo que teve a oportunidade de estar em frente a Prefeitura quando o prefeito decidiu realizar uma carreata percorrendo as principais ruas da cidade com a atleta. “Pudemos sentir a reação e emoção da população”, garante. O mais importante, segundo ele, é o fato da atleta ser sebastianense e ter iniciado a sua carreira nas escolinhas da cidade.
Para o vereador Dalton José da Silva (PRP), falta oportunidade para que as pessoas possam demonstrar a competência. “A atleta mostrou que tem e levou o nome de São Sebastião para fora do país”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores criam mais uma vaga para assessor

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, 11 a 2, o projeto de resolução 08/02, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a criação de quatorze cargos de assessor legislativo.
O presidente José Luiz Ribeiro (PSDB) não assinou a proposta, ou seja, a autoria foi somente do vice-presidente, Dalton José da Silva (PRP), do 1º e 2º secretários, Ronaldo de Macedo Lourenço (PFL) e Carlos Antônio de Souza Borba (PMDB).
O vereador Capitão Mota (sem partido) faltou a sessão. Já os parlamentares Sérgio Pereira de Souza (PV) e Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foram contrários a propositura.
Para Sérgio, o parecer da procuradoria jurídica poderia ser melhor analisado. “Estou perplexo da forma como o projeto foi apresentado, uma vez que o chefe do legislativo não concorda e o jurídico é favorável a resolução”, frisa. Na sua opinião, a proposta trará mais despesa à Câmara. Ele sugeriu a apresentação, após o recesso parlamentar, do demonstrativo com os gastos de telefones, pagamentos de horas extras aos motoristas, entre outras despesas, com o objetivo de mostrar a opinião pública e ao contribuinte que nem todos os vereadores estão se utilizando do que lhe é permitido. Pereira finaliza que um assessor é suficiente.
O parlamentar Marcos Leopoldino (PSDB) justificou que a maioria dos vereadores entendem que precisam de mais um assessor. “Não estamos criando cabide de emprego, mas sim para trabalhar pelo Legislativo”, declara. De acordo com ele, a criação de dois cargos para assessor já deveria ter ocorrido quando da aprovação do primeiro projeto, aprovado no ano passado. “Mas quando se pretende criar algo para o legislativo somos criticados”, lamenta.
Reimberg acredita que a votação do projeto só ocorreu por pressão. Já Wagner Teixeira de Oliveira (PV) fez referências a dois projetos da Prefeitura, um que autoriza a abertura de crédito especial e o outro que cria quatro vagas para o setor de recursos humanos. “Porque só a Câmara precisa mostrar o quanto será gasto, já que o dinheiro da Prefeitura também é público?”, pergunta.
Marquinho Souza disse que foi contra a criação do cargo de assessor na época da primeira aprovação, pelo fato de não achar oportuno. No entanto, de acordo com o volume de serviços decidiu contratar um assessor, mas antes ligou para todos os vereadores que foram favoráveis pedindo desculpas. “Uma das melhores decisões foi ter admitido um assessor porque facilitou o meu trabalho em virtude até da geografia do município”, destaca. Segundo ele, a decisão é individual. “Eu contratei uma advogada que também faz serviços fora de sua alçada”.
O presidente da Câmara fez questão de dizer que era contrário porque já deu toda estrutura necessária para cada parlamentar. “Espero que a secretaria parlamentar não receba nenhum pedido de indicação ou requerimento para ser elaborado, uma vez que cada vereador terá mais um assessor”, ressalta.
A referência salarial dos assessores é S3, ou seja, em torno de R$1.130,00 (hum mil cento e trinta reais). (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Diabéticos ficam sem insulina em Ubatuba

Ubatuba - Moradores de Ubatuba estão reclamando da falta de insulina humana no posto de saúde central. Há três semanas, pacientes diabéticos estão recebendo apenas insulina suína para o tratamento. Cerca de 30 pessoas são beneficiadas com doses médias de 20 unidades de insulina diariamente no posto.
A dona-de-casa Maria Marta da Costa, 57 anos, disse que passou a utilizar a insulina animal com a falta da humana. "Eles alegaram que está em falta. Acho melhor tomar a humana, mas não posso ficar sem aplicar nenhum dia".
Segundo o chefe do serviço médico municipal, Francisco Roberto Cisneros, o pedido de compra foi realizado há mais de uma semana e o posto aguarda o recebimento do produto para os próximos dias.
Para a endocrinologista Patrícia Carla de Oliveira, de São José, apesar de também ter uso humano, a insulina animal pode causar efeitos colaterais em pacientes com alergia ao medicamento, além de criar resistência após longo período de uso. (Fonte: ValeParaibano)

Pedreiro é assassinado a tiros em Ubatuba

Ubatuba - O pedreiro Valdomiro de Jesus Santos, 37 anos, foi assassinado com tiros na cabeça depois de uma briga às 20h30 de anteontem no bairro Sesmarias, que fica na periferia de Ubatuba. Uma testemunha ouvida pela Polícia Militar disse que viu a vítima brigando com outro homem no local e que, minutos mais tarde, ouviu tiros e gritos de socorro. Santos morreu no local. Uma irmã do pedreiro prestou depoimentos ontem na delegacia e afirmou desconhecer os motivos do homicídio. O bairro não está regularizado e a polícia apura a hipótese de o crime ter sido motivado por disputa de lotes de terra. Nenhum suspeito foi preso ontem pela polícia. (Fonte: ValeParaibano)

Líderes vão para repescagem na estréia em Itamambuca

Ubatuba - Os líderes do SuperSurf 2002 não foram bem em suas estréias na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, ontem. Os cinco primeiros colocados do ranking não conseguiram vencer as suas baterias e acabaram caindo para a repescagem da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional.
Na primeira rodada da competição, nenhum surfista é eliminado. O vencedor segue direto para a terceira fase e os dois perdedores têm uma nova chance na repescagem, que será realizada hoje.
Outra grande surpresa ontem foi o mar, com as ondas subindo depois de um início de semana de ondulações bem pequenas.
"A situação estava lamentável ontem (terça-feira) e nem eu esperava que tivesse essas ondas tão boas hoje (ontem)", disse o ubatubense Tadeu Pereira, que mandou o atual campeão brasileiro, Tânio Barreto (AL), para a repescagem.
"A bateria foi muito difícil. Além de ser o atual campeão brasileiro, o Tânio vem de uma vitória na etapa passada (Itacaré-BA) e está em segundo no ranking. O Hizunomê (Bettero), que é daqui de Ubatuba, também está arrebentando no amador e ganhou as triagens de surfistas bem mais experientes, como o Fábio Silva", disse Tadeu.
O surfista mirim Hizunomê Bettero será o adversário de Tânio Barreto na primeira bateria válida pela repescagem nesta quinta-feira.
Antes da derrota do Tânio Barreto, o atual líder do ranking, Armando Daltro (BA), havia perdido para o carioca Raoni Monteiro. Mas, o primeiro dos líderes a cair para a repescagem foi o carioca Marcelo Trekinho, que foi superado pelo ubatubense Odirlei Coutinho na terceira bateria do dia.
O quinto colocado, Beto Fernandes (SP), foi despachado na disputa seguinte pelo carioca João Gutemberg. E o potiguar Fabrício Júnior (quarto colocado) perdeu para o cabo-friense Victor Ribas na 12ª bateria.
DESFALQUE - Por ter fraturado o pé nas Ilhas Maldivas, o catarinense Guga Arruda teve que cancelar a sua participação em Ubatuba e foi substituído pelo ubatubense Edgar Bischof. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Escolas - Mais três novas escolas em São Sebastião. E Barra do Una? Não tem demanda? E aquele projeto lindo e maravilhoso? Abandonaram? Teremos que nos contentar com uma reforma na escola estadual? No estado que se encontra a escola, não deverá ser uma "reforminha"... Ainda não vimos movimento nenhum para a tal reforma que falam estará pronta até o final do ano. Será que para quem está numa "escola de latão" qualquer coisa serve? É esse o raciocínio lógico? Cadê a qualidade na educação? Serve só para alguns?

Priscilla Waack
mãe e professora da rede municipal
São Sebastião-SP


Contra o CDP no Litoral Norte - Quero demonstrar meu total apoio ao vereador Aurimar Mansano (PTB) no que diz respeito à construção de cadeiões no litoral, sobretudo em Caraguatatuba. Existem inúmeras localidades isoladas no interior do país que servem melhor ao intuito de abrigar reclusos enquanto cumprem suas penas. Tais localidades, incluse, oferecem a possibilidade de se desenvolver atividades produtivas junto aos detentos, incentivando sua reabilitação. A instalação de tais complexos em regiões ermas além de dificultar a fuga, ajuda a
desenvolver o entorno da região no sentido de se estimular o comércio, a criação de meios de hospedagem e alimentação, transporte etc visando dar suporte aos parentes dos presos durante as visitas.
Caraguatatuba tanto quanto qualquer outra cidade litorânea e/ou turística tem outra vocação. Busca se desenvolver atraindo visitantes e empreendedores interessados em lazer e diversão, o que absolutamente não combina com a proximidade à violência e depredação. Não se trata aqui de preconceito contra os detentos e seus familiares, mas qualquer pesquisa superficial evidencia o estrago, a maioria das vezes irreparável, que tais comunidades diretamente ligadas à criminalidade provocam em seu entorno.
Envio, mais uma vez, meu apoio ao sr. Aurimar nesta questão, e coloco-me à disposição para ajudar da maneira mais adequada.

Luciana Salgado G. Moreira
João Fernando G. Moreira

São Paulo-SP


Ubatuba e as Eleições - Todos sabemos que o leitor de Internet ou o Internauta, é esclarecido e formador de opinião. É bem mais difícil um político velhaco tentar iludí-lo, tentar enganá-lo ou até mesmo convencê-lo de que seus atos são da linha " rouba, mas faz ". Agindo assim, pode roubar um pouquinho, já que faz...
Temos que estar atentos não só com quem rouba mas também, com quem gasta mau o dinheiro do contribuinte.
E por falar nisso, em meu último artigo nesta Coluna lembrava que o Prefeito Paulo Ramos teria que responder na Câmara de Vereadores o porque ( se é que se tem resposta para isso ) gastou quase R$ 130.000,00 ( cento e trinta mil reais ) na compra do tal Carrão Importado.
O Internauta acredita em suas justificativas? Aliás em pesquisa realizada pelo jornal Vale Paraibano com quase 3.000 ( tres mil ) internautas ( em andamento no seu site: www.valeparaibano.com.br - entre e veja a pesquisa do lado direito inferior da página principal e confira ) 90% aponta que é um despropósito um Prefeito gastar esta fortuna na compra de um carro.
Também alertava da falta de sensibilidade do mesmo que não investe um centavo sequer no melhor programa de Rádio que sustenta e mantém viva a Cultura Caiçara em Ubatuba. Aliás, Ubatuba só não. O Programa Ranchinho Caiçara, do Radialista Tony Luis, ultrapassa as fronteiras de Ubatuba e chega a diversas cidades do Vale do Paraíba há mais de dois anos pela competência de seu idealizador.
Equívocos acontecem. Vez por outra podemos até errar.
Neste mesmo artigo afirmei que o PrefeitoPaulo Ramos, através da FUNDART gasta R$ 28.000,00 ( vinte e oito mil reais ) em um outro programa que faz a linha " Caiçara " .
Afirmei e repito, gasta mesmo!
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura é incompetente ou é mal informada pois, emitiu nota oficial ao Litoral Virtual dizendo que eu não sabia o que estava dizendo.... (leia nota)
Para colocar os pingos nos " ís " convido o nobre leitor a verificar a Publicação do Diário Oficial do Governo do Estado de São Paulo e tirar suas conclusões:



Após sua leitura, não restará dúvidas de que....
Portanto, não esqueça: Outubro está chegando, as Eleições estão aí.
Não se deixe levar pela conversa mole dessa gente que vai gastar o dinheiro munícipe com Carrões importados. Eles vão andar pela cidade de braços dados com candidatos que pensam e agem como eles.
Não importa quem é seu candidato, desde que seja uma pessoa correta e ética.
Vote tranqüilo.

Joaquim Diniz
Professor de Marketing Estratégico
para Hotelaria e Turismo da UNITAU*
Ubatuba - SP

* Seus artigos não representam a opinião do Jornal ou das Instituições as quais presta serviços


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Saint Tropez Flamboyant Chalés Gaivota


As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor