Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 06 de junho de 2002 - Nº 547 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis A.Coutinho Residencial Hawaii

Caraguatatuba:
   Caraguá investiga rede de saúde
   Caraguá comemora cultura caiçara no 5º Festival do Camarão
   Programação do 5º Festival do Camarão
   Prefeito de Caraguá receberá título de cidadão Lorenense
   Encontro Regional de Explanação de Diretrizes
   Ciefi do Porto Novo realiza Festa Junina no dia 13
   Código de Limpeza Urbana é adiado por 2 sessões
   Vereador Aurimar aprova Semana Ambiental nas escolas

Ilhabela:
   Rota Gourmet em Ilhabela
   Ilhabela vence cidade da Guatemala no Challange Day
   5ª Etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo
   Ilhabela participa da Etapa do Circuito Livajj de Jiu-Jitsu

São Sebastião:
   Caetê Porã planta Ypê Roxo no Dia do Meio Ambiente
   Indicada ao Prêmio Nobel participa do Encontro Regional da Pastoral
   Bira participa de Campeonato Estadual na Classe Star
   Futebol masculino se prepara para os Jogos Regionais de 2002
   Equipe de Natação participa de Circuito Municipal de Ilhabela
   Basquete inicia as quartas de final vencendo a Mercedes Bens
   Vereadores aprovam reajuste de 11% aos servidores da Câmara
   Câmara aprova criação da função motorista do Prefeito
   Vereadores aprovam passe livre nos transportes coletivos
   Prefeito quer criar Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer

Ubatuba
   Contrato é questionado em Ubatuba

Litoral Norte:
   Carta do Leitor

Busca por palavras no Litoral Virtual:


Caraguá investiga rede de saúde

Caraguatatuba - A Prefeitura da Caraguatatuba abriu uma sindicância para investigar supostas irregularidades na rede municipal de saúde. A Comissão Temporária da Saúde da Câmara recebeu denúncias de usuários que disseram que equipamentos do laboratório municipal teriam sido danificados e a Secretaria de Saúde não teria sido comunicada. A comissão enviou relatórios à prefeitura, que também nomeou procuradores para apurar as responsabilidades. A comissão de sindicância terá um prazo inicial de 30 dias para investigar. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá comemora cultura caiçara no 5º Festival do Camarão

Caraguatatuba - Visando valorizar a cultura caiçara, difundindo a cada ano os costumes dos pescadores artesanais, a Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Setur -Secretaria de Turismo e Fomento, vêm realizando o Festival do Camarão, em comemoração ao final do período de Defeso, quando fica proibida a captura do crustáceo. Iniciada em 1998, a festa cresceu e hoje é considerada uma das mais importantes do calendário, quando a cidade recebe muitos turistas, que vêm comprar camarão fresco a preços promocionais, saborear deliciosos pratos típicos e assistir a corridas de canoas disputadas entre pescadores e seus filhos, vindos de várias comunidades pesqueiras da cidade.
O V Festival do Camarão acontecerá entre os dias 7, 8 e 9 de junho de 2002, na ponta do Camaroeiro, em Caraguatatuba, uma realização da Fundacc, Setur e Associação dos Pescadores do Camaroeiro. A abertura oficial acontece dia 7, sexta-feira, às 18 horas. Haverá venda de camarão in natura durante os três dias de festa, das 7 às 19 horas.
Visando valorizar a cultura caiçara, o 5° Festival do Camarão vem cumprindo um papel muito importante dentro da comunidade de pescadores artesanais, que vêem na parceria com o poder público uma alavanca para venda de seus produtos e uma maneira de estarem transmitindo um pouco de seu cotidiano caiçara. Na parte gastronômica, pratos típicos estarão sendo comercializados em 20 barracas, pelas famílias dos pescadores, a partir de sábado,8, já no horário do almoço, onde o público encontrará diversas receitas caiçaras utilizando o camarão como matéria-prima.
Para este ano, estão confirmadas atrações artísticas-culturais, como shows musicais, performances de dança e teatro, apresentações de maculelê, puxada de rede, e samba de roda, realizadas pela Fundacc, a partir das 16 horas, nos dias 8 e 9, sábado e domingo
Também acontecerá nesta 5ª edição do festival, a corrida de canoa caiçara, e canoa a pano, no domingo,9, às 13h30, quando os pescadores e seus filhos estarão participando das provas, mostrando suas habilidades no mar, e revivendo momentos históricos, através da canoa a pano, antigamente usada para pesca. Às 10 horas tem início a recreação na praia.
Este ano, novamente haverá também a cunhagem da canoa caiçara, a canoa de um pau só, embarcação utilizada pelos antigos pescadores, que estará sendo produzida durante o período da festa. Também na área artística, haverá a Tenda das Artes, que será aberta no Sábado, onde artistas de várias áreas poderão expor e vender seus trabalhos sob o tema “Universo Caiçara”. Lá estarão expostas artes plásticas, artesanato e fotografias dos festivais anteriores, resultando num belo e interessante espaço artístico. Mais Informações sobre o festival na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396 no centro. Mais informações na Fundacc pelos telefones (12) 4237555, 3883.3737/3883.3606. (Fonte: PMC)

Programação do 5º Festival do Camarão
7, 8 e 9 de Junho - Ponta do Camaroeiro - Caraguatatuba

Abertura Oficial - Dia 7, Sexta-feira, 18 horas
Apresentação Banda Carlos Gomes e abertura da Tenda das Artes
20h - Apresentação de Puxada de Rede / Samba de Roda das Oficinas de Capoeira da Fundacc- monitor Angolinha
21h30 - Apresentação do maestro José Maria do Prado com show de MPB
23h - Forró Cai e Sara

Dia 8 - Sábado, 10 horas - Abertura da Tenda das Artes
12h - Apresentação do grupo “Forró da Mente” de Caraguá
16h - Apresentação do grupo “Socando a Vara, trombonistas de Caraguá
A partir das 16h30 - Apresentações das Oficinas Culturais da Fundacc-
- Pantomima da Música “O Mar” Oficinas Culturais de Teatro, grupo LivreAção, monitora Agnes Silva
- Apresentação de música: “Violões” com Ivan Mendes e Eduardo Frois, “Percussão” com Popó da Percussão
Apresentação de Dança - monitora Iara Dias
Maculelê - Oficinas de Capoeira - monitor Angolinha
21h30 - Apresentação Musical do Grupo Raízes de Ilhabela, com repertório de músicas regionais

Dia 9 , Domingo, 10 horas - Abertura da Tenda das Artes
10h- Recreação e Esporte
11h30 - Apresentação Musical Grupo Nosso Som, mpb nacionais e internacionais
13h30 - Corrida de Canoas Caiçaras
A partir das 16h - Apresentação das Oficinas Culturais da Fundacc
Dança: “Festa em Maracangalha” - monitora Andréa Santos Silva
Dança: “O bem do Mar” - monitora Érika Rangel
Dança: “Ponta de Areia”- monitora Carla Bueno
Teatro: “Suíte dos Pescadores” - monitor Ivan Lotole
20 h - Roda de Capoeira - monitor Angolinha
21h30 - Apresentação Musical com o grupo “Cheiro de Mato” com Ivan Mendes e José Pessoto, com repertório de mpb, reggae, e composições próprias. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá receberá título de cidadão Lorenense

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva irá receber o título de cidadão Lorenense, entre outros 32 homenageados. Segundo o vereador Tenente Cláudido Pereira, um dos indicadores do prêmio, o prefeito receberá o título pelo fato de ter sido um cidadão Lorenense, mesmo tendo nascido em Jacareí. “Antonio Carlos passou sua infância, adolescência e juventude em Lorena, deixando lembranças de um verdadeiro cidadão, e hoje é um político de destaque no Litoral Norte, o que nos reserva muito orgulho”, comentou o vereador.
Na lista dos homenageados com o título estão personalidades como Gabriel Chalita, secretário da Educação do Estado de São Paulo e Dom Eduardo, bispo da Diocese de Lorena.
A homenagem e entrega do título cerimônia no dia 26 de julho, no Clube Comercial de Lorena. O prefeito Antonio Carlos da Silva ficou emocionado ao receber a notícia. “O significado deste prêmio vai além, pois atribui a um homem público o reconhecimento de seu trabalho e aos resultados de suas realizações. Foi em Lorena, terra de meus avós, pais e amigos, onde tornei-me um cidadão sensível a causa pública e determinado a um trabalho de transformação. Ao longo do caminho, até o cargo que ocupo hoje no executivo de Caraguatatuba, vivi experiências que moldaram o homem público que sou. Tudo o que realizei demandou um esforço, sempre movido pelo compromisso de contribuir para transformar as mazelas sociais em condições dignas de vida. Agora agraciado com esse título, reconheço que minha responsabilidade aumenta”, comentou o prefeito. (Fonte: PMC)

Encontro Regional de Explanação de Diretrizes
Caraguatatuba recebe nesta Sexta-feira 7, o secretário Estadual da Assistência Social, Nelson Guimarães Proença, que estará ’participando do Encontro Regional de Explanação de Diretrizes, com representantes das quatro cidades do Litoral Norte

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social estará realizando nesta Sexta-feira 7, do Encontro Regional de Explanação sobre Diretrizes da Assistência Social. Na ocasião estará participando do evento o secretário Estadual de Assistência Social, Nelson Guimarães Proença, quando fará a assinatura do Convênio “Espaço Amigo”.
Este projeto, é desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a SEADS - Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, que visa o atendimento de cerca de 100 crianças e adolescentes. São quatro módulos em diferentes bairros do município, entre eles Ponte Seca, Casa Branca, Pegorelli e Tinga.
As atividades em desenvolvimento têm o objetivo de fortalecer as relações pessoais, familiares e sociais buscando o atendimento integral das crianças e jovens envolvidos no projeto. As ações realizadas são complementares à escola e de apoio psicossocial e sócio-familiar. Há prioridade no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. A faixa etária atendida é de 7 anos a 14 anos e 11 meses.
O Governo do Estado auxilia o projeto com uma verba de R$ 3 mil. A assinatura do convênio acontece durante o Encontro Regional de Explanação de Diretrizes, que reunirá participantes das quatro cidades do Litoral Norte nesta Sexta-feira 07/06, a partir das 16h, no auditório da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, na rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Ciefi do Porto Novo realiza Festa Junina no dia 13

Caraguatatuba - O Ciefi “Profª Maria Aparecida Ujio”, escola da rede Municipal de Educação, localizada no bairro Porto Novo, estará realizando neste mês a Festa Junina da escola, com a participação das crianças do Ciefi.
A festa acontece no dia 13 de junho, a partir das 15h, na avenida Primeiro de Maio nº 285, no Porto Novo (rua principal das colônias de férias), e vale lembrar que a festa é aberta à comunidade. Vale à pena participar! (Fonte: PMC)

Código de Limpeza Urbana é adiado por 2 sessões

Caraguatatuba - O líder do prefeito na Câmara, Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), pediu pela segunda vez o adiamento do projeto do Executivo, que cria o Código Municipal de Limpeza Urbana. O adiamento desta vez foi por 2 (duas) sessões e se deu devido as emendas que deverão ser protocoladas.
Na Sessão Ordinária semanal de terça-feira aprovou em segundo turno, Projeto de Emenda a LOM (Lei Orgânica Municipal), de autoria da Vereadora Madalena Fachini (PSB), que acrescenta parágrafo único ao artigo 206 da LOM de Caraguatatuba. No parágrafo, portadores de deficiência física ou psíquica poderão circular gratuitamente, juntamente com os seus acompanhantes, no transporte coletivo do município.
Os projetos de lei que denominam Antonia Candelária Campregher Romano para uma praça no bairro Praia das Palmeiras, de autoria da Vereadora Dalva Santana (PPS) e que concede Título de Cidadão para José Luiz Ribeiro, popularmente conhecido como "Luizinho do Posto 70", de autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), foram aprovados pelos Vereadores presentes.
Outro projeto de Decreto Legislativo, que concede Título de Cidadão para a primeira-dama Myrlene Veneziani, de autoria do Vereador Anderson Bertoncini, foi adiado até que o Parlamentar retorne de seu afastamento por motivo de saúde.
O Código Municipal de Limpeza Urbana foi novamente adiado, a pedido do líder do prefeito, o Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL). Segundo o Parlamentar, o adiamento, desta vez por 2 sessões, se deu devido ao grande número de emendas que ainda estão para ser protocoladas. O líder que analisar as emendas e levá-las ao prefeito municipal, para discussão.
Ainda na sessão foi aprovado em Regime de Urgência, projeto de lei do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que cria a "Semana da Educação e Conscientização Ambiental", nas escolas públicas do município. Foi aprovada também uma Moção e 2 projetos foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes.
Na mesma sessão tomaram posse, por 30 (trinta) dias, os suplentes Jorge Jacintho de Oliveira (PTB) e Oduvaldo Romano (PPS), respectivamente no lugar dos Vereadores Anderson Bertoncini e Nílson Lopes da Silva - o Nézão. Como não houve votação de Requerimentos e há vários deles para serem votados, a presidência realizará nesta quinta-feira, dia 6 de junho, Sessão Extraordinária, a partir das 17 horas, exclusivamente para este fim. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Aurimar aprova Semana Ambiental nas escolas

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), aprovou na Sessão Ordinária semanal da última terça-feira, dia 4 de junho, projeto de lei em Regime de Urgência, que institui no município a "Semana da Educação e Conscientização Ambiental", nas escolas públicas municipais da cidade. O projeto foi aprovado por unanimidade e na semana mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, 5 de junho, quarta-feira.
O evento será feito em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, que através de equipes treinadas, darão cursos específicos de educação e conscientização ambiental.
A Semana Ambiental terá como objetivo dar condições ao aluno para o exercício pleno da cidadania em termos de ecologia, através da realidade ambiental da cidade, de noções de legislação, identificação de agressões à natureza, entre outros.
Os requisitos básicos para os estudos a área do município e seus limites, as ilhas, costeiras, águas marinhas e fauna ictiológica, praias, mangues, risos, riachos, a Mata Atlântica e o Parque Estadual da Serra do Mar.
Para Mansano a Educação Ambiental é ponto principal dentro dos ensinamentos do futuro cidadão. "Não podemos modernizar e melhorar o ensino e deixar de fora a Educação Ambiental, a Ecologia, o Eco-sistema. É dever de cada um preservar o local onde vive, para as futuras gerações", disse.
A Educação é uma das metas do Vereador Aurimar Mansano, bem como a Saúde e a Segurança Pública. O Parlamentar vem tentando implantar nas escolas municipais o dia de estudo em período integral. Na Saúde é o presidente da Comissão Temporária da Câmara e na Segurança Pública sua luta é contra a vinda de CDPs (Centros de Detenção Provisória). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Rota Gourmet BMW em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Turismo recebe na cidade nos dias 7, 8 e 9 deste mês a “Rota Gourmet” realizando mais uma rota turística e gastronômica. Com patrocínio da BMW, o empresário, motociclista, fotógrafo e Diretor da “Rota Gourmet” Fernando Garcia, estará presentes em alguns hotéis, restaurantes e pontos turísticos nos prestigiando e cumprindo mais uma incrível rota em uma motocicleta BMW. Vamos Conferir! (Fonte: PMI)

Ilhabela vence cidade da Guatemala no Challange Day

Ilhabela - Ilhabela venceu a cidade de Cabricân da Guatemala no evento nacional Challange Day, realizado dia 29 de maio. 27% da população participou, cerca de 5.683 pessoas, incluindo alunos de escolas estaduais, municipais e particulares, alunos das escolas municipais de esportes, academias, Fundaci, Prefeitura Municipal, Projeto Convívio e ainda 40 participantes avulsos, que entraram em contato com a Diretoria de Esportes. A cidade da Guatemala participou com 3 mil pessoas aproximadamente.
A escola que ganhou o kit esportivo, foi a escola Waldemar Belizário que lotou sua quadra nos períodos da manhã e tarde com 591 participantes. (Fonte: PMI)

5ª Etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo

Ilhabela - Neste domingo, 9, a equipe de ciclismo de Ilhabela participa da 5ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo. O circuito aberto de 75 Km vai de Ubatuba até Parati pela Rodovia Rio-Santos. Os atletas Luiz Antônio Pinheiro, Edson Gonçalves de Souza e Rogester Aleixo Alves vão representar a cidade na categoria Senior B (45 a 59 anos) com apoio da Prefeitura Municipal através da Diretoria de Esportes. (Fonte: PMI)

Ilhabela participa da Etapa do Circuito Livajj de Jiu-Jitsu

Ilhabela - Aconteceu dia 26 de maio a 1ª Etapa do Circuito Livajj de Jiu-Jitsu na cidade de Lorena. A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Diretoria de Esportes e Fundaci levaram para o evento uma equipe de 18 atletas nas categorias infantil, infanto juvenil e adulto (masculino e feminino), que fizeram bonito e conquistaram na classificação geral o 5º lugar entre as 32 academias participantes.
O destaque da etapa foi para a faixa branca Michelle Bernardo, 10 anos, que conquistou a medalha de ouro em 30 segundos lutando com uma aluna faixa amarela da Academia União, uma das mais tradicionais de Lorena. Michele tem apenas 2 meses de treinamento e impressionou o treinador, Mestre Rezende, que acredita que a menina tem um grande futuro no esporte.
Segundo Mestre Rezende a atuação de toda equipe foi satisfatória e demostrou o resultado de um trabalho muito sério realizado com os alunos da prefeitura. “Além das condições físicas e psicológicas, exijo dos meus alunos um bom comportamento com as pessoas, sem vícios, boas notas e principalmente o respeito pelos pais”, disse Rezende.
Individualmente os atletas, todos registrados na Liga Valeparaibana de Jiu-Jitsu, se classificaram muito bem trazendo 23 medalhas para casa 5 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze. A próxima etapa do Circuito Livajj de Jiu-Jitsu acontece dia 30 de junho, na cidade de Lorena. (Fonte: PMI)

Caetê Porã planta Ypê Roxo no Dia do Meio Ambiente

São Sebastião - Cerca de 20 jovens que fazem parte do projeto Caetê Porã, da Prefeitura de São Sebastião, realizaram hoje, 5, no bairro do Itatinga, uma homenagem ao “Dia Internacional do Meio Ambiente”, plantando 60 mudas de Ypê Roxo nas laterais do Córrego Mãe Isabel, que teve a sua obra de canalização concretizada no ano passado.
O Ypê Roxo pode chegar a ter até 18 metros de altura, porém tem seu crescimento lento devido ao seu tronco ser uma madeira nobre e consistente.
Segundo o engenheiro agrônomo responsável pelo Viveiro Municipal, Marco Túlio, para que o Ypê chegue a um porte razoável, ou seja, oito metros, ele leva em média 10 anos. “Mas para que estas árvores se desenvolvam, nós precisamos dar condições de manutenção, regando-as a cada dois dias nos três primeiros meses, inserindo adubação química a cada seis meses e realizando as podas de tutoramento”, explicou Túlio.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Vera Alonso, lembrou da importância da contribuição da população na preservação de árvores assim também como de todo o meio ambiente. “Também estamos realizamos parcerias com as sociedades amigos de bairros, uma ação importante para a aplicação e incentivo a estes projetos”, destacou ela.
O secretário do Meio Ambiente, Wander Augusto também acompanhou o plantio juntamente com o diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões.
Simões mencionou a importância do trabalho que é realizado pelo Caetê Porã. “São Sebastião tem muita área degradada que precisa ser reflorestada e o caminho para esta ação pode ser por intermédio de projetos como esse desenvolvido no Viveiro. Além do ajardinamento da cidade esses jovens, futuramente, também poderão ajudar no reflorestamento do município. Neste caso, a secretaria do Meio Ambiente também tem como objetivo buscar parcerias visando a obtenção de recursos para tais aplicações”, disse o diretor.
O crescimento das mudas será acompanhado pela equipe do Viveiro. (Fonte: PMSS)

Indicada ao Prêmio Nobel participa do Encontro Regional da Pastoral

São Sebastião - A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, estará em São Sebastião, no dia 11 de junho, onde, entre vários assuntos, abordará sobre o tema da Campanha da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - no combate à fome e a miséria.
A palestra acontecerá durante o Encontro Regional da Pastoral da Criança, que será realizado no Tambayba Pousada Hotel, em Maresias, costa sul, de 10 a 14 de junho, e deverá reunir cerca de cem pessoas.
No primeiro dia, a programação acontece das 12h às 17h e, na terça- feira terá início às 7h30 e se estenderá até às 22h. Esta é a primeira vez em 19 anos de existência da Pastoral da Criança no Brasil, que o encontro da Coordenação Nacional e Estadual acontece na região.
A Pastoral da Criança é a candidata oficial do Brasil ao Prêmio Nobel da Paz pelo segundo ano consecutivo. A entidade é uma rede de solidariedade formada por pessoas que atuam no combate à desnutrição e à mortalidade infantil, visando a melhoria da qualidade de vida das crianças brasileiras.
Nesta luta, a médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, irmã do arcebismo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, popularizou o uso do soro caseiro e vem oferecendo orientações sobre o aleitamento materno, além disso, com o apoio de Dom Geraldo Magella Agnelo, fundou a Pastoral da Criança.
Especialista em diversas áreas, ela coordena mais de 145 mil voluntários da pastoral. Com este trabalho, de mais de 1,5 milhão de crianças assistidas, apenas 7% encontram-se desnutridas. A média nacional de desnutrição é de 16%.
Já o índice de mortalidade infantil, relativo a menores de um ano, é 60% menor nas 32.743 comunidades em que a entidade está organizada. No ano de 2001, o número foi inferior a 13 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. (Fonte: PMSS)

Bira participa de Campeonato Estadual na Classe Star

São Sebastião - No próximo final de semana, dias 06, 07 e 08 de junho o atleta sebastianense Ubiratan Matos viaja para Cabo Frio-RJ para participar do Campeonato Estadual de Vela do Rio de Janeiro - Classe Star.
Ubiratan - o Bira como é conhecido, é o único representante do município da classe olímpica Star e leva títulos de alto nível no seu currículum esportivo. O mais recente conquistado pelo atleta foi o de vice campeão brasileiro de 2002 da classe olímpica star - categoria B.
Faz parceria com Bira, o atleta carioca Jorge Behring, campeão brasileiro de 2002 da classe star, também na categoria B.
O Campeonato Estadual é válido pela Federação de Vela do Rio de Janeiro e estão previstos aproximadamente 15 embarcações do Rio de Janeiro e 04 da região de São Paulo.
A expectativa da dupla Bira e Jorge é de ficar entre os 05 primeiros colocados já que ambos estão em treinamento intensivo. “Esta é uma oportunidade muito boa para sentirmos como está o nosso potencial em relação às outras duplas da nossa categoria.” Afirma Bira. (Fonte: PMSS)

Futebol masculino se prepara para os Jogos Regionais de 2002

São Sebastião - No sábado, dia 01/06, a equipe sebastianense de futebol masculino fez mais um jogo amistoso, desta vez contra a equipe da cidade de Ilhabela.
O jogo foi realizado no Estádio Municipal “Otoniel Santos”- Topovaradouro e São Sebastião venceu Ilhabela por 2 x 1.
Os gols da equipe sebastianense foram marcados pelos atacantes Thiago e Rafael.
De acordo com a declaração do técnico da equipe Áureo “Passarinho”, os amistosos deverão continuar e os treinamentos da equipe escalada para representar o município nos 46º Jogos Regionais deverão se tornar cada vez mais intensos. “Fazer amistosos é a melhor maneira de treinar os nossos atletas. Se queremos ficar entre os dois primeiros colocados na classificação geral dos Jogos Regionais para irmos para os Jogos Abertos, precisamos treinar muito forte pois as equipes adversárias são sérias e estão desenvolvendo um excelente trabalho na região.” Afirma Áureo.
O próximo amistoso ainda não foi marcado pelo técnico sebastianense que continua treinando a equipe já escalada para os Jogos Regionais todas as quartas e sextas, das 14:00 às 17:00 horas. (Fonte: PMSS)

Equipe de Natação participa de Circuito Municipal de Ilhabela

São Sebastião - No próximo dia 09 de junho, Domingo, a equipe sebastianense de natação deverá se dirigir para Ilhabela para participar do Circuito Municipal de Natação de Ilhabela.
O Circuito acontecerá na Ilha das Cabras no período da manhã. São Sebastião deverá participar com uma equipe de 16 atletas tanto das equipes de competição como das escolinhas de natação da Prefeitura.
Esta é a segunda etapa do Circuito onde poderão participar atletas a partir de 13 anos de idade e de acordo com informações cedidas pelo técnico as próximas 03 etapas deste mesmo circuito deverão acontecer no segundo semestre de 2002 e a presença de São Sebastião já está confirmada.
Segundo o técnico Paulo Sacavone, São Sebastião estará muito bem representado neste evento. “Os atletas estão com uma excelente preparação física e a equipe deverá participar em todas categorias. Estamos aproveitando estes campeonatos para sentir como estamos em relação aos nadadores das outras equipes, além de treinarmos por um período de 2 a 3 horas diárias como forma de preparação para os Jogos Regionais de 2002.” Afirma Paulinho.
Após o Circuito, São Sebastião irá definir a equipe oficial e suas devidas categorias para representar o município de São Sebastião nos 46º Jogos Regionais de 2002. A seletiva deverá acontecer no dia 15.06, sem local definido. (Fonte: PMSS)

Basquete inicia as quartas de final vencendo a Mercedes Bens

São Sebastião - Na terça-feira, dia 04/06, a equipe de Basquetebol de São Sebastião na categoria masculino adulto, iniciou as quartas de final do Torneio “Taça Cidade de São Paulo” pela Liga Paulista de Basquetebol.
O jogo foi realizado na cidade de Diadema-SP contra a Mercedes Bens e São Sebastião venceu o adversário por um placar final de 94 a 71. As
parciais foram: 1º quarto - 17 x 14, 2º quarto - 27 x 21, 3º quarto 28 x 09 e 4º quarto - 22 x 27.
O cestinha do time foi o lateral Thiaguinho com 21 pontos. Segundo o técnico Adriano Ruiz a integração da equipe em quadra está crescendo
mais rápido do que o esperado. “Thiaguinho estava com uma fratura de escafóide e foi liberado pelo ortopedista para retornar às quadras neste jogo contra a Mercedes Bens. A união e o entendimento dos nossos jogadores em quadra e fora dela é tão intenso que, apesar de Thiaguinho ter treinado pouco para este jogo, já foi cestinha do time.” Destaque para os pivôs Adilson com 19 pontos, 05 assistências, 06 rebotes e 04 recuperações de bola e para Rafael com 16 pontos, 02 assistências e 11 rebotes entre ataque e defesa, 03 bloqueios e 02 recuperações de bola.
“Estamos muito contentes com o primeiro jogo, principalmente porque já começamos esta fase do campeonato vencendo na casa do adversário. Vamos continuar usando a mesma estratégia de jogo mantendo a seriedade, a concentração e o respeito da equipe, que vem desenvolvendo um trabalho muito positivo principalmente para a imagem do município em relação ao esporte. Os atletas estão conscientes de que a partir deste primeiro jogo a concentração dentro e fora de quadra é essencial para vencer o campeonato.” Diz Adriano.
O jogo de volta contra a Mercedes Bens é no sábado, às 18:00 horas no Ginásio Municipal de Esportes Gringão, no Topo Varadouro. “Nossos jogadores já esperam contar com a presença da fiel torcida para abrilhantar o Ginásio e torcer por mais uma vitória.” Completa Adriano. (Fonte: PMSS)

Vereadores aprovam reajuste de 11% aos servidores da Câmara

São Sebastião - Os vereadores aprovaram por unanimidade, em regime de urgência, o projeto de resolução 004/02, de autoria da Mesa Diretora, que concede reajuste de vencimento ao servidor da Câmara Municipal.
De acordo com a proposta, o benefício de 11% será a todos os funcionários do quadro permanente, cargos em comissão, aposentados e pensionistas.
O aumento, conforme estabelece o projeto, atende as exigências e critérios da lei complementar 101/00, sendo retroativo a 1º de maio de 2.002.
Segundo a mesa diretora, logo após a concessão de reajuste aos servidores da Prefeitura o Poder Legislativo efetuou estudos financeiros, com o objetivo de obter informações a respeito do impacto orçamentário visando não prejudicar o equilíbrio das finanças. Além disso, a proposta apresentada pela mesa foi uma reivindicação dos parlamentares e do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) em reunião realizada no último dia 29.
O parlamentar Marquinho Souza (PSDB) parabenizou a iniciativa pela concessão do reajuste e lamentou o fato do projeto encaminhado pelo Poder Executivo, aprovado pela Câmara, não ter contemplado os servidores do Legislativo. “Sabemos que existe uma defasagem salarial, mas estaremos lutando para fazer com que o funcionário receba aquilo que é justo”, afirma. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova criação da função motorista do Prefeito

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, 9 a 2, em regime de urgência solicitado pelo vereador Zezinho da Piscina (PSB), o projeto de lei 053/02, de autoria do Prefeito Paulo Julião (PSDB), que cria a função gratificada de “motorista do prefeito”.
De acordo com o projeto, o cargo criado só pode ser desempenhado por servidor do quadro permanente, cuja nomeação se fará através de portaria.
A gratificação será de 200% devendo incidir sobre a referência básica (6), no valor aproximado de R$600,00, excluindo, assim, o pagamento de horas extras.
Em sua justificativa o prefeito alega que existe a necessidade permanente de deslocamento, afim de cumprir as obrigações e compromissos. “A dinâmica e a dedicação essenciais ao bom desempenho torna o prefeito um permanente viajante”, frisa. Segundo ele, os interesses da comunidade exigem dedicação “tempo integral” na busca de novas receitas e representação funcional. “Esse ritmo a que o homem público se dedica é acompanhado por um funcionário que, por vezes, não é devidamente valorizado. O motorista do prefeito exige um perfil específico de dedicação, disponibilidade, além do conteúdo acentuado de confiança”, finaliza.
O vereador Wagner Teixeira disse que foi favorável a proposta porque o município não terá ônus. “O motorista ganha muito mais realizando hora extra”, justifica. O parlamentar Edvaldo Amarante (PPS) declarou ser contrário porque o valor a ser pago pela função gratificada pode ser o mesmo que é pago, atualmente, pela realização de horas extras.
Na opinião do edil Amâncio (PPS), que se manifestou contrário, não há como comparar o valor pago em hora extra e o que o prefeito pretende pagar ao motorista. “A quantia proposta pode ser maior que o número de horas extras”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores aprovam passe livre nos transportes coletivos

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei 029/02, de autoria do vereador Marquinho Souza (PSDB), que dispõe sobre a concessão de credencial de passe livre nos transportes coletivos urbano às pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências.
Em sua justificativa anexa a proposta, o parlamentar argumenta que os deficientes encontram dificuldades no mercado de trabalho o que os impede de possuir remuneração própria. “A deficiência acaba gerando grandes conflitos e problemas que, na maioria das vezes, conta somente com o acesso dos recursos familiares”, destaca.
Ele alega, ainda, que o projeto visa facilitar a vida dos deficientes fazendo com que eles tenham acesso a recursos da comunidade, sem ônus extra a seus familiares.
“O projeto foi amplamente discutido com diversos segmentos da sociedade, inclusive com o proprietário da empresa Autoviass, que se mostrou favorável a classe dos deficientes”, frisa. “A lei será muito importante para os deficientes porque obriga o atendimento”, disse Borba.
Pela proposta, é considerada portadora de deficiência a pessoa que apresentar enfermidade crônica, desde que implique em incapacidade, na seguinte conformidade: físico; mental; visual e auditivo/mudez; hanseníase; alienação mental; neoplasia maligna; paralisia irreversível; cardiopatia grave; doença de parkinson; nefropatia grave; seqüelas permanentes por patologias ósteo musculares; aids (comprovada), entre outras.
O cadastramento do deficiente será realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos: duas fotos (3x4) da pessoa portadora de deficiência; duas fotos (3x4) do seu acompanhante; documento de identificação; comprovante de residência no município; atestado médico comprobatório da doença, com parecer do programa de reabilitação emitido pela secretaria municipal de saúde; além do atestado médico comprobatório de acompanhante para a locomoção da pessoa deficiente.
A perda ou extravio da credencial deve ser comunicada imediatamente à equipe de reabilitação da secretaria de saúde, que expedirá a segunda via mediante a apresentação dos documentos e fotografias que forem solicitados.
O uso indevido do passe livre pelo cadastrado ou outra pessoa tem como conseqüência a suspensão do benefício, podendo ser requerido novamente após um ano, contados da data da aplicação da pena. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeito quer criar Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer

São Sebastião - A Câmara Municipal está apreciando o projeto de lei complementar 011/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que cria a secretaria de juventude, esportes e lazer, além de dispor sobre sua organização e competência.
“O esporte ocupa posição ímpar, contribuindo, pois, juntamente com a educação, para a formação plena da cidadania”, argumenta o prefeito. Segundo ele, a importância da prática e desenvolvimento esportivo já não se restringe apenas aos benefícios físicos e, “tampouco de resultados”. “As sociedades modernas, institucionalizadas, exigem que a cidadania se forme utilizando todos os recursos e potencialidades dos cidadãos”, assegura.
Para Julião, não se pode permanecer nos limites da prática esportiva, como competição e obtenção de resultados, sem deixar de atender todo o contexto. A nova visão, conforme explica, irá preencher um espaço fundamental na formação da criança e do jovem, num entrelaçamento com toda a comunidade.
De acordo com a proposta, a secretaria tem por finalidade promover e apoiar as práticas esportivas junto a comunidade; formular e executar programas de esporte amador; desenvolver programas esportivos no município; administrar praças de esportes e demais equipamentos desportivos; prestar assistência à formação de associações comunitárias com fins esportivos, lazer e recreação; promover programas esportivos e recreativos junto a clientela escolar; colaborar na realização de festividades cívicas; prestar colaboração relacionada com a realização de congressos, simpósios, cursos e demais projetos voltados às atividades da secretaria; organizar e implementar o calendário de eventos voltados à juventude, dentre outras atribuições.
Quanto a estrutura administrativa, a secretaria será composta por um departamento de esportes, com as divisões de formação esportiva, complexo esportivo e eventos esportivos; e pelo departamento de juventude, lazer e recreação, tendo a divisão de projetos e a de eventos de lazer e recreação.
Para a nova secretaria ficam criados os cargos de diretor de departamento de esportes; diretor do departamento de juventude, lazer e recreação; chefe da divisão do complexo esportivo; chefe da divisão de formação esportiva; chefe da divisão de eventos esportivos; chefe da divisão de projetos da juventude; chefe da divisão de eventos de lazer e recreação; assistente de programas esportivos; assistente de programas recreativos e de lazer; assistente de apoio operacional e assistente de secretaria. As funções mencionadas, conforme determina o projeto, serão comissionadas e preenchidas através de livre nomeação e exoneração, com referência de vencimento prevista na lei 1.256/98. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Contrato é questionado em Ubatuba

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba convocou o prefeito Paulo Ramos (PFL) e o secretário de Finanças, Luis Carlos Nunes de Barros, a prestarem esclarecimentos sobre a licitação e o contrato de empresas fornecedoras de produtos alimentícios. O prefeito terá 15 dias para responder o pedido e enviar os documentos aos vereadores.
O questionamento surgiu após as empresas Cathita, de São Caetano do Sul, e Supermercados Estrela, de Suzano, que fornecem alimentos à prefeitura, aparecerem como alvo de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) em Caçapava, aberta em maio, para investigar suposta fraude na concorrência de cestas básicas no valor de R$ 604 mil.
O vereador Rogério Frediani (sem partido) disse que a prefeitura pode estar gastando R$ 20 mil a mais com a compra dos produtos das empresas citadas. "Cada uma das cerca de 1.000 cestas básicas custam na cidade R$ 53 enquanto poderiam custar R$ 33", disse Frediani.
OUTRO LADO - A assessoria de imprensa da prefeitura informou que se for comprovada alguma irregularidade no processo licitatório a administração irá cancelar o contrato e suspender o recebimento da cesta de gêneros alimentícios. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Comentários sobre novo formato do Últimas Notícias do Litoral:

  • Uma sugestão para o novo formato do jornal: classificar as notícias por cidade para se poder ir direto ao que mais de perto nos interessa. Nem sempre a manchete identifica o local. Com meus cumprimentos pelo trabalho que está proporcionando excelente nível de informação para o Litoral Norte, envio um cordial abraço

Itagyba de Oliveira
Boiçucanga
São Sebastião - SP

  • Apoio totalmente a iniciativa e parabenizo aos organizadores pela mesma. Também eu tinha dificuldade em acompanhar o que me interessava do "Litoral Virtual", e , muitas vêzes deixei de percorrer todo o material.

Alberto Recoder
Toque-Toque
São Sebastião - SP

  • Antes de mais nada, parabéns pelo seu trabalho. Chego da faculdade, diariamente, às 23h00 e a primeira coisa que faço é ler o Litoral Virtual pelo qual me mantenho atualizado sobre o que esta acontecendo em nosso litoral.Se muita gente não vai dormir sem assistir o Jô, eu não vou dormir sem ler seu noticiário. É muito bom saber que existem pessoas como vc se dedicando cada vez mais a executar um trabalho de primeira com tanta responsabilidade, amor e carinho pelo que faz.Mais uma vez, parabéns.
    Deixando de lado a rasgação de seda, vamos ao que interessa. Entendi seus motivos para a mudança na forma de apresentação do guia porém não achei prático. Em primeiro lugar porque tenho por hábito ler inicialmente as matérias de Caraguá e depois as demais matérias onde a chamada me desperta interesse ou o início da matéria assim o faz. Da forma como está disposto atualmente fica difícil fazer essa seleção e, em função do tempo, provavelmente muitas matérias deixaram de ser lidas, ou, se lidas inicialmente, talvez sejam fechadas por não serem o que se imaginava, fazendo com que no futuro , se a manchete não for convidativa, não se abra a mensagem. Isto já ocorre com outros jornais que recebo por e-mail.
    Pense nisso. Um grande abraço deste seu amigo,

Aroldo
Tribuna de Caragua
Caraguatatuba - SP


  • Olá LV. Aconselho vocês a colocarem então o nome da cidade a que se refere a notícia antes ou depois da manchete. Em alguns lugares de São Sebastião a conexão é tão ruim que acaba demorando mais do que os e-mails anteriores. Obrigada.

Agis Variani
São Sebastião - SP

  • Essa idéia de enviar somente os link´s não acredito que vai pegar não... Quando eu abro o email e aparece um monte de noticias na minha tela, procuro ler a que me interessa e imagino o quanto esse jornal é legal... consegue trazer até as minhas mãos as noticias mais quentinhas que rolam na região... Porém, ter que linkar, esperar abrir o navegador, esprear entrar no SITE, esperar carregar e etc e tal... ja me deixaria um tanto sem coragem, ainda mais com a velocidade que temos por aqui (Boiçucanga) parece até tartaruga... alem do que, que entrar no OUT LOOK retirar mensagens é bom mais fácil do que ter que ficar navegando... custa mais em conta telefonica, custa mais em acesso ao provedor etc... Pensem nisso... Mas saibam que eu sempre estarei lendo voces, via mail ou navegador. Um abraço,

Paulo Araujo
Boiçucanga
São Sebastião - SP

  • Achei legal de vocês terem feito isso para agilizar, mas acho que deveria ser separado por cidades da região ou deixar como era antes.

Daniel S.

  • Parabéns pela iniciativa, ja era hora dessa decisão. Assim fica mais prático e adequado.

Walter

  • Olá Emílio, o jornal esta cada vez melhor, parabéns! Sobre o novo formato, eu preferia o outro, mais se agora vai ser este, sugiro que vcs coloquem o nome da cidade de onde e a matéria. ex.: Presidente da contur em Brasília -  Ubatuba.

André Diniz
Toninhas
Ubatuba - SP

  • Como leitor assíduo de seu jornal, lamentei bastante o novo procedimento para leitura deste, uma vez que o tempo dispendido para leitura de uma unica noticia, obrigatoriamente conectado, com certeza sera maior do que o tempo dispendido para "baixar" o noticiario inteiro, que podera ser lido com calma, desconectado, inclusive por diversas pessoas, a qualquer momento, desconectado. Caso seja possivel, gostaria de continuar a receber o jornal da forma antiga.

Milton de Lara Eugenio
São Sebastião - SP

Nota do Editor - Visando atender a razão principal deste informativo, que é a total satisfação de nossos leitores, passaremos a produzir duas versões de boletins:
  • Completa (antiga) - será enviada integralmente via e-mail, como sempre foi enviada, sendo maior em Kb, porém pode ser armazenada e lida posteriormente no Outlook Express ou outro programa de e-mail sem a necessidade de utilizar o navegador.

  • Compacta (nova) - será enviada apenas as manchetes com o links para as notícias, que ao serem clicadas, abrirá o navegador (browser) para leitura da respectiva notícia.

O leitor terá a opção de escolher qualquer uma das versões bastando apenas responder o e-mail colocando na linha de assunto "Versão Completa" ou "Versão Compacta". Os leitores que se manifestaram contra a versão compacta nas opiniões acima passarão a receber automaticamente a versão completa como desejavam.

Mais uma vez venho agradecer as manifestações dos leitores e peço que continuem a colaborar com críticas, comentários e sugestões para a melhoria de nosso informativo.

Cordialmente,

Emilio Campi
Editor


Parabéns Guarda Municipal de Ubatuba - Ao Prefeito Municipal Paulo Ramos, ao Comandante e Guardas Municipal de Ubatuba que vem zelando pela segurança desta Cidade e a Todos o Ubatubense que recebe este magnifico Trabalho de Segurança. Parabens pelo Aniversário desta Corporação.

Guido Carlota


Turismo começa em casa - Você sabe... O que de grande importância tem só aqui e na África? Qual é a bebida típica de Ubatuba? Porque Ubatuba tem o slogan “Aqui começa o verão!”? Aonde está o monumento doado pelo Papa João XXIII? Que Ubatuba já pertenceu a outro estado?
Venho por meio desta convidar a todos a participar do II Simpósio “Turismo começa em casa!”.
Este evento tem por finalidade sensibilizar ao despertar de descobertas de incríveis lugares que nosso município, Ubatuba, tem embrenhado por entre suas colinas, sertões, orla marítima, etc. Assim também como a rica parte cultural e histórica reservada particularmente em cada alma caiçara. Também iremos conhecer os atrativos contemporâneos como esportes radicais, ecologia e a arte local.
O evento que trará em média 2h30 de duração, estará subdivido em quatro partes das quais todas têm uma única linha de raciocínio do início ao fim:
Micro feira de turismo: Onde estará exposto atrativos de nosso município. Como por exemplo: agência de mergulho, grupo de escoteiros, escola de vela, escolinha de surf, esportes radicais, obras de artistas locais, grupo Cruz de Ferro, etc.
Abertura. Dinâmicas de grupo: Onde estaremos descobrindo a importância da comunidade bem informada dentro do turismo receptivo
Coffee Break: Com produtos municipais, tais como: bananinha do Tachão, balas e bolos de gengibre usado para exportação, bebida típica, etc)
Fechamento: Com transparências (onde estaremos concluindo, “juntos” que “Turismo começa em casa!”
PS: Este evento está sendo reprisado exatamente como o primeiro devido ao grande sucesso e pedidos de hoteleiros e comerciantes.
Local: Pátio e salão de reuniões da ACIU, sito à rua Maria Alves, 587 - Horário: 19h - Data: 12 de junho de 2002
Ministrado por: Claudia Oliveira (Técnica em Turismo e colunista do jornal “A Semana” há três anos responsável pela parte de turismo e particularidades histórico-culturais. Organização: Claudia Oliveira
Apoio: Jornal “A Semana”, COMTUR, Sindicatos de Hotéis, ACIU, Fundart e rádio Costa Azul.

Claudia Oliveira
Ubatuba - SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.


BIL Caraguá Virtual

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Para Refletir
Para Refletir
Opinião

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.



Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor