Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de agosto de 2002 - Nº 589 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   10º Megacycle Caraguá acontece de 16 à 25 de agosto
   Caraguá lidera número de assassinatos no Litoral Norte
   Novo gerente assume o Sebrae
   Ceramistas tem encontro em Caraguatatuba
   Escolas de Caraguá participarão de projeto de reciclagem
   Pacientes irão visitar o horto florestal em Caraguá
   Procon realizará Programa de Introdução aos Direitos do Consumidor
   Aurimar quer criar Conselho dos Deficientes Físicos
   Supletivo do Barranco Alto já está em funcionamento
   Vereador quer núcleo de apoio de Peritos em Caraguá
   Curso para agentes inicia organização da Pastoral da Sobriedade

Ilhabela:
   Helicóptero amplia buscas por turista em Ilhabela
   Proposta de verticalização gera polêmica em Ilhabela

São Sebastião:
   Tebar quer liberar navio esta semana
   OAB cobra reforço no Parque Estadual

Ubatuba:
   De volta à prefeitura, Paulo Ramos pede bênção de frei para superar crise
   Câmara rejeita abertura de nova comissão

   Carta do Leitor



10º Megacycle Caraguá acontece de 16 à 25 de agosto
O maior Evento Motociclístico do Hemisfério Sul vai agitar o Litoral Norte


Caraguatatuba - O Megacycle, maior evento motociclístico do Hemisfério Sul, já considerado um dos melhores do mundo parte, neste ano, para a sua 10º edição. A cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, vai sediar pelo 5º ano consecutivo o evento que, até 97, acontecia na cidade montanhosa de Serra Negra, interior de São Paulo.
Desde que foi criado em 1993, o Megacycle vem traçando uma curva ascendente na sua história. Todos estes anos foram marcados por uma trajetória de crescimento na participação de motociclistas, público em geral e empresas. Em 93, por exemplo, estréia do evento, reuniu-se 20 mil participantes, 5 mil motociclistas e diversas marcas e empresas ligadas direta e indiretamente ao segmento de duas rodas.
A partir de 1994, estes números dobraram a cada ano, apoiados em atrações renovadas, programação diversificada, adesão de novas empresas e, por conseguinte, exposição de novas marcas e produtos, trazendo ao evento as novidades do mercado.
Prova disso, foram os resultados do 9º Megacycle, onde participantes, motociclistas e grandes empresas preencheram os 40 mil m² da área total, dividida em espaços para exposição, alimentação e grandes atrações. Além disso, uma concentração de motos se forma do lado de fora da área, onde os motociclistas se reúnem para prestigiar shows sobre duas rodas e para promover seus próprios espetáculos.
O décima edição do Megacycle acontecerá, em duas semanas entre 16 e 25 de agosto. O organizador do evento, Alberto Pellegrini, acredita que estender a duração benéfica a todos. “De um lado, o público ganha tempo
para aproveitar as atrações, e por outro, as empresas para expor suas marcas”.
As atrações do 10º Megacycle Caraguá serão diversas entre elas estão: Salão de Motos peças e acessórios, Exposição Fotográfica de Tatuagem, Final do Campeonato Amador de Motocross, Acrobacia com a equipe Wheeling, Queima de pneus com Ribeiro do Zerinho Moto Show, Lava-moto, Leilão do Capacete Oficial, desfile Miss Megacycle, Bares, Restaurantes, Concursos e Gincanas entre os motoclubes, Brindes e Shows musicais são algumas opções disponíveis no Megacycle. (Fonte: PMC)

Caraguá lidera número de assassinatos no Litoral Norte

Caraguatatuba - Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte que está liderando a estatísticas de assassinatos. O município teve um aumento de 133,33% nos homicídios dolosos (com intenção), no primeiro semestre deste ano, em comparação com período anterior.
Para o delegado titular da cidade, Fábio de Carvalho Joaquim, a maioria das mortes acontece durante a noite e madrugada, e a bebida alcoólica e droga, estariam envolvidas nos crimes.
Segundo o delegado, a maioria das vítimas de assassinato tem passagens pela polícia. Dos 21 homicídios dolosos registrados no primeiro semestre deste ano em Caraguatatuba, o delegado disse que 70% deles já foram esclarecidos pela Polícia Civil.
Nos seis primeiros meses de 2001 foram apenas nove homicídios. Conforme o delegado, muitos crimes têm ocorrido dentro de bares ou próximos. O último aconteceu na Praia das Palmeiras, quando a vítima estaria bebendo com um grupo na praia.

Mortes em outras cidades - Embora Caraguatatuba esteja liderando nas mortes violentas na região, os homicídios ocorridos em São Sebastião também acontecem em bares ou próximo a eles.
Segundo o delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, a ocupação desordenada também colabora com a violência. “O Itatinga, por exemplo, está crescendo desordenadamente, com muitos barzinhos e botecos”, disse. Este bairro, considerado um dos mais violentos de São Sebastião, já registrou assassinatos dentro de bares.
Segundo a estatística semestral da Secretaria Estadual de Segurança Pública, São Sebastião registrou um aumento de 28,57% nos homicídios dolosos. De 14 casos, em 2001, no ano seguinte subiu para 18.
Já Ilhabela zerou na estatística de janeiro a junho. O primeiro crime da cidade ocorreu em julho. Em Ubatuba, ocorreu uma redução das mortes violentas. De nove assassinatos em 2001, caiu para sete este ano.

Seccional faz reunião com delegados para definir ações em bares irregulares - O delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, estará se reunindo hoje com delegados titulares dos municípios da região para estudar ações conjuntas com as prefeituras, no sentido de fiscalizar bares irregulares e até obrigar o fechamento destes estabelecimentos a partir das 23 horas.
Segundo o delegado, os homicídios registrados na região demonstram que há relação entre as mortes e o uso de bebida alcoólica. “Há casos até que o crime acontece dentro do bar”, acrescentou.
Para João Barbosa, muitos botecos podem estar funcionando irregularmente nas cidades. “Acredito que a prefeitura poderia fazer uma fiscalização rigorosa nestes estabelecimentos”, completou. De acordo com o delegado, poderia também estabelecer o fechamento dos bares, até dos regulares, a partir das 23 horas.
O delegado explicou que a medida já foi feita em outras cidades, que tiveram o número de crimes reduzidos. “Um primeiro passo será fazer, por meio de ação conjunta da prefeitura e Polícia Civil, o fechamento dos bares ilegais”, ressaltou.
Mesmo Ilhabela, que segundo a estatística ficou com índice zero de homicídio de janeiro a junho, registrou uma morte em julho onde a vítima estava dentro de um bar. Uma outra pessoa, cliente do estabelecimento, que nada tinha com a briga, acabou sendo atingida nas nádegas por uma bala perdida.

Sirena - Segundo João Barbosa, ele irá também pedir uma operação especial na boate Sirena, em Maresias, onde uma pessoa foi baleada dentro da danceteria, no último final de semana. “Não é possível que a segurança do local permita que pessoas armadas entrem neste tipo de estabelecimento. Principalmente se elas irão beber”, salientou.
Sobre a possibilidade da pistola, apreendida na ocorrência, ser de um agente do Deic, o delegado disse que mesmo assim o policial não deveria entrar armado. “Se não estiver a trabalho, for beber e farrear deve ter o bom senso de deixar a arma em outro local”, completou.
O delegado irá pedir rigor na investigação deste caso e se o agente estiver envolvido no crime, será aberta uma sindicância para apurar. (Fonte: Imprensa Livre)

Novo gerente assume o Sebrae

Caraguatatuba - O Sebrae-Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo apresentou anteontem (dia 5) aos representantes das prefeituras e associações comerciais do Litoral Norte, o novo gerente do escritório na região, Mauro Medeiros. O novo gerente é economista e trabalha no Sebrae há 9 anos. Ele atuava no escritório que atende a região de São José do Rio Preto. A apresentação de Mauro Medeiros foi feita pelo gerente executivo de Mercados Cláudio Montoro Puglisi. Medeiros substitui Clorinda Eloy que deixou o Litoral Norte para assumir o escritório do Sebrae em Guarulhos. “Vim para agilizar as parcerias e agilizar o desenvolvimento a nível regional”, afirmou Medeiros. Prestigiaram a posse do novo gerente os presidentes das associações comerciais de Ubatuba e São Sebastião, respectivamente, Mohamad Ali e Arthur Ramires e os representantes das prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba, Rose Costa e Salim Burihan. Na ocasião, os representantes do Litoral Norte solicitaram ao Sebrae, participação nas rodadas de negócios promovidas pela entidades que possui 38 escritórios no estado de São Paulo. Atualmente, o Sebrae está promovendo em 116 municípios o projeto Empreender, em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. (Fonte: SEBRAE-SP)

Ceramistas tem encontro em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba promove a 3ª Mostra de Arte Cerâmica de 9 a 25 de agosto de 2002, na Sala de exposições Temporárias no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, onde estarão participando ceramistas de todo o Vale do Paraíba. Cada ceramista poderá participar da exposição com três peças inéditas. Fazendo parte da programação, haverá também o Encontro de Ceramistas no Núcleo de Cerâmica TerrAmar, no dia 6 de julho, a partir das 10 horas, com apresentação do projeto TerrAmar, encontro técnico e palestras. Mais informações pelos telefones (12) 4237555 / 38833606. (Fonte: PMC)

Escolas de Caraguá participarão de projeto de reciclagem
Em reunião realizada no dia 2 de agosto, foram definidas as metas para a realização de um concurso entre as escolas participantes do projeto de reciclagem, com o objetivo de formar cidadãos conscientes sobre a realidade sócioambiental

Caraguatatuba - Os alunos da rede municipal de ensino de Caraguatatuba estão realizando trabalhos ligados à reciclagem para a participação de um concurso entre as escolas. As reuniões sobre o projeto de reciclagem têm acontecido na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Caraguatatuba. Na última reunião, ocorrida no dia 2 de agosto foram estabelecidas as metas de escolha do vencedor do concurso e escolhida a comissão julgadora, que escolherá o melhor trabalho, entre os que estarão expostos na sede da SME.
O objetivo do trabalho, implementado pelo Ministério da Educação é incentivar a realização de trabalhos que levem como base a questão da coleta seletiva e o impacto que o lixo produz no meio ambiente. E o projeto visa incentivar a reciclagem porque 35% do lixo que vai para os aterros é composto de materiais que poderiam ser reutilizados. Com o trabalho, a Secretaria de Educação pretende contribuir para a formação de cidadãos conscientes, que tenham conhecimento da necessidade de reciclagem para preservação do meio ambiente; levar os alunos à valorização e adoção de atitudes que reduzam a produção de lixo, entre outras.
Podem participar do concurso os alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, com trabalhos de desenho, slogan, nome do projeto e nome do mascote. A comissão julgadora será formada pelo vice-prefeito José Pereira de Aguilar, a secretária de Educação, Roseli Morilla, o vereador Aurimar Mansano, o secretário de Turismo, Salim Burihan, a secretária de Assistência Social, Maria do Carmo Cunha Ferreira, a presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes de Oliveira e o presidente da Acic, Jorge Washington de Camargo. A exposição começa a partir do dia 12 de agosto e a escolha do trabalho acontece no dia 14 de agosto. A premiação do melhor trabalho será realizada na SME, no dia 19 de agosto e a partir do dia 20, todas as unidades escolares estarão recebendo faixas a informações sobre o projeto de reciclagem que tem a parceria do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba e Associação dos Trabalhadores de materiais recicláveis de Caraguatatuba “ARTE DE VIVER”. (Fonte: PMC)

Pacientes irão visitar o horto florestal em Caraguá
Os pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba irão participar de um passeio ao horto florestal de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Conviver de perto com natureza também faz parte dos projetos realizados pelo Centro de Atendimento Psicossocial da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Por isso, os pacientes do Centro irão visitar o horto florestal de Caraguatatuba.
A visita acontece nesta Quarta-feira 7, com o acompanhamento da equipe que atende no setor Psicossocial. Durante a visita os pacientes poderão conviver um pouco mais de perto com a natureza, que também proporciona benefícios a pacientes do núcleo, que funciona próximo à sede da SMS - Secretaria Municipal de Saúde, na região central de Caraguá. (Fonte: PMC)

Procon realizará Programa de Introdução aos Direitos do Consumidor
O Procon de Caraguatatuba estará realizando no dia 9 de agosto a abertura do Programa de Introdução aos Direitos do Consumidor, que será implantado nas escolas estaduais e municipais da região. A abertura do programa acontece no multiclube Ilha Morena

Caraguatatuba - O Procon de Caraguatatuba, juntamente com as escolas estaduais e municipais da cidade estará implantando a partir desta sexta-feira 9, o “Programa de Introdução de Estudos Básicos de Direitos do Consumidor - Educação pra o Consumo”. O trabalho envolve alunos do ensino fundamental e médio de Caraguá e será inserido no currículo como tema transversal, ou seja, em várias disciplinas com abordagens diferentes. As atividades serão realizadas com material educativo elaborado especialmente para o programa. O Procon de Caraguá fará um treinamento com os professores que estarão trabalhando com o projeto. Os educadores serão indicados pela Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino.
A abertura do programa acontece nesta sexta-feira 9, às 14h, no multiclube Ilha Morena, em Caraguá, com a solenidade de assinatura do Protocolo de Intenções, com a presença da secretária de Educação Roseli Morilla, o diretor regional de ensino, Laércio Albarici, o secretário de educação de Ilhabela, Antonio Cornélio Moraes Filho, entre outros. Haverá ainda a palestra “Educação para o Consumo”, que será ministrada por Maria Cecília de ª V. G. Tomazelli, assistente técnica da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon-SP. Estarão presentes também na solenidade o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e a coordenadora do Procon de Caraguatatuba, Luci. M. P. Ferreira. (Fonte: PMC)

Aurimar quer criar Conselho dos Deficientes Físicos

Caraguatatuba - O Vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Aurimar Mansano (PTB), protocolou Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, criando o Conselho Municipal do Deficiente Físico. O conselho serviria de apoio direto a esta categoria que enfrenta problemas no mercado de trabalho.
A criação do Conselho do Deficiente Físico se juntaria a outras existentes, como a do Menor e Adolescente, da Mulher, do Idoso, onde cada uma cuida de sua respectiva comunidade, de seus interesses e melhorias para sua condição de vida.
Na opinião do Parlamentar a criação deste conselho já está demorando. "No município e na região são vários os conselhos e os deficientes merecem essa organização", disse. Para Mansano, mesmo com o visível crescimento do município, o Deficiente Físico precisa ficar atento para não ser prejudicado. "A cidade ainda não oferece total condição, para uma salutar vida do deficiente", conta.
Sobre o mercado de trabalho, Aurimar objeta que já se foi o tempo em que o deficiente tinha como destino final a mesmice de sua casa, sem nada para fazer. "Hoje o deficiente está preparado e merece enfrentar o mercado de trabalho, pois tem condição disto, em trabalhos específicos e diretamente ligado naquilo que ele pode realizar", frisou.
O Vereador espera contar com o apoio de seus colegas Parlamentares. "Não consigo crer que uma classe trabalhadora, batalhadora e sofredora de tantas discriminações, possa ter um direito seu vetado pelos Vereadores. Estou confiante na aprovação deste projeto", finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Supletivo do Barranco Alto já está em funcionamento

Caraguatatuba - Os adultos que moram na região do Barranco Alto, zona sul de Caraguatatuba e que não tiveram a chance de estudar agora o podem fazer. Sugestão do Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, feita ao prefeito municipal foi aceita e as aulas se iniciaram no final de julho.
Há tempos a comunidade do Barranco Alto vem reivindicando do Vereador Aurimar Mansano a criação de um supletivo na região sul. "Muitos daqueles que não tiveram chance de ir à escola, tinham que se locomover por longas distâncias depois de um dia de trabalho. A nossa intenção foi amenizar esse problema", disse.
Através de uma solicitação do Vereador, junto ao prefeito Antonio Carlos, o mesmo entendeu ser prioridade e deliberou que 2 (duas) salas do Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) do bairro servissem aos alunos do Supletivo. As aulas tiveram início em 29 de julho, com aproximadamente 70 alunos.
Para o Vereador a Educação é uma obrigação do estado e um dever dos políticos, que zelam por aqueles que depositaram sua confiança, através do voto. "Todos tem direito a educação. Se por um motivo ou outro não puderam usar os bancos escolares, a nossa obrigação é dar-lhes condições, seja através da EJA, seja através do Supletivo", disse Mansano. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador quer núcleo de apoio de Peritos em Caraguá

Caraguatatuba - O Vereador de Caraguatatuba, Nilson Lopes da Silva (PPS), conhecido popularmente por Nézão, continua empreendendo esforços no sentido de melhorar as condições de trabalho da Polícia Civil no Litoral Norte. Agora o Parlamentar quer um núcleo de apoio da perícia em Caraguatatuba.
O Vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), continua seu trabalho tentando buscar melhorias nas condições de trabalho dos policiais civis do Litoral Norte.
Após requisitar do Secretário de Segurança Pública do estado, Saulo Abreu Filho, 2 viaturas, um computador e três (3) peritos para a Seccional do Litoral Norte, com sede em São Sebastião e de conseguir uma viatura Santana, entregue há cerca de 30 (trinta) dias, o Parlamentar volta a carga, remetendo um novo ofício ao Secretário.
Desta vez Nézão solicita a criação de um núcleo de apoio da equipe de criminalística em Caraguatatuba, para que possa suprir a carga de trabalho existente, tanto nesta cidade como em Ubatuba. A solicitação se faz necessária, na visão do Parlamentar, visto que a única equipe existente atende as 4 (quatro) cidades da região, com um volume incontável de crimes a investigar, com a conseqüente emissão de relatórios pormenorizados sobre cada assunto.
Para o Vereador a criminalidade só terá redução, se houver uma melhoria nas condições sociais da população e se a Polícia Civil e Militar estiver equipada e pronta para responder as ações dos criminosos. "Não posso crer que apenas uma equipe haja em toda a região. Precisaríamos de pelo menos uma equipe em cada cidade, mas se o Secretário Abreu Filho criar este núcleo em Caraguá, já poderemos ter um pouco mais de tranqüilidade", disse.
Segundo estatísticas policiais, 70% dos crimes poderiam ser solucionados se as equipes de perícia tivessem mais preparadas e presentes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Curso para agentes inicia organização da Pastoral da Sobriedade

Caraguatatuba - Estando nos mês das Vocações, a Igreja Católica celebra além das vocações religiosas a importância e o valor da VIDA e da FAMÍLIA como vocação.
Incentivados pela Campanha da Fraternidade 2001, quando o assunto norteou os diversos problemas causados pelo uso de drogas sob o tema "Vida Sim, Drogas Não.", a Diocese de Caraguatatuba deu início à Pastoral da Sobriedade, cujo objetivo é ajudar na formação e recuperação de famílias e seus dependentes, promovendo entre outras ações, cursos para agentes.
Em parceria com a APAF – Associação Promocional de Apoio ao Farmacodependente, comunidade terapêutica que tem o apoio da comunidade católica e atua na cidade de Ubatuba, a Diocese marca o início dos trabalhos na cidade de Caraguatatuba com o CURSO sobre Recuperação do uso indevido de drogas que será ministrado por profissionais da área da saúde das cidades de São Paulo e Campinas, ligados à Pastoral da Sobriedade Nacional, sediada em Curitiba – PR.
O curso é destinado a agentes das áreas de saúde, educação, assistência social, pastorais da Igreja, outras entidades de trabalho com dependentes, além de estar aberto à participação do público em geral bem como de familiares de dependentes químicos.
Local – Salão da Igreja matriz Santo Antonio
Dias 14, 15 e 16 de agosto
Horário das 19 às 22horas
Inscrições abertas e limitadas com taxa de R$5,00 para material. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Helicóptero amplia buscas por turista em Ilhabela

Ilhabela - Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de São Sebastião vai reforçar hoje as buscas pelo turista Marcelo de Oliveira, 30 anos, que desapareceu no mar na noite de sábado após ter sido atingido por uma onda durante uma "ressaca" na Pedra do Japonês, costeira do Sepitura em Ilhabela. Segundo o tenente, Carlos da Silva, o helicóptero vai facilitar as buscas que estão sendo realizadas nas regiões sul e norte de Ilhabela e na Ilha de Alcatrazes. Os bombeiros já percorreram 145 km2 em busca do turista. (Fonte: ValeParaibano)

Proposta de verticalização gera polêmica em Ilhabela

Ilhabela - A proposta de verticalização do vereador Romeu Pedro Persch gerou polêmica na sessão da Câmara de Ilhabela, da última segunda-feira.
O projeto do vereador modifica a Lei Municipal 98/80, referente ao uso do solo no município. Se o projeto for aprovado, será permitida a construção de imóveis com três andares, começando a contar do térreo.
Atualmente, a lei prevê edificações com um pavimento além do térreo.
Cerca de 70 pessoas entre moradores, estudantes e membros de entidades civis organizadas estiveram presente no local para exigir a retirada do projeto.
De acordo com o vereador, Ilhabela possui 85% de sua área pertencente ao Parque Estadual e a outra parte fica restrita à faixa de marinha.
“Apenas uma pequena parcela do município está destinada à ocupação urbana. Essa medida, mantendo as normas de preservação ecológicas e urbanísticas, irá atrair novos investimentos na construção civil. Com isso, o mercado de trabalho na rede hoteleira e na área de turismo será ampliador”, justificou.
Para o vereador, a lei modificada em 1980 não condiz com atual realidade do município. “De lá para cá muita coisa mudou em nosso município. Sem dúvida nenhuma há a necessidade de nos adequarmos ao inevitável desenvolvimento que virá no futuro.”
Se o projeto for aprovado as principais mudanças são: nos terrenos próximos à faixa de marinha serão permitidas construções com dois andares, dentro da linha dos 33 metros.
Em áreas planas serão permitidas construções sobre pilotis, desde que a obra não ultrapasse a altura normal de uma edificação de três pavimentos. Em algumas obras com três andares, os pilotis serão admitidos para nivelar o pavimento térreo com a rua.
Os arranha-céus são proibidos no município. Essa é a definição para qualquer edificação com mais três pavimentos, mesmo para fins hoteleiros ou sob o pretexto de revestir encostas e penhascos. As lajes de cobertura dos prédio de três pavimentos não poderão passar de 12 metros de altura.
O vereador Romeu afirmou que a pressão que a proposta vem sofrendo faz parte do processo democrático. “A partir daí será possível discutir melhor o projeto”.
Ele ressalta que “a polêmica é importante para gerar um debate com público que deveria comparecer mais vezes as sessões. Não cedo a nenhum tipo de pressão. Já existe construções com três pavimentos em Ilhabela, só não vê quem não quer.”
O vereador Rogério Ribeiro de Sá pediu para os moradores dizerem não à proposta do vereador Romeu. “Devemos impedir essa tentativa de destruir Ilhabela. Um assunto dessa amplitude precisa ser discutido numa audiência pública com a população.”
O vereador José Donizette da Silva votará contra a iniciativa. “O município não possui infra-estrutura adequada para receber prédios.”
O projeto está tramitando nas comissões da Câmara

A população - O consultor de ecoturismo, Luis Fernando Pozza, considera o projeto inviável. “Ilhabela é reserva ambiental da biosfera. Essa medida dá fomento para especulação imobiliária.”
O presidente do Rotary Club de Ilhabela, Danilo Grmondo Francisco, lembrou do Plano Diretor que vem sendo discutido com a sociedade e que em nenhum momento tratou da vercatilização. “O público está se sentindo traído pelo projeto encaminhado à Câmara. Com certeza, há um grande lobby do setor imobiliário por trás disso.”
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela (ACII), Marcelo Antônio de Freitas, criticou a maneira que o assunto foi conduzido. “Uma proposta dessa importância não pode ser tratada assim, às escondidas. O vereador deveria se preocupar com a rede hoteleira, que está ociosa e precisa ser motivada com o desenvolvimento do turismo”, disse.
A presidente da Associação de Hotéis, Bares Restaurantes e Similares e Ilhabela (AHBRI), Maria Inez de Carvalho, disse que a rede hoteleira não foi consultada. “Não precisamos de mais construções para atrair o turista. Para desenvolver o turismo é necessário um plano de marketing. No verão e em julho o movimento foi muito baixo. O desenvolvimento dever vir de maneira organizada e sustentável.”
O presidente do Partido dos Trabalhadores, Carlos Alberto da Silva, informou que o partido é contra o projeto. “Não somos favoráveis à iniciativa do vereador da bancada do prefeito (Manoel Marcos) na Câmara.”
A radialista e apresentadora, Cleuza Maciel, há 36 anos morando em Ilhabela acha a lei um absurdo. “Não temos infra-estrutura para tamanha barbaridade. Com certeza esse projeto de lei não passará porque a Câmara ainda conta com alguns vereadores sensatos.
Há alguns anos o projeto nem seria lido. O turismo de Ilhabela precisa atrair investimento não desse tipo, mas o centrado numa indústria turística planejada e consciente.”
O morador de Ilhabela, Edward Böehinger, acha que o assunto deveria ser discutido no Plano Diretor. “A Câmara tem bom senso e não aprovará uma coisa dessa.”

O Plano Diretor - A diretora do Planejamento, Cristiana Isola, disse que é ainda é um pouco cedo falar dos três pavimentos. “É necessário ter acesso aos estudos que comprovem a interferência do projeto no turismo do município. No Plano Diretor essa questão seria melhor abordada.”
A coordenadora do Plano Diretor, Maria Inez Fazzini, informa que o Plano Diretor irá rever a lei de uso do solo. “Qualquer alteração na lei de uso do solo é uma aventura cega. O plano está aberto à população e nenhuma iniciativa individual ou de um único grupo irá se sobrepor à vontade da maioria. É assim que as coisa devem ser feitas numa democracia.”
O prefeito Manoel Marcos é contrário à verticalização. “A Lei Orgânica do Município prevê a construção de imóveis com dois pavimentos apenas. Qualquer alteração na lei de uso do solo não terá validade. A Lei Orgânica é soberana.”
A inspetora Regional do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Márcia Mallet Machado de Moura, faz uma advertência em relação ao espaço. “Ilhabela possui apenas 15% de área urbana, é preciso saber ser há uma infra-estrutura com saneamento básico para esses imóveis.
O trânsito é um outro fator que deve ser levado em consideração já que o município possui só uma linha viária.”
Márcia ressalta a importância dos arquitetos e engenheiros em questões desse tipo. “É necessário que esses profissionais de Ilhabela se organizem para discutir assuntos como esses”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Tebar quer liberar navio esta semana

São Sebastião - O processo para liberação da entrada de embarcações estrangeiras no Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, deve ser analisado esta semana pela Antaq (Agência Nacional dos Transportes Aquaviários).
A informação é do superintendente de portos da agência, Augusto Galvão. Desde o último dia 17, a Antaq e a Receita Federal proibiram a entrada de navios estrangeiros no Tebar por falta de documentação necessária. Os documentos não teriam sido enviados a tempo pela Transpetro, operadora de dutos e terminais da Petrobras.
O gerente-geral do Tebar, Luiz Alberto Franco, espera um retorno até quinta-feira. Galvão, da Antaq, afirmou que é impossível determinar um prazo para a liberação.
Até agora, apenas um navio teve que ser desviado para o terminal de Angra dos Reis (RJ), segundo o Tebar. O Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros) de São Sebastião estima que a operação tenha custado US$ 120 mil, valor não confirmado pela gerência do terminal.
TREINAMENTO - A Petrobras e a Prefeitura de São Sebastião estão treinando cerca de 400 pessoas para serem "agentes ambientais voluntários". Eles irão atuar em eventuais acidentes ambientais, em especial, casos de derramamento de óleo.
As atividades estão orçadas em R$ 100 mil (financiados pela Petrobras) e acontecem até o dia 10. (Fonte: ValeParaibano)

OAB cobra reforço no Parque Estadual

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião está cobrando um reforço na estrutura do Parque Estadual da Serra do Mar na cidade. Na segunda-feira, o órgão enviou um ofício ao diretor do Instituto Florestal, Valdir de Sico, pedindo aumento no número de funcionários no parque. "Acreditamos que 20 funcionários sejam necessários para que o parque funcione bem", afirmou o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado. O diretor do Instituto Florestal afirmou que ainda não recebeu o documento. (Fonte: ValeParaibano)

De volta à prefeitura, Paulo Ramos pede bênção de frei para superar crise
Prefeito de Ubatuba, acusado de improbidade administrativa, reassume cargo em meio a ritual religioso

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira (PFL), apelou ontem a um ritual religioso para tentar superar o "inferno astral" que diz enfrentar à frente do Executivo.
Ao reassumir o cargo, depois de 12 dias afastado pela Justiça, o pefelista recebeu em seu gabinete o frei Pozzovon Gastoni, pároco da igreja da Exaltação da Santa Cruz.
Gastoni visitou a prefeitura a pedido de Paulo Ramos e abençoou a sala do prefeito desejando "sucesso" ao político do PFL no retorno à administração depois que o Tribunal de Justiça derrubou a liminar que o mantinha distante da função.
Após a bênção, Paulo Ramos se dedicou à vistoria de obras nos bairros Tabatinga, Toninhas, Enseada e Taquaral.
O prefeito evitou utilizar ontem o Passat importado, adquirido por R$ 126 mil, pivô da polêmica que resultou no seu afastamento temporário do cargo. Ele disse que o veículo, de fabricação alemã, será utilizado "apenas durante as longas viagens".
Ainda embalado pela bênção do frei, Paulo Ramos disse que a cidade precisa de "mais força espiritual".
Em sua opinião, o município foi "duramente castigado" pelas batalhas políticas travadas nos tribunais e no Legislativo.
"Não podemos olhar só o lado material, mas também o espiritual. A cidade precisa de mais força espiritual. E eu, como prefeito e como uma pessoa muito religiosa, fiz questão de fazer o convite ao frei Gastoni", disse Paulo Ramos.
Para frei Gastoni, o clima de instabilidade política é prejudicial para a cidade. "A volta do prefeito vai trazer a Ubatuba uma nova esperança. Já que a Justiça não o condenou, não podemos deixar de manifestar nosso apoio à sua volta", afirmou o religioso.
CRISE- O "inferno astral" de Paulo Ramos começou em maio, quando ele adquiriu o Passat importado sem licitação para servir de carro oficial do chefe do Executivo.
Um mês depois ele foi alvo de investigação em uma comissão processante instaurada pela Câmara. Os trabalhos da comissão foram arquivados, mas o caso foi parar na Justiça.
No último dia 23, o juiz Carlos Gutemberg de Santis Cunha concedeu liminar determinando seu afastamento das funções de prefeito até o julgamento de ação que o acusava de improbidade administrativa.
A decisão acolhia pedido encaminhado pelo promotor de Cidadania, Osvaldo de Oliveira Coelho. O representante do Ministério Público considerou irregular a aquisição do automóvel sem concorrência pública.
Dois dias depois da liminar, o vice-prefeito Moralino Valim Coelho (PMDB) assumiu a prefeitura, depois de notificado pela Justiça.
Anteontem, a liminar foi derrubada pelo Tribunal de Justiça, permitindo o retorno de Paulo Ramos ao cargo.
REAÇÃO- O vereador oposicionista Domingos dos Santos (PT) criticou a atitude do frei Gastoni ao abençoar o gabinete do prefeito. Ele disse acreditar que o padre deveria manter-se afastado das crises políticas enfrentadas por Paulo Ramos.
"Ele (o frei) não deveria misturar as coisas. Se tivesse que se engajar, deveria ser do lado oposto", disse o petista. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara rejeita abertura de nova comissão

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba rejeitou ontem o pedido de abertura de nova comissão processante para tentar cassar os direitos políticos do prefeito Paulo Ramos de Oliveira (PFL).
Durante a sessão, apenas quatro vereadores foram favoráveis à instauração da comissão --Domingos dos Santos (PT), Eduardo César (sem partido), Rogério Frediani (PTB) e Charles Medeiros (PSDB).
A decisão dos quatro parlamentares foi vaiada pelas cerca de 120 pessoas que acompanhavam a votação na sede do Legislativo.
"A maior parte das pessoas que foram ao plenário eram funcionários comissionados da prefeitura", afirmou o petista Domingos dos Santos.
O pedido de abertura de comissão foi encaminhado à Câmara há uma semana pela dona-de-casa Maria Aparecida da Cunha, que é líder comunitária.
Maria Aparecida, que foi também foi autora do pedido de cassação arquivado pelos vereadores em junho, alega que Ramos teria supostamente "fugido" para não ser intimado pelos oficiais de Justiça.
Na opinião dela, a atitude do prefeito configuraria "falta de decoro".
A primeira comissão processante aberta para investigar supostas irregularidades na aquisição do veículo importado fora arquivada a pedido do prefeito, que alegara falhas na investigação. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Rock e Blues no Beethoven - Se você perdeu a incrível guitarra do Doug, no domingo no Beethoven, don`t cry.
Vai curtir, hoje, quarta, dia 7, a partir das 9 e meia da noite, uma sonzera com ele, Olmair e Mauro Lauro na batera. Algumas pessoas pensam que vai ser na quinta. Não vai não.
É só hoje! Quarta!
Avisei em cima do hora, desculpe.
Um abraço do Beto.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant alv.com.br Exata Informatica

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor