Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de agosto de 2002 - Nº 590 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Levantamento vai apontar violência no litoral

Caraguatatuba:
   Conselho Tutelar realiza fórum pelos 12 anos do ECA
   3ª Mostra de Arte Cerâmica reúne os melhores da região
   Estão abertas inscrições para Festival Estudantil de Teatro
   Curso de fotografia e revelação com Gianni D'Angelo
   Escola de Pais acontecerá no CEI João Bolinha
   Prefeito recebe críticas durante Prestação de Contas
   Recomeça o programa de rádio dos Vereadores
   Aurimar mantêm altos índices de atendimento no recesso
   Nézão dá apoio à Romaria de Cavaleiros rumo a Aparecida

Ilhabela:
   Agosto “mês do cachorro louco”

São Sebastião:
   Reparos ampliam fila de espera na balsa
   São Sebastião define regras para hotéis
   São Sebastião realiza I Fórum "Aids e Educação"
   Espetáculo Homenageia o Cinema
   Abertas as Inscrições para as Oficinas Culturais
   Câmara aprova reorganização de plano comunitário de melhoramentos
   Vereadores aprovam contas da Prefeitura do ano de 1.999
   Câmara deve declarar três entidades como utilidade pública

Ubatuba:
   Ubatuba terá casa flutuante

   Carta do Leitor


Levantamento vai apontar violência no Litoral

Litoral Norte - A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) do Litoral Norte realizou ontem uma reunião com 30 professores para debater a violência escolar na região. Segundo a coordenadora da entidade, Ana Cecília Marcondes Pereira, a Apeoesp vai realizar um levantamento sobre o problema. O dirigente regional de Ensino, Laércio Albarici, disse que uma pesquisa realizada em 38 escolas estaduais do litoral registrou casos de furto, invasão e vandalismo em apenas sete unidades. (Fonte: ValeParaibano)

Conselho Tutelar realiza fórum pelos 12 anos do ECA

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba estará realizando no próximo dia 10, o Fórum em Comemoração aos 12 anos de ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, no auditório do Módulo, às 18h30. O evento tem o apoio ao Colégio Módulo, Pão de Açúcar, Litoral Tintas, Loja Loula, Comvem, ACIC e Prefeitura Municipal.
Uma palestra com o Dr. Clilton Guimarães dos Santos, promotor de Justiça e professor de Direito da Infância e Juventude, irá informar e levar aos participantes a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de incentivar a comunidade na vivência do seu compromisso com o ECA, sendo ele responsabilidade de todos ; e criar sentimentos de que o ECA tem que ir além dos preceitos legais, mais que obrigação é um ato de amor e vontade de cidadão.
A Conselheira Tutelar Elizabeth Gonçalves explicou que tudo é feito pela luta em defesa da criança e do adolescentes e que o Conselho Tutelar está muito bem graças ao apoio do prefeito Antonio Carlos e sua administração. O Conselho Tutelar tem hoje uma sede, veículos, celular e até um aparelho de fax que foi uma doação pessoal do prefeito. “O prefeito tem apoiado o Conselho incondicionalmente, essa sensibilidade se preocupando com as causas da infância e juventude e crianças e adolescentes nos fortalece muito. Nós do Conselho Tutelar gostaríamos de estar mais felizes, mas para isso precisaríamos contar mais com a sociedade, tomando consciência de suas responsabilidades, principalmente os pais, cumprindo o seu papel e seus deveres de educadores, preparando a criança de hoje para que no futuro possa ser um adulto responsável. O que nos entristece é justamente saber que muitos pais não cumprem seu papel dentro de suas famílias; o que tem elevado tanto o números de crianças e adolescentes em situação de risco.” (Fonte: PMC)

3ª Mostra de Arte Cerâmica reúne os melhores da região

Caraguatatuba - A Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove a 3ª Mostra de Arte Cerâmica de 9 a 25 de agosto de 2002, na Sala de exposições Temporárias no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, onde estarão participando ceramistas de todo o Vale do Paraíba. Cada ceramista participa da exposição com três peças inéditas. Fazendo parte da programação, haverá também o Encontro de Ceramistas no Núcleo de Cerâmica TerrAmar, no dia 6 de julho, a partir das 10 horas, com apresentação do projeto TerrAmar, encontro técnico e palestras. Mais informações pelos telefones (12) 4237555 / 38833606. (Fonte: Fundacc)

Estão abertas inscrições para Festival Estudantil de Teatro

Caraguatatuba - A Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove através da Comissão Setorial de Teatro, e da FETACA- Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba, o FET - Festival Estudantil de Teatro, com o objetivo de desenvolver o teatro na região, abrindo espaço para novos artistas e grupos amadores. As Inscrições estão abertas até o dia 13 de setembro de 2002. A Fundacc oferece 2 mil em prêmios e ajuda de custo para grupos participantes. O FET acontece de 16 a 25 de outubro de 2002. Mais informações na Fundacc pelos telefones: (12) 3883 3737 e 423 7555, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. (Fonte: Fundacc)

Curso de fotografia e revelação com Gianni D'Angelo

Caraguatatuba - A Comissão Setorial de Cinema Vídeo e Fotografia da Fundacc promove o Curso de Fotografia e Revelação em preto e branco com o fotógrafo Gianni D'Angelo. O curso é uma parceria entre a Fundacc e as Faculdades Módulo. As inscrições estão abertas e o início do curso está previsto para 4 de setembro, na Faculdade de Arquitetura das Faculdades Módulo, no Indaiá. O preço total do curso, incluindo material e apostila, é de R$75,00, podendo ser dividido em três parcelas. Mais informações na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, no centro , ou pelos telefones 12 423 7555 e 38833737. (Fonte: PMC)

Escola de Pais acontecerá no CEI João Bolinha
O projeto Escola de Pais Cidadãos, realizado com sucesso com a comunidade do Travessão passa agora a ser uma nova realidade também para os pais de alunos do CEI - Centro de Educação Infantil (creche) “João Bolinha”, no Casa Branca, a partir do dia 15 de agosto

Caraguatatuba - A Escola de Pais Cidadãos, um projeto da Fundação Orsa foi realizado com grande sucesso no CEI do Travessão e agora, a comunidade do Casa Branca também poderá fazer parte deste trabalho, já que a Escola de Pais passa a ser realizada também no CEI João Bolinha, creche que é administrada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundação Orsa.
O projeto visa envolver a comunidade e colocar em discussão temas que envolvem os pais, a criança e a família, inclusive, saúde, educação, relação entre pais e filhos, e outras. Os pais de alunos se reúnem uma vez por semana e recebem a visita de um profissional para debater temas diversos.
No Travessão já foi realizada a primeira formatura da Escola de Pais.
A partir da próxima quinta-feira 15, a Escola de Pais Cidadãos acontece no Casa Branca, sempre às quintas-feiras, a partir das 17h. (Fonte: PMC)

Prefeito recebe críticas durante Prestação de Contas

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), compareceu à Câmara Municipal na última terça-feira, dia 6 de agosto, para o reinício dos trabalhos legislativos. O comparecimento do prefeito se dá para a Sessão de Prestação de Contas, evento que reabre o semestre Parlamentar na cidade.
Cerca de 80 pessoas, na maioria Secretários e funcionários de 2º e 3º escalão estiveram presentes a cerimônia, que contou apenas com 16 Vereadores. O único a faltar foi o Vereador Omar Kazon (PL), em decorrência de falecimento na família. O presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), interrompeu a cerimônia e concedeu 1 (hum) minuto de silêncio em virtude do fato.
Após ouvirem o Hino Nacional e tanto o presidente como o prefeito fazerem, respectivamente a abertura e as considerações iniciais, foi aberta a seqüência de perguntas pelos Vereadores, que tinham 5 (cinco) minutos para perguntar, com o mesmo período para a resposta do prefeito ou do Secretário e 3 (três) minutos para a réplica do Vereador, se ele desejasse.
Os Vereadores fizeram perguntas sobre vários assuntos, decorrentes do trabalho do prefeito. O Pastor Anderson Bertoncini (PTB) questionou o prefeito quanto a grandes eventos durante a temporada de inverno. Já o Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), falou sobre as obras nos bairros Rio do Ouro e Jaraguazinho. O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB) inquiriu o prefeito sobre as Torres de Telefonia Celular no município.
O ponto alto da sessão ficou a cargo do trio de Vereadores; Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), Leonor Diniz Santos Ferreira - Drª Leonor (PDT) e Madalena Fachini (PSB). O primeiro questionou o prefeito quanto ao projeto Renascer e sobre as taxas de cobrança para o uso das quadras esportivas. O prefeito ressaltou que apenas estava dando um apoio para a vinda da Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos, pertencente a entidade. Com respeito as taxas, o prefeito ordenou o seu cancelamento imediato, recebendo palmas da platéia e agradecimentos do Parlamentar.
Já a Vereadora Leonor Diniz criticou o prefeito pelo fato da cidade ter os maiores índices de criminalidade. Enquanto o chefe do Executivo dizia ser este um problema de Segurança Pública, a Vereadora insistia ser um problema de Saúde Pública, chegando a rebater as críticas de modo áspero. "Mas o povo vota mal mesmo!!!". Em outro momento, Antonio Carlos usou o tom da comédia, citando que a Vereadora teria dado nota zero à Saúde no município. "Achei estranho, pois ela trabalha na Saúde, pensei eu que pelo menos 0,5 ponto poderia ser dado, em virtude do trabalho feito por ela", disse.
Por último a Vereadora Madalena Fachini usou da maneira indireta para criticar o prefeito e sua administração, dizendo que não iria perguntar sobre vários assuntos e citando cada um deles, chegando a mencionar a possível abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), sobre irregularidades na obtenção de Certidões Negativas. Da maneira dele, o prefeito explicou todas as citações feitas pela Vereadora e pediu a sua bancada para não assinar a referida CPI, pois a Parlamentar faltava com a verdade.
O Vereador Celso Pereira interveio, dizendo ao prefeito que ele deveria deixar a bancada livre para assinar ou não, pois todos confiam no trabalho desenvolvido por ele no Executivo. Ao final, a Vereadora Vera Peixoto usou da palavra para dizer que em momento algum ela e muito menos o Legislativo local, aceitam o rótulo de 'submissos' e que não haveria porque serem dirigidos para assinar ou não a abertura de uma CPI.
A sessão terminou por volta das 23 horas. A partir da próxima terça, a Câmara volta ao ritmo normal, com a discussão e votação dos projetos na pauta. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Recomeça o programa de rádio dos Vereadores

Caraguatatuba - O programa semanal de rádio dos Vereadores de Caraguatatuba recomeçou hoje, quarta-feira, dia 7 de agosto, após 42 dias de recessso Parlamentar, que compreenderam o final de junho, todo o mês de julho e a primeira semana de agosto. Quem reiniciou o programa foram os Vereadores Agostinho Lobo e Vera Peixoto, ambos do PSDB.
O programa de rádio dos Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba acontece toda quarta-feira, das 10h30 às 11 horas, na Rádio Oceânica, ZYK 670 Khz, durante o programa "A Cidade se Comunica", comandado por Roberti Costa.
Com o nome de "Com a Palavra o Vereador", o programa é produzido pela Assessoria de Imprensa da Câmara, que seguindo uma escala de datas, convoca sempre 2 Vereadores para comparecerem ao programa, que tem 2 (dois) blocos de 14 minutos cada um de duração.
A aparição dos Vereadores faz parte de um contrato com a Rádio Oceânica, que transmite semanalmente as Sessões do Legislativo, todas as terças-feiras, a partir das 19h30.
Na volta do programa, estiveram presentes os Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB) e a Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto - a Vera Peixoto (PSDB), que falaram sobre os seus trabalhos nos últimos meses.
O programa tem por objetivo mostrar à população os trabalhos e tarefas realizadas pelos Vereadores frente a população. A Câmara reforça a idéia de que pelo rádio o Parlamentar estará mais próximo ainda do povo que o elegeu. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar mantêm altos índices de atendimento no recesso

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, manteve o atendimento durante o Recesso Parlamentar de Julho, período de descanso dos Vereadores, recebendo os contribuintes no anexo da Câmara, às quartas-feiras. Mesmo sendo recesso o Parlamentar manteve os mesmos índices do período normal.
Os Vereadores atendem diariamente a população, seja no prédio principal da Câmara Municipal, seja no anexo, que funciona temporariamente, em virtude da ampliação das dependências do Legislativo local. Alguns Vereadores, como Aurimar Mansano, atendem somente às quartas-feiras.
Durante o recesso, é comum os Vereadores viajarem e dedicarem seu tempo aos cuidados da família. Já o Vereador Aurimar Mansano manteve o atendimento no mês de julho.
No total foram mais de 300 pessoas, com atendimento somente às quartas-feiras. Para Mansano, não seria o recesso que o impediria de atender os contribuintes. "Quem se elege para um cargo público tem que ter a consciência de que a dedicação é integral. São 24 horas dedicadas ao contribuinte, ao eleitor que nos elegeu e não iria parar de atendê-los durante o recesso", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Nézão dá apoio à Romaria de Cavaleiros rumo a Aparecida

Caraguatatuba - O Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), deu apoio incondicional aos cavaleiros de Caraguatatuba, na tradicional Romaria anual com destino a Aparecida, no Vale do Paraíba. Graças ao Parlamentar, todo o percurso de ida teve o acompanhamento e assessoria de Nézão.
A Romaria a cavalo para Aparecida acontece anualmente, com cerca de 20 cavaleiros de Caraguatatuba. Por razões de segurança, os cavalos não podem cavalgar na Rodovia dos Tamoios - a SP 99, que liga Caraguatatuba a São José dos Campos.
Num acordo estabelecido com a Polícia Rodoviária, os cavalos seguiram de caminhão até o Pouso Alto, próximo a Paraibuna e de lá, em montaria, até Aparecida, onde encontraram com outros cavaleiros pelo caminho até a cidade sede da Padroeira do Brasil.
O Vereador Nézão deu todo o apoio, cedendo um caminhão para os cavalos e transportando em sua própria van, os cavaleiros, além da alimentação. A Romaria aconteceu em 17 de julho e teve retorno no dia 21 do mesmo mês.
Para o Parlamentar, que é temente a Deus, não haveria como se isentar de ajudar num evento desta grandeza. "Todos tem o direito de homenagear e rezar com a nossa padroeira e eu não poderia recusar um apoio aos cavaleiros, que anualmente levam seus votos e pagam promessas a santa", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Agosto “mês do cachorro louco”

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Saúde espera vacinar neste mês de agosto cerca de cinco mil animais, entre cães e gatos. Segundo o Secretário de Saúde Antonio Luiz Colucci, o mês de agosto é conhecido como o mês do cachorro louco por uma antiga tradição.
O Secretário salienta que a raiva tem como principal transmissor o morcego hematófago, mas também pode ser transmitida por cães e gatos que por ventura venha a morder seres humanos. A vacinação é uma forma bastante eficiente de controle da doença.
Segundo Colucci, os dados da Fundação SEADE apontaram em 1996 que o Estado de São Paulo registrou 106 casos de raiva entre cães e gatos. De lá para cá os números vem diminuindo, em 2001 foram 12 casos. A notícia ruim é que no ano passado ocorreu um caso de raiva humana no Município de Dracena.
Pedimos a colaboração da população do nosso Município, que levem seus animais aos postos de vacinação durante todo este mês. A raiva merece uma atenção especial de todos nós, nosso Município tem um elevado número de cães e isso nos torna uma cidade de risco.
Segundo o Secretário, o Prefeito Manoel Marcos pretende ainda este ano iniciar as obras do Centro de Vigilância Ambiental, que irá incluir o CCZ (Centro de Controle de Zoonose), e em conjunto com o projeto de educação de posse responsável, virá a controlar este grande número de animais errantes que hoje existe no Município. (Fonte: PMI)

Reparos ampliam fila de espera na balsa
Reforma atrasa travessia entre São Sebastião e Ilhabela nos horários de pico; usuários reclamam de demora

São Sebastião - O início das reformas das balsas que fazem a travessia entre São Sebastião e Ilhabela deve aumentar o tempo de espera para o embarque de passageiros nos horários de pico.
Os reparos, que começaram ontem, têm previsão para durar três meses. A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) realizará manutenção e reforma nos flutuantes e nas balsas que fazem a travessia entre os municípios.
Nesse período, as travessias serão feitas por três balsas "ferry-boats" --normalmente são utilizadas quatro.
Segundo o gerente de travessias da Dersa, Ricardo Goulart, a orientação é que os usuários evitem a travessia no período de intenso movimento como das 7h às 9h e das 17h às 19h.
"A manutenção dos balsas é para a garantir a segurança principalmente no verão, período em que aumenta o número de usuários", disse.
Ele afirma ainda que se os usuários optarem por horários diversificados não haverá alteração no tempo de espera que é em torno de 15 minutos.
"Não esperamos congestionamentos. No período de mais movimento, pode ser que o usuários esperem um cinco minutos a mais para a travessia", disse Goulart.
ESPERA- Apesar das recomendações da Dersa, os usuários já começam a sentir os efeitos dos serviços executados na balsa.
A proprietária de uma vidraçaria em São Sebastião, Márcia Regina Toledo, disse que ontem ficou esperando por mais de uma hora para embarcar em uma balsa em Ilhabela.
"Levei mais de duas horas para chegar ao meu serviço. A única balsa que estava fazendo a travessia não tinha capacidade para transportar os mais de cinquenta passegeiros que estavam no local", disse.
Márcia afirmou ainda que normalmente duas balsas realizam as travessias nos horários de pico e que as balsas em manutenção deveriam ser substituídas.
"As reformas são necessárias para a segurança do transporte, mas não podem prejudicar os usuários que têm horário para entrar no serviço", disse a comerciante.
REFORMA -Segundo a Dersa, a reforma visa na manutenção da parte interna e externa das duas balsas e dos dois flutuantes de travessias.
A finalidade é garantir a segurança dos usuários principalmente na alta temporada por causa do intenso movimento.
Os serviços de reparo serão realizados também em outras cidades do Estado cujas balsas são administradas pela Dersa. O investimento total previsto para as reformas é de cerca de R$ 6 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião define regras para hotéis

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião pretende criar diretrizes para a construção de hotéis e pousadas na costa sul do município.
Um projeto de lei, de autoria do vereador Benedito Amâncio dos Santos (PPS), regulamenta que estabelecimentos do setor hoteleiro sejam construídos na região apenas em área superior a 2.500 metros quadrados.
A proposta já tramitou em todas as comissões temáticas do Legislativo e deverá ser votada na sessão da próxima segunda-feira.
O projeto complementa a Lei 561/87, que dispõe sobre a instalação de hotéis e pousadas na costa sul, formada pelos bairros Boracéia, Barra do Una, Juqueí, Camburí, Boiçucanga e Maresias.
De acordo com a legislação atualmente em vigor, hotéis e pousadas devem oferecer uma garagem para cada apartamento, além de cozinhas e refeitórios.
A lei que regulamenta o setor, no entanto, não impõe restrições quanto ao tamanho da área em que hotéis e pousadas podem ser construídos.
AVALIAÇÃO- Para o vice-presidente da Associação dos Hotéis e Pousadas do Boiçucanga, Vanderlei de Matos, a proposta é benéfica. Segundo ele, apenas 30 das 80 pousadas existentes no bairro são regularizadas.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Arthur Ramirez Balut, acha que o projeto deveria ser melhor discutido com as entidades que representam a comunidade. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião realiza I Fórum "Aids e Educação"

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará na próxima sexta-feira, 9, no Teatro Municipal, o I Fórum "Aids e Educação".
Com previsão para começar às 9 horas e se estender até às 17 horas, o evento está sendo organizado pela equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), tem o apoio da Secretaria da Educação e é voltado a todos os educadores do município, sendo de escolas públicas ou particulares, e aos profissionais da área de Saúde Pública.
Durante o evento, os técnicos da Fundação de Desenvolvimento da Educação, da Secretaria de Estado da Educação, Maria Lúcia Libois, Maria da Penha Fabiano e Edison Almeida, irão apresentar os projetos "Prevenção Também se Ensina" e "Comunidade Solidária".
Segundo a coordenadora do programa municipal DST/Aids, Adriana de Paula Barbosa, o objetivo do programa será tentar englobar as instituições de educação num trabalho de prevenção a ser iniciado nas escolas. "Nós desenvolvemos um programa de assistência ao portador, que abrange desde o diagnóstico da doença, até o tratamento e acompanhamento social, psicológico e familiar. Agora, nós pretendemos trabalhar também com a prevenção, implantando em toda a rede educacional, da creche até o segundo grau, programas preventivos adequados para todas as idades", explicou a coordenadora.
Segundo dados da Secretaria da Saúde de São Sebastião, há no município 309 casos de HIV/Aids, na paridade de um homem para cada mulher infectada. Deste total, 23,4% são registrados em menores de 24 anos. Os dados ainda confirmam que, considerando um período de incubação longo, onde se caracteriza a infecção, os adolescentes de ambos os sexos são as maiores vítimas da doença.
"A incidência de casos de Aids no município é duas vezes maior do que no Estado de São Paulo e quatro vezes superior a média Nacional", disse Adriana de Paula.
Este fato levou o Ministério da Saúde a apoiar de forma mais direta as ações realizadas pela equipe do Programa DST/Aids do município.
No evento da próxima sexta, também serão abordados outros temas voltados as estas doenças como "Desafios para o Controle da Aids no Brasil", com o médico infectologista, Carlos Mello de Capitani; "Perfil Epidemiológico e Propostas e Estratégias" do Programa Municipal de DST/Aids, com o sociólogo Cláudio Celso Monteiro Júnior e a enfermeira coordenadora do programa, Adriana de Paula Barbosa e a apresentação de Caio e Bia, com o apoio de bonecos que irão representar um diálogo sobre a prevenção das DSTs/Aids.
Também haverá o lançamento do logotipo oficial do Programa Municipal de DST/Aids. (Fonte: PMSS)

Espetáculo Homenageia o Cinema

São Sebastião - Cerca de cem alunos das Oficinas Culturais da Prefeitura de São Sebastião estarão apresentando no dia 8, às 20h30, no Teatro Municipal, o espetáculo “Cinema em Cena”, com direção, adaptação de texto e iluminação, de Márcia de Siene.
O grupo, formado por turmas iniciantes do Centro e da Topolândia, interpretará, em 120 minutos, 28 esquetes de filmes variados, como: “O Máscara”, “Charles Chaplin”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Cantando na Chuva”, “Os Flinstones”, “Pixote”, “Romeu e Julieta”, “Uma Linda Mulher”, entre outros.
Esse trabalho teve início no início do curso e foi preparado de forma meticulosa, com seleção de filmes, elaboração dos textos, estudo das personagens, gravação das músicas e confecção de figurinos. “O objetivo do espetáculo é reunir todas as turmas de iniciantes para homenagear o cinema, uma arte que há mais de cem anos, conquista corações e emociona platéias de diversas partes do mundo”,
Os ingressos não serão vendidos. A entrada será um quilo de alimento não perecível. (Fonte: PMSS)

Abertas as Inscrições para as Oficinas Culturais

São Sebastião - As inscrições para as Oficinas Culturais da Prefeitura de São Sebastião estão abertas, de 9h às 17h, para as seguintes atividades: Artes Plásticas, Artesanato, Capoeira, Música, Teatro, Dança e Tai chi chuan.
Os interessados devem procurar a sede das Oficinas Culturais na rua: Expedicionário Brasileiro, 240 – centro – Tel: 452- 2717, com Solange ou Iolanda, ou na rua: Do Boi, 75, em Boiçucanga, costa sul – Tel: 3865 – 2804, com Willian ou Carla. (Fonte: PMSS)

Câmara aprova reorganização de plano comunitário de melhoramentos

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade de votos, em regime de urgência, o projeto de lei 055/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que reorganiza o plano comunitário de melhoramentos, cujo objetivo é o de viabilizar investimentos de infra-estrutura, envolvendo a participação do contribuinte beneficiário.
A proposta em questão refere-se as despesas do “grande” investimento em serviços de água e esgoto a ser implantado na costa sul do município, conforme lei aprovada pela Câmara, na qual a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) arcará com 50% do investimento total. Já o agente financeiro, o banco “Nossa Caixa S/A”, será o parceiro financiador, o qual liberará os recursos conforme os avanços do estágio da obra. “Dessa forma, o poder público pode viabilizar a implantação de tão significativo investimento, contribuindo diretamente com a qualidade de vida”, justifica o prefeito.
O projeto recebeu, ainda, três emendas supressivas. A de número 001/02, de autoria do vereador Borba (PMDB), elimina o artigo 3º do artigo 18, no qual se lê: “Na hipótese prevista no caput, formalizada nos termos do parágrafo primeiro, fica o banco Nossa Caixa S/A autorizado a debitar em qualquer conta da Prefeitura ou das cotas do ICMS - Imposto Sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, a serem recebidas pelo município, os valores decorrentes da responsabilidade tratada neste artigo”.
Já a de emenda 002/02, de autoria do parlamentar José Luiz (PSDB), suprime o artigo 18, no qual fica estabelecido que a Prefeitura é a responsável, observados os limites de endividamentos firmados na legislação em vigor, pelos contratos que os proprietários fixarem junto ao banco Nossa Caixa S/A, e os parágrafos 1º, 2º, 4º e 5º.
Por fim, a emenda 03/02, também de autoria do vereador José Luiz, elimina o parágrafo 1º do artigo 13º, no qual se lê que o valor do melhoramento, atribuído a cada proprietário de imóvel beneficiado, poderá se pago em uma só parcela ou financiado integral ou parcialmente através do banco Nossa Caixa S/A, dentro das condições estabelecidas.
O parlamentar Benedito Amâncio (PPS), apesar de ser favorável, declarou que a proposta é preocupante na questão da cobrança dos melhoramentos em relação aos carentes ou menos favorecidos economicamente. “A prefeitura deve contratar empresas que cobre preços acessíveis as pessoas que não como arcar com as despesas através de seu orçamento”, finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores aprovam contas da Prefeitura do ano de 1.999

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de decreto legislativo 006/02, de autoria das comissões de justiça e finanças, que aprova as contas do Poder Executivo referente ao exercício de 1.999.
Os vereadores Marquinho Souza (PSDB) e Capitão Mota (sem partido) justificaram a aprovação com base na decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara deve declarar três entidades como utilidade pública

São Sebastião - A Câmara Municipal está apreciando três projetos de lei que declaram de utilidade pública algumas entidades do município.
O primeiro deles, o de número 059/02, de autoria do vereador João Barreto (PRP), beneficia a “Obra Lar Vicentino”, com sede à rua Prefeito João Cupertino, situada na região central. De acordo com Barreto, a associação vem desenvolvendo ações visando a pratica da caridade cristã, através de assistência social, abrigando pessoas idosas da comunidade.
Já a Segunda proposta, sob o número 060/02, de autoria do mesmo parlamentar, declara de utilidade pública o “Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer - GAPC-VIDA”, com sede na rua Capitão Luiz Soares, 557, região central.
O terceiro, sob o número 061/02, de autoria do vereador Marquinho Souza (PSDB), reconhece como utilidade pública a Associação Sebastianense de Apoio do Diabético, a ASA-D, situada na Avenida Dr. Remo Correia da Silva, região central da cidade.
De acordo Marquinho, a entidade tem como finalidade assistir, materialmente, e orientar, moralmente, o portador de diabetes e sua família, além de promover a sua reabilitação. “Trata-se de uma associação, sem fins lucrativos, que organiza obras e serviços dirigidos ao tratamento e controle do diabetes, divulgando informações relacionadas ao assunto”, destaca. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ubatuba terá casa flutuante

Ubatuba - A paixão pelo mar e a audácia de navegante levaram o engenheiro Yamandú Rodriguez Villalba, 59 anos, a planejar a primeira casa flutuante do Litoral Norte.
A construção, com 35 metros quadrados a base de fibra de vidro, deve ficar pronta até o final do ano. O investimento é de R$ 60 mil.
A casa deverá se instalar sobre o mar por meio de bóias, a aproximadamente 50 metros da praia do Flamenguinho, próxima ao Saco da Ribeira, em Ubatuba. A idéia de Villalba é alugar a casa para turistas.
Ele afirma que a mensalidade média para o usuário será de R$ 180. A casa terá capacidade para seis pessoas, com dois dormitórios e varanda com sistema de comando, churrasqueira e mesa com cadeiras.
Segundo a Capitania dos Portos, os documentos para a aprovação da construção já estão sendo analisados. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Verticalização em Ilhabela - Ah, isso só pode ser coisa do "rabudo"... Só mesmo com bom humor dá para encarar esse absurdo projeto que tramita na Câmara de Ilhabela. Das duas, uma: ou o vereador proponente quer aparecer - ciente de que a cidade inteira, incluindo o Prefeito, vão apedrejar o projeto -, ou o grupo que o apoia nessa burrice política é tão inocente que esqueceu de medir as consequências.
Não acho que ninguém deva ceder à pressões, como diz o Vereador proponente, e todo projeto deve ser democraticamente discutido, até para mostrar seus podres, mas convenhamos: justificar o projeto para incentivar o turismo e a geração de empregos, é chamar todos que conhecem um pouco a região de "míopes", para dizer o mínimo.
Se o caso progredir, além de mandar prender todos da Comissão, devemos conclamar uma audiência pública e marcar muito bem o nome de quem apoia essa medida esdrúxula!

Eduardo Hipólito do Rego
Representante ambientalista do Litoral Norte no CONSEMA
Conselho Estadual do Meio Ambiente

Festeja Retorno - A Associação de Moradores do Bairro da Figueira, vem através deste festejar seu retorno e agradecer a atenção que o Senhor Prefeito Paulo Ramos e o Senhor Secretário da Educação professor Corsino o apoio que tem dado a nossa comunidade, acreditando na nossa força e capacidade.
Na época de campanha lembramos de uma de suas promessas que era de formar cooperativas para dar trabalho ao povo e hoje vimos que além de cumprir sua promessa o senhor prefeito ainda deu um voto de confiança na comunidade e não trouxe nenhuma entidade de fora da cidade e sim confiou na nossa união como comunidade.
Obrigado pela confiança.
Hoje já podemos apresentar ao senhor nossa Cooperativa de Produção onde mais de 20 famílias estão fazendo sabão e detergentes para vender e sobreviver.
OBRIGADO PREFEITO ... Obrigado Senhor Prefeito Paulo Ramos. Já temos nossa creche comunitária onde mais 8 trabalhadores terão empregos e mais de 40 crianças terão vagas. Obrigado pelo apoio integral que a secretaria de educação do professor Corsino, graças a secretaria de educação hoje temos nossa Cooperativa Educacional formada pelas mães das próprias crianças do bairro.
Obrigado Senhor Prefeito ... senhor não, amigo Paulo Ramos, pois só um amigo faria o que fez pela nossa comunidade, confiando na nossa própria capacidade de união, nos orientando para que as próprias mães formassem uma cooperativa educacional e por dar trabalho e vagas para nossas crianças ao povo sofrido de nossa comunidade.

Diretoria da Associação de Moradores do Bairro da Figueira
Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Ubatuba

Obrigado - Obrigado Senhor Prefeito Paulo Ramos, por estar através da Secretaria de Educação apoiando a comunidade do Rio Escuro em tudo para a formação de uma Cooperativa Educacional em nosso bairro para termos uma Creche Comunitária.
Lembro de uma promessa de campanha que o senhor nos fez de quando da sua visita que era o de incentivar a criação de cooperativas.
O Senhor esta cumprindo sua promessa, a Secretaria de Educação tem enviado funcionários até dia de domingo para conversar com as mães e ensinando-as a construírem uma creche através de cooperativa.
Obrigado Paulo Ramos, Muito Obrigado, graças as cooperativas que o senhor tem apoiado hoje temos a esperança de podermos ter vagas para nossas crianças.
Obrigado Paulo Ramos por lembrar de nosso bairro e de confiar na associação de nossas mães como capazes em formarem uma Cooperativa Educacional.

Maria Eva dos Santos
Moradora do Rio Escuro
Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Ubatuba

Surpresos - De repente somos tomados pela surpresa de saber que nosso Prefeito teve seu mandato suspenso. Por qual razão? Por ter comprado um carro. Comprado ilegalmente? Não.
Só porque é um belo carro, sonho de consumo daqueles que por inveja, más intenções ou até mesmo para promoção pessoal, se dizem contra, tão somente para prejudicar a pessoa do senhor Prefeito, não medindo que essas atitudes prejudicam sobremaneira uma administração exemplar e dedicada. O pior de tudo é que a maldade e a tendenciosidade tem seu período de glória, gerando a injustiça que estamos vendo nestes dias. E nos perguntamos. Porque será lque as pessoas gostam de cultuar as coisas negativas? Porque não divulgar as coisas boas?
Temos por princípio, que palavra é força criadora e, por isso temos certeza de que a velha máxima de que o bem vence o mal, é verdadeira, mesmo nos tempos atuais, onde os que gostam da maldade serão os perdedores.
A justiça existe. Principalmente a Divina.
E assim acreditamos que ainda poderemos presenciar jornalistas correndo atrás das notícias que podem mostrar Ubatuba após uma ano e meio de governo, onde a Saúde tem UTI móvel, ambulâncias, prédios novos para a Saúde Mental e Sede, uma Van com ar condicionado e outros acessórios, que transporta pessoas que necessitam de hemodiálise com conforto, que nos bairros existem equipes do Programa Saúde da Família atendendo toda a população e que o município aplicou mais de 22% na áreas da saúde.
Que a Educação inaugurou diversas escolas, o transporte de alunos é feito com veículos novos, a merenda é a melhor dos últimos tempos, com custo médio de R$ 0,16 por refeição de primeira qualidade e que a aplicação na manutenção do ensino só neste semestre ficou com percentual de 25,41%.
A Guarda Municipal está equipada. A Defesa Civil está equipada, e é a primeira vez que houve investimento neste setor. A Assistência Social está em plena atividade. A cidade está sofrendo transformação de embelezameto digno das belezas naturais em que somos abençoados.
E tudo isto se deve graças ao seu dinamismo.
Assim, senhor Paulo Ramos, queremos que saiba que embora exista uma minoria de pessoas que provocam essas vicissitudes, existem também muitas que o admiram, sabem da sua dedicação, e reconhecem seu trabalho e lhe desejam força e fé, pois o senhor vencerá e mostrará a todos o seu poder de trabalho.
Deus o abençõe.

SECRETARIA DE FINANÇAS
Vera Ramos, José Carlos, Joel, Marcelo Algodoal, Vânia, Leandro,
Cleusa, Marcelo, Ireni, Giles, Adriana, Helena, Nena e Berry.
Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Ubatuba



Obrigado Paulo Ramos - Bem Vindo de novo à Prefeitura são os votos da comunidade da Estufa II. Obrigado Paulo Ramos por estar nos apoiando na formação de uma Cooperativa Educacional em nosso bairro onde todas as mães da comunidade estão se associando em torno de uma cooperativa educacional em forma de creche comunitária.
Obrigado Paulo Ramos por estar cumprindo uma promessa de campanha que é a formação de cooperativas nos bairros e com isso nos dando a certeza que confia na comunidade e não em entidades de fora da nossa cidade.
Obrigado Paulo Ramos pelo apoio que a secretaria de educação tem nos dado na formação de nossa creche comunitária.

Eliane Camilo dos Santos
Moradora da Estufa II
Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Ubatuba


Seja Bem Vindo Prefeito Paulo Ramos - São os votos da comunidade da Figueira. Como poderia um prefeito que está trabalhando pela comunidade da Figueira.?? Obrigado Prefeito por ter criado em nosso bairro a Cooperativa de Produção de Sabão onde mais de 20 famílias estão tirando seu sustento.
Obrigado Prefeito Paulo Ramos pelo apoio que tem dado na Criação de uma Cooperativa Educacional em forma de creche comunitária onde as próprias mães são dirigentes em que várias mães são contratadas com várias vagas para crianças de bairro. Obrigado pelo apoio prefeito Paulo Ramos.

Maria de Fátima Soares dos Santos
Moradora do Bairro da Figueira
Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Ubatuba


Prezado Amigo Paulo Ramos - Diante de uma situação tão delicada como a que você está enfrentando, eu não poderia jamais deixar de apresentar minha solidariedade e retribuir neste ato a confiança depositada em mim, seja pelo desempenho profissional ou ainda, pela simples amizade. Coloco-me a disposição para auxiliá-lo no que for possível à esclarecer tão inoportuno fato.
Sou conhecedora de sua propostas e de seu desempenho e ainda, sou testemunha das condições deixadas nesta Prefeitura pela última administração, a evidente falta de equipamentos básicos, materiais de escritório, limpeza, segurança, veículos e tudo que um servidor precisa para apresentar seu trabalho, não posso deixar de citar que você, com sua coragem enfrentou tais dificuldades e em apenas um ano e meio de mandato conseguiu reestruturar grande parte destas necessidades, por esse dentre outros motivos, tenho que parabenizá-lo Sim. Você com suas atitudes sérias, resgatou a auto estima de muitos servidores.
Acredito que, a ausência ou talvez indiferença das pessoas em freqüentar às audiências públicas é que faz pairar estas nuvens duvidosas, a desinformação é nítida; se todos procurassem saber sobre a forma de você gerir nossa cidade fariam elogios, como fazem todos aqueles que acompanham as prestações de contas, pois elas não deixam dúvidas e só surpreendem.
Sabemos que somos humanos, por isso, normais, com erros e acertos portanto, perfeição e satisfação de 100% dos que nos cercam, nunca iremos alcançar.
Prefeito, meu amigo, olhe-se no espelho e orgulhe-se de ser exatamente assim como você é. Este problema, é apenas mais uma pedra que terá que transpor. Conte comigo hoje e sempre.

Elizabeth Ferrari Motta
Centro de Processamento de Dados da Prefeitura Municipal de Ubatuba


Lei de Licitação - Acompanhei pelo Litoral Virtual a discussão sobre a compra de um Passar ALEMÃO pelo prefeito de Ubatuba, não sei se existe, e se não existir deveria existir uma LEI que ajuda-se a industria BRASILEIRA, que em caso de licitaçao de, orgão publico, de um produto importado e houvesse um SIMILAR nacional, ficaria proibido optar pelo IMPORTADO. Isso parece pouco mas poderia gerar alguns postos de trabralho no BRASIL, não é o que todos os politicos dizem ???? GERAÇÃO DE EMPREGOS.

Jonas Antonio
Campinas - SP


Benção - Vereador Domingos dos Santos, você não aprovou a benção do Frei Gastoni, ao Prefeito de Ubatuba, mas veja que coincidência, na Bíblia Sagrada, conta que quando JESUS sentou-se à mesa junto a cobradores de impostos, que eram os malfeitores da época, todos se espantaram; como JESUS iria se misturar a esse tipo de gente ? e ele disse algo parecido com: "O médico deve estar... onde estão os doentes". Isto quer dizer que o Frei Gastoni foi até lá como médico do Espirito, quem sabe, ele cura o espirito, converte o coração do Prefeito para que ele tome vergonha na cara e devolva o dinheiro do carro aos cofres públicos.

Bel Dergham - Ubatubana
Sertão da Quina


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant alv.com.br Exata Informatica

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor