Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 14 de agosto de 2002 - Nº 594 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Escolas colaboram com Gincana da Solidariedade doando arroz
   Concurso Público para Supervisores de Ensino
   Semana de Prevenção às Deficiências
   Comissão de Zoneamento entrega Relatório Final
   Vereadora Dalva luta pela urbanização do rio Juqueriquerê
   Curso sobre recuperação do Uso indevido de Drogas
   Diocese comemora Semana Nacional da Família

Ilhabela:
   Vereador retira projeto que autoriza verticalização em Ilhabela
   Vazamento de Óleo tem Saldo Positivo
   Projeto Arrecada 3,5t de Recicláveis
   Fetival de Futebol Society Pés no Chão
   Ilhabela promove 8ª Festa do Camarão

São Sebastião:
   Camburi Gastronômico tem início hoje
   Projeto de Lei prevê redução nas tarifas de ônibus
   Porto terá depósito para minério tóxico
   São Sebastião cria área de segurança perto de escolas
   Peça de Dias Gomes em São Sebastião

Ubatuba:
   Ubatuba demole construções em área pública e de preservação
   Tribunal anula licitação para serviço de ônibus em Ubatuba
   Prefeitura garante Enduro da Independência em Ubatuba
   Ubatuba no mundial de jiu-jitsu
   APAF e Prefeitura promovem simpósio contra drogas

   Carta do Leitor


Escolas colaboram com Gincana da Solidariedade doando arroz
Objetivando colaborar com Caraguatatuba na Gincana da Solidariedade, as escolas particulares estarão fazendo doação de arroz, que será arrecadado por um caminhão nesta sexta-feira 16, nas escolas participantes

Caraguatatuba - Nesta sexta-feira 16, às 13h30, o caminhão da Secretaria Municipal de educação estará passando nas escolas particulares de Caraguatatuba para recolher a doação de arroz feita pelas mesmas para colaborar com a cidade na Gincana da Solidariedade, onde Caraguá disputa com os municípios de Caçapava e Pindamonhangaba uma vaga na segunda etapa. Para vencer essa primeira fase da gincana a cidade tem de arrecadar no mínimo 20 toneladas de arroz. Várias entidades estão participando.
No dia 3 de agosto foi feita uma passeata por diversos bairros da cidade com a participação do Motoclube Tamoios, Escoteiros, Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, entre outros para arrecadação de arroz. A iniciativa teve o apoio da Rádio Oceânica. As escolas particulares Arteeducação, Casulo, Ama, Arco-Íris, Colégio Módulo, Arca de Noé e Pueri Domus estarão doando arroz para a Gincana nesta sexta-feira 9, ocasiÃo em que a Secretaria Municipal de Educação estará viabilizando transporte para recolher o produto. (Fonte: PMC)

Concurso Público para Supervisores de Ensino

Caraguatatuba - O Governo do Estado autorizou a realização de concurso público para o cargo de Supervisor de Ensino. No último dia 30 de julho foi publicado, no Diário Oficial, o Perfil do Supervisor e a Bibliografia deste concurso. Há informações sobre o preenchimento de mais de mil vagas em todo o Estado de São Paulo. As Faculdades Integradas Módulo estão divulgando a realização de um curso de Extensão Universitária que terá início dia 24 de agosto e tem como objetivo a atualização bibliográfica. Segundo Angelina Pagés Ribas, Vice Diretora Acadêmica do Módulo, quatro eixos deverão ser desenvolvidos no curso de extensão que será oferecido: Avaliação, Gestão, Legislação e Supervisão. Os docentes, ainda de acordo com Vice Diretora, foram escolhidos segundo o critério titulação (mestres) e efetivos da rede pública. O curso será desenvolvido aos sábados e maiores informações podem ser obtidos no site www.modulo.br  ou pelo telefone 38972000. (Fonte: Módulo)

Semana de Prevenção às Deficiências

Caraguatatuba - O curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Módulo realizará nos dias 21 à 24 e 26 e 27 de agosto, das 8:00 às 12:00 horas e das 20:00 às 22:30 horas nas dependências do Módulo um ciclo de palestras e oficinas com o tema “Educação Especial, garantindo o direito e cidadania desde o nascimento”.
O projeto, coordenado pela professora Maria Antonia de L. Ribeiro Furgeri (coordenadora do curso de Pedagogia) e dirigido pela professora Enaida R. Gomes, acontece como parte das atividades desenvolvidas pela Federação Nacional das APAEs “Semana da Prevenção às Deficiências’, uma campanha que tem por objetivo conscientizar os alunos, futuros profissionais de educação, na busca de novos conhecimentos e prática pedagógicas no atendimento aos alunos portadores de necessidades educativas especiais.
As APAEs de Caraguatatuba e São Sebastião, em parceria com as Faculdades Integradas Módulo, estarão realizando atividades que irão proporcionar a descoberta da singularidade dos alunos especiais e a importância e o dever de respeitá-los reconhecendo seus limites. As atividades, que estarão envolvendo educadores, alunos do curso de Pedagogia e alunos das APAEs levará à sensibilizarão quanto ao processo educativo dessas crianças através da arte, palestras, oficinas e mesa redondas.
Serão discutidos os paradigmas vigentes atualmente na educação quanto ao estabelecimento de uma escola inclusiva, em que será destacado as políticas educacionais inovadoras e transformadoras que possibilite a realização social e humana desses alunos. (Fonte: Módulo)

Comissão de Zoneamento entrega Relatório Final

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes que trata da análise da Lei de Zoneamento - a Lei 200/92, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, entregou o Relatório Final. Foram 60 (sessenta) dias de exaustivas reuniões e encontros com os membros.
A comissão tem como presidente a Vereadora Madalena Fachini - Madalena (PSB), o Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), como Relator e o líder do prefeito, Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), como membro.
Além dos Vereadores, foram convidados membros da Sociedade Civil Organizada, representados pelas diversas entidades existentes no município, dentre elas a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba (AEAA-C), a Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba (Acic) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e representantes da Prefeitura, através de suas secretarias municipais.
A comissão iniciou seus trabalhos em 6 de maio, na Câmara Municipal. De lá para cá foram mais de 4 reuniões, sempre com exaustivos debates, pareceres incisivos e opiniões profundas, atuais e progressistas. Não houve necessidade de prorrogação de prazo.
No Relatório Final, a comissão argumenta que após 10 anos a Lei 200/92 foi completamente anulada pelas modificações realizadas, como por exemplo diversas obras irregulares ou clandestinas foram implantadas, baseando-se na lei do fato consumado e na premissa de aceitar o ilegal e legalizá-lo. Ao mesmo tempo, a comissão acusa a Prefeitura de ter sido omissa ou até conivente na sua fiscalização ou policiamento da legislação.
A comissão faz várias sugestões ao final do relatório, tal como a paralisação imediata da tramitação de todas as propostas de modificação da Lei 200/92, seja de origem do Executivo ou do Legislativo; A criação urgente de uma comissão para uma nova lei de Uso do Solo, para a adequação e modernização da referida lei; A participação efetiva de toda a comunidade organizada, entidades de classe entre outros, convocadas por ampla divulgação nos meios de comunicação.
Entre as sugestões propostas pela comissão, está a da realização de Audiências Públicas, que teriam como objetivo a busca de sugestões e pretensões dos cidadãos, principalmente nos bairros onde se pretenda modificar a lei; a criação de uma lei forte, que impeça modificações, exceto se houver respaldo da comunidade, justificativa técnica e com prazo determinado para as mudanças é outra sugestão da comissão, além de sanções punitivas de caráter disciplinar para obras clandestinas e irregulares, bem como quanto a omissão ou prevaricação dos órgãos e agentes públicos, encarregados da fiscalização.
A Vereadora Madalena espera agora que o Executivo se mobilize quanto a questão. "Estou torcendo para a Prefeitura utilize os membros da nossa comissão, pois eles tem o conhecimento do município e a sabedoria para opinar sobre o que necessitamos de melhor", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora Dalva luta pela urbanização do rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - A Vereadora Dalva Santana - profª Dalva (PPS), tem como uma de suas metas políticas a luta pelo Meio Ambiente e por um melhor equilíbrio ecológico em Caraguatatuba e em todo o Litoral Norte. Prova disso são os diversos trabalhos em pró do rio Juqueriquerê, um dos mais famosos da cidade, seja pelo valor histórico, seja pela alimentação e provento que ele traz aos pescadores da zona sul.
Tendo como base o rio Juqueriquerê e outras obras ambientais, a Vereadora Dalva Santana e o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), recepcionaram na semana passada o Deputado Estadual Ricardo Trípoli (PSDB), ex-presidente da Assembléia Legislativa e ex-Secretário Estadual do Meio Ambiente, que esteve em Caraguatatuba para verificar o que tem sido feito pela ecologia no município.
O prefeito Antonio Carlos, o Deputado Trípoli e a Vereadora foram até o seminário que o Procom estava realizando na cidade, no Ilha Morena Praia e Pesca, isto sem antes sobrevoar a cidade, para observar as obras realizadas até o momento pela administração Antonio Carlos da Silva.
Do sobrevôo o Deputado, a Parlamentar e o prefeito, seguiram para o Ciefi Maria Aparecida Ujyo, no bairro do Porto Novo onde participaram do encontro que escolheu o slogan, o mascote e o nome do projeto de Reciclagem de Lixo para a cidade.
Dentre os vários trabalhos realizados no âmbito ecológico, a Vereadora destacou o Aterro Sanitário, o Dessassoreamento e a Urbanização do rio Juqueriquerê, a modernização do Horto Florestal e a transformação da estrada do Rio Claro em rodovia Turística-Ecológica. "O Meio Ambiente passou a ser parte integrante de nossa vida e dos nossos dias, de uns anos para cá. Apoiar quem entende e conhece os nossos problemas é fator primordial para uma Caraguatatuba melhor", disse a Vereadora. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Curso sobre recuperação do Uso indevido de Drogas

Caraguatatuba - Incentivados pela Campanha da Fraternidade 2001 “Vida Sim, Drogas Não.”, a Diocese de Caraguatatuba iniciou a formação da Pastoral da Sobriedade, cujo objetivo é ajudar famílias e seus dependentes, promovendo entre outras ações, cursos de orientação.
Em parceria com a APAF - Associação Promocional de Apoio ao Farmacodependente, comunidade terapêutica que tem o apoio da comunidade católica e atua na cidade de Ubatuba, a Diocese marca o início dos trabalhos na cidade de Caraguatatuba com o CURSO sobre Recuperação do uso indevido de drogas que será ministrado por profissionais da área da saúde das cidades de São Paulo e Campinas, ligados à Pastoral da Sobriedade Nacional, sediada em Curitiba - PR.
O curso é destinado a agentes das áreas de saúde, educação, assistência social, pastorais da Igreja, outras entidades de trabalho com dependentes, além de estar aberto à participação do público em geral bem como de familiares de dependentes químicos.
Local - Salão da Igreja matriz Santo Antonio
Dias 14, 15 e 16 de agosto
Horário das 19 às 22horas
Inscrições abertas e limitadas com taxa de R$5,00 para material. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Diocese comemora Semana Nacional da Família

Caraguatatuba - A Igreja católica de todo o Brasil comemora esta semana, até domingo,18, a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA.
Este ano, o tema traduz a esperança de um mundo mais fraterno e sem violência: “ACREDITAR NA FAMÍLIA E CONSTRUIR O FUTURO”.
Diversas atividades acontecem nas igrejas em todo o Litoral Norte.
As Missas celebradas diariamente, antecedem diversos eventos e palestras coordenadas pela Pastoral Familiar.
Em Caraguatatuba, na Catedral Divino Espírito Santo, amanhã a palestra vem com o tema: Família e Consciência Política, a partir das 19h30.
Em Ubatuba, na Paróquia Matriz Exaltação da santa Cruz, hoje é dia de Encontro com as Casais de até 5 anos de matrimônio, e amanhã, dia deEncontro com os Namorados.
Na comunidade da praia da Maranduba, a semana segue com carretas e celebrações nas comunidades da região e no domingo, dia 18, uma grande confraternização acontecerá na Praia da Maranduba, aberta à participação da comunidade, com brincadeiras, jogos e muita alegria, reunindo as famílias. Este evento terá o apoio da Prefeitura de Ubatuba através da Secretaria de Esportes, do Corpo de Bombeiros e da Sabesp. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Vereador retira projeto que autoriza verticalização em Ilhabela

Ilhabela - O vereador Romeu Pedro Persch retirou de votação, durante a última sessão da Câmara de Ilhabela, o projeto de lei que modifica a Lei Municipal 98/80, referente ao uso do solo no município.
Se o projeto fosse aprovado, ficaria autorizado a construção de imóveis com três pavimentos (andares), começando a contar do térreo. Com isso, a lei 1980 que prevê edificações com um pavimento além do térreo continua valendo.
De acordo com o vereador, a lei é antiga e não condiz mais com a realidade que Ilhabela enfrenta atualmente. O vereador retirou o projeto para pode discuti-lo no Plano Diretor. “No plano, a proposta será analisada de uma forma melhor”.
O projeto propunha alterações como: nos terrenos próximos à faixa de marinha serão permitidas construções com dois andares, após a linha dos 33 metros. Em áreas planas serão permitidas construções sobre pilotis, desde que a obra não ultrapasse a altura normal de uma edificação de três pavimentos. Em algumas obras com três andares, os pilotis serão admitidos para nivelar o pavimento térreo com a rua.
Os arranha-céus são proibidos no território do município, assim considerada qualquer edificação com mais três pavimentos, mesmo para fins hoteleiros ou sob o pretexto de revestir encostas e penhascos. As lajes de cobertura dos prédio de três pavimentos não poderão passar de 12 metros de altura.
O presidente do Rotary Club de Ilhabela, Danilo Francisco achou a retirada excelente. “Tomara que não venha coisa pior pela frente”.
O estudante de direito Fábio Marcondes lembrou que o Plano Diretor discute a questão do uso do solo. “Agora o projeto poderá ser inserido nele. Já imaginou Ilhabela cheia de prédios?”.
Após a retirada do projeto das comissões, a coordenadora do Plano
Diretor, Maria Inez Fazzini, disse que a verticalização não foi discutida em nenhuma das reuniões que servem de base para a elaboração do plano. “Isso ocorre porque a verticalização é um assunto que não faz parte do nosso dia-a-dia e do nos anseios”. (Fonte: Imprensa Livre)

Vazamento de Óleo tem Saldo Positivo

Ilhabela - A Secretária Municipal de Meio Ambiente de Ilhabela foi comunicada às 16:00h do sábado sobre o vazamento ocorrido no último sábado.
O acidente de pequeno porte nos serviu de grande lição para que nos afinemos – Prefeitura de Ilhabela, de São Sebastião e a Petrobrás, par que algumas arestas sejam podadas e a operação possa garantir segurança e sucesso a todos.
Pela 1ª vez na historia dos vazamentos de óleo, as comunidades dos dois municípios – Ilhabela e São Sebastião – foram envolvidas no acontecimento, contando com:
1) Operação no mar com 10 embarcações de pescadores da Colônia dos Pescadores de Ilhabela e 12 embarcações de São Sebastião;
2) Monitoramento das praias por terra em Ilhabela (com 09 monitores);
3) Sobrevôo da Secretária Municipal de meio Ambiente de Ilhabela, Diretor de Meio Ambiente de São Sebastião, representante da CETESB e da Petrobrás para avaliarmos a extensão do acidente.
Após os cursos de Agentes Ambientais em Ilhabela e São Sebastião, contatamos por um lado que se falhas houveram deveremos nos unir para saná-las, nos preparando para futuros infortúnios, por outro nos resta a certeza de que a reivindicação do envolvimento da comunidade local foi atendida e este fato nos tranqüiliza. (Fonte: PMI)

Projeto Arrecada 3,5t de Recicláveis

Ilhabela - O 12º Evento do Projeto da Secretaria Municipal de meio Ambiente – “Ilhabela Tem Cara Limpa” contou com a participação de 54 pessoas, que recolheram 3,5 toneladas de resíduos sólidos recicláveis, que foram encaminhados ao Centro de Triagem.
O prêmio da gincana – uma bicicleta – foi doada pelo Restaurante Ilha Sul, as camisetas pela Transpetro, o gelo pela Gelo Ilha, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente agradece aos patrocinadores e lhes informa que os resultados dos eventos são sempre positivos, porque atinge o 1º objetivo do projeto que é deixar a Ilha limpa.
Existe sempre uma lição transmitida que consiste na necessidade de muitos projetos de educação ambiental, para que o hábito de “sucatas” ou “cacarecos” serem juntados, possa ser transformado.
A Secretária Cássia agradece a todos de sua equipe – fiéis escudeiros que neste sábado estiveram presente: Ana Lucia dos Reis Silva, Jairo Manoel Zacarias, Vanda Estela Barroso, os viveiristas Anderson Pereira, Fabio Francisco dos Santos e Rodrigo dos Santos Barroso; os estagiários Luis Ricardo de Santana Souza, Rafael da Silva, Jefferson Augusto Jesus dos Santos, Nelson Augusto Barbeiro; os motoristas da Kombi Rogério da Silva e do caminhão Luiz Aníbal F. de Jesus com seus ajudantes Carlos Roberto Simão e Wilham Cosme dos Santos Amaral, sem os quais o sucesso da operação não aconteceria.
O vencedor da gincana foi Daniel Mateus Alexandrino de Souza – 10 anos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Centro de Triagem agradecem a todos os participantes por mais uma jornada de exercício de cidadania. (Fonte: PMI)

Fetival de Futebol Society Pés no Chão

Ilhabela - A Diretoria de Esportes de Ilhabela realizou no início do mês o Fetival de Futebol Society Pés no Chão. O evento aconteceu no campo no Bairro do Reino e contou com a participação de 28 equipes nas categorias dentinho, pré-mirim e mirim, alunos da escolinha de futebol da Prefeitura e infantil, veterano e feminino.
Além de jogar, cada equipe colaborou com a campanha do agasalho doando as roupas que não usam mais. O Monitor Luiz Siqueira ficou muito satisfeito com o resultado do evento que arrecadou cerca de 210 agasalhos. “O objetivo do festival foi realizar uma tarde esportiva unindo lazer com solidariedade para colaborar com a campanha do agasalho”, completa Siqueira.
Colaboraram com o evento: Ilhabela Materiais de Construção, Teófilo, João do Depósito Camburi, Mercearia Nascimento, Vereador Romeu. (Fonte: PMI)

Ilhabela promove 8ª Festa do Camarão

Ilhabela - O 8º Festival do Camarão, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, acontece de 17 de agosto a 9 de setembro. São quatro fins de semana dedicados à arte de comer bem, em meio à paisagens das mais luxuriantes, em uma verdadeira união entre os prazeres de uma cidade litorânea e o encanto de uma das maiores reservas de Mata Atlântica remanescentes do Brasil. Mais informações na Associação Comercial e Industrial: tel. (12) 472-7102. (Fonte: ValeParaibano)

Camburi Gastronômico tem início hoje

São Sebastião - De hoje a 29 de setembro, sete restaurantes e seis pousadas da praia de Camburi, em São Sebastião, oferecem ao turista o festival "Camburi Gastronômico. Durante o período, a cada semana, um restaurante encabeçará o projeto. O restaurante irá oferecer um menu especial, criado a partir de um tema específico. A iniciativa é dos restaurantes Antigas, Cantinetta, Cauim, Ermitão, Manacá, Ogan e Tié Sahy e das pousadas Tiê Sahy, das Praias, Villa Paradiso, Canto de Camburi, do Rosa e Camburioca. O telefone da central de informações é (12) 9769-0008. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto de Lei prevê redução nas tarifas de ônibus

São Sebastião - O parlamentar relata que pretende atender usuários penalizados em razão do custo atual das tarifas. Também escreve que a numeração nos ônibus consta apenas como menção de necessidade na lei 1560/2002. Trata de lei feita com base em projeto do vereador Marcos Fuly. Considerando falha técnica por falta de numeração da linhas na lei, Mota aponta que seu projeto, hoje, corrige a situação.
“A nossa proposta não fixa preços de tarifa”, diz Mota. “Estabelece os critérios para fixá-las, após avaliação e majoração decretada pelo chefe do Executivo, na linha 30, que é a maior do nosso município, indo do Terminal Rodoviário, na área central, até o último bairro do extremo sul, Boracéia”, completa.
O projeto de lei altera a lei 1560/2002, fixando os números das linhas e percentuais para as tarifas, calculados sobre o preço máximo, hoje R$ 3,20, para o trajeto entre o centro e Boracéia.

R$ 1,40 para R$ 0,80 - Pelo projeto, só teriam redução no custo da tarifa três linhas. Trata-se da linha 11: São Francisco, Morro do Abrigo, com destino ao Terminal Rodoviário e retorno; a linha 12: Itatinga, Topolândia e Morro do Olaria, com destino ao mesmo terminal e retorno,; e a linha 23: Boiçucanga a Maresias, passando pelo sertão e tendo seu ponto final após a ponte do Rio da Barra e retorno. Todas teriam redução de R$ 1,40 para R$ 0,80.
O vereador Mota afirma que a proposta atenderia apelo da comunidade. “Muitas pessoas usam até três conduções para chegar ao trabalho, diariamente”.
Ele enfatiza que seu objetivo não é estabelecer confronto com a empresa concessionária do transporte coletivo. “A empresa presta serviço de boa qualidade, aliás é considerada a melhor do Litoral Norte e com certeza está entre as melhores do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira”.
Mota ainda declara que o projeto tem 90 dias de prazo para tramitação na Câmara. Ele está disponível para discutir o conteúdo da matéria e aceitar eventuais emendas.
O parlamentar pede para que a empresa estude o assunto e até viabilize experiência para verificar se a proposta não provocará prejuízos. “Não queremos prejudicar a empresa e, não sendo possível executar o projeto, recuaremos”, completou.

Números das linhas e percentuais de cobrança - Segundo o projeto de lei, cada linha terá como parâmetro de fixação de preço da tarifa, percentuais calculados sobre o total da tarifa máxima ou a estabelecida em decreto. Somente três linhas teriam custo da tarifa reduzido.
Linha 10: Canto do Mar, Jaraguá, Enseada e Praia Deserta com destino ao Terminal Rodoviário e retorno (43,75%). Mantém valor atual de R$ 1,40.
Linha 11: São Francisco, Morro do Abrigo, com destino ao Terminal Rodoviário e retorno. (25%). Reduz de R$ 1,40 para R$ 0,80.
Linha 12: Itatinga, Topolândia e Morro do Olaria, com destino ao Terminal Rodoviário e retorno. (25%). Reduz de R$ 1,40 para R$ 0,80
Linha 13: Topolândia, Centro, Porto Grande, Praia Deserta, Pontal da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Praia da Cigarras, Enseada, Jaraguá, via Canto do Mar e retorno. (43,75%). Mantém valor atual de R$ 1,40
Linha 14: Guaecá, Barequeçaba e Varadouro, com destino ao São Francisco e retorno. (43,75%) Mantém atual valor de R$ 2,40
Linha 20: Boiçucanga, Maresias, Paúba, Santiago, Toque-Toque Pequeno, Torque-Toque Grande, Barequeçaba, Varadouro, com destino ao Terminal Rodoviário e retorno. (71,88%) Mantém valor atual de 2,30
Linha 21: Boiçucanga, Camburi, Praia da Baleia, Barra do Sahy, Praia Preta, Juquehy, Barra do Una, Boracéia até divisa com o município de Bertioga e retorno. (62,5%). Mantém valor atual de R$ 2,00
Linha 22: Maresias, Paúba, Santiago, Toque-Toque Pequeno, Toque-Toque Grande, Guaecá, Barequeçaba, Varadouro, com destino ao Terminal Rodoviário e retorno. (62,5%). Mantém valor atual de R$ 2,00
Linha 23: Boiçucanga a Maresias, passando pelo sertão e tendo seu ponto final após a ponte do Rio da Barra e retorno. (25%). Reduz de R$ 1,40 para R$ 0,80
Linha 30: Centro, Varadouro, Barequeçaba, Guaecá, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Santiago, Paúba, Maresias, Boiçucanga, Camburi, Praia da Baleia, Barra do Sahy, Praia Preta, Juquehy, Barra do Una e Boracéia e retorno. 100% ou R$ 3,20 cobrados hoje. (Fonte: Imprensa Livre)

Porto terá depósito para minério tóxico

São Sebastião - O porto de São Sebastião instalou dois armazéns infláveis para abrigar cerca de 5.000 toneladas de minérios tóxicos ao lado do canal entre a cidade e Ilhabela. Os produtos químicos, originários da China, devem permanecer no porto por até 50 dias.
Os minérios originários da China --magnesita, bauxita, sulfito de sódio, óxido de cromo, tecnolita, ácido cítrico, formato de sódio, glyoxal e óxido de alumínio-- vieram embalados no sistema "big bag" (várias vezes ensacado) e serão utilizados por indústrias de cerâmica e refratários do Estado de São Paulo.
Segundo o coordenador da área de saúde ambiental da FCMU (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp), Ângelo Zanaga Trapé, alguns dos minerais podem causar problemas dermatológicos se manipulados e expostos de forma errada.
O contato com o óxido de cromo pode causar problemas respiratórios e dermatites, segundo ele. A assessoria de imprensa da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que não há obrigatoriedade legal de inspeção no depósito temporário.
Segundo o gerente do porto, da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), Vilson Costa, a locação dos armazéns infláveis foi realizada só para comportar a carga de minérios. "É a primeira vez que o porto aluga armazéns infláveis para produtos químicos." (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião cria área de segurança perto de escolas

São Sebastião  - A Câmara de São Sebastião aprovou anteontem um projeto-de-lei que cria um perímetro escolar de segurança em todos as unidades de ensino da cidade. A redação final do projeto será encaminhada hoje à prefeitura, que tem 15 dias para sancionar ou vetar a lei.
O projeto, de autoria do vereador Erwin Mota (sem partido), determina a proibição de vendedores ambulantes e de aglomeração de pessoas dentro de um raio de 100 metros de distância em relação aos portões das escolas.
A lei, que ainda previa o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais localizadas nesse trecho, recebeu uma emenda do vereador Marcos Souza (PSDB) e foi aprovada com a autorização para os comerciantes que já trabalhavam nos locais continuarem em funcionamento. A proibição ficou restrita aos novos estabelecimentos abertos no trecho estabelecido pelo projeto.
Segundo Mota, o objetivo é acabar com o tráfico de drogas nas proximidades das escolas de São Sebastião.
"A violência chegou a patamares inaceitáveis. A insegurança que cerca as unidades de ensino gera intranquilidade em alunos, pais e professores", disse Mota.
Para o vereador Marcos Souza (PSDB), autor da emenda, a iniciativa apresentada por Mota é necessária, mas, da forma em que se apresentou, afetaria comerciantes que atuam há mais de 20 anos na cidade.
APROVAÇÃO - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), afirmou que vê com "bons olhos" a iniciativa do Legislativo.
"É muito importante os vereadores se preocuparem com a segurança da cidade. O Executivo não pode cuidar de tudo sozinho e apóia as iniciativas de combate ao tráfico de drogas no município", disse o prefeito.
Segundo Julião, o projeto ainda será avaliado com relação à constitucionalidade e deve ser sancionado nos próximos dias.
De acordo com o setor de Relações Públicas da Polícia Militar de São Sebastião, a lei deve auxiliar o trabalho da PM, que realiza rondas escolares diariamente nas unidades de ensino da cidade.
Segundo a PM, a ausência de ambulantes e a diminuição do número de pessoas nas portas das escolas são fatores que devem agilizar o trabalho e facilitar as investigações com relação ao tráfico de drogas nas portas das escolas.
Na semana passada, as polícias do Litoral Norte discutiram a criação de rondas escolares específicas para coibir a violência e o tráfico nas proximidades das unidades de ensino. (Fonte: ValeParaibano)

Peça de Dias Gomes em São Sebastião

São Sebastião  - No dia 25/08/02 será apresentado, no teatro municipal de São Sebastião, o espetáculo teatral “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes.
O evento acontecerá às 20:30 h. e será realizado pelo grupo Teatrando, de Pindamonhangaba, que foi o vencedor do Mapa Cultural Paulista Regional. Representando a região em São Paulo, o grupo ganhou o prêmio de melhor cenário.
A peça, cuja direção é de Rosana Pagani, é ambientada no século XVII, e conta a história de uma jovem descendente de novos-cristãos que não se livraram ainda dos ritos judaicos e que por isso sofre, junto de seu noivo, as acusações e torturas do Santo Ofício.
Uma comissão do curso de letras das Faculdades Integradas Módulo, denominada Comissão Pró-Sarau, formada pelo professor Edson e pelos alunos Rafael, Adalberto e Carol, está promovendo o evento por seu valor cultural e literário.
Os ingressos se encontram a venda nas Faculdades Integradas Módulo com os integrantes da comissão Pró-Sarau e na Xerox das Faculdades. Nos dias 23, 24 e 25, os ingressos também estarão à venda na bilheteria do teatro municipal de São Sebastião. (Fonte: Módulo)

Ubatuba demole construções em área pública e de preservação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba demoliu desde o mês passado 12 construções irregulares, todas localizadas em áreas de preservação ambiental ou públicas.
As demolições são resultado de uma operação conjunta entre as secretarias de Obras, Arquitetura e Urbanismo e Meio Ambiente que objetiva a regularização de construções desordenadas e a preservação do ambiente.
O secretário do Meio Ambiente, Virgílo Barroso, afirmou que ainda não foi feito um levantamento para identificar todas as construções irregulares, que se estendem por todo o município.
Para Barroso, as áreas mais distantes, em geral condomínios de luxo, são as que apresentam maior dificuldade de fiscalização.
Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sidney Giraud, o alvo das demolições são as obras em fase inicial e os pequenos construtores.
"No momento, a prefeitura quer combater as obras iniciadas há pouco tempo e as pequenas construções. Não há previsão para as construções de luxo", disse.
O presidente da Assu (Associação Sócioambientalista Somos Ubatuba), Caio Marco Antônio, disse que a medida adotada é o início de um processo de fiscalização da prefeitura. Para isso, não é possível diferenciar o pequeno do grande construtor.
"É uma situação grave. Ubatuba está cercada de áreas de preservação e não basta demolir barracos e bares em beira de estrada. Uma casa de luxo, como as que existem às margens do rio Itamambuca, também agride o ambiente", disse.
Na semana passada, no bairro Sesmarias, foi demolido um bar à beira da estrada e barracos e alicerces no antigo lixão. Na praia Grande, foram removidos dois barracos que estavam localizados em área de preservação. (Fonte: BOL)

Tribunal anula licitação para serviço de ônibus em Ubatuba

Ubatuba - O tribunal de contas do estado de São Paulo anulou o processo licitatório para contratar a empresa que deve assumir o serviço de transporte coletivo em Ubatura. A representação da empresa Costamar transportes foi julgada procedente.
A empresa questionou o processo por suspeitas de irregularidade no período determinado para a prestação do serviço. Além disso, a Câmara não foi comunicada sobre a licitação. O TCE determinou ainda que o processo deve ser encaminhado a unidade regional de São José para subsidiar a análise das contas da prefeitura de 2002. De acordo com Jean Briet, membro da comissão de licitação da prefeitura, a administração ainda desconhece os motivos da anulação e só vai se manifestar depois da publicação da decisão no diário oficial. A prefeitura terá 30 dias para recorrer. (Fonte: Rádio e TV BandVale/AS)

Prefeitura garante Enduro da Independência em Ubatuba
O evento atrairá mais de dois mil participantes durante seis dias, que irão de Ubatuba à Belo Horizonte

Ubatuba - A vigésima edição do Enduro da Independência, edição 2002, terá a sua partida em Ubatuba. O acordo foi firmado nesta terça-feira, 13, entre o organizador do evento e presidente do Trail Club de Minas Gerais, Helvécio Ribeiro, os secretários de Turismo e Esportes e Lazer, Sérgio Carvalho e Richard Ricardo dos Santos, respectivamente, o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Bischof. A largada promocional será na noite do dia 4 de setembro e no dia 5 será a largada oficial. A expectativa dos organizadores é de mais de dois mil participantes no município, entre pilotos e equipe de apoio, que começam a chegar a partir do dia 31 de agosto. O evento conta com apoio da Prefeitura, Comtur, Sindicato dos Hotéis e Associação de Pousadas.
No dia 4 de setembro será feita a entrega de materiais, credenciamento, vistoria e dada a largada promocional com desfile pelo município de cerca de 500 veículos e 500 motos participantes, em roteiro que será definido pela Comtur. Serão realizados shows musicais com as bandas Rock Lama do Rio de Janeiro e Lira Padre Anchieta de Ubatuba, e show pirotécnico no Centro de Informações Turísticas. Às 6 horas da manhã do dia 5 será a largada oficial, com partida do trevo de Taubaté com destino a São Lourenço, Minas Gerais, percurso de 270 quilômetros. Neste primeiro dia o enduro passará por Catuçaba, Cunha, Campos de Cunha, Silveiras, Cruzeiro, Passa Quatro, Itanhandú e finalmente em São Lourenço. Neste primeiro dia terão caminhos de trilhas e locais neutros para abastecimento e apoio técnico.
O percurso total do Enduro da Independência é de 850 quilômetros, que serão percorridos durante cinco dias consecutivos. Participarão as categorias Master, Sênior, Junior, Over 40 e 50 e Novatos. O evento contará com grande mídia promocional de outdoors nas cidades de pernoite, que são de São Lourenço, São João Del Rey e Ouro Preto, ambas em Minas Gerais. Contará, também, com mídias como o jornal Estado de Minas, emissoras de televisão Record, Bandeirantes, Rede Minas, regionais da Rede Globo, todas as revistas nacionais especializadas no assunto e três revistas internacionais.Este evento foi criado em 1983 com o apoio da Rede Globo, que tinha como objetivo seguir os caminhos de D.Pedro que fizeram a independência do Brasil. Hoje são preparados roteiros diferenciados. No ano passado a partido foi de Paraty, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas pelo site tcmg.com.br. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba no mundial de jiu-jitsu

Ubatuba - A Academia Liga Jiu-Jitsu de Ubatuba esteve presente com 3 atletas no 7o Mundial de Jiu-Jitsu, de 25 a 29 de julho, no Tijuca Tênis Club, no Rio de Janeiro. O tradicional evento reuniu atletas dos Estados Unidos, Japão, Portugal, Argentina, França e Itália com a seguinte classificação dos nossos representantes: Alex Donizeti da Silva, 19, categoria azul galo, 3o lugar ; Leandro Thomas, 18, categoria roxa pluma, 4o lugar e ainda Almiro Barro, categoria azul pluma que passou da fase inicial mas não conseguiu classificação. Durante visita ao prefeito Paulo Ramos hoje, 13, os atletas fizeram questão de agradecer o apoio da Prefeitura . Outros patrocinadores como H Lera Video Bar; Restaurante Peixe com Banana e 100 Miséria e Indústria de Eventos viabilizaram a participação de nossa equipe.. A próxima competição será o Campeonato Brasileiro em outubro, também no Rio de Janeiro. (Fonte: ACS-PMU)

APAF e Prefeitura promovem simpósio contra drogas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da secretaria de Assistência Social e a APAF (Associação Promocional de Apoio ao Farmacodependente) promovem o primeiro simpósio contra as drogas. Abordando o tema “Careta é usar Drogas”, o simpósio procurará passar conhecimentos sobre como a dependência química afeta a família e quais os recursos existentes em Ubatuba para a formação de agentes multiplicadores de informação sobre o assunto.
O simpósio tem como público alvo professores, funcionários públicos e população em geral. Os palestrantes serão médicos psicólogos, diretores de comunidades terapêuticas, Sub-Comitê de Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos do Vale do Paraíba.
O simpósio acontece de 19 a 23 de agosto na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, das 20 às 22 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Tamanho não é documento II - Que alívio ver que o absurdo projetos dos 2.500 m2 mínimos para hoteis e pousadas foi rejeitado segunda-feira pela Câmara de São Sebastião! Só o próprio autor votou a favor, que lindo. Só lamento que o tempo perdido por nossos funcionários da Câmara na discussão/análise de tal projeto estapafúrdio não possa ser recuperado. Afinal esse tempo é pago - e quão bem pago! - por nós e poderia ser melhor utilizado. Mas a rejeição já é um sinal de luz no fim do túnel.

Luciana Carvalho
São Sebastião - SP



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant alv.com.br Lineu Materiais para Construção

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor