Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 21 de agosto de 2002 - Nº 599 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Megacycle recomeça nesta quinta-feira
   Velhas Virgens é grande atração musical
   Programação do 10º Megacycle
   Caraguá terá destaque na Pinacoteca do Estado
   Guri encanta público com gesto de “solidariedade”
   “Projeto Viver” acontece no CEI João Bolinha
   Lixotinho é o novo mascote da campanha de Coleta Seletiva
   Projeto de Coleta de Esgoto recebe verba do Fehidro
   Técnico interino desiste do comando no XV de Caraguá
   Agenda Cultural FUNDACC

Ilhabela:
   Secretário da Educação vai ao Procon para receber material escolar
   Educação no trânsito, uma questão de cidadania
   Projeto Navegar comemora um mês de atividades
   Atletas do Tae Kwon Do se destacam em São José dos Campos

São Sebastião:
   Problema na Telefonica deixa provedor 19 horas fora do ar
   Preso foge do 2° DP após ser acusado de roubo na casa de turista em Boiçucanga
   São Sebastião realiza Lançamento do II Ecocine
   VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica
   "Ilhados" resgata a vida dos pescadores no II Ecocine
   Praia de Maresias será palco do “1º Lost Air Show” no fim de semana

Ubatuba:
   Reintegração de posse é adiada pela Justiça
   Seminário discute o desenvolvimento sustentável no Estado
   Guarda Municipal receberá sede definitiva
   Mostra geral do folclore de Ubatuba
   Campeonato Municipal de Futebol de Mesa 2002

   Carta do Leitor


Megacycle recomeça nesta quinta-feira

Caraguatatuba - As atrações do 10º Megacycle voltam na quinta-feira, dia 23. As atrações do 10º Megacycle Caraguá continuam. Salão de Motos Peças e Acessórios, Exposição Fotográfica de Tatuagem, Final do Campeonato Amador de Motocross, Acrobacia com a equipe Wheeling, Queima de pneus com Ribeiro do Zerinho Moto Show, Lava-moto, Leilão do Capacete Oficial, desfile Miss Megacycle, Bares, Restaurantes, Concursos e Gincanas entre os motoclubes, Brindes e Shows musicais são as opções para o público.
As atrações acontecem na Avenida da Praia e no Pavilhão de Exposições, na Praça de Eventos, também na Avenida da Praia. (Fonte: PMC)

Velhas Virgens é grande atração musical

Caraguatatuba - Atualmente uma das maiores e melhores bandas independentes do Brasil, a Velhas Virgens será uma das grandes atrações do 10º Megacycle, onde estará lançando seu quinto CD, ABRE ESSAS PERNAS AO VIVO, e o primeiro DVD comercial produzido por uma banda independente no Brasil. Fundada em 1986 por Paulo de Carvalho e Alexandre Cavalo Dias, a banda definiu seu estilo colocando um pé no Blues e outro no rock’n roll básico, sem subtítulos, sempre em Português. Tocando seu autêntico rock etílico e sem vergonha, o grupo segue levando a bandeira do rock cervejeiro por diversos estados brasileiros, de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Contando sempre com a participação de grandes nomes do rock nacional, VELHAS VIRGENS vem, por quinze anos, fazendo história no cenário musical brasileiro. A atual formação da banda é a seguinte:
Paulo de Carvalho - Vocal, Sax e Gaita, Cláudio Lino - Vocal, Lips Like Sugar - Bateria, Caio Andrade - Guitarra, Tuca - Baixo, Alexandre Cavalo Dias - Guitarra e Vocal. (Fonte: PMC)

Programação do 10º Megacycle

Quinta-feira, 22
14h Abertura Oficial.
15h Bike Trial.
15h30 Gincanas Pirelli.
16h Show Weeling Boys
17h Bike Trial.
17h30 Zerinho Show
18h Show musical Banda BR 116.
- 20h Encerramento

Sexta, 23
10h Abertura da Pavilhão
11h Bike Trial e campeonato amador de Weeling.
15h Bike Trial.
15h30 Gincanas Pirelli
16h Show Weeling Boys
16h30 Leilão dos capacetes oficiais.
17h Bike Trial.
17h30 Zerinho Moto Show.
18h30 show musical com a banda BR 116.
20h Show musical Elvis Presley Cover.
21h30 Show Musical Banda BR116.
22h Encerramento.

Sábado, 24
10h Abertura do pavilhão
11h Bike Trial
11h Campeonato Amador Weeling.
13h Gincanas Pirelli.
14h Leilão dos Capacetes Oficiais.
15h Bike Trial.
16h Show Musical B12-Blues.
16h Show Weeling Boys.
17h Bike Trial.
17h30 Zerinho Moto Show.
18h Show Musical Banda Medelin.
19h Show Musical Banda BR -116.
20h Entrega de Troféus e homenagens.
21h30 Show Musical Banda Velhas Virgens.
22h Show Musical Banda BR -116.

Domingo, 25
10h Abertura do Pavilhão.
11h Bike Trial e Campeonato Amadorde Weeling.
14h Entrega dos troféus do campeonato Amador de Weeling.
14h30 Show musical banda Medelin.
15h Bike Trial e Show Weeling Boys
15h30 Gincanas Pirelli
16h Zerinho Moto Show.
17 Encerramento Oficial. (Fonte: PMC)

Caraguá terá destaque na Pinacoteca do Estado
As telas e trabalhos do artista plástico Antonio Carelli, de Caraguatatuba, que já viajaram o mundo todo, sendo apreciadas por vários países estarão agora em destaque na Pinacoteca do Estado, onde Carelli abre sua mais nova exposição neste sábado, 24 de agosto

Caraguatatuba - O artista plástico Antonio Carelli, morador de Caraguatatuba, abre neste sábado 24 de agosto, sua mais nova exposição na Pinacoteca do Estado, em São Paulo.
Carelli, artista renomado, que já expôs grande parte de seus trabalhos em espaços públicos de Paris, e outros países, estudou pintura e aprendeu várias técnicas na França, onde iniciou seus estudos nos anos 50. O artista é reconhecido por ter dado um novo status ao mosaico no final dos anos 50 e essa técnica levou Carelli a executar grandes painéis com artistas como Fernando Léger, em Paris. Ainda na França, estudou desenho e pintura com André Lhote, e prova disso são algumas obras que estarão em exposição nessa nova mostra, que engloba trabalhos produzidos pelo artista plástico nos últimos quatro anos.
Na Pinacoteca estarão expostos cinco murais de cerâmica, dois mosaicos e 20 telas, com temas ligados à natureza.
Também no sábado, estarão sendo abertas mais quatro exposições, permitindo ao público um enriquecimento cultural, do qual faz parte Carelli, e por conseqüência, Caraguatatuba, cidade que o artista plástico escolheu para viver e inspirou-o em alguns de seus trabalhos ao longo desses anos.
Vale à pena conferir a participação de Caraguá na Pinacoteca do Estado, que é um espaço onde circulam os mais renomados artistas plásticos do Brasil e do mundo.
A Pinacoteca do Estado fica na Praça da Luz, nº 2, o telefone é (11) 229-9844. A entrada é franca e o horário de funcionamento é das 10h às 18h, de terça-feira a domingo, até 29 de setembro. (Fonte: PMC)

Guri encanta público com gesto de “solidariedade”

Caraguatatuba - Os alunos do Projeto Guri, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, Fundacc e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, realizaram no dia 14 de agosto o Concerto da Solidariedade, na Igreja Matriz de Santo Antonio, no Centro de Caraguá.
O motivo da apresentação foi arrecadar arroz para colaborar com a Gincana da Solidariedade, da qual Caraguatatuba está participando com outras cidades e para chegar a segunda etapa tem de arrecadar no mínimo 20 toneladas de arroz. Várias entidades estão participando da campanha. A pesagem do produto e as provas relâmpago acontecerão em Taubaté no dia 24 de agosto. Após a pesagem o produto volta para Caraguá e será distribuído para entidades carentes. Colabore doando 1kg de arroz. Todas as escolas da cidade, estaduais e municipais estão funcionando como postos de coleta. Iniciativas como a do Projeto Guri mostram que vale à pena ser solidário. O projeto Guri, em Caraguá, tem aulas de violino, clarinete, violoncelo, entre outros, além do coral Guri, que trabalha com crianças e adolescentes da cidade. (Fonte: PMC)

“Projeto Viver” acontece no CEI João Bolinha

Caraguatatuba - O Projeto Viver está apenas começando para a comunidade do bairro Casa Branca. O trabalho, que desde o dia 10 de agosto está sendo realizado com um grupo de pais do CEI - Centro de Educação Infantil “João Bolinha”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa, desenvolve o biopsicossocial de cada indivíduo, ampliando o autoconhecimento, discernimento e sociabilidade, com isso, a tendência é de que haja mudanças significativas no que diz respeito à qualidade de vida da população local.
De acordo com a área de Assistência Social da Fundação Orsa, que está coordenando o projeto, os 12 participantes terão cerca de 30 sessões divididas em avaliação diagnóstica, desenvolvimento e avaliação. Com esse trabalho do qual participarão especificamente os pais de alunos da creche, será possível melhor o autoconhecimento a ainda desenvolver a capacidade de identificar, delimitar e resolver problemas, promover a auto-estima, restaurar e criar novos valores morais, desenvolver maior habilidade de trabalho em grupo, aprimorar o sentimento de solidariedade, possibilitar mudanças de comportamento, entre outras. O projeto acontece aos sábados, a partir das 9h, nas dependências do CEI João Bolinha, no Casa Branca. (Fonte: PMC)

Lixotinho é o novo mascote da campanha de Coleta Seletiva
As escolas municipais de Caraguatatuba se mobilizaram no projeto Coleta Seletiva, e fizeram com os alunos trabalhos artísticos e uma campanha de conscientização, na qual o mascote e seu nome foram inventados pelos estudantes da rede

Caraguatatuba - A eleição do novo mascote e seu nome aconteceu na quarta-feira 14, mas a entrega das premiações foi realizada nesta segunda-feira 19, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com a presença da secretária Roseli Morilla Baptista dos Santos, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Auracy Mansano, alunos vencedores, pais, diretores de escola, Fundo Social de Solidariedade (grande parceiro no projeto), e equipe técnica da SME.
A comissão julgadora elegeu o desenho do aluno Everton Pereira dos Santos - 4ª série, da Emef Santina Nardi Marques, do Estrela D’Alva; o nome “Lixotinho”, sugerido pela aluna da 3ª série da Emef Maria Aparecida Ujio, Fernanda Lima; o slogan “Adotar a Lixomania é praticar a cidadania” foi criado por Douglas Gonçalves, também da Emef Ujio; e o nome da campanha “Lixomania esta mania vai pegar você”, foi escolhido pela aluna Jamile Lemos, também da Emef Ujio.
Com a escolha o mascote, nome e slogan a próxima fase do projeto é leva-lo par as escolas da rede municipal, para realizar a conscientização entre os alunos do Ensino Fundamental.
Estão envolvidas na Lixomania as escolas Bernardo Ferreira Louzada e Ainda Castro Graziolli, do Rio do Ouro, Santina Nardi Marques, da Estrela D ‘Alva, o CEI Honorina Pacheco Corrêa, também do Rio do Ouro, e as EMEI’s /EMEF’s Lúcio Jacinto dos Santos, do Tinga, Alaor Xavier Junqueira, do Travessão, Benedito Inácio Soares, Massaguaçu, Maria Aparecida Ujio, do Porto Novo, e Emef do bairro Barranco Alto.
O projeto tem a coordenação da equipe de supervisão da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba. Os alunos vencedores receberam brindes pelos trabalhos escolhidos pela Comissão Julgadora no dia 14. (Fonte: PMC)

Projeto de Coleta de Esgoto recebe verba do Fehidro

Caraguatatuba - Caraguá vai colocar em prática o projeto de Coleta e Tratamento de Esgoto na comunidade Ilha do Sol, no bairro Rio do Ouro; projeto que foi enviado à Câmara Técnica de Planejamento do Comitê de Bacias Hidrográficas-CBHLN, e escolhido como um dos melhores do Litoral Norte. O projeto é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e será financiado pelo Fundo Nacional de Recursos Hídricos-Fehidro. Serão beneficiadas 78 residências; cerca de 400 pessoas. O projeto inclui ainda Educação Ambiental para a mesma região.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, o projeto trata da construção de estação de tratamento e coleta de esgoto e já está licenciado pela Cetesb. Mansano comentou que o projeto irá minimizar a quantidade de esgoto lançado do Rio do Ouro e poderá ainda servir de modelo para outros municípios. O valor do financiamento do Fehidro é de R$190 mil. A previsão da prefeitura Municipal é de começar e finalizar as obras em 2003.
A comunidade da Ilha do Sol foi escolhida por ter um histórico de muito sofrimento tanto pela falta de coleta e tratamento de esgoto, quanto pela grande aglomeração de moradores concentradas em uma pequena área. Segundo ele muitos ainda usam a água do rio para cozinhar e lavar roupa.
Já está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde e de Educação o projeto de Educação Ambiental para a mesma comunidade. Nos dias 27, 28 e 29 será realizado um curso de capacitação Pedagógica de Saúde Ambiental para as equipes do Programa Saúde da Família e coordenadores das escolas municipais e estaduais do bairro.
O objetivo é conscientizar a população sobre as questões ambientais; projeto que inclui a Oficina Pedagógica de Saúde Ambiental que vai trabalhar in locu sensibilizando a comunidade para as questões ligadas ao Meio Ambiente e à Saúde, como ligação de esgoto, fossas sépticas, poluição do rio.
Participam também do projeto a engenheira sanitária do Núcleo Regional de Saúde, Denise Formaggia e do CBHLN, entre outros colaboradores. (Fonte: PMC)

Técnico interino desiste do comando no XV de Caraguá

Caraguatatuba - Técnico interino do XV de Caraguatatuba, que já teve três treinadores efetivos nesta temporada, Cláudio Ferreira desistiu do cargo e talvez nem reassuma a função original de preparador físico.
"Eu queria que o presidente dispensasse dois jogadores (os laterais Vinícius e o Marcílio) que não estão agindo com o profissionalismo necessário e ele não concordou. Assim fica difícil", disse Ferreira.
O presidente Francisco Mastromônico ainda não decidiu se Ferreira continuará na comissão técnica, mas confirmou que não haverá dispensas.
"Como não existe mais prazo para a inscrição de reforços, não podemos continuar dispensando jogadores e reduzindo o elenco. No momento, temos que superar algumas desavenças e tentar melhorar a campanha do time", disse Mastromônico.
O XV completa nesta semana um ano sem uma única vitória em partidas oficiais. No atual Campeonato Paulista da Série B-1, o time está a caminho do rebaixamento, acumulando 17 derrotas e três empates, na pior campanha da história do clube.
No próximo domingo, em casa, contra o Fernandópolis, o XV deverá ser dirigido pelo assistente técnico Maurício Cardoso, no cargo há pouco mais de um mês. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda Cultural FUNDACC

Mostra Mazzaropi continua até dia 25 - Em comemoração ao mês do folclore, e devido ao sucesso de público, continua até dia 25 de agosto, a “Mostra Mazzaropi” na Videoteca Municipal Lúcio Braun, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. As sessões acontecem de terça a domingo, às 16 e às 19 horas.
Mazzaropi foi grande num tempo em que circo fazia sucesso , criança brincava na rua e o humor ingênuo ainda tinha vez. Seus filmes e sua persona artística, o Jeca Tatu, um caipira esperto, com o qual o povo brasileiro realmente se identifica “pois esperteza é a coragem de pobre” atravessaram gerações e vem encantando a todos desde então.
Confira a programação: Dia 20 - Jeca e a Égua Milagrosa; Dia 21 - Uma Pistola para Jeca; Dia 22 - Jeca e o seu Filho Preto; Dia 23 - Jeca Contra o Capeta; Dia 24 - Jecão, um Fofoqueiro no Céu; Dia 25 - Um Caipira em Bariloche.
O preço do ingresso é R$1,00, e devem ser retirados antecipadamente na loja do museu. O Pólo Cultural fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro. Informações pelo telefone (12) 3889 9188.

Folclore em Festa - No dia 31 de agosto, a Fundacc promove na Praça Dr. Cândido Motta, a partir das 10 horas da manhã, um grande encontro de manifestações folclóricas, com apresentações de Folia de Reis, Moçambique, Maculelê, Puxada de Rede, Capoeira, danças, canções folclóricas, mesa de São Cosme e Damião, comemorando com a comunidade, o folclore brasileiro.

Fundacc prorroga 3ª Mostra de Arte Cerâmica até dia 31 - A 3ª Mostra de Arte Cerâmica foi prorrogada para 31 de agosto de 2002, devido a grande visitação. A mostra está acontecendo na Sala de Exposições Temporárias no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, com obras dos ceramistas de todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte, e também de Parati, num total de 35 artistas. São mais de 100 peças em estilos e técnicas diferentes. O Pólo Cultural fica aberto de Terça a Domingo, das 10 às 18 horas e a entrada é franca.

ATENÇÃO! Continuam abertas inscrições para Festival Estudantil de Teatro - A Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove através da Comissão Setorial de Teatro, e da FETACA- Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba, o FET - Festival Estudantil de Teatro, com o objetivo de desenvolver o teatro na região, abrindo espaço para novos artistas e grupos amadores. As Inscrições estão abertas até o dia 20 de setembro de 2002. A Fundacc oferece 2 mil em prêmios e ajuda de custo para grupos participantes. O FET acontece de 16 a 25 de outubro de 2002. Mais informações na Fundacc pelos telefones: (12) 3883 3737 e 423 7555, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

Doe um instrumento - A Fundacc inicia uma campanha para incentivar a comunidade a doar instrumentos musicais, dando oportunidade da população carente ter a chance de participar das oficinas culturais e aprender música. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Fundacc na Rua Santa Cruz, 396, centro ou pelos telefones 423 7555 / 3883 3606.

Brinquedos e Brincadeiras - A Fundacc promove no mês de outubro uma grande exposição de brinquedos e brincadeiras antigas, no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, para que as crianças de hoje conheçam como se divertiam seus pais e avós. A Fundacc conta com a participação da comunidade para a realização da mostra, portanto, se você tem algum brinquedo antigo, empreste para a exposição e participe da vida cultural de sua cidade. Entre em contato com a Fundacc - Rua Santa Cruz, 396, centro ou pelos telefones: 38837555/38833606.

CONVITE ESPECIAL - No dia 7 de setembro, às 8 horas, a Fundacc vai inaugurar o Painél Brasil 500 Anos - “Arte e Cultura pela Paz” no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos e convida os alunos que tiveram seus desenhos escolhidos em para o mural a estarem presentes pois a presença deles é muito importante na solenidade. São eles os artistas que contaram a história do Brasil, e devem estar presentes, junto às autoridades, inaugurando-o, junto a seus familiares, professores e diretores de sua escola. Entre em contato com a Fundacc- Rua Sanbta Cruz, 396, no centro, ou pelos telefones 3883 7555/3883 3606/3883 3990.
A Fundacc conta com sua presença! (Fonte: Fundacc)

Secretário da Educação vai ao Procon para receber material escolar

Ilhabela - O secretário municipal da Educação de Ilhabela, Antônio Cornélio, recorreu ao Procon para buscar solução para a entrega de material escolar. De acordo com ele, a Secretaria da Educação vem sendo vítima de firmas e fornecedores que, ao apresentar um produto na apreciação da proposta, entrega, ou tenta entregar outro de menor qualidade.
Segundo a assessoria da Prefeitura, isto vem ocorrendo com a merenda e com os materiais de limpeza e escolar. “É um problema muito sério e complicado quando o vencedor da proposta diz não ter a mercadoria para entrega ou tenta passar outra”.
Para a compra de qualquer material e mercadoria há um processo burocrático, de foram transparente, além de atender o dispositivo legal, que a Comissão de Licitações precisa passar para cumprir as normas previstas na Lei. Após cumprido o procedimento, as firmas vencedoras têm a obrigação por lei do fornecimento da mercadoria.
“ Protocolamos o ofício no Procon, na tentativa de resolver, de forma mais rápida, esta questão”, disse o secretário.
A Secretaria da Educação solicitou à firma vencedora, em 4 de julho de 2002, através de nota de encomenda, o material escolar.
De acordo com Cornélio, empresa enviou mercadoria totalmente fora das especificações do contrato, sendo a mesma rejeitada pelo almoxarife, Luiz Carlos.
“Após vários telefonemas e correspondências para os responsáveis pela firma, a Secretaria não obteve retorno, então, apelamos para a coordenadora do Procon de Ilhabela, Célia Vieira, em busca de uma solução”.
A demora na entrega do material causou a diminuição no estoque, ainda segundo o secretário, prejudicando a distribuição dos materiais aos alunos da rede municipal de ensino.
“Pedimos aos pais que puderem adquirir algum tipo de material, que o façam até que tenhamos uma solução. Os materiais de maior necessidade são o papel sulfite, lápis preto e lápis de cor”. (Fonte: Imprensa Livre)

Educação no trânsito, uma questão de cidadania

Ilhabela - Seguindo o planejamento anual das escolas municipais onde o tema principal é “Cidadania”, a Escola Municipal José Benedito Morais, no Reino, realizou semana passada uma atividade com os alunos da 3ª série visando a “Educação no Trânsito”. Para a realização deste trabalho a escola está contando com a parceria da Divisão de Trânsito, que já vem fazendo trabalhos deste tipo nas escolas do município, inclusive a APAE.
As crianças puderam tirar suas dúvidas fazendo perguntas ao Diretor da Divisão de Trânsito, Laudelino C. S. Dias e o Agente de Trânsito, Wagner A. Gonçalves. Segundo a Professora Fátima S. Sampaio, depois de trabalhadas as sinalizações de trânsito, nas aulas de Educação Artística, todo material coletado na “entrevista coletiva” poderá ser trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa, através da produção de textos, e Geografia conhecendo o município, ruas etc.
A iniciativa das perguntas partiram da criatividade de cada aluno que puderam aprender sobre a realidade do trânsito em Ilhabela. Como por exemplo o trânsito em época de alta temporada como o Carnaval, as ruas sem semáforo, faixas, medidas de segurança, velocidade máxima permitida na cidade e até o que fazer diante de um acidente.
A Dirigente Cecília Alves explica que todo este conteúdo vai influenciar na cidadania de cada criança. “Elas devem aprender desde cedo que um carro é uma arma e para guiar um é preciso estar muito consciente”, completa. O próximo passo é levar os alunos para conhecer a parte administrativa da Divisão de Trânsito e o dia a dia dos agentes de trânsito. (Fonte: PMI)

Projeto Navegar comemora um mês de atividades

Ilhabela - O Projeto Navegar de Ilhabela, inaugurado dia 21 de julho deste ano, está completando um mês de atividade. Com 130 alunos inscritos sendo 94 meninos e 36 meninas, o Navegar ainda tem 21 crianças na lista de espera para o próximo curso, que começa no início de 2003.
Segundo o Coordenador do Projeto, José Fernandes Filho (Zezinho), a frequência dos alunos tem sido grande. Mesmo com faltas as aulas, tanto em classe quanto no mar, estão sempre cheias. Zezinho afirma que os alunos estão progredindo e já se integraram com o procedimento da escola. “Eles já tem consciência dos benefícios que a Vela pode trazer e a importância do Projeto Navegar para a vida deles”, completa.
As aulas teóricas deste primeiro mês foram trabalhadas com base na apostila implantada pelo Governo Federal. Cada semana os alunos aprendem sobre assuntos como nomenclatura de barcos, normas marítimas e nós. Aulas de Primeiros Socorros também estão sendo trabalhadas pelos instrutores e pelo próprio Zezinho, que fez um curso de Manobra de Pronto Socorismo promovido pela Prefeitura em julho deste ano.
Segundo Zezinho, 80% das crianças que estão no Navegar começaram o curso com pouquíssima noção do esporte mas agora já velejam sozinhos. Outro motivo de orgulho é que até agora, não houve nenhum tipo de ferimento com as crianças. “Eles estão aprendendo que a segurança está em primeiro lugar”, afirma.

Navegar com Praia Limpa - Além do esporte e seus benefícios, a equipe criou um sub-projeto ligado a Educação Ambiental chamado “Navegar com Praia Limpa”. Todos os dias, depois da aula teórica, são organizados grupos que fazem a coleta seletiva na Praia do Pequeá, depois é feita a triagem e encaminhada ao Centro de Triagem.
Semanalmente as crianças tem coletado cerca de 25 quilos de lixo, entre caixas de papelão, garrafas plásticas, cacos de vidro e até “lixos exóticos”, apelidados assim por Zezinho por serem objetos pouco vistos na praia como tênis de criança, objetos residenciais. Segundo o Coordenador, estes objetos chegam na praia trazidos pela maré, uma vez que a praia do Pequeá não tem uma frequência grande de turistas. (Fonte: PMI)

Atletas do Tae Kwon Do se destacam em São José dos Campos

Ilhabela - Os atletas ilhabelenses do Tae Kwon Do conquistam ótimas colocações no Vale Open de Tae Kwon Do, um dos mais tradicionais eventos da modalidade na região, que aconteceu domingo passado em São José dos Campos.
Quem representou Ilhabela desta vez foram Ricardo Dantas, que ficou com a medalha de ouro e Rafael Vaz, que conquistou a prata. Segundo Rafael a competição marca a participação de atletas ilhabelenses pela primeira vez depois de instituídas as novas regras pela Federação Mundial de Tae Kwon Do.
Ricardo, que vem sendo destaque desde o começo do ano, repete a performance que o fez Vice Campeão dos Jogos Regionais, que aconteceu mês passado em Mogi das Cruzes. Este título valeu um convite para treinar na Seleção Paulista de TKD a partir de janeiro de 2003.
O técnico Carlos Cesar Dias parabeniza os lutadores e agradece a Diretoria de Esportes e especialmente o Hotel Petit Vilage, que vem patrocinando os atletas desde julho, Restaurante Max, que é patrocinador de Ricardo Dantas e Bar do Inglês, pelo apoio e incentivo dado aos lutadores ilhabelenses. (Fonte: PMI)

Problema na Telefonica deixa provedor 19 horas fora do ar

São Sebastião - Os usuários do provedor de acesso à internet Iconet, de São Sebastião e Ilhabela ficaram ‘fora do ar’ por 19 horas seguidas. A queda do sistema aconteceu às 14h30 de segunda-feira, e só voltou a funcionar às 9h30 de ontem.
De acordo com a administração do provedor na cidade, o problema aconteceu em decorrência do rompimento de um cabo de fibra ótica da empresa, deixando cerca de cinqüenta clientes sem linha, entre empresas e residências.
A linha utilizada pela Iconet estava entre os usuários da Telefonica que não tiveram os serviços da empresa funcionando na segunda e terça-feira.
Segundo informações do provedor, ele entrou novamente em funcionamento assim que o erro foi reparado. (Fonte: Imprensa Livre)

Preso foge do 2° DP após ser acusado de roubo em Boiçucanga

São Sebastião - O preso W.G.S., 18 anos, fugiu do 2° Distrito Policial, onde aguardava o registro de uma ocorrência de roubo. Os investigadores haviam levado ele e mais o menor A.P.S., 17 anos, acusados de roubar, no último final de semana, a casa de veraneio, no bairro Boiçucanga, na Costa Sul, do professor D.M.M., morador em São Paulo.
A vítima estava na casa quando foi surpreendida pelos assaltantes, ambos armados de revólveres. Eles levaram um computador laptop e R$ 160 do professor, que avisou a polícia. Por meio de denúncias, a polícia chegou na casa de W. e do comparsa A., que informou onde estava o equipamento levado do turista.
O computador portátil estava na casa de J.P., que alegou nada saber sobre o roubo. A vítima reconheceu os assaltantes e o material usado no crime. W. foi abordado ontem quando estava dormindo na sua casa, no mesmo bairro do assalto.
Ele ainda é suspeito de praticar outros roubos em Boiçucanga e também de uma tentativa de homicídio, ocorrida no mês passado, vitimando o segurança J.G.S., durante uma tentativa de roubo em uma creche municipal.
W. foi indiciado pelo roubo e tentativa de homicídio. Enquanto aguardava a remoção para cadeia do 1° Distrito Policial, W. acabou escapando pela janela do distrito. Até o fechamento desta edição, a polícia continuava à procura do foragido. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião realiza Lançamento do II Ecocine

São Sebastião - São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, realiza na sexta-feira, dia 23, às 19 horas, no Teatro Municipal, o lançamento do II Ecocine – Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental e do VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica.
A abertura oficial do Festival, organizada pela ONG Cinemar – Instituto do Homem, Audiovisual e Meio Ambiente – com apoio da Prefeitura Municipal, está prevista para o dia 11 de setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal.
A programação, com mostras competitiva e paralela, prosseguirá até o dia 15 de setembro, transformando São Sebastião no cenário da sétima arte.
Situada entre a serra do mar e o oceano atlântico, a cidade, que completou 500 anos de história em janeiro de 2002, reunirá cineastas e ambientalistas de todo Brasil para enfrentar o maior desafio da humanidade nesse novo século: o risco de escassez de água potável.
No total, foram inscritos 75 filmes e selecionadas 22 horas de material pelo júri composto por: Patrícia Palumbo (jornalista), Paulo Santos Lima e Assunção Hernandes (cineasta).

Filmes Selecionados - Os filmes selecionados são: “A Grande Roubada”, de Px Silveira; “Agenda Rural”, de Leopoldo Nunes; “Água Viva”, de Marcos Cosentino; “Águas Encantadas do Pantanal”, de Danielle Bertolini e Amílcar Oliveira; “Amarelinha”, de Ângelo Lima; “Amyr Klink – Mar Sem Fim”, de Breno Silveira.
Ainda: “Animareco”, de Maria de Fátima Seehagan; “Ao Sul da Paisagem”, de Paschoal Samora; “Ari Okãta Haka”, de Nicole Algranti; “As Cidadelas Invisíveis”, de Lourival Belém Jr.; “As Margens da Vila Roriz”, de Luiz Cam; “As Queimadas”, de Hermany César; “Asas da Liberdade”, de Havita Rigamonti e Telma Guilhermina; “Bioma Cerrado”, de Célio Gardini.
Também: “Brasil Proibido”, de Ralf Tambke; “Cananéia, um Olhar Solidário”, de Heliana Nogueira; “Capitão Imaginário”,de Chico Faganello; “Césius 13.7”,de Beto Leão; “Cidades Possíveis”, de Safyra Lira; “Ciranda do Mar”, de Marcus Veras; “De olho no Verde”, de Vídeo Coletivo; “Dilúvio Vermelho”, de Pedro Diniz.
Outros selecionados foram: “Direto das Praias”, de Júlio Rodrigues; “Encastoando, o que Sobrou do Mar”, de Deborah Martini; “Entre Marés”, de Elisa Cabral; “Eternidade”, de Vitor Lema Rique; “Geleira Tropical”, de Rita Carvalho; “Guardiões do Oceano”, de Betina Turner; “Ilhados”, de Zoran Djordjevic; “Intérpretes do Brasil”, de Zita Carvalhosa e “Ipê – Pontal de Paranapanema”, de Lúcia Araújo .
Ainda: “Luzes da Madrugada”, de Paulo Caetano; “Mangue que te Quero Vida”, de Márcia C. e Castro; “Mapa da Mina – Linhares”, de Rodrigo Letier; “No Caminho da Expedição Langsdorff”, de Maurício Dias; “Nossa Praia não tem Siri”, de Alysson Martins; “O Arco e a Lyra”, de Priscila Ermel e “O Grilo Feliz”, de Walbercy Ribas.
Também: “O Lobo Solitário”, de Silvana Corona; “O Pirarucu Sustentável”, de Ricardo Hanszmann; “Ortlieb – Amor a Terra”, de Tatiana H. Wuo e Elizangela Belo; “Perdidos”, de Maurício Dias e Luiz Oliveira; “Planeta Água”, de Denise de Almeida; “Por quem os Sinos Dobram”, de Zoran Djordjevic, e “Rio Rainha – Uma Curta Viagem”, de Fábio Villela Serfaty.
Por fim: “Rizoma” - Água” e “Rizoma – Floresta”, de Profº Sérgio Duque Estrada; “Será Que Eu Vi?”, de Adriano Lírio; “Sibipiruna”, de Eduardo Pane; “Surf Adventures”, de Arthur Fontes; “Veneno da Lata”, de Leo Sassen, e “Vida Caiçara”, de Luis Bargmann.

Prêmios - Os filmes inscritos na mostra competitiva possuem formatos de documentário, ficção, animação e televisivo e estão ligados, direta ou indiretamente, ao meio ambiente e à cultura popular.
O documentário “Ilhados”, do cineasta iugoslavo, Zoran Djordjevic, um dos filmes selecionados para mostra competitiva, mostra a vida dos pescadores na Ilha Montão de Trigo, costa sul de São Sebastião, onde residem apenas 35 pessoas. ( segue abaixo o release do filme) .
Serão premiados: melhor longa, escolhido pelo júri, (R$ 8 mil); melhor filme, escolhido pelo público, (R$ 4 mil); melhor obra regional (R$ 4 mil); melhor filme/ vídeo, com tema ligado ao mar (R$ 4 mil); melhor média-metragem (R$ 5 mil) e melhor curta (R$ 5 mil).

Mostras Paralelas - Em vários pontos da cidade estarão ocorrendo mostras paralelas, nos períodos da manhã e da tarde, com entrada gratuita.
A mostra “Alerta! O Cinema Ambiental Através dos Tempos” irá relembrar grandes produções que marcaram as décadas de 60 e 70 e será apresentada na videoteca, localizada na avenida Altino Arantes, s/nº - região central.
Entre os filmes que serão apresentados, se destaca a reprodução do bang-bang “O Tesouro Sangrento”, de 1974, do fotógrafo caiçara, Edvaldo Nascimento.
Tendo como cenário a deserta praia do Gato, no Guaecá, o filme, produzido em super 8, teve forte influência do cinema italiano da década de 60. “Foram utilizados 9 rolos de 30 minutos e não podíamos errar pois não havia edição”, conta Nascimento.
A história gira em torno de um náufrago, salvo por um pescador, que escondia um tesouro e, por isso, era perseguido por bandidos. Esta é a primeira vez que o filme, de 28 minutos, será apresentado ao público e para isso serão acrescentadas trilha sonora e legendas.
Além de “O Tesouro Sangrento”, também serão apresentados: “Mercúrio no Pão de Cada Dia”, de João Batista de Andrade; “Tietê: Um Rio Morre na Cidade”, de Francisco Ramalho; “Tendrel”, de Andréa Velloso; “Amazônia como Metáfora”, de Vera de Figueiredo e “Rio Paraíba”, de Reinaldo Volparto.
O filme “O Dia que o Santo Pecou”, de Cláudio Cunha, que só existia em película foi transformado em VHS e Beta a pedido da Câmara Municipal de São Sebastião e terá apresentação especial no Teatro Municipal.
O enredo mostra o padroeiro São Sebastião como um homem corajoso que salva a vila de um poderoso bandido e, por isso, tem sua imagem levada da igreja para a prisão.

Infantil - Outra mostra paralela que estará acontecendo durante o II Ecocine é “Criança, Comunicação e Meio Ambiente”, na sede do Sindicado dos Petroleiros, localizada na rua: Auta Pinder, 218, centro.
Nos dias 11, 12 e 13 as sessões serão apresentadas para os alunos das escolas públicas e, nos dias 14 e 15, serão abertas ao público.
Estarão sendo apresentados os seguintes filmes: “Mônica e a Sereia do Rio”, cedido pela Turma da Mônica; “A Gota Borralheira”, cedido pela Sabesp; “Guaiá”, de Tereza Aguiar; “O Tamanho Que Não Cai Bem”, de Tadao Miaqui; “A Traça Teca”, de Diego Doimo e episódios da Turma do Cocoricó, da TV Cultura.
No sábado, 14, também haverá uma mesa de debate no Teatro Municipal, às 10 horas, cujo tema é: Análise das Produções Áudio- Visuais feitas para o Público Infantil.
A mesa terá como mediadora a secretária da Educação, Vera Hilst, e como participantes os cineastas Tadao Miaqui (O Tamanho que não cai bem) e Ariane Porto (A Ilha do Terrível Rapaterra) e a psicóloga, Renata Paluti.

Costa Sul - A mostra paralela Esporte e Natureza será apresentada no Hotel e Pousada Tambayba, em Maresias, e Pousada das Praias, em Camburi, ambos na costa sul de São Sebastião.
Os filmes que serão apresentados são os seguintes: “3 Chapadas e 1 Balão”, de Maurício Dias; Série “Dive Adventures”, apresentada por Lawrence Wahba; “Surf 2001 – Ilha do Mel”, da ESPN; “Sufe 2001- Fernando de Noronha”, ESPN; “Surfe 2000 – Maresias”, ESPN e “Surfe 2002 – Itacaré”, ESPN. (Fonte: PMSS)

VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica

São Sebastião - O VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica será realizado em conjunto com o II Ecocine, com o objetivo de mobilizar vários segmentos da sociedade para discutir questões ligadas ao Meio Ambiente, em especial aquelas relacionadas ao litoral brasileiro
A abertura das atividades do Encontro ocorrerá na quarta-feira, dia 11 de setembro, às 11h30, no Hotel Recanto dos Pássaros, localizado na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 822 , centro, de São Sebastião. Mas, a abertura oficial acontecerá junto com o II Ecocine.
A realização conjunta dos dois eventos visa otimizar a utilização do audiovisual como instrumento de conscientização, promovendo o acesso a bens culturais à comunidade e incentivando a troca de experiências e a interação entre diferentes públicos presentes.
O evento irá abordar, através de palestras, mesas redondas e debates, temas como turismo, pesca, recursos hídricos, educação e comunidade.
Ao final do encontro, será elaborada a VII Carta dos Povos do Mar e da Mata Atlântica, um instrumento tradicional de reivindicação e luta das comunidades litorâneas. (Fonte: PMSS)

"Ilhados" resgata a vida dos pescadores no II Ecocine

São Sebastião - A vida dos pescadores na ilha “Montão de Trigo” é o tema do filme “Ilhados, do cineasta iugoslavo, Zoran Djordjevic, para a mostra competitiva do II Ecocine – Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro, em São Sebastião.
Apaixonado pela vida no mar, Zoran decidiu trazer à tona a realidade dos que sobrevivem da pesca. Para isso ele foi buscar na pequena ilha, onde residem apenas 35 pessoas, imagens que mostram a importância de preservar a natureza.
A maior dificuldade encontrada durante a filmagem, que durou seis dias, foi à falta de energia elétrica, já que a ilha ainda não possui esse recurso. O jeito foi aproveitar ao máximo a luz natural, o que na finalização do filme, acabou situando os acontecimentos no tempo real, dando ao espectador a sensação de estar interagindo com os atores.
O custo da obra e os 14 km de mar, com forte ondulação, que separam a ilha Montão de Trigo da praia mais próxima, Juquehy, fizeram com que o cineasta tivesse uma atenção especial na escolha da equipe de filmagem. “Não existe porto de atracação de barco e muitas pessoas se sentem mal na viagem”.
Além disso, a equipe teria que ficar quase invisível para tornar a filmagem o mais natural possível e não interferir na vida da ilha. Para enfrentar todos esses desafios, Zoran convidou seus antigos parceiros de trabalho, o cinegrafista, Clóvis de Oliveira, o técnico de som, Leandro Maciel de Carvalho e o editor de imagens, Domingos Carvalho.
“Quero mostrar a realidade sem maquiagem, valorizando o que de fato importa para os moradores, como a comida para as crianças e o motor para o barco de pesca. A vida lá não é fácil e, quando chega a tempestade, a única força que pode ajudá-los é Deus”, explica.
O resultado do trabalho é uma sequência, de 60 minutos, de imagens de rara beleza, como a pesca de um tubarão que acontece apenas duas vezes por ano. “Os pescadores disseram que dei sorte e me presentearam com a arcada dentária do tubarão”, conta.
Com trilha sonora de Áureo Cora, um dos maiores músicos do estilo “new age”, o projeto cinematográfico teve o apoio do Hotel Marina Canoa; Autoviass – Auto Viação de São Sebastião e Prefeitura Municipal de São Sebastião, por intermédio das secretarias de Educação e Meio Ambiente. A empresa responsável pela produção é Atlantic Internacional Cinema & Prodution.

Quem é Zoran Djordjevic? - O cineasta Zoran Djordjevic nasceu em Valjevo, na Iugoslávia. Pós – Graduado na Universidade Famu, situada na cidade de Praga, na República Checa, no estilo documentário, ele foi aluno de Millos Formes, diretor de musicais, como Hair e Amadeus.
Em 1995, numa visita ao Litoral Norte, ele se encantou com a beleza natural, e decidiu adotar a região como sua cidade natal. Desde então, o cineasta, que produziu seu primeiro filme aos 12 anos, já firmou uma carreira sólida no país.
Vencedor do prêmio de 1 minuto, com os filmes “Por quem os Sinos Dobram” e “Poncius Pilatos”, em São José dos Campos e realizador da película “O dia em que nós olhamos para o céu”, sobre o primeiro satélite brasileiro enviado ao espaço, além de vários prêmios internacionais, Djordjevic é considerado um nome de peso no mundo do cinema. (Fonte: PMSS)

Praia de Maresias será palco do “1º Lost Air Show” no fim de semana

São Sebastião - A praia de Maresias, na Costa Sul, será palco do “Los Air Show” no próximo final de semana. Trata-se de uma competição de surfe diferente das tradicionais.
O surfista tem de fazer a manobra mais radical deste esporte: o “aéreo”. As baterias serão realizadas no sábado e domingo.
A responsável pela vinda do evento para o município é a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss). Esta disputa é a primeira do gênero no país e sairá totalmente dos padrões convencionais de julgamento dos campeonatos atuais, em que os surfistas são avaliados pelo conjunto de manobras executadas em toda a extensão da onda.
Segundo o presidente da Aciss, Artur Ramirez Balut, a idéia é incrementar o turismo na baixa temporada. “É um evento que estará sendo realizado em pleno mês de agosto, em que virão grupos até da Califórnia”, frisou.
Balut disse ainda que o campeonato envolve grande número de comerciantes e empresários do bairro. “A maioria das empresas de Maresias está ligada ao surfe”.
No Lost Air Simulator, o que vale são os aéreos (quando o surfista retira toda a prancha da onda e retorna, concluindo a manobra). Quanto mais radical, mais alto, mais veloz, melhor.
“Esse diferencial vai atrair e agradar surfistas, que muitas vezes ficam limitados, por causa do julgamento. Nesse campeonato os competidores terão a chance de se soltar, inovar, radicalizar. A ordem é voar alto, soltar a imaginação”, afirma o diretor de marketing da Lost, Cristian Nillesen.
Os quatro melhores da competição dividirão uma premiação de R$ 4,5 mil, além de kits com óculos, roupas e troféus. O campeão levará R$ 2,5 mil. “Estamos inovando e temos certeza de que o público e a mídia vai gostar muito porque teremos um surfe moderno, radical, uma disputa ágil”, completou Nillesen.
Esse formato de competição tem origem nas praias da Califórnia, onde este ano foi criado o Circuito Air Show Series, homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP). No Lost Air Simulator, as notas serão dadas somente para os aéreos.
A disputa é aberta a surfistas amadores e profissionais (desde que não façam parte do Super Surf e não estejam filiados no Super Trials), de qualquer idade e localidade. Os competidores disputarão duas fases, divididos em baterias com quatro atletas.
A organização informou que, no caso do mar não oferecer condições ideais para os surfistas “voarem”, a avaliação será feita com base nas manobras mais inovadoras.
Dentro da programação está a festa “Dysfunctional Party”, que será realizada na noite de sábado, no Bar do Meio. As inscrições para o campeonato já estão abertas, custam R$ 40 e podem ser feitas na Silver Surf. Todos os inscritos receberão uma camiseta oficial do evento e um convite para a festa (um anel estilizado da Lost).
O Lost Air Simulator tem o patrocínio da Globe e Black Flys e co-patrocínio da N’Areia e SP Surf. Também conta com apoio da Vila Vieira, Aciss, Villa Maremotta, Enseada FM, Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião e Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias. (Fonte: Imprensa Livre)

Reintegração de posse é adiada pela Justiça

Ubatuba - A reintegração de posse da área onde moram 18 famílias no bairro Rio Escuro, em Ubatuba, que estava marcada para ontem, foi adiada pela Justiça. Os moradores entraram ontem com uma ação judicial pedindo prorrogação do prazo para reintegração. Alguns moradores estão no local há 40 anos. Os donos da área ofereceram às famílias a venda dos terrenos. "O valor é um absurdo. O metro do lote no mercado é de R$ 12 e a proposta de venda é de R$ 36", disse Jairo Félix dos Santos, da Associação de Defesa do Povo Caiçara. (Fonte: ValeParaibano)

Seminário discute o desenvolvimento sustentável no Estado

Ubatuba - Os rumos dos municípios tendo como referências as áreas econômica, social e meio ambiente serão debatidos nesta sexta-feira, em Ubatuba em seminário reunindo cerca de 60 prefeitos do Estado de São Paulo.
O seminário “ Propostas para o Desenvolvimento Sustentável do Município” é promovido pela APM (Associação Paulista dos Municípios) com apoio do SEBRAE, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) e da prefeitura.
Para o prefeito Paulo Ramos e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte “ trata-se de uma rara oportunidade dos prefeitos e presidentes de câmaras trocarem informações sem perder de vista a gestão de recursos naturais e a redução das desigualdades sociais.
Ubatuba sente-se privilegiada em ser sede desse encontro que vai integrar a Agenda 21 no Rio de Janeiro ainda este ano”, disse Ramos.
O seminário será realizado no Hotel Wembley Inn, no Bairro das Toninhas, com as presenças dos prefeitos além de Celso Giglio, presidente da APM e prefeito de Osasco; José Luiz Ricca, diretor-superintendente do SEBRAE-SP e Luiz Antonio Carvalho Pacheco, diretor-presidente do CDHU.
De acordo com documento da APM, se por um lado o avanço tecnológico tem propiciado maior conforto e bem-estar às pessoas, por outro tem contribuído de forma drástica para a redução da oferta de emprego.
O crescimento acelerado da população urbana, agravado pelo desemprego, tem exacerbado os problemas de habitação – um dos mais graves – emprego, saúde e educação, dentre outros, constituindo-se a exclusão social, talvez, no maior problema para a maioria dos gestores locais. (Fonte: Imprensa Livre)

Guarda Municipal receberá sede definitiva
A área destinada conta com um total de 1.538,77 m², localizada no loteamento Ubatur, no bairro do Perequê-Açu. A construção totalizará uma área construída de mais de 400 m²

Ubatuba - A Guarda Municipal deve receber em breve a sua nova e definitiva sede administrativa. O projeto da obra foi concluído pela secretaria de Arquitetura e Urbanismo (SAU) no início da semana e o trabalho de preparação do local foi iniciado na quarta-feira, 21, pelos próprios integrantes da corporação.
O novo prédio terá área administrativa com espaços reservados para arquivo, escritório, recepção e almoxarifado, refeitório abrigando cozinha, depósito e área de serviço, salões destinados para instruções e reuniões, áreas para vestiários, sanitários e salas para atendimento à população, operação de rádio-comunicação e para o comando da unidade.
A área destinada para Guarda Municipal conta com um total de 1.538,77 m², localizada entre as ruas Estrela, Guanabara e Da Lua, no loteamento Ubatur, no bairro do Perequê-Açu. A construção utilizará um galpão de cerca de 309 m² existente no local, que será remodelado, além da ampliação externa de cerca de 96 m², totalizando uma obra final construída de mais de 400 m².
O Prefeito de Ubatuba acredita que a entrega da obra finaliza um ciclo de trabalho iniciado em seu primeiro mandato, em 1996, com a criação da corporação. Para ele, a sede da Guarda Municipal era uma das principais metas de seu mandato e significa a solidificação de uma obra humana, construída com pessoas da própria cidade, em prol da segurança do município.
A atual administração vem trabalhando na reestruturação da Guarda Municipal. Novas viaturas foram adquiridas e receberam reestilização de design adequado ao serviço de natureza ostensiva. Equipamentos como rádios de comunicação, aparelho de fax, identificador de chamadas, nova linha telefônica, além de novos uniformes, foram entregues à corporação pela atual administração, totalizando um investimento estimado em cerca de R$ 120 mil.
A Guarda Municipal de Ubatuba conta atualmente com um efetivo ativo de 65 guardas municipais, sendo que deste total 17 são mulheres. Possui um patrimônio de mais de 30 armas, entre revólveres e pistolas, e uma frota de cinco veículos, compostas por uma VW Kombi, duas VW Parati e duas motocicletas Honda 125 cilindradas.

Histórico - Criada em 1996, na primeira gestão do atual Prefeito, a Guarda Municipal teve sua primeira sede situada no prédio da rua Coronel Domiciano, nº 318, no Centro, que atualmente abriga as instalações do Juizado Especial Cível e da Justiça Eleitoral.
Na administração passada, a corporação foi alojada em uma residência localizada na rua Dona Maria Alves, nº 958, no Centro. Mas o prédio apresentava sérios problemas e teve que sofrer diversas alterações para se adequar ao trabalho desenvolvido pela corporação.
A sede que será construída no bairro do Perequê-Açu atende a uma antiga reivindicação da Guarda Municipal em receber um local planejado para atender as necessidades e peculiaridades do serviço da corporação. “O desejo de uma sede definitiva, que atenda aos anseios e necessidades da Guarda Municipal, será satisfeito agora, com a construção do novo prédio. Mais que uma obra, trata-se do reconhecimento da importância do trabalho que a corporação vem desempenhando no município. A nova sede atenderá as expectativas de nossos servidores e refletirá na melhoria da qualidade oferecida em nosso atendimento público à toda a população”, resumiu o comandante. (Fonte: ACS-PMU)

Mostra geral do folclore de Ubatuba

Ubatuba - Um grande painel do folclore de Ubatuba estará á disposição do público a partir das 18 h desta quinta-feira, 22, na sede da Fundart, no Sobradão do Porto onde os visitantes poderão conhecer, por meio de peças e documentos a história do município. “ Toda a exposição vem acompanhada de textos explicativos de modo a tornar a mostra a mais didática possível pois há uma grande diversificação de informação a ser transmitida. Nosso propósito é atrair, além da atenção de turistas, o interesse do público estudantil”, afirma Silvia Issa, presidente da Fundart.
A exposição fica aberta até o dia 15 de setembro e está dividida em 7 setores: folclore religioso, carnaval, corrida de canoas, arte viva , lendas , contos e receitas típicas, fotos e personagens do folclore caiçara e danças ao vivo, que serão apresentadas na noite da abertura.
Durante a fase de montagem já é possível constatar a grandiosidade da mostra. São 32 bandeiras das capelas das comunidades com a simbologia da Folia de Reis. Uma atração especial é a casa de pau a pique conforme era construída na roça. A construção é mostrada em suas várias etapas com o uso do cipó imbé, bambú, barro e a cobertura de sapé. A montagem tem a participação do Grupo Setorial de Folclore da Fundart e do folclorista Nei Martins. O visitante poderá viajar no tempo observando o material das festas juninas, São Pedro, Divino e Folia dos Reis; do Carnaval com figuras da Dança de Bois, máscaras, cabeções e bonecões ; as canoas, remos e as corridas que fizeram época; as fotos e textos de mais de 30 personagens tradicionais; os textos das lendas, contos e receitas que ainda são apreciadas e, por último, a oportunidade assistir caiçaras autênticos fazendo remo, tecendo redes de pesca, fazendo balaios e a rabeca, um tipo de violino usado nas festas populares. (Fonte: ACS-PMU)

Campeonato Municipal de Futebol de Mesa 2002

Ubatuba - Realizada no último final de semana, mais uma rodada dupla do Campeonato Municipal da Estância Balneária de Ubatuba; e o mesmo já demonstra ser o mais equilibrado campeonato promovido pela AUFM dos últimos anos. O equilíbrio é a tônica do campeonato, com a presença de três competidores na liderança da tábua de classificação, com os demais participantes no encalço.
Rodrigo Lobo realiza sua melhor campanha desde que se associou a entidade, o que lhe dá, até a presente data a liderança, mesmo que compartilhada do torneio. Entretanto nos critérios de desempate, leva vantagem sobre Ednelson Prado e Daniel Gusmão, 2º e 3º respectivamente. Jogando de forma extremamente competitiva, possuindo a melhor defesa do campeonato ( dois gols em cinco partidas ), Rodrigo mantém-se ao lado de Eduardo Macedo, quarto na tábua de classificação, como os únicos jogadores invictos da temporada, contudo, Rodrigo tem a seu favor, o fato de já ter disputado todas as partidas ao passo que Eduardo ainda precisará provar sua boa fase, já que é o líder em aproveitamento, em dois complicados embates para chegar a igualar os números de Rodrigo.
Não bastasse a briga pela ponta da tabela, Ednelson e Daniel em disputa a parte, brigam pela artilharia do campeonato, com vantagem para o primeiro pela diferença mínima (11x10). (Fonte: AUFM)

Carta do Leitor

Atenção Redobrada - Parece que alguns brasileiros, descrentes dos próprios reclamos, acabam se acomodando e passam a raciocinar que é melhor legalizar o que está errado e se conformar com a situação, do que insistir para que valha o correto e seus direitos cidadãos.
Também preferem ações maquiadoras à solução definitiva dos problemas. Situação com a qual também contam os poderes constituídos, pois ao fazerem ouvidos moucos das queixas da população apenas pretendem vence-la pelo cansaço e obvio, pelo desrespeito. Não posso acreditar que resolvidos problemas, ditos de esgoto, na Av. Eurico Gaspar Dutra (Tabatinga) a população passe a considerar-se respeitada com o tráfego que coloca em risco suas vidas na mesma praia. Igualmente não imagino porque devamos todos ser cobrados pelo recapeamento asfáltico da mesma avenida, cujos danos são provocados pelo peso excessivo a que a via é submetida por tratores e barcos gigantescos de propriedade exclusiva de poucos vizinhos abastados. Este investimento, seria muito benéfico a tratores e barcos! Não faço ainda idéia de como, obras da Sabesp possam contribuir para redução da insalubridade das águas marinhas na Tabatinga, onde banhistas desavisados são brindados com protetor solar
lubrificante das mesmas marcas usadas pelas embarcações que alí despejam resíduos de óleo e gasolina.
Pavimentação de calçadas? Fala-se em expediente pelo qual, com a construção do muro que divisa o Condomínio Costa Verde, houve apropriação de todo o espaço do canal pluvial, que perfeitamente poderia ter sido destinado a uma calçada em condições seguras. Fala-se também em ações obscuras pelas quais algumas vias da Tabatinga foram, em 1996, transformadas em comerciais, datando de então reclamos, inclusive judiciais, à vista da mudança.
Mas poucos têm conhecimento do comércio clandestino de combustíveis que alí existe e cujas condições de armazenamento colocam em risco a vida de todos os moradores. O despejo de águas servidas em todas as vias do bairro e resultante da lavagem de barcos, depõe no solo óleos, graxas e detergentes, que servem para contaminar não apenas o solo como também o lençol freático. Isto sem falar no lançamento de óleos usados no canal pluvial e no rio Tabatinga, tidos, pelos químicos, como produtos altamente tóxicos.
Convivência harmônica é, para mim, aquela que respeita meus direitos de cidadão. Respeita ainda meu direito constitucional de usufruir de meio ambiente saudável e não desejo abrir mão disto. Também conto com a preciosa colaboração deste jornal na divulgação de informações, porque, de providências da prefeitura, não tenho expectativas.

Cesar Guerardi
Caraguatatuba - SP


Salve a Tabatinga - Como morador do bairro concordo plenemente com a exposição dos fatos que o Sr. Ysmail enviou a respeito do nosso bairro, e reforço com todas palavras. Como leitor deste jornal virtual acredito que voces possam nos ajudar.

Paulo Serante
Caraguatatuba - SP

 


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant alv.com.br Lineu Materiais para Construção

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor