Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 28 de agosto de 2002 - Nº 604 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Norte registra segundo sequestro em um mês

Caraguatatuba:
   Prefeito faz balanço do 10º Megacycle e cria Comissão
   Comissão já começa a pensar no 11º Megacycle em Caraguá
   Caraguá já possuí TV local
   Pane faz helicóptero pousar na praia
   Caraguá abre inscrição para licença de ambulante
   Laudo deve esclarecer morte de peixe
   Tetra Pak dará apoio ao projeto Lixomania
   Vereadora visita Aterro Sanitário de Paulínia

Ilhabela:
   Escolas Municipais se preparam para o desfile de 03 de setembro

São Sebastião:
   São Sebastião realiza “Orçamento Cidadão”
   Inscrições para curso de guia turístico e cultural receptivo chega a 250
   Projeto exige fotografia e indicador de velocidade em radares
   Mães pedem retorno de professor para evitar reposição de aulas

Ubatuba:
   Taquaral ganha mutirão
   Sucesso na Vacinação Sabin
   Prefeito recebe nova diretoria da Feira de Artesanato
   Mais 80 rampas para deficientes
   Garota é encontrada morta na beira da rodovia Rio-Santos
   Aposentado é assassinado após roubo em Ubatuba

   Carta do Leitor


Litoral Norte registra segundo sequestro em um mês

Litoral Norte - Crime considerado raro no Litoral Norte, o sequestro fez a segunda vítima na região este mês. No último dia 22, o estudante universitário T.U.M., 17 anos, de Ubatuba, foi levado por seqüestradores, quando estava nas proximidades da faculdade onde estuda, em Caraguatatuba.
Na manhã de ontem, ele foi libertado, quando a polícia estourou o cativeiro, no bairro Jardim Nova Detroit, local distante da área urbana, em São José dos Campos. No local, dois seqüestradores foram presos. A família do estudante é de Ubatuba. Segundo a polícia, logo após o sequestro, foi feito contato com a família, exigindo o resgate.
A polícia de Ubatuba e a Delegacia Anti-Sequestro, em São José dos Campos, única a atender o Vale do Paraíba e Litoral Norte, foram avisadas e trabalharam em sigilo.
Além dos seqüestradores presos em São José dos Campos, a polícia de Ubatuba também prendeu um casal envolvido no crime. Trata-se de L.F.C. e M.A.C.. A mulher teria trabalhado para família do estudante, que seria dona de uma loja de materiais elétricos na cidade.
Segundo o delegado da Anti-Sequestro, Gilmar Guarnieri Garcia, a família chegou a pagar o resgate, cujo valor não foi divulgado. Até a noite de ontem, cinco pessoas haviam sido presas. Mais dois sequestradores ainda estavam foragidos, com o dinheiro. O estudante cursa o primeiro ano de Direito. Conforme o delegado, a vítima está bem, não sofrendo agressão física.
O primeiro sequestro ocorrido no Litoral Norte este mês foi em Boracéia, na Costa Sul, onde o comerciante S.N., 23 anos, foi mantido por seis dias em um cativeiro, na cidade de Praia Grande, Litoral Sul. A vítima tinha sido levada no dia 5, quando estava em sua casa. O comerciante foi libertado após a família pagar o resgate de R$ 80 mil. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito faz balanço do 10º Megacycle e cria Comissão
Reunião discute o evento e forma Comissão para aperfeiçoar o próximo evento na cidade, em 2003

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), reuniu-se ontem com o secretário de Turismo, Salim Burihan; da Comunicação, André Procópio; da Ditran, Cel. Celso Rapaci, Associação Comercial (ACIC); Associação de Hotéis e Pousadas, Wilson Roberto, para fazer uma avaliação do 10º Megacycle na cidade.
No balanço final, ficou constatado que nesta 10ª versão do evento o público foi o maior de todos os anos; estima-se que cerca de 300 mil pessoas e mais de 30 mil motos circularam pela cidade. Segundo Salim Burihan, um grande movimento de motociclistas foi verificado nas cidades vizinhas, durante os dez dias do Megacycle, fato que em sua opinião, se deve ao bom tempo e por ser a quinta vez que o evento acontece na cidade, o que tornou-o cada vez mais conhecido. Salim observou que o grande número de carros chamou a atenção de todos. “Muita gente visitou a cidade para conhecer ou assistir ao evento. O Megacycle acontece em Caraguá, mas movimenta toda a região, divulgando-a nacional e internacionalmente como o terceiro maior evento do setor motociclístico do mundo”, comentou Burihan.
Segundo o prefeito, o faturamento no comércio foi de 7 milhões, a rede hoteleira teve ocupação de 70% no primeiro final de semana e de 100% no segundo. Foram gerados 3 mil empregos indiretos e 2 mil diretos.
A segurança durante o Megacycle foi muito elogiada, o que se deve a boa atuação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e Ditran e ao sistema de monitoramento de vídeo na avenida da praia e nos postos da PR. Comparado ao evento do ano passado, houve uma redução no número de furtos em 50%.
“Ano passado, foram furtadas 18 motos em quatro dias de evento, já este ano, 20 motos foram roubadas em 10 dias de evento, sendo que seis já foram recuperadas”. Salim informou que a Polícia está investigando se os furtos registrados ocorreram mesmo em Caraguá, durante o evento. Quanto às multas, o número foi 100% maior este ano; 560 contra 304 no ano passado.
O número de acidentes, ao contrário do que a imprensa está divulgando, foi quase 50% menor, comparado ao ano passado, quando registrou-se 55 acidentes em quatro dias de evento; neste ano foram 67 acidentes em 10 dias de evento. Salim Burihan disse que é lamentável o índice de duas mortes ocorridas durante o Megacycle, vitimando Liliane Cristina de Oliveira, na Tamoios e Lázaro Tadeu Oliveira, na SP 55. No balanço total foram 67 acidentes com 23 vítimas leves, 10 graves e duas fatais, neste ano. Em 2001, foram 55 acidentes, com 21 vítimas leves, 8 graves e uma fatal. (Fonte: PMC)

Comissão já começa a pensar no 11º Megacycle em Caraguá

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva orientou aos secretários e segmentos envolvidos a formarem uma Comissão para discutir e aperfeiçoar o evento de 2003. A comissão já está formada e seus representantes são os secretários de Turismo, Salim Burihan e de Comunicação, André Procópio; obras, Leandro Borella Barbosa; e o secretário de serviços municipais, José Pereira de Aguilar, representando a prefeitura Municipal. Também fazem parte da Comissão para o Megacycle, Jorge Washington e Roberto Carvalho, da ACIC, representando o comércio; Wilson Roberto de Oliveira representando a rede hoteleira e Paulo Gato Bijus, representando o Conselho Municipal de Turismo.
O objetivo do prefeito é envolver todos os segmentos, comércio, hotéis e comunidade, para que a realização do evento seja cada vez mais positiva para todos. “O Megacycle é um evento fantástico que movimenta não só Caraguá mas como toda a região e fortalece o comércio em um período muito importante, além de gerar empregos numa época de baixa temporada”, disse o prefeito Antonio Carlos da Silva durante a reunião.
O 10º Megacycle foi muito elogiado pelo atual presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, Wilson Roberto de Oliveira. “O evento foi o mais organizado de todos os outros anos”, disse. (Fonte: PMC)

Caraguá já possui TV local

Caraguatatuba - Já esta em operação em Caraguatatuba um canal de TV local através do sistema de TV à Cabo NET. A TV Alvorada (canal 2 da NET), entrou no ar dia 9 de julho transmitindo imagens de Caraguatatuba e teve como primeiro evento uma entrevista com o empresário André de Souza, representante da operador a de TV à Cabo NET. Outro evento transmitido pela TV Alvorada são imagens exclusiva do Megacycle e a apresentação do Kartódromo de Caraguatatuba, ambas editadas pelo Litoral Virtual.
Segundo Rogério Carlos David - presidente do conselhor deliberativo da TV Alvorada - "Esta é uma conquista que irá promover um grande salto na mídia local, proporcionando todas as vantagens que a TV oferece na divulgação de notícias e eventos de Caraguatatuba".
David também informa que em breve será lançado um segundo canal, a TV Caraguá (canal 15 da NET), com mais informações sobre Caraguá.
O telefone da TV Alvorada é (12) 3882.3777. (Fonte: TV Alvorada)

Pane faz helicóptero pousar na praia

Caraguatatuba - Uma pane no motor de um helicóptero Esquilo da FAB (Força Aérea Brasileira) fez com que a aeronave fizesse um pouso de emergência em plena praia Martin de Sá, em Caraguatatuba na manhã de ontem.
O pouso atraiu curiosos à praia, uma das mais populares da cidade. Ninguém se feriu.
O helicóptero fazia um vôo de treinamento de Santos para o Rio de Janeiro quando o motor começou a apresentar problemas, segundo o capitão aviador Marcelo Moreno, da Base Aérea de Santos (SP). Ele estava na aeronave junto com três estudantes do curso de pilotos de Santos.
"Estávamos sobrevoando a cidade quando o motor principal da aeronave apresentou pane e parou de funcionar. De repente, a hélice começou a pegar fogo e tivemos que fazer um pouso de emergência", disse.
Um dos tripulantes saltou do helicóptero para retirar as pessoas que estavam na areia. "Tínhamos a preocupação de fazer um pouso sem ferir pessoas que estavam no local. A sorte é que estávamos próximo à areia pois poderia ter ocorrido uma tragédia", disse.
Técnicos da Força Aérea Brasileira passaram o dia no local do pouso para investigar as causas da pane. No final da tarde, a hélice começou a funcionar e o helicóptero foi retidado da areia e colocado na calçada, em frente a praia.
A remoção para Santos deve ser feita hoje, após autorização do Departamento de Avição Civil para retirar a aeronave do local.
"Esse tipo de problema é raro. A manutenção das aeronaves é rigorosa e realizada frequentemente. Saberemos as causas da pane do motor somente após o resultado do laudo dos técnicos da FAB", disse Moreno.
TURISTAS - O pouso forçado do helicóptero na praia Martin de Sá virou uma atração na Martin de Sá.
A surfista Eliane Oliveira Souza, 21 anos, disse que viu a aeronave voando baixo na praia e ficou assustada quando começou sair fumaça da hélice. "O helicóptero estava perto da praia e até imaginei que iria fazer um pouso na água", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá abre inscrição para licença de ambulante

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba abre em novembro inscrições para a licença para ambulantes. Segundo o setor de Fiscalização, anualmente são oferecidas 300 vagas. Inicialmente as vagas são para renovação das licenças. As que sobram ficam para os novos. O município tem cerca de 200 ambulantes. Para fazer inscrição é necessário pagar taxa de R$ 362,67 e apresentar título de eleitor com mais de dois anos no município para evitar que pessoas de outras cidades atuem na temporada. Quem não tiver autorização pode ter a mercadoria apreendida. (Fonte: ValeParaibano)

Laudo deve esclarecer morte de peixe

Caraguatatuba - A Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) deve divulgar hoje o laudo técnico apontando as causas da mortandade de cerca de 50 peixes anteontem no ribeirão Gracuí, no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba.
Técnicos da Cetesb recolheram amostras da água ontem. Segundo a encarregada pelo meio ambiente da Vigilância Sanitária de Caraguá, Jorah Maria Hoppmann, há suspeitas de que a contaminação da água esteja ligada ao esgoto despejado "in natura" no rio.
"Algum produto de limpeza mais forte, como um solvente, pode ter sido responsável pela degradação ambiental". Segundo ela, a poluição está concentrada numa extensão de cerca de 200 metros no ribeirão Gracuí, que deságua na praia da Macoca. Não está descartada a hipótese da poluição atingir a praia.
A Sabesp informou que a estação de tratamento da Mococa, que está em construção, deve ser entregue até o final do ano. (Fonte: ValeParaibano)

Tetra Pak dará apoio ao projeto Lixomania

Caraguatatuba - A Tetra Pak, unidade de Monte-Mór (SP), através de seu Departamento de Meio Ambiente, dará o apoio necessário ao projeto Lixomania, que tem como mascote a figura do "Lixotinho". O anúncio foi dado na última sexta-feira.
Estiveram presentes a unidade da Tetra Pak a coordenadora do Fundo Social, Cristina Marques e a Vereadora Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS), onde se reuniram com a Analista de Meio Ambiente da empresa, Luciane Furukawa.
Na ocasião a coordenadora mostrou o projeto Lixomania, que tem parceria do Fundo Social de Solidariedade do município com a Secretaria Municipal de Educação, com a figura do Lixotinho, que foi escolhido através de concurso, com as presenças da Vereadora Dalva Santana e do ex-Secretário Estadual de Meio Ambiente, Ricardo Trípoli. A Vereadora tem trabalhado arduamente no projeto, dando todo o apoio possível a propositura.
A Tetra Pak fornecerá todo o papel necessário para a impressão do folder, que será distribuído nas escolas do município, além do apoio de sua equipe de marketing, para a elaboração, diagramação e concepção do material.
Para a Vereadora o apoio da Tetra Pak é importantíssimo ao projeto. "Um projeto de Meio Ambiente, que envolve reciclagem de lixo já é importante e tendo o apoio de uma grande empresa então, dá um peso ainda maior e uma importância infinita", disse.
A Tetra Pak está no Brasil desde 1977 e suas parcerias em projetos do Meio Ambiente datam de 1997. Mais de 100 cidades já foram incluídas no seu plano de parceria, tendo feito, somente em 2001, mais de 1.5 milhões de folhetos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora visita Aterro Sanitário de Paulínia

Caraguatatuba - A Vereadora Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS), juntamente com a coordenadora do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Cristina Marques, estiveram visitando o Aterro Sanitário e a Usina de Reciclagem de Lixo da cidade de Paulínia, na região de Campinas. A pequena comitiva ficou encantada com o que viu e promete retornar, trazendo os Vereadores e o prefeito Antonio Carlos da Silva.
A visita a Paulínia ocorreu na última sexta-feira, dia 23 de agosto, após encontro na Tetra Pak, na cidade de Monte-Mór, localizada na mesma região e distante cerca de 25 quilometros.
Na Usina de Reciclagem de Lixo, o encontro se deu com o presidente da cooperativa local, José Carlos Silva, onde Cristina Marques e a Parlamentar puderam trocar experiências e aprendizados sobre reciclagem de lixo.
O Aterro Sanitário, bem como a usina, pertencentes a ESTRE (Empresa de Saneamento e Tratamento de Resíduos Ltda.) foi a segunda visita dentro do mesmo local. Instalados na estrada municipal Paulínia Nova Veneza, numa área de 700 mil metros², o empreendimento tem como um dos sócios o empresário Olacyr de Morais, ex-rei da Soja e atualmente o magnata da Cana de Açúcar.
No empreendimento, dividido em 9 (nove) células, são feitos o aterro sanitário de 8 (oito) Prefeituras, mais 5 (cinco) empresas da região, que depositam cerca de 100 toneladas/dia de lixo orgânico.
Cada célula é forrada com uma manta de polietileno, que é soldada eletronicamente e coberta com uma camada de 60 centímetros de terra. Além dos tubos para a exaustão de gás metano e dos dutos para a água percolada, o lixo é triturado pelas máquinas e enterrado diariamente, evitando o aparecimento de mau cheiro e de urubus.
Tanto a Vereadora como a coordenadora ficaram encantadas com o empreendimento e prometeram voltar, com "reforços" políticos. "Vou agendar a vinda do prefeito Antonio Carlos e dos Vereadores", disse Dalva, que pretende empreender apoio para a criação de uma empresa idêntica na cidade ou que o Executivo faça esse papel. "O problema do lixo em nossa cidade está ficando crítico. Uma alternativa seria criar uma empresa como a ESTRE ou fazer que a Prefeitura instale algo semelhante", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Escolas Municipais se preparam para o desfile de 03 de setembro

Ilhabela - Todas as escolas municipais de Ilhabela já estão se preparando para o tradicional desfile que acontece no dia do aniversário da cidade. O Desfile Estudantil vai reunir 10 escolas do município com alunos das 3ª e 4ª séries e as “Cirandinhas” do Perequê e do Itaquanduba representando a Educação Infantil.
Cada escola vai desfilar um tema diferente seguindo a proposta pedagógica anual. A Escola José Benedito de Morais, do Reino, vai desfilar o tema “trânsito”. Segundo a Dirigente Cecília dos Santos as crianças estão confeccionando faixas com dizeres de alerta sobre segurança no trânsito e placas de sinalização usadas dentro do município.
A Escola Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, na Barra Velha, trabalhou a cidadania dentro de quatro temas : Vida Marinha, destacando o Polvo, a Arraia e Tartaruga Marinha, o Trabalho enfocando a pesca , Esportes Náuticos e Meio Ambiente com destaque para a ação do homem e seus prejuízos. A Fauna e Flora é outra representação do tema Meio Ambiente que vai ser abordado pela Escola da Água Branca. Segundo a Dirigente Regina H. L. Simões, todos os trabalhos que serão apresentados foram feitos com material reciclado, mostrando o “Luxo do Lixo”.
As três escolas do Sul (Portinho, Bexiga e São Pedro), se juntaram para o desfile e tem como tema o Folclore de Ilhabela. As escolas trabalharam dentro do tema comidas e danças típicas, as lendas da cidade e festas religiosas. As Escolas Prefeito Leonardo Reale, na Armação e Mércia do Nascimento Dias, no Saco da Capela, também vão desfilar juntas. O tema apresentado será Saúde nas Escolas. A Escola Salvador Arena, vai abranger vários temas como conhecimento, auto-estima, a valorização do ser humano, conhecimento prévio e o trabalho sócio-educativo. A Escola do Itaqunduba vai homenagear o Caiçara Nativo e migrantes que formam a comunidade escolar do Bairro Itaquanduba. (Fonte: PMI)

São Sebastião realiza “Orçamento Cidadão”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza, entre os dias 7 e 15 de setembro, a 2ª edição do Orçamento Cidadão, que tem o intuito de discutir com a comunidade as prioridades que deverão ser incluídas no Orçamento Municipal de 2003.
Na quinta-feira, dia 29, ocorrerão duas reuniões com lideranças comunitárias, em Boissucanga e Centro, às 9h30 e 17h, respectivamente.
Na próxima segunda-feira, dia 2, às 15 horas, na Pousada Tambayba, em Maresias, acontecerá a última etapa do planejamento estratégico, com uma reunião envolvendo o prefeito Paulo Julião e secretários municipais e as lideranças comunitárias.
A parte do orçamento municipal que será destinada a atender as prioridades da população é aquela voltada para investimentos, programas e obras. O percentual será definido pela Câmara Municipal.
Ao contrário do ano passado, quando o questionário foi elaborado pela Prefeitura e o Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, dessa vez, as prioridades estão sendo discutidas com lideranças comunitárias, tornando o processo ainda mais democrático.
Para isso, a cidade foi dividida em sete micro-regiões: Boracéia/ Juquehy, Preta/ Boissucanga, Maresias/Guaecá, Barequeçaba /Praia Preta, Topolândia/Olaria, Centro/ Cigarras e Enseada/Canto Mar.
As reuniões com as lideranças comunitárias acontecem desde o dia 20 de agosto e em torno de 180 entidades participaram do processo de planejamento estratégico, abordando questões ligadas aos seguintes tópicos: sócio-econômico, urbanístico ambiental, organizativo e legal-fiscal.
Durante esses encontros, os moradores responderam um questionário com perguntas relativas ao desenvolvimento da população, os serviços prestados ao cidadão, a relação da prefeitura com a sociedade e sobre a relação da sociedade para com o espaço urbano.
Orçamento Mirim - Simultaneamente, os alunos das 54 escolas municipais de São Sebastião estarão participando do Orçamento Cidadão Mirim.
Dessa vez, além de opinar sobre as prioridades das suas escolas, os estudantes também vão discutir sobre pontos críticos da cidade. No dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia da Criança, o documento será entregue em forma de documento para o prefeito Paulo Julião.
“O importante é que todos participem e tenham retorno daquilo que foi atendido no ano passado”, disse a secretária de Educação, Vera Hilst.
Votação - As questões relacionadas pelas entidades, que dizem respeito às diretrizes municipais, serão transformadas num único questionário. Entre os dias 7 e 15 de setembro, os moradores poderão definir, através do voto, quais as prioridades devem ser incluídas no orçamento de 2003.
No total, 150 urnas serão disponibilizadas em locais estratégicos da cidade, como nos Postos de Saúde, Biblioteca, Centros de Ensino Profissionalizantes, comércios locais, entre outros. A contabilização final dos votos acontecerá nas 54 escolas municipais, no dia 15, quando também haverá a Festa da Cidadania.
Todas as prioridades escolhidas pela comunidade, por maioria de votos, serão integradas ao Projeto de Lei do Orçamento, que deverá ser entregue à Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.
Para acompanhar mensalmente o cumprimento das metas, este ano, cada micro-região vai escolher um representante que definirá um grupo comunitário gestor do Orçamento Cidadão. (Fonte: PMSS)

Inscrições para curso de guia turístico e cultural receptivo chega a 250

São Sebastião - Cerca de 250 pessoas irão participar do curso de formação para Guia Turístico Cultural e Receptivo realizado pela prefeitura de São Sebastião, que tem inicio amanhã, 28, às 19h, no Teatro Municipal.
O Prefeito Paulo Julião irá realziar a abertura. Também estão confirmadas as presenças do diretor do DADE - Departamento de Apoio e Desenvolvimento a Estâncias - Ronaldo Machado Assunção e do delegado Regional de Turismo para o Cone Leste Paulista, Paulo de Tarso.
O curso será realizado em quatro dias e irá abranger as áreas: "Relações Públicas e Receptivos", "Gastronomia, Hotelaria e Serviços", "Turismo e Cultura, os Pilares para o Desenvolvimento", "Ecoturismo, Trilhas e Esportes de Aventura", "Técnicas Construtivas, Patrimônio Cultural e Sítios Arqueológicos" e "Patrimônio Edificado".
Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, José Cardim de Souza, a proposta surgiu devido à falta de mão-de-obra local voltada ao trabalho de guia e recepção. Segundo ele, cerca de 30 pessoas serão selecionadas para trabalhar durante o II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de setembro.
"Será um curso rápido, de apenas quatro dias, mas que tem como objetivo habilitar as pessoas, preparando-as para apresentar a nossa cidade, a cultura, as praias, os esportes e tudo o que São Sebastião oferece", disse Cardim.
Ele ainda informou que, para o Festival de Cinema, as pessoas serão selecionadas pela ONG Cinemar – Instituto do Homem Audiovisual e Meio Ambiente - e receberão um certificado de estágio na área de cinema.
Durante o curso, o secretário irá explanar sobre "Turismo e Cultura, os Pilares para o Desenvolvimento", abordando os investimentos já realizados nestas áreas no município, "para que os futuros monitores saibam das mudanças que estão ocorrendo na cidade, destacando, principalmente, a nossa história e a nossa cultura", completou.
Os certificados serão entregues no sábado, às 12 horas, após os monitores terem realizado a visita de campo pela cidade. Para a conclusão do curso, os inscritos deverão ter 90% de participação nas aulas.
"Pelo número de participantes, nós vemos o interesse pelo investimento na indústria turística, e o curso cria perspectivas a estas pessoas neste campo. Será muito gratificante passar para 250 interessados informações sobre a cidade", concluiu Cardim. (Fonte: PMSS)

Projeto exige fotografia e indicador de velocidade em radares

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou na última segunda-feira o projeto de lei 048/2002, de autoria do vereador Erwin Mota, que “dispõe sobre as condições para cobrança de multas provenientes de aparelhos eletrônicos sobre infrações cometidas por motoristas condutores de veículos automotores”.
Segundo o autor, com a possibilidade de instalação de radares eletrônicos na cidade, a idéia é estipular algumas condições básicas.
Conforme o projeto, os equipamentos a serem instalados no município terão de emitir foto do veículo infrator. Além disso, a multa deverá indicar a velocidade máxima permitida.
A lei deverá ser regulamentada pelo prefeito Paulo Julião em 60 dias. De acordo com o vereador Erwin Mota, mesmo ainda sem ter nenhum radar eletrônico em São Sebastião, o projeto é importante para evitar abusos no futuro. “Já estamos prevendo a instalação dos equipamentos”, declarou.
Ele disse que sua proposta foi baseada em um projeto de lei de São Paulo. “Isso é para evitar uma futura fábrica de multas”, afirmou Mota.
O vereador destaca que a fotografia nos radares serve também na identificação de carros roubados. No ano passado, Erwin Mota apresentou uma indicação em que pedia a instalação de 11 radares no município. Até agora, a cidade continua sem nenhum tipo de fiscalização eletrônica de velocidade. “As lombadas estão sendo retiradas e o radar irá fiscalizar e policiar ao mesmo tempo” finalizou.
O Departamento Municipal de Tráfego (Detraf) informou que já foi encaminhado ao setor de Compras, por intermédio da Secretaria Municipal de Governo, a solicitação de equipamentos de controle de velocidade.
De início, serão 10 pontos em todo o município. Não há previsão para a chegada dos radares, já que o processo de licitação ainda não foi aberto. (Fonte: Imprensa Livre)

Mães pedem retorno de professor para evitar reposição de aulas

São Sebastião - Uma comissão formada por mães de alunos da Escola Municipal Henrique Botelho pede providências para que seja resolvido o problema da falta de professor na unidade.
Maria de Lourdes Santos, mãe de uma aluna da 6ª série da escola, disse que a classe de sua filha está sem aulas desde o inicio do mês. “Antes dela sair de férias, em julho, já aconteciam alguns problemas pois um professor faltava muito”.
Ela conta que o problema começou no fim do primeiro semestre deste ano e esperava que a situação fosse resolvida, após o retorno das férias. “Ainda continua tudo na mesma. Na semana passada nós fomos até a escola para tentar resolver o problema e levamos um abaixo-assinado para a direção, que se manifestou dizendo que está fazendo o possível para encontrar um novo professor”, disse.
Lourdes também conta que esse problema pode prejudicar os alunos durante as férias escolares. “Eles têm férias adiantadas, pois ficam em aula vaga durante o ano, sem fazer nada na escola, no horário dessa aula. Em compensação acredito que essas aulas devem ser repostas em dezembro”.
Edna Coelho, que também tem um filho matriculado na escola, confirmou a ausência de professor. “A direção disse que o problema seria resolvido na semana retrasada, mas os dias passaram e nada. Se o professor foi transferido para escola da Costa Sul, o mínimo que poderia ser feito é chamar outro aprovado em concurso para não deixar nossas crianças sem aula”, salientou a mãe.
A aluna Ayanna Alice Santos, 12 anos, disse que o problema de falta de professor acontece desde o mês de junho e que, até sua professora de língua portuguesa, já deu aulas de matemática.
As mães fizeram um abaixo-assinado que será entregue à secretária de Educação Vera Hislt pedindo providências.
Escola - A direção do Henrique Botelho informou ontem que está informando a secretaria de Educação há cerca de um mês, por meio de memorandos, sobre a falta de professor.
De acordo com a escola, o problema surgiu devido a transferência de professores para outras unidades municipais de ensino e com isso não existe forma de conciliarem o horário de aulas das duas escolas.
A direção também informou que continuará pedindo providências sobre o caso.
A secretária de Educação Vera Hilst foi procurada na tarde de ontem para falar sobre o assunto. Uma funcionária informou que ela não estava no município. (Fonte: Imprensa Livre)

Taquaral ganha mutirão

Ubatuba - O bairro do Taquaral vem ganhando um grande mutirão de limpeza geral incluindo coleta de entulho, pintura de lombadas, da cabeceira da ponte , sinalização na entrada da escola e recapeamento asfáltico em frente ao conjunto da casas populares na Vila Suré. A pintura do posto de Saúde do bairro também foi incluído .Para Inácio Izidoro Kerkhoff , 1o Secretário da Sociedade Amigos do Bairro do Taqural - SABATA, “a Prefeitura providenciou o atendimento rápidamente e vamos motivar a população do bairro para colaborar com a conservação da limpeza que estamos recebendo” diz. A escola do bairro está em fase de conclusão . Os moradores reivindicam ainda uma creche que, segundo argumentam, poderia ser nas dependências da Associação dos Previdenciários do Sul - APRESUL. (Fonte: ACS-PMU)

Sucesso na Vacinação Sabin

Ubatuba - Com empenho de toda a Secretaria de Saúde a Saúde Coletiva, as enfermeiras, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde, Ubatuba,conseguiu vacinar 99,17% das crianças entre 6 meses e 6 anos de idade. Este sucesso devemos a vários fatores: como a vacinação antecipada que conseguiu abordar os bairros mais distantes durante cinco dia antes do dia nacional da vacinação Nacional a vacinação com postos volantes e com ajuda do PSF - Programa de Saúde da Família. Outra grande contribuição para este resultado foi a propaganda na TV a nível Nacional para a vacinação no dia 24; a divulgação nas “Rádio Costa Azul” e “Gaivota ” que divulgaram durante vários dias os locais da vacinação antecipada e nacional; os Jornais locais “A Cidade” e “A Semana” que também divulgaram o cronograma de vacinação antecipada e nacional e principalmente a vacinação antecipada e volante que acontece em Ubatuba pela distância dos bairros ao longo da faixa de 100 Km de município. Para este resultado foram envolvidos um número bem grande de funcionários da Saúde que se empenharam para que quase a totalidade de nossas crianças fossem vacinadas, não só com a vacina Sabin mas também colocassem a carteira de vacinação em dia, com outras vacinas que fazem parte da multivacinação.
Uma grande colaboração também para o sucesso da vacinação foi a gentileza de pessoas que cederam suas casas como ponto de vacinação. E o Rotary Clube que com duas equipes nos postos Rodoviários na Rodovia Oswaldo Crus e BR 101 que vacinaram 240 crianças. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeito recebe nova diretoria da Feira de Artesanato

Ubatuba - A diretoria da Feira de Artesanato esteve reunida com o Prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), secretário de Arquitetura e Urbanismo (SAU), Sidney Giraud, e os chefes dos setores de Trânsito e Fiscalização de Ambulantes, Douglas Incáo e Francisco de Assis Cardoso. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 27, no gabinete da Prefeitura de Ubatuba onde fizeram algumas reivindicações e apresentaram os membros da nova diretoria da Associação Solidariedade dos Artistas e Artesãos de Ubatuba (ASAAU), eleita em julho deste ano.
A diretoria da ASAAU reivindicou um estudo específico de reurbanização para o local onde é realizada a Feira de Artesanato de Ubatuba, adequado dentro do projeto da avenida Iperoig que está em andamento. Solicitou a instalação de sanitários, bancos, lixeiras e telefone público. O secretário Giraud apresentou a planta com o projeto da avenida que conta com a implantação de três sanitários distribuídos pela orla, integrados dentro do paisagismo para não agredir o visual, afirma o secretário.
A ASAAU acertou com a Administração Municipal que os equipamentos urbanos como bancos e lixeiras serão adquiridos pela entidade. A SAU fará estudos para a redistribuição das barracas com a otimização e melhor aproveitamento do local. Ramos colocou a Prefeitura à disposição para apoiar as iniciativas da nova diretoria da entidade. Ao final, a diretoria elogiou a receptividade do Prefeito, secretários e assessores que foram bastante atentos às reivindicações.
A nova diretoria da ASAAU é composto por sete membros que terão mandato de dois anos e representam 120 expositores. Ivete Rodrigues da Silva Gulli é a presidente, Cléia Ageu Ricardo Cardoso é a vice, Ana Lúcia dos Santos é a secretária, Vera Regina Gulli de Oliveira é a tesoureira e Nilce Naoko Maegawa, Georgina Leandro da Silva Onishi e Gertrudes Conceição Santos da Silva são as conselheiras da Associação. (Fonte: ACS-PMU)

Mais 80 rampas para deficientes

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai construir 80 rampas para deficientes em calçadas de prédios públicos. A autorização partiu do prefeito Paulo Ramos (PFL) durante reunião com integrantes da Associação dos Deficientes de Ubatuba - ADUBA. “Nunca houve atenção para o problema e hoje estamos ampliando as 60 rampas já implantadas durante nossa administração. Os locais das 80 rampas serão definidos pelos próprios interessados que sabem onde há maior necessidade”, diz o prefeito. O prazo para construção é de 90 dias e o trabalho envolve o rebaixamento de guias e restauração de rampas de acesso a deficientes. Os serviços estarão sob responsabilidade da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo - SAU e do Serviço Municipal de Trânsito- SMT, da Prefeitura. Os recursos são oriundos das multas de trânsito. Douglas Incáo, chefe do SMT diz que “os recursos atendem uma categoria que justifica plenamente o investimento e a ação da Prefeitura”.
A SAU deverá intensificar as exigências quanto a construção de rampas em prédios comerciais tanto para os novos como para os já existentes. A reunião para anúncio do projeto contou com a presença de Mozart Ramos Nogueira; Maria Joana Monteclaro; André dos Santos; Natalino Graça; José Luiz Gonçalves e José Caboclo
Helena Olga Leal Costa Leite, presidente da ADUBA, diz que esta parceria com a Prefeitura e apoio da Unidade Integrada de Reabilitação - UNIR, vem dando certo. “ Contamos hoje com mais de 600 deficientes em nossa cidade e estamos vendo o resultado do nosso trabalho. Temos informação, inclusive, da aquisição de um elevador para deficientes no Shopping Porto Itaguá”, diz a presidente. (Fonte: ACS-PMU)

Garota é encontrada morta na beira da rodovia Rio-Santos

Ubatuba - A jovem Fernanda Cristina do Amaral, 19 anos, foi encontrada morta, na noite de segunda-feira, nas margens da rodovia BR-101 (continuação da SP-55), no bairro Barra Seca, em Ubatuba. Ela foi assassinada com tiros.
Um ciclista estava passando pelo local quando viu o corpo. Ele avisou a Polícia Rodoviária Federal, que entrou em contato com a Polícia Civil.
Uma amiga identificou o corpo da vítima, que morava no bairro Estufa 1, informando que a última vez que viu a jovem foi na noite de sexta-feira. Fernanda estava em um bar e disse que iria se encontrar com um homem. A amiga ainda explicou que chegou a vê-la entrando em um carro, mas não soube dizer a marca ou se era o mesmo homem.
A polícia ainda não tem autoria ou motivo do crime. A mãe da vítima esteve na delegacia, confirmando a identificação. Ela disse que não sabe o que pode ter ocorrido com sua filha. (Fonte: Imprensa Livre)

Aposentado é assassinado após roubo em Ubatuba

Ubatuba - O aposentado Enoc Ferreira dos Santos, 62 anos, foi assassinado em sua casa no sertão do Ingá, bairro Maranduba, em Ubatuba. Ele foi atingido violentamente com golpes de faca na cabeça, pescoço e costas. De sua residência foi levado um revólver calibre 38.
Uma amiga da vítima, que morava sozinha, foi até a casa dele e chamou no portão. Como não obteve resposta, a mulher entrou após encontrar a porta da frente aberta. Ela continuou procurando pela casa e achou o aposentado caído no chão do quarto, já morto. A mulher avisou a polícia.
Ao lado do corpo estava o facão, utilizado no crime. Segundo a polícia, a casa apresentava sinais de violência, como se a vítima tivesse lutado com os criminosos. Também foi constatado, pelo aspecto deixado na residência, que eles procuravam algo, uma vez que as gavetas e armários estavam abertos e revirados.
Não havia sinais de arrombamento nas janelas ou portas. Vizinhos informaram à polícia que a vítima tinha um revólver calibre 38, que não foi encontrado na casa. A polícia suspeita que os criminosos levaram a arma. O aposentado era separado e morava sozinho na casa. A autoria do crime ainda é desconhecida. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

DESABAFO! - Gostaria de comentar o ocorrido comigo em um hotel nesta cidade!!! Sou Consultor de Empresas... trabalho no Sebrae/SP há 12 (doze) anos... e atualmente estou realizando um trabalho denominado "Estudo da Atividade Empresarial - Meios de Hospedagem" aqui no Litoral Norte de São Paulo.
Bem, o ocorrido foi o seguinte: fico em Caraguá de segunda a sexta feira... às vezes chego no domingo de noite... já estou aqui desde maio (irá completar 4 meses hospedado no MESMO HOTEL).
Meu trabalho consiste em visitar os empresários, aplicar um roteiro de perguntas e vivenciar os problemas dos meios de hospedagem. Visito os municípios de llhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, chego a me deslocar cerca de 200 Km por dia só no litoral, MAS DURMO SEMPRE EM CARAGUÁ.
Para minha surpresa, na semana passada ao dar entrada no hotel na segunda feira dia (19/08/02), fui informado que deveria estar saindo do mesmo na quinta feira (22/08/02), e não na sexta como de costume. Aí perguntei o motivo... e tive a resposta... "em virtude do MEGACYCLE todos os apartamentos estavam vendidos em pacotes".
Perguntei se me hospedariam em outro quarto do hotel, e a resposta foi negativa: VOCÊ TEM QUE DEIXAR O HOTEL!!! Poxa... isso é que é qualidade no atendimento! O mesmo hotel ficou praticamente VAZIO durante estes 4 meses... tive um gasto considerável durante este período, e não tiveram dúvida ao me CONVIDAREM À SAIR DO HOTEL.
Procurei falar com um dos proprietários, e a resposta foi "EU NÃO CUIDO DESTA PARTE".
ISSO É FALTA DE RESPEITO COM O HÓSPEDE!!! COM O TURISTA, COM O CIDADÃO!!!
Só para ter uma ideia, A DIÁRIA PASSA DE R$ 40,00 para R$ 100,00!!!
Palavras do gerente: "É A HORA DE LAVAR A ÉGUA..."
Infelizmente este fato aconteceu. Estou fazendo um trabalho sobre os meios de hospedagem, trazendo programas para melhoria do setor, geração de emprego, renda, melhorando o atendimento ao turista, e ainda bem que aconteceu comigo. Só assim posso falar a verdade sobre a realidade sobre um município que vive do turismo!
Fica aqui o meu DESABAFO!!!
E ME COLOCO A DISPOSIÇÃO PARA MEIORES DETALHES!!!

Marcos Augusto Pires Silva
E.R Litoral Norte/ Desenvolvimento Local
marcoss@sebraesp.com.br

 


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant alv.com.br Lineu Materiais para Construção

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor