Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 29 de agosto de 2002 - Nº 605 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Norte tem 50 casos de clonagem de linha telefônica

Caraguatatuba:
   Caraguá sediará escritório regional do Ministério da Agricultura
   Caraguá recebe Exposição “Rocinha” de André Cypriano
   Fundacc inaugura painel Brasil 500 Anos dia 7 de setembro
   Verba para UTI de bebês é bloqueada e atrasa obra
   Extraordinária discute Código de Limpeza Urbana

Ilhabela:
   Navios da Marinha participarão do aniversário de Ilhabela
   25º Salão de Artes de Ilhabela reúne 200 obras de todo o Brasil

São Sebastião:
   Vereador quer apresentação de balancetes da Câmara em plenário
   Prefeitura derruba barragem no Rio Una
   Vacinação canina começa segunda-feira, em São Sebastião
   2ª etapa do Circuito Paulista Petrobras de Bodyboarding

Ubatuba:
   Sequestro faz família deixar o país
   Suspeita sabia dos hábitos do estudante
   Polícia acha armas na casa da empregada
   Comemorações da Paz de Iperoig
   Enduro da Undependência toma conta da Av. Iperoig
   Ubatuba mostra seu potencial em Olinda

   Carta do Leitor


Litoral Norte tem 50 casos de clonagem de linha telefônica

Litoral Norte - O Litoral Norte tem 50 casos de clonagem de linha telefônica. Pelo menos este é o número de registros feitos, até ontem, nas delegacias de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Ilhabela não houve registro de nenhum caso.
A região e o Vale do Paraíba são as únicas do Estado que estão sendo vítimas de ações criminosas de bandidos do Rio de Janeiro, segundo a assessoria de imprensa da Telefonica.
A empresa não sabe o motivo do golpe atingir somente as duas regiões.
Pode ser, disse, devido á proximidade com o Rio de Janeiro. Ubatuba lidera a quantidade de vítimas do golpe. São 40 pessoas que atenderam chamadas no telefone pensando que falavam com funcionário da empresa de telefonia.
Em São Sebastião foram nove casos registrados, sendo oito na região central, principalmente no bairro Barequeçaba, e um na Enseada, Costa Norte. Caraguatatuba registrou apenas um caso na última semana, no bairro Barranco Alto.
Segundo o delegado do 1° Distrito Policial de Caraguatatuba, Wuppslander Ferreira Neto, a vítima recebeu a chamada de uma pessoa dizendo se chamar Ricardo, funcionário da Telefonica e dizendo que estava fazendo a manutenção no aparelho.
Ele pediu para que a pessoa digitasse um código. Depois disso, o telefone da vítima só dava sinal de ocupado.
Quando a vítima procurou a empresa, recebeu informações que seu telefone havia sido transferido. Para o delegado, essa foi uma forma que os bandidos encontraram para dificultar o serviço da polícia em rastrear a linha, porque constará como dono a vítima do golpe, que teve o telefone transferido.
Investigando o número que foi dado para a vítima, o delegado descobriu que era de em uma favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.
De acordo com Ferreira Neto, o fato de serem telefones de outro Estado também há uma maior dificuldade para a investigação do crime organizado.
Vale do Paraíba - No Vale do Paraíba o número chega a 200 registros principalmente nas cidades de Jacareí e Taubaté. O fato fez com que as duas regiões recebessem investigações do serviço de inteligência da Polícia Federal do Rio com o auxílio da força-tarefa que atua no Estado.
Segundo a Polícia Federal, os aparelhos particulares estariam sendo usados para contatos entre membros de facções criminosas do Rio de Janeiro, como o CV (Comando Vermelho), por meio de celulares.
As quadrilhas estão fazendo contatos de dentro de presídios fluminenses, como Bangu 1, onde está preso o traficante Fernandinho Beira-Mar.
A Telefonica disse que a principal maneira de conter o golpe é divulgá-lo para que as pessoas não atendam essas chamadas. “A empresa nunca liga para casa de cliente fazendo esse tipo de serviço”, explicou, acrescentando ainda que se a pessoa simplesmente desligar e não digitar o código ou fornecer números de CIC e RG, nada ocorrerá.
A empresa também está tomando uma série de medidas que visam dificultar esse tipo de golpe. Segundo a Telefonica, elas não podem ser divulgadas e o sigilo deve ser mantido.
A vítima percebe mais claramente o golpe quando chega a conta telefônica, da Embratel, já que a maioria das ligações é feita pelo 21, com valores altos de R$ 2 mil até R$ 19 mil.
Neste caso, é necessário entrar com medidas judiciais para definir a situação. É o que está acontecendo em Jacareí, onde o Procon está auxiliando os consumidores prejudicados. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá sediará escritório regional do Ministério da Agricultura

Caraguatatuba - Através de um convênio com a prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Ministério da Agricultura vai implantar um escritório regional no município de Caraguatatuba. A formalização do convênio acontecerá no próximo dia 30 de agosto, às 12h30 no auditório da Fundação Cultural de Caraguatatuba, com a presença do delegado Federal da Agricultura em São Paulo, Dr. Francisco Sérgio Ferreira Jardins. O escritório terá sede à Rua Luís Passos Junior, nº 71, 1º andar e antenderá pelo telefone 3897-8151.
O médico veterinário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Dr. Paulo Marcos de França Pereira disse que o escritório sediará as atividades do Ministério da Agricultura da região, entre Serviços de Inspeção Federal-SIF, Departamento de Pesca e Aqüicultura e Defesa Sanitária Animal.
O Ministério da Agricultura trata dos registros de pescadores profissionais, embarcações pesqueiras, pesque-pagues, lojas de venda de peixes ornamentais; também fará as atividades de registros anteriormente desenvolvidas pelo Ibama, e principalmente o fomento do desenvolvimento da pesca entre projetos de psicultura, criação de moluscos, e outras atividades.
O escritório vai agilizar os processos de registros e o atendimento em geral. Ele informou que no litoral norte existem cerca de 1.200 barcos pesqueiros, mais de 2 mil pescadores profissionais, 35 maricultores, 4 pesque-pagues, 4 lojas de peixes vivos (aquários).
Para o presidente da Colônia dos Pescadores de Caraguá, Odair Ezequiel dos Santos, o escritório vai melhorar muito o atendimento dos serviços prestados aos pescadores, como documentações necessárias, licença para pesca e renovação da carteira de pescador. “Até agora, tínhamos que esperar de 30 a 40 dias para conseguir uma carteira. Para tirar licença chegamos a esperar um ano. Às vezes tínhamos que recorrer à Brasília, por que em São Paulo o Ministério não conseguia resolver”. Segundo informou em Caraguá há 840 pescadores associados. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe Exposição “Rocinha” de André Cypriano
A exposição Rocinha, um conjunto inédito com 42 imagens em preto e branco, mostrando o profundo mergulho do fotógrafo na vida cotidiana dos moradores da favela carioca estará em Caraguá em setembro. A FUNDACC -, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba firma a partir dessa mostra, um elo com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O Litoral Norte agradece.

Caraguatatuba - O MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Litoral Norte, inaugurado em abril de 2002, inserido num complexo cultural no centro histórico da cidade, receberá a exposição Rocinha, de André Cypriano, aberta ao público de 6 de setembro a 6 de outubro. Esse é o primeiro resultado da importante parceria iniciada entre a Fundacc e a Pinacoteca do Estado.
Sob a curadoria de Diógenes Moura, as 42 fotos em preto e branco, retratam desde a arquitetura às relações humanas, e revelam a intimidade das casas e o cotidiano da maior favela da América Latina.
A idéia deste documentário sobre a favela carioca surgiu quando o fotógrafo realizava um outro projeto, “O Caldeirão do Diabo”, na Penitenciária Cândido Mendes, na Ilha Grande - RJ, e conheceu um dos líderes, Malandro, que convidou-o para fazer um documentário sobre a comunidade onde ele havia nascido, “para mostrar a felicidade que às vezes existe”. Cypriano aceitou e viu outra coisa. ”O que encontrei foi um pouco mais complexo que felicidade” Cypriano morou no local durante 30 dias, e segundo ele, “há registros de situações interessantes que ocorrem lá em cima e que a gente, aqui de baixo nem faz idéia”. As imagens da exposição mostram justamente esse dilema. Se por um lado desdobram a estética da poesia, por outro deixam claro que ninguém sabe o que pode vir a acontecer no momento seguinte.
A curadoria da Pinacoteca prevê a vinda de Cypriano em Outubro, para realizar um slide show e palestra, para fotógrafos e imprensa assim que ele encerrar sua participação na bienal de arquitetura em Veneza, onde representa o Brasil com uma de suas fotos da Rocinha, ampliada para cobrir a fachada do pavilhão do Brasil em Veneza.
André Cypriano nasceu em São Paulo, em 1964. Atualmente vive em Nova Iorque. Com o livro Caldeirão do Diabo ganhou da Mother Jones Fundation, de São Francisco, Califórnia, a bolsa que patrocinou toda a realização do projeto Rocinha. Este ano foi o vencedor da Bolsa Vitae de Arte, prêmio para pesquisa fotográfica concedido pela Fundação Vitae, que vai levar adiante outro projeto já iniciado, Favelas, onde as dez mais importantes favelas cariocas, controladas pelo Comando Vermelho serão documentadas.
A exposição, inédita, que esteve somente na Pinacoteca, já está agendada para percorrer os grandes centros como Rio de Janeiro e Ribeirão Preto, mas antes, estará em Caraguá. A presidente da Fundacc, Eloiza Andrade Antunes vê a parceria com a Pinacoteca como uma ação de extrema importância para a região, pois abre espaço e canal para que as comunidades caiçaras possam ter acesso aos artistas brasileiros que estão no circuito cultural. “E tudo isso, devido à viabilização de um espaço como o Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, com condições de receber artistas do mais alto nível como já aconteceu com Maria Bonomi, e agora, com o fotógrafo André Cypriano, e muitos outros que virão”. (Fonte: PMC)

Fundacc inaugura painel Brasil 500 Anos dia 7 de setembro

Caraguatatuba - Durante as festividades alusivas ao 7 de setembro, a Fundacc vai inaugurar o painel "Brasil 500 Anos - Arte e Cultura pela Paz" no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos às 8 horas, após o hasteamento das bandeiras, que este ano acontece em frente ao Pólo Cultural.
O painel conta com 51 desenhos com a história do Brasil dividida em 5 séculos, com placas de cerâmica produzidas pela artista Sílvia Araújo, de São Sebastião, que fez as peças a partir dos desenhos dos alunos, que foram selecionados no concurso de desenho que fez parte do Projeto Brasil 500 Anos Arte e Cultura pela Paz, realizado em 1999. Participaram do projeto, alunos do ensino fundamental, e médio das escolas da rede municipal, estadual e particulares, num total de 400 desenhos inscritos.
O painel será instalado na Praça do Caiçara, compondo mais uma obra artística dentro do Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
A Fundacc está convidando todos os alunos que tiveram seus desenhos selecionados para estarem presentes na solenidade de inauguração do painel, porém alguns não foram localizados, pois não estudam mais na mesma escola. Alunos que ainda não foram contatados devem entrar em contato com a fundação, para saber dos detalhes. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro. Os telefones são 3883 7555/ 3883 3606. (Fonte: Fundacc)

Verba para UTI de bebês é bloqueada e atrasa obra
Unidade é fundamental para reduzir mortes no litoral

Caraguatatuba - A Maternidade de Alto Risco da Casa de Saúde Stella Maris, de Caraguatatuba, prevista para ser concluída até o final de 2003, deve demorar pelo menos mais um ano.
O motivo é o bloqueio do repasse da verba de governo do Estado, de mais R$ 618 mil, para a conclusão da maternidade. Ela será a primeira do Litoral Norte a ter UTI (Unidade de Terapia Intensiva) néo-natal, centro obstétrico e 30 leitos.
Para o início das obras, em dezembro de 2001, o governo repassou R$ 300 mil por meio do DAD (Departamento de Apoio às Distâncias). A segunda parte da verba não pôde ser repassada pelo fato de o DAD apenas autorizar envio para patrimônio público. A Casa de Saúde é mantida pelo Instituto de Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, de Caraguá.
A prefeitura deve investir R$ 300 mil na obra até o final do ano. "Como o hospital não é público, tivemos que renovar o pedido e aguardamos a liberação da verba via Secretaria Municipal de Saúde", explicou o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Há três meses, a Prefeitura de Caraguá está garantindo a execução da obra, repassando R$ 30 mil por mês. O empreendimento está orçando em R$ 2 milhões.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, a verba já está liberada pelo governador e deve ser enviada em dois meses.
MORTALIDADE -- A obra é prioritária no Litoral Norte para a redução do índice de mortalidade infantil na região.
Caraguá em 2001 chegou ao índice de 21 mortes para cada 1.000 crianças nascidas vivas. A meta estadual em 2000 era de 16,2 mortes. (Fonte: ValeParaibano)

Extraordinária discute Código de Limpeza Urbana

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza hoje, quinta-feira, dia 29 de agosto, a partir das 16 horas, em seu plenário, a sétima e a oitava Sessão Extraordinária, sucessivamente. Em pauta o Código Municipal de Limpeza Urbana, projeto de autoria do Executivo.
A propositura foi apresentada em plenário pela primeira vez em maio deste ano, sendo adiada por uma sessão. Ao entrar novamente em pauta, em 4 de junho, sofreu novo adiamento, desta vez por 2 sessões.
Com a chegada do Recesso Parlamentar de meio de ano a propositura só foi colocada em votação na sessão da semana passada, sendo adiada mais uma vez. Os adiamentos foram pedidos pelo líder do prefeito na Câmara, Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), com a alegação de que os Vereadores precisavam estudar mais a questão, com o objetivo de formular emendas.
Ao todo foram formuladas 11 emendas que serão discutidas na Extraordinária de quinta-feira. O Código Municipal de Limpeza Urbana disciplina a utilização, ensacamento e disposição final do lixo urbano, residencial, hospitalar e de construção na cidade.
Segundo disposição da presidência do Parlamento Municipal, foram marcadas 2 Sessões Extraordinárias, com início às 16 horas - a primeira e a segunda, iniciando logo após o final da primeira. Além do projeto do Executivo, serão discutidos e votados diversos Requerimentos que encontram-se acumulados na Secretaria do Legislativo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Navios da Marinha participarão do aniversário de Ilhabela
Fragata Niterói realizará uma salva de tiros em frente à Vila no próximo dia 3 de setembro

Ilhabela - Dois navios da Marinha do Brasil participarão das comemorações do aniversário de Ilhabela, no dia 3 de setembro. São eles: Fragata Niterói e Navio Hidrográfico Sirius.
Segundo o delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, comandante Paulo Rogério de Almeida, as embarcações chegarão no dia 2 e ficarão fundeadas em frente à Vila, no Centro de Ilhabela. Na manhã do dia 3, um grupamento de cada navio participará do desfile cívico-militar organizado pela Prefeitura Municipal.
A Fragata Niterói irá homenagear a cidade com uma salva de tiros. A partir das 18h, à bordo do navio, haverá um coquetel para autoridades do Litoral Norte, também em comemoração ao aniversário de Ilhabela.
De acordo com o delegado, esta é a primeira vez que a Marinha faz este tipo de homenagem na região. Contudo, a vinda de navios para a região tem sido constante.
Só este ano estiveram em São Sebastião as fragatas Liberal e Defensora, que participaram da abertura da Semana de Vela de Ilhabela, e ainda o navio veleiro Cisne Branco, além de diversos navios patrulha. Tanto a Fragata Niterói quanto o Navio Hidrográfico não serão abertos à visitação.
Porém, conforme explicou o delegado Paulo Rogério de Almeida, a abertura dos navios para a população é uma tradição da Marinha. “Havendo tempo de permanência, sempre estaremos colocando à visitação pública, pois o navio é do Brasil”, concluiu o comandante.
Fragata Niterói - A Niterói foi a primeira de uma série de seis fragatas ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a primeira construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.
Teve sua quilha batida em 8 de junho de 1972, sendo lançada e batizada em 8 de fevereiro de 1974. Foi ao mar pela primeira vez em 8 de janeiro de 1976, iniciando as provas de máquinas, que se estenderam até o final de maio. Sua aceitação e incorporação ocorreu em 20 de novembro de 1976.
A fragata tem 129,2 metros de comprimento e 13,5 metros de boca (largura), além de 5,9 metros de calado (parte da embarcação que fica abaixo do nível do mar).
Quanto ao armamento, o navio possui um canhão Vickers Mk 8 de 4.5 polegadas; dois canhões Bofors L/70 de 40 mm; um lançador de mísseis anti-submarinos Ikara; dois lançadores triplos de mísseis antiaéreos de defesa de ponto Sea Cat; um morteiro duplo do foguetes SR-375 BOROC de 375mm e dois lançadores triplos STWS Mk 1 de torpedos A/S de 324mm.
Em relação aos sensores, a Fragata Niterói dispõe de um radar de vigilância aérea tipo Plessey AWS-2, com o IFF Mk 10; um radar de vigilância de superfície ZW-06; dois radares de direção de tiro Orion RTN-10X; sonar de casco EDO-610E e sonar de profundidade variável EDO-700E. Sua tripulação é de 209 homens, sendo 22 oficiais e 187 praças. (Fonte: Imprensa Livre)

25º Salão de Artes de Ilhabela reúne 200 obras de todo o Brasil

Ilhabela - O 25º Salão de Artes Waldemar Belisário, de Ilhabela recebeu cerca de 200 obras entres quadros, esculturas, desenhos, gravuras e trabalhos tridimensionais (instalações). A exposição começa no dia 2 de setembro, às 21h, no antigo Fórum, localizado na Vila. O evento faz parte das comemorações dos 197 anos de emancipação político-administrativo de Ilhabela.
Quatro jurados escolhidos pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) avaliam os artefatos inscritos em todas as categorias. Apenas a melhor obra do salão de artes, no conceito do júri, ficará com o Troféu Waldemar Belisário. Os participantes também serão premiados com medalhas de 1º, 2º e 3º colocados, nas suas respectivas categorias, e todos os artistas receberão um certificado de participação.
Em 2001, a obra “Travessia”, uma tela feita com tinta acrílica medindo 80x1,20 de diâmetro, da artista plástica Marisilda Gasbarro ganhou o trófeu. O quadro retrata uma das balsas que fazem a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, mostrando um pouco do dia-a-dia da região.
Os interessados poderão comprar os trabalhos dos artistas no local. O salão ficará aberto até o dia 29 de setembro. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador quer apresentação de balancetes da Câmara em plenário

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Sérgio Pereira de Souza, tem reclamado sobre a falta de apresentação dos balancetes mensais da Câmara, em plenário, a cada dia 20, conforme está previsto no Regimento Interno. Nas duas últimas sessões, ele pediu o cumprimento da medida ao presidente da Câmara, José Luiz Ribeiro, que ficou em silêncio.
“Após a sessão (segunda-feira), ele me disse que entregará o balancete, mas espero que seja para todos os demais vereadores”, conclui Sérgio de Souza.
O vereador quer verificar as despesas da Câmara, em cada mês. “Não estou colocando em dúvida a administração, mas podemos verificar formas de enxugar a máquina, evitando gastos total do recursos em custeio para possibilitar investimentos”, observa Sérgio.
Ele considera que a Câmara poderia, por exemplo, reservar finanças para construção de novo prédio do Legislativo, a fim de evitar os gastos atuais com locações de imóveis.
A rubrica orçamentária da Câmara está na ordem de R$ 442 mil por mês, repassados pela prefeitura. Sérgio estima que o duodécimo do próximo ano será maior, em torno de R$ 700 mil mensais.
Além de defender necessidade de investimentos pela Câmara, ele é favorável a devolução de verba à prefeitura para viabilizar várias demandas à comunidade. “No meu bairro, por exemplo, a quadra de esportes precisa de reformas e os moradores também necessitam de creche”, diz.
O diretor financeiro da Câmara, Marcelo Luiz de Oliveira, disse que a falta de apresentação dos balancetes em plenário é “vício histórico” e ocorre há mais de dez anos. “Enquanto diretor financeiro vou recomendar ao presidente para o cumprimento dessa medida, prevista no Regimento Interno”, disse.
O diretor explica que os balancetes são acessíveis na secretaria de Finanças. A cada quadrimestre é enviado relatório de gestão fiscal ao Tribunal de Contas do Estado.
Oliveira considera que a leitura dos balancetes, em plenário, pode ser inviável porque a matéria tem termos muito técnicos. Ele sugere a realização de reunião prévia com os parlamentares para a exposição do assunto.
Conforme o diretor ocorre equilíbrio entre receita e despesas. Somente com a folha de pagamento são gastos R$ 180 mil por mês, incluindo vencimentos dos vereadores e seus assessores.
Entre os demais custos estão contas de telefones fixos e celulares de todos os parlamentares, gastos com carros, viagens, hospedagens, além de locação de prédios, onde ficam outros gabinetes. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura derruba barragem no Rio Una

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião derrubou ontem, 28, às 15 horas, uma barragem e um muro que impediam a passagem de água do rio Una, no bairro Barra do Una, costa sul. A operação integrada contou com a participação de cinco fiscais ambientais, 10 braçais e o apoio da Polícia Florestal.
Segundo o chefe da divisão de fiscalização da costa sul, Henderson Alves das Chagas, o objetivo da barragem era secar o leito do rio para descaracterizar a área, considerada de preservação permanente, onde existem seis residências de médio e grande porte.
Além disso, com a área seca poderiam ser iniciadas novas obras. “As casas foram embargadas enquanto ainda estavam sendo construídas, mas os proprietários não respeitaram a ordem e, posteriormente, foram notificados e multados”, explica Chagas.
A barragem construída com pedras, com 60 cm de altura, já havia sido removida há cerca de 30 dias, mas voltou a ser erguida. “A barragem impede o escoamento da água da chuva e, em caso de grande temporal, pode provocar grandes consequências para o bairro”, explica o diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões.
Com relação às residências irregulares, Simões explica que a situação será avaliada pelo corpo técnico da secretaria do Meio Ambiente. “Qualquer decisão vai depender de uma avaliação técnica”, diz.
Maresias - Anteontem, dia 27, a fiscalização ambiental reconstituiu o leito de um rio que havia sido desviado devido a construção de uma vala, com cerca de 300 metros.
Além disso, os fiscais embargaram a obra de um deck e uma varanda que estavam sendo construídos pela casa nortura Sirena, sem autorização da prefeitura. (Fonte: PMSS)

Vacinação canina começa segunda-feira, em São Sebastião

São Sebastião - Terá inicio na próxima segunda-feira, 2, a campanha de Vacinação Anti-rábica Canina e Felina, em São Sebastião. A campanha irá se estender por todo o município até o dia 19 de setembro, entre as segundas e sextas-feiras.
A estimativa é vacinar 7,2 mil animais, mas visando atender uma demanda maior, foram encomendadas 9,5 mil doses. No ano passado, 5972 doses da vacina foram aplicadas.
Em São Sebastião, desde 97, não há nenhum registro de caso positivo de raiva.
Para Sérgio Krugler, da Divisão de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria Municipal da Saúde, a estimativa da população canina e felina representa cerca de 10% do número de moradores. Esta base de cálculo é utilizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
Poderão ser vacinados todos os cães e gatos com mais de três meses e em qualquer estado de saúde. Apenas as fêmeas prenhes não poderão receber as doses da vacina.
Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (12) 38921744 ramais 222 ou 210, (12) 38931334, ou nas unidades de PSF. (Fonte: PMSS)

Cronograma

EQUIPE 01 (COSTA SUL)

02/09/02

Boracéia (ESCOLA)

08:00 às 12:00

Juréia (Portaria do condomínio)

12:30 às 17:00

03/09/02

Barra do Una (ESCOLA)

08:00 às 12:00

Barra do Una (Posto de Gasolina)

12:30 às 17:00

04/09/02

Abras do Una (ESCOLA)

08:00 às 12:00

Abras do Una (Igreja Católica)

12:30 às 17:00

05/09/02

Juquehy (PSF)

08:00 às 17:00

06/09/02

Barra do Sahy (ESCOLA)

08:00 às 12:00

Vila Baiana (entre as ruas 1 e 2)

12:30 às 17:00

09/09/02

Camburi (ESCOLA)

08:00 às 12:00

Sert.Camburi (Escola)/Sert.Piavú (Ponte)

12:30 às 17:00

10/09/02

Boiçucanga (Beira-Rio)

08:00 às 12:00

Boiçucanga (ESCOLA-Cascalho)

12:30 às 17:00

11/09/02

Boiçucanga (Praça da Sub Prefeitura)

08:00 às 17:00

12/09/02

Maresias (Clínica Veter. Rua do Forno)

08:00 às 12:00

Maresias (Praça dos Bombeiros)

12:30 às 17:00

13/09/02

Paúba (ESCOLA)

08:00 às 12:00

Santiago (Praia)

12:30 às 17:00

16/09/02

T.T.Pequeno (Capela)

08:00 às 12:00

T.T.Grande (Praça)

12:30 às 17:00

17/09/02

Calhetas (Bar no final da rua)

08:00 às 10:00

Guaecá (Posto da Polícia Rodoviária)

10:30 às 12:00

Barequeçaba (Praça)

12:30 às 17:00

18/09/02

Pitangueiras (Praia)

08:00 às 10:00

Topovaradouro (Posto de Gasolina)

10:30às 17:00

19/09/02

Topolândia (Praça da Bíblia)

08:00 às 17:00

EQUIPE 02 (COSTA NORTE)

02/09/02

Jaraguá (Área de Lazer)

08:00 às 17:00

03/09/02

Jaraguá (Ponto final do Ônibus)

08:00 às 12:00

Limeira (Volante)

12:30 às 17:00

04/09/02

Canto do Mar (Praça da Creche)

08:00 às 17:00

05/09/02

Enseada (Praça)

08:00 às 12:00

Cigarras (ao lado do Posto de Gasolina)

12:30 às 17:00

06/09/02

Morro do Abrigo (PSF)

08:00 às 17:00

09/09/02

São Francisco (Praça do Convento)

08:00 às 12:00

São Francisco (Praça da Figueira)

12:30 às 17:00

10/09/02

Portal da Olaria (Praça do Clube)

08:00 às 12:00

Arrastão (Praça)

12:30 às 17:00

11/09/02

Pontal da Cruz (Igreja Católica)

08:00 às 17:00

12/09/02

Praia Deserta (início da orla)

08:00 às 12:00

Porto Grande (Praça da Vela)

12:30 às 17:00

13/09/02

Centro (Praça do Coreto)

08:00 às 17:00

16/09/02

Centro (Praça do Coreto)

08:00 às 17:00

17/09/02

Itatinga (antigo supermercado Danjú)

08:00 às 17:00

18/09/02

Topolândia (Praça da Bíblia)

08:00 às 17:00

19/09/02

REPESCAGEM

08:00 ÀS 17:00


2ª etapa do Circuito Paulista Petrobras de Bodyboarding
A 2ª etapa do Circuito Paulista Petrobras de Bodyboarding será realizada no próximo final de semana, na praia de Maresias, em São Sebastião. O destaque é a disputa feminina profissional.

São Sebastião - Atletas de várias partes do litoral brasileiro estarão brigando pela vitória no mais importante campeonato estadual do país. Defendendo as paulistas, estão Jaqueline Gonçalves, de Bertioga, e Lissandra Tutty, de Santos, atual pentacampeã estadual e integrante da elite do Circuito Mundial.
Outras três competidoras aparecem como promessas. A também santista Camila Ventura vem ganhando destaque no Circuito Brasileiro e quer comprovar porque está entre as melhores. A guarujaense Juliana Freitas foi a revelação da etapa inicial, chegando na semifinal em sua estréia como profissional.
Já a vencedora da categoria amadora na abertura do campeonato, Carolina Casemiro, de Bertioga, vai competir pela primeira vez como profissional. A disputa também contará com talentos de fora, como a capixaba Gabriela Hoffman. Na etapa de abertura, ela ficou em 5º lugar, perdendo a chance de seguir no campeonato por apenas 0,18 ponto. “Foi por muito pouco mesmo, mas ainda tem muita onda pela frente e posso recuperar”, diz Gabriela.
Junto dos profissionais, o Circuito Paulista Petrobras de Bodyboarding tem como objetivo incentivar o crescimento da modalidade. Para isso conta com as categorias amador, iniciantes e escolinha (todas no masculino e feminino), além da disputa master masculina, como forma de homenagear competidores que fizeram a história do esporte.
“Nossa proposta é criar uma base forte, ampliar o número de participantes. Hoje o bodyboarding é um esporte com acesso fácil. Até mesmo em bancas de jornal é possível comprar uma prancha para iniciantes e queremos aproveitar esta facilidade.
Estamos estruturando as escolinhas no Estado e motivando que novos talentos participem das disputas, tendo grandes competidores, ídolos, ao seu lado”, comenta o organizador do evento, Washington Teixeira, presidente da Federação de Bodyboarding do Estado de São Paulo.
A organização do campeonato estará arrecadando mantimentos e agasalhos, que serão repassados a entidades beneficentes de Maresias.
O Circuito Paulista de Bodyboarding tem o patrocínio da Petrobras e apoio da Balin, Gênesis, Bodyboardco, World Wave, Mix FM, Ride It!, Shore Break, Toque Final Tecidos, Iron Internet, Prefeitura Municipal e Associação de Surf de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

Sequestro faz família deixar o país
Estudante de Ubatuba precisou ser atendido por médicos; pais planejam contratar segurança particular

Ubatuba - A família do estudante de direito T.U.M, 17 anos, libertado anteontem pela Polícia de São José depois de ficar cinco dias em poder de sequestradores, planeja ir embora do país e ainda contratar seguranças particulares para garantir sua segurança.
No primeiro dia em casa, em Ubatuba, o rapaz passou por atendimento médico, depois de uma noite sem dormir. Ele disse que dificilmente conseguirá esquecer os momentos de tensão que passou nas mãos da quadrilha.
A mãe de T., S.D.S.D., 40 anos, precisou tomar calmantes durante a noite. A família ainda está chocada e afirma que não pretende continuar morando em Ubatuba, onde possui uma loja de materiais para construção há 22 anos.
Além do sofrimento de ter o filho sequestrado, os pais de T. amargam a decepção de ter descoberto a participação de Maria Aparecida da Cruz, 44 anos, ex-empregada, atual inquilina e considerada pessoa de confiança da casa. Uma semana antes do rapaz ser levado pelos sequestradores, as duas famílias participaram de um churrasco e planejaram assistir juntas ao Megacycle (leia texto nesta página).
Ontem, o estudante e sua família passaram por atendimento médico e psicológico. T. disse que ainda está com medo de ficar sozinho.
"Foram horas de sofrimento e, em alguns momentos, pensei que iria morrer. Os sequestradores ficaram o tempo todo com uma arma apontada para a minha cabeça", disse.
O estudante afirmou que, nos cinco dias de cativeiro, ficou amarrado e que só dava para ouvir o barulho dos veículos que passavam na via Dutra.
O cativeiro onde T. foi encontrado por policiais da Deas (Delegacia Especializada Anti-Sequestro) ficava na favela Nova Detroit, às margens da rodovia, na zona leste de São José.
NEGOCIAÇÃO - Segundo a mãe do estudante, S.D.S.D, 40 anos, seu marido ofereceu todos os bens da família aos sequestradores, que haviam pedido inicialmente R$ 300 mil de resgate. Apenas R$ 20 mil chegou a ser pago.
O comerciante D.M., 43 anos, pai da vítima, disse que o momento mais difícil foi após o pagamento do resgate, quando percebeu que seu filho não havia sido libertado.
Segundo os pais do estudante, no momento em que a polícia decidiu estourar o cativeiro, eles acharam que o jovem estava morto.
"Quando o vi descendo da viatura da polícia percebi que havia sido um milagre", disse o pai de T. O estudante foi levado na quinta-feira da semana passada, quando chegava à faculdade Módulo, em Caraguá, onde estuda. Seis homens armados de pistolas, revólveres e até granadas o colocaram em uma Kombi e o levaram para o cativeiro.
O estudante teria passado os cinco dias amarrado por cabos de aço e sido vítima de diversas agressões.
Quatro pessoas foram presas. Os outros suspeitos, duas pessoas, foram identificados mas continuam foragidos. (Fonte: ValeParaibano)

Suspeita sabia dos hábitos do estudante

Ubatuba - A mãe do estudante, S.D.S.D., 40 anos, disse que sua ex-empregada, a cozinheira Maria Aparecida da Cruz, 42 anos, suspeita de ter participado do sequestro), estava planejando o crime há um mês.
S. disse que Maria sempre fazia perguntas sobre os hábitos do estudante, que morava sozinho em Caraguá. Durante um churrasco na casa de T., quatro dias antes do sequestro, Maria teria feito várias perguntas sobre a rotina do rapaz.
"No domingo antes do sequestro, ela (Maria) fez diversas perguntas a respeito dos hábitos de meu filho e pediu que na quinta-feira todos estivessem juntos na casa dele em Caraguá para assistirmos ao Megacycle", disse.
Ela afirmou ainda que não suspeitou das perguntas de Maria, que sempre foi carinhosa com T.. A cozinheira dizia estar preocupada com o estudante que morava longe dos pais. "No domingo, ela abraçou e beijou T. antes de ir embora", disse.
Quando encontrou a suspeita na delegacia, S. disse não ter acreditado que ela estava envolvida no crime. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia acha armas na casa da empregada

Ubatuba - A Polícia Civil de Ubatuba encontrou ontem de manhã dois revólveres calibre 38 enterrados na casa da empregada doméstica Maria Aparecida da Cruz, acusada de participar do sequestro. Ela foi empregada de confiança da família.
Além de Maria Aparecida, a polícia prendeu seu filho, Luís Fernando da Cruz, os acusados Wesley Martins e Roberto Almeida, e uma adolescente de 17 anos.
O delegado da Deas (Delegacia Especializada Anti-Sequestro), Gilmar Guarnieri, disse que pediu ontem a prisão preventiva de outros dois suspeitos, que estão foragidos.
Segundo o delegado, um deles seria um homem identificado como "Enderson", que teria passagens por tráfico de drogas, e uma mulher chamada "Jaqueline". A mulher teria fugido com R$ 20 mil de resgate pagos pela família.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, disse ontem que a polícia também vai apurar a suposta ligação do grupo com detentos de penitenciárias da região. (Fonte: ValeParaibano)

Comemorações da Paz de Iperoig

Ubatuba - Ubatuba começa a aparecer na História do Brasil com o nome de Aldeia de Iperoig, nos relatórios do missionário José de Anchieta ao Provincial da Ordem dos Jesuítas, contando sobre os conflitos existentes na região, em que os tupinambá de Iperoig se organizaram para defender a terra, formando a CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIO (tamoio: Os mais antigos da terra) e passaram a enfrentar os estrangeiros (portugueses e franceses). Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta partiram de São Vicente com destino a Aldeia de Iperoig com missão de pacificar os índios. Como os Confederados Tamoios desconfiaram da palavra dos portugueses, Anchieta ficou preso durante vários meses, enquanto Nóbrega voltou a São Vicente para finalizar o Tratado de Paz que passou a figurar na História do Brasil como “A PAZ DE IPEROIG” (Primeiro Tratado de Paz, firmado nas Américas). Anchieta enquanto prisioneiro escreveu na areia da Praia de Iperoig, o célebre “POEMA À VIRGEM”, com 4.072 versos em latim.
No dia 14 de setembro será então a comemoração do Primeiro Tratado de Paz das Américas, ocorrido em Ubatuba em 1563 e na Avenida Iperoig às 17:00 haverá Missa Campal promovida pela Paróquia Exaltação à Santa Cruz.
Encontro pela Paz - A comunidade de Ubatuba estará reunida pela paz no dia 13 de setembro durante apresentações de orações, palestras e bandas concentradas em um palanque que será montado na Av. Iperoig, próximo ao Centro de Informações Turísticas .
O projeto denominado “ Encontro pela Paz” é uma realizaçãoda Prefeitura, Comtur e Fundart com apoio da Paróquia Exaltação à Santa Cruz e Conselho de Pastores Evangélicos de Ubatuba.
O Presidente da COMTUR Luiz Bischof diz que a iniciativa busca incentivar a paz e a tranqüilidade da comunidade de Ubatuba, pois somente com a paz conseguiremos atingir nossos objetivos.
No dia 13, sexta-feira, a abertura será às 19h com a apresentação da Aldeia Indígena Boa Vista, palestras relacionadas com a Paz e dos Atletas de Cristo tendo na seqüência a apresentação de bandas Gospel da comunidade local.
Os organizadores contam com a presença de um grande público em razão da diversificação de atrações que abrangem camadas diferenciadas da população e do principal objetivo proposto pelo encontro, ou seja, a Paz, indispensável em todas as atividades exercidas pelo ser humano. (Fonte: Comtur)

Enduro da Undependência toma conta da Av. Iperoig

Ubatuba - Um público estimado em mais de 4 mil pessoas e cerca de 500 motos vão ocupar a Av. Iperoig, em Ubatuba, na próxima quarta-feira, 4, a partir das 16 h para a largada promocional do Enduro da Independência, promovido pelo Trail Clube Minas Gerais- TCMG, de Belo Horizonte.
O evento conta com apoio da Prefeitura local e da Comtur que no dia anterior já estará á postos para receber os pilotos.
Dia 4 os pilotos deverão retirar o material de prova e realizar a vistoria nas motos no Centro de Informações Turísticas, localizado na mesma avenida.
Durante o dia estarão expostos carros antigos do colecionador Eugênio de Camargo Leite.
De acordo com os organizadores, a movimentação segue o mesmo ritmo de uma corrida de automóveis profissional com trailer para oficina, sala de imprensa, pórticos nos dois extremos, bandeiras ao longo da avenida e distribuição de kits para as equipes.
À noite, o prefeito Paulo Ramos e demais autoridades, oficializa o evento. Além de hasteamento de bandeiras, queima de fogos de artifícios e apresentação da banda Rocklama, o público poderá assistir a largada promocional com os integrantes da equipe do Moto Club Cruz de Ferro, que farão uma participação especial.
A larga oficial será a partir das 6 horas da manhã do dia 5 de setembro, 5a feira, no trevo de entrada da cidade na rodovia Oswaldo Cruz. Serão 270 km de trilhas em direção a São Lourenço, em Minas Gerais. No dia seguinte, a largada será bem cedo com destino a São João Del Rey com 260 km de trilhas. Na seqüência o destino é Ouro Preto onde haverá o encontro com os veículos 4 x 4. Domingo, dia do encerramento em Belo Horizonte está programada uma grande festa para receber os vencedores do enduro que completa 20 anos de realização. (Fonte: Comtur)

Ubatuba mostra seu potencial em Olinda

Ubatuba - Durante o XXX Congresso das Agências de Viagens realizado em Olinda, de 21 a 25 de agosto, os representantes do turismo de Ubatuba tiveram oportunidade de conhecer a estratégia de promoção dessa atividade na região, sem dúvida, um das mais eficientes do País.
Luiz Bischof, Diretor Presidente da Comtur; Sidney Giraud, Secretário de Arquitetura e Urbanismo e José Carlos Silva, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, acompanharam a montagem e o serviço de atendimento no stand instalado no espaço reservado pela Secretaria de Turismo do Estado no Centro de Convenções de Olinda.
“O Nordeste vende pacotes e o trade está preparado para receber o visitante que sente satisfação com o turismo planejado. Podemos atingir e até superar este estágio, pois temos hospedagem, gastronomia, quiosque, artesanato, folclore e outras atrações de bom nível na nossa região”, afirma Bischof.
O presidente da Comtur diz ainda que o Governo Federal tem privilegiado na mídia, tanto nacional como internacional, o turismo do Nordeste relegando nosso Estado a um plano secundário. “Falta lobby adequado dos nossos políticos para atrair e dirigir os milhões das verbas de publicidade para o setor de turismo”.
Um mínimo de investimento em divulgação traria um grande retorno conclui.
O congresso contou com a participação do Ministro do Turismo, Caio Luiz de Carvalho, de membros da Comissão Parlamentar de Turismo e da Associação Brasileira das Agências de Viagens – ABAV, promotora do evento.
A atual administração do prefeito Paulo Ramos tem se preocupado com a urbanização da orla. Exemplo concreto é a Avenida 9 de Julho e Iperoig, já estando em processo de concorrência a urbanização da orla da Praia do Perequê-Açu. Esta urbanização é um passo importante para valorizar o visitante e representa respeito para como turista. (Fonte: Comtur)

Carta do Leitor

Desabafo - Meu DESABAFO está dando o que falar! Já recebi alguns e-mail dizendo que isso não é novidade, que já aconteceu e que irá acontecer, se os empresários locais não quebrarem essa PARADIGMA.
Seu JORNAL Virtual é lido até fora do PAÍS. Recebi e-mail de Viena, na Austria.
Agradeço desde já seu emprenho e profissionalismo na matéria, mas a pergunta não cala: querem saber qual foi o hotel...
Um forte Abraço!

Marcos Augusto Pires Silva
E.R Litoral Norte/ Desenvolvimento Local


Pobre Égua - É triste constatar que ainda impere em alguns estabelecimentos do litoral norte o método asinino de administrar empresas. Não apenas em Caraguatatuba, como ontem nos alertou Marcos A. Pires Silva, mas por toda a região é possível localizar focos do mesmo conceito: faturar a qualquer preço!
Lamento pelo que esteja ocorrendo à égua e aos clientes da região. Os clientes, certamente, saberão como traçar um novo roteiro, mas a pobre égua não terá como suportar por muito tempo os efeitos da higiene sazonal. O consultor Marcos nos deixou um sinal de alerta. Pena que as éguas não falem... teriam muito mais a dizer. Quem sabe não ouviríamos: sou pobre, mas estou limpinha... até quando, não sei!

Vitório Manoel Moreira Papini
Boiçucanga, São Sebastião, SP


Atendimento Hoteleiro - O sr. Marcos Augusto Pires Silva deve dizer o nome do hotel que o tratou tão mal, para que seu texto vá além do simples desabafo, tornamdo-se um serviço a nós leitores, moradores - que acabam recomendando locais - e frequentadores do litoral. Realmente é o fim da linha, uma completa falta de visão do negócio, querer "lavar a égua" a custa de cliente fiel. Onde foi?

Luciana Carvalho
São Sebastião, SP

 


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Vivenda do Flamboyant alv.com.br Lineu Materiais para Construção

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor