Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 08 de abril de 2002 - Nº 506 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Litoral já realiza cirurgias pediátricas
Marinha autua dois barcos em Alcatrazes
Equipe é proibida de cadastrar tartarugas
Empresário retorna a Ilhabela após volta ao mundo velejando
Cobrador é agredido por assaltantes
São Sebastião tem 376 casos de dengue
Ação conjunta onterdita vários estabelecimentos na costa sul
Música, Cura holística, Auto conhecimento e Meditação no Espaço Baguá



Litoral já realiza cirurgias pediátricas

Litoral Norte - As Santas Casas de Ubatuba e Caraguatatuba estão implantando o serviço de cirurgia pediátrica. Até então, operações médias como de hérnia, orelha de abano e alterações congênitas, e até mais complexas, como cardíacase, eram feitas em São José dos Campos, Taubaté ou São Paulo. O diretor técnico da Santa Casa de Ubatuba, Carlos Augusto Fragnan, disse que a instituição está se aparelhando para a realização dessas cirurgias. As de maior complexidade continuarão a ser feitas em outras cidades do Vale e até na capital. (Fonte: ValeParaibano)

Marinha autua dois barcos em Alcatrazes

São Sebastião - Dois barcos pesqueiros foram autuados anteontem à noite pela Marinha e Ibama por pescar em área proibida. As duas embarcações estavam ancoradas em área de segurança no Arquipélago dos Alcatrazes.
O comandante da Marinha na operação, tenente Augusto Armstrong, autuou os dois barcos porque eles não tinham autorização para entrar na área restritiva e uma das embarcações não tinha número suficiente de coletes, estava com extintor de incêndio vencido e o piloto não tinha habilitação. Uma embarcação foi apreendida. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe é proibida de cadastrar tartarugas

São Sebastião - O trabalho de cadastramento das tartarugas marinhas que se refugiam no Arquipélago dos Alcatrazes, em São Sebastião, foi proibido pela Marinha. Uma equipe do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) deveria fazer a marcação durante a Maratona de Águas Abertas, anteontem, mas não conseguiu autorização. Segundo a Unidade de Conservação Tupinambás - Ibama, que autoriza pesquisas ambientais na região, o pedido de autorização deveria ter sido feito com pelo menos 30 dias de antecedência. (Fonte: ValeParaibano)

Empresário retorna a Ilhabela após volta ao mundo velejando

Ilhabela - O empresário e velejador de Ilhabela, André Magalhães Homem de Melo, 39 anos, está prestes a concluir a viagem que deve garantir a inscrição de seu nome no Guinnes Book --o Livro do Recordes. Ele é o primeiro brasileiro a completar uma volta ao mundo, solitário e sem escala.
Há seis meses no mar, ele é esperado nos próximos dias em Ilhabela, onde começou sua viagem no dia 30 de setembro do ano passado.
A chegada está atrasada há uma semana porque o velejador teve que parar em Florianópolis após seu barco "Dejavu" ter sofrido avarias.
"Mas isso não prejudicou a nossa meta porque a viagem proposta foi concluída quando contornei o Cabo Horn rumo à Ilhabela", disse o velejador ao ValeParaibano por celular, de seu veleiro.
Nascido em Campinas, o empresário assumiu seu sonho em 1995 quando largou o emprego em uma das empresas de seu pai e foi para os Estados Unidos aprender tudo sobre velas oceânicas.
Desde que voltou ao Brasil ele divide seu tempo entre o interior e Ilhabela e fazendo viagens solitário como em 1999, quando partiu para Portugal e foi um dos integrantes da Viagem Comemorativa Brasil 500 Anos. "Tudo foi uma preparação para minha volta ao mundo, que é o sonho de todo velejador."
FASES - A viagem de André Melo foi dividida em quatro fases, sendo a primeira de Ilhabela até o Cabo da Boa Esperança, no sul do continente africano, com 4.039 milhas percorridas.
A segunda etapa foi pelo Oceano Índico, um dos menos explorados do planeta, durou 50 dias, até o velejador atravessar o Cabo Leeuwin, na Austrália.
"Passei por uma violenta tempestade com ventos de 50 nós, vindos de noroeste e o mar um absurdo de grande, ondas de até oito metros, eu calculo", escreveu Melo em sua Diário de Bordo do dia 8 de novembro.
A terceira parte da viagem foi apontada pela velejador como a mais esperada, que era a chegada até o temido Cabo Horn, no extremo sul da América.
No dia 22 de fevereiro ele fez sua passagem às escuras, sem previsão meteorológica, rádio e radar, com o aquecedor em pane baixando a temperatura para cinco graus e quebra do gerador de ventos. Foram 8.850 quilômetros em 58 dias de travessia. A volta ao mundo foi completada no dia 6 de março. (Fonte: ValeParaibano)

Cobrador é agredido por assaltantes

Caraguatatuba - Dois homens armados com pistolas tentaram assaltar na última quinta-feira, por volta das 23h45, um ônibus urbano da empresa Praia Mar, que passava pelo bairro do Sumaré, em Caraguatatuba, Litoral Norte.
Quando os assaltantes perceberam que o cobrador Ademir Lourenço, 29 anos, estava sem dinheiro no caixa do ônibus ficaram irritados e dispararam alguns tiros dentro do ônibus.
O cobrador foi ferido com algumas coronhadas na cabeça, mas nenhum passageiro foi atingido pelos tiros.
Lourenço foi levado para a Santa Casa de Caraguatatuba, mas já está em casa e deve voltar a trabalhar na próxima segunda-feira.
Segundo a polícia, os dois homens conseguiram fugir após a ocorrência e não há pistas da dupla de assaltantes. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião tem 376 casos de dengue

São Sebastião - A Secretaria de Saúde de São Sebastião já admite que o número de casos autóctones de dengue pode ultrapassar o do ano passado. Em 2001, este número chegou a 456. Neste ano o município contabiliza 376 casos confirmados da doença, sendo que apenas 4 são importados.
As suspeitas chegam a 717, sendo que desse total, 341 notificados aguardam resultado.
Segundo a coordenadora de combate à dengue em São Sebastião, Annie Mello de Aguiar, apesar do trabalho de prevenção e conscientização sobre a doença, a equipe de saúde já espera a superação do número em relação ao ano passado. "É importante deixar bem claro que o número de casos está totalmente ligado aos resultados do nosso trabalho".
A coordenadora afirmou que a secretaria continua com os trabalhos intensivos de delimitação de foco e nebulização, além do mapeamento dos criadouros, que se encontram concentrados no bairro da Topolândia --onde moram cerca de 20 mil pessoas-- e região central.
AGITA --O programa Agita São Sebastião, programado para domingo a partir das 14h, na avenida da Praia, terá um espaço reservado para a campanha de combate à dengue. A Secretaria de Saúde vai montar um estande para estudantes mostrarem trabalhos realizados nas escolas da cidade.
Além do combate à dengue, o programa também traz a campanha da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra o sedentarismo. (Fonte: ValeParaibano)

Ação conjunta onterdita vários estabelecimentos na costa sul

São Sebastião - A fiscalização de Posturas, Obras e Meio Ambiente da Prefeitura de São Sebastião, com apoio da Polícia Militar, em uma ação conjunta interditou, lacrou e multou ontem, vários estabelecimentos comerciais da costa sul do município.
A ação teve início na Praia Preta, próximo a Barra do Sahy, com a interdição da danceteria Banana’s Point que vem funcionando desde de dezembro último, além de multa diária no valor de R$ 86,97 por desrespeito a autuações anteriores.
Em janeiro a danceteria foi notificada pela fiscalização – com ordem de demolição voluntária da faichada do estabelecimento e por emitir som além do permitido – já que não possui tratamento acústico determinado pela lei.
Ainda no local, um empreendimento de alto padrão, com 330 metros quadrados aproximadamente, propriedade de Henrique de Souza Ávila, foi notificado com auto de demolição voluntária com prazo de 48 horas.
De acordo com os fiscais, a obra tem projeto aprovado para dois pavimentos, o que é permitido pela lei municipal.
"Ele construiu um terceiro pavimento. E vai precisar demolir", concluiu o Chefe de Divisão de Fiscalização da Costa Sul, Henderson Chagas, o Decinho.
Em Camburi, a fiscalização interditou 10 estabelecimentos que não tinham autorização para funcionamento. A maior parte deles são bares e restaurantes que funcionam apenas nos finais de semana e feriados prolongados. Todos esses estabelecimentos já tinham sido notificados pela prefeitura anteriormente.
Além dessa operação que visa coibir a atividade irregular desses ambulantes, uma campanha de divulgação será realizada pela prefeitura para que os moradores e frequentadores (população flutuante) recebam as orientações de como agir em relação a estabelecimentos, ambulantes e obras em situação irregular, auxiliando a fiscalização municipal e possam denunciar as irregularidades cometidas em todos os bairros do município. (Fonte: PMSS)

Música, Cura holística, Auto conhecimento e Meditação no Espaço Baguá

Ubatuba - O Espaço Baguá continua buscando novas alternativas para os interessados em trabalhos de criatividade, auto conhecimento, cura holística, terapia corporal, etc.
Para este semestre já estão agendados cursos de Reiki, Feng Shui, Eneagrama e Florais da Mata Atlântica. O local é ideal para quem busca harmonia e integração com a natureza. Na Praia Vermelhinha, próxima ao Tenório, uma construção de forma octogonal, o Baguá, coberto de piaçava com piso de madeira rodeado pela Mata Atlântica.
O Espaço oferece aulas de canto popular, MPB e violão com Beto Avaroha músico e jornalista, proprietário do Beethoven Music Bar.
Exercícios taoistas e meditações em diversas técnicas do Mestre indiano Osho são praticados toda quarta-feira sob orientação de Jayo.
Sessões individuais de Reiki, técnica de cura milenar através das mãos indicado como terapia anti stress, anti depressiva e para doenças em geral são aplicadas por Jayo.
O terapeuta alemão Yakiz Reiter oferece sessões de Rebalancing, técnica de terapia corporal que trabalha profundamente os tecidos musculares e ligamentos.Traz à consciência a origem de problemas físicos e emocionais promovendo harmonia e cura.
Andréia Saltini, Nirvano, oferece sessões de Arte Terapia aonde o próprio fazer artístico é em si terapêutico. Ajuda a expressar e traz à consciência sentimentos, limitações, desejos, etc.
Agenda de abril a maio:
Reiki I – 13 de abril, sábado das 9h30 às 18h.
Reiki II – 10, 11, 12 (19h30 às 22h30) ou 14 de abril, domingo das 9h30 às 18h. Com Dwaro, Cláudio Rangel.
Feng Shui – 26 a 28 de abril. Com Shanti, Helena Gomes.
Eneagrama – 01, 02, 08 e 09 de maio. Com Jayo.
Florais da Mata Atlântica – 21 a 23 de maio. Com Sandra Epstein.
As sessões individuais e os cursos devem ser agendados pelos telefones 435-1275 ou 435-1788 com Jayo.

 

Free Wallpaper Korovin

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor