Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de setembro de 2002 - Nº 608 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Ressaca inunda ruas e deixa 2 "ilhados"

Caraguatatuba:
   Inundação prejudica os comerciantes
   Frente fria permanece até amanhã
   Polícia acha gel explosivo e armas em casa em Caraguá
   Campanha de Vacinação Anti-Rábica quer vacinar mais gatos
   Fundacc inaugura painel Brasil 500 Anos
   Parlamento aprova Código de Limpeza em Extraordinária
   Vereador quer conceder título para colegas Parlamentares

Ilhabela:
   Após 5 anos, partos voltam a ser realizados em Ilhabela
   Triagem auditiva encerrou nesta segunda
   Prefeitura inaugura Centro de Educação Ambiental e Viveiro Municipal

São Sebastião:
   Ação fecha 2 bares em São Sebastião
   Biblioteca reabre após reestruturação do acervo

Ubatuba:
   Câmara recebe 3º pedido de cassação de Paulo Ramos
   Dois pedidos já foram arquivados
   PT encaminha denúncia à Promotoria
   Santa Maria Surf 2002 

   Carta do Leitor


Ressaca inunda ruas e deixa 2 "ilhados"
Helicóptero resgata turistas isolados em ilha de São Sebastião; em Caraguá, mar invade ruas na Massaguaçu

Litoral Norte - A forte ressaca que atingiu as praias do Litoral Norte provocou alagamentos ontem em Caraguá e deixou dois coreanos ilhados por 48 horas em São Sebastião. Os turistas foram resgatados de helicóptero na manhã de ontem.
A ressaca começou no sábado e deve continuar até amanhã.
Os coreanos Won Tae Kim, 45 anos, e Soo Hpo Rim, 58 anos, saíram de barco da praia do Juqueí para pescar na ilha das Couves, na manhã de sábado, e não conseguiram retornar devido às fortes ondas. Os dois ficaram na ilha até as 10h30 de ontem, quando foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e levados para o pronto-socorro, com suspeita de hipotermia.
Os turistas passaram dois dias sem alimento e agasalho. No pronto-socorro, eles passaram por uma avalição médica e foram liberados à tarde.
"A embarcação que os turistas alugaram não retornou para buscá-los na ilha devido à ressaca. No domingo tentamos o resgate, mas não foi possível por causa do mau tempo", disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Ricardo Pellicioni.
Ele disse que os turistas devem evitar pescar em encostas e ilha até outubro. "Neste período de constante ressaca as ondas são muito fortes."
INUNDAÇÃO - Em Caraguá, a ressaca fez transbordar o rio Gracuí, que corta o bairro Massaguaçu, inundando ontem várias ruas, casas e estabelecimentos comerciais. Cerca de 10 quiosques, uma escola e uma pousada ficaram alagados. A ressaca atingiu ainda a praia do Porto Novo.
Comerciantes afirmam que a ressaca está "espantando" os turistas do litoral.
PREVISÃO - Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, as ressacas são comuns nesta época do ano por causa dos fortes ventos e da baixa temperatura.
"As praias que ficam próximas às regiões montanhosas estão propícias às ressacas. Os morros canalizam o fluxo dos ventos que podem ficar mais fortes principalmente quando ocorre queda de temperatura", disse o meteorologista Marcelo Seluchi.
Ontem, a frente fria provocou geada em Campos do Jordão e derrubou em até seis graus as temperaturas na região da Serra da Mantiqueira, onde a mínima registrada foi de 1,7ªC. (Fonte: ValeParaibano)

Inundação prejudica os comerciantes

Caraguatatuba - A ressaca na praia da Cocanha está espantando os turistas da região, segundo a proprietária da Pousada Cocanha Maré, Lenita Zambon. "Essa época do ano já tem um baixo movimento e com todas as ruas alagadas os clientes vão embora", disse.
Ontem, a água alagou a garagem da pousada. "Tivemos que tirar os carros. Era tanta água na rua que dava para passar de barco", disse.
Segundo o secretário de Obras, Leandro Morella Barbosa, a prefeitura deverá realizar um serviço de contenção nas margens do rio Gracuí. O rio que corta o bairro foi desviado e atualmente deságua direto na praia.
"Por causa do desvio do percurso, em época de maré alta, a água da mar faz o rio transbordar, alagando todo bairro", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Frente fria permanece até amanhã

Caraguatatuba - A frente fria deve permanecer na região até amanhã, segundo informações do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista.
"A previsão é que a temperatura aumente a partir de amanhã. Mas o tempo volta a esfriar no fim-de-semana", disse o meteorologista Marcelo Seluchi, do CPTEC.
Ele afirmou que a queda da temperatura é conseqüência da velocidade da massa de ar frio que veio da Argentina. "Essas massas de ar demoram cerca de três dias para atingir o Sudeste, resultando no aquecimento da temperatura. Nos últimos dias, a frente fria chegou na região em apenas um dia, trazendo o frio", disse Seluchi.
Ontem, na Serra da Mantiqueira os termômetros marcaram mínima de 1,7ªC. Para hoje, a temperatura mínima deve ser de 1ªC e a máxima de 16ªC em Campos do Jordão.
A previsão para as cidades do Vale é de mínima de 10ªC e máxima de 22ªC. No Litoral Norte, a temperatura mínima será de 12ªC e a máxima será de 22ªC, segundo o CPTEC. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia acha gel explosivo e armas em casa em Caraguá

Caraguatatuba - Sete bisnagas de explosivos em gel, com cerca de 60 centímetros cada, foram apreendidas em uma casa, na manhã de ontem, no bairro do Tinga, em Caraguatatuba. A polícia suspeita que o produto seria utilizado em algum assalto.
No local, foram encontrados ainda dois revólveres e duas armas de brinquedo. Na residência, foi detido Francisco Lucena Bernardo Junior, 22 anos, suspeito de ter assaltado um policial militar no fim-de-semana, na região central da cidade.
"Os explosivos têm uma forte capacidade de destruição e poderiam ser usados em crimes como assaltos ou até mesmo em um resgate de presos em cadeias. O produto foi para análise, mas suspeitamos que a sua capacidade de explosão pode derrubar até uma casa de pequeno porte", disse o delegado João Carlos Santos.
Segundo ele, o suspeito teria roubado um revólver do PM, além de objetos pessoais. A polícia ainda não localizou o revólver do soldado.
"Pela quantidade de armas encontradas no local, suspeitamos que ele faça parte de uma quadrilha e que estavam planejando outros crimes." (Fonte: ValeParaibano)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica quer vacinar mais gatos
A coordenação da campanha está dando uma atenção especial para gatos, colocando inclusive um veículo somente para vacinar os que ainda não foram vacinados

Caraguatatuba - Está chegando ao fim a Campanha de Vacinação Anti-Rábica em Caraguatatuba. Foram vacinados até agora 16.527 animais, sendo 14.946 cães e 1.600 gatos. Nesta última semana de campanha, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, estará atendendo em três pontos até o dia 6 de setembro: Casa da Agricultura, no Centro; Sub-Prefeitura do Porto Novo, na região sul; e Sub-Prefeitura do Massaguaçu, na região norte. 
Também está sendo feito atendimento através de posto volante em vários bairros, àqueles moradores que não conseguiram vacinar seus animais, seja por motivo de doença, por terem vários animais, ou qualquer outra impossibilidade. Quem quiser ser atendido em casa deve ligar para a secretaria pelos telefones 3883-2291, 2882-5025, explicar o motivo e solicitar a vacinação em casa. 
A coordenação da campanha está dando uma atenção especial para gatos, colocando inclusive um veículo somente para vacinar os gatos que ainda não foram vacinados. O veterinário Guilherme José Garrido, coordenador da campanha, acredita que de acordo com os índices de vacinação levantados, a meta da secretaria será atingida, que é de vacinar 18 mil animais. (Fonte: PMC)

Fundacc inaugura painel Brasil 500 Anos

Caraguatatuba - Durante as festividades alusivas ao 7 de setembro, a Fundacc vai inaugurar o painel “Brasil 500 Anos - Arte e Cultura pela Paz” no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos às 8 horas, após o hasteamento das bandeiras, que este ano acontece em frente ao Pólo Cultural.
O painel conta com 51 desenhos com a história do Brasil dividida em 5 séculos, com placas de cerâmica produzidas pela artista Sílvia Araújo, de São Sebastião, que fez as peças a partir dos desenhos dos alunos, que foram selecionados no concurso de desenho que fez parte do Projeto Brasil 500 Anos Arte e Cultura pela Paz, realizado em 1999. 
Participaram do projeto, alunos do ensino fundamental, e médio das escolas da rede municipal, estadual e particulares, num total de 400 desenhos inscritos.
O painel será instalado na Praça do Caiçara, compondo mais uma obra artística dentro do Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. 
A Fundacc está convidando todos os alunos que tiveram seus desenhos selecionados para estarem presentes na solenidade de inauguração do painel, porém alguns não foram localizados, pois não estudam mais na mesma escola. Alunos que ainda não foram contatados devem entrar em contato com a Fundação, para saber dos detalhes. A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro. Os telefones são 3883 7555/ 3883 3606. (Fonte: PMC)

Parlamento aprova Código de Limpeza em Extraordinária

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde de ontem, quinta-feira, às 16 horas, 2 (duas) Sessões Extraordinárias, em seqüência, para votar em 2 (dois) turnos, projeto do Executivo que cria o Código Municipal de Limpeza Urbana. A propositura já tramitava há mais de 4 meses na Câmara, a espera de discussão e votação. O projeto foi aprovado com a inclusão de 10 (dez) emendas.
O Código Municipal de Limpeza Urbana classifica os serviços de Limpeza Urbana, bem como as variações do lixo, que pode ser doméstico, industrial, hospitalar e de construção, além de outras variações. Boa parte do projeto está embasada nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Ao mesmo tempo o projeto fala sobre o acondicionamento, disposição, coleta, transporte e destino final do lixo. A propositura fala em sacos plásticos de 20 (vinte) ou 100 (cem) litros e recipientes do tipo latão de lixo, com tampa. Toda coleta e transporte, não importa qual tipo de lixo seja, será feita pelo Executivo, através de equipe ou empresa contratada para tal.
Os Vereadores elaboraram 11 (onze) emendas, mas apenas 10 (dez) foram aprovadas. Algumas emendas falam que os empreendimentos hospitalares não poderão colocar seus recipientes de lixo em via pública para a recolha. Esta emenda tem a autoria do Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), líder do prefeito na Câmara.
Outra emenda, também do Vereador Baduca, fala sobre o artigo 44 §1º, onde o proprietário ou administrador de imóvel, edificado ou não, deverá manter limpo o passeio e a floreira, se ela existir no local. No caso de desrespeito ao artigo, haverá notificação para a regularização em 30 (trinta) dias. As duas sessões serviram unicamente para a aprovação do projeto em 2 turnos, visto que a propositura havia sido apenas lida e não votada. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador quer conceder título para colegas Parlamentares

Caraguatatuba - A Ordem do Dia da 26ª Sessão Ordinária semanal, que acontece nesta terça-feira, dia 3 de setembro, a partir das 19h30 está seleta e variada, com destaque para um projeto do Executivo que cria o "mês do Padroeiro" e para 2 Projetos de Resolução que tratam sobre Título de Cidadão e de Gratidão Caiçara.
Todos os projetos constantes na Ordem do Dia terão discussão e votação únicas, com aprovação em 2/3 para os Projetos de Resolução, que alteram o Regimento Interno.
O Executivo apresenta projeto que cria o "Mês de Santo Antonio", a ser comemorado em junho, no calendário oficial de festividades e comemorações do município. Já o Vereador Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), altera Lei Municipal 120/91, garantindo atendimento em estabelecimento bancário para policiais Civis e Militares.
As denominações de rua estão incluídas na Ordem do Dia. Da Vereadora Madalena Fachini (PSB), a antiga rua 5 (cinco) recebe o nome de Vitoriano de Castilho, localizada no Jardim Itaúna, no bairro do Tinga, zona sul da cidade. O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), denomina Avenida Avelino Alves dos Santos, a estrada do Caminho Grande, no extremo sul do município.
O Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), coloca em discussão Projeto de Decreto Legislativo, que concede Título de Cidadão para o empresário Antonio Fabrete, proprietário do Ilha Morena Praia e Pesca, localizado no Morro do Algodão.
Os 2 últimos projetos tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PL) e são Projetos de Resolução. O primeiro suprime o artigo 2º da Resolução 06/92, que institui o Título de Cidadão Caiçara. O artigo proíbe que detentores de cargo eletivo não podem receber a honraria. 
Já o segundo e último projeto, acresce parágrafo ao artigo 147 da Resolução 04, do Regimento Interno. Segundo a propositura apresentada pelo Vereador, os Parlamentares que completarem 3 (três) anos de mandato, receberão, a partir desta data, Título de Cidadão e de Gratidão Caiçara, sendo o primeiro para os não nascidos na cidade e o segundo para os que aqui nasceram. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Após 5 anos, partos voltam a ser realizados em Ilhabela

Ilhabela - Após cinco anos, desde a paralisação das obras do Hospital Mário Covas Júnior, localizado no bairro Barra Velha, em Ilhabela, nasceu na sexta-feira o primeiro bebê no município.
A falta do hospital com maternidade obrigava as mães a darem à luz em São Sebastião.
Caique Alexandre dos Santos nasceu de parto cesariano, às 10h, com 51 centímetros e pesando 4.085 gramas. A mãe, a adolescente Janaina dos Santos, 17 anos, moradora do bairro Itaquanduba, recebeu alta ontem e disse que se surpreendeu com o atendimento no hospital.
"Me senti como se eu estivesse em uma clínica particular", disse Janaina. A maternidade foi inaugurada no dia 28 de agosto.
O secretário de Saúde de Ilhabela, Antonio Luiz Colucci, disse que desde 98, com o fechamento da Santa Casa, os partos eram feitos Hospital de Clínicas de São Sebastião.
"O hospital foi inaugurado em julho e foram transferidos os serviços de pronto-socorro (urgências e emergências) que funcionava na unidade básica de saúde do bairro do Itaquanduba", disse Colucci.
O PS funcionava junto à Santa Casa que foi fechada por problemas econômicos. A retomada das obras do hospital, que começou em 97, ocorreu no ano passado. O hospital começou a atender no dia 3 de julho. No dia 9 será inaugurado o setor de internações.
Além do PS, o hospital tem 50 leitos, maternidade, internação, radiologia, ultrassom e dois centros cirúrgicos.
O projeto inicial previa apenas um PS misto e com o novo projeto o local foi ampliado.
A obra recebeu investimentos totais, dos governos municipal, estadual e federal, de R$ 4,1 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

Triagem auditiva encerrou nesta segunda

Ilhabela - A Prefeitura Muncipal de Ilhabela através da Secretaria de Educação realizou nesta segunda, 02, no CAPI (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela), a última etapa do programa do Governo do Estado “Quem ouve bem aprende melhor” realizado com alunos da 2ª série das 15 escolas existentes no município. 
As crianças que apresentaram deficiências na pré-triagem auditiva que aconteceu em julho deste ano passaram pelo exame final com o otorrino Dr. Sérgio Garbi, para definir a existência ou não de algum problema.
Dos 524 alunos que passaram pela pré-triagem, 96 apresentaram dificuldades auditivas e 57 compareceram na avaliação clínica. Segundo a fonoaudióloga da prefeitura Flávia Carneiro, não foram constatados casos graves de audição. “O médico identificou apenas alguns casos de infecção de ouvido, mas a maioria apresentou excesso de cera no conduto auditivo”, completa. 
O Prefeito Manoel Marcos e o Secretário da Educação, Antônio Cornélio, estiveram presentes no CAPI para acompanhar os procedimentos e resultados desta última fase do programa. Segundo o prefeito, este é o primeiro de uma série de outros programas da Secretaria da Educação voltados para o social. (Fonte: PMI)

Prefeitura inaugura Centro de Educação Ambiental e Viveiro Municipal

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria do Meio Ambiente inaugurou nesta segunda o Casulo, 1º Centro de Educação Ambiental e o Aroeira, Viveiro Municipal de Mudas. 
O Viveiro Municipal de Mudas de Ilhabela Aroeira, iniciou seus trabalhos de maneira rudimentar em julho de 2000, contando com apenas 3 pequenas bancadas e capacidade para 200 mudas. Depois que a atual administração assumiu o Viveiro já recebeu uma estufa, 4 bancadas com capacidade para 5 mil tubetes totalizando 20 mil mudas.
O 1º Centro de Educação Ambiental está muito bem equipado para receber alunos e qualquer pessoa que tenha interesse no Meio Ambiente. A sala tem tv, vídeo, retro-projetor, carteiras escolares, além de uma mini biblioteca com materiais didáticos, visuais e fotográficos ligados ao meio ambiente disponível aos visitantes.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Cássia Redó, a sede da secretaria já era muito procurada por estudantes para realização de pesquisas e desenvolvimento de trabalhos. “Agora, as crianças terão um local aprazível, no meio da natureza para fazer seus trabalhos. Elas poderão aprender na prática depois complementar com os materiais oferecidos pelo Centro”, completa Cássia.
Limpeza, verde e sem fome - As mudas cultivadas no Viveiro Municipal também são revertidas em alimentos que são sorteados na gincana do Ilhabela tem Cara Limpa, que acontece uma vez por mês nos bairros do município que apresentam acúmulo de entulho. “Quando estamos sorteando os alimentos, costumo dizer que é um alimento sagrado; que deixa a Ilha verde, porque é trocado por mudas, que deixa a Ilha limpa, porque é prêmio para uma gincana de limpeza e que deixa a Ilha sem fome”, disse Cássia. 
As mudas de frutíferas, floríferas e plantas nativas podem ser trocadas por um quilo de alimento, de segunda a sexta das 9h às 5h no próprio Viveiro, localizado no Bairro da Água Branca, próximo a cachoeira da Cesp. (Fonte: PMI)

Ação fecha 2 bares em São Sebastião

São Sebastião - A primeira operação conjunta entre a Polícia Civil e a Divisão de Fiscalização da Prefeitura de São Sebastião vistoriou 27 bares no final de semana --19 foram notificados por problemas com documentação e 2, fechados por funcionarem de forma clandestina.
Também foi registrado um porte ilegal de armas. Cerca de 150 policiais participaram da operação "fecha-bar", que tem como objetivo lacrar os bares clandestinos e reduzir os crimes na região.
Segundo o delegado Eduardo Iasco, os dois bares fechados ficavam na rua Amazonas, no centro.
"Em uma segunda etapa, nós pretendemos fechar também os bares que não cumprem com o horário estabelecido no alvará", disse. O horário permitido para funcionamento de bares encerra-se às 22h, segundo lei municipal.
Segundo o diretor da Receita, da Divisão de Fiscalização, Marco Aurélio Leopoldino, o objetivo é evitar a entrada de clandestinos na temporada a partir de dezembro.
Foram notificados por falta de alvará 8 bares na região central e 11 na costa sul. Os proprietários têm 10 dias para regularizar a situação e, em caso de reincidência, o local será fechado. (Fonte: ValeParaibano)

Biblioteca reabre após reestruturação do acervo

São Sebastião - A Biblioteca Municipal, localizada no Centro de São Sebastião, foi reaberta na manhã de hoje, 2, após ficar mais de dois meses fechada para troca de prateleiras e reestruturação do acervo. 
O local foi fechado porque uma das prateleiras, com mais de 1200 livros de grandes coleções, entre elas, sobre obras de arte, não suportou o peso e desmontou. O acervo não foi danificado.
Atualmente, a biblioteca conta com um acervo aproximado em 19 mil exemplares. Segundo a bibliotecária Rosângela Rodrigues Ferreira Vieira, durante o período em que esteve fechada, muitas obras que não eram requisitadas há vários anos ou que estavam sem condições de manuseio e utilização foram retiradas para ceder lugar a novos títulos. "Ao mês são doados à biblioteca cerca de 90 livros, além disso, estamos selecionando obras novas que serão adquiridas pela prefeitura", disse.
A biblioteca recebe mensalmente cerca de 850 pessoas, na sua maioria estudantes e chega a emprestar até 1300 livros neste período. Para melhorar a organização e o atendimento, o sistema de informatização foi atualizado, possibilitando a catalogação dos exemplares.
Os interessados em associar-se devem comparecer à biblioteca, no período das 9h às 18h, com o comprovante de residência, RG e pagar uma taxa de R$ 5. (Fonte: PMSS)

Câmara recebe 3º pedido de cassação de Paulo Ramos

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba analisa hoje pedido de instauração de uma nova comissão processante para tentar cassar os direitos políticos do prefeito Paulo Ramos (PFL).
A solicitação foi encaminhada ontem ao Legislativo a partir de uma denúncia sobre possíveis irregularidades no transporte coletivo urbano, feita pela líder comunitária Maria Aparecida da Cunha. É o terceiro pedido de cassação do prefeito feito pela mesma pessoa.
A denúncia se baseia em parecer do Tribunal de Contas do Estado, que suspendeu, há três semanas, a abertura de uma licitação para renovar o contrato do exercício do transporte coletivo urbano. De acordo com o parecer do TCE, alguns itens da licitação poderiam favorecer o estreitamento da concorrência. Leia a denúncia na íntegra
A empresa Costa Mar, responsável pelo transporte coletivo na cidade, atua em Ubatuba desde 1986.
Segundo o vereador Domingos dos Santos (PT), a prefeitura deve abrir nova licitação, ainda este mês. "Aguardamos o prefeito enviar à Câmara as novas descrições da licitação", afirmou.
Santos não acredita que os vereadores votem a abertura de uma comissão hoje. "Infelizmente somos a minoria e temos pouca chance de investigar um assunto de interesse coletivo, que está com irregularidades".
O prefeito Paulo Ramos (PFL) foi procurado na tarde de ontem para comentar o assunto, mas não retornou as ligações. Segundo assessores, ele estava reunido com lideranças de bairros.
Segundo o vice-prefeito, Maralino Valim (PMDB), a prefeitura vai cumprir as exigências do TCE e dar continuidade à concorrência, abrindo novo edital de licitação. (Fonte: ValeParaibano)

Dois pedidos já foram arquivados

Ubatuba - O pedido de cassação do prefeito Paulo Ramos (PFL) protocolado na Câmara de Ubatuba ontem é o terceiro realizado pela mesma pessoa, a líder comunitária e dona-de-casa Maria Aparecida da Cunha.
O ValeParaibano conversou com a líder comunitária, por telefone, no gabinete do vereador Domingos dos Santos (PT).
Os outros dois pedidos de cassação do prefeito feitos por Maria Aparecida foram arquivados pela Câmara.
O primeiro estava relacionado à compra de um carro oficial no valor de R$ 126 mil e chegou a ser investigado. O segundo, que não originou investigação pela Câmara, acusava uma suposta "fuga" de Paulo Ramos para não ser intimado por oficiais de Justiça da cidade sobre o primeiro pedido. (Fonte: ValeParaibano)

PT encaminha denúncia à Promotoria

Ubatuba - O vereador Domingos dos Santos (PT), de Ubatuba, deve encaminhar hoje denúncia ao Ministério Público sobre possíveis irregularidades em decreto publicado no Diário Oficial no último sábado, que retira o item "molho de tomate com frango" da cesta básica da prefeitura.
Segundo o vereador, a mudança de molho de tomate com frango para molho simples não alterou o suposto benefício à fornecedora Cathita. "O peso (de 330 gramas) estabelecido para o molho simples é exclusivo da empresa. As concorrentes vendem o produto com peso de 340 e 350 gramas", disse Santos.
Segundo o prefeito Paulo Ramos (PFL), o item foi retirado da cesta básica para não gerar polêmica. "Esperamos que fornecedores do Vale também possam participar da licitação para a compra dos alimentos". O prefeito afirmou que desconhece a exclusividade da empresa com relação ao peso.
Em Caçapava, a Câmara deve entregar até o final do mês relatório da Comissão Especial de Inquérito que investiga irregularidades na compra de 18 mil cestas básicas em 2001 contendo o mesmo molho de tomate com frango, que seria vendido exclusivamente pela fornecedora Cathita. (Fonte: ValeParaibano)

Santa Maria Surf 2002 

Ubatuba - O surf feminino vai se agitar mais uma vez neste final de semana! No próximo dia 08 de Setembro, acontecerá em Maresias, São Sebastião, a 2a. etapa do Santa Maria Surf 2002, um campeonato muito exclusivo. Nele só correm as atletas amadoras que não estiverem competindo no SuperSurf ou no Super Trials, respectivamente 1a. e 2a. divisão do surf feminino nacional. 
Novidades no evento - "O Santa Maria Surf 2002 é um campeonato inovador. Está na hora de se mudar as estruturas tradicionais, criar novas maneiras de competir, enfim, queremos motivar os atletas e cativar o público. Para tanto, estas meninas estão competindo para ganhar um carro zero! Para o público, é mais um show, pois a mesma série de baterias da primeira etapa volta para a água mais uma vez. Além de podermos avaliar cada atleta de modo mais preciso, torna o evento mais interessante para assistir", garante Paulo Issa, organizador do evento e criador do 1o. Campeonato Brasileiro da história do surf nacional. 
FAVORITAS - A disputa que vai acontecer em Maresias envolve um carro novo, portanto as atletas vão entrar na água para surfar tudo o que sabem e mais um pouco. A cearense Silvana Lima (17), que vêm sendo destaque por onde passa, está muito entusiasmada: "Eu tenho confiança em Deus que vou conseguir esta vitória. Estou sem patrocínio, e preciso muito deste resultado para mostrar meu surf", diz a pequena Silvana. E surf é o que parece não faltar para esta jovem atleta, que eu seu recém formado currículo, já incluiu uma vitória sobre ninguém menos que Tita Tavares, campeã mundial de surf profissional. 
O Santa Maria Surf 2002 tem o patrocínio da Santa Maria e revista Alma Surf. Co-patrocínio da Pier 7, Red Beach, Tobago, Gatti e Star Point. Apoio: Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esportes e Lazer, Federação Paulista de Surf, Associações de Surf de Ubatuba e São Sebastião, Sky Artes Gráficas e BN. Colaboração: Prefeituras Municipais de Ubatuba e São Sebastião. Organização: Squalo Promoções. 
Inscrições podem ser feitas via Internet Squalo Promoções ou através do fone (011) 3085-2934. (Fonte: Ubatuba Surf Cam)

Carta do Leitor

Guardadores de Carro - Gostaria de cumprimentar ao Prefeito de Caraguatatuba, à Câmara Municipal e ao Serviço Social da Prefeitura, pelo aproveitamento das pessoas carentes, que com um treinamento apropriado, atuam hoje no município como guardadores de carros, livrando seus munícipes e turistas do real incomodo que era estacionar em qualquer lugar da Cidade, sem a abordagem de um mendigo ou adolescente com ar de cheirador de cola ou coisas piores. Após a criação do Guardador Oficial, sumiram os acharcadores que utilizavam-se de pressão para angariar fundos para seu vício.
Fui durante algum tempo, Presidente do Conseg de Maresias - São Sebastião, na época só existia ele, e por diversas vezes, propusemos ações que, caso aceitas, pelo Governo passado e pelo atual, certamente, também teríamos conseguido reduzir o número de furtos e abordagens indesejáveis por parte dos "Andarilhos Bêbados,sujos, e mal educados" que fazem o nosso turismo receptivo junto aos turistas e munícipes que visitam o Centro Histórico de nossa Cidade.

Lineu Alvim Coelho Jr
São Sebastião, SP


Ainda o problema do desabafo - Todos ficaram ofendidos com o "lavar a égua". Mas não pensaram que o turismo sazonal tem duas etapas. A alta temporada com preços de mercado e a baixa temporada com preços de "estou quebrado", além da concorrência deslavada da hospedagem ilegal. Numa região turística como o litoral norte, que vive com apenas um mês de temporada com preços de mercado, é mais do que normal num evento com maior demanda, que estes preços retornem aos níveis de tabela sem desconto. Baixa temporada significa preços com descontos espetaculares (tanto na hotelaira como na aviação). O sonho das quatro cidades do litoral norte é ter eventos durante o ano para dar fôlego ao seu comércio e hotelaria. Ou será que todos os hoteleiros que se mostraram indignados, cobrariam em seus hotéis o preço de baixa temporada durante um grande evento? Barretos, em agosto, cobra preços de alta ou baixa temporada durante as Festas de Rodeio?
Nas cartas até aqui, aconteceu uma unanimidade em que todos tomaram as dores do Sr. Marcos mas não levantaram a questão de que ele como um profissional que está fazendo pesquisa sobre a vida econômica dos hotéis do litoral norte, não poderia ter usado a volta dos preços à tabela normal, como uma atitude de exploração do cliente. É este fato que está passado despercebido enquanto todos estão preocupados com a falta de educação do hoteleiro que o hospedava. Que a atitude do hotel foi a pior possível, isto é fato e contra fatos não há argumentos. São duas situações diferentes a serem consideradas. Uma é a falta de educação e hospitalidade da parte do hotel que o recepcionava arranhando a imagem de toda a rede hoteleira de Caraguatatuba. Por que será que o hotel arriscou peder o hóspede? Somente por burrice ou grosseiria? Mesmo neste caso, o Sr. Marcos no seu relato informou que foi avisado na 2ª feira que deveria deixar o hotel na 5ª. Será que lhe seria tão difícil assim, trabalhando nas outras cidades, ter negociado e dormido por uma noite numa cidade vizinha onde ele provavelmente estava fazendo sua pesquisa? Isto não justifica a falta de educação do hotel que o hospedava mas abriria a possibilidade de um acordo ou negociação. Outra situação seria o Sebrae que paga a conta, ter interferido, já que tinha o direito de preservar o conforto de seu técnico. O que ficou muito estranho e desconfortável nesta história, para o segmento hoteleiro de Caraguatatuba, foi o fato da denúncia do aumento dos preços, quando os preços apenas voltaram ao patamar de tabela normal, o mesmo praticado nos últimos três anos. Ainda mais, sabemos todos nós, que os preços mantidos em Caraguatatuba por toda sua rede hoteleira são os menores da região. Os motociclistas de maior poder aquisitivo durante o Megacycle costumam se hospedar em hotéis de S.Sebastião e Ilhabela, bem mais caros e luxuosos que os de Caraguá. Vamos baixar a poeira da emoção e analisar os fatos mais friamente. Ou será que todos que ficaram surpresos com a grande ofença do "lavar a égua" pagam preços de baixa temporada quando viajam nas férias ou grandes festas pelo Brasil e pelo mundo? O turismo mais barato e prazeiroso do Brasil ainda é o litoral norte de SP. 

Mirian S. Dantas
Caraguatatuba, SP


Praia do Centro de Caraguatatuba - Concordo em gênero, grau e número com a posição da Vereadora Madalena a respeito do assunto em epígrafe.
É simplesmente numa monstruosidade que estão transformando a "nossa" Praia do Centro. Logo, logo ela será conhecida como ex-praia, porque de praia não terá mais nada.

Angelo Nogueira
Caraguatatuba, SP



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Free Wallpaper Basfibra

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor