Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 04 de setembro de 2002 - Nº 609 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral Norte elaborará nova proposta do Gerenciamento Costeiro

Caraguatatuba:
   Tempo bom deve acabar com ressaca
   Opção para o feriado de 7 de setembro em Caraguá
   CEI Perequê-Mirim festejou o Folclore com a comunidade
   Desafios da Educação é tema da palestra de Gabriel Chalita
   Secretária de Educação fará palestra sobre amor na Escola de Pais
   Desfile cívico em Caraguá terá Brasil como temática
   DITRAN altera o sistema viário da Av. Frei Pacífico Wagner

Ilhabela:
   Festa em Ilhabela atrai mais de 4.000 pessoas
   Marinha comemora aniversário de Ilhabela a bordo da Fragata Niterói

São Sebastião:
   Moradores de São Sebastião criticam aumento de insetos
   Definidas as prioridades para Orçamento de 2003
   Segunda turma do curso Administradores do Lar

Ubatuba:
   Câmara rejeita cassação em Ubatuba
   Dona-de-casa diz ser ligada a grupo de oposição
   Maratonista chega ao Litoral Norte
   Quadrilha é presa por tráfico de drogas e receptação em Ubatuba

   Carta do Leitor


Litoral Norte elaborará nova proposta do Gerenciamento Costeiro

Litoral Norte - O Litoral Norte deverá elaborar uma nova minuta de decreto sobre o Zoneamento Ecológico Econômico da região. Trata-se da terceira ou nova minuta. Esta irá substituir a polêmica minuta 2 que, por sua vez, também havia substituído a minuta 1 para regulamentar a Lei Estadual 1019/98 que trata do Gerenciamento Costeiro. A legislação é instrumento para a garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida das futuras gerações.
Na sexta-feira, às 15h, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente estarão reunidos na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caraguatatuba, quando serão apresentadas as novidades.
O coordenador do Gerenciamento Costeiro, no litoral paulista, Martinus Filet, irá expor nesta reunião o parecer da consultoria jurídica da Secretaria sobre a minuta 2.
Segundo Filet, essa minuta está em desacordo com a lei estadual. Ele cita que este documento não apresenta o zoneamento ou o mapeamento das zonas. Especifica somente a zona 1 e referente apenas a áreas lindeiras às unidades de conservação, compreendidas por faixa de 50 metros medidas em projeção horizontal a partir dos Parques Estaduais e as Estações Ecológicas.
As demais zonas (2 a 5) ficam a critérios das prefeituras. “Esta é outro problema porque não podem ficar a cargo dos municípios”, diz Filet.
A minuta 2 foi aprovada pelos representantes das quatro prefeituras do Litoral Norte (gestão atual). A minuta 1, descartada pelas prefeituras, previa zonas de restrição ambiental de 1 a 5, a primeira mais restritiva. Pela primeira minuta, a zona 1 estendia-se a vários pontos em relação a mananciais, mangues e costões.
Filet afirma que essa minuta não está em desacordo com a lei estadual, mas a consultoria jurídica verificou que o zoneamento ecológico proposto poderá provocar necessidade de indenizações por conta de desapropriação de terras. “A consultoria pediu para que tentássemos evitar esta situação”.
A reunião em Caraguatatuba será feita com o grupo tripartite, equipe formada por representantes do Estado, das prefeituras e da sociedade civil, destinada a elaborar a proposta de zoneamento. Filet afirma que a minuta 3 poderá ser o resultado de elementos das outras duas minutas.
A minuta 1, resultado do trabalho do grupo do Litoral Norte, foi apresentada em dezembro de 2000. Meses depois, Filet foi substituído por José Antonio Nunes, que esteve em São Sebastião, em novembro de 2001, para dizer que a minuta era inconstitucional e apresentar a minuta 2.
Ele argumentou que o primeiro documento tirava autonomia dos municípios e provocaria desapropriações. Organizações não governamentais, formadas por ambientalistas, protestaram. Posteriormente, Filet reassumiu os trabalhos.
A nova minuta decreto deverá ser submetida ao plenário do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). A secretaria estadual enviou ao governador Geraldo Alckmin uma minuta de decreto para regulamentar o grupo de trabalho, que já atuou há vários anos, sem esta formalização. (Fonte: Imprensa Livre)

Tempo bom deve acabar com ressaca

Caraguatatuba - A ressaca que atinge as praias do Litoral Norte desde o último sábado deve diminuir a partir de hoje, segundo informações do CPTEC, mas deve recomeçar no final de semana.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ontem a ressaca atingiu as praias Cocanha, Massaguaçu e Camaroeiro, em Caraguatatuba; Maresias e Boiçucanga, em São Sebastião, e as praias Vermelha e Grande, em Ubatuba.
O meteorologista Marcelo Seluchi, do CPTEC, disse que o aumento da temperatura vai diminuir a intensidade dos ventos e das ondas.
A ressaca dos últimos dias prejudicou o comércio e a pesca nas cidades do Litoral Norte. A maioria dos quiosques das praias atingidas pela ressaca ficou fechada ontem devido ao mau tempo.
O pescador José Luís Alves, de Caraguá, disse que há dois dias não pode sair para pescar. "É arriscado sair de barco com o mar agitado. As redes são levadas pela água e a intensidade das ondas pode virar a embarcação", disse Alves. (Fonte: ValeParaibano)

Opção para o feriado de 7 de setembro em Caraguá
Caraguá vai realizar 1º Festival do Mexilhão na Praia Cocanha em 8 setembro. Pratos típicos, apresentações culturais, musicais, visita e demonstrações sobre o cultivo de mexilhão.

Caraguatatuba - A realização do 1º Festival do Mexilhão da Praia da Cocanha é inédita e irá acontecer com o objetivo de divulgar o cultivo do mexilhão, já que o município é o maior produtor do Estado de São Paulo. A organização é da Prefeitura Municipal através das secretarias de Turismo e Meio Ambiente. Segundo o secretário de Turismo Salim Burihan, a intenção é fortalecer a Associação dos Maricultores.
Tudo foi definido em julho, em reunião com o representante do Ministério da Agricultura, Paulo Marcos França Pereira; o secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano; a representante do Instituto de Pesca, Valéria Gelli, a diretora de Cultura da Fundacc, Maria Amélia; o presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo, José Luis Alves; o presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Cocanha, José Roberto Carlota; e o jornalista Roberto Espíndola e Goreti da Nova Oceânica de Comunicação que estão apoiando o evento.
A festa vai acontecer na Praia da Cocanha, em 8 de setembro, das 10 às 18 horas, com praça de Alimentação e palco para apresentações da Fundacc. Confirmada a presença de shows musicais com o grupo Carlos Grillo e Banda (MPB); Moleque Atrevido (samba partido alto); Forró Saquaritá.
A estrutura da festa também contará com banheiros.
A festa vai oferecer ao público três pratos: marisco ao bafo, lambe-lambe e marisco ao vinagrete, preparados pela Associação dos Pescadores e Maricultores, assessorados pelo cozinheiro Bida, especialista em frutos do mar, conceituadíssimo na região norte.
Segundo o Secretário Salim Burihan, serão colocados à venda mil convites a R$ 10,00. O convite dá direito a consumação dos três pratos. Ele informou ainda que a maior preocupação é com a qualidade do produto oferecido e que toda a arrecadação será destinada à Associação dos Maricultores.
A festa contará com atividades como um passeio de barco até o local do cultivo do mexilhão, próximo ao Ilhote da Cocanha. No local do evento, o Instituto de Pesca estará mostrando como é feito o cultivo do mexilhão.
Mais informações com José Luis Alves, presidente da Associação dos Maricultores do Estado de SP - fone: 9142-4164. (Fonte: PMC)

CEI Perequê-Mirim festejou o Folclore com a comunidade

Caraguatatuba - O CEI - Centro de Educação Infantil “Profª Célia Rocha Lobo”, no Perequê-Mirim, resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa, realizou nesta sexta-feira 30, a Festa do Folclore com as crianças e a participação da comunidade.
A festa foi parte do projeto “Folclore da Alegria”, desenvolvido pelo CEI juntamente com as crianças, com o objetivo de aproximar a comunidade e convidar os pais de alunos a conhecerem a rotina escolar dos alunos de zero a 4 anos.
Durante todo o dia, os alunos realizaram apresentações de música, jogral, parlendas, trava-línguas, caracterizados como personagens famosos do folclore brasileiro e regional. Participaram também da festa os alunos de EMEI (pré-escola), da mesma unidade escolar.
Outro ponto importante foi a inclusão de trabalhos sobre o Pescador de Caraguá, que faz parte do folclore e da tradição da cidade.
Como parte do projeto, as crianças serviram chás feitos com plantas medicinais da região, explicando a importância de cada substância de modo simples e ao mesmo tempo educativo.
O “Folclore da Alegria” foi desenvolvido pela equipe do CEI, incluindo coordenação, direção, professores e ADI’s, e estiveram presentes na escola cerca de 150 pessoas. (Fonte: SME/PMC)

Desafios da Educação é tema da palestra de Gabriel Chalita
O secretário de Estado da Educação de São Paulo, dr. Gabriel Chalita vem novamente à Caraguá na próxima terça-feira 10, para realizar uma palestra sobre os “Desafios da Educação Atual”

Caraguatatuba - É a segunda vez que os profissionais da rede municipal de ensino terão a oportunidade de participar de um encontro com o Secretário de Estado da Educação, dr. Gabriel Chalita. Em 2001, Chalita esteve em Caraguá realizando uma palestra no auditório da Fundacc, onde reuniu cerca de 300 educadores.
Desta vez, o secretário de Educação volta ao município pra ministrar uma palestra com o tema “Desafios da Educação Atual”. Estarão participando do encontro profissionais da rede municipal, entre eles coordenadores, diretores e vice-diretores, das escolas de ensino infantil, fundamental, e CEI’s - Centros de Educação Infantil.
Gabriel Chalita é doutor em Comunicação e Semiótica e em Direito, Mestre em Direito e Ciências Sociais e Bacharel em Direito e Filosofia, e foi vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Cachoeira Paulista aos 19 anos. Ao longo de sua carreira escreveu 34 livros, entre eles “Educação: a solução está no afeto”; “Vivendo a Filosofia”, “Mulheres que venceram o preconceito”; “Ética dos Governantes e dos Governados”, entre outros.
Chalita foi secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e atualmente, além de secretário estadual de Educação é conselheiro do Fundo Social de Solidariedade e coordenador do programa Universidade Cidadã do Estado de São Paulo.
A palestra de Gabriel Chalita para os educadores de Caraguá será realizada na próxima terça-feira, 10 de setembro, no salão de convenções do multiclube Ilha Morena, das 13h às 15h. (Fonte: SME/PMC)

Secretária de Educação fará palestra sobre amor na Escola de Pais

Caraguatatuba - A secretária municipal de Educação de Caraguá, Roseli Morilla Baptista dos Santos será a próxima palestrante da Escola de Pais Cidadãos, no CEI João Bolinha, nesta quinta-feira 5. O tema da palestra está relacionado a Vínculos Afetivos.
A Escola de Pais Cidadãos é um projeto da Fundação Orsa em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, e foi pioneira para a comunidade do Travessão, onde foi realizada a formatura da 1ª turma, no final do mês de junho. Agora é a comunidade do bairro Casa Branca que participa deste projeto, que envolve a família e através de palestrantes das mais diversas áreas oferece aos pais de alunos a oportunidade de discutir temas importantes relacionados à família, como amor, saúde e educação de maneira bastante atual. Na semana passada, a supervisora da SME, Wanderly Alves de Araújo ministrou uma palestra no CEI João Bolinha sob o tema “Conhecendo e mudando nossa história”. Nesta quinta-feira é a vez da secretária Roseli Morilla participar de um bate-papo com os pais de alunos do CEI - Centro de Educação Infantil, falando da importância dos vínculos afetivos. A palestra acontece no CEI João Bolinha, no Casa Branca, a partir das 18h. (Fonte: SME/PMC)

Desfile cívico em Caraguá terá Brasil como temática
51 participantes, entre escolas, entidades e outros estarão desfilando na Avenida da Praia no dia 7 de setembro. O tema deste ano é “Brasil Terra de Vitórias”, que será mostrado com beleza e criatividade de diferentes maneiras pelos alunos da rede municipal, estadual e os participantes em geral

Caraguatatuba - Brasil... Terra de Vitórias é o tema do desfile cívico comemorativo a 7 de setembro em Caraguatatuba. Escolas, entidades, associações, entre outros estão se mobilizando com muita criatividade para levar à Avenida um desfile rico em cores e beleza, que será feito com os 51 participantes.
O hasteamento da bandeira acontece às 8h, em frente ao Pólo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos”, na Praça Cândido Motta, no Centro da cidade, e o desfile cívico está marcado para começar às 9h, saindo da rua Guarulhos (esquina da pizzaria Don Quixote).
Neste ano, duas novidades marcam 7 de setembro. A primeira delas é a fanfarra da Emef “Alaor Xavier Junqueira”, do bairro Travessão, que foi montada neste ano e desfila pela 1ª vez em Caraguá. A segunda novidade é o local do desfile. Nos anos anteriores, o desfile aconteceu na Avenida da Praia, na altura do bairro Indaiá. Neste ano, os participantes irão desfilar da rua Guarulhos até a avenida Engenheiro João Fonseca (antiga rua do cinema).
O desfile acontece neste sábado 7, a partir das 9h, na seguinte ordem:
1. Batedores
2. Banda Municipal Carlos Gomes
3. CEI’s
4. EMEI’s
5. EMEF’s
6. Creche Santo Antonio
7. Creche Meimei
8. Apae
9. EE Prof Antonio de Freitas Avelar
10. EE Antonio Alves Bernardino
11. EE Colonia dos Pescadores
12. EE Prof Angelo Barros de Araujo
13. EE Dr Eduardo Corrêa da Costa Júnior
14. EE Maria Esther Dutra Damásio
15. EE Thomaz Ribeiro de Lima
16. EE Ismael Iglesias
17. EE Alcides de Castro Galvão
18. Bombeiro Mirim
19. Colégio Infantil Arca de Noé
20. Centro Educacional AMA
21. Jardim Escola Casulo
22. Escola Infantil Lippi
23. Escola de Educação Infantil Arco-Íris
24. Centro Educacional Curumim
25. Colégio Nova Geração
26. Colégio Objetivo
27. Colégio Módulo
28. Colégio Sigma
29. Colégio Sigma
30. Colégio Tableau
31. Gelaf - Escola de Futebol
32. Associação de Trab. de Mat. Recicláveis
33. Fundacc
34. Secretaria de Esportes
35. Secretaria de Saúde
36. Centro do Professorado Paulista
37. Centro de Conv. Da 3ª Idade Estrela do Mar
38. Cevati
39. 85º Grupo de Escoteiros de Caraguá
40. 90º Grupo de Escoteiros do Mar
41. 218º Grupo de Escoteiros Gideões
42. GAC Albatroz
43. Colégio Naval
44. Secretaria de Serviços Municipais
45. 17º Grupamento Marítimo
46. 11º Corpo de Bombeiros
47. Polícia Florestal
48. Polícia Rodoviária
49. Polícia Militar
50. Sabesp
51. Associação de Cavaleiros (Fonte: SME/PMC)

DITRAN altera o sistema viário da Av. Frei Pacífico Wagner

Caraguatatuba - Os técnicos da Divisão de Trânsito de Caraguatatuba (DITRAN) estarão implantando em setembro alterações no sistema viário na Av. Frei Pacífico Wagner, no trecho da Rua Siqueira Campos (em frente à Câmara de Vereadores) até a esquina da Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, que passará a ter uma única mão de direção.
Segundo o diretor da DITRAN, Cel Celso Rapacci, tal mudança se faz necessária, tendo em vista que a região conta com os seguintes pólos geradores de tráfego: Colégio e Faculdades Módulo, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, o que tem causado uma série de transtornos àqueles que necessitam trafegar pela região, além da situação de segurança do tráfego, em função do aumento da velocidade após o asfaltamento das ruas da região.
Dentre as opções estudadas, verificou-se que esta alteração garantirá o mesmo número de vagas de estacionamento, além de tornar o trecho mais seguro, principalmente para os pedestres que freqüentam a região. (Fonte: PMC)

Festa em Ilhabela atrai mais de 4.000 pessoas

Ilhabela - Mais de 4.000 pessoas prestigiaram ontem as festividades de aniversário de 197 anos de Ilhabela. A principal atração da festa foi a participação de dois navios da Marinha do Brasil --Hidrográfico Sirius e Fragata Niterói-- que fizeram uma homenagem à cidade com salva de tiros. A comemoração também contou com desfile cívico, com a participação das bandas da Marinha do Brasil, da Polícia Militar e dos alunos da rede municipal e estadual de ensino. Entre as autoridade presentes no evento, estavam os prefeitos Paulo Julião e Antônio Carlos da Silva, de São Sebastião e Caraguatatuba, respectivamente. (Fonte: ValeParaibano)

Marinha comemora aniversário de Ilhabela a bordo da Fragata Niterói

Ilhabela - A Marinha do Brasil comemorou o 197º aniversário de emancipação político-administrativa de Ilhabela com um coquetel a bordo da Fragata Niterói, atracada no Porto de São Sebastião, na noite de ontem. Mais de 100 convidados participaram do evento organizado pela Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) e Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião.
Entre as autoridades presentes, os prefeitos Manoel Marcos e Paulo Julião, de Ilhabela e São Sebastião, respectivamente; os vereadores ilhabelenses Walter Duarte, Nanci Araújo, Jadiel Vieira, Luiz Antônio dos Santos, Maria das Graças; o vereador de São Sebastião Marco Leopoldino; a vice-prefeita de São Sebastião, Cláudia Batocchio; e o capitão da Polícia Militar, Eduardo Rosmaninho.
Todos foram recebidos pelo comandante da Fragata Niterói, capitão de Mar e Guerra, Ruy Campos, e delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, Paulo Rogério de Almeida.
“Temos muito prazer em receber o público, pois para nós é muito importante participar de eventos para mostrar que também fazemos parte da sociedade”, disse Campos.
Segundo o comandante, a fragata não veio somente para a festa de Ilhabela, mas também em missão de treinamento. Hoje pela manhã, o navio segue para o Rio de Janeiro.
O vereador Luiz Antônio dos Santos destacou a integração da comunidade com a Marinha. “Moro há tanto tempo na Ilha e pela primeira vez participo de uma festa de aniversário da cidade à bordo de um navio”, afirmou Santos.
Para ele, o município comemora não só em razão dos eventos, mas por suas obras realizadas. “Finalmente temos uma maternidade e depois de muito tempo voltam a nascer caiçaras de Ilhabela”, citou o vereador.
O prefeito Manoel Marcos comentou a iniciativa da Marinha do Brasil. “Um evento como este demonstra que já não existe aquele tabu, da diferença entre militar e civil, pois todos fazem parte da mesma sociedade”, declarou.
Ele ainda afirmou que o município tem muito a comemorar nos 197º aniversário. “Houve uma melhoria da qualidade de vida. É evidente que algumas coisas ainda não estão 100%, mas estamos trabalhando para que isto seja alcançado”.
Paulo Julião também falou das melhorias da cidade vizinha. “Ilhabela faz parte de nossa história e a vemos cada vez mais bela, seguindo rapidamente ao seu destino de município turístico, com melhorias em áreas como saúde e educação. É isso que faz o sucesso não só da ilha, mas de toda a região”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores de São Sebastião criticam aumento de insetos

São Sebastião - Moradores de São Sebastião reclamam do grande número de insetos, como mosquitos e borrachudos, nas casas e pedem providências da prefeitura.
Segundo a vendedora Bernadete Ferreira, que mora no centro, no início da noite os insetos já começam aparecer. "Tenho que manter as portas e janelas da minha casa fechada, pois ninguém consegue dormir. Nos dias mais quentes, a única solução é colocar repelente em todos os cômodos", disse.
O diretor do Departamento de Controle de Doenças, Eduardo Eiras, disse que os leitos de águas em rios e córregos das regiões sul e norte estão sendo mapeados pela prefeitura desde o início da semana. E aplicação de inseticida deverá sem realizada nos próximos dias.
"Tivemos poucos dias de inverno e isso causou a manifestação dos borrachudos e mosquitos. A rápida reprodução deste tipo de inseto (em torno de 8 a 12 dias), aumenta os casos na cidade", disse.
Ele afirmou ainda que no próximo mês o serviço será realizado nas outras regiões, inclusive no centro da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Definidas as prioridades para Orçamento de 2003

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), junto com lideranças comunitárias, definiu ontem, dia 2, as questões que serão respondidas pela população durante o projeto Orçamento Cidadão 2003, que terá início no próximo sábado, dia 7, e irá selecionar as propostas que serão incluídas na dotação orçamentária do município.
Praticamente 50% da população de São Sebastião, que está na faixa de 62 mil habitantes, terão a oportunidade de votar no orçamento cidadão. Até segunda-feira, 30 mil cartas contendo um questionário estarão sendo encaminhadas para a população, com o objetivo de que um terço participe respondendo as questões.
“Essa é uma forma de estar mais próximo da comunidade, sabendo de suas necessidades, e atendendo um conjunto de solicitações”, afirma o prefeito Paulo Julião.
Estiveram presentes à reunião, que aconteceu na Pousada Tambayba, em Maresias, às 15 horas, cerca de 150 lideranças, das costas norte e sul e da região central, além dos secretários municipais. Este foi o último encontro do planejamento estratégico, que já ocorre desde o dia 20 de agosto.
Este é o segundo ano que ocorre o Orçamento Cidadão. No ano passado, 5775 pessoas manifestaram suas preferências e definiram as prioridades que integraram o Orçamento Municipal de 2002, sendo que 5115 votaram nas urnas eletrônicas e 660 pela internet. Esses números representaram mais de 15% da população votante, que se encontra superior a 37 mil.
Planejamento Estratégico - Dessa vez, a cidade foi dividida em sete micro-regiões: Boracéia/ Juquehy, Preta/ Boissucanga, Maresias/Guaecá, Barequeçaba /Praia Preta, Topolândia/Olaria, Centro/ Cigarras e Enseada/Canto Mar. O processo de planejamento estratégico abordou questões ligadas aos seguintes tópicos: sócio-econômico, urbanístico ambiental, organizativo e legal-fiscal.
As questões relacionadas pelas entidades, que dizem respeito às diretrizes municipais, serão transformadas num único questionário. No total, 150 urnas serão disponibilizadas em locais estratégicos da cidade, como nos Postos de Saúde, Biblioteca, Centros de Ensino Profissionalizantes, comércios locais, entre outros.
A contabilização final dos votos acontecerá nas 54 escolas municipais, no dia 15, quando também haverá a Festa da Cidadania. Todas as prioridades escolhidas pela comunidade, por maioria de votos, serão integradas ao Projeto de Lei do Orçamento, que deverá ser entregue à Câmara Municipal até o dia 30 de setembro.
Para acompanhar mensalmente o cumprimento das metas, este ano, cada micro-região vai escolher um representante que definirá um grupo comunitário gestor do Orçamento Cidadão.
Orçamento Mirim - Simultaneamente, os alunos das 54 escolas municipais de São Sebastião estarão participando do Orçamento Cidadão Mirim.
Dessa vez, além de opinar sobre as prioridades das suas escolas, os estudantes também vão discutir sobre pontos críticos da cidade. No dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia da Criança, o documento será entregue em forma de documento para o prefeito Paulo Julião.
“O importante é que todos participem e tenham retorno daquilo que foi atendido no ano passado”, disse a secretária de Educação, Vera Hilst. (Fonte: PMSS)

Segunda turma do curso Administradores do Lar

São Sebastião - Teve inicio ontem, 3, nos bairros de Barra do Una e Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, o curso de Administradores do Lar e Prestação de Serviços.
Iniciativa da Prefeitura Municipal, o curso é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social e visa qualificar a população, seja economicamente ativa, desempregados, analfabetos ou com baixa escolaridade, buscando melhorar a qualidade de vida e a mão-de-obra local.
"Atualmente, mais do que ter experiência, é necessário desenvolver as tarefas com eficiência, criatividade e qualidade em tempo hábil, por isso, estes trabalhadores necessitam de uma qualificação profissional", explicou Vera Alonso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.
A previsão da administração pública é atender 600 pessoas com mais de 16 anos, ainda este ano, em todo o município, e trabalhar em parceria com a Assessoria de Relações Comunitárias, Fundo Social de Solidariedade, Sociedades Amigos de Bairros, comerciantes, empresários e com a comunidade.
Durante os cursos, com capacidade para atender turmas de 25 pessoas e com carga horária de 60 horas, serão ministradas aulas práticas e teóricas com temas que ensinam desde como se candidatar a uma vaga no mercado de trabalho até prevenções de doença e saúde do trabalhador e valorização profissional e auto- estima.
As aulas irão até o dia 16 de outubro, sempre de terça à quinta-feira. A primeira turma de Administradores do Lar foi formada em novembro do ano passado, no bairro de Juqueí, também na Costa Sul. (Fonte: PMSS)

Câmara rejeita cassação em Ubatuba

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba rejeitou ontem, por dez votos contra dois, o pedido de abertura de uma comissão processante para investigar possíveis irregularidades no transporte coletivo na cidade, seguida de cassação do mandato do prefeito Paulo Ramos (PFL).
A sessão foi marcada por tensão e tumulto. Mais de 150 pessoas compareceram à Câmara para assistir à votação.
Somente dois vereadores da oposição --Domingos dos Santos (PT) e Eduardo de Souza César (sem partido)-- votaram a favor da abertura da CEI (Comissão Especial de Inquérito).
A denúncia, feita pela dona-de-casa Maria Aparecida da Cunha, aponta possíveis irregularidades no transporte coletivo na cidade. Com a rejeição na Câmara, Maria Aparecida disse que deve protocolar uma representação hoje ao Ministério Público.
"Infelizmente não podemos mais contar com os vereadores e teremos que recorrer à Justiça", disse.
O presidente da Câmara, Gerson de Oliveira (PMDB), afirmou que a votação foi justa, já que a denúncia não tem fundamentação. "Prova disso é que 10 vereadores acharam por bem não perdermos tempo com denúncias infundadas".
Já para o vereador Eduardo César (sem partido), a denúncia é consistente, mas não poderá ser apurada pela Câmara, que tem maioria atrelada ao Executivo. "Os vereadores estão esquecendo do dever de fiscalização e só querem legislar."
O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), informou, por meio da assessoria de imprensa, que o novo pedido de cassação é um ato político da oposição e não tem fundamentação jurídica. A assessoria informou ainda que o prefeito estranhou o pedido e condena atitudes que comprometam a administração. (Fonte: ValeParaibano)

Dona-de-casa diz ser ligada a grupo de oposição

Ubatuba - A autora do terceiro pedido de cassação do prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), Maria Aparecida da Cunha, 48 anos, é dona-de-casa e líder comunitária no bairro da Estufa 1.
Natural de Ubatuba, Maria Aparecida é fiscal da ADPC (Associação em Defesa do Povo Caiçara) e atua há mais de 20 anos como liderança de bairro. Não tendo filiação a nenhum partido político, a dona-de-casa afirma que é "simpatizante" do PT (Partido dos Trabalhadores) e conta com o apoio do vereador Domingos dos Santos (PT) quando quer denunciar irregularidades da administração municipal.
Sem telefone para contato em casa, Maria Aparecida é sempre localizada pelo ValeParaibano para dar entrevistas, pelo telefone, no gabinete do vereador. "Passo a maior parte do meu tempo na Câmara", afirmou a líder comunitária.
Segundo ela, o principal motivo que levou aos pedidos de cassação do mandato do prefeito foi a indignação e revolta com as irregularidades cometidas por ele. "Não me conformo em ver tanta gente precisando ser atendida pela saúde pública e o prefeito comprando carro de R$ 126 mil". (Fonte: ValeParaibano)

Maratonista chega ao Litoral Norte

Ubatuba - O ultramaratonista paulistano Izaías Pinto Damasceno, 21 anos, completou ontem em Ubatuba a primeira etapa de sua corrida entre São Paulo e Ilhéus (BA). O jovem que pretende percorrer os 1.800 quilômetros entre os Estados, já correu cerca de 300 quilômetros. O ultramaratonista iniciou o seu desafio na manhã do último domingo e deverá estar chegando na cidade baiana no próximo dia 28. "Fiquei encantado com a paisagem das praias do Litoral Norte. A temperatura está ajudando e pretendo chegar ao Rio de Janeiro no máximo três dias", disse Damasceno. Ele afirmou que diariamente corre em média cerca de 70 quilômetros fazendo apenas três paradas para descanso. (Fonte: ValeParaibano)

Quadrilha é presa por tráfico de drogas e receptação em Ubatuba
Policiais foram atender uma briga e acabaram descobrindo outros crimes

Ubatuba - Uma quadrilha foi presa na noite de segunda-feira, acusada de tráfico de drogas e receptação. O caso ocorreu no bairro Perequê-Açu, em Ubatuba, onde a Polícia Militar foi chamada para atender uma ocorrência de desinteligência.
Uma das pessoas envolvidas na briga, I.A.B., 22 anos, portava uma porção de maconha. Questionado sobre a procedência da droga, ele disse que havia trocado com L.L.N., 20 anos, por um televisor, um aparelho de som e 12 CDs.
Os policiais foram atrás do segundo suspeito, encontrando com ele mais 16 porções do mesmo entorpecente. L. disse que os aparelhos haviam sido entregues para S.S.M., 33 anos, E.F.R., 24 anos, e A.S.S., 24 anos.
Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Ubatuba, onde o primeiro foi autuado por porte de droga, o segundo por tráfico e o restante por receptação. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Expectativa - Com satisfação constatei, na publicação deste jornal de 14/8/02, a divulgação das propostas da Comissão de Assuntos Relevantes presidida pela vereadora, Sra Madalena Facchini, objetivando analisar a lei de zoneamento vigente em Caraguatatuba, dentre as quais a realização de audiências públicas para dar transparência e apoio comunitário a modificações da lei de zoneamento, como determina a lei federal.
Já tive oportunidade de notar ser a Sra Madalena também leitora deste jornal, pelo que deduzo, tenha conhecimento das inúmeras reclamações focadas, principalmente, em danos ambientais na praia da Tabatinga e que, basicamente, constituem reflexos de problemas urbanísticos.
Diante da possibilidade que se abre para ampla discussão de aplicação do Estatuto da Cidade, venho manifestar a esperança de grande parte desta comunidade, distante, mas concreta, em reverter o quadro de degeneração urbana e retorno a zoneamento estritamente residencial, em favor de melhor qualidade de vida neste bairro.

Cesar Guerardi
Caraguatatuba, SP


Surf em Ubatuba - Seria oportuno pedir a Prefeitura que de mais atenção e segurança nos campeonatos de Surf, pois nesta semana estão acontecendo vários campeonatos esportivos na cidade, em comemoração a Semana da Pátria, organizados pela Prefeitura, ontem teve campeonato de Surf na Praia Grande, e apesar de toda essa ressaca, mar revolto, onde até surfistas profissionais disseram não conseguir romper as ondas, na praia não havia salva vidas, não havia bote nem jet-ski para resgate em caso de acidente, nem ambulância, nem bóias, então os estudantes que estavam participando, estavam correndo todos os riscos possíveis.
O incentivo ao esporte é ótimo, mas temos que ter uma estrutura, não podemos simplesmente jogar os jovens aos tubarões. No próximo fim de semana tem mais campeonato, e a segurança?

Bel Dergham
Ubatuba, SP



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Free Wallpaper Basfibra

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor