Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 12 de setembro de 2002 - Nº 615 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral discute aeroporto com o Estado

Caraguatatuba:
   Veteran Car em Caraguá
   1º Festival do Mexilhão foi um sucesso
   Prefeito define com a PM as ações da Ronda Escolar
   Caraguá tenta combater celular no carro
   Secretaria de Saúde contrata motoristas
   Equipe de canoagem é destaque no Campeonato Brasileiro
   Câmara apóia o Veteran Car em Caraguatatuba
   Vereador Celso quer explicações da Sabesp
   Câmara aprova projetos do Executivo em Urgência

Ilhabela:
   Vale e ANJ discutem o uso do jornal em sala de aula
   Programa foi criado em 1997

São Sebastião:
   Casa é demolida em São Sebastião
   Lei de uso do solo deve ser mudada
   Turma de Procon Mirim do Brasil visita supermercado
   VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica

Ubatuba:
   Prefeitura asfalta área central
   Novo acesso libera rodovias
   Aeroporto de Ubatuba garante reformas
   Prefeitura coloca 150 na frente de trabalho
   Ubatuba prepara infra estrutura para os Jogos Abertos do Interior
   Ubatuba enfrenta Mogi em rodada dupla na Livovali
   Neste final de semana tem campeonato de skate
   Ubatuba vence Jacareí na Livovali

   Carta do Leitor



Litoral discute aeroporto com o Estado
Prefeituras vão apresentar projeto para criação de aeroporto regional, que deverá ser instalado em Caraguá

Litoral Norte - Os prefeitos de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba vão discutir com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas do Estado) o projeto para a construção de um aeroporto regional no Litoral Norte, em reunião programada para a próxima quarta-feira.
O objetivo do encontro é começar a elaborar um projeto definitivo desse empreendimento, que será apresentado ao governo do Estado ainda este ano. Nesse empreendimento estarão o custo da implantação, o local onde será implantado e quem vai disponbilizar os recursos.
A construção do aeroporto faz parte de um programa de estímulo ao turismo no Litoral Norte, que está sendo elaborado pelas prefeituras e também prevê medidas para melhorar o acesso e a infra-estrutura dos municípios.
O diretor do Dade, Ronaldo Assumpção, afirmou ontem que o Estado tem interesse de investir na instalação do aeroporto, dentro do trabalho do departamento de transformar o Litoral Norte em um pólo de turismo do Estado.
"Esse é o primeiro contato oficial com as prefeituras para que eu possa ouvir suas sugestões e apresentar uma proposta definitiva para o governador (Geraldo Alckmin)."
Assumpção já considera importante a construção do novo aeroporto para atrair turistas de outras regiões de São Paulo e do país.
"Hoje, o acesso ao Litoral Norte fica difícil para quem vem de outros Estados. O turista precisa desembarcar em Guarulhos e viajar pela estrada até chegar àquela região."
PROJETO - De acordo com o projeto inicial, o novo aeroporto teria uma pista com 1.600 metros de extensão e seria construído em uma parte da área da Fazenda Serramar, em Caraguatatuba. O valor do empreendimento não foi revelado.
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Salim Burihan, disse que a prefeitura está aguardando uma definição para poder desapropriar o terreno que será usado na implantação.
"Esse aeroporto é uma antiga reivindicação. O empreendimento é necessário para podermos oferecer mais condições para os turistas que gostam de visitar a região."
Burihan afirmou que o faturamento poderá aumentar em até 30% na região após a implantação do aeroporto. Ele não soube estimar quanto o Litoral Norte movimenta com a exploração do turismo.
PROPOSTAS - O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), vai aproveitar a reunião da próxima quarta-feira para aproveitar outras idéias dentro do programa de estímulo ao turismo. Uma delas será a construção de um centro de convenções na cidade.
"É uma forma de garantir a frequência de visitantes fora do período de alta temporada, com a realização de eventos, feiras e exposições. Mais empregos poderão ser gerados porque isso tudo também vai estimular a instalação de novos hotéis e pousadas." (Fonte: ValeParaibano)

Veteran Car em Caraguá
Evento reúne antigomobilístas da capital, interior do estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Caraguatatuba - Acontece em Caraguatatuba, nos dias 13, 14 e 15 deste mês, o Veteran Car - Exposição de Carros Antigos. Cerca de 100 carros estarão expostos na Praça de Eventos, gratuitamente, para que o público conheça de perto automóveis das décadas de 40, 50 e 60, todos bem conservados. O Veteran Car está sendo realizado pela Secretaria de Turismo e Roger Garage com apoio do Clube Amigos de Autos Antigos do Litoral Norte, da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Petrobrás e da empresa de segurança Capital. O Veteran Car começa na sexta-feira, dia 13, às 21 horas, com a recepção aos proprietários dos carros antigos inscritos no evento. Estão confirmadas inscrições de antigomobilístas da capital, interior do estado, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Aguarda-se para a próxima semana, inscrições de representantes de Minas Gerias e Rio de Janeiro.
Os antigomobilístas interessados em participar do Veteran Car podem fazer suas inscrições através do telefone (012) 3884-2504. Entre os carros antigos que estarão expostos encontram-se Chevrolet Belair, Citroen, Fords, Simca das décadas de 50 e 60. No sábado, 14, duas bandas estarão se apresentando durante a exposição: Rivavel e 3º Milenium, executando blues, jazz e rock dos anos 50 e 60.
Segundo o secretário de Turismo Salim Burihan, o encontro é importante porque além de ser um excelente atrativo turístico, envolve todos os antigomobilístas do Litoral Norte, tornando o evento de caráter regional. Para Rogério Gatti, da Roger Garage, o evento está sendo feito com toda dedicação para que Caraguá possa se tornar uma das sedes mais importantes do antigomobilísmo nacional. O evento conta também com apoio da Associação de Hotéis e Pousadas e Associação Comercial. (Fonte: PMC)

1º Festival do Mexilhão foi um sucesso
Uma tonelada de mexilhão foi comercializada durante a festa de domingo

Caraguatatuba - O 1º Festival do Mexilhão realizado na Praia da Cocanha em Caraguá foi um sucesso. Segundo o secretário de Turismo e Fomento de Caraguatatuba, o evento superou as expectativas com um público de mais de três mil pessoas.
Segundo o presidente da Associação dos Maricultores do Estado, da praia da Cocanha, José Luis Alves, foram comercializados uma tonelada de mexilhão “in natura” durante o evento. Para ele o público superou as expectativas e a festa obteve grande sucesso, atendendo o principal objetivo que era divulgar a atividade. O 1º Festival do Mexilhão foi criado com objetivo de aumentar a demanda do mexilhão, já que o município é o maior produtor do estado de São Paulo.
“Temos que parabenizar os pescadores da Associação de Maricultores pela organização e dedicação ao evento, bem como aos seus familiares que se reuniram no intuito de fazer o melhor pelo evento”, disse o secretário Salim Burihan.
Em sua opinião valeu a pena apoiar o evento que tem para crescer ainda mais no ano que vem, na sua segunda versão. O evento contou com gastronomia, venda de mexilhão, feira de artesanato, exposição do Instituto de Pesca sobre e demonstrações sobre o cultivo do mexilhão, além de apresentações culturais com as oficinas culturais da Fundacc.
O mexilhão foi servido em pratos como pratos lambe-lambe, ao bafo e ao vinagrete. (Fonte: PMC)

Prefeito define com a PM as ações da Ronda Escolar

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguá Antonio Carlos da Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira o Capitão da Polícia Militar Valter Padulla, para discutir, entre outros assuntos, o detalhamento das ações da PM com a Ronda Escolar. À partir deste mês, os moradores poderão ficar mais tranqüilos com relação à segurança nas escolas. A Polícia Militar do município recebeu do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, dois carros da marca Corsa Sedam para a Ronda Escolar e estará atuando especialmente nas escolas da cidade. A Polícia Militar conta agora com 24 viaturas.
Segundo o Capitão Valter Padula, esta modalidade de policiamento era preocupante, já que não havia veículos disponíveis e o atendimento era feito dentro das possibilidades, não havia um serviço organizado neste sentido e o atendimento era prestado com as viaturas de outros setores. O Capitão Padula informou que até agora em Caraguá, não havia sido registrado oficialmente grande índice de problemas nas escolas.
“Sabemos que os problemas existem e que as escolas precisam de maior segurança. Agora com dois veículos destinados especificamente para as escolas será possível visitar e estar mais próximos dos problemas que a comunidades enfrenta. Vamos ver de perto e acompanhar os problemas de cada uma delas. Não será possível estar na saída e entrada de alunos de todas as escolas todos os dias, mas aquelas consideradas mais críticas serão priorizadas neste horários”, comentou Padulla.
O atendimento às escolas será dividido de forma que todas possam ser visitadas. O município tem 23 escolas municipais, 22 estaduais e cerca de 12 particulares. O Capitão Padulla explicou que a proposta do município é utilizar os carros como meio de prevenção, já que agora com dois veículos à disposição das escolas, ficará mais fácil visitar e estar em contato direto, estreitando relacionamento com alunos, educadores e funcionários das escolas.
Na opinião da Secretária Municipal de Educação Roseli Morilla Baptista dos Santos, a ronda escolar é uma maneira preventiva de proteger as escolas. “No caso da rede municipal, é importante evidenciar que não temos problemas de depredação dos prédios e outras situações, mas acredito que o trabalho preventivo da polícia vem acrescentar segurança aos nossos alunos. Na rede, priorizamos a ronda para os prédios mais distantes da área central”.
“A presença da polícia nas escolas vai impor respeito” acredita a inspetora de alunos da EMEI Profa. Santina Nardi Marques. “Será de grande importância a presença da PM nas escolas, principalmente no horário da saída do ensino fundamental, às 18 horas; em nossa escola por exemplo, juntam-se nossos alunos com os de outras escolas que saem no mesmo horário e ficam aglomerados tornando difícil de controlar todos”, disse a inspetora Marilda Paes.
A PM também vai atender as escolas de acordo com denúncias da própria população através do Disk Denúncia 0800 555190. (Fonte: PMC)

Caraguá tenta combater celular no carro

Caraguatatuba - O uso de telefone celular no trânsito é a segunda infração mais cometida em Caraguatatuba, segundo o Ditran (Divisão de Trânsito Municipal). Somente no primeiro semestre deste ano, 461 veículos foram multados.
Em primeiro lugar no ranking de infrações está a conversão à esquerda em local proibido, com cerca de 500 multas.
Segundo o diretor da Ditran, Celso Rapasi, o número de multas referentes ao uso do celular aumenta cerca de 30% durante os feriados e na temporada. Normalmente são autuados em torno de 30 veículos por mês.
"Somente em janeiro deste ano registramos 168 infrações por uso celulares no veículo." Segundo ele, Caraguá possui uma frota de 14 mil carros, passando para cerca de 100 mil na temporada.
Ele afirmou que o menor índice de autuações é devido à falta do cinto de segurança, com 25% do total das multas aplicadas.
CAMPANHA - Segundo Rapasi, os agentes de trânsito estarão orientando os motoristas este mês sobre a proibição do uso do celular, do sistema viva-voz e dos fones de ouvidos acoplados aos aparelhos. Ele afirmou que a proibição desses sistemas poderá aumentar o número de multas.
"O problema não é a falta das duas mãos no volante. O uso do telefone atrapalha a concentração do motorista que estará dando a atenção somente para a conversa", disse.
A estudante Renata Furtado, 20 anos, disse que diversas vezes foi imprudente no trânsito por ter atendido o telefone celular. "Usava o telefone frequentemente no trânsito principalmente na região central da cidade. Quase provoquei um acidente em um cruzamento por causa da minha distração", disse.
Ela afirmou que a multa é a única forma de tentar evitar o uso do aparelho pelos motoristas. (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Saúde contrata motoristas

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, está admitindo motorista para contratação temporária para conduzir veículos oficiais (ônibus, van, ambulância e veículos leves) no transporte de clientes SUS, dentro e fora do município.
Os interessados deverão protocolar seu currículo para análise e ou entrevista na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua São José dos Campos, nº 127-Sumaré, nos dias e horário de expediente normal (8 às 17 horas), até o dia 17 de setembro, anexando ao mesmo cópia dos documentos que preencham os requisitos mínimos.
Os documentos são cópia de carteira Nacional de Habilitação - categoria D ou E; comprovação de um ano de experi6encia, no mínimo, como motorista profissional (cópia de Carteira de Trabalho); declaração expressa de empresas anteriores em papel timbrado da firma, como assinatura e carimbo de identificação do declarante como referência de trabalho, indicado de empresa com telefone para contato verbal; declaração expressa do candidato de amplo conhecimento das Rodovias Paulista e estados vizinhos (Minas Gerais e Rio de Janeiro), bem como domínio de locomoção nas cidade do Vale do Paraíba, Capital e Grande São Paulo. (Fonte: PMC)

Equipe de canoagem é destaque no Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - A equipe Licaf de Canoagem de Caraguatatuba foi a segunda colocada no Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica em Angra dos Reis no último dia 8, no Yatch Club Aquidabã.
A equipe conquistou excelentes resultados: Tafarel e Pedro em 1º na categoria Duplo Junior Masculino; Fernando de Lima em 1º na categoria Junior Masculino; Humberto Nepomuceno Santana em 1º na categoria Sênior Masculino e Elen Fernandes em 2º na categoria Feminino.
Outros canoístas de Caraguá obtiveram ótimas posições, como Edvaldo Fernandes, em 1º lugar na categoria Máster Masculino; Thiers da Silva, também em segundo lugar na categoria Sênior Masculino; e Ary Antonio, segundo lugar na categoria Super Máster Masculino; Anderson Soares, segundo na categoria Junior Masculino e Evelin Fernandes, também obteve boa classificação na categoria Junior Feminino.
Segundo Humberto, a equipe já disputou com a equipe de Angra dos Reis várias vezes desde 1990, sempre atingindo o segundo lugar na disputa por esquipe, simplesmente por ter uma equipe bem menor, a equipe de Caraguá tem 20 atletas e a de Angra, pouco menos de 50 canoístas.
A novidade no meio da canoagem é o projeto da equipe Licaf que pretende fazer uma grande aventura. A idéia é conseguir remar de Florianópolis até Caraguá, em março de 2003, com o intuito de divulgar o esporte e a cidade de Caraguá. O projeto envolverá todos os canoístas da equipe Licaf que quiserem participar. (Fonte: PMC)

Câmara apóia o Veteran Car em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba apóia incondicionalmente a realização do Veteran Car - Exposição de Carros Antigos, que acontece de 13 à 15 de setembro, na Praça de Eventos, na praia do centro, em Caraguatatuba. O Parlamento Municipal incentiva todos os eventos ligados a expansão do nome da cidade com ligação ao turismo.
A realização do Veteran Car está a cargo da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com o bar Roger Garage, com apoio do Clube Amigos de Autos Antigos do Litoral Norte e da Federação Brasileira de Veículos Antigos, além da Petrobrás.
O evento terá início às 21 horas do dia 13, com um coquetel, somente para convidados e a recepção aos proprietários dos veículos inscritos. A abertura oficial acontece no dia 14, às 11 horas, com a presença de autoridades civis, militares, políticas, proprietários inscritos e a Sociedade Civil organizada.
Já foram confirmadas as presenças de antigomobilistas (nome dado aos proprietários de veículos antigos) da capital, interior do estado, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que exibirão veículos como Belair, Citroen, Simca e Chevrolet das décadas de 50 e 60. A programação continua no sábado, com a apresentação das bandas Rivavel e 3º Milenium, executando blues, jazz e rock do mesmo período dos veículos expostos.
Para o Presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), atrações como estas devem ser incentivadas. "Terminar com a sazonalidade no Turismo e apoiar eventos que mostrem a cidade não somente como um balneário de verão são a receita certa para incentivar o comércio e a cidade em todos os níveis", conta. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Celso quer explicações da Sabesp

Caraguatatuba - O Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB), quer explicações da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), quanto as contas de água emitidas no município. O Vereador considera injusta a percentagem de cobrança, bem como um absurdo as taxas.
As tarifas e as percentagens de algumas cobranças da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), são o tema do Requerimento protocolado pelo Vereador Celso Pereira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. O Requerimento ainda será lido e após isso, a concessionária terá 15 (quinze) dias para a resposta.
As dúvidas, consideradas injustas pelo Parlamentar, dizem respeito a cobrança de 100% da taxa de esgoto sobre o consumo da água e sobre a tarifa denominada "carga poluidora", utilizada somente para os estabelecimentos comerciais.
Para o Vereador tais cobranças são consideradas um absurdo, pois a água é captada na cidade gratuitamente, bem como há um custo baixo para o seu tratamento e distribuição, visto que a topografia do município é plana, o que requer menos dificuldades.
Celsinho quer saber qual o embasamento legal que autoriza tais cobranças pela Sabesp, além de uma cópia da lei, para estudos. O Vereador quer justiça para com os usuários da concessionária. "Cobrar o mesmo pela água e esgoto em Caraguá, igual a cidade que tem custo mais elevado seria o certo? Qual a razão da tarifa "carga poluidora e porque cobrar 100% do esgoto em referência a água?", pergunta o Vereador.
O Parlamentar tem consciência dos custos mensais da Sabesp, mas acredita que as tarifas não possam ser iguais a de outros municípios, onde a captação e o tratamento implicam em valores ainda maiores do que em nossa cidade. "Esperamos que tenha havido algum erro da concessionária", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova projetos do Executivo em Urgência

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discutiu e votou projetos de Lei de autoria do Executivo, que versam sobre Créditos Tributários e concessão de benefícios fiscais, bem como o projeto que declara de Utilidade Pública a Fundação Orsa.
Nenhum dos projetos inscritos na Ordem do Dia foi votado ou sequer discutido. No total eram 6 proposituras, sendo duas do Executivo, duas do Vereador Omar Kazon (PL), uma do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB) e uma da Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto - Vera Peixoto (PSDB).
Os projetos do Executivo instituíam o "Mês de Santo Antonio" e alteram lei 88/2000, sobre a Previdência Municipal. Do Parlamentar Omar Kazon, que suprime artigo da Resolução 06/92 sobre o Título de Gratidão Caiçara e sobre o Regimento Interno da casa. Dos Vereadores Lobinho e Vera, denominações de rua.
O Executivo apresentou em Regime de Urgência, projeto que dispensa, total ou parcialmente as multas e juros de mora, e nunca o valor principal da dívida, dos devedores da Prefeitura, que tenham débito registrado até dezembro do ano passado. A dispensa vai de 100% até 90%, se o pagamento for feito entre setembro e dezembro deste ano.
Outro projeto discutido e aprovado em Regime de Urgência, declara de Utilidade Pública a Fundação Orsa, que administra há mais de um ano as creches da cidade. A entidade já dispõe do título em âmbito federal e para receber verbas do Governo Estadual via Fundo Municipal de Assistência Social, é necessário ter o título municipal. Além dos projetos, foram votadas 6 Moções e lido um projeto de lei, encaminhado posteriormente às Comissões Permanentes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vale e ANJ discutem o uso do jornal em sala de aula
Encontro reúne 40 veículos de comunicação em Ilhabela para capacitação de professores

Ilhabela - A união do jornalismo com a educação já mostra resultados positivos a partir de trabalhos desenvolvidos em cerca de 40 veículos de comunicação do Brasil --entre eles o ValeParaibano-- ligados à ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Com o objetivo de capacitar educadores para a utilização do jornal em sala de aula e trocar experiências sobre projetos sócio-educativos feitos por empresas de comunicação, o ValeParaibano promove hoje e amanhã o Encontro Nacional de Coordenadores de Programas-Jornal na Educação, no Ilha Flat Hotel, em Ilhabela.
O evento, organizado pela ANJ, acontece há cinco anos no país.
O ValeParaibano leva para o encontro o programa Vale Educar, que atende cerca de 100 mil alunos de escolas públicas do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Segundo o diretor do Comitê de Leitura e Circulação da ANJ, Roberto Clemente Santini, a expectativa para o encontro é grande, já que haverá participação maciça dos órgãos de imprensa que têm projetos para educação.
"O ValeParaibano é um jornal maduro, que realiza o programa sócio-educativo com autonomia", disse Santini.
Para o coordenador do programa Vale Educar, Gilberto Martins, o encontro vai contribuir para melhorar a qualidade da educação. "Este ano, o enconto tem o objetivo de agilizar programas educativos, fugindo da teoria e apostando mais nas ações."
No próximo sábado, o ValeParaibano lança a pedra fundamental da primeira escola criada pelo programa Vale Educar: Professora Cecília Pavani, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. A escola vai utilizar jornais em sala de aula desde a Educação Infantil. (Fonte: ValeParaibano)

Programa foi criado em 1997

Ilhabela - Desde 1997 o ValeParaibano desenvolve o programa Vale Educar, para incentivar a leitura e o uso de reportagens como apoio pedagógico em escolas públicas, desde o ensino infantil até o profissionalizante.
Para isso, o programa distribui gratuitamente uma média de 9.000 exemplares por semana para professores. O Vale Educar reúne 150 professores e cerca de 100 mil estudantes em toda a região.
Segundo o coordenador do Vale Educar, Gilberto Martins, o programa é iniciado a partir de um curso rápido --de cinco aulas de três horas de duração-- no início de cada semestre do ano letivo.
A divulgação é feita nas escolas públicas do Vale todo início de ano. (Fonte: ValeParaibano)

Casa é demolida em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião determinou anteontem a demolição de uma casa que estava sendo construída irregularmente na costa sul de São Sebastião, às margens da SP-55, rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rego, próximo à praia do Santiago. O local é considerado área de risco, por estar próximo a uma encosta e por estar na beira da estrada. Caso o proprietário se recusasse a demolir a casa, a multa poderia chegar R$ 4.000. O diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Nivaldo Simões, disse que é cada vez mais comum pessoas construírem casas em áreas de risco. Ele orienta as pessoas a não construírem sem consultar a prefeitura, sob risco de terem prejuízos com a demolição das casas. (Fonte: ValeParaibano)

Lei de uso do solo deve ser mudada

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vai criar uma comissão para estudar propostas à lei de uso do solo do município. Segundo vereadores, a lei atual, elaborada em 1978, está defasada e deve ser modificada.
"A lei não corresponde à realidade do município. De 1978 até agora, a cidade passou por um grande processo de desenvolvimento e ocupação", disse o vereador Marco Antônio de Souza (PSDB).
Segundo ele, a comissão começa a atuar no prazo máximo de 90 dias e vai contar com a assessoria de um profissional da área de arquitetura e engenharia, que deverá ser contratado pela Câmara.
"Com o acompanhamento desse profissional vamos elaborar uma plano de diretrizes para a ocupação de áreas do município", disse.
São Sebastião tem 84% de sua área localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, onde a ocupação é considerada crime ambiental.
Para o vereador Erwin Mota (sem partido), o Legislativo deveria buscar parcerias com entidades nas áreas especializadas para obter gratuitamente a assessoria de um profissional. (Fonte: ValeParaibano)

Turma de Procon Mirim do Brasil visita supermercado

São Sebastião - Alunos das escolas municipais de São Sebastião, formaram a primeira turma de "Procon Mirim" no Brasil. Com idade entre nove e 12 anos, eles foram selecionados por professores e colegas de classe e estão aprendendo a conhecer os seus direitos e deveres como consumidores e, especialmente, como trabalhar com a prevenção na hora da compra.
De acordo com a responsável pelo Procon (Proteção ao Consumidor), de São Sebastião, Leony Carneiro, o artigo 6º do estatuto do Procon prevê a obrigação da promoção da educação para o futuro e, em São Sebastião, este trabalho é direcionado para a educação das crianças nas escolas, onde os assuntos relacionados a direitos e deveres do consumidor, são tratados durante as aulas.
"Estamos buscando fazer com que as crianças tornem-se cidadãs conhecedoras de seus direitos e deveres e atuantes como multiplicadoras de opinião e comportamento dentro da sociedade", disse Leony.
Os alunos foram submetidos a uma aula prática. Vinte e três dos 27 integrantes do Procon Mirim, estiveram na manhã de hoje, 11, no Supermercado Garça, manuseando alguns produtos e verificando data de validade, peso, embalagens danificadas e sujeira.
Os alunos puderam discutir com o gerente do comércio, Antônio Carlos da Silva, e selecionar alguns itens que serão analisados pelo Procon e, caso haja alguma anormalidade, serão solicitados laudos das empresas.
Segundo o gerente do supermercado, a iniciativa é ótima e serve como auxílio para que o próprio comércio fique atento com os produtos. "Nós temos uma intensa fiscalização de toda a loja (realizada diariamente no período da manhã), mas esta é uma forma de melhorar o nosso trabalho", explicou Antônio Carlos.
A aluna Santuza Cristini dos Reis, 12 anos, estudante da quarta série da Escola Municipal Professora Dulce César Tavares, de Maresias, gostou da iniciativa, principalmente, "por poder colaborar para que as pessoas não comprem produtos estragados ou danificados". "Para mim, é muito importante, desde criança, aprender algumas coisas necessárias na nossa vida", completou.
No período da tarde, eles estiveram na sorveteria Rocha, onde puderam conhecer como é realizada a fabricação do sorvete, desde a matéria prima até o consumo.
Dentro deste projeto são ministradas, todas as segundas-feiras, na Videoteca, palestras aos professores das escolas municipais que promovem a educação para o futuro.
Creche - Ontem, 10, as crianças da creche Maria Leonarda, na Enseada, acompanharam a procedência das verduras consumidas na creche. "Eles viram o caminhão descarregando as verduras, a carga sendo pesada e a distribuição do material", concluiu Leony. (Fonte: PMSS)

VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica
Encontro debate a relação entre turismo e comunidades litorâneas

São Sebastião - "O Caiçara está sendo eliminado. Fomos trocados pela miséria de um passarinho." Essa afirmação é de José Peixe Amarante, 75, que veio da Juréia, onde reside, para São Sebastião participar do debate do VII Encontro dos Povos do Mar e da Mata Atlântica, que teve início ontem, dia 11, no Hotel Recanto dos Pássaros, que abordou a relação entre a indústria do turismo com as comunidades litorâneas do Brasil.
Segundo Amarante, o caiçara conta apenas com a água e o mato para sobreviver e vem sendo proibido, por várias leis, de caçar e pescar.
"Nenhum pescador é contra o meio ambiente. Moro na Juréia e lá só souberam me dizer que virou estação ecológica e nada mais. Agora se cortar um palmito vou preso. A mídia gosta de mostrar tucanos, macacos, mas não mostra os caiçaras com seus filhos sem ter o que comer", disse.
O mediador da mesa redonda foi o representante do Ministério do Meio Ambiente/ Brasília, Patrício Melo Gomes, e contou com os seguintes palestrantes: Paul Dale, da Comissão Mundial de Áreas Protegidas; Domingos F. Santos, da Associação de Defesa do Povo Caiçara, de Ubatuba; Lindomar Lima, do Conselho de Turismo Comunitário de Pracinha do Coreto Verde, de Fortaleza.
Segundo o representante do Ministério do Meio Ambiente/ Brasília, Patrício Melo Gomes, a relação entre turistas e nativos é fundamental para a sustentabilidade. "Mesmo na década de 90, apesar da democracia, essa relação é inviabilizada com discursos ecológicos. Um exemplo é que as comunidades litorâneas são acusadas de degradar o meio ambiente ao derrubar árvores para fazer canoas", disse.
Gomes explica que enquanto é divulgado que o turismo favorece o meio ambiente não há uma só palavra sobre cultura. "Não sou contrário ao turismo mas é preciso que a comunidade litorânea tenha nessa atividade uma complementação e preserve a pesca e a roça como seu fazer".
Para o representante da Associação de Defesa do Povo Caiçara, de Ubatuba, Domingos F. Santos, o caiçara, além de perder seu espaço, está perdendo a cidadania, e para mudar esta situação, é preciso criar um novo sistema que mantenha a dignidade das comunidades litorâneas.
"Antigamente o caiçara conversava com santos e tinha sonhos. Alguma coisa se perdeu do lado espiritual e material", disse Santos. Já Lidomar Lima, do Conselho de Turismo Comunitário, de Fortaleza, acredita que os depoimentos apresentados demonstram como a cultura está desvalorizada no Brasil.".
Finalmente, Paul Dale, da Comissão de Áreas Protegidas, disse que é preciso não exigir providências apenas do governo, mas de ONGS – Organizações Não Governamentais – que possuem orçamentos grandes. "É preciso que as ONGs não fiquem apenas na teoria e apliquem recursos em programas de melhorias para comunidades litorâneas", salienta.
Estiveram presentes cerca de 200 pessoas de diversos estados brasileiros, entre eles, Ceará, Alagoas, Pará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e outros.
Hoje, dia 12, o tema da palestra do VII Encontro dos Povos do Mar, ministrada pelo jornalista Elias Fajardo, do Globo Ecologia da TV Globo, será "Comunicação e Meio Ambiente", tendo como mediador Elísio Márcio de Oliveira, do Ibama/ Brasília. (Fonte: PMSS)

Prefeitura asfalta área central

Ubatuba - Dois importantes projetos estão sendo contratados pela Prefeitura de Ubatuba : o asfaltamento de 57 ruas da área central da cidade e a pavimentação da estrada Rio Escuro-Monte Valério. O primeiro urbaniza uma área deteriorada da cidade que desde muito tempo tem sido motivo de reclamação da população e o segundo garante um acesso seguro entre duas rodovias, a Oswaldo Cruz e a Ubatuba-Caraguatatuba, criando alternativa para o motorista que entra e sai da cidade sem enfrentar congestionamento, principalmente durante a temporada de verão.
“ São projetos necessários que iremos executar com recursos próprios da Prefeitura, isto é, com os impostos dos nossos contribuintes e em seu benefício. As obras terão grande alcance social e econômico além de elevar o padrão da cidade sob o ponto de vista turístico”, afirma o prefeito Paulo Ramos.
A pavimentação das ruas centrais compreende a área entre as ruas Liberdade, Rio Grande do Sul, Salvador Correa e Esteves da Silva, incluindo drenagem e o direcionamento das águas pluviais para os leitos dos Rios Grande e para o canal da Rua Liberdade, eliminando o problema de enchentes. No momento está sendo licitada a drenagem e a pavimentação da Av. Thomaz Galhardo com 1.580 m, além da recuperação de guias danificadas e caixas de captação de águas pluviais. Todos os trechos críticos no cruzamento com a avenida serão eliminados. O projeto completo das 57 ruas atinge 150 mil m2 de pavimentação asfáltica a um custo aproximado de R$ 3,5 milhões e será colocado em concorrência em etapas. (Fonte: ACS-PMU)

Novo acesso libera rodovias
Estrada Rio Escuro-Monte Valério será licitada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba estará colocando em concorrência ainda durante o mês de setembro as obras de asfaltamento a quente de 12 km da ligação Rio Escuro-Monte Valério . Serão 80 mil m2 de capeamento asfáltico com regularização da base com brita graduada valorizando uma área de interesse turístico e oferecendo um acesso mais rápido para os motoristas. Os constantes congestionamentos nas duas rodovias que demandam à cidade, principalmente a Ubatuba-Caraguatatuba, poderão ser evitados com o uso do novo acesso asfaltado. A comercialização dos produtores rurais da região também será incentivada com a melhoria do acesso. A Prefeitura estará colocando a obra em concorrência a um custo estimado de R$ 1,7 milhão incluindo 3 km de canaletas para escoamento das águas pluviais. (Fonte: ACS-PMU)

Aeroporto de Ubatuba garante reformas

Ubatuba - O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo - DAESP está colocando em licitação a construção de alojamento para bombeiros, seção contra incêndio e área de lazer e a cerca ao redor de toda a área do aeroporto de Ubatuba ainda este mês. Foi concluída a reforma do terminal de passageiros e adquirido um veículo especial para combate a incêndio modelo Land-Roover AC2. O projeto de urbanização do aeroporto “Gastão Madeira” elaborado pela Prefeitura de Ubatuba por intermédio da Secretaria de Arquitetura de Urbanismo - SAU, recebeu pequenos ajustes do DAESP. O projeto, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, contempla ainda uma área para lazer, estacionamento e um acesso viário que vai desafogar o tráfego nas imediações do aeroporto.
De 23 a 27 estão sendo treinados, pelo Comando da Aeronáutica, 12 integrantes da Guarda Municipal de Ubatuba que vão atuar como bombeiros. O projeto é viabilizado mediante convênio firmado entre Prefeitura de Ubatuba e DAESP.
Numa etapa posterior será feita a recapagem da pista de 940 m bem como a sinalização horizontal do sistema de pátio e pista e balizamento noturno para helicóptero. O aeroporto tem sido utilizado como base para helicópteros e aviões modelo “ Bandeirante”, da Petrobrás, que apoiam as operações de navios ligados à prospecção de petróleo na plataforma submarina localizada no litoral da região. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura coloca 150 na frente de trabalho

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba divulga neste final de semana a relação com os 150 classificados para as frentes de trabalho que serão definidas pela Secretaria de Obras. Fizeram inscrição 547 candidatos que prestaram prova no último final de semana no Colégio Tancredo e Anchieta com 10% de abstenção. Os classificados serão chamados à medida que a Secretaria de Obras faça o levantamento dos projetos que contarão com esta contratação emergencial. “Estamos proporcionando mão de obra para diminuir o problema do desemprego na cidade ao mesmo tempo que reforçamos a força de trabalho da Prefeitura”, diz o prefeito Paulo Ramos.
Os candidatos serão contratados pelo prazo de 4 meses, passível de prorrogação por igual período. Ao final de 8 meses, serão convocados os últimos 150 classificados. Dessa maneira, todos os classificados terão oportunidade de emprego. A Prefeitura contratará pelo regime CLT, com direito a 13o , férias proporcionais e FGTS e demais direitos trabalhistas normais. Será pago um salário mínimo mensal com direito a uma cesta básica. Além da prova de habilitação, os critérios para contratação foram encargos de família, maior tempo de desemprego e residência no município. Os contratados deverão ser submetidos a perícia médica e terão como jornada de trabalho 7 horas diárias de segunda à sábado. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba prepara infra estrutura para os Jogos Abertos do Interior
Delegação ubatubense disputa medalhas no futebol, tênis e karatê

Ubatuba - A Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) da Prefeitura de Ubatuba prepara a infra-estrutura para abrigar a delegação da cidade na cidade de Franca (SP), na 66ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI). Considerado o maior evento poliesportivo da América Latina, o evento está previsto para ocorrer de 19 a 29 de setembro.
Nicrano Gomes Júnior, 33, chefe de serviços da secretaria e assistente de chefia da delegação nos JAI, viaja para Franca neste final de semana para entregar a relação nominal dos atletas que representam a cidade, decidir questões referentes ao alojamento e participar do sorteio das chaves, previsto para acontecer no Congresso Técnico às 10h de segunda-feira, 16.
O secretário de esportes, Richard dos Santos, chefe da delegação ubatubense, viaja para Franca no dia 18 e recebe a delegação ubatubense para os JAI no dia 19.
Ubatuba participa dos JAI com uma delegação composta por 26 atletas e 6 dirigentes. A cidade disputa as modalidades de futebol de campo masculino (vice-campeã nos Jogos Regionais), tênis de campo masculino até 21 anos (vice-campeã nos jogos Regionais 2002 e Abertos do Interior 2001) e karatê masculino. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba enfrenta Mogi em rodada dupla na Livovali
Jogos das equipes mirim e juvenil masculinas acontecem nesta quarta-feira no Tubão. Técnicos esperam grande apoio da torcida.

Ubatuba - As equipes de vôlei masculinas da secretaria de Esportes e Lazer (SEL) da Prefeitura de Ubatuba entram em quadra amanhã na disputa do segundo semestre da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). As partidas devem começar às 18h30 no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o “Tubão”. Os jogos estavam previstos para a tarde de sábado, 7, mas tiveram que ser adiados em razão de um pedido feito por Mogi das Cruzes (SP).
A equipe mirim masculino, que venceu fora de casa na primeira rodada a equipe de Cruzeiro por 3x0, no domingo, 25, abre a rodada jogando contra Mogi às 18h30, sob o comando do técnico Marcos Jardim.
Em seguida, acontece o jogo de estréia da equipe juvenil masculina, contra Mogi das Cruzes. Nessa categoria, Ubatuba é dirigida pelo técnico José Carlos, o “Guran”.
Os atletas e comissão técnica esperam contar com o apoio da torcida para fazer valer o fato de atuar em casa. A entrada é franca. (Fonte: ACS-PMU)

Neste final de semana tem campeonato de skate

Ubatuba - Começa nesta sexta-feira, 13, o primeiro Campeonato de Skate de Ubatuba que terá a participação de toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A expectativa é de no mínimo 50 competidores. O campeonato termina no domingo e acontece na pista de skate da praça Capricórnio. A iniciativa é das secretarias de Turismo e Esportes e Lazer. A organização é da empresa de eventos Masten Comunicação. Participarão as categorias mirim que é para atletas de 8 à 12 anos, iniciante que é para a faixa etária dos 12 aos 22 anos, a categoria feminina que é dos 8 aos 20 anos e o amador que é a partir dos 16 anos.
Segundo os organizadores, estarão presentes integrantes da Federação Paulista de Skate e este campeonato fará com que Ubatuba seja inserida no calendário Estadual da Federação, para o ano de 2003. Este campeonato terá as participações de atletas com destaque internacional, como Fábio Castilho e Robson Reco. O evento contará com os apoios da Guarda Municipal e da Policia Militar. O campeonato conta com ampla divulgação na Tv Band Vale e rádios do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
As inscrições serão feitas sexta-feira e sábado, das 9 às 12 horas. Na sexta, das 12 às 18 horas, haverá o reconhecimento de pista e treino. No sábado começa oficialmente o campeonato, a partir das 9 horas com a categoria iniciante, com classificação e final. Por volta das 14 horas terá início a categoria feminino e no domingo, a partir das 12 horas, a categoria amador. Diariamente, das 18 às 22 horas, haverá telão com diversas bandas musicais e será confirmada a participação de show musical com banda local. Haverá a premiação com entrega de troféus e medalhas e a participação de empresas que farão premiações de skates importados e acessórios. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba vence Jacareí na Livovali
Equipes mirim feminina não teve dificuldades para bater a equipe do Vale por 3x0 neste sábado, 7, no Tubão

Ubatuba - A equipe de vôlei mirim feminina da secretaria de Esportes e Lazer (SEL) da Prefeitura de Ubatuba entrou com força total na disputa do segundo semestre da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali).
Na partida disputada ao meio dia de sábado, 7, a seleção comandada pelo técnico Geraldo Vanoni venceu Jacareí (SP) por 3x0 (25/13, 25/8, 25/19). Segundo Vanoni, a equipe demonstrou um bom voleibol e mereceu a vitória.
A equipe volta à quadra deste sábado, 14, enfrentando o Clube Elvira, de Jacareí. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Carta-resposta a Mike Buser - Prezado sr. Buser. O trabalho da Fundação Gilberto Salvador, no convênio firmado com o município de São Sebastião, tem o objetivo de, justamente, evitar a poluição visual desenfreada e criar condições para que, a um só tempo, a disciplina na comunicação visual torne São Sebastião mais atraente, para os moradores e para os turistas, durante o ano inteiro, e a dinâmica do mercado promocional e publicitário gere recursos para investimentos em lazer, entretenimento e serviços públicos custeados pelos patrocinadores, isto é, pela iniciativa privada, poupando os recursos públicos para alocação em áreas prioritárias e infra-estruturais.
Os 800 pontos de merchandising mencionados são espaços disponíveis nas placas de sinalização turística, nos acessos aos bairros e às praias, nas lixeiras a serem instaladas e nos pontos de ônibus, que receberão repintura e mapas informativos para moradores e turistas. Todos espaços que, ou já existem, ou são de extrema valia e necessidade evidente para o complexo urbano de São Sebastião.
Esses espaços, como apresentado - e creio que o senhor tenha tido a oportunidade de assistir à apresentação no Teatro Municipal no último dia 5 de setembro - serão instalados e mantidos, às expensas das marcas que os adotarem, pelo espaço de dois anos, incluindo, portanto, invernos, outonos e primaveras, além dos verões, justamente porque a preocupação da atual administração municipal, a nós externada por ocasião do convênio acima aludido, é não limitar-se à administração do impressionante fluxo de promoções e informações que inundam o litoral nos verões, antecipando a ação do poder público e da sociedade civil organizada no sentido de ordenar esse fluxo, compatibilizar as ações dos promotores de informação/eventos com a qualidade de vida que São Sebastião usufrui e espera manter, e finalmente gerir profissionalmente e com planejamento essa ação, de forma a maximizar os lucros para a população do município.
Sr. Buser, ninguém pretende poluir o município. Muito pelo contrário, graças à visão de longo alcance do prefeito municipal, pretende-se disciplinar o mercado, antecipar as tendências e induzir a ocupação de forma a limpar o visual privilegiado de São Sebastião. Tenha certeza de que o Projeto São Sebastião de Sol a Sol não acrescentará um único pai de família às estatísticas de desemprego pelo sr. citadas. Servirá, isso sim, para garantir a preservação de um nível de qualidade que garantirá a criação de mais e melhores empregos. Garantirá uma nova injeção no vigor que esta administração tem imprimido a São Sebastião e, especialmente, à recuperação do Centro Histórico como atrativo turístico, para benefício geral do município, e dos prestadores de serviços de alimentação e hotelaria situados no centro, como, ao que parece, é o seu caso...
Para encerrar: ninguém vai faturar dez milhões à custa de patrimônio nenhum. Os dez milhões aludidos representam a soma dos investimentos que o município poderá receber, em termos de instalação de equipamentos, manutenção dos instalados e dos existentes, estruturas de lazer, entretenimento e serviços a serem instalados para melhoria geral da competitividade de São Sebastião como destino turístico nacional e internacional. Estranho ver alguém reclamar por que a sua cidade vai deixar de gastar em atrações, na medida em que encontra parceiros para investir em seu lugar nessas atrações, em troca de associar suas marcas a essas iniciativas.
A arte é o motor principal de minha vida. O Parque Escultórico de São Sebastião, felizmente, é uma realidade, e será visível aos olhos de todos nos próximos meses, reiterando o vanguardismo de São Sebastião e contribuindo para incluir mais arte no cotidiano e no espaço urbano à nossa volta. O Projeto São Sebastião de Sol a Sol - e eu me orgulho profundamente disso - é uma extensão dessa atuação. São Sebastião tem uma geografia e uma cultura privilegiadas. Terá agora a oportunidade de ordenar a sua comunicação visual e os serviços promocionais e de lazer que procuram ocupar o espaço urbano de forma a manter sempre bela a moldura que a Serra do Mar e o Oceano Atlântico nos proporcionam.
Atenciosamente

Gilberto Salvador

 


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Studio Maranduba Pousada Pé na Areia

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor