Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 25 de setembro de 2002 - Nº 624 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Caraguá vai regularizar pousadas
   Justiça suspende despejo de famílias em Caraguá
   Alunas do SOS Bombeiros socorrem vítima com início de infarte
   Secretária de Educação ganha título “Amigo da Criança 2002”
   Escola de Pais abriu segunda turma no Travessão
   Tartaruga simboliza novo logotipo creche Santo Antônio
   Caraguá recebe André Cypriano, o fotógrafo da Rocinha
   Projeto Guri completa um ano e realiza concerto
   Extraordinária aprova 11 Requerimentos
   Prefeito atende solicitação de Aurimar na zona sul
   Câmara discute Lei do Zoneamento em Audiência Pública

São Sebastião:
   Cetesb manda Tebar transferir estação
   Gato do mato aparece dentro de pousada em Maresias
   Escola Municipal da Enseada comemora 10 anos

Ubatuba:
   Maranduba pede providências para recuperação de ponte
   Casa sem dengue será premiada
   Ubatuba intensifica fiscalização contra poluição sonora
   Homem é esfaqueado em Ubatuba

   Carta do Leitor


Caraguá vai regularizar pousadas

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou ontem projeto do Executivo para regularizar as construções clandestinas usadas como hotéis, pousadas, pensões e similares na cidade. Parte dos imóveis foi construído em áreas de risco e não possuem alvará de funcionamento.
Segundo a Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguá, cerca de 50% dos 100 estabelecimentos da cidade são considerados irregulares.
O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho, disse que a legalização vai beneficiar os pequenos empresários que sobrevivem apenas do comércio do estabelecimento e não tem condições de solicitar uma legalização formal.
"Os proprietários serão beneficiados, pois realizaram a construção do imóvel por conta própria. Eles não têm condições de contratar um profissional especializado. O fechamento dos estabelecimento iria gerar muitos desempregos", disse.
Ele afirmou que, com a legalização, os proprietários poderão estar recolhendo os impostos e emitindo notas fiscais.
Para o presidente da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares de Caraguá, Wilson de Oliveira, a legalização vai evitar a desigualdade da concorrência que, por ser irregular, pode oferecer aos clientes um preço abaixo da tabela. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça suspende despejo de famílias em Caraguá

Caraguatatuba - A Justiça determinou ontem a suspensão de reintegração de posse do loteamento Jardim Santa Rosa, no bairro do Travessão, em Caraguatatuba. Cerca de 150 famílias seriam despejadas do local no próximo dia 30. A decisão da suspenção foi dada ontem pelo juiz da 2ª Vara Civil, André Gustavo Cividanes Furlan. Há mais de 10 anos, os moradores compraram os lotes sem saber que estavam irregulares. No início da semana, a prefeitura encaminhou à Justiça um pedido de embargo para tentar suspender o despejo, solicitado pelo proprietário Dagnelo Fernandes Queiroz. (Fonte: ValeParaibano)

Alunas do SOS Bombeiros socorrem vítima com início de infarte

Caraguatatuba - Um gesto de humanidade resume a atitude das alunas do “SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania” - uma iniciativa que deu certo graças à política de proteção e apoio às crianças e adolescentes, que fora do período de aula ficam com tempo ocioso, correndo risco pessoal e social.
De acordo com a direção da creche Santo Antônio - uma das parceiras desse projeto incentivado pelo governador Geraldo Alckmin, e que conta com a participação de outros parceiros, entre eles a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiros, Fundacc e Seads, além da Secretaria Municipal de Educação, que também apoia e incentiva o projeto, as alunas Camila Tavares do Prado e Cintia da Silva, estudantes da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa, no Tinga, tinham acabado de sair da aula na sede do Corpo de Bombeiros, de bicicleta. Ao chegarem na altura da pista, que liga Caraguatatuba a São Sebastião, encontraram uma senhora aparentemente passando mal. Camila e Cintia abordaram a senhora e percebendo que a mesma não estava em condições de caminhar sozinha, trancaram suas bicicletas e levaram a vítima até o pronto-socorro da Casa de Saúde Stella Maris. Após ser atendida pelo médico, com muita insistência (na agilidade, em razão do estado de saúde da senhora), as alunas foram informadas que a paciente já estava com princípio de infarte. Gestos como esse mostram a importância de atividades fora do período escolar, que incentivem a cidadania. O projeto SOS Bombeiros envolve crianças de 10 a 15 anos, e oferece diferentes atividades incluindo capoeira, artes plásticas, técnica dos bombeiros, reforço escolar, aulas de informática, entre outras. Os bombeiros orientam as crianças com noções de cidadania, civismo, prevenção de incêndios e primeiros socorros. Parabéns às alunas e aos incentivadores e parceiros do projeto pela iniciativa. (Fonte: PMC)

Secretária de Educação ganha título “Amigo da Criança 2002”

Caraguatatuba - A Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, de Caraguatatuba, recebeu neste domingo, 22 de setembro, o título “Amigo da Criança 2002”, concedido pela Pastoral da Criança- Diocese de Caraguatatuba.
A premiação “Amigo da Criança”, é conferida a representantes da sociedade pelo reconhecimento do trabalho realizado em favor das crianças.
De acordo com a Pastoral da Criança, o símbolo do prêmio - um jarro de barro - significa o barro antes da transformação em jarro, quando ainda era matéria prima, esquecida em qualquer lugar, e escolhida para ser transformada. Essa transformação se dá pelo trabalho vigoroso do amassar, sem o qual o jarro não agüentaria sua futura missão. É nesse doloroso amassar que são retiradas todas as impurezas(pedras) e o próximo passo é dar forma à peça(barro), trabalho para o qual necessita-se de habilidade, força e delicadeza do oleiro para que essa massa se transforme em peça útil. A verdadeira e definitiva transformação acontece com sua exposição ao fogo. Em seguida, a peça, com suas características próprias, será única, assim como sua capacidade de conter, pois fora feita e escolhida pra ser como é. O jarro precisa se permitir encher, e depois de cheio partilhar com todos o que contém, e aí então só lhe restará servir, com amor e fidelidade. A pintura - cores salpicadas no barro cozido - simboliza todas as crianças, todas as pessoas de todas as raças e crenças. A mistura alegre de cores simboliza as crianças, que dão sabor ao dia-a-dia. Dessa forma, a Pastoral da Criança considera os premiados “Amigo da Criança”, todas as pessoas escolhidas para tal mérito, principalmente as pessoas que escolheram para si uma tarefa e gostam da diversidade das pessoas, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos.
A secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morilla, foi uma dessas pessoas, escolhida pela Diocese de Caraguá pra receber o título, mostrando assim seu trabalho com as crianças da rede municipal de Caraguá. A secretária recebeu o prêmio neste domingo 22, na cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. (Fonte: PMC)

Escola de Pais abriu segunda turma no Travessão

Caraguatatuba - A Escola de Pais Cidadãos - Um sonho possível - um projeto realizado no CEI do Travessão, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa, está sendo realizada pela segunda vez em Caraguá. A abertura aconteceu nesta sexta-feira 20
O CEI - Centro de Educação Infantil do Travessão, administrado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Orsa, está realizando pela segunda vez a Escola de Pais Cidadãos - Um sonho possível, com a comunidade do Travessão.
O projeto, que visa uma integração entre pais e filhos, trabalhando com o grupo de pais através de temas como direitos da criança, família, saúde, educação, entre outros, tem como objetivo a melhoria na qualidade de vida das famílias. A cada semana um profissional visita a Escola de Pais para discutir temas da atualidade com os pais cidadãos. O curso tem duração de 3 meses e os pais se encontram uma vez por semana, sempre retomando o assunto debatido no encontro anterior. A Escola de Pais aconteceu pela primeira vez com a comunidade do Travessão, e com o sucesso do projeto a Escola de Pais se estendeu também para a comunidade do Casa Branca, no CEI João Bolinha. Nesta sexta-feira 20, o projeto reiniciou no CEI Travessão, e terá duração de três meses com uma nova turma de pais e novos palestrantes. (Fonte: PMC)

Tartaruga simboliza novo logotipo creche Santo Antônio

Caraguatatuba - A tartaruga é o novo símbolo dos uniformes escolares dos alunos da creche Santo Antônio, entidade filantrópica de Caraguatatuba apoiada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação. Além de incentivar o cuidado com os animais e meio ambiente em geral, a figura simboliza também tranqüilidade, e foi levada pela primeira vez a público em 7 de setembro
Os alunos da creche Santo Antônio levaram neste ano para a Avenida da Praia durante o desfile cívico o novo logotipo da entidade, através dos uniformes.
De acordo com a direção da creche, o novo símbolo é uma tartaruga, e a escolha desse bichinho está relacionada ao lúdico, mas simboliza tranqüilidade, simpatia, experiência e sabedoria.
O símbolo, que foi adotado a partir desse mês, tem o objetivo de fixar um logotipo que simbolize a entidade, que até então não usava nenhuma ilustração nos uniformes das crianças. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe André Cypriano, o fotógrafo da Rocinha

Caraguatatuba - Fica até dia 6 de outubro, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, a exposição Rocinha, do fotógrafo André Cypriano, um mergulho na maior favela do Brasil. Essa mostra é o resultado da parceria entre a Pinacoteca do Estado e a Fundacc, através do curador Diógenes Moura, que esteve em Caraguá para a montagem e o vernissage que aconteceu no dia 5, com a presença de fotógrafos e convidados. André Cypriano vive em Nova Iorque e em contato com a Fundacc, já marcou sua vinda para o encerramento da exposição com palestra&slide show para os fotógrafos da região, que acontecerá dia 5, na Videoteca Lúcio Braun, no Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos. Neste dia, estará contando sua experiência na Ilha Grande, fotografando os presos do presídio, hoje extinto, que deu origem ao Livro O Caldeirão do Diabo, e sua amizade com integrantes do Comando Vermelho, que possibilitaram sua entrada na favela da Rocinha, para fazer o trabalho, que está encantando o Litoral Norte. Os interessados devem entrar em contato com a Fundacc pelos telefones 3883 7555/ 3883 3606.
Rocinha pode ser visitada de Terça a Domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O Pólo Cultural fica na Pça Dr. Cândido Motta, 72, no centro. (Fonte: PMC)

Projeto Guri completa um ano e realiza concerto

Caraguatatuba - O projeto Guri núcleo Caraguatatuba completa um ano de atividades na cidade, e a Fundacc, responsável pelo projeto, realiza um concerto de aniversário no dia 4 de outubro, na Salão de festas da Catedral do Espírito Santo, no Bairro do Indaiá, às 20 h, com entrada franca.
O Pólo Caraguatatuba foi implantado em setembro de 2001, através de uma parceria bem sucedida entre a Fundacc, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo projeto, criado em 1995.
Atualmente o Guri atende no Centro Comunitário do Poiares, aproximadamente 200 alunos, divididos entre a orquestra e o coral. São jovens de 8 a 18 anos, que têm acesso aos conhecimentos técnicos da musica gratuitamente, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades artísticas. Agente desta transformação, a música leva estes jovens a recuperação da auto-estima, desenvolve um espírito de cooperação, amizade, disciplina e cria uma nova perspectiva de vida, transformando-os em bons ouvintes de boa música ou bons músicos profissionais - “Os alunos conhecem os instrumentos e escolhem o que mais lhe proporcionar afinidade e prazer. São aulas de violino, viola, violoncelo, flauta transversal, clarinete, trompete, saxofone, percussão e coral, que acontecem duas vezes por semana, com aulas dos instrumentos e prática de orquestra, e o repertório desenvolvido procura integrar a música erudita e a popular” comenta a maestrina Ana Roseli Paes Santos, responsável pelo Guri em Caraguá.
O projeto acontece no Centro Comunitário do Poiares, às terças e quartas-feiras, das 16 às 20h30. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 567, no Bairro do Poiares, em Caraguatatuba, ou pelo telefone 3887 5907. (Fonte: PMC)

Extraordinária aprova 11 Requerimentos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na tarde de segunda-feira, a sua 8ª Sessão Extraordinária, com o único objetivo de discutir e votar Requerimentos. Em aproximadamente 120 minutos (2 horas), os Vereadores discutiram e votaram 12 Requerimentos.
A atual presidência do Legislativo Municipal enfrenta o problema da grande quantidade de Requerimentos protocolados no Expediente da Câmara Municipal. Devido aos embates dos Vereadores em diversas questões durante as Sessões Ordinárias semanais, são poucos os Requerimentos discutidos e votados.
É pensando nisso que o atual presidente vem realizando Sessões Extraordinárias para desafogar os Requerimentos, calculados em 61 proposituras no expediente do Legislativo, a espera de discussão e votação pelos Parlamentares locais.
Na sessão desta segunda-feira, foram discutidos e votados 12 Requerimentos, não incluídos no cálculo citado anteriormente. Destes, um foi retirado e o restante votado e aprovado. Entre as proposituras, destaca-se a da Vereadora Leonor Diniz - Dª Leonor (PDT), que pede explicações sobre a possível urbanização da orla da praia de Massaguaçu, do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que pede a contratação de médico Neurologista para a Casa de Saúde Stella Maris e do Vereador Celso Pereira - Celsinho (PSDB), que pede explicações da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), quanto as taxas e os valores cobrados na conta mensal de comerciantes da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito atende solicitação de Aurimar na zona sul

Caraguatatuba - O prefeito municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), vem a cada dia mostrando mais entrosamento com o Legislativo, principalmente com o Vereador Aurimar Mansano (PTB), que tem suas bases eleitorais localizadas na zona sul da cidade. Recentemente o chefe do Executivo atendeu pedido do Parlamentar e instalou redutores de velocidade nos bairros do Porto Novo e Barranco Alto.
O Vereador Aurimar Mansano tem como linhas de ação a Saúde, a Educação e como não poderia deixar de ser, a Segurança. No quesito segurança o pedestre e o trânsito constam como destaques, pois a Segurança Pública não pode apenas tratar de assuntos ligados a polícia e a criminalidade.
Baseado nisso o Vereador recebeu moradores da avenida Cândida de Souza, que corta os bairros do Porto Novo e Barranco Alto, pedindo a colocação de redutores de velocidade, pois segundo os moradores, às condições de tráfego são precárias, onde os pedestres e transeuntes tem que conviver com todo tipo de perigo, tendo suas vidas ameaçadas com atropelamentos e acidentes.
Pensando nisso o Vereador encaminhou 2 (duas) indicações, sendo que um deles com um Abaixo-Assinado, contendo 131 assinaturas e um ofício, requisitando esta melhoria para os moradores daquela localidade. Vendo a necessidade do pedido e com o intuito de manter um bom relacionamento com o Legislativo, o prefeito Antonio Carlos da Silva ordenou que os redutores de velocidade fossem colocados, o que tem sido feito nos últimos dias, faltando apenas os tachões refletores, para o trânsito noturno.
O Parlamentar destaca o trabalho conjunto dos poderes constituídos na cidade. "É dessa maneira que a democracia funciona. O povo pede ao Vereador, que encaminha o pedido ao prefeito, que vendo a sua necessidade, realiza o trabalho. É dessa maneira que uma cidade progride, com a parceria dos poderes", finaliza. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Lei do Zoneamento em Audiência Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta quarta-feira, dia 25 e na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, sempre às 18 horas, em Audiência Pública, alterações na Lei de Zoneamento - a Lei 200/92, propostas pelos Vereadores. As discussões necessitam de 2 (duas) Audiências Públicas e as mesmas são abertas ao público, com entrada franca.
Segundo o Regimento Interno da Câmara Municipal de Caraguatatuba, todo projeto que altere a Lei de Zoneamento necessita de Audiência Pública, no mímino 2 (duas), para que a população tenha conhecimento e a Sociedade Civil organizada, através também de suas categorias ligadas ao fato, possam opinar sobre o assunto.
São 4 (quatro) os projetos relacionados a Lei de Zoneamento, propostos pelos Parlamentares. O Vereador e Presidente da Câmara, Valmir Gonçalves (PSDB), propõe a alteração de Z3 para Z7.1 o espaço compreendido entre a avenida Cristóvão de Barros e a avenida Dom Pedro da Silva, no bairro do Porto Novo, onde não poderão ser exercidas as categorias de uso C3 e C4. Para o Parlamentar esta região cresceu em demasia, o que permite transformá-la em corredor comercial.
Já o Vereador Juarez Pardim (PSDB), quer transformar o quadrilátero compreendido entre as avenidas José Herculano, rua Agnaldo Santana, avenida Manoel Silva e rua Joviniano Vasconcelos, no bairro do Porto Novo, que consta na prancha 63 como Z3 em Z2, alegando que nesta área há muitas residências irregulares que necessitam do desdobro de lotes para regularização.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB), quer incluir no inciso 11, do artigo 7º da Lei 200/92 - a Lei de Zoneamento, a categoria de uso S3.4, destinada a lava-rápidos e estacionamentos, permitindo-a somente em Z1, Z2 e Z7.2. A intenção do Vereador é a de permitir a regularização de alguns comércios nestes locais. Por último, o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira (PTB) quer alterar o quadrilátero dos loteamentos Recanto do Sol, Mar Azul e Balneário Golfinhos, de Z3 para Z2, onde o desdobro de lotes é fundamental para a regularização das residências existentes nestas localidades.
As Audiências Públicas tem entrada franca e a Sociedade Civil organizada tem o direito de opinar e se manifestar, mediante inscrição antecipada no horário do evento. Após as audiências o projeto é enviado ao plenário para a discussão e votação dos Vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Cetesb manda Tebar transferir estação

São Sebastião - A Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) determinou a transferência das instalações da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), do Tebar (Terminal Almirante Barroso), em São Sebastião. Segundo a Petrobras, a empresa está avaliando o local para a transferência da estação e ainda não tem prazo para a mudança. A ETE está instalada na frente do terminal, e deverá ser transferida para a parte interna da empresa. A medida visa diminuir a riscos de mau cheiro provocado pelo manuseio de produtos no terminal. (Fonte: ValeParaibano)

Gato do mato aparece dentro de pousada em Maresias

São Sebastião - Um gato do mato apareceu na segunda-feira em terreno da Pousada Catavento, na Rua Colombo, Maresias, na Costa Sul de São Sebastião. O animal silvestre da Mata Atlântica foi resgatado pela Polícia Ambiental e levado à Fundação Animália, na cidade.
O gato do mato foi apreendido por políciais ambientais e levado para a Fundação Animália
Fábio Carbone, administrador da pousada, conta que o felino surgiu por volta das 10h no terreno e subiu em uma árvore, após fugir de duas cadelas que vivem na pousada. “O gato (pensamos que era uma jaguatirica) ficou na árvore até por volta das 17h”. Segundo ele, a imagem atraiu a atenção de muitas pessoas.
Fábio conta que neste horário ligou uma máquina para operá-la na pousada. “O equipamento faz muito barulho e acho que assustou o gato, porque ele desceu da árvore”. Neste momento, segundo Carbone, as duas cadelas avançaram novamente contra o animal.
“Foi incrível, ele ficou de pé e, com as duas patas dianteiras bateu nas duas cachorras, parecia um filme”, brinca. “O gato subiu em uma outra árvore e lá ficou até a noite”. Os cães ficaram feridos e foram tratados por um veterinário.
De acordo com Fábio, a Polícia Ambiental foi chamada pela manhã e chegou por volta das 20h. Os policiais usaram um laço para tirar o animal da árvore. “Foi com muita dificuldade”.
A Polícia Ambiental encaminhou o felino para a Fundação Animália, dirigida pelo biólogo André Rossi. A fundação recebe animais da fauna silvestre que precisam de cuidados. (Fonte: Imprensa Livre)

Escola Municipal da Enseada comemora 10 anos

São Sebastião - A Escola Municipal da Enseada, Costa Norte de São Sebastião, completou ontem, dia 23, 10 anos de funcionamento e recebeu laboratório de informática.
Inaugurada em 92, pelo prefeito Paulo Julião, a escola tinha quatro salas de aulas e atendia 92 alunos. Atualmente, são 24 salas de aulas e 893 alunos de 1ª a 4ª séries e supletivo até a 8ª série.
A escola recebeu um laboratório de informática, com 17 micro-computadores Pentiun 4, que será destinado para uso dos alunos e também da comunidade. “Os moradores do bairro, interessados em freqüentar o curso de informática, poderão procurar pela secretaria da escola”, disse a secretária da Educação Vera Hilst.
Segundo ela, na escola é desenvolvido um trabalho diferenciado com psicopedagoga, coordenador de alfabetização, professor de recuperação paralela e estagiários, além de contar com ajuda de voluntários, pais e amigos da escola.
“Nesta escola, o envolvimento de dos pais é constante. Algumas melhoras estão sendo realizadas com verba arrecada pela APM – Associação de Pais e Mestres, além disso o recreio é dirigido e conta com atividades coletivas, os alunos participam de um projeto de horta – desenvolvido pelo Projeto São Sebastião Tema Alma, há aula de violão, jardinagem e as atividades dos amigos da escola”, explicou a secretária.
Durante a cerimônia, foram homenageados a professora “Terezinha” como a mais antiga e a primeira diretora “Gislene”.
O evento contou com a participação de vários diretores e professores da área escolar do Município, representantes da APM, do vereador Ronaldo Lourenço e do diretor da Regional Costa Norte, Rui Vidal. (Fonte: PMSS)

Maranduba pede providências para recuperação de ponte
Acesso a ruas do bairro de Ubatuba é feito sobre uma passagem improvisada

Rogério Aparecido Lemos (centro), com os sobrinhos Davi e Raíssa, passam pela passagem sem corrimão. Foto: Jules VerneUbatuba - Os moradores do bairro da Maranduba, em Ubatuba, estão reclamando a dificuldade de acesso ao bairro, devido a queda de uma ponte que fazia a ligação das avenidas Expedicionários e Alcides de Oliveira.
A ponte de madeira que havia no local foi construída pelo exército e permitia somente a passagem de carros de passeio e pedrestes, mas caiu em dezembro de 2000 quando um caminhão tentou atravessá-la. "Nunca houve sinalização, ou fiscalização da prefeitura para impedir que os caminhões circulassem pelo local", afirmou um morador que não quis se identificar.
Para tentar amenizar o problema, a SAB (Sociedade Amigos de Bairro) conseguiu a doação de uma passarela que a NovaDutra havia retirado da rodovia próximo a Taubaté. Para coseguir o dinheiro para o transporte e instalação da passarela, a SAB realizou uma arrecadação entre os moradores.
Mas como a passarela não permite a passagem de carros e não tem corrimão o problema não foi definitivamente solucionado. "Antes nós andávamos cerca de 300 metros para chegar à praia ou à rodovia Rio-Santos, que dá acesso ao centro. Agora a distância é de 2 quilômetros" afirmou um morador que não quis se identificar.
Segundo a moradora Sandra Maria da Silva, 36 anos, a entrega de compras e outros serviços que atendiam ao bairro estão dificultados depois da queda da ponte, mas a maior preocupação é com as crianças a caminho da escola. "As crianças tem que caminhar pelo acostamento da rodovia ou passar pela passarela sem corrimão."
Os comerciantes do bairro disseram que também foram prejudicados. Segundo um dono de pousada que não quis se identificar por medo de represálias o movimento caiu cerca de 80%. "Os hóspedes preferem ficar em hotéis em frente a praia do que andar 2 quilômetros no barro".
OUTRO LADO - A Prefeitura informou que seriam realizadas vistorias no local e que o projeto para a construção da nova ponte está em fase de elaboração, mas ainda não há previsão para o início das obras. (Fonte: ValeParaibano)

Casa sem dengue será premiada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está distribuindo prêmios para os moradores que não tiverem focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em suas casas. A medida faz parte de uma campanha de conscientização para incentivar os moradores a eliminar os criadouros.
Segundo o secretário da Saúde, Jurandiau Lovizaro, na última temporada foram registrados nove casos da doença na cidade, por pessoas que que contraíram a doença em outros municípios.
"A cidade não tem o mosquito transmissor da dengue e passamos o verão sem casos da doença. Queremos manter essa meta para garantir a qualidade de vida dos turistas e dos próprios moradores", disse.
CARTILHAS - Durante 90 dias, cerca de 20 mil cartilhas explicativas com cupom serão distribuídas. O morador deverá preencher as questões referentes à transmissão da doença e depositar nas urnas que estão nos bairros e na região central do município.
Durante 10 semanas, a secretaria fará o sorteio dos moradores que vão concorrer a diversos prêmios como bicicletas, eletrodomésticos e cestas básica.
Nas demais cidades do Litoral Norte, as secretarias estão realizando a fiscalização nos principais bairros que foram detectados criadouros na última temporada. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba intensifica fiscalização contra poluição sonora

Ubatuba - A equipe de fiscalização da Prefeitura de Ubatuba tem intensificado o trabalho de controle da poluição sonora, para coibir a perturbação do sossego público. De acordo com a chefe do Setor de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Pereira Tavares, até dez reclamações são recebidas, por fim de semana, contra bares e quiosques que exageram na utilização de música, em especial ao vivo, e que atrapalham o sossego da população.
Lucilene lembra que a legislação permite, aos que possuem alvará para execução musical, emissão de sons com até 60 decibéis. No entanto, ela ressalta que a maioria dos estabelecimentos atua de forma irregular. “Muitos não possuem a autorização para música e outros sequer apresentam o alvará para funcionamento”, disse.
Ao receber a denúncia, ou constatar a irregularidade, a chefe do setor explica que a execução da música é suspensa imediatamente e o proprietário notificado e orientado a regularizar a situação. Em caso de reincidência é aplicada uma multa de R$ 300 e, posteriormente, o local é lacrado.
Para regularizar a situação o dono do estabelecimento precisa apresentar três laudos que atestem as condições do estabelecimento para executar música, seja mecânica ou ao vivo. Os laudos exigidos são o de segurança, emitido pelo Corpo de Bombeiros; o de isolamento acústico e o laudo técnico de emissão de ruídos.
Os bairros do Ipiranguinha, Enseada e Maranduba são os que mais registram problemas. No último final de semana, a fiscalização efetuou sete notificações.
Ela afirma, ainda, que os quiosques são um dos maiores problemas que o setor enfrenta.
A autorização que os permissionários possuem é para o comércio de bebidas e alimentos, mas boa parte se utiliza da música para atrair os clientes. Na última temporada o assunto gerou muita discussão. Por conta disso, representantes da prefeitura, curadoria do meio ambiente e quiosqueiros têm se reunido constantemente em busca de uma solução para o problema.
A expectativa é que uma minuta de lei seja elaborada e enviada à Câmara Municipal para aprovação e que permita aos permissionários a execução de música ao vivo sem a utilização de equipamentos de som que provoquem a amplificação do som.
“A intenção é obter uma autorização para que seja executada a música apenas com instrumentos musicais e voz, sem aparelhos eletrônicos. No caso do pagode, é o que eles chamam de pagode de mesa”, ressaltou.
As casas noturnas também têm recebido as visitas da fiscalização. Na avenida Iperoig, no centro da cidade, por exemplo, o bar “Rei da Batida”, que passou a contar com a apresentação de bandas de forró, foi lacrado, por não estar com a situação regularizada. A expectativa do setor de tributos é que neste fim de semana seja emitido o alvará que permita a reabertura do local. “No caso do Rei, os documentos exigidos já foram apresentados e a situação está prestes a ser regulamentada”, afirmou.
O chefe da Fiscalização, Francisco Assis Cardoso não foi localizado para falar sobre as autuações realizadas no último fim de semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é esfaqueado em Ubatuba

Ubatuba - E.G., 40 anos, foi esfaqueado no pescoço no domingo, na ponte do rio Indaiá, em Ubatuba. O autor D.P.C., 20 anos, foi preso pela Polícia Militar quando ainda estava ao lado da vítima.
Os policiais haviam recebido uma denúncia informando ter uma pessoa esfaqueada caída na ponte. Ao chegar no local, a polícia encontrou D. ao lado do corpo com uma faca. Ele negou o crime, contando que foi uma outra pessoa que havia fugido.
A vítima foi socorrida, inconsciente até o hospital. Devido a gravidade do ferimento, ela ainda não foi ouvida pela polícia.
Como testemunhas apontaram para D. como autor do assassinato, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde foi autuado por tentativa de homicídio, sendo recolhido na cadeia masculina de São Sebastião, uma vez em Ubatuba abriga celas femininas. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Aeroporto I - Gostaria de dizer ao leitor LF que o local que está sendo cogitado para se fazer o aeroporto é na fazenda Serramar em Caraguatatuba. Realmente na Ilhabela seria um absurdo.
Quanto ao turismo, na realidade o aeroporto seria uma opção para o turista que vem de outros estados e paises, que ajudaria a trazer divisas para nossa região, usando hoteis, taxi, restaurante,s barcos e principalmente não deixaria o trânsito parado com acúmulo de mais carros na temporada.
Este aeroporto pode trazer para litoral norte grandes hoteis, que infelizmente ainda não chegaram , trazendo emprego para nossa população. Este turista é aquele que o mundo inteiro quer ter e que está na hora de acordarmos e trazê-lo para o litoral norte de S. Paulo e fazer o mundo conhecer esta maravilha.

Nereide Spadini
proprietaria em Massaguaçu
Salvador, BA


Aeroporto II - Consciência. Realmente se nós deixarmos na consciência o que é melhor para a cidade, nós vamos deixar a cidade em um caos, o que precisamos é de ação, precisamos de progresso, a questão não é se a prioridade é o aeroporto, mas o aeroporto também é, muitos turistas que vem do exterior cansados de viajar horas dentro de um avião deixam de vir a Ubatuba pela longa distancia da capital principalmente pelas longas filas em época de temporada,ou mesmo turistas brasileiros.
O esgoto é importante? Realmente também é, tanto quanto a água encanada, a escola para todas as crianças, trabalho digno para todos, moradia, segurança, um sistema de saúde que realmente funcione, estradas decentes sem cobrar esse alto custo de pedágio, e muitas outras coisas mais. Realmente a reforma do aeroporto não vai resolver tudo isso, agora se ficarmos de braços cruzados recusando as poucas verbas que vem para a nossa cidade aí sim vamos ter um problema, não só de esgoto mas algo muito maior. Como ja disse vamos procurar fazer sugestões construtivas. Respostas sem argumentos eu realmente já esperava.

José Silva
Ubatuba, SP


Lamentavel Omissão em Ubatuba ou Lamentavel Conivência em Ubatuba? - No artigo de Joaquim Diniz intitulado LAMENTÁVEL OMISSÃO EM UBATUBA, se o mesmo me permite acrescento:
01 - O artigo 8 da Lei 1734/98 proíbe pinturas em muros para propaganda de qualquer fim, e lá esta o muro pintado com CHALÉS E POUSADA MANOBRA.
02- No artigo 24 da mesma lei, os anúncios em mau estado de conservação limpeza ou em desacordo com esta lei,implicarão em multa de valor igual ao da taxa de licença correspondente, que será aplicada 10 dias após seus responsáveis SEREM NOTIFICADOS da infração e não terem providenciados sua regularização, ficando ainda sujeitos a sua retirada pela administração, as suas expensas. As minhas placas de sinalização foram retiradas na calada da noite sem notificação ou qq outra formalidade legal ou moral.
03 - No artigo 27 da mesma lei, ao ser promulgada esta lei, a Comtur e a Fundart promoverão em 90 dias concurso público para se determinar o novo padrão visual do municipio. Como não houve concurso público, não há padrão visual legal, e esse que estão nos querendo enfiar goela abaixo é ilegal.
Quero que o amigo saiba que na última terça feira o vereador Eduardo Cesar denunciou em sessão o fato citado em seu artigo da situação ilegal da POUSADA MANOBRA na praia do Engenho, pelo menos uma voz clama.

Ezio Pastore Junior
Ubatuba, SP


Antes Tarde do que Nunca? - Na Quarta 18/09, foi realizada a mais importante reunião que já tivemos no Litoral Norte. A apresentação pelo DER do projeto da restauração das estradas da nossa região.
Na abertura, foram chamados para compor a mesa as autoridades presentes, fiquei apavorado, não havia ninguém de Ubatuba. Estávamos sem representação nenhuma na mais importante obra a ser realizada em nossa cidade, e na região. Após hora e meia de reunião foi anunciada a presença de nosso primeiro representante, acabara de chegar, o secretário de Turismo. Continuava indignado, pois todos os prefeitos das putras cidades do Litoral Norte estavam presentes, com seus secretários, vereadores, e de Ubatuba, eu, ilustríssimo desconhecido, e o secretário de turismo que acabara de chegar. Por sinal, chegou mudo e saiu calado.
Porém nem tudo estava perdido. Ao final da reunião anunciaram a presença do nosso digníssimo prefeito Paulo Ramos.
Agora a pergunta: o que de tão importante estaria fazendo nosso prefeito, para quase não chegar em tão importante evento?
Será que o ditado se aplica: Antes tarde do que nunca?

Ricardo Teixeira Amorim
Ubatuba, SP



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Chalés Gaivota Lineu Centro Náutico Uba Uba

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor