Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 26 de setembro de 2002 - Nº 625 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Comandantes da Polícia Militar se reúnem hoje

Caraguatatuba:
   Nova estação trata esgoto em Caraguá
   Acidente com carro oficial fere dois
   Aleitamento Materno é tema de parceria entre as secretarias
   Pais Cidadãos irão discutir a história dos antepassados
   CEI Rio do Ouro fez “Oficina com a família”
   Caraguá faz festa em prol do Teleton - AACD
   Justiça suspende despejo dos moradores do Jardim Santa Rosa
   Projeto Guri completa um ano e realiza concerto
   Palestra sobre Medicamentos Genéricos em Caraguá

Ilhabela:
   Ilhabela quer punir ofensa de chefe
   Polícia Ambiental multa morador por desmatamento em Ilhabela
   Trânsito faz "Blitz" para educação no Dia Nacional do Trânsito
   Velejadores de ilhabela tem excelentes classificações

São Sebastião:
   Estado manda Rota combater traficante em São Sebastião
   Prefeitura faz instalação de câmeras
   Cachorros e pombos estão tomando conta do Pontal da Cruz

Ubatuba:
   Ubatuba fecha cerco a bares para acabar com som alto

   Carta do Leitor


Comandantes da Polícia Militar se reúnem hoje

Litoral Norte - Os comandantes das quatro companhias da Polícia Militar do Litoral Norte se reúnem hoje para discutir segurança e trocar informações. O encontro acontece em Caraguatatuba e ocorre periodicamente entre os comandos.
Desta vez, também será discutido o esquema de segurança nas eleições que acontecem dia 6 de outubro, entre outros assuntos.
Estarão presentes os comandantes: tenente Fernando Marcos Pedroso Carvalho, da 1ª Companhia de São Sebastião e Ilhabela; capitão Valter Padula, da 2ª Companhia de Caraguatatuba; capitão Marcos Antônio Marcondes de Carvalho, da 3ª Companhia de Ubatuba; e tenente César Eduardo Ferreira, da 4ª Companhia da Força Tática e capitão Eduardo Rosmaninho, sub-comandante interino do Batalhão do Litoral Norte, entre outros oficiais. (Fonte: Imprensa Livre)

Nova estação trata esgoto em Caraguá

Caraguatatuba - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inaugura hoje no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
A unidade deve beneficiar 57 mil pessoas, incluindo as regiões do Jardim Primavera, Poiares, Centro, Caputera, Estrela D'Alva e parte dos bairros Sumaré e Aruã.
A obra que teve um investimento de R$ 20 milhões faz parte da ampliação do sistema de esgoto, que inclui ainda a execução de 5.000 novas ligações domiciliares, duas estações elevatórias de esgoto e 50 mil metros de rede coletora de esgoto.
Segundo o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB), com a instalação da estação, o município tem 60% de saneamento básico. A previsão para os próximos anos é oferecer também o sistema de esgoto para os bairros do Travessão, Pontal Santa Marina e Perequê-Mirim.
"A ETE é fundamental para a qualidade de vida do município, dos moradores e dos turistas que visitam a região, além de evitar a poluição das praias", disse o prefeito. (Fonte: ValeParaibano)

Acidente com carro oficial fere dois

Caraguatatuba - Um acidente na rodovia dos Tamoios na manhã de ontem deixou dois funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba gravemente feridos, próximo ao km 11, em São José. O motorista do veículo modelo Van bateu na parede lateral da pista.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Joao Quitino da Silva, 30 anos, e o motorista Ivanil Carlos Pereira, 36 anos, alegaram que perderam o controle do carro, após uma perua que estava sentido contrário ter feito uma ultrapassagem irregular.
Pereira está com suspeita de fraturas no braço e no crânio e Silva sofreu escoriações pelo corpo. Até o início da noite de ontem, os funcionários permaneciam internados no pronto-socorro da Vila Industrial em São José.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que os funcionários estavam indo para São Bernardo do Campo. Eles estavam transportando uma tabela usada em jogos de basquete, que iria para a manutenção. (Fonte: ValeParaibano)

Aleitamento Materno é tema de parceria entre as secretarias
Aleitamento materno é incentivado através de projeto que celebra parcerias entre as Secretarias de Saúde. Educação e Fundação Orsa. No último dia 20 de setembro foi realizada uma reunião na Emef Oswaldo Ferreira para capacitar médicos e agentes comunitários que trabalharão com a comunidade a questão da conscientização e da importância da amamentação

Caraguatatuba - Profissionais das secretarias de Saúde, de Educação e Fundação Orsa estiveram reunidos no dia 20 de setembro, na EMEF Oswaldo Ferreira, no bairro Casa Branca, para a capacitação de médicos e agentes comunitários de saúde sobre o projeto de conscientização de aleitamento materno, cuja campanha começa no dia 8 de outubro, envolvendo os bairros Olaria e Casa Branca, em |Caraguatatuba.
A campanha foi criada após a constatação de que muitas crianças e adolescentes apresentavam dificuldades relacionadas à fala, respiração, arcada dentária, relações interpessoais na família e na aprendizagem. O objetivo desse projeto de aleitamento materno é criar ações preventivas que atuem diretamente nas causas dos problemas, como o aleitamento materno até 6 meses de vida, no mínimo.
O trabalho conta com a participação de profissionais da área da Saúde, Assistência Social e Educação e terá início com o acompanhamento pré-natal e pós-parto, esclarecendo sobre dúvidas quanto práticas e crenças culturais, a importância do aleitamento para mãe e filho e a falta de confiança da mãe quanto sua capacidade de amamentar.
As futuras mamães serão orientadas no primeiro momento assistentes sociais e psicólogas que irão falar laços afetivos construídos entre mães e filhos no ato de amamentar.
Em um segundo momento ocorrerá a participação do fonoaudiólogos e do dentista orientando quanto a musculatura facial, respiração, na deglutição e fala, problemas na arcada dentária e na prevenção de cáries. Posteriormente, haverá ainda a visita de um pedagogo que irá falar da relação da amamentação e a aprendizagem da leitura e escrita. O projeto terá ainda a participação de nutricionistas, médicos e enfermeiros. (Fonte: SME/PMC)

Pais Cidadãos irão discutir a história dos antepassados
A Escola de Pais Cidadãos - Um Sonho Possível, realizada com a comunidade do bairro Travessão, em Caraguá, irá discutir a história dos antepassados com os alunos participantes nesta quinta-feira 26

Caraguatatuba - A Escola de Pais Cidadãos... Um Sonho Possível, está sendo realizada pela segunda vez no CEI do Travessão, em Caraguá, que funciona através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Orsa. O projeto, pioneiro neste bairro, reuniu 30 pais de alunos no 1º semestre, e reabriu o curso neste semestre, oferecendo novas vagas aos pais participantes. As aulas reiniciaram nesta sexta-feira 20.
Na próxima sexta-feira, os Pais Cidadãos terão um novo palestrante para discutir o tema “História de nossos pais”. O professor João Marcos de Oliveira, diretor de divisão de planejamento da Prefeitura de Caraguatatuba estará reunido com os pais participantes para falar da família, de pais e da história familiar de uma maneira geral.
O curso acontece nesta quinta-feira 26, das 17h às 20h, no Centro de Educação Infantil do Travessão, que fica na rua Jacupiranga, 155, no Travessão. Haverá dinâmica de grupo e revisão da aula anterior, além da palestra do professor João Marcos.
Mas o que é a Escola de Pais? - A Escola de Pais Cidadãos é um projeto que visa estimular a inter-relação e o convívio social, resgatar o respeito à individualidade, a autonomia, a independência, fortalecendo os laços familiares e comunitário através do desenvolvimento de atividades, práticas culturais, lazer e esportivas, melhorando a qualidade de vida e a prática da cidadania.
O trabalho envolve os pais que tem filhos matriculados no CEI, proporcionando-lhes um desenvolvimento bio-psicossocial dentro de um ambiente familiar saudável prevenindo assim a desestruturação familiar. (Fonte: SME/PMC)

CEI Rio do Ouro fez “Oficina com a família”
O Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa, no Rio do Ouro, que funciona através da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, realizou nesta Segunda-feira 23, uma ação que reuniu cerca de 40 pais em mães de alunos da creche, que aproveitaram para comemorar o Dia da Árvore plantando araçá, pitanga e ingá

Caraguatatuba - O Dia da Árvore foi comemorado em grande estilo por pais e alunos do CEI - Centro de Educação Infantil “Profª Honorina Pacheco Corrêa”, no Rio do Ouro.
Nesta segunda-feira 23, no período da manhã, foi realizada a ação “Plantando dá”, que dentro do projeto O JABUTI SUCATEIRO E O MEIO AMBIENTE, proporcionou às crianças a oportunidade de comemorar o Dia da Árvore plantando algumas espécies frutíferas como pitanga, araçá e ingá. Na ocasião, policiais florestais explicaram às crianças sobre a importância de cuidar das plantas e dos animais, despertando nelas o gosto pela fauna e flora bem como a preservação do Meio Ambiente.
Também no dia 23 de setembro, no período da tarde, cerca de 40 pais e mães estiveram reunidos no CEI Rio do Ouro para participar da “Oficina com a família”. Essa ação, organizada e coordenada pelo CEI também faz parte do projeto JABUTI SUCATEIRO, e tem como objetivo mostrar à comunidade os projetos pedagógicos realizados pelo CEI e ao mesmo tempo desenvolver tanto nos pais como nos alunos a preocupação com o Meio Ambiente e o destino do lixo.
Dentro dessa ação, os pais se dividiram em grupos e confeccionaram maquetes sobre o bairro ideal, um mural com figuras sobre as doenças mais freqüentes no bairro e através de desenhos as crianças e adultos puderam retratar a realidade do bairro Rio do Ouro hoje. Ações como essa são realizadas constantemente tanto no CEI Rio do Ouro como nos outros Centros de Educação Infantil, com temas variados, proporcionando à família uma participação na realidade da criança dentro da escola. (Fonte: SME/PMC)

Caraguá faz festa em prol do Teleton - AACD

Caraguatatuba - Caraguá está mais do engajada em sua campanha em prol do Teleton. Para comemorar o dia 12 de outubro - dia das crianças, a prefeitura estará fazendo uma grande festa na Praça de Eventos pelo projeto “Caraguatatuba em prol do Teleton/AACD (Associação de Assistência a Criança Deficiente), com shows de artistas do SBT, diversas brincadeiras para a criançada e barracas com vendas de produtos feitos por entidades da cidade. O momento mais importante da festa será a entrega do cheque administrativo pela Secretária de Saúde Myrlene Veneziani da Silva, no valor completo de todas as arrecadações feitas durante a campanha em prol do Teleton.
Estão sendo feitos na cidade vários eventos visando arrecadação para o Teleton. Um deles acontece no próximo dia 27 de setembro, é a festa “Anos Dourados”, que vai acontecer no Espaço Bijus. A festa terá tenda fashion, seis bares, telão e Djs cyber sound tocando as melhores músicas dos anos 60, 70 e 80. O traje a caráter é obrigatório. Os convites antecipados estão sendo vendidos na Água do Mar, Hellas Calçados, Adega Balalaika, Produções e Eventos, Século XXI e Pitico e ACIC.
Em toda a cidade serão colocados banners do evento e uma urna para doação, também estão sendo vendidos camisetas e bottons do Teleton. No dia da festa, o público poderá fazer doações, pois haverá uma urna. Quem preferir pode fazer a doação através da conta do Fundo Social que é Nossa Caixa/Nosso Banco, Ag. 0336, C.C. 130000779. à partir desta segunda-feira, dia 23, todos os bancos de Caraguá (exceto Itaú) estão apoiando a campanha com urnas para que os interessados possam depositar a quantia que quiserem. Nas urnas contam a seguinte frase: “Pare, olhe e doe. Caraguá em prol do Teleton - AACD”.
Quem quiser colaborar com o Teleton também poderá comprar o CD “Senhor da Dança”, de Valter Costa, que estará no dia 12 de outubro na praça de Eventos apresentando e vendendo a R$ 10,00 sua coletânea com 15 mensagens de 60 minutos de duração. O autor vai repassar 35% da venda para o Teleton. Jornalista e publicitário, Valter Costa com sua produção independente quer levar tranqüilidade, paz, reflexão, equilíbrio e amor às pessoas que ouvirem. As mensagens poderão ser ouvidas numa cabine durante todo o evento. São mensagens cristãs sem ligação com religião, seita ou outra organização religiosa. O CD chegou a ser usado por psicólogos e terapêutas com seus pacientes, devido ao efeito relaxante e fortalecedor emocional de suas mensagens. (Fonte: PMC)

Justiça suspende despejo dos moradores do Jardim Santa Rosa

Caraguatatuba - Em decisão liminar publicada no Diário Oficial de 3.ª feira, 24, o Juiz de Direito da 2.ª Vara Judicial de Caraguatatuba, André Gustavo Cividanes Furlan, determinou a suspensão da reintegração de posse de uma área, onde hoje se localiza o Jardim Santa Rosa, no Bairro do Travessão, em Caraguatatuba, evitando o despejo de mais de 150 famílias moradoras do local, que estava marcado para o próximo dia 30 de setembro. Mais de 200 moradores estiveram reunidos no último dia 24 com o prefeito Antonio Carlos da Silva; o Procurador Geral da Prefeitura, Sidney de Oliveira Andrade e a Procuradora Fiscal Eliane Inês Pereira Dias para tratar do assunto.
Durante a reunião, o Prefeito Municipal, Antonio Carlos divulgou as providências adotadas, às pessoas beneficiadas pela decisão judicial. O prefeito afirmou que lutará até o fim para fazer justiça aos moradores do local, que são pessoas humildes, que adquiriram seus imóveis com sacrifício e que estão pagando regularmente os seus impostos. “Essas pessoas não são invasoras, pois compraram e pagaram o preço dos terrenos e construíram com muita luta suas casas de moradia, desconhecendo que havia no local um litígio possessório”. O Prefeito disse ainda que a Prefeitura continuará agindo em todos os casos semelhantes, para proteção das famílias residentes em áreas com disputas possessórias, buscando assegurar a ordem pública e preservar o direito das famílias que compraram terrenos em áreas com disputas de posse, havendo outros casos semelhantes, principalmente na zona sul de Caraguatatuba, sempre em colaboração com o Ministério Público.
O juiz justificou o deferimento da liminar dizendo que a ordem reintegratória é de intensa repercussão no seio local, deixando ao desabrigo mais de uma centena de famílias de pessoas, em sua maioria pobre, sem possibilidade de inserção no mercado formal de trabalho, o que geraria o caos social em cidade de medianas proporções, já tão desprovida economicamente. “É função do Poder Judiciário, ao aplicar a lei, fazê-lo com parcimônia, buscando a paz social, atendendo “aos fins sociais a que ele se dirige e à exigências do bem comum” (artigo 5.º da Lei de Introdução ao Código Civil), e como tal não pode o juiz, conhecedor da comunidade na qual vive, em respeito a princípios processuais, simplesmente ignorar o drama social vivido pelas pessoas que ocuparam a área litigiosa por mais de duas décadas e se vêem na iminência de serem postas na rua, ou compelidas a acordos que passam ao largo do razoável”.
Cumprindo determinação do Prefeito Antonio Carlos, o Procurador Geral do Município, Sidnei de Oliveira Andrade, havia ingressado com embargos na Justiça, na 3.ª feira, (17), alegando que a reintegração não poderia ser feita por que já está implantado no local um loteamento urbanizado, com ruas pavimentadas e melhoramentos públicos integrantes no patrimônio do Município, que não poderiam ser atingidos pela decisão do litígio possessório, pleiteando a liminar agora deferida pela justiça.
Preocupando-se com os moradores do local, a Prefeitura alegou, nos seus embargos, que o Município não poderia se omitir na gestão dos bens públicos e tinha o dever de sua tutela judicial, de modo a preservá-los do apossamento por particulares, assegurando a sua fruição por toda a coletividade, tendo em vista a sua natureza constitucional e legal de bens de uso comum do povo, garantindo a tranqüilidade e a segurança daquelas famílias que ficariam desalojadas, caso fosse cumprida a reintegração de posse.
Os moradores ficaram satisfeitos com a solução divulgada pelo prefeito. (Fonte: PMC)

Projeto Guri completa um ano e realiza concerto

Caraguatatuba - O projeto Guri núcleo Caraguatatuba completa um ano de atividades na cidade, e a Fundacc, responsável pelo projeto, realiza um concerto de aniversário no dia 4 de outubro, na Salão de festas da Catedral do Espírito Santo, no Bairro do Indaiá, às 20 h, com entrada franca.
O Pólo Caraguatatuba foi implantado em setembro de 2001, através de uma parceria bem sucedida entre a Fundacc, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura do Estado, responsável pelo projeto, criado em 1995.
Atualmente o Guri atende no Centro Comunitário do Poiares, aproximadamente 200 alunos, divididos entre a orquestra e o coral. São jovens de 8 a 18 anos, que têm acesso aos conhecimentos técnicos da musica gratuitamente, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades artísticas. Agente desta transformação, a música leva estes jovens a recuperação da auto-estima, desenvolve um espírito de cooperação, amizade, disciplina e cria uma nova perspectiva de vida, transformando-os em bons ouvintes de boa música ou bons músicos profissionais - “Os alunos conhecem os instrumentos e escolhem o que mais lhe proporcionar afinidade e prazer. São aulas de violino, viola, violoncelo, flauta transversal, clarinete, trompete, saxofone, percussão e coral, que acontecem duas vezes por semana, com aulas dos instrumentos e prática de orquestra, e o repertório desenvolvido procura integrar a música erudita e a popular” comenta a maestrina Ana Roseli Paes Santos, responsável pelo Guri em Caraguá.
O projeto acontece no Centro Comunitário do Poiares, às terças e quartas-feiras, das 16 às 20h30. O endereço é Rua Marechal Floriano Peixoto, 567, no Bairro do Poiares, em Caraguatatuba, ou pelo telefone 3887 5907. (Fonte: PMC)

Palestra sobre Medicamentos Genéricos em Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguá em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e Diretoria Regional de Ensino, Secretarias Municipais de Educação de Caraguá, Ilhabela e Ubatuba e a Fundação Procon, dará início no dia 27 de setembro à segunda fase do projeto “Programa de Introdução de Estudos Básicos de Direitos do Consumir - Educação para o Consumo”, com a palestra Medicamentos genéricos: acesso, qualidade e preço. A palestra vai acontecer na Fundacc, às 9 horas.
A palestra é aberta a todas as pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre os medicamentos genéricos e também será destinada a um grupo de educadores credenciados no programa. Cada professor receberá um certificado de participação e 30 cartilhas que deverão ser distribuídas aos alunos, além de uma cartilha explicativa do assunto tratado na reunião e os respectivos artigos da lei.
O assunto será ministrado pelo assistente técnico da diretoria de fiscalização da Fundação Procon de São Paulo, Mário Sérgio Cardoso; e pelo Fernando Batista, gerente geral de regulação e monitoramento de mercado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O programa de educação para o consumo tem em vista os altos índices de reclamações apresentadas ao órgão do Procon; e pretende trabalhar a conscientização e prevenção desde a infância. O assunto será trabalhado em sala de aula através de várias matérias, em todas as escolas do Litoral Norte.
Caraguá atendeu durante todo o ano de 2001 cerca de 6 mil casos. Nesse ano, até o mês de agosto, foram registrados 5 mil casos. “Trabalhar com esse número de casos não é demonstrar serviço, o importante é conscientizar a população para evitar que eles sejam lesados”, disse a advogada e procuradora Jurídica do Procon de Caraguá Luci Ferreira.
A próxima fase do projeto está prevista para o dia 22 de novembro, com uma palestra sobre a fiscalização do comércio da cidade. Participarão da reunião comerciantes, fiscais e educadores. A realização da palestra terá a participação da Associação Comercial de Caraguatatuba (ACIC). (Fonte: PMC)

Ilhabela quer punir ofensa de chefe

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou por unanimidade projeto do vereador Jadiel Vieira (PTB) que prevê multa para chefes que desrespeitem funcionários públicos.
Segundo o vereador, a medida foi tomada após ele ter recebido mais de 20 reclamações mensais de funcionários da prefeitura e da Câmara, que alegam sofrer humilhações --principalmente xingamentos.
"As pessoas acabam demonstrando sua autoridade por meio da agressão verbal. Uma humilhação vinda de um superior pode acarretar depressão e estresse", disse Vieira.
De acordo com o projeto, se confirmado a multa aplicada poderá ser de três salários mínimos, suspensão e até demissão.
A funcionária pública Denise Dutra disse que esse tipo de lei poderá melhorar o relacionamento entre chefes e empregados. "Temos que ser tratados com respeito. O empregado fica desmotivado e, sendo subordinado, não pode revidar as agressões verbais", disse.
Uma funcionária da Câmara que não quis ser identificada disse que o projeto não vai resolver o problema. "Os chefes não têm consciência que sua atitude prejudica o empregado. Por serem superiores nos cargos, se sentem no direito de ofender."
O prefeito Marcos Manuel (PTB), disse que vai encaminhar o projeto para o departamento jurídico. "Ainda não sei avaliar até que ponto este projeto é válido", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Ambiental multa morador por desmatamento em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia Ambiental multou na terça-feira o morador do Condomínio Reid, em Ilhabela, Michael Bamberg, por ter desmatado uma área de 980 m² de vegetação nativa para construção de uma fossa e um jardim.
A propriedade está localizado no bairro da Praia Grande, em uma região conhecida como Porto Pombo, e o morador já havia recebido um embargo da prefeitura por construir um muro dentro da faixa de marinha. Além da multa de R$ 293 a obra realizada dentro da área desmatada foi embargada pela Polícia Ambiental.
De acordo com o comandante da Polícia Ambiental de São Sebastião e Ilhabela, tenente Jamir David Júnior, a reportagem veiculada na imprensa sobre o embargo do muro feito pela prefeitura, levou a polícia até o local. "Alguns moradores nos informaram que o acesso à praia era realizado por um terreno próximo à rua. Essa área foi comprada pelo proprietário do muro embargado. Após isso, ele fechou a passagem para a praia".
A Polícia Ambiental autuou o proprietário por ter devastado a vegetação de capoeira que existia no local. "O auto de infração será levado ao conhecimento do Ministério Público. Se for o caso, o órgão poderá mover uma ação cível pelo impedimento do acesso à praia", disse o comandante Jamir.
A construção da fossa e do jardim não possuía documentação de registro no DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais). "O projeto da obra não foi apresentado para análise e aprovação. A construção fica interditada até a sua regularização num órgão ambiental competente. Caso algum trabalho seja realizado no local antes do licenciamento da obra, o proprietário será processado por desobediência", explicou o tenente.
O supervisor técnico do DEPRN de São Sebastião, Renato Herrera de Araujo, esteve no local e encontrou indícios de vegetação nativa. Ilhabela também está na jurisdição do órgão.
"Foram encontrados vestígios de corte de floresta ombrófila densa (capoeira) em estágio inicial de regeneração. A obra não tinha nenhum tipo de licenciamento ambiental".
De acordo com o supervisor, o lugar não é uma Área de Preservação Permanente (APP).
"Sendo assim, a vegetação é passível de corte para fins urbanos, desde que haja uma análise prévia. O proprie-tário poderá entrar com um pedido desembargo ou com um recurso para dar continuidade a obra".
O proprietário da construção, Michael Bamberg não foi localizado.
O muro - O vereador Luiz Antônio dos Santos recebeu muitas reclamações dos moradores sobre o muro. De acordo com ele, a demolição está sendo providenciada. "O secretário de Obras, João Marques, esteve no local na semana passada e conversou com o empreiteiro. Após isso, o empreiteiro começou a demolir o muro na faixa de marinha". (Fonte: Imprensa Livre)

Trânsito faz "Blitz" para educação no Dia Nacional do Trânsito

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Divisão de Trânsito prepararam nesta quarta, 25, em dois pontos do Bairro do Perequê, na Av. Princesa Isabel e Praça do Casarão, uma "Blitz" para educar a população sobre as leis de trânsito.
Os agentes de trânsito se "armaram" com folhetos com dizeres de orientação e presentearam com chaveiros todos os veículos que passaram pelo funil. Segundo o Diretor da Divisão de Trânsito, Laudelino C. S. Dias, a maioria dos motoristas está colaborando e espera ver os resultados das orientações nos próximos dias.
"A intenção da Divisão de Trânsito não é multar e sim conscientizar o motorista da necessidade de respeitar o Código Nacional de Trânsito", completa. Este trabalho da Divisão de Trânsito teve o apoio da Prefeitura Municipal e Diarte Comunicação Visual e patrocínio da M&M P.P.A. Automatização de Portões, Supermercado Ilha da Princesa e Aracati Games. (Fonte: PMI)

Velejadores de ilhabela tem excelentes classificações

Ilhabela - Os atletas do Optimist do Grêmio de Vela de Ilhabela (GVI) estiveram neste sábado, 21, em São Sebastião para receber a premiação da Taça ENGEPA Classe Optimist, que aconteceu no Porto Grande Hotel no início deste mês. Esta foi mais uma das seletivas de classificação para o Campeonato Brasileiro que vai acontecer em janeiro de 2003 e, mais uma vez, os atletas ilhabelenses conquistaram os primeiros lugares.
Estes velejadores são fruto da antiga escolinha de vela da Prefeitura e com muito trabalho e dedicação vem se destacando dentro do esporte e colocando o Optimist de Ilhabela sempre nos primeiros lugares. O destaque ficou para os atletas José Vicente Monteiro (juvenil) que conquistou o primeiro lugar na classificação geral, e Baepi L. Pina na quarta colocação. A próxima prova é a II Etapa do Campeonato Paulista nos dias 12, 13 e 19, 20 de outubro, também no Porto Grande Hotel em São Sebastião.

Classificação:

Categoria Veterano Juvenil
1º Lugar: José Vicente Monteiro

Categoria Veterano Infantil
2º Lugar: Baepi L. Pina

Categoria Veterano Mirim
2º Lugar: Pedro C. da Luz

Categoria Principiante
1º Lugar: Gustavo N. Carvalho
2º Lugar: Gabriel Araújo da Silva
3º Lugar: Mariana R. Matheus
7º Lugar: Fernando Cardial

Categoria Feminino
3º Lugar: Mariana Matheus (Fonte: PMI)

Estado manda Rota combater traficante em São Sebastião
Objetivo é apreender armas e drogas e prender suspeitos; prefeitura começa a colocar câmeras

São Sebastião - A Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar), grupo de elite da Polícia Militar, ocupou ontem os morros do Olaria, Itatinga e Topolândia em uma mega-operação que vai se estender até a madrugada de hoje. O objetivo é prender as quadrilhas rivais de traficantes que impuseram "toque de recolher" na região.
Cinco viaturas da Rota, com quatro PMs em cada e um oficial, iniciaram as operações no final da tarde de ontem em conjunto com a Força Tática da cidade.
O emprego da Rota foi uma decisão do secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, para tentar reduzir os índices de crimes nas cidades do litoral.
A 1ª Companhia possui apenas uma viatura com dois policiais, além da viatura da ronda escolar, para fazer rondas nos bairros Topolândia, Itatinga e Olaria. A região é a mais populosa da cidade, com 15 mil habitantes, além de ser considerada a mais violenta.
Desde a semana passada, os moradores estão vivendo no "fogo-cruzado" de gangues que disputam o controle do tráfico nos morros.
A "guerra" foi iniciada com o assassinato de Cleidson Cury de Araújo Santana da Silva, 20 anos, o "Quequé", ocorrido no dia 14 de setembro, dentro da cadeia pública. Ele foi morto por presos rivais do morro do Itatinga.
Quequé é filho do criminoso Carlos José Santana da Silva, o "Gaguinho", que liderou quadrilhas de criminosos no Olaria de 93 a 96. Ele é um dos bandidos mais procurados pela polícia do Litoral.
No dia 16, o irmão de Quequé, L.C.A., 18 anos, invadiu armado a escola estadual Josepha Santanna Neves, atrás de um aluno que seria traficante rival. Houve pânico e as aulas foram canceladas.
FOTOS - O comandante da 1ª Companhia da PM, tenente Fernando Marcos Pedroso de Carvalho, afirmou que as equipes da Rota irão concentrar o patrulhamento nos pontos críticos da cidade. Os policiais da Rota receberam um mapa da cidade e álbuns com fotos de suspeitos.
"A previsão é que a operação seja estendida até as 4h (de hoje). Eles darão apoio no patrulhamento principalmente no Olaria e Itatinga", afirmou.
Por volta das 20h de ontem, a PM prendeu dois suspeitos no Olaria, entre eles um peruano, com cerca de US$ 700 e R$ 1.000 em dinheiro. Os suspeitos foram levados para a Polícia Federal, para que fosse verificada a situação do estrangeiro no país, e seriam liberados em seguida. Até o final da noite de ontem, não haviam sido apreendidos drogas ou armas na blitz. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura faz instalação de câmeras

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou esta semana os trabalhos para instalação de câmeras de vigilância no Itatinga, em caráter de emergência, para combater a criminalidade.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, técnicos estiveram analisando os pontos onde serão instaladas quatro câmeras, em duas vias de acesso ao bairro. A cidade possui outras 72 câmeras de vigilância.
Outro projeto de segurança que está sendo estudada pela prefeitura, em conjunto com a Polícia Militar, é a transferência do 20º Batalhão da PM para o Topo Varadouro, bairro ao lado do Topolândia, onde vai funcionar também o novo Fórum. O batalhão funciona atualmente no centro da cidade.
As medidas foram anunciadas pelo prefeito Paulo Julião (PSDB) depois da invasão da escola estadual do Topolândia por traficantes, na semana passada. (Fonte: ValeParaibano)

Cachorros e pombos estão tomando conta do Pontal da Cruz

São Sebastião - O presidente da Associação dos Moradores da Prainha do Pontal da Cruz, em São Sebastião, Evaristo Domingos de Vicenzo, está reclamando da grande quantidade de cachorros e pombos no bairro.
Segundo ele, o número de cachorro perambulando pela praia é muito grande, causando perturbação aos moradores e provocando doenças aos banhistas. Ainda de acordo com Evaristo, o problema dos pombos é ainda maior. "Eles estão por toda parte do bairro. Na minha casa eles já dominaram o telhado", disse.
De acordo com o secretário de Saúde do município, Aldo Conelian, o bairro foi visitado por um técnico da secretaria e já está sendo estudada uma estratégia de ação para a captura e castração dos cachorros. A princípio, eles serão levados para o Centro de Zoonose (projeto piloto), que foi implantado em Maresias, com a iniciativa da comunidade local.
No entanto, o secretário admitiu que o ideal é a elaboração de um projeto para a construção de um Centro de Zoonose no município com todos os recursos necessários. O custo para a prefeitura é de aproximadamente R$ 600 mil. "Não temos esse recurso no momento", explicou.
Em relação aos pombos, o secretário informou que a medida a ser tomada é a eliminação de ninhos e ovos nos locais de maior concentração. Ele espera que até o final do ano esses planos já estejam em ação.
Buracos - Além dos cachorros e pombos, os moradores também reclamaram dos buracos existentes nas calçadas e ruas dos bairros e do descaso da Sabesp que não faria a manutenção necessária na rede de esgoto, provocando o vazamento nos tubos e poluindo a praia.
Segundo o arquiteto e membro da associação de Moradores, Reinaldo Onório Júnior, em dias de chuva forte as tampas dos bueiros são levantadas pela água. "Precisamos de uma orientação da Sabesp", declarou.
Além disso, ele ressalta que os estabelecimentos comerciais localizados entre as ruas Hermínio Della Guardia e Bela Vista, de fronte à Av Manoel Hipólito, sofrem com inundações.
"Já entramos até com uma ação na justiça para ver se conseguimos resolver esses problemas", finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba fecha cerco a bares para acabar com som alto

Ubatuba - O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ubatuba decidiu intensificar a fiscalização em bares e estabelecimentos que têm música ambiente. O motivo foi o aumento de reclamações.
Cerca de 50 denúncias são realizadas mensalmente e uma média de 25 notificações são aplicadas. Esse número representa aumento de 10% nos últimos meses. No último fim-de-semana, sete estabelecimentos foram autuados.
Segundo a chefe da Seção de Tributos, Lucilene Tavares, o índice aumenta em torno de 20% durante a temporada.
"O proprietário de um comércio tem que ter consciência que deve respeitar os moradores. O limite de som é de 60 decibéis de acordo com a legislação", disse.
Além do excesso de som, a notificação é aplicada quando o estabelecimento não tem laudo de isolamento acústico, de emissão de ruídos e alvará de segurança do Corpo de Bombeiros. A multa é de R$ 300 podendo ocorrer a apreensão dos equipamentos.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Mohamad Ramadan Elali, disse que a poluição sonora pode até afastar dos clientes dos estabelecimentos. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Aeroporto I - Atualmente resta apenas 5% da Mata Atlântica devido ao crescimento desordenado e a ignorância do ser humano.
Pelo jeito esse número conhecido por todos ainda não serviu de lição. Em breve teremos (2) dois aeroportos vizinhos, um em Caraguá e outro em Ubatuba. Será que o "progresso" virá de forma ordenada?
Sinto medo só de pensar nas consequências. Espero que eu esteja enganada e que Ubatuba e Caraguá se tornem cidades modelos para o Brasil e para o Mundo.

Helena Mantovani


Aeroporto II - Sou ferrenho defensor da implantação da indústria do turismo, vocação de nosso país face ao litoral que temos.
Entretando, corremos o risco de que os turistas estrangeiros, acostumados a limpesa e higiênie, nos visitem apenas uma vez.
Explico: neste Litoral Virtual temos lido cada vez mais notícias dos desmandos que as prefeituras, polícias, etc. tem permitido no que concerne ao desmatamento irregular, poluição dos rios e das praias, permissão de tráfego de veículos de toda espécie nas praias, alteração de zoneamentos para "regularizar" o irregular, etc., acabará por liquidar o que resta de nosso litoral.
Já ia me esquecendo: os prefeitos também estão com planos de construir um montão de "piers"; com a permissividade e falta de fiscalização que vemos atualmente, adeus praias.

Claudio Berttoti Marques
Tabatinga, Caraguatatuba, SP


Pelas Bolas da Segurança - Até que enfim vislumbramos luzes no final do túnel; ou melhor, bolas na entrada da praia da Tabatinga. Todas lisinhas e redondinhas. E o melhor de tudo: baratas: R$ 15,00 cada uma. Quem diria que uma solução criativa e de baixo custo seria capaz de proporcionar a tão solicitada segurança aos usuários de nossa praia. Esperamos que o pedido protocolado pelo Sr presidente da sociedade amigos do bairro seja atendido o mais breve possível.

Carmelita Begnozzi e Claudia Pinheiro
Tabatinga, Caraguatatuba, SP


Todo Dia é Dia - Todos dias deveriam ser dias de limpeza de praia. Melhor ainda: não deveria ser preciso limpar, as pessoas deveriam estar suficientemente educadas para não jogar nada nas praias. Enfim, já que foi instituido o Dia Mundial de Limpeza das Praias o jeito é colaborar. Quem sabe, vendo o exemplo, mais pessoas se conscientizam de que não devem deixar nada na areia: nem tocos de cigarro, nem plásticos, nem garrafas de vidro, nem latas de cerveja, nem sacolas plásticas. Só nossas pegadas na areia.
Estou escrevendo isto para dizer que em Juquehy nossas equipes tiraram da praia e do mangue mais de 800 quilos de tudo o que pode ser imaginado. A Escola Estadual Plínio Gonçalves de Oliveira compareceu com voluntários liderados pela prof. Márcia. Nossos adolescentes do Projeto Arrumando a Casa entraram na briga pela limpeza da praia liderados pelos professores Marcelo Pereira Brasil e Tatiana de Oliveira Faustino. E os nossos garotos fiscais da SAMJU - cuja tarefa diária é, mesmo, limpar a praia - também compareceram, mais uma vez, liderados pelo Guto Senatore, diretor de Praia e Esportes da SAMJU.
Foi uma beleza, apesar da chuva!

Regina Helena de Paiva Ramos
presidente da Federação Pró Costa Atlântica e 1à. secretária da SAMJU
São Sebastião, SP


Desocupação da Faixa do Oleoduto - Depois da iluminada idéia de se instalar um CADEIÃO aqui em São Sebastião, da idéia de outro iluminado, a de se construir um AEROPORTO na Ilhabela, e de outras tantas iluminadas idéias, veio a maior de todas, por parte da TRANSPETRO.
Assim, o Jornal Imprensa Livre de 6/7 de Julho p.p., à fls. 3 estampou mais um susto, ou seja, a manchete: “Petrobrás notifica construções próximas aos oleodutos em todo o País”.
Segundo a notícia, a TRANSPETRO, (tão poluidora e arrogante quanto a Petrobrás) que é sua sucessora no transporte de petróleo e derivados, como tal, estaria promovendo NOTIFICAÇÕES JUDICIAIS PARA A DESOCUPAÇÃO ao longo dos oleodutos em uma faixa de 15 metros. Esse procedimento vem embasado na Lei 6.766/79, que de fato, proíbe a ocupação do solo em uma faixa de 15 metros ao longo dos oleodutos.
Está aí UMA BOMBA, MUUUIIITO MAIOR QUE O CADEIÃO E, MUUUUIIITO MAIOR QUE O AEROPORTO NA ILHABELA. Pior que isso, só mesmo uma ponte aérea Nordeste/Serra do Mar do Litoral Norte, com direto ao titulo de eleitor, lógico!.
Bem, o que fazemos?
Já pensaram? Não no Brasil todo, só aqui, em nós. Esse estrepe de oleoduto passa por vários bairros, condomínios, ruas...
E a nossa Prefeitura que aprovou plantas, autorizou condomínios etc. etc.
Se pelo menos esse oleoduto viesse por dentro da Vila Tropicanga, da Vila Baiana, e outras tantas vilas, agora, talvez, tivéssemos a desocupação, não tudo, lógico, mas pelo menos na faixinha dos 15 metros, já era alguma coisa.
No mínimo, essa TRANSPETRO conseguiu desvalorizar os imóveis dentro da faixa dos 15 metros em mais de 50%. Sim, o que fazer diante de uma ação de reintegração de posse, baseada nessa Lei 6.766/79?.
Se a ocupação for posterior a essa Lei, tendo havido boa fé, pode-se pleitear indenização por danos materiais e morais. Os danos morais para todos os moradores da casa, inclusive em face da prefeitura, que diante da possibilidade de cobrar um IPTU melhor, autorizou e aprovou a construção.
Se a construção for anterior a Lei, a desocupação será somente com ação desapropriatória para os que tem titulo da propriedade e, talvez paguem COM TÍTULOS DA DÍVIDA PÚBLICA. Para os que tem somente posse, nada receberão pela terra, somente pela construção, se houver.
O presidente da ABRAMT Dr. Paulo Julião, que também é o nosso prefeito, “destacou que a ação da Transpetro é correta e necessária”.
E agora? O que fazemos?

Moacyr Colli Júnior - Advogado
Juquehy, São Sebastião, SP


Atraso do Prefeito de Ubatuba - Sugiro que o Sr. Ricardo Teixeira Amorim não faça mais comentários sobre atrasos do nosso Prefeito. Se com o Passat importado não dá pra se cumprir horários, pode acontecer de no próximo ano, com o aumento do orçamento para o período tenhamos o primeiro Prefeito do Brasil andando de Ferrari.

Ciriantus
Ubatuba, SP


Eficiência em Multar, Incompetência em Organizar Eventos - Venho prestar meu apoio aos protestos dos Srs. Ezio Pastore (sobre a passagem do Enduro por Ubatuba) e Wagner Manão (sobre a blitz do cinto de segurança feita pela Guarda Municipal de Ubatuba).
Não é decente armar ciladas para os motoristas visitantes (e locais também) com o fim de arrecadar fundos para o município e o Estado. Armadilhas semelhantes são montadas no trecho norte de Ubatuba pela fiscalização rodoviária e os radares da Av. da praia de Caraguá já foram objeto de debate no Litoral Virtual.
Quanto ao planejamento e administração do Turismo em Ubatuba, só mesmo a Maldição de Cunhambebe pode explicar tantos entraves. Chega a dar vergonha quando lemos no Litoral Virtual sobre tudo o que se realiza nos municípios vizinhos em termos de eventos turísticos e programas de incentivo à cultura, educação e ação comunitária, com recursos obtidos através de projetos e programas do Estado e patrocinadores diversos, em comparação com o que temos por aqui.
Não é novidade, apenas quero dar meu apoio aos protestos já mencionados.

Anamaria Morales
Agente de Turismo Receptivo
Ubatuba, SP


Litoral Norte Vai ou Não Vai? - Um ótimo exemplo de um Secretário Municipal de Turismo, que não chega atrasado em compromissos e, muito menos entra calado e sai mudo desses eventos, é o de Santos, Eduardo Conde Bandeira.
Conde Bandeira trabalhou forte para trazer para Santos mais uma edição da Aviestur, que será realizada no período de 26 e 28 de setembro, no Mendes Convention Center e, reunirá centenas de empresas do setor turístico.
A 20ª Feira e Bolsa de Negócios de Turismo (Aviestur) antecipará as novidades da temporada de verão 2002/2003. A Feira contará com seis mil metros quadrados de área, abrigará 180 estandes e 700 marcas, entre operadoras, empresas de transporte aéreo, terrestre e marítimo, hotelaria, locadoras de carro, cartões de assistência, parques temáticos, sistemas de reserva, atrações turísticas, empresas e órgãos de turismo municipais, estaduais e da iniciativa privada.
O Ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, participará da abertura da Feira, às 20h30, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santos.Os mais importantes fornecedores de turismo do País e alguns internacionais estarão levando as novidades para os agentes do interior.
Com certeza é um ótimo exemplo para os Secretários de Turismo do Litoral Norte, em especial para o de Ubatuba.
Funcionamento: A exposição de turismo funcionará de quinta-feira a sábado, das 13h às 19h, com entrada permitida até às 18h. Os almoços oficiais patrocinados ocorrerão entre 12h e 14h, enquanto os jantares e recepções acontecerão das 20h30 a 1 hora. A praça de alimentação atenderá das 10h às 19h, e a secretaria do evento funcionará das 12h às 18h, diariamente.
Programação
Dia 26 - Quinta-Feira
13h - Corte simbólico da fita de abertura da 20ª Feira da AVIESP no Pavilhão de Exposições
13h às 19h - Funcionamento da Feira no Pavilhão de Exposições
15h - Reunião da diretoria e conselhos deliberativo e fiscal da Aviesp no Mendes Convention Center (mezanino)
20h30 - Abertura Oficial do 12º Congresso da AVIESP, no auditório do Mendes Convention Center, patrocinado pela American Airlines, com a Orquestra Sinfônica de Santos
Dia 27 - Sexta-Feira
9h30h - Palestras do 12º Congresso da Aviesp no Auditório no Centro de Convenções
12h - Almoço oferecido pela CVC, no salão do Mendes Convention Center
13h às 19h - Funcionamento da Feira no Pavilhão de Exposições
21h - Festa especial oferecida pelo Ceará, com coquetel e a famosa Banda Pirata, no salão do Mendes Convention Center
Dia 28 - Sábado
9h30 - Palestras do 12º Congresso da Aviesp no Auditório no Mendes Convention Center (mezanino)
13h às 19h - Funcionamento da Feira no Pavilhão de Exposições
15h - Assembléia geral dos associados da Aviesp no Mendes Convention Center (mezanino).
Quem sabe os Secretários e os Prefeitos do Litoral Norte se inspiram e começam a trabalhar forte no sentido de estruturar os municípios para o turismo de negócios.
Aliás, será que alguma Prefeitura do litoral vai mandar representantes ou vai manter algum Stand na feira para marcar presença?
Parabéns para quem registrar sua presença!!!

Joaquim Diniz
Professor de Marketing Estratégico
para Hotelaria e Turismo da UNITAU*
Ubatuba, SP

* Seus artigos não representam a opinião do Jornal ou das Instituições as quais presta serviços



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Chalés Gaivota Lineu Centro Náutico Uba Uba

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor