Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 09 de abril de 2002 - Nº 507 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Menor espera 2 horas por atendimento
Final de semana violento no litoral
XV de Caraguá começa mal e perde em casa
Novo point promete agitar as noites em Caraguá
Conselho deverá criar Agência de Bacias do Litoral Norte
Caraguá sediará primeira fase dos "Jogos Abertos da Juventude"
Saúde realiza campanha de vacinação para idosos
Feirão da Quadrangular acontecerá na praça do Perequê-Mirim
Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas reúne 1.280 atletas em Caraguá
Inscrições na escolinha de futebol terminam na segunda-feira
Ubatuba estréia com vitórias na Livovali
Ubatuba entra na disputa do Pró-Natação
Guaratinguetá vence Ubatuba em amistosos
Fase Final do Municipal de futmesa começa Sábado
Longa metragem começa a ser filmado em São Sebastião
Alunos de arquitetura estudam Revitalização do Centro Histórico de São Sebastião
Final de semana de vitórias no esporte sebastianense
Atleta sagra-se campeão da Liga Jacareiense de Tênis de Mesa
Aurimar comemora no Barranco Alto sucesso de sua indicação
Emoção na entrega do Título de Cidadão a Sabbadini
Extraordinária vota e aprova 90% dos Requerimentos
Parlamento analisa Vetos do Executivo
Presidente do TRF anuncia Vara Federal para Caraguatatuba
Carta do Leitor



Menor espera 2 horas por atendimento

Caraguatatuba - Os pais do garoto Felipe Néris Guimarães, 4 anos, reclamam da demora no atendimento prestado pela Santa Casa de Caraguatatuba ao filho. O menino chegou ao hospital com o braço quebrado no último sábado e teria esperado por mais de duas horas a chegada do médico ortopedista.
A mãe do garoto, Marilda Guimarães, disse que chegou ao hospital às 9h30 e foi informada que o ortopedista estava em casa e que iria logo para o local.
Às 11h30, os pais desistiram de esperar e decidiram trazer o menino para São José. Ele teve o braço engessado no Pronto-Socorro da Vila Industrial.
A direção da Santa Casa foi procurada para comentar o assunto mas nenhuma das irmãs foi localizada. (Fonte: ValeParaibano)

Final de semana violento no litoral

Litoral Norte - O Litoral Norte teve um dos finais de semana mais violentos deste ano. Cinco pessoas foram mortas, entre elas uma criança de 12 anos. O crime chocou São Sebastião, que registrou quatro assassinatos. O outro aconteceu em Ubatuba, onde um homem foi encontrado morto.
O corpo da garota T. foi achado coberto por pedras e mato no quintal da casa onde morava, em Maresias, costa sul de São Sebastião. Ela estava nua. A polícia tem um suspeito do crime, que teve o nome revelado por vizinhos.
Ainda na costa sul de São Sebastião outras três pessoas, dois homens e uma mulher, foram assassinadas no domingo, no bairro de Camburi.
SUSPEITA --O delegado titular do 1ª Distrito Policial, Odair Bruzos, não confirmou se a garota foi estuprada. Ele adiantou que vai aguardar os laudos do IML (Instituto Médico Legal) e IC (Instituto de Criminalística), que devem ficar prontos até o final de semana.
O corpo de T. foi localizado no último sábado por volta das 19h20 pelo irmão da vítima, o ajudante P.J.V., 19 anos.
CASAL --A morte do casal Maria do Carmo da Silva e José Jovanil da Silva, 25 anos, pode ter sido acerto de contas com traficantes. Eles seriam apontados como donos de um ponto de tráfico localizado em Camburi.
O corpo de Maria foi encontrado às 0h28 de domingo no km 174 da rodovia Rio-Santos (SP-55). Por volta das 13h50 foi localizado o corpo de Silva, também na rodovia a poucos metros de Maria.
Na travessa Tijuca, no Camburi, a polícia encontrou o corpo de R.G., de 26 anos. (Fonte: ValeParaibano)

XV de Caraguá começa mal e perde em casa

Caraguatatuba - O XV de Caraguá estreou muito mal na Série B-1, pois no domingo perdeu em casa para o Lemense, por 3 a 1. Com vários jogadores excessivamente nervosos, o time quinzista levou três gols nos primeiros 15 minutos, marcados por Ninha, aos 9'; Ânderson, aos 12' e Júnior 16'. Se não fossem algumas defesas do goleiro Geovani e o gol de Júlio César, aos 35', o time de Leme poderia ter goleado. O XV, do técnico Paulão, atuou com: Geovani; Vampeta, Neto (Iacanga), Da Guia (Kebinho) e Gil; Reinaldo, Polegar e Vítor; João (Adílson), Fábio e Júlio César. (Fonte: ValeParaibano)

Novo point promete agitar as noites em Caraguá

Caraguatatuba - Novos "points" para diferentes gostos e idades têm atraído cada vez mais pessoas a Caraguatatuba nos finais de semana. Objetivando proporcionar aos jovens de Caraguá um novo agito, será aberto na cidade um novo espaço, com dois ambientes próximo a a região central: O Conexão Music Bar
Caraguatatuba está ganhando um novo "point" nesse mês. A galera jovem terá a partir do dia 19, um novo espaço, com dois ambientes, diversificados para agradar todos os gostos e idades.
O Conexão Music Bar, que será inaugurado no antigo restaurante do Tião, (e ex Peixe na Brasa), terá um espaço com american bar incluindo mesas par jogos de bilhar, além de um outro ambiente com chopperia. Fora isso, haverá TV 29’ rolando vídeos super diferentes. A chopperia será ambientada com luzes em neon e na inauguração haverá show com músico da Capital, que estará incluindo no repertório o que há de melhor em rock, MPB, forró, e outros estilos.
O proprietário da casa, Alcides Jr, que já atua no comércio no ramo de pastelaria, disse que a proposta na abertura desse novo point é oferecer não somente para os turistas, mas para os próprios jovens de Caraguá um local diferente para lazer e diversão. "Muitas vezes o pessoal que mora em Caraguá acaba escolhendo as outras cidades do Litoral para curtir os finais de semana. A idéia de inaugurar esse bar fora da temporada e proporcionar um novo point especialmente para a galera da cidade e claro, oferecer aos turistas que vêm à cidade, mais uma opção na noite caiçara", explicou.
O Conexão Music Bar (antigo restaurante do Tião), fica na avenida Castelo Branco (SP-55), próximo ao Eventus(Espaço Bijos), sentido Ubatuba e será inaugurado na sexta-feira, 19 de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 423-5517. (Fonte: PMC)

Conselho deverá criar Agência de Bacias do Litoral Norte
Cidades da região, como Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela terão novos benefícios em seus recursos hídricos

Caraguatatuba - O CRH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos), aprovou na última semana, a criação da Agência de Bacias do Litoral Norte. Este serviço trará benefícios comuns para as quatro cidades do Litoral Norte (Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela).
Essa agência possibilitará maior agilidade na gestão dos recursos hídricos, auxiliando a definir e implantar políticas de proteção ao meio ambiente, no Litoral Norte.
Esta estrutura irá disponibilizar técnicos para análise de projetos, captação de recursos e apoio administrativo à Secretaria Executiva do Comitê.
Para que seja possível o funcionamento do órgão, a agência deverá utilizar recursos da cobrança pelo uso da água. Enquanto essa cobrança não é aprovada, os prefeitos do Litoral Norte decidiram com uma parte de seus orçamentos, tornar possível o início do seu funcionamento. Cada um dos prefeitos deverá enviar à Câmara dos Vereadores um projeto de Lei criando a agência. Caso aprovada pelo Legislativo, serão ainda definidos seu Estatuto e a composição de seus quadros. (Fonte: PMC)

Caraguá sediará primeira fase dos "Jogos Abertos da Juventude"

Caraguatatuba - Caraguá sediará a primeira etapa dos Jogos Abertos da Juventude (fase sub-regional). Os jogos acontecerão a partir desta segunda, dia 8 de abril. Caraguatatuba participará nas modalidades basquete masculino, futebol de campo e de salão. O primeiro jogo acontecerá no Ginásio de Esportes "Bernardo Lippi", no bairro do Poiares, envolvendo as equipe de São Sebastião e Ubatuba no Vôlei Feminino e Masculino, a partir das 19h. No mesmo dia, a equipe de Basquete Masculino de Caraguá enfrenta São Sebastião às 19h no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), no Jardim Britânia. Já às 20h, também no CEMUG, haverá jogos de Futebol de Salão e de Campo, entre Caraguá e São Sebastião.
Na quarta-feira 10, às 19h, no Centro Esportivo, Ubatuba enfrentará o vencedor do jogo entre Caraguá e São Sebastião, na modalidade Basquete Masculino. Já pelo Futebol de Campo, a cidade jogará contra o vencedor do jogo entre Caraguá e São Sebastião. Somente as cidades campeãs de cada modalidade, se classificarão para a fase Regional que será realizada em Guaratinguetá.
Considerações Técnicas - Vale lembrar que as modalidade de Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol, serão disputadas pelo sistema de eliminatórias simples. No Futebol, caso haja empate durante o jogo, haverá 20 minutos com dois períodos de 10 minutos. Persistindo o resultado, haverá após a prorrogação, um sistema de penalidades máximas. (Fonte: PMC)

Saúde realiza campanha de vacinação para idosos

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, realizará uma campanha de vacinação contra gripe em idosos acima de 60 anos. A vacinação acontece de 13 a 26 de abril, das 8h às 17h. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina para evitar a gripe é contra indicada para as pessoas que tiverem alergia a ovo, medicamentos à base de neomicina e gentamicina (presentes também em pomadas), além de timerosal (presentes em mercúrio e merthiolate).
No dia 13 as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Porto Novo, Tinga, Massaguaçú e Centro de Saúde II (centro de Caraguatatuba), estarão atendendo os idosos.
De 15 a 26, exceto sábados e domingos, as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde do Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Jaraguazinho, Centro de Saúde II, Casa Branca, Massaguaçú e Tabatinga, realizarão o atendimento e vacinação. Entre os dias 17 e 24, o PSF (Programa de Saúde da Família) do Jetuba estará atendendo a população. (Fonte: PMC)

Feirão da Quadrangular acontecerá na praça do Perequê-Mirim
A Igreja do Evangelho Quadrangular estará realizando na praça do Perequê-Mirim no dia 21 de abril um feirão objetivando angariar recursos para a construção de uma nova igreja

Caraguatatuba - Acontece no dia 21 de abril um feirão de móveis, roupas e utensílios em geral, que serão vendidos a preços baixos, para a arrecadação de recursos para a construção da Igreja sede do Evangelho Quadrangular.
De acordo com a pastora Josefina, os produtos que serão vendidos na feira foram recebidos em doação. Além da venda de roupas e outros utensílios, o feirão contará com a presença de duas cantoras evangélicas, Rachel Santos e Cristiane Araújo, que estarão vendendo cds durante a feira.
Os interessados em adquirir produtos do feirão poderão comparecer à praça do Perequê-Mirim no dia 21 de abril, a partir das 15h. (Fonte: PMC)

Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas reúne 1.280 atletas em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá sediou a III Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas no último final de semana, na praia da Cocanha. A prova foi realizada pela 2ª vez nesta praia. Segundo o organizador, Igor de Souza, o evento foi muito bem sucedido devido as boas condições do tempo e do mar. Atletas de diversas regiões brasileiras estiveram disputando a etapa do campeonato, que teve o apoio da Secretaria da Juventude e Lazer do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Foram realziadas provas de 1km, 3 km e 10 km. Participaram feras como Glauco Rangel, do Clube Santa Maria de São Caetano do Sul; Fabiana Uyvary, do mesmo clube, primeiríssimos na categoria elite Masculino e Femininno.
Vários nadadores da Academia Linha D’Água representaram Caraguá, mostrando garra e determinação numa prova difícil por sua alta competitividade. Foram eles Ulissyes Moraes Mello, primeiro colocado na categoria Mirim Masculino, prova de 1 km, com o tempo de 23min18s; e Cristina Helena S. Liutkus, que também conseguiu posição de destaque, ficando em 2º lugar na categoria Master C Feminino, no tempo de 13min44s, prova de 1 km.
Vários outros atletas da Academia Linha D’Água, de idade entre 10 e 36 anos representaram nossa cidade. Foram eles Fábio Porazza, Tamires Porazza, Carlos Augusto Fidelis, Bruno Sanguino, Camila Micheleto, Jéssica Pereira Cardoso, Vanderléia Cristina Marques, Felipe Marques Anália, Felipe Pereira da Silva, Julião dos Santos Carvalho e Mike Ambizze Rodrigues.
Equipes de destaque como a Toshio Natação; Scania/Iara; Clube Athlético Paulistano; Círculo Militar de São Paulo; SERC Santa Maria, de São Caetano do Sul, entre outras disputaram o campeonato.
Atletas de outros estados, como Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais-se também participaram do campeonato paulista. O campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é considerado o maior campeonato da América Latina e o segundo maior campeonato do mundo.
A última etapa do campeonato está programada para acontecer em Caraguá no final do ano, juntamente com a Travessia Caraguá-Ilhabela. (Fonte: PMC)

Inscrições na escolinha de futebol terminam na segunda-feira

Ubatuba - As matrículas para a escolinha municipal de futebol “Rubens Salles” da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura se encerram na próxima segunda-feira, 15. Segundo a organização, ainda existem poucas vagas nas categorias Fraldinha (7, 8 e 9 anos), Dentinho (10, 11 e 12 anos) e Dente de Leite (13, 14 e 15 anos).
De acordo com o coordenador da escolinha, Almir Ramos Corrêa, 32, conhecido como “Pipoca”, estão confirmados os campeonatos das categorias Fraldinha e Dente de Leite para o 1º semestre, com início previsto para o dia 27 de abril, no sistema de turno e returno. A tabela dos jogos das duas categorias deverá ser divulgada na sexta-feira, 19.
Corrêa informou que está em estudos um plano de parceria com alunos de Educação Física da Faculdade Módulo para levar o trabalho da escolinha de futebol para os bairros da cidade.
Os pais interessados em inscrever suas crianças na escolinha de futebol “Rubens Salles” devem levar uma foto 3x4 e o xerox da certidão de nascimento do seu filho. Em todas as categorias, as crianças que estiverem renovando sua matrícula não precisam levar fotos ou documentos, apenas necessitam preencher uma ficha de renovação. O atendimento para as inscrições está sendo feito das 8h às 12h e das 13h às 17h na sede da secretaria de Esportes, na rua Minas Gerais, s/nº, atrás do ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o “Tubão”. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba estréia com vitórias na Livovali

Ubatuba - Os atletas das equipes infanto-juvenil de vôlei da secretaria de Esportes e Lazer estrearam com saldo positivo na Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali) no sábado, dia 6.
Jogando em casa, as equipes femininas conseguiram duas vitórias. O infanto-juvenil venceu Taubaté por 3x0 (25/14, 25/09, 25/07) enquanto a equipe infantil venceu a equipe do projeto Atleta Cidadão de São José dos Campos pelo mesmo placar (25/14, 25/14 e 25/07).
Em outro jogo realizado no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho (Tubão), a equipe infantil masculino venceu no domingo a equipe Atleta Cidadão de São José dos Campos por 3x0.
A única derrota de Ubatuba na rodada ocorreu em São Sebastião, onde os garotos da categoria infanto-juvenil perderam para a equipe da casa por 3x0.
A comissão técnica da Secretaria de Esportes está confiante no trabalho realizado e avalia que há chances de melhorar os excelentes resultados que a cidade vem conquistando. Ubatuba tem tradição na Livovali. No ano passado, a delegação conquistou o vice-campeonato no placar geral e vários atletas de Ubatuba foram escolhidos na seleção dos melhores do vôlei no Vale do Paraíba e Litoral Norte. A cidade conquistou três títulos na competição. O primeiro aconteceu em 1998, com o infantil masculino. No ano passado ocorreram duas conquistas: no aniversário da cidade, as meninas da categoria mirim fizeram bonito e foram campeãs enquanto a equipe mirim masculino fechou 2001 com chave de ouro, conquistando o terceiro título da equipe de Ubatuba em novembro.
Segundo o técnico das equipes femininas de Ubatuba, Geraldo Vanoni, 38, existe grande chance de obtenção de resultados favoráveis. “Nossa equipe foi campeã no ano passado na categoria mirim e recebeu o reforço de alguns atletas remanescentes da equipe infantil, que foi vice em 2001. Acreditamos em bons resultados para este ano”, avaliou o técnico.
A equipe infantil masculino tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura e do colégio Taba Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba entra na disputa do Pró-Natação

Ubatuba - Os atletas das categorias infantil e juvenil da equipe de natação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer disputam a 1ª fase do Campeonato Estadual Pró-Natação em Jacareí (SP) neste domingo, dia 14. Na semana seguinte, será a vez dos atletas das categorias petit a mirim entrarem na disputa no domingo, dia 21.
Avaliado como uma das principais competições estaduais, o Pró-Natação é tradicionalmente disputado em três etapas classificatórias: a fase municipal, na qual se classificaram os 24 melhores tempos, a fase sub-regional, com classificação dos 16 melhores tempos e a fase regional. Os melhores atletas disputam a grande final estadual.
No ano passado, Ubatuba classificou cinco atletas para a disputa da final estadual do Pró-Natação, que ocorreu em Pirassununga (SP). A equipe ubatubense representou a região do Litoral Norte na grande final, que contou com cerca de 1100 nadadores de todo o estado de São Paulo, com idades entre 7 e 16 anos.
Mauricí Rubens Pereira Filho foi o atleta de maior destaque da delegação, participando da final e terminando como o 7º melhor atleta do estado de São Paulo nos 100 metros-peito. Camila de Cássia Santos Oliveira, Natália Lages Nascimento, Felipe Atilli Costilhas e Flávia Eugênia Dias dos Santos foram os outros atletas que formaram a equipe que participou da final estadual. (Fonte: ACS-PMU)

Guaratinguetá vence Ubatuba em amistosos
Jogos serviram como preparação para estréia nos Jogos Abertos da Juventude; Equipes de Ubatuba jogam nesta quarta-feira

Ubatuba - As equipes de basquete da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba perderam os dois jogos do torneio amistoso disputado neste final de semana em Guaratinguetá (SP), contra a equipe da casa.
Em um jogo bastante disputado, a equipe mirim masculino perdeu por 35x40. No infantil masculino, o time de Guaratinguetá obteve maior facilidade e venceu por 72x45.
Segundo a comissão técnica, apesar dos resultados desfavoráveis os amistosos foram muito importantes como treinamento para a estréia da equipe de Ubatuba nos Jogos Abertos da juventude. Os jogos das equipes de basquete masculino nesta competição acontecem nesta quarta-feira, dia 10, no Centro Esportivo de Caraguatatuba (SP). As equipes ubatubenses de basquete enfrentam os vencedores dos jogos entre São Sebastião e Caraguatatuba nas duas categorias. (Fonte: ACS-PMU)

Fase Final do Municipal de futmesa começa Sábado

Ubatuba - Terminou no último fim-de-semana a fase de classificação do mais importante campeonato de futebol de mesa de Ubatuba, que contou com 16 participantes (divididos em dois grupos) e agora conheceu os 8 que continuarão na disputa pelo título.
Pelo Grupo “A”, Edu Macedo Jr passou invicto, com 100% de aproveitamento e a melhor defesa do torneio (3 gols sofridos). Classificaram-se também Eduardo Ilário, Valdinei Campos e Rodrigo Lobo (que pela 1a vez participará da Fase Final do Municipal).
No Grupo “B”, Fernando Macedo imitou o irmão e também se classificou com 100% de aproveitamento, estabelecendo o melhor ataque da competição (31 gols marcados). Também classificaram-se Ednelson Prado (atual campeão), Daniel Gusmão e Flávio Bellard.
Entre os eliminados, destaque para Anderson Gomes e Denauser Queiróz, que se mantiveram na zona de classificação durante todo o campeonato e perderam a vaga na última rodada, e para o presidente da AUFM, Sílvio Fonseca, que decepcionou e acabou em penúltimo em seu grupo. Flávio Bellard foi a surpresa entre os classificados, já que começou muito mal o torneio e só se recuperou nas rodadas finais.
Na Fase Final, que começa neste Sábado, o destaque será a briga entre os irmãos Macedo, que têm tudo para disputar entre sí o título. Como o encontro entre os dois só acontecerá na última rodada, a partida poderá valer a taça. Ednelson Prado, atual campeão ubatubense, surge como terceiro favorito, mas convém lembrar que os 8 finalistas têm capacidade de brigar pelo título. (Fonte: AUFM)

Longa metragem começa a ser filmado em São Sebastião

São Sebastião - O longa metragem infanto-juvenil, "A Ilha do Terrível Rapaterra", que trata sobre a importância do resgate da cultura caiçara para a preservação do meio ambiente, começa a ser filmado amanhã, dia 9, no pitoresco bairro São Francisco, em São Sebastião.
O roteiro, de Ariane Porto, foi escrito há 5 anos, resultado de 13 anos de trabalho junto ao projeto "São Sebastião Tem Alma". Com direção de Tereza Aguiar e o elenco formado por atores consagrados, como Lima Duarte, Arlete Sales e Tadeu Mello, o filme está estimado em R$ 2 milhões.
A história mostra um grupo de crianças que decide participar de uma gincana na escola e descobre que uma velha historiadora, dona Trude ( Arlete Sales), foi raptada pelo terrível Rapaterra (Lima Duarte), dando início a uma grande aventura.
"O Rapaterra está dentro de todos nós, seja em ação cotidiana, quando nos tornamos indiferente ao que acontece ao meio ambiente, ou em grandes atos de destruição", explica Ariane.
Com o elenco infantil composto por 11 artistas, com idades entre sete e 12 anos, sendo duas crianças da reserva indígena Rio Silveiras, a diretora, Ariane Porto acredita que, contando com equipe técnica e figurantes, o projeto deverá movimentar cerca de 250 pessoas.
O filme, que está inserido nas leis de incentivo à cultura, conta com o patrocínio da distribuidora BR , do BNDES ( Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), da Nossa Caixa, do Banco do Nordeste, da Telenordeste Celular, da CVC e da Prefeitura de São Sebastião.
A filmagem deverá se estender por seis semanas, sendo produzida em Super 16 e finalizada em 35 mm, percorrerá vários bairros de São Sebastião, como Toque Toque Pequeno, Santiago e o Centro Histórico e, o núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba,
Ainda não está definida a empresa que fará a distribuição do filme, cujo lançamento está previsto para acontecer em janeiro de 2003. Antes de "A Ilha do Terrível Rapaterra", o último longa metragem filmado em São Sebastião foi "O Dia Que O Santo Pecou", na década de 70. (Fonte: PMSS)

Alunos de arquitetura estudam Revitalização do Centro Histórico de São Sebastião

São Sebastião  - Os estudantes do 4º ano do curso Arquitetura e Urbanismo da Unesp – Universidade do Estado de São Paulo, do Campus de Bauru, estiveram reunidos com o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, na tarde desta segunda-feira, 8.
Os 33 alunos irão realizar um trabalho voltado à Revitalização do Centro Histórico do município. Segundo a professora da matéria responsável pelo trabalho - “Técnica Retrospectiva” - Rosío Fernández Baça Salcedo, os alunos terão dois dias para avaliarem e conhecerem um pouco da arquitetura histórica da cidade. A intenção é mandar o resultado do trabalho para o município.
Durante a reunião, que durou um pouco mais de uma hora, Paulo Julião falou um pouco sobre a história do município, do seu desenvolvimento com a Petrobras, do tombamento do Centro Histórico e da intenção de tornar os seus conjuntos arquitetônicos em pontos turísticos culturais.
Amanhã, os alunos irão realizar todo o percurso do roteiro cultural, inaugurado no mês passado, que incluí passagens pelos prédios tombados no Centro Histórico, a Fazenda Santana – no Pontal da Cruz, o Convento Nossa Senhora do Amparo e o Sítio Arqueológico – ambos no Bairro São Francisco. Este será o primeiro grupo organizado que irá realizar o circuito.
Os estudantes ficam no município até quarta-feira. (Fonte: PMSS)

Final de semana de vitórias no esporte sebastianense

São Sebastião  - No Sábado, dia 06 de abril, às 16:00 horas no Ginásio Municipal de Esportes “José de Souza - Gringo”, no bairro do Topovaradouro, a equipe de voleibol infanto juvenil masulino enfrentou a equipe da cidade de Ubatuba, vencendo por 03 sets a 0. As parciais foram: 25 X 15, 25 X 06 e 25 X 13.
A partida é válida pela Liga de Voleibol do ale do Paraíba e Litoral Norte - LIVOVALI e no próximo Sábado, dia 13, às 17:00 horas, no Ginásio Municipal de Esportes “José de Souza - Gringo”, a equipe sebastianense deverá enfrentar a equipe de Taubaté. O supervisor técnico Waldemar Talarico está cada vez mais otimista em relação aos atletas, devido aos ótimos resultados que a equipe vem conquistando e espera manter o mesmo ritmo em todas as partidas.
No mesmo dia, a equipe de basquetebol masculina adulta esteve enfrentando o time da Runner Club em São Paulo. A equipe sebastianense venceu o time da casa por 122 a 68 e o cestinha da partida foi o armador, Marcelo Dias com 23 pontos.
Também no dia 06, a equipe de basquetebol mirim masculina venceu em Pindamonhangaba o time da casa por 43 a 41. Enquanto que a equipe de basquetebol feminino adulto perdeu para o time da casa por 104 a 71. Apesar da derrota, a atleta Andréia Ferreira foi considerada o destaque do jogo, sendo que por, lesão no pé direito, jogou apenas os dois primeiros quartos. Segundo a técnica Helza Helena, a cestinha do jogo, atleta de Pinda fez 26 pontos durante os quatro quartos, enquanto que a Andréia, atleta sebastianense, em apenas 2 quartos fez 24 pontos. “Isso mostra o bom aproveitamento das atletas em quadra, que são da categoria Sub-21 e estão jogando Liga adulta como treinamento para os Jogos Regionais. Com relação ao destaque da partida ser a atleta sebastianense Andréia, apontada pela arbitragem, achamos mais do que válido pois o seu rendimento foi superior. Se ela não tivesse se machucado, provavelmente teria sido a cestinha da partida.”, afirma Helza.
Os jogos do mirim e do feminino de basquetebol foram realizados no Ginásio João Carlos de Oliveira, na cidade de Pindamonhangaba e ambas as equipes jogaram contra Pindamonhangaba.
Já no dia 07 de abril, Domingo, o basquetebol masculino adulto enfrentou a equipe de Guarulhos, no Ginásio Municipal de Esportes “José de Souza - Gringo” vencendo por 116 a 69. O cestinha do jogo foi Thiaguinho com 34 pontos.
Ambos os jogos valem pela disputa da “Taça Cidade de São Paulo”, pela Liga Paulista de Basquetebol.
Na Quinta feira, dia 11 próximo, a mesma equipe formada por Rafão, Wesley Mineiro, Cassio, Felipe Amaral, Thiagão, Bruno, Fernandinho, Luizão, Neto, Marcelo e Thiaguinho, fará o jogo estréia pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. São Sebastião irá enfrentar a equipe da Prefeitura de Paraibuna, às 20:00 horas no Ginásio Municipal “José de Souza - Gringo”. Segundo o técnico, Adriano José Ruiz, os atletas estão se esforçando bastante e treinando diariamente. “Obtemos estes resultados porque estamos nos dedicando diariamente aos treinamentos. Estamos felizes com as vitórias, mas queremos melhorar sempre mais. A partir de agora, a responsabilidade dos atletas irá dobrar pois estaremos enfrentando times da Liga Paulista e da Liga do Vale do Paraíba e Litoral Norte e os atletas tem plena consciência disso. Por isso a dedicação é plena.
Esperamos acima de tudo, continuar contando com a força da torcida que tem sido vital para o apoio aos jogadores. Aproveitamos para agradecer o apoio dado”, diz Adriano.
Ainda no dia 07, as atletas do voleibol infantil feminino enfrentou a APM Cruzeiro no Ginásio Municipal de Esportes “José de Souza - Gringo”, vencendo por 3 sets a 2.
No Domingo, dia 07, o futebol de campo feminino venceu o time de Caçapava por 01 à 0 no Estádio Municipal “Otoniel Santos”, no Topovaradouro. Gol de Jeanice.
Este jogo é válido pela Liga de Futebol de Guaratinguetá.
A malha também fez jogo no Domingo, dia 07. Foi a 6ª rodada do 2º turno pela Liga Jacareiense de Malha. A equipe sebastianense enfrentou o São Benedito em Jacareí.
São Sebastião perdeu a 1ª partida por 104 a 106 e a 2ª partida perdeu de 122 a 140.
Segundo o técnico, Sr. Zico, o time não estava nada bem neste jogo. Faltou concentração e calma. “Estranhamos muito a quadra e isso tirou a atenção da equipe, que procurava acertar mas sem concentração. Esta semana, estaremos treinando intensivamente para recuperar o resultado ruim deste final de semana”, afirma Sr. Zico.
Apesar da derrota, São Sebastião continua em primeiro lugar pela Liga Jacareiense de Malha, com 14 pontos. Em seguida vem o 11 de junho com 12 pontos e em terceiro lugar está o São Benedito com 09 pontos.
No domingo, dia 14 de abril, a equipe de malha joga em casa contra o Parque Meia Lua. O jogo deve acontecer no Clube Amigos da Malha à partir das 09:00 horas e serão feitas 03 partidas.
Em relação à Copa Zito, o Juventude da Topolândia enfrentaria o Redenção da Serra no Estádio Municipal “Otoniel Santos”, mas aos 20 minutos do primeiro tempo houve um desentendimento entre um atleta do Juventude e o árbitro que decidiu suspender a partida. Ainda pela Copa Zito, o Grêmio de Barequeçaba enfrentou Ilhabela no Ferreirão, na Ilhabela e o jogo terminou empatado em 0 x 0. (Fonte: PMSS)

Atleta sagra-se campeão da Liga Jacareiense de Tênis de Mesa

São Sebastião - O atleta da equipe de São Sebastião de Tênis de Mesa, Alexandre Silva, 28, sagrou-se campeão da II Etapa da Liga Jacareiense de Tênis de Mesa, ocorrida no último domingo, dia 7.
Segundo o tenista, o jogo da semifinal, quando venceu o atleta de Pindamonhangaba, Edson Takemura, por 3 sets a 2, foi o mais difícil.
Na final, São Sebastião enfrentou Marcelo Iasawa, de Mogi das Cruzes. No início, Mogi abriu uma diferença no placar de 6 pontos, chegando a marca de 10 a 4, quando Alexandre Silva em uma sequencia de jogadas, conseguiu reverter o resultado para 12 a 10.
Entre vários títulos, Alexandre Silva, natural do Rio de Janeiro, já conquistou o campeonato Brasileiro e Latino Americano de Clubes e, por três vezes, sagrou-se campeão individual carioca.
Outros atletas da equipe de São Sebastião obtiveram bons resultados. A atleta Patrícia Ono conquistou o 2º lugar, na categoria adulto feminino, disputando a final com Vera Lúcia, de Jacareí, integrante da seleção brasileira, e vencendo por 3 sets a 2.
O tenista Fernando Bitente sagrou- se campeão na categoria infantil, vencendo Pindamonhanga, por 3 a zero. Tiago Augusto conquistou a 2ª colocação, no juvenil masculino, perdendo para Caçapava, por 3 a 2 e Felipe Silva, 3º lugar no juvenil, vencendo Lorena, por 3 a zero.
Os destaques da II Etapa da Liga Jacareiense foram Fernando Bitente e Alexandre Silva, ambos de São Sebastião.
Federação Paulista - No sábado, 6, os atletas de Tênis de Mesa de São Sebastião participaram do campeonato pré- ranking da Federação Paulista, em Jacareí, obtendo bons resultados.
Tatiane Guedes conquistou o 2º lugar, na categoria adulto feminino, perdendo para Jacareí, por 3 sets a zero. Já Fernando Bitente e Jonathan Silva conquistam o 4º lugar, nas categorias infantil e adulto masculino, respectivamente.
Os três tenistas estão classificados para o campeonato da Federação Paulista, que acontecerá no dia 4 de maio, em São Caetano do Sul. (Fonte: PMSS)

Aurimar comemora no Barranco Alto sucesso de sua indicação

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB) tem motivos de sobra para comemorar em abril, não apenas o aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba. O sonho de levar uma escola para o bairro do Barranco Alto torna-se realidade. A unidade escolar do município será inaugurada dia 19 de abril.
A luta de Aurimar teve início quando se elegeu pela primeira vez, em 97. Um de seus primeiros trabalhos, uma Indicação, pedia a construção de uma escola no bairro do Barranco Alto, na zona sul de Caraguatatuba.
Logo em seguida, no ano de 99, outras Indicações falavam sobre o mesmo assunto. A Indicação 12/99 pedia a implantação de um Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) no bairro. No mesmo ano, com a Indicação 640/99, o Parlamentar pedia a construção de um Centro Comunitário com Quadra Poli-Esportiva na localidade, que assim como alguns outros bairros, é carente e necessitava de infraestrutura nesse setor da Educação.
O sonho se completou este ano, com a construção da Emei e da Emef (Escola Municipal de Educação Infantil e Escola de Educação Fundamental), com quadra Poli-Esportiva no local. O prédio ainda não foi inaugurado, mas já está funcionando, com mais de 600 crianças. "Ver um sonho concretizado já é um orgulho. Agora, ver uma luta sua tornar-se realidade é motivo de contentamento ainda maior", disse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Emoção na entrega do Título de Cidadão a Sabbadini

Caraguatatuba - A emoção tomou conta do plenário e das galerias da Câmara Municipal de Caraguatatuba, na última sexta-feira, dia 5 de abril, quando da entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense ao empresário Roberto Sabbadini, proprietário da Pedreira Massaguaçu. Não faltaram palavras de afeto, carinho e elogios ao homenageado e seu empreendimento.
Cerca de 70 pessoas compareceram a Câmara Municipal de Caraguatatuba para entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense ao empresário Roberto Sabbadini. A Sessão Solene, a segunda do ano, começou com 45 minutos de atraso. Nas galerias estavam presentes amigos, funcionários e admiradores do homenageado.
Na mesa diretora fizeram presença o Procurador Geral da Prefeitura, Sidney de Oliveira Andrade; a Procuradora Fiscal, Eliane Inês; a Diretora Comercial da Pedreira Massaguaçu, Lúcia Alves, o Diretor Técnico da empresa, Wilney Cardoso, o Vice-Prefeito José Pereira de Aguilar e sua esposa Rosângela, bem como o prefeito de São Sebastião, Paulo Julião; a presidente da Fundacc, Eloiza Antunes e os Vereadores Anderson Bertoncini, Leonor Diniz, Juarez Pardim, Dalva Ricardo Santana, Aureliano Gonçalves Pereira, o presidente Valmir Gonçalves e Agostinho Lobo de Oliveira.
Seguindo o protocolo, a sessão foi aberta com o Hino Nacional e o de Caraguatatuba. Em seguida houve a leitura do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Juarez Pereira Pardim, para logo depois a honraria ser entregue ao homenageado.
A segunda parte registrou os discursos dos presentes ao ganhador da honraria. Leonor Diniz ressaltou a vida empresarial de Sabbadini. Já Dalva Santana observou que Sabbadini escolheu o Brasil para dar continuidade a sua vida. O autor da propositura, Pardim, agradeceu e sentiu-se orgulhoso de premiar Sabbadini com a honraria.
O Vereador AG Pereira elogiou Pardim pela idéia de homenagear Sabbadini e o empresário pela geração de empregos na cidade. A presidente da Fundacc leu mensagem do prefeito Antonio Carlos da Silva, que elogiou o espírito empreendedor do empresário, bem como seus cuidados com o Meio Ambiente, com as Artes e a Cultura. O Parlamentar Lobinho pediu vida longa a ele e a Sabbadini, para que possa continuar acompanhando os destinos da cidade que o homenageado tanto investiu.
O Pastor Anderson Bertoncini também elogiou o Vereador autor da propositura e confrontou dados econômicos para ressaltar o valor de Sabbadini e da pedreira que dirige. O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, relacionou o crescimento da Pedreira Massaguaçu com o Litoral Norte, citando uma frase; "Não escolhemos onde nascemos, mas sim onde viveremos". O Vice-Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar deu ênfase a credibilidade que Sabbadini deu a Caraguatatuba.
O penúltimo a falar foi o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves, que falou sobre a importância de homenagear pessoas de destaque na cidade, ressaltando o sucesso de Sabbadini e de sua empresa, com ênfase na sua bondade. Valmir frisou que agora Sabbadini "é um caiçara de verdade" e finalizou parabenizando-o em nome dos Vereadores e funcionários do Legislativo. O ponto alto foram as palavras do homenageado. De uma maneira simples, concisa, rápida, emocionante e direta, Sabbadini agradeceu aos funcionários e pediu a Deus mais tempo para realizar seus projetos futuros. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Extraordinária vota e aprova 90% dos Requerimentos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última quinta-feira, dia 4 de abril, Sessão Extraordinária às 18 horas unicamente para votar Requerimentos que superlotam o Expediente da casa. Ao final, depois de mais de 90 minutos de discussões, 90% das proposituras apresentadas foram aprovadas. Restaram apenas os Requerimentos elaborados a partir de fevereiro deste ano.
Devido ao grande número de Requerimentos elaborados pelos Vereadores nesta Legislatura e pelas longas discussões sobre os assuntos descritos durante as Sessões Ordinárias, o Expediente da casa fica as vezes superlotado de proposituras, causando atraso quando um terceiro Requerimento, mais atual precisa ser votado.
Baseando-se nisso, a presidência do Legislativo local realiza Sessões Extraordinárias para desafogar o fluxo de Requerimentos elaborados. Pela Lei Orgânica Municipal (LOM), quando um Requerimento é aprovado, o mesmo é enviado ao Executivo, que tem 15 dias para respondê-lo.
Na sessão da última quinta, foram colocados em pauta 24 Requerimentos e ao final, depois de mais de 90 minutos de sessão, 22 foram aprovados e apenas 2 retirados. Os Requerimentos falavam sobre Saúde, Assistência Social, Manutenção de Ruas, Pavimentação, entre outros. Segundo o presidente, Valmir Gonçalves, restaram no expediente apenas os Requerimentos elaborados no mês de fevereiro deste ano, que serão votados nas próximas Sessões Ordinárias. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Parlamento analisa Vetos do Executivo

Caraguatatuba - O Parlamento Municipal de Caraguatatuba analisa na sua 10ª Sessão Ordinária, a se realizar nesta terça-feira, dia 9 de abril, projetos de lei do Executivo e do Vereador Aurimar Mansano, bem como 2 vetos do Executivo contra projetos dos Vereadores Pastor Anderson e Lobinho. A sessão tem entrada gratuita e com início às 19h30.
Projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB), acrescenta artigo a lei 864/00 que denomina avenida Benedito Fortunato a antiga avenida B, localizada no Parque Santa Helena, no Perequê-Mirim. Na época da aprovação da referida lei, em 2000, a digitação avenida B não aparecia na propositura.
O Executivo apresenta projeto que dá a Fundação Renascer direito real de uso de imóvel no bairro do Indaiá, além de uma doação de R$ 400 mil para a construção, pela entidade, de um Centro de Recuperação de Drogados. Recentemente uma comitiva de Vereadores, acompanhados do prefeito municipal, visitaram local idêntico da entidade, em Santana de Parnaíba, onde puderam conhecer o sistema de trabalho.
Os 2 Vetos do Executivo são sobre os projetos dos Vereadores Anderson Bertoncini (PTB) e Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB). O primeiro versa sobre propaganda nos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o segundo, sobre alteração na Lei de Zoneamento. No projeto de Bertoncini, a justificativa do veto fala que o Executivo está embasado no artigo 37 da Constituição Federal, bem como a Emenda 19. No caso do Vereador Lobinho, o Executivo alega que a alteração da lei 200/92 irá beneficiar apenas o proprietário do estabelecimento comercial ali existente. A manutenção ou derrubada do veto só poderá ser feita com os votos de 9 Vereadores. Nos projetos restantes, é necessário o mesmo tipo de aprovação. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Presidente do TRF anuncia Vara Federal para Caraguatatuba

Caraguatatuba - O presidente da 3ª Região do TRF (Tribunal Regional Federal), Márcio Morais, anunciou na última sexta-feira, em seu gabinete, em São Paulo, a vinda de uma Vara Federal para Caraguatatuba. O Executivo já está buscando recursos e parcerias para agilizar o processo, que está tramitando no Congresso Nacional. A Vara dará ênfase ao Meio Ambiente e aos Crimes Ambientais.
Uma comitiva composta por 10 pessoas, incluindo 8 Vereadores: Valmir Gonçalves, Pastor Anderson Bertoncini, Wilson Gobetti, Carlos de Oliveira, João Rodrigues de Godoy Filho, Nilson Lopes da Silva, Dalva Santana e Vera Peixoto, além do Vice-Prefeito José Pereira de Aguilar e o presidente do Diretório Municipal do PSDB, Lúcio Fernandes, encontraram-se com o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva e a primeira-dama, Myrlene Veneziani na tarde da última sexta-feira na sede da Justiça Federal em São Paulo, para ouvir o anúncio da vinda da Vara Federal para a cidade.
Na ocasião o presidente do TRF em São Paulo, Márcio Morais, manifestou o seu interesse em levar mais um braço da Justiça Federal para o Litoral Norte. Morais salientou que a Vara terá área de ação em toda a região, nos processos cíveis e criminais, mas dará destaque aos Crimes Ambientais. A data para a implantação ainda é incerta, pois depende de aprovação de projeto no Congresso Nacional.
Mesmo ainda tramitando, o prefeito Antonio Carlos da Silva já está correndo atrás de parcerias e investidores, como a Caixa Econômica Federal, que poderá alugar o prédio para a instalação do prédio. Quem esteve presente e tem auxiliado muito a cidade nesta questão é o ex-Ministro da Justiça, Aluísio Nunes Ferreira, que intermediou a reunião no seu último dia como membro do Ministério do presidente Fernando Henrique Cardoso. Por coincidência, dia 5 de abril foi o dia do aniversário do Ministro.
Para o prefeito essa é uma parceria que tem tudo para dar certo. "Vamos dar o apoio necessário e o Governo Federal dará a estrutura que Caraguá tanto precisa e necessita", disse. Já o presidente da Câmara, Valmir Gonçalves, vê mais uma benfeitoria para a cidade. "Uma Vara Federal, com o apoio do Governo, da Prefeitura e do Ministério da Justiça fará com que a justiça chegue mais próxima e rápida dos criminosos ambientais que infestam nossa região", frisou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Tabatinga - Pergunta ao Sr. Roberto Sabatini, criador do Costa Verde da Tabatinga: o Sr. teria imaginado que a mais bela praia de Caraguatatuba, escolhida para abrigar o belíssimo condomínio seria transformada no que é hoje? Local que não permite mais o tráfego tranquilo dos pedestres? Local com quase 500 barcos entrando e saindo pelas areias da praia? uma infinidade de jet skies pilotados por pessoas não habilitadas ("alunos") comprometendo a vida das pessoas? Óleo, graxa e gasolina nas areias da praia? nas águas área limitada de laser para que mais de 300 poitas com seus enormes blocos de concreto?
Vou parar por aqui, mas gostaria de receber o comentário do Sr. Roberto sobre sua obra inicial e estado atual da mesma.

Claudio Berttoti Marques

 

Studio Maranduba Restaurante Mirante da Orla

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor