Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 02 de outubro de 2002 - Nº 629 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Escoteiros realizam acampamento no Litoral Norte
   Litoral Norte busca diminuição de insetos

Caraguatatuba:
   Caraguá faz alteração na Massaguaçu
   Caraguá oferece curso profissional
   Caraguá recebe André Cypriano
   História em Quadrinhos na Fundacc
   Lugar de criança é no Praia Shopping
   Mais de 200 pessoas participam da Semana do Idoso
   Núcleo TerrAmar recebe ceramistas para curso de modelagem
   Festival Estudantil de Teatro movimenta Caraguá em Outubro
   Caraguá define ações efetivas do projeto de aleitamento materno
   Alunos visitam o Pólo Cultural e fazem exposição de trabalhos
   Brinquedos e Brincadeiras de Todos os Tempos
   Polícia apreende 2.200 CDs falsos

Ilhabela:
   Ilhabela instala 13 câmeras nas ruas
   Prefeitura define propostapara controle da Dengue

São Sebastião:
   Sabesp é multada por vazamentos
   Artista Plástica doa quadros para Pronto Socorro

   Carta do Leitor


Escoteiros realizam acampamento no Litoral Norte

Litoral Norte - Escoteiros do polo Litoral Norte de São Paulo, reuniram-se no ultimo fim de semana em Caraguatatuba, para um acampamento em comemoração a entrada da primavera. O acampamento foi realizado no camping AL-SHADAI (gentilmente cedido pela proprietária d.Silvia) no bairro de massaguaçu.
O acampamento começou com os escoteiros fazendo as montagem das barracas e dos toldos de cozinhas, logo depois foram feitas pionerias e um fogão suspenso (tudo de bambu), os próprios escoteiros fizeram as suas comidas durante o acampamento.
No acampamentos estavam escoteiros das cidades de Ubatuba (grupo escoteiro Iperoig) e de Caraguatatuba (grupos de escoteiros Gedeon, Caraguatá e o grupo de escoteiro do mar).
Alem das pionerias os escoteiros participaram no Sábado de diversas bases, espalhadas pela belíssima área do acampamento e de noite participaram de um animado fogo do conselho. No Domingo foi realizada uma caminhada para conhecer uma das maiores plantação de gengibre do Brasil e foi entregue as premiações para as patrulhas do acampamento. Os escotistas esperam se encontra de novo no próximo acampamento que será realizado em outubro em São José dos Campos. E já preparam um outro acampamento para o fim deste ano para comemorar o sexto aniversário do grupo escoteiro Iperoig de Ubatuba.

Litoral Norte busca diminuição de insetos

Litoral Norte - As prefeituras do Litoral Norte estão se mobilizando para reduzir a incidência de insetos, como mosquitos e borrachudos, durante a temporada.
Segundo a coordenadora do PSF (Programa Saúde da Família) de Ilhabela, Sônia Monteiro, com o início do verão a tendência é que os insetos se proliferem, principalmente os borrachudos.
"A meta é combater o inseto ainda no processo de ovulação, evitando o seu nascimento, que é mais constante em regiões de matas", disse.
Ele afirmou ainda que a reprodução dos borrachudos é realizada em água corrente e limpa, próximo de cachoeiras.
"Usamos um larvicida biológico, não poluente, que elimina o inseto no estágio de larva. A aplicação do produto é realizada quinzenalmente, período de nova proliferação", disse.
Em São Sebastião, o Departamento de Controle de Doenças, iniciou há cerca de 30 dias, a aplicação de repelentes nos leitos de água em rios e córregos da regiões sul e norte da cidade. Um mapeamento está sendo realizado nos bairros de maior incidência de reprodução de insetos na alta temperatura. O objetivo é eliminar o maior número possível de criadouros. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz alteração na Massaguaçu

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou ontem o projeto do Executivo que altera o zoneamento no bairro Massaguaçu. Os vereadores também mantiveram por 10 votos a 6 o veto do Executivo em relação a restrições para a instalação de antenas de telefonia celular.
O projeto de mudança de zoneamento na região do Sertão dos Tourinhos, na Massaguaçu, permite que uma área de aproximadamente 500 mil metros quadrados possa ser fracionada em lotes com no mínimo 450 metros quadrados.
"Atualmente os terrenos têm que ter no mínimo 1.500 metros. A mudança vai dar sustentabilidade a empreendedores para fazer loteamentos", disse o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Caraguá, Auracy Mansano.
ANTENAS - Segundo Mansano, com o veto ao artigo que exigia a distância mínima de 25 metros entre a base da antena de telefônica e o muro do terreno vizinho, o Executivo irá apresentar outro projeto para restringir a instalação de antenas no município.
"Estamos estudando a modificação na lei. A Associação Brasileira de Compatibilidade Eletromagnética recomenda o recuo lateral de cinco metros. O recuo frontal de 15 metros iria impactar menos no visual", afirmou Mansano. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá oferece curso profissional

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai inaugurar no próximo dia 21 o Ceproin (Centro de Educação Profissional do Litoral Norte), que vai oferecer cursos técnicos gratuitos para alunos carentes da região.
As aulas estão previstas para começar em 13 de fevereiro de 2003. Em uma primeira fase, o centro irá abrir 240 vagas para os cursos de administração (80), secretariado (80) e contabilidade (80).
Para preencher as vagas, o centro fará em dezembro um processo seletivo com os inscritos. Poderão se inscrever apenas candidatos que estão na segunda série do Ensino Médio ou quem já o concluiu.
A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba --mantenedora do Ceproin--, Heloísa Andrade Antunes, afirmou que a expectativa é de disponibilizar 1.200 vagas nos próximos seis anos, nas áreas de gestão, construção civil, saneamento ambiental, hotelaria e turismo.
"Queremos profissionais que atendam às necessidades da região. Também vamos direcionar as vagas para os candidatos que mais precisam."
Construído no bairro do Indaiá, a sede do Ceproin tem 3.000 metros quadrados de área construída, com seis salas de aula, 14 laboratórios, biblioteca e um auditório para 120 pessoas. O investimento foi de R$ 2,8 milhões. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá recebe André Cypriano
Pinacoteca faz parceria com Fundacc e a região tem acesso a uma das mais expressivas exposições fotográficas dos últimos tempos. O fotógrafo André Cypriano, que vive em Nova Iorque virá para o encerramento da exposição e tem encontro com fotógrafos e imprensa regional.

Caraguatatuba - André Cypriano vive em Nova Iorque e em contato com a Fundacc, já marcou sua vinda para o encerramento da exposição com uma palestra&slide show para os fotógrafos da região, imprensa e amantes da fotografia. O encontro acontecerá dia 5, no Centro Cultural Maristela de Oliveira, às 19 horas. Neste dia, estará contando sua experiência na Ilha Grande, fotografando os presos do presídio, hoje extinto, que deu origem ao Livro O Caldeirão do Diabo, e sua amizade com integrantes do Comando Vermelho, que possibilitaram sua entrada na favela da Rocinha, para fazer o trabalho, que está encantando o Litoral Norte.
Essa mostra é o resultado da parceria entre a Pinacoteca do Estado e a Fundacc, através do curador Diógenes Moura, que esteve em Caraguá para a montagem e o vernissage que aconteceu no dia 5, com a presença de fotógrafos e convidados. Os interessados na palestra devem entrar em contato com a Fundacc pelos telefones 3883 7555/ 3883 3606.
Rocinha pode ser visitada até dia 6 de outubro, de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. O Pólo Cultural fica na Pça Dr. Cândido Motta, 72, no centro. (Fonte: PMC)

História em Quadrinhos na Fundacc

Caraguatatuba - A Fundacc promove a partir do dia 3 de outubro, a oficina de História em Quadrinhos, com o artista plástico Marcos Antonio de Oliveira. As aulas acontecerão na Oficina Cultural do Centro, às sextas-feiras, com turmas de oito alunos, em três horários: das 9 às 10h30, das 14 às 15h30, e das 15h30 às 17h.
Segundo Oliveira, a intenção da oficina é valorizar o potencial artístico da região na área cômica em desenhos, figuras e personagens, para haver uma profissionalização da atividade no litoral, num futuro a curto prazo -“Vamos trabalhar com noções básicas de anatomia humana e animal, assim como diferentes formas de trabalhar com figuras, objetos e paisagens de fundo e para terminar, a diagramação dos quadrinhos e arte-final” explica.
Os interessados devem inscrever-se na Fundacc. Mais informações pelos telefones 3883 7555/3883 3606. (Fonte: PMC)

Lugar de criança é no Praia Shopping

Caraguatatuba - O Caraguá Praia Shopping promove de 7 a 12 de outubro o projeto “Praia da Criança: Uma Semana das Crianças no Praia Shopping”, com programação de oficinas, shows de dança e teatro no espaço Play Kids, criado especialmente para o evento, na Praça de Alimentação, no piso superior. Diariamente , das 16 às 20 horas, os monitores da Cia Júnior Magresco estarão realizando oficinas de pintura, artesanato, e brincadeiras com as crianças. Já no dia 10, quinta-feira, acontecem apresentações de grupos de dança formados por jovens ligados à Secretaria de Ação Social. No dia 11, sexta-feira, às 19horas, acontece o espetáculo teatral “A árvore que andava” apresentada pela Cia Júnior Magresco. (Fonte: PMC)

Mais de 200 pessoas participam da Semana do Idoso

Caraguatatuba - A Semana do Idoso em Caraguatatuba contou com a presença de mais de 200 participantes. O evento, para comemorar o dia do idoso, foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e entidades e associações da cidade.
Entre os dias 23 e 28 de setembro foram realizados vários jogos recreativos que buscaram uma maior integração das comunidades da terceira idade. Durante toda a semana, as entidades envolvidas expuseram das 10 às 18 horas, na Praça do Coreto, desenhos, fotografias e quadros. Durante a semana, os idosos fizeram caminhadas; jogaram partidas de dominó, dama, tranca e participaram de um baile popular na Praça do Coreto. Também receberam homenagens na Câmara Municipal.
O evento foi coordenado pelos professores Raul Machado Filho, diretor do Centro de Convivência da Terceira Idade-Estrela do Mar e Dagoberto Oliveira Azevedo da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação. Participaram da Semana do Idoso o Centro do Professorado Paulista, Centro de Valorização do Idoso, Associação dos Aposentados, Asilo Pró Mais Vida, Asilo São Vicente de Paula,Fundação Cultural de Caraguatatuba, Conselho Municipal do Idoso e Conselho da Condição Feminina. (Fonte: PMC)

Núcleo TerrAmar recebe ceramistas para curso de modelagem

Caraguatatuba - A Fundacc e o núcleo de cerâmica artesanal TerrAmar promoveram entre os dias 23 a 29 de setembro, um curso de modelagem em cerâmica.
Ceramistas de Ilhabela, Ubatuba e Cubatão estiveram em Caraguatatuba visando aprimorar e aprender novas técnicas. Segundo o ceramista Ben-Hur Vernizzi, responsável pelo núcleo TerrAmar, durante o III Encontro de Ceramistas realizado em agosto deste ano, muitos artistas mostraram interesse em realizar curso no núcleo. “Conseguimos reunir os interessados e durante uma semana, estivemos produzindo as peças e queimando-as no forno. “Esse encontro é prova de que Caraguá está tendo reconhecimento pelo trabalho na área de cerâmica” finaliza Vernizzi. (Fonte: PMC)

Festival Estudantil de Teatro movimenta Caraguá em Outubro

Caraguatatuba - Entre os dias 17 e 26 de outubro vai acontecer em Caraguá, o FET - Festival Estudantil de Teatro, promovido pela Fundacc e FETACA - Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba, com patrocínio de Nice Calçados, Hotel Vitória e Associação Paulista de Medicina - Regional Caraguá.
As peças serão apresentadas no Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, sempre às 20 horas. A entrada é R$ 1,00.
Entre os dezessete espetáculos inscritos, vindos da região e de outros estados, nove foram selecionados para o festival, que além de premiar os três melhores espetáculos, vai premiar também melhor ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, diretor, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e sonoplastia. São 2 mil reais em dinheiro, divididos entre os três primeiros colocados, mais troféus confeccionados pelo artesão Juliano Junqueira, que criou peças exclusivas para o FET.
Paralelamente ao evento a Cia Júnior Magresco vai colocar vários atores pela cidade em cenas inusitadas, em meio ao cotidiano da cidade, convidando o público a assistir aos espetáculos no Centro Cultural.
Abrindo o FET, o grupo TAU, de Ubatuba apresenta o espetáculo “Soltando o Verbo”, de Zecarlos de Andrade no dia 17, quinta-feira, às 20horas. São sátiras e estórias que levam o público a uma viagem ao teatro, poesia, romance, conto, incentivando a fome pela literatura e pela língua portuguesa.
Esse espetáculo não concorre no festival, apenas recepciona os demais grupos participantes. Confira agora os espetáculos concorrentes:
No dia 18, sexta - “Mani & Cômio”, de Rafael Andrade - Cia Genérico, de Caraguá.
Dia 19, Sábado - “Auto da Barca do Inferno”, Gil Vicente - Grupo GOTA - Grupo Organizado de Teatro Amador, São Bento do Sapucaí.
Dia 20 , Domingo - “Tremembé Jones contra Kong Kong”, Chico Assis - Grupo Oficina Artefíccio, Paraísópolis, MG.
Dia 21, Segunda - “O Jovem Sem Deus”, de Paulo Nunes de Moraes - Grupo Viciado em Jesus - Colégio Emef Masako Sone, Caraguá.
Dia 22, Terça - “Interpretando Camões”, de Maria Felix Corrêa da Silva - Grupo Oficina de Teatro do Colégio Objetivo, Caraguá
Dia 23, Quarta - “O Homem do Princípio ao Fim”, de Millôr Fernades - Grupo Teatral Kd? Colégio Dominique, Ubatuba.
Dia 24 - Quinta - “Pré - Conceito”, de Juliana de MoraesVieira - Grupo Ação e Reação - E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, Caraguá.
Dia 25 - Sexta - “Sociedade Francesa”,de Andrio, Emerson, André, Rodrigo e Ciro- Grupo GAT - E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, Caraguá.
Dia 26 - Sábado - “Lisístrata”, de Aristófanes - Grupo Cia Cênica - Teatro Escola Macunaíma- São Paulo -SP
No sábado, após o espetáculo “Lisístrata” será realizada a premiação prevista para as 22 horas. (Fonte: PMC)

Caraguá define ações efetivas do projeto de aleitamento materno

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Fundação Orsa, Pastoral da Criança e Casa de Saúde Stella Maris se reuniu na sexta-feira, 27, para discutir a ação efetiva do projeto de aleitamento materno: Mamãe seu dever é meu direito, na EMEF Oswaldo Pereira, no bairro Casa Branca em Caraguatatuba.
Na reunião foram discutidas as datas que as gestantes serão abordadas nas Unidades de Saúde da Família . O primeiro módulo vai acontecer no dia 8 de outubro com o primeiro grupo e no dia 10 de outubro com o segundo. Neste dia entrarão em ação o psicólogo, o assistente social e o professor de educação física. As mães irão receber instruções quanto a importância da postura, a relação afetiva entre mães e filho no ato de amamentar e serão tratadas questões sociais do aleitamento materno.
O projeto piloto será realizado no início em dois bairros do município. Por isso foram criados dois grupos: no primeiro estão as gestantes do bairro Olaria e no segundo estão as gestantes do bairro Casa Branca. Serão atendidas 48 futuras mamães.
Ficou definido que as gestantes vão ser abordadas no período entre a pré- consulta e a consulta do pré- natal, enquanto aguardam na sala de espera. A conscientização será dividida em quatro módulos com duração de quatro meses.
O segundo módulo está programado para o dia 5 de novembro, com o primeiro grupo e no dia 7 de novembro com o segundo. Neste módulo entrarão em cena o dentista e o fonoaudiólogo. As mães receberão instruções quanto a influência da amamentação no desenvolvimento facial, na respiração, na deglutição, na fala, no desenvolvimento da arcada dentária e na prevenção de cáries.
O terceiro módulo vai acontecer no dia 3 de dezembro no bairro Olaria e no dia 5 de dezembro na Casa Branca. As mães serão instruídas pelo pedagogo, pelo nutricionista e pela Pastoral da Criança, recebendo instruções quanto a relação da amamentação e aprendizagem da leitura escrita e a importância da alimentação balanceada da gestante.
O quarto módulo está programado para o dia 13 de janeiro com as mães do primeiro grupo e no dia 15 de janeiro com as mães do segundo. A abordagem será feita pelo médico e pelo enfermeiro. Os profissionais irão reforçar a importância do aleitamento materno no mínimo de 6 meses e os benefícios que traz à gestante, noções sobre o desenvolvimento do feto, parto humanizado, preparação das mamas como uma forma de facilitar a aceitação do bebê e conseqüentemente permitindo o ato de amamentar.
O projeto visa diminuir as taxas de mortalidade infantil através da conscientização do aleitamento materno. O projeto será implantado como projeto piloto nos bairros Casa Branca e Olaria.
Secretaria da Saúde realiza curso - A Secretaria Municipal da Saúde e o Colégio Tableu realizaram no sábado, 28, das nove às dezesseis horas, o curso “Humanização e Anotação no prontuário”, na Fundação Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).
O curso foi ministrado pela enfermeira do Coren, Margarida Maria Curado da Silva, tendo o objetivo de incentivar e educar as enfermeiras no processo de preenchimento do prontuário dos pacientes. (Fonte: PMC)

Alunos visitam o Pólo Cultural e fazem exposição de trabalhos

Caraguatatuba - Os estudantes da rede municipal, estadual e particular estarão expondo trabalhos no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos até o dia 6 de outubro. Eles estão fazendo parte do projeto Golfinho de ação educativo-cultural, realizado pelo Pólo Cultural, com a intenção de promover a integração das crianças realizados a partir das visitas monitoradas pela historiadora Luzia de Toledo Prado, ao Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. (Fonte: PMC)

Brinquedos e Brincadeiras de Todos os Tempos

Caraguatatuba - Em comemoração ao mês da criança, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos, de 10 de outubro a 10 de novembro, a exposição “Brinquedos e Brincadeiras de Todos os Tempos” reunindo brinquedos antigos de vários países, brinquedos indígenas, exposição de fotografias de crianças do final do século XVIII até a década de 40. Também estarão expostas fotos de crianças de vários países, fotografadas por Sebastião Salgado.
As crianças também vão poder participar de oficinas de pipas e brincadeiras na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural. O Pólo fica na Pça Dr. Cândido Motta, 72, no centro. (Fonte: PMC)

Polícia apreende 2.200 CDs falsos

Caraguatatuba - Cerca de 2.200 CDs musicais falsificados foram apreendidos ontem em uma casa no bairro da Olaria, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Militar, foram encontrados ainda na residência da dona-de-casa Valdeci Barbosa Rocha, 28 anos, um aparelho de reprodução de CD, uma máquina copiadora, 335 embalagens, 119 capas, 241 suportes para guardar o produto e cerca de R$ 130. Ela disse à polícia que comercializava os CDs, por que o seu marido estava desempregado há 10 anos. A dona-de-casa que não tinha antecedentes criminais e foi encaminhada para a delegacia, onde foi autuada por falsificação. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela instala 13 câmeras nas ruas
Cidade investe R$ 76 mil nos equipamentos como medida de combater a criminalidade e aumentar segurança

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela inicia hoje a instalação de 13 câmeras de monitoramento na cidade, incluindo o terminal da balsa, com o objetivo de combater a criminalidade. O investimento é de R$ 76.770.
Segundo a prefeitura, foram escolhidos os pontos com maior fluxo de turistas e carros. Ilhabela é a terceira cidade do Litoral Norte a investir em câmeras de segurança. A medida já foi adotada em São Sebastião e Caraguatatuba.
Na rua do Meio, na vila, um dos principais pontos turísticos da cidade, serão instaladas quatro câmeras em frente ao Yacht Club Ilhabela, praia Santa Tereza e Pier da Vila.
Também haverá câmeras na avenida Almirante Tamandaré, principal acesso ao município, e no bairro Perequê. O terminal da balsa terá três câmeras monitorando os carros e acesso de pedestres.
A empresa vencedora da licitação, a Link Net Work, de São José dos Campos, vai ter um prazo de 60 dias para terminar os serviços. A central de monitoramento está sendo definida pela prefeitura.
TRANQUILIDADE - Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, no primeiro semestre deste ano a cidade não registrou nenhum homicídio ou roubo de veículo. Por outro lado, foram 5 furtos de veículos (aumento de 400% em relação a 2001), 294 furtos (aumento de 5,38%), e 9 roubos (registro igual ao ano anterior).
O delegado de Ilhabela, Vanderlei Paglianini de Almeida Filho, afirmou que o crime mais comum no município são os roubos a casas de veraneio, devido à falta de segurança nas residências.
"Se bem operadas, as câmeras irão ajudar a polícia a apurar crimes. Vamos poder checar as imagens gravadas de um local onde ocorreu o delito e identificar o autor", afirmou.
"Em todas as cidades onde a medida foi implantada tivemos redução de crimes", disse Almeida Filho.
TRÁFICO - Na semana passada, a Prefeitura de São Sebastião iniciou a vistoria técnica para instalação de câmeras de vigilância no acesso aos Olaria, Itatinga e Topolândia.
A medida foi adota em caráter de emergência depois de traficantes decretarem "toque de recolher" na região, devido a morte de um bandido na cadeia pública. Os equipamentos devem começar a ser instalados dentro de um mês.
As câmeras vão fazer o monitoramento do local durante 24 horas por dia e poderá ser acompanhado pelo policiamento da cidade. A cidade possui 72 câmeras de segurança espalhadas em outras regiões.
Em Caraguatatuba as câmeras foram empregadas durante eventos como o Megacycle, durante a temporada. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura define propostapara controle da Dengue

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela definiu nesta terça a proposta de trabalho para o controle da Dengue no município para o verão. Em reunião entre a equipe do PEA (Programa de Erradicação do Aedes Aegipty de Ilhabela), Valdir Veríssimo e Miltro Cordeiro, a Coordenadora do PSF de Ilhabela, Dra. Sônia Monteiro, Engenheiro da SUCEN Taubaté Dr. Alberto Jesus O. Santos e a Coordenadora da SUCEN Carguá, Maria Helena C. Fonseca, ficou estabelecido o plano de ação para continuar o controle da Dengue no município.
A resolução surgiu a partir da observação do último ano de trabalho. Os técnicos da SUCEN fizeram um estudo do comportamento da epidemia de Dengue na região e trouxeram uma proposta de trabalho para o município onde o PSF (Programa de Saúde da Família) intensificará suas ações no chamado casa-a-casa, fazendo orientações e destruição dos criadouros.
Dentro das atividades propostas estão também a continuação da aplicação de inseticida focal, quando necessário, e arrastão para limpeza e eliminação de ovos do mosquito. Estas ações terão início na próxima semana começando com um curso de atualização dos Agentes Comunitários da Saúde, que irão capacitá-los no que diz respeito a orientações educativas para serem transmitidas aos munícipes.
Segundo Dra. Sônia Monteiro a epidemia de Dengue está sob controle no município de Ilhabela e, para que continue, devem ser seguidas à risca as regras básicas que impedem a proliferação do Aedes Aegipty “Qualquer quantidade de água limpa e parada pode ser um local para o mosquito da Dengue se desenvolver, principalmente com o aumento da temperatura com a chegada do verão”, alerta. (Fonte: PMI)

Sabesp é multada por vazamentos

São Sebastião - A Sabesp foi multada em R$ 8.000 pela Prefeitura de São Sebastião devido a um vazamento de esgoto na praia de Juquehy, na costa sul, ocorrido entre sábado e domingo. Fiscais ambientais municipais e a Defesa Civil precisaram isolar vários trechos da praia para evitar que banhistas entrassem na água.
O problema ocorreu no sábado e técnicos da Sabesp conseguiram cessar o vazamento de esgoto no domingo. O bairro possui 1.000 ligações de esgoto.
O esgoto escapou na avenida Mãe Bernarda, da Estação Elevatória de Esgoto de Juquehy e de um poço de visita (PV), atingindo a praia. As multas foram de R$ 4.000 para cada ponto de vazamento.
A assessoria de imprensa da Superintendência da Sabesp no Litoral Norte informou que técnicos estão elaborando um laudo técnico que irá apontar os motivos do vazamento.
A empresa não escarta a possibilidade de o problema ter sido provocado por falta de energia elétrica ou obstrução na rede de esgoto.
O diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Nivaldo Simões, disse que o problema possa ter ocorrido devido à possibilidade de falha no sistema elétrico de bombeamento. (Fonte: ValeParaibano)

Artista Plástica doa quadros para Pronto Socorro

São Sebastião - A artista plástica, Concília Gessuli Caldeira, doou hoje quadros de sua autoria para o Pronto Socorro de São Sebastião. Os trabalhos ficarão expostos no hall de entrada do PS, onde posteriormente será organizada uma galeria de artes.
Os quadros doados apresentam técnicas diferentes de pintura: “Garotinha” é feito em pastel seco, enquanto o “Mediterrâneo”, com óleo sobre tela. “Acho importante o uso de imagens bonitas para contrapor o clima de tristeza que muitas vezes envolve o ambiente hospitalar”, explica Concilia.
O quadro “Garotinha”, foi pintado no início do ano e é o preferido da artista, que afirma gostar de pintar o ser humano. “Me identifico mais com este trabalho por expressar o sentimento e a sensibilidade. A fotografia desta menina me toca”, diz.
Sobre a doação dos quadros, Concilia afirma que prefere ver um trabalho seu na parede do que num canto da sala de sua casa. “Eu sei que muita gente vai passar pelo hospital e nem perceber os quadros, mas se um dia este espaço ficar vazio, certamente sentirão que algo está faltando”, completa. (Fonte: PMSS)

Carta do Leitor

São Sebastião x Bertioga - Comentando a carta de Hélio Ramos Aurélio, de 30/09/02. Acho inconsiderável a possibilidade de tornar a região de Boracéia a Boiçucanga parte de Bertioga, por "N" motivos, entre eles:
- não há a menor identidade entre Bertioga e essas praias da Costa Sul de SS, trata-se de praias completamente diferentes, com propostas diferentes e necessidades diferentes.
- quanto ao trânsito de ambulâncias, viaturas policiais, etc, pode se dizer que não é a Serra de Maresias a causa da ineficiência, pois Maresias e Boiçucanga tem PS e Delegacia (ou similares), para atender as necessidade dos 2 lados da Serra de uma forma mais otimizada. O responsável pela eficiência, bem sabemos, é a admistração de SS que não destina as verbas para os lugares certos (!!!). Entre Bertioga e Cambury, por exemplo, não há uma serra como a de Maresias, mas a distância é considerável... acho que a Serra é melhor!
- O problema de SS e a sua costa Sul é que falta uma administração voltada ao perfil do município, que atenda o centro urbano e as praias segundo suas necessidades.
- acho também que não é correto mudar de município as praias da Costa Sul. É como trocar um filho de pai, de acordo com as necessidades. Se fosse para mudar algo, eu votaria pela emancipação da Costa Sul, como Bertioga já fez.
Como Vitório Pappini lembrou bem, vide os cuidados que Boracéia recebe para saber como seria a porção Sul da Costa Sul pertencendo a Bertioga...

Luciana Frazão


Quem Não Erra? - O Wagner visitou Ubatuba. Dias depois recebeu uma multa por não estar usando cinto de segurança, ficou furioso e nesta coluna botou a boca no trombone. O Nilton, Inspetor Chefe da Guarda Municipal, cita o artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro e manda o Wagner dar o exemplo e seguir a Lei.
O Wagner errou, mas não deveria ser multado, assim como o Nilton não deve ser censurado por não seguir a risca a Lei que cita e que tem como função também defender.
O Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503 no seu artigo 1/5 diz - " Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito Brasileiro darão prioridade em sua ações a DEFESA DA VIDA, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente".
O Wagner passou pela fiscalização sem cinto, sem perceber foi multado, continuando seu caminho sem cinto, com a vida em risco. Se fosse orientado para colocar o cinto de segurança, o objetivo maior da Lei, A DEFESA DA VIDA teria sido atingido.
Parece-me que a "A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO" é buscada pela ameaça econômica, resvalando com facilidade em armadilhas contra os motoristas com finalidade claramente arrecadatória.
Se houvesse preocupação com a defesa da vida medidas enérgicas de orientação aos usuários de bicicletas, já estariam implantadas. Centenas de bicicletas trafegam na contramão, ciclistas dirigindo com uma mão e na outra carregando crianças de colo, invadindo o passeio público e sem os equipamentos obrigatórios previstos em Lei.
Código de Trânsito Brasileiro artigo 105/VI -"São equipamentos obrigatórios para bicicletas: campainha, sinalização noturna na dianteira traseira laterais e pedais assim como espelho retrovisor no lado esquerdo".
A dúvida é: o Código de Trânsito Brasileiro esta em vigor? No todo ou em partes?
A pergunta é: vamos orientar para melhorar, ou multar para arrecadar?

Ezio Pastore Jr
Ubatuba, SP


Maldição de Ubatuba - Muitos falam da maldição de Cunhambebe. Esta história da maldição é nossa mesmo: temos ficado irados com as coisas que acontecem na cidade.
A mídia local de uma forma geral sobrevive, pois não vive. É obrigada no dia-a-dia, mendigar para sobreviver. Os profissionais da área, que são muitos e com muito talento, vivem sufocos para tentar levar o sustento para suas casas. Alguns são obrigados a se prostituírem e terem chapa branca para sobreviver.
Já falei muitas vezes que temos que acabar com este cabresto que só serve para afundar a cidade.
Mas o porquê da maldição. Vou pegar a Comtur de exemplo. Se ela vai contratar uma assessoria não dá chances para os profissionais locais ou será que julgam que ninguém na cidade têm competência suficiente para fazer este trabalho.
Vai fazer um trabalho na internet com uma página de apresentação da cidade, novamente contrata uma pessoa de fora para apresentar o trabalho. Os profissionais da área não ficam sabendo nem são convidados a participar. Mas quaisquer problemas que têm ou precisam divulgar, vem atrás dos que foram excluídos e gentilmente solicitam ajuda e espaço e depois se esquecem que existimos.
Estou citando a Comtur como poderia citar vários outros casos, comerciantes, Guarda Municipal, que em seis anos não valorizou nenhum de seus membros; várias empresas que vendem produtos para a prefeitura, Saúde, Educação, entre tantas outras coisas que acontecem na cidade e ninguém fica sabendo.
Não se valoriza o que temos em várias áreas e depois todos reclamam que está tudo ruim. Como estar bem se não vestimos a camisa da cidade e trazemos sempre santos de fora para tentar fazer milagre? Muitas vezes, eles não fazem o milagre mas levam todas as velas.
Nada contra as pessoas que vieram de fora para ajudar a construir nossa cidade, mas temos que dar chances para os que aqui estão, ou o que vamos fazer com nossos filhos daqui há alguns anos. Vamos deixá-los desempregados e continuar a importar profissionais sem dar chances para nossos filhos mostrarem o que sabem e o que são capazes?
Tem semanas que acabo revoltado com estas atitudes em nossa cidade, com nossa falta de sensibilidade para valorizar o que temos.
Não tenho a intenção de denegrir a imagem de ninguém, nem querer ver a coisa não acontecer. Aqui nasci, aqui crio meus filhos e aqui quero morrer. Já viajei este Brasil afora, já morei fora de Ubatuba, mas minha cidade natal é a melhor do mundo, ou melhor, só não é por nossa culpa de muitas vezes não reclamarmos, ou vermos nosso vizinho tendo problemas e virarmos as costas, pois não é conosco.
Uma parte dos comerciantes muitas vezes não ajuda a mídia local ou em muitos casos só pensa em si mesma e, muitas vezes, quer cobrar desta pequena mídia ajuda para resolver problemas, solicita que cobremos providências das autoridades, mas sequer agradece depois. Mas quando aparece um aventureiro com uma lábia boa, vendendo anúncio em jornal, guias, mapas, etc, muitos acabam acreditando e colocam seu suado dinheiro e, em muitos casos, ficam esperando a propaganda prometida e nunca mais vêem o cara do bom de lábia. Alguns nem fazem suas compras na cidade e reclamam que as coisas vão mal; outros só sabem reclamar e falar mal de tudo.
Nossa maldição maior é não acreditarmos que os santos de casa sabem fazer milagres, sim; é não dar oportunidades para as pessoas que aqui estão. Muitos pedem uma chance de mostrar seus valores, mas muitas vezes se pagam fortunas para uns e outros e deixam os daqui sem um pequeno salário para levar o sustento para suas casas. Isto, sim, é a maldição de Cunhambebe.
Desculpem o desabafo e me perdoem, pois o que mais quero ver é nossa cidade crescer e junto com ela todos que aqui vivem, tanto os que aqui nasceram, como todos que elegeram Ubatuba como sua residência, como também todos que ainda vão chegar. Este meu desabafo é por que sei o que passamos até hoje para manter vivo o jornal A Semana como também sabemos os problemas que todos os outros veículos de comunicação da cidade enfrentam. Sei o tamanho de nosso prejuízo. Há quase quatro anos levamos aos nossos leitores informações do que está acontecendo na cidade e, através da internet, levamos as notícias para o mundo e pretendemos estar aqui ainda por muitos anos mesmo que muitos não queiram isto, e se tudo ajudar, e com fé em Deus, sem maldição.
Vamos valorizar nossos profissionais de todas as áreas. Citei a mídia pois convivemos nela, mas sabemos que muitas áreas enfrentam o mesmo problema.

Josias Sabóia (Jija)
Caiçara
Ubatuba, SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Nautica Free Wallpaper

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor