Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de outubro de 2002 - Nº 630 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Ceprolin será inaugurado em 21 de outubro
   Caraguá realiza a 25ª Exposição de Orquídeas em outubro
   Caraguá cria central de agendamentos para consultas médicas
   Escola inaugura sala de leitura, informática e videoteca
   Caraguá Praia Shopping apresenta teatro
   Sete pessoas são presas no litoral
   Aurimar faz acordo e apresenta novo projeto de Celular
   Câmara mantêm Veto sobre Telefonia Celular
   Câmara homenageia Idoso em Sessão Solene
   Aurimar quer um novo Cemitério na cidade

Ilhabela:
   Ilhabela participa de feira de Turismo em Santos
   Ministro de Esportes e Turismo elogia receptivos de Ilhabela
   Programação das Paradas de Navios Cruzeiros em Ilhabela

São Sebastião:
   Programação das Paradas de Navios Cruzeiros em Ilhabela
   Sabesp recebe nova multa por vazamento

Ubatuba:
   Homem é achado morto em bairro de Ubatuba
   Perequê-Açu: obras são licitadas
   Secretário retorna para Prefeitura
   Defesa Civil tem novo presidente
   Turismo marítimo como alternativa
   Banco do Povo estimula geração de 37 novos empregos
   Sorteada a primeira vencedora da Campanha da Dengue
   Orçamento é apresentado no Ipiranguinha
   Cooperativa das costureiras de Ubatuba - Coostuba
   Escoteiros de Ubatuba tem fim de semana agitado

   Carta do Leitor


CEPROLIN será inaugurado em 21 de outubro
O prédio escolar de quase 3 mil m², oferecerá seis salas de aula, 14 laboratório didático, uma biblioteca, um auditório multimeios com capacidade para 120 pessoas, cantina e setor administrativo; e atenderá cerca de 1800 alunos

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguatatuba está inaugurando o Ceprolin, Centro de Educação Profissional do Litoral Norte no dia 21, às 10h, com presença dos quatro prefeitos do Litoral Norte, vereadores, e autoridades locais e estaduais.
Inicialmente, a escola estará oferecendo cursos em quatro áreas: Gestão, Construção Civil, Saneamento Ambiental, Hotelaria e Turismo, em cursos técnicos e básicos. A área de gestão, composta pelos cursos de Administração, Secretariado e Contabilidade, é a primeira área a ser iniciada. Os cursos terão início no dia 13 de fevereiro de 2003, nos turnos diurno e noturno, com 240 vagas disputadas através de uma pré-seleção. Segundo Jorge Gomes de Oliveira, da Fundação Cultural de Caraguatatuba - Fundacc, as inscrições estão previstas para a segunda quinzena de dezembro e só serão inscritas pessoas que estão regularmente matriculadas e freqüentando o segundo ano do ensino médio ou que já o tenham concluído.
O Ceprolin é uma instituição especializada em educação profissional e tem a finalidade de formar e qualificar profissionais nos vários níveis e modalidades de ensino em diversos setores da economia, como a realização de pesquisas e desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços em estreita articulação com os setores produtivos.
O Ceprolin será administrado por um conselho contendo um diretor técnico e três gerentes, sendo um técnico pedagógico, um administrativo e um de integração escola-empresa. A Fundação Cultural de Caraguatatuba se responsabilizará por 50% do custo anual do Ceprolin, o restante dos custos serão obtidos pela prestação de serviços à comunidade empresarial, fazendo com que os alunos não necessitem, desembolsar mensalidades.
O prédio escolar de quase 3 mil m², oferecerá seis salas de aula, 14 laboratórios didáticos, uma biblioteca, um auditório multimeios com capacidade para 120 pessoas, cantina e setor administrativo, atenderá cerca de 1800 alunos e estará aberta à parcerias com empresas, prefeituras, associações civis e órgãos governamentais estaduais e federais e principalmente a população em geral. (Fonte: PMC)

Caraguá realiza a 25ª Exposição de Orquídeas em outubro

Caraguatatuba - Caraguá vai realizar a 25ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba nos próximos dias 11, 12 e 13 de outubro. A novidade este ano é que o evento será realizado pela primeira vez na Praça de Eventos, na rua da praia do centro. Irão participar colecionadores de oito municípios vindos de São Paulo e Minas Gerais, entre eles Caraguatatuba, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guarujá, São Vicente, Assis, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte.
Segundo o secretário Municipal de Turismo,.Salim Burihan, estima-se para esta edição do evento, mais de 300 plantas vegetais e híbridas nacionais e internacionais expostas ao público. Muitas delas serão vendidas durante a exposição. Os preços das orquídeas variam de R$ 5 a R$ 5 mil.
A orquídea é a planta mais perfeita das flores do reino vegetal. Sabe-se que existem mais de 35 mil espécies nativas. No Litoral Norte - na Mata Atlântica, foi catalogado o maior número de variedades do mundo. A planta símbolo do Litoral Norte é a Cattleya Intermédia, orquídea mais comum da região, tanto que é considerada a planta símbolo da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte (AOLN).
Entre os expositores participantes do evento podemos citar o Dr. Keiti Nakamura, médico de Caraguatatuba, que há 25 anos cultiva orquídeas, e possui hoje 300 plantas. Ele conta que aprendeu com seu pai Keigiro Nakamura, a arte de cultivar orquídeas. Podemos lembrar ainda de Vera Gonzáles, que participa de todas as exposições em Caraguá desde 1978, e hoje tem 500 exemplares de orquídeas. Segundo Milton Abe, presidente da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte, fundada em 1977, há em Caraguá 20 associados e cerca de 100 colecionadores. (Fonte: PMC)

Caraguá cria central de agendamentos para consultas médicas

Caraguatatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira, 1 de outubro, uma central de atendimentos para facilitar os agendamentos de consultas e exames pela rede pública de saúde. O objetivo, segundo explicou a secretária municipal, Myrlene Veneziani da Silva, é melhorar o atendimento, de acordo com o maior conhecimento da população e sua realidade, priorizando e direcionamento corretamente cada caso às respectivas especialidades médicas.
A central fará os agendamentos através das equipes do Programa Saúde da Família, que encaminharão, após triagem com os pacientes para detectar as necessidades; o pedido para a central de vagas, que fica na própria sede da Secretaria de Saúde. Lá estará sendo feito semanalmente o agendamento das consultas e exames.
Os moradores que necessitarem de consultas também podem recorrer a equipe do PSF antes que sejam visitados pelos agentes, na Unidade mais próxima de sua casa. Os agentes irão atender o paciente e em seguida enviar o pedido de agendamento de consultas para a central de atendimentos. Em casos de emergência, o próprio médico do Programa Saúde da Família ou os médicos do pronto Socorro irão atender o paciente.
A secretaria de Saúde desta forma visa melhorar o atendimento, evitando que a população marque consultas com especialistas sem haver a necessidade, como por exemplo casos que só precisam trocar a receita, exemplo em que o próprio agente comunitário pode fazer pelo paciente; ou casos em que o paciente não tenha condições de saber qual a especialidade certa para o seu caso.
A Secretaria de Saúde também está melhorando o atendimento à população com duas novas casas de atendimento, uma casa de atendimentos de especialidades básicas (clínico geral, gineco-obstetra, pediatria, enfermaria)que fica na rua São Sebastião, 56, Sumaré, e outra casa de especialidades de infectologia, que fica na rua Padre Américo V. Andrizzi, 25, Centro. O Centro de Saúde passará por reformas para atender apenas especialidades e exames. (Fonte: PMC)

Escola inaugura sala de leitura, informática e videoteca

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba irá inaugurar no próximo dia 3, quinta- feira, as 14 horas, as salas de informática, videoteca e leitura da EMEF João Benedito Marcondes, no bairro Barranco Alto. A sala de leitura foi reformada e ampliada, ganhando mais 400 títulos, sendo esses: livros didáticos, para-didáticos, dicionários e enciclopédias. A cerimônia contará com apresentações infantis e declarações de poesias pelos alunos. A escola foi inaugurada em abril deste ano e esteve ampliando desde então a biblioteca da escola, que hoje com novos projetos e muitos livros ganhou o nome de Sala de Leitura.
Os professores também receberão do prefeito Antônio Carlos da Silva o certificado do Curso de Capacitação do IDEAL ( Instituto de tecnologia Educacional aplicada a informação). Na cerimônia estarão presentes além do prefeito a Secretária de Educação Roseli Morila.
Os professores vem desenvolvendo vários projetos, sendo dado maior ênfase o de combate da dengue, conscientizando a comunidade e estimulando e dando acesso a leitura. (Fonte: PMC)

Caraguá Praia Shopping apresenta teatro

Caraguatatuba - Entre os dias 7 e 12 de outubro o Caraguá Praia Shopping vai se transformar no melhor lugar para as crianças. Lá poderão brincar enquanto seus pais fazem compras ou deliciam-se na Praça de Alimentação. O Projeto “Praia da Criança: Uma semana das Crianças no Praia Shopping” vai acontecer no Play Kids, um espaço criado para as crianças no piso superior, onde a equipe de monitores da Cia Júnior Magresco vai realizar várias atividades como oficinas de pintura e artesanato, diariamente, entre as 16 e as 20 horas. Já no dia 10, quinta-feira, às 18 horas, acontecem as apresentações de dança de grupos de jovens ligados a Secretaria de Ação Social de Caraguatatuba. E o mais esperado pelas crianças é a peça teatral “A Árvore que Andava”, de Oscar Von Pfuhl, também apresentada pela Cia Júnior Magresco, acontece no dia 11, sexta-feira, às 19horas.
Sempre solicitada pelas escolas, e festas infantis, a Cia Júnior Magresco vem desenvolvendo um trabalho voltado à pedagogia infantil, com pesquisa, utilizando linguagens simples e direta, sempre trabalhando com conceitos de sociabilidade entre outros, de maneira interativa, associando-os a figurinos, maquiagens e cenários que estimulem a criatividade e fantasia. No espetáculo “A Árvore que Andava” a árvore, um casal de coelhinhos, um jabuti e um lenhador vão abordar questões como limites aceitação e respeito. A entrada é franca. (Fonte: PMC)

Sete pessoas são presas no litoral

Caraguatatuba - Sete pessoas foram presas na madrugada de ontem suspeitas de porte ilegal de armas em duas cidades do Litoral Norte.
Segundo a Polícia Civil de Caraguatatuba, Marcelo Alves, 31 anos, Roberto Nascimento, 25 anos, Fábio Batista, 23 anos, fugitivos do presídio de Mongaguá, no Litoral Sul, e Ana Paula Estevan, 18 anos, e Katiane Almeida, 19 anos, foram presos ontem após tentarem fugir do cerco policial no bairro da Olaria.
Os suspeitos estavam com dois revólveres calibre 38 e três identidades falsas.
Em Ubatuba, Júlio Pereira, 26 anos, e Clóvis Gonçalves Santos, 30 anos, foram detidos no bairro Mato Dentro, portando duas pistolas calibre 380. (Fonte: ValeParaibano)

Aurimar faz acordo e apresenta novo projeto de Celular

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, protocolou na terça-feira, dia 1º de outubro deste ano, projeto de lei sobre a instalação de torres de Telefonia Celular. O projeto foi aprovado no mesmo dia em que foi votado o Veto Total, que foi mantido pela Câmara, do prefeito municipal a propositura idêntica.
O Veto foi mantido pela contagem de 10 votos favoráveis e 6 contrários, dos Vereadores Dalva Santana (PPS), Omar Kazon (PL), Leonor Diniz (PDT), Madalena Fachini (PSB), Juarez Pardim (PSDB) e Laércio Aparecido de Andrade (PPS). Como se vê, Mansano votou favorável ao Veto de seu próprio projeto.
Na verdade houve um acordo político sobre o tema. Sabedor com informações de que o seu projeto teria o veto mantido pelos Vereadores, o Vereador Mansano fez um acordo para, de alguma maneira, possa disciplinar a instalação das torres de Telefonia Celular no município. "O que importa no momento é que uma lei seja feita e possa beneficiar a comunidade", disse Mansano.
O acordo feito com o prefeito tem o seguinte teor: Mansano apresenta uma nova propositura sobre o fato, com modificações que possibilitem a aprovação na Câmara e o não envio do veto pelo Executivo, ou seja, uma proposta que não gere desacordo no gabinete do prefeito e nem o estremecimento das relações do Executivo com o Legislativo é a melhor maneira para o momento, de disciplinar o fato.
A nova propositura apresenta modificações significativas e de grande interesse comum. Entre elas, consta o recuo de 5 metros das laterais e nos fundos e de 15 metros na frente, dos lotes que fazem divisa com os que tem a torre instalada. Outro artigo diz que os imóveis destinados a instalação de antenas, deverão ser mantidos limpos e o seu piso em grama ou coberto de pedrisco.
A novidade no projeto é que além das exigências para o piso do terreno, deverá ser implantado paisagismo na faixa de recuo frontal, com o visível objetivo de amenizar o impacto visual do equipamento. Neste paisagismo estão incluídas camuflagens, pinturas ou modelos de árvores em geral. Outra novidade do projeto é que a partir de sua aprovação, toda antena de telefonia celular na cidade deverá estar distante, no mínimo, a 150 metros de hospitais e escolas.
Para o Vereador o que interessa é a comunidade e em seu proveito, tudo deve ser feito. "A comunidade é a principal prioridade neste projeto. Se as distâncias foram reduzidas, pelo menos as escolas e hospitais não terão uma antena próxima e cada terreno que tiver uma antena não será apenas um monte de ferro, alumínio e equipamentos eletrônicos", frisou. O Parlamentar defende o acordo feito com o prefeito Antonio Carlos. "Mais uma vez eu digo; a comunidade é a principal interessada e por ela tudo temos que fazer. Fiz o acordo para ter certeza que além da aprovação, a propositura não terá Veto do Executivo e conseqüentemente a sua manutenção, pelo Legislativo, que tem uma grande bancada situacionista. Modificamos o projeto e agora temos o apoio do prefeito, em benefício da população", finalizou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara mantêm Veto sobre Telefonia Celular

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, na sua 30ª Sessão Ordinária semanal, manteve o Veto Total do prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), sobre o projeto de Telefonia Celular do Vereador Aurimar Mansano (PTB). É a segunda vez que o prefeito veta e a Câmara mantêm propositura deste tipo.
A sessão semanal de ontem teve uma lembrança especial, por parte do presidente do Legislativo local, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB). No dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Vereador. No dia seguinte a comemoração é para os prefeitos no Brasil.
O Veto Total sobre o projeto de Telefonia Celular, de autoria do Vereador Aurimar Mansano, foi mantido pela segunda vez em 5 (cinco) anos. Na propositura, Mansano delimitava a distância mínima de 15 metros, acrescida de uma emenda do Vereador Omar Kazon (PL), que ampliou para 25 metros. Na mensagem o prefeito frisa que há lei estadual sobre o assunto e que tais medidas inviabilizam a instalação das torres no município. O veto foi mantido pela contagem de 10 votos favoráveis, por 6 contrários.
Outro destaque da sessão foi o projeto do Executivo, que altera a zona de ocupação de uma área localizada no Sertão dos Tourinhos, no bairro do Massaguaçu. Na proposta, a área passaria de Z-3 para Z-2, permitindo assim, o desdobro de lotes, que teriam tamanho máximo de 250 metros². Na categoria Z-3 a metragem mínima é de 360 metros². Antes de ir ao plenário, foi realizada uma Audiência Pública, com a presença de membros da Sociedade Civil organizada, Prefeitura e Vereadores. O projeto foi aprovado por 15 votos a 1 (hum), sendo este da Vereadora Madalena Fachini (PSB).
As denominações de rua, elaboradas pelos Vereadores Agostinho Lobo de Oliveira e Vera Peixoto, ambos do PSDB, foram aprovadas. O primeiro denominou João Martins no Morro do Algodão e a Vereadora José Néder no bairro do Jaraguazinho. O único projeto que não foi discutido ou votado tem a autoria do Vereador Aurimar Mansano e concede Título de Cidadão para a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla.
Além dos projetos, foram lidos 3 projetos, entre eles o do Orçamento do próximo ano e encaminhadas 12 Indicações. Foram aprovados 2 Requerimentos e 2 Moções. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara homenageia Idoso em Sessão Solene

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de sexta-feira, dia 27 de setembro, a sua 9ª Sessão Solene do ano, homenageando os Idosos e as entidades que lhes dão apoio, no plenário do Legislativo Municipal, para uma platéia de aproximadamente 70 pessoas. Membro do Cevati ostentou placa criticando a empresa de ônibus local.
Cerca de 70 pessoas, a maioria idosos, estiveram na Câmara Municipal de Caraguatatuba, na última sexta-feira, para homenagear a categoria e as instituições que concedem apoio. Esta foi a 9ª Sessão Solene realizada no Parlamento Municipal. O pedido da cerimônia foi feito pela Vereadora Vera Peixoto (PSDB), que também preside o Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar.
No total foram homenageados 7 (sete) Idosos e o mesmo número de entidades; Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba (AAPC); Vila Vicentina de Caraguatatuba; Centro do Professorado Paulista (CPP); Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp); Centro de Convivência da Terceira Idade - Estrela do Mar (CCTI); Instituto Pró+Vida "São Sebastião" e o Cevati (Centro de Valorização da Terceira Idade).
Estiveram presentes ao encontro os seguintes Vereadores: Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), Dalva Ricardo Santana - Profª Dalva (PPS), Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PTB), Madalena Fachini (PSB) e Vera Lúcia Moreira Peixoto - Vera Peixoto (PSDB).
Tanto as instituições como os Idosos de cada entidade foram homenageados; Almerindo De Capitani, Geralda Rosália de Paulo, Maria Moraes de Oliveira, Olga Rocha Rachid, Hernani Pardini e Maria Aparecida Ferreira.
Durante os discursos, membros do Cevati levantaram cartazes criticando o "Ligeirinho", ônibus circular no município, pertencente a Praiamar Transportes Ltda., que segundo os idosos, tem poucos lugares reservados para a Terceira Idade. A Vereadora Madalena Fachini pediu o apoio do Legislativo para resolver o problema. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar quer um novo Cemitério na cidade

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, teve aprovado Requerimento no Expediente da 30ª Sessão Ordinária semanal, realizada na terça-feira, dia 1º de outubro, onde o Parlamentar pede informações sobre a possibilidade de construir um novo Cemitério Público em Caraguatatuba. O Requerimento foi aprovado por unanimidade.
O Requerimento do Vereador tem uma razão de ser. Há cerca de 6 (seis) anos, não há mais vagas em túmulos térreos no Cemitério Municipal de Caraguatatuba, localizado no bairro do Indaiá. A Administração anterior, naquela época, implantou as "gavetas" e obrigou os donos de túmulos perpétuos a forrarem com concreto o fundo das covas, evitando assim a infiltração do lençol freático.
Pensando nisso, o Vereador elaborou Requerimento, que foi aprovado por seus pares, onde ele pergunta qual a possibilidade do Executivo planejar a construção de um novo Cemitério na cidade. No caso positivo o Parlamentar pergunta quando poderia ser providenciada a referida obra. O Requerimento tem prazo de 15 dias para ser respondido e retornar ao Parlamento Municipal.
Para o Vereador a questão dos Cemitérios Públicos é extremamente delicada. "Esta é uma questão de fórum íntimo, a perda de um ente querido, seus restos mortais, a lembrança, a dor da perda e o direito de colocá-lo num local, no mínimo, agradável", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ilhabela participa de feira de Turismo em Santos

Ilhabela - A cidade de Ilhabela participou neste final de semana da Aviestur 2002 – 20º Feira e Bolsa de Negócios de Turismo do Interior e 12º Congresso da Aviesp (Associação dos Agentes de Viagem do Estado de São Paulo), em Santos.
Considerado o maior evento do gênero do estado de São Paulo, teve visitação de cerca de 3 mil pessoas, entre agentes de viagens e profissionais do trade turístico, que fizeram contatos e negócios com mais de 200 expositores dos mais importantes do Brasil.
A participação da Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Turismo participou no sentido de dar suporte a AHBRI (Associação Hotéis, Bares e Restaurantes de Ilhabela), que participou com um stand com material para divulgação dos atrativos turísticos da cidade. (Fonte: PMI)

Ministro de Esportes e Turismo elogia receptivos de Ilhabela

Ilhabela - Na abertura do evento, foi realizada uma reunião entre o Secretário de Turismo de Ilhabela, Eduardo Espiaut, o Diretor de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, prefeitos e autoridades do turismo do Litoral de São Paulo e o Ministro de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, que, novamente, destacou a brilhante atuação de Ilhabela nos receptivos de navios de cruzeiros.
O Ministro ainda mencionou a iniciativa da cidade em ser uma das fundadoras da Brasilcruise (Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos). A entidade reúne os portos e terminais de navios, podendo assim, ter uma melhor representatividade junto ao governo e armadores de navios.
Os representantes de Ilhabela aproveitaram a ocasião para agradecer ao Ministro Caio Luiz de Carvalho por ter atendido ao pedido da Brasilcruise, que interveio junto ao Ministério do Trabalho para a suspensão de resolução normativa nº 51, que por seu tramite altamente burocrático, praticamente inviabilizava os cruzeiros marítimos na Costa Brasileira.
Ilhabela já tem agendado para este verão (2002/2003) 21 escalas dos navios Costa Tropicale, Costa Clássica, Island Escape (que virá no lugar do Splendour of the Seas) e Zenit, (que virá no lugar do Mercury) um aumento de 20% em relação as paradas do verão passado. A cidade espera para esta temporada aproximadamente 40 mil turistas de navios de cruzeiros. (Fonte: PMI)

Programação das Paradas de Navios Cruzeiros em Ilhabela

Ilhabela - O destaque das paradas de Navios Cruzeiros para esta temporada fica para os dias 27 de dezembro, que vai receber os navios Island Escape e Costa Clássica no mesmo dia. Já no dia 3 de janeiro Ilhabela vai receber 3 navios: Costa Cássica, Costa Tropicalle e Island Escape. Para estes dias a programação do receptivo continua a mesma, com exceção do pier, que será dividido para recepção de cada navio.
Segue datas e navios que irão aportar em Ilhabela:
28/11/2002 - Island Escape
12/12/2002 - Island Escape
16/12/2002 - Costa Clássica
19/12/2002 - Costa Tropicalle
20/12/2002 - Costa Clássica
24/12/2002 - Costa Tropicalle
27/12/2002 - Island Escape
27/12/2002 - Costa Clássica
03/01/2003 - Costa Tropicalle
03/01/2003 - Costa Clássica
03/01/2003 - Island Escape
10/01/2003 - Island Escape
30/01/2003 - Island Escape
13/02/2003 - Island Escape
27/02/2003 - Island Escape
06/03/2003 - Zenit
10/03/2003 - Costa Clássica
13/03/2003 - Island Escape
20/03/2003 - Island Escape
22/03/2003 - Zenit
03/04/2003 - Island Escape (Fonte: PMI)

São Sebastião retira 72 câmaras de vigilância e desagrada lojistas
Prefeitura quer destinar 4 equipamentos para o bairro da Topolândia e impedir violência no local

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião abandonou o programa de instalação de câmaras de vigilância durante a temporada de verão. Os 72 equipamentos que existiam na cidade foram retirados em março passado, mas a administração planeja utilizar quatro deles em áreas consideradas críticas.
A medida desagradou comerciantes da cidade. As câmeras de vigilância serviam para tentar coibir a ação de criminosos.
O prefeito Paulo Julião (PSDB), chegou afirmar há 10 dias que os equipamentos ainda estavam funcionando normalmente. Segundo a assessoria de imprensa, Julião se equivocou ao comentar sobre o assunto.
A meta da prefeitura é instalar quatro câmeras pontos de acesso de entrada e saída do bairro da Topolândia, onde há brigas de gangues pelo controle do tráfico de drogas.
Outro proposta é utilizar os equipamentos em prédios públicos, incluindo a prefeitura, postos de saúde e escolas.
A prefeitura informou que a segurança do município foi reforçada e que o monitoramento das câmeras foi substituído pela vigilância dos próprios policiais.
COMÉRCIO - O presidente da Associação Comercial, Artur Ramirez Balit, disse que as câmeras inibem a ação dos criminosos nos estabelecimentos comerciais. "Seria necessário a recolocação dos equipamentos para proporcionar mais segurança, inclusive aos turistas", disse.
Ele afirmou que as câmeras serviam de alerta para não atrair criminosos de outras regiões. "Os assaltos são praticados geralmente por pessoas de outras cidades. E a movimentação do comércio, que é intensa na época de temporada, poderia estar sendo monitorada 24 horas por dia", disse.
Proprietário de um restaurante, Juvanil Moreira, afirmou que a retirada das câmeras facilita a ação dos criminosos. "Temos um público no período noturno que teria mais segurança se os equipamentos estivessem funcionando normalmente durante todo o ano", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Sabesp recebe nova multa por vazamento

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião isolou cerca de 200 metros quadrados da praia de Barequeçaba, devido o vazamento de esgoto de um poço da Sabesp. A empresa foi notificada a pagar multa de R$ 4.000, a terceira aplicada pela prefeitura na mesma semana. Segundo o diretor de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, a área foi isolada por causa do risco de contaminação da areia, da água do mar e dos próprios banhistas. Nenhum diretor da Sabesp foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Homem é achado morto em bairro de Ubatuba

Ubatuba - Um homem foi encontrado morto na madrugada de ontem em um matagal, na estrada da Casanga, próximo ao bairro do Taquaral, em Ubatuba. Segundo a Polícia Militar, o homem que foi baleado na cabeça, apresentava ferimentos pelo corpo e ainda marcas de queimadura próximo ao local do tiro. A vítima aparentava ter em média 25 anos e não portava documentos. Até o início da noite de ontem, o homem não havia sido identificado. A polícia investiga sua ligação com crimes praticados na região. Em seu corpo havia várias tatuagens, inclusive uma com a frase "Marginal com Poder". (Fonte: ValeParaibano)

Perequê-Açu: obras são licitadas

Ubatuba - As obras da primeira etapa do projeto de urbanização da Praia do Perequê-Açu foram colocadas em concorrência pela Prefeitura de Ubatuba. Na tarde desta última terça-feira, 23, foram abertos os envelopes com a documentação de 8 empresas que se apresentaram para o fornecimento de material e mão de obra visando a pavimentação em bloquete, ciclovia, guias, sarjeta, canteiro central da Av. Governador Sodré. Trata-se da primeira etapa do projeto, no valor de R$ 355 mil que a Prefeitura desenvolve em parceria com o Governo do Estado por meio do Departamento de Desenvolvimento e Apoio ás Estâncias - DADE. Este trecho compreende a pavimentação de 6.545 m2, além de 1.357 m2 de ciclovia. O projeto completo de urbanização da orla da praia do Perequê-Açu que inclui acesso pavimentado da rodovia Manoel de Nóbrega até o trevo do Indaiá ,de acesso á Rio-Santos, a ser desenvolvido em 4 etapas, totaliza R$ 1,8 milhão.
“ Estamos atendendo um bairro que ficou esquecido durante longos anos e urbanizando uma das áreas mais carentes. Vamos mudar a fisionomia do bairro que merece respeito pela sua história e pela tradição que teve a praia do Perequê-Açu como referência para o turismo”, diz o prefeito Paulo Ramos.
Oito empresas compareceram na abertura dos envelopes para análise dos documentos: Terracom Engenharia; Pavimentadora, Construtora e Comercial Saltense; Eskelsen Artefatos de Cimento, Indústria e Comércio Ltda; Refac Construtora Ltda; Massaguaçu SA; Gama Construções Civís; JM Moreira Construção e Transporte Ltda e JAJ Construtora. A expectativa de contrato é de 30 dias e o prazo de conclusão é de 5 meses.
Apresentação - O projeto completo de urbanização da orla do Perequê-Açu foi apresentado pela Prefeitura na última quarta-feira, 25, no Terminal Turístico do Perequê-Açu. A reunião foi organizada pela Sociedade Amigos do Perequê-Açu- SAPA, por meio de seu presidente Gilberto Carvalho. “ A comunidade precisa ter conhecimento das obras que vão beneficiar o bairro e o prefeito fez questão de informar onde estão sendo investidos os recursos” disse Gilberto. O prefeito citou ainda os principais investimentos na região: desapropriação de área para escola, creche na Pedreira, Ginásio de Esportes no Taquaral, construção de Posto de Saúde e da sede da Guarda Municipal. (Fonte: ACS-PMU)

Secretário retorna para Prefeitura

Ubatuba - O secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca da Prefeitura de Ubatuba, engenheiro agrônomo Antonio Marchiori, mestre em agronomia, retornou ao cargo no último dia 20. O secretário retorna com disposição de reforçar os trabalhos de extensão rural e pesqueira em moldes cada vez mais modernos.
Este ano a Câmara de Ubatuba iniciou uma modernização das políticas públicas para Agricultura e Pesca, quando alterou o artigo 183 da Lei Orgânica, introduzindo 16 novos parágrafos. “Agora é necessário adequar o corpo administrativo do Executivo para cumprir as determinações introduzidas na Lei Orgânica”, afirmou Marchiori. “Estamos atento às reivindicações dos pescadores e agricultores e sabemos que com um corpo técnico competente teremos condições de elaborar projetos que tragam para o município os recursos financeiros que não temos aqui”, concluiu o secretário.
Nos próximos dias as bases dos agricultores e pescadores organizarão uma confraternização para festejar a continuação dos trabalhos da secretaria. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Vanil de Morais, a união entre o Sindicato do Trabalho e a secretaria tem sido vital para os agricultores de Ubatuba. (Fonte: ACS-PMU)

Defesa Civil tem novo presidente

Ubatuba - Nesta semana o prefeito Paulo Ramos (PFL), nomeou Arly Cruz para assumir a presidência da Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil). Cruz estava desde o início desta administração como sub-comandante da Guarda Municipal. A Defesa Civil ficou com a presidência na interinidade há cerca de um mês. A vice-presidência ficou com Donizete Tavares.
Segundo Cruz, o convite foi feito pessoalmente pelo prefeito Paulo Ramos. Adianta que não terá dificuldades na Comdec, já que à frente da Polícia Federal os desafios foram muitos. A meta prioritária é atender a comunidade, prevenindo todas as demandas do município com o total apoio de todas as secretarias da administração e do corpo de voluntariado.
Na primeira semana de trabalho retirou duas casas de marimbondos que ofereciam risco à população. No Perequê-Açu, retirou duas árvores que haviam caído, devido a chuva e que impediam o trânsito de veículos e pedestres. Junto com a Ong APPRU e a escola Sueli Santos irão promover a limpeza de um afluente do rio Tavares, no Itaguá.
Arly Cruz, 52, é casado, pai de três filhas, natural de Lorena, advogado e aposentado da Polícia Rodoviária Federal. Reside em Ubatuba há cerca de sete anos. “Sinto-me honrado com a confiança do prefeito e procurarei desempenhar o melhor trabalho de todos os tempos, atendendo às expectativas de Ramos”, concluiu Cruz. (Fonte: ACS-PMU)

Turismo marítimo como alternativa

Ubatuba - O aproveitamento do potencial turístico de Ubatuba durante a alta e baixa temporada foi discutido com grandes anunciantes durante o encontro da Associação Brasileira de Supermercados -ABRAS, no Rio de Janeiro, cuja abertura contou com a presença do Presidente da República. Nossa cidade esteve representada pelo prefeito Paulo Ramos, além de Mohamad Ramadan El Ali, presidente da Associação Comercial ; Luiz Bishof, presidente da Comtur; Sérgio Eric de Carvalho, secretário de Turismo e Sidney Giraud , secretário de Arquitetura e Urbanismo.
O stand de nossa cidade foi montado nas instalações da Taiga que reservou 350 m2 no RIOCENTRO, onde estavam empresas do porte da Coca-Cola, Nestlé, Garoto, Parmalat, Kaiser, Skol, Caninha 51 que se dispuseram a discutir a participação em eventos em Ubatuba.
O prefeito esteve ainda na sede da Empresa Brasileira de Turismo - EMBRATUR, onde foram recebidos pelo comandante Fábio Freitas, responsável pelo turismo náutico em nosso País. Foram discutidas as possibilidades de agendar a cidade para receber cruzeiros marítimos a partir de 2004 e a necessidade de preparar para a montagem de estaleiros, pier, marinas e guias de turismo náutico.
“Precisamos movimentar a cidade o ano inteiro e o turismo náutico é um projeto que pretendemos desenvolver com apoio da Embratur. Vamos criar um grupo de técnicos que contará com a consultoria da USP para indicar o melhor caminho para exploração do turismo marítimo. Este trabalho foi realizado com sucesso em Itajaí e em nossa cidade tem também amplas possibilidades de dar certo” diz o prefeito que estabeleceu um prazo de 90 dias para finalizar o projeto.
O presidente da Comtur, Luiz Bishof informa que existem no mundo 251 navios fazendo cruzeiros marítimos e outros 52 em construção que poderiam ter escalas alternativas e, se Ubatuba se preparar adequadamente, poderá ser mais uma opção. (Fonte: ACS-PMU)

Banco do Povo estimula geração de 37 novos empregos

Ubatuba - Resultados apresentados pela agência do Banco do Povo de Ubatuba revelam que os financiamentos às atividades formais e informais do município geraram mais 37 novos postos de trabalho na cidade e também a manutenção de 92 trabalhadores. Os resultados totalizaram 211 pessoas beneficiadas direta ou indiretamente. Foram investidos cerca de R$111 mil em 44 novos créditos nos valores mínimo de R$ 290 até o máximo de R$ 5 mil.
As atividades atendidas vão desde confecções de roupas, academias de ginásticca, carpintaria e marcenaria, escolas de educação infantil, copiadoras, mecânicas, escritórios de contabilidade, consertos de sapatos, bicicletarias, pescadores, artesãos, chalés para locação, churrasqueiros ambulantes, lojas de armarinho, produtoras de pães e bolos, agricultores, produtores de salgados e doces, entre muitas outras atividades.
Os créditos foram liberados para aquisições de máquinas de costura, mercadorias, ferramentas, canoa, barco e rede de pesca, aparelhos de ginástica, máquina de costura, vitrines, prateleiras, computadores, softwares, aquecedor para piscina, máquina de cortar couro, móveis, manutenção de equipamentos, matéria prima, máquina de balanceamento e alinhamento, máquina de estamparia, entre muitos outros produtos.
As atividades informais receberam o maior índice de créditos, com 84%. Já os formais foram 16% contemplados. 42% dos investimentos foram destinados à área de produção, 36% para serviços e 23% para o comércio. Os financiamentos por sexo ficaram com 67% para homens e 33% para mulheres, com 23% para faixa etária até 30 anos, 33% de 31 a 40 anos e 44% de 41 a 60 anos de idade. (Fonte: ACS-PMU)

Sorteada a primeira vencedora da Campanha da Dengue

Ubatuba - Natami Cristina Gomes da Silva, aluna da Escola Mário Covas Jr., foi a primeira sorteada no concurso da Campanha da Dengue na segunda etapa deste ano, que vai até Novembro. Seu cupom foi sorteado na segunda feira dia 30 de Setembro pela funcionária Quésia na presença do Secretário Jurandiau Lovizaro, funcionários da Secretaria de Saúde e da equipe de prevenção da DENGUE coordena da por Neilton Nogueira. Logo após o sorteio os cupons da primeira semana da campanha, foram novamente colocados em uma outra urna e lacrada para o próximo sorteio que será sempre na segunda feira.
Na casa da menina Natami no Ipiranguinha, não foi encontrado nenhum foco ou criadouro do mosquito da DENGUE, mas havia um potinho com água, no quintal em comum com outras casas, que foi retirado pelas crianças que estavam no local, com a promessa de que isso não mais aconteceria e a equipe voltará no local para verificar as condições futuras.
O importante desta premiação é incentivar as crianças como Natami que preencheu seu cupom na escola e juntamente com seus irmãos e amiguinhos ajuda sua família a prevenir contra o mosquito da DENGUE. Questionada pela equipe lá presente, Natami sabia que não podia deixar ”nenhum recipiente com água parada e que isto é um criadouro do mosquito, que faz as pessoas ficarem doentes” disse a menina de dez anos ao receber a bicicleta com muita alegria. Logo após a equipe da Vigilância sanitária foi até a escola Mário Covas Jr. para parabenizar a Diretoria da escola e solicitar que continuem na divulgação sobre a campanha contra a DENGUE. É desta forma, prevenindo que a Secretaria de Saúde continua na luta para que o nosso Município continue sem DENGUE no próximo verão.
Os folhetos com o cupom para concorrer aos prêmios, estão nas cartilhas sobre a DENGUE nas escolas e em vários pontos comercias da cidade, participe você também! (Fonte: ACS-PMU)

Orçamento é apresentado no Ipiranguinha

Ubatuba - “Pela primeira vez o prefeito presta contas no bairro” afirmou Adilson Lopes, presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Ipiranguinha- SABI, após a prestação de contas do segundo quadrimestre e apresentação do orçamento 2003 na Escola “Mário Covas”, no Ipiranguinha. Os principais ítens do orçamento que deverá ser encaminhado à Câmara até o próximo dia 30 de setembro foi detalhado para mais de 300 pessoas que tomaram conhecimento também das obras no bairro. Estiveram presentes ainda Claudinei Salgado, da Sociedade Amigos de Bairro de Cidade Carolina e Crispim Correa Guimarães, do Vale do Sol.
Educação ( 28,1%), saúde ( 17,0%) e obras ( 15,5%) ficaram com o maior percentual do orçamento para 2003 privilegiando projetos ligados a área social. O orçamento para o próximo ano é da ordem de R$ 70 milhões com a maior receita ( 46,56%) ficando por conta da receita de tributos, ou seja, do contribuinte. “Continuaremos investindo na Santa Casa e orçamos R$ 7,5 milhões para garantir sua sobrevivência e um melhor atendimento para todos que a procuram. Vamos superar o limite obrigatório de 15% de aplicação na saúde e o de 25% na educação”, afirmou o Prefeito Paulo Ramos.
Consta ainda da peça orçamentária a desapropriação e execução de projetos ambientais para possibilitar a remoção de pessoas que ocupam as áreas de preservação nas nascentes do Rio Grande, principal fonte de abastecimento de água do município. (Fonte: ACS-PMU)

Cooperativa das costureiras de Ubatuba - Coostuba

Ubatuba - A cooperativa das costureiras de Ubatuba- Coostuba teve como início a idéia de Virgínia Helena Ganansia instrutora do Sebrai que já havia morado em Ubatuba e retornou no ano passado, para treinar mulheres na confecção de uniformes, para montar uma pequena industria. O que aconteceu em setembro de 2001 , foi que no encontro com a Presidente do Fundo de Solidariedade Claudia Fonseca e Enrico Bonomo do Projeto Cidadão da Secretaria de Assistência Social, começou a idéia da cooperativa de costura.
Hoje são 27 mulheres que depois do treinamento feito por Virgínia, sobre a capacitação em costura industrial e artesanal estarão recebendo seus diplomas em dezembro. Depois desta data serão formados três grupos ; um que fará camisetas, outro as peças artesanais que inclui a pintura no tecido e ainda outra turma de confecção de uniformes e costura industrial. O curso custa 30 reais para cada cooperada ,Virgínia oferece a maioria das máquinas de costura , outras são das próprias alunas e o local das aulas e da cooperativa é cedida pela ASEL, espaço este cedido por pelo menos um ano.
A Associação das mulheres empresárias através da Dalva Mariados Santos, entregou hoje dia 01/10/ 2002 um cheque para que a cooperativa possa completar sua documentação. Também foi oficializada a diretoria da Cooperativa que é a seguinte : Diretoira Da. Virgínia Helena Ganansia ; Vice - diretora Neide Pereira Queiróz ; Secretária Geral Alzira Maia Theodoro ; Tesoureira Milene Albado .
O próximo passo será a contratação de uma pessoa para especializada em vendas, e um lugar para que o produto da Cooperativa possa ser vendido. (Fonte: ACS-PMU)

Escoteiros de Ubatuba tem fim de semana agitado

Ubatuba - O Grupo Escoteiro Iperoig de Ubatuba, esta mostrando literalmente, o que e um movimento de escoteiro; neste fim de semana participou de diversas atividades em nossa região, as tropas de escoteiros e escoteiras sobre o comando dos chefes André, Néide e Flávia viajaram para um acampamento com outros grupos escoteiros do litoral norte. A alcatéia de lobinhos e lobinhas (escoteiros de 7 a 10 anos) juntos com as chefes Marina e Ana, foram para a cidade de São Sebastião, participar do ralí de lobos, que e um acantonamento desenvolvido para escoteiros desta idade. as tropas de sênior e guias começaram a semana participando da campanha “nasce uma vida plante uma árvore” campanha esta, que homenageia as mães que deram a luz no dia da árvore com certificados, buquê de flores, plantando junto com a policia ambiental mudas de árvores nas casas dos recém-nascidos, no dia 28 participaram da limpeza do rio grande, onde ajudaram no recolhimento de lixos que estavam no leito do rio e concientizando a população do perigo de jogar lixo nas ruas. E ainda sobrou energia para participarem do baile da terceira idade, tudo sobre e responsabilidade da chefe Morena.
O Grupo Escoteiro Iperoig faz suas reuniões todos os Sábados das 14h as 16hs no batalhão da policia militar no parque Vivamar em Ubatuba.

Carta do Leitor

Doando Bolas - Na matéria publicada em 19/9/02 sobre colocação de bolas de concreto na praia do Centro em Caraguatatuba com a finalidade de impedir o trânsito de veículos dentre os banhistas, informa o Secretário de Obras que o custo de cada uma é de R$ 15,00. O preço capaz de garantir a integridade física é inferior ao kilo do camarão (R$ 25,00 na ponta do Camaroeiro).
Somando algumas poucas cervejas dá pra comprar duas bolas. Um valor irrisório em nome da preservação da vida. Já que informa o Presidente da Sociedade Amigos da Tabatinga sobre pedido formal para colocação das ditas bolas de concreto nesta praia, me ofereço para zerar o custo ao município, doando-as.

Cristina Rachmanis
Tabatinga, Caraguatatuba, SP


Telefonia Celular - Quanto a matéria sobre telefonia celular informo a todos os leitores deste conceituado jornal eletrônico que o Autor do Projeto de Lei referente a telefonia celular não só não conseguiu derrubar o veto do Prefeito Municipal como também votou a favor do veto. Outros vereadores que diziam na 29ª Sessão que votariam contra o veto do Prefeito, inexplicavelmente votaram a favor, depois de receberem maiores explicações do Prefeito Municipal e do Secretário Auracy Mansano, como os próprios disseram em plenário. Em época de eleições, por sinal importantíssimas, nossos políticos mais próximos, nossos vereadores, deveriam dar exemplo para outros eleitores quanto a hombridade e o caráter do homem público, nossos representantes diretos.

Rogério Ângelo Belutti Neto
Leitor e Eleitor indignado e
Vizinho de uma torre de celular construída irregularmente
Caraguatatuba, SP


Doação de Quadros ao PS de São Sebastião - Gostaria de parabenizar a atitude da artista plástica Concília Gessuli Caldeira, que doou para o Pronto Socorro alguns de seus quadros, que pelo que foram descritos, são de tema o ser humano, muito sugestivo para o local. Chamou minha atenção pela sensibilidade que foi demonstrada quanto ao ambiente do Pronto socorro, que afinal não é um mero "estabelecimento que trata dos males de uma população" e sim uma relação humana onde pessoas necessitam de um atendimento e outras pessoas as tratam diretamente ou indiretamente. O que quero dizer é que, por alguns acontecimentos que vivenciei neste pronto socorro, pude perceber o quanto as pessoas que trabalham e atendem os pacientes sofrem e são vítimas do ambiente pesado que o trabalho exige, fazendo com que muitas vezes percam seu controle tornando o clima mais tenso e pesado. Fico imaginando essas pessoas chegando em casa, cansadas e tendo que realizar suas tarefas domésticas, seus problemas e relações particulares com este clima que vivenciam no ambiente de trabalho. Espero que esta sensibilidade demonstrada pela Artista Plástica Concília Caldeira chegue à administração responsável, para que eles percebam o quanto essas pessoas necessitam de um auxilio psicológico para lidar com as diversas situações que são expostas diariamente. Consequentemente poderem sempre atender os que necessitam de tratamento e atendimento com dignidade, respeito e atenção, melhorando assim o ambiente hospitalar. Pode ser que já se faça um trabalho nesse sentido, mas se for o caso deveria ser revisto quanto seus métodos e objetivos.

Carlos Craveiro
São Sebastião, SP


A Política e a Infraestrutura - De acordo com as notícias veiculadas, o Litoral Norte, doravante COSTA VERDE PAULISTA, dará um grande salto para o futuro.
A recuperação de nossas estradas, a construção de um aeroporto regional, o incremento de eventos para se trazer turismo o ano todo, como o Megacicle, sem dúvida são medidas importantíssimas.
Porém, com tanta visão futurista, deparamos ainda com notícias do tipo, FULANO DE TAL, conseguiu água para a comunidade tal, absurdo, o saneamento básico com água tratada tem que fazer parte de todo o projeto em andamento e não ser algo para promover este ou aquele. Além do mais não se faz nada de graça, o órgão cobra taxas para prolongamento de rede, taxas para ligação da água, taxas mínimas, mesmo sem consumo, e quando o cidadão abre a torneira não tem água. Qualquer empresário que receber o dinheiro de um produto e não entregá-lo será preso, de acordo com o código penal, art. 171 estelionato.
Portando, já passou da hora do governo do estado resolver de uma vez por todas andar com as obras já existentes, e não neste passo de tartaruga, bem como começar as obras prometidas por seus diretores na Maranduba/Lagoinha, que desde 97 já segundo os Srs. João Carlos e Pedro Tuzino havia verba, e projeto.
Sendo só, ou melhor, ia me esquecendo, poderiam arrumar minha calçada que V.S. quebraram, indevidamente, pois o tubo que procuravam passa no meio da rua, obrigado.

Fernando Pedreira
Comerciante, Ubatuba, SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Free Wallpaper Hotel Pousada Alto da Serra
As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor