Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 09 de outubro de 2002 - Nº 634 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Caraguá faz licitação para "exportar" o lixo orgânico
   Suspense nas eleições para a presidência em Caraguatatuba
   Abertas inscrições para o cargo de presidente da Fundacc
   Lugar de criança é no Praia Shopping
   “Brinquedos e Brincadeiras de Todos os Tempos”
   Festival Estudantil de Teatro vai agitar as escolas da região
   Executivo atende reivindicações do Vereador Kazon

Ilhabela:
   Rede Municipal de Ensino de Ilhabela realiza Semana da criança
   Ilhabela define nomes para a mesa diretora só na hora da eleição

São Sebastião:
   Obra em estrada de São Sebastião será recuperado
   Mudança em Estatuto do Servidor é aprovada
   Universidade pretende criar curso no litoral
   Prefeitura retira rampa de skate para prevenir de acidentes

Ubatuba:
   MP apura denúncia de discriminação contra professor confundido com 'maníaco'
   Polícia nega truculência e agressão
   Professor vai embora da cidade
   Criminoso usa disfarce para abordar vítima
   Ubatuba escolhe presidência da Câmara para ir contra Paulo Ramos
   Semana de Hotelaria e Turismo em Ubatuba

   Carta do Leitor


Caraguá faz licitação para "exportar" o lixo orgânico

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva (PSDB), pretende abrir processo de licitação em novembro para contratar uma empresa que ficará responsável pela coleta domicilar, reciclagem e remoção do lixo orgânico do município para outra cidade da região.
Caraguá produz diariamente cerca de 60 toneladas de resíduos. No período de temporada de verão, o volume de lixo sobe para, em média, 300 toneladas diárias.
"Estamos fazendo um levantamento de custo. A idéia é montar um estação de reciclagem em Caraguá e mandar somente o lixo orgânico", disse Antônio Carlos. A destinação do lixo ficará sob responsabilidade da empresa contratada.
Atualmente, a prefeitura gasta R$ 82 mil por mês com a coleta de lixo, que é realizada por uma empresa terceirizada. Os resíduos são despejados no lixão da cidade, na Fazenda Serra Mar.
"Vai ficar um pouco mais caro mas não vamos ter que nos preocupar com o lixo. O objetivo é que a empresa esteja trabalhando já na temporada do próximo ano", afirmou o prefeito.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Auraci Mansano, a prefeitura encaminhou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente um projeto solicitando a criação de um aterro sanitário no município, mas aguarda autorização há mais de um ano.
"A construção de aterro faz parte do Plano Diretor de Resíduos Sólidos Urbanos do Litoral Norte. O projeto foi encaminhado há um ano e oito meses. Estamos aguardando resposta", disse Mansano. (Fonte: ValeParaibano)

Suspense nas eleições para a presidência em Caraguatatuba

Caraguatatuba- Sem nenhuma chapa oficialmente inscrita, as eleições para a presidência da Câmara de Caraguatatuba, deverão ocorrer junto com a última sessão ordinária do ano, por volta do dia 20 de dezembro. O clima de suspense é o que predomina quando o assunto é a sucessão da atual chapa, composta por Valmir Gonçalves como presidente, tendo como vice Aurimar Mansano, 1º secretário Anderson Silva Bertoncini e 2º secretário Wilson Gobetti.
Segundo o vereador Anderson, há duas chapas que estão se organizando. A primeira, tem como presidente Celso Pereira e como vice Omar Kazon, não tendo definidos os secretários. A segunda chapa tem definidos os nomes do presidente e vice e dois vereadores, Wilson Gobetti e Juarez Pereira Pardim, que disputam para saber quem ficará com o cargo maior.
A vereadora Leonor Diniz Santos Ferreira disse ter sido convidada e aceitou ser secretária na chapa do Celso Pereira. (Fonte: Imprensa Livre)

Abertas inscrições para o cargo de presidente da Fundacc

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o cargo de presidente da Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba para o biênio 2003-2004.
Os candidatos deverão ter um plano de ação cultural, que deverá ser entregue juntamente com currículo vitae, cópia de cadastro de Pessoas Físicas, cópia da cédula de identidade e comprovante de residência até o dia 22 de outubro, às 17 horas, na secretaria da Fundacc. A inscrição deverá ser realizada pelo interessado ou através de procuração.
A escolha do presidente da entidade acontece após a elaboração de uma lista tríplice realizada através de votação dos membros do Conselho Deliberativo, em conformidade ao artigo 8º do regimento interno da Fundacc. Essa escolha está prevista para acontecer em reunião no dia 29 de outubro no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc.
Os conselheiros são os coordenadores das comissões municipais setoriais representantes das várias modalidades artísticas. Cada comissão vai escolher entre os candidatos, os seus indicados, que serão votados pelos conselheiros.
Após a elaboração da lista tríplice, esta será enviada ao prefeito municipal, Antonio Carlos, para que ele indique um dos nomes para estar à frente da Fundacc nos próximos dois anos.
A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396, centro, telefones (12) 3883 7555/ 3883 3606. (Fonte: PMC)

Lugar de criança é no Praia Shopping

Caraguatatuba - O Caraguá Praia Shopping promove de 7 a 12 de outubro o projeto “Praia da Criança: Uma Semana das Crianças no Praia Shopping”, com programação de oficinas, shows de dança e teatro no espaço Play Kids, criado especialmente para o evento, na Praça de Alimentação, no piso superior. Diariamente , das 16 às 20 horas, os monitores da Cia Júnior Magresco estarão realizando oficinas de pintura, artesanato, e brincadeiras com as crianças. Já no dia 10, quinta-feira, acontecem apresentações de grupos de dança formados por jovens ligados à Secretaria de Ação Social. No dia 11, sexta-feira, às 19horas, acontece o espetáculo teatral “A árvore que andava” apresentada pela Cia Júnior Magresco. (Fonte: PMC)

“Brinquedos e Brincadeiras de Todos os Tempos”

Caraguatatuba - Em comemoração ao mês da criança, a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, promove no Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos, de 10 de outubro a 10 de novembro, a exposição “Brinquedos e Brincadeiras de Todos os Tempos”. Estarão reunidos brinquedos de vários países e de várias épocas, brinquedos indígenas, exposição de fotografias de crianças do final do século XVIII até a década de 40. Também estarão expostas fotos de crianças de vários países, fotografadas por Sebastião Salgado. Os brinquedos foram emprestados por pessoas da região, e empresas ligadas ao universo infantil, como Brinquedos Estrela .
As crianças também vão poder participar de oficinas de pipas e brincadeiras na Praça do Caiçara, no Pólo Cultural. O Pólo fica na Pça Dr. Cândido Motta, 72, no centro.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada franca. (Fonte: PMC)

Festival Estudantil de Teatro vai agitar as escolas da região

Caraguatatuba - Tudo pronto para o FET - Festival Estudantil de Teatro, realizado pela Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a FETACA - Federação de Teatro Amador de Caraguatatuba entre os dias 17 e 26 de outubro, no Centro Cultural Maristela de Oliveira. As nove peças selecionadas, serão apresentadas no Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, sempre às 20 horas. A entrada é R$ 1,00.
O FET conta com patrocínio de Nice Calçados, Hotel Vitória e Associação Paulista de Medicina - Regional Caraguá e apoio da imprensa local e regional. Dezessete espetáculos se inscreveram, alguns da região e também de outros estados.
Além de premiar os três melhores espetáculos, o FET vai premiar também melhor ator, atriz, ator e atriz coadjuvante, diretor, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem e sonoplastia. São 2 mil reais em dinheiro, divididos entre os três primeiros colocados, mais troféus confeccionados pelo artesão Juliano Junqueira, que criou peças exclusivas para o FET.
Paralelamente ao evento a Cia Júnior Magresco vai colocar vários atores pela cidade em cenas inusitadas, em meio ao cotidiano da cidade, convidando o público a assistir aos espetáculos no Centro Cultural.
Abrindo o FET, o grupo TAU, de Ubatuba apresenta o espetáculo “Soltando o Verbo”, de Zecarlos de Andrade no dia 17, quinta-feira, às 20horas. São sátiras e estórias que levam o público a uma viagem ao teatro, poesia, romance, conto, incentivando a fome pela literatura e pela língua portuguesa.
Esse espetáculo não concorre no festival, apenas recepciona os demais grupos participantes. Confira agora os espetáculos concorrentes:
No dia 18, sexta - “Mani & Cômio”, de Rafael Andrade - Cia Genérico, de Caraguá.
Dia 19, Sábado - “Auto da Barca do Inferno”, Gil Vicente - Grupo GOTA - Grupo Organizado de Teatro Amador, São Bento do Sapucaí.
Dia 20 , Domingo - “Tremembé Jones contra Kong Kong”, Chico Assis - Grupo Oficina Artefíccio, Paraísópolis, MG.
Dia 21, Segunda - “O Jovem Sem Deus”, de Paulo Nunes de Moraes - Grupo Viciado em Jesus - Colégio Emef Masako Sone, Caraguá.
Dia 22, Terça - “Interpretando Camões”, de Maria Felix Corrêa da Silva - Grupo Oficina de Teatro do Colégio Objetivo, Caraguá
Dia 23, Quarta - “O Homem do Princípio ao Fim”, de Millôr Fernades - Grupo Teatral Kd? Colégio Dominique, Ubatuba.
Dia 24 - Quinta - “Pré - Conceito”, de Juliana de MoraesVieira - Grupo Ação e Reação - E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, Caraguá.
Dia 25 - Sexta - “Sociedade Francesa”,de Andrio, Emerson, André, Rodrigo e Ciro- Grupo GAT - E.E. Thomaz Ribeiro de Lima, Caraguá.
Dia 26 - Sábado - “Lisístrata”, de Aristófanes - Grupo Cia Cênica - Teatro Escola Macunaíma- São Paulo -SP
No sábado, após o espetáculo “Lisístrata”, será realizada a premiação que está prevista para acontecer às 22 horas. (Fonte: PMC)

Executivo atende reivindicações do Vereador Kazon

Caraguatatuba - O Executivo de Caraguatatuba, comandado pelo prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), mostrou mais uma vez que trabalha em parceria com o Legislativo local, principalmente nas questões mais emergentes, ligadas diretamente ao interesse público. Desta vez o Executivo atendeu a uma solicitação do Vereador Omar Kazon (PL).
O Vereador Omar Kazon vem pedindo, na forma de Indicação, que o Executivo coloque na cidade a sinalização de solo, informando a presença de escolas, bem como as placas indicativas aéreas.
Em Caraguatatuba o setor de trânsito é administrado pelo Coronel Celso Rapacci, que conta com agentes municipais de trânsito, supervisores e pessoal especializado na pintura da sinalização de solo.
Para o Vereador, tal reivindicação é mais do que necessária, tanto para os motoristas como para os pedestres de nosso município, bem como para turistas e veranistas, que visitam a cidade periodicamente. "Esta é a maior prova de parceria que possa existir. Basta um Vereador notar um problema ou receber um pedido da população que o Executivo atende prontamente. Não há maior lição de cidadania do que isso", finaliza o Parlamentar. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Rede Municipal de Ensino de Ilhabela realiza Semana da criança

Ilhabela - De 7 a 11 de outubro as escolas da rede pública de Ilhabela estarão promovendo atividades dedicadas exclusivamente a diversão das crianças do Ensino Infantil até a 4ª série. No dia 11, cada escola estará encerrando a semana com bolo e distribuição de Kit bala.
Segundo a Diretora de Educação Infantil, Elaine A. G. Sampaio, uma semana desenvolvendo atividades fora da sala de aula é importante para cultivar o vínculo afetivo com a escola e o professor.
Entre gincanas, brincadeiras e passeios na praia, o “intercâmbio” é uma das atividades que está agitando os alunos. Através desta visitas algumas escolas mais afastadas como as do extremo Norte e Sul estão tendo a oportunidade de integrar seus alunos.
“As crianças conhecem novas escolas, novos amigos e até outro bairro de Ilhabela, que muitos ainda não tiveram a chance de conhecer”, afirma Elaine. (Fonte: PMI)

Ilhabela define nomes para a mesa diretora só na hora da eleição

Ilhabela - A eleição para mesa diretora da Câmara de Ilhabela será realizada no dia 9 de dezembro, coincidindo com a última sessão ordinária do ano.
Os nomes dos vereadores concorrentes aos cargos de presidente, vice-presidente, 1o secretário e 2o secretário serão indicados horas antes da eleição.
De acordo com a diretora administrativa da Câmara de Ilhabela, Vera Lúcia Cabral, até o momento não há nada definido em relação à escolha da mesa diretora.
Mas alguns vereadores já se despontam como eventuais candidatos ao cargo de presidente. O vereador José Donizette da Silva é um dos pré-candidatos a presidir a mesa. “Estou articulando para formar a chapa da melhor maneira possível”.
O presidente interino da Câmara, Romeu Pedro Persch, também irá participar da disputa. A vereadora e 1a secretária, Nanci Peres Zonato, também disputará a eleição de dezembro.
A votação para escolha do presidente será aberta e nominal conforme determina o projeto de resolução aprovado no mês passado. A nova mesa diretora da Câmara de Ilhabela tomará posse automática em 1o de janeiro de 2003. (Fonte: Imprensa Livre)

Obra em estrada de São Sebastião será recuperado
DER prevê investir R$ 22,5 milhões na recuperação de 28 km em trecho de via na costa sul

São Sebastião - O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai começar a obra de recuperação na rodovia Padre Manouel da Nóbrega (SP-55) dentro de 15 dias. O trecho que será beneficiado liga Boiçuganga, na costa sul de São Sebastião, à Boracéia, já na divisa com Bertioga.
No total, serão recuperados 28,5 quilômetros, com um custo de R$ 22,6 milhões, a restauração mais cara da rodovia.
As obras fazem parte do Programa de Recuperação de Rodovias do Estado de São Paulo, um projeto que agrega verbas do governo estadual e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Em um primeiro momento, quando 9 dos 20 contratos de licitação foram assinados, o programa vai trazer melhorias a 325 quilômetros de estradas no Estado, com um custo total aproximado de R$ 145 milhões.
Segundo a assessoria de imprensa do DER, o fator primordial para o investimento é aumentar a segurança dos usuários da rodovia.
MELHORIAS - Além do recapeamento da rodovia, serão construídos ou restaurados, acostamentos, paradas de ônibus, adaptação de rotatórias, implantação de terceiras faixas em trechos de subida, ciclovias, calçadas e passarelas, onde a via cruzar o perimêtro urbano.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Sebastião, as obras na rodovia vão trazer benefícios ao turismo local e também à população que utiliza o trecho.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, a recuperação do trecho pode diminuir ainda mais o número de acidentes de trânsito na região. Para a polícia, o índice de acidentes no trecho não é alto. (Fonte: ValeParaibano)

Mudança em Estatuto do Servidor é aprovada
Câmara de São Sebastião altera normas para funcionalismo público; sindicalistas fizeram protesto

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou ontem por unanimidade projeto do Executivo que altera o Estatuto de Servidor. A matéria recebeu duas emendas reivindicadas pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais de São Sebastião). As alterações foram propostas pelos 15 vereadores.
A sessão foi acompanhada por sindicalistas e cerca de 200 servidores que levaram faixas em protesto contra as mudanças propostas pela prefeitura.
Um dos itens alvo de emenda foi o prazo de incorporação da diferença salarial dos servidores efetivos que ocupam cargo de confiança. O Executivo havia proposto que se concedesse 10% de incorporação ao ano --limitado a 100% no decorrer de 10 anos.
A emenda aprovada pelos parlamentares manteve a legislação atual, que estabelece que após 4 anos e 8 meses no cargo de confiança o servidor tem direito a incorporação total da diferença salarial.
"A prefeitura vai conceder 100% de incorporação ao servidor depois que ele tiver ocupado quatro anos e oito meses um cargo de confiança", disse o presidente da Câmara, José Luiz Ribeiro (PSDB).
Outro artigo alterado pelo Legislativo foi o que permite ao servidor "vender" metade --45 dias-- da licença prêmio à prefeitura. A licença prêmio é concedida ao funcionário após 5 anos de trabalho.
Os vereadores mantiveram a regra atual que deixa a cargo do Executivo conceder ou não o pecúlio.
"Resolvemos fazer as emendas para garantir os direitos dos servidores. Queremos que o sindicato elabore um projeto de reforma do Estatuto do Servidor", afirmou Ribeiro.
O prefeito de São Sebastião Paulo Julião (PSDB) disse que há muita procura de servidores que querem "vender" metade dos dias da licença prêmio.
"Reservo R$ 20 mil por mês para pecúlio. Se eu for atender a todos, vou ter uma folha e meia de pagamento a mais por mês. Não há regras para a concessão de pecúlio. Eu tinha proposta a redução da licença para 45 dias mas, a pedido do sindicato, enviei à Câmara um projeto substitutivo mantendo os 90 dias", afirmou o prefeito.
A Câmara manteve os artigos do projeto que concede à mãe adotiva o direito à licença maternidade e que estipula o prazo máximo de 10 dias entre o início e término do processo de contratação dos concursados.
SINDICATO - Para o presidente do Sindicato dos Servidores, Afonso da Silva Vale, é preciso reformular todo o Estatuto do Servidor e não apenas alterar e incluir alguns itens.
"Nós não podemos ficar parados. O que queremos é manter o Estatuto do Servidor como está e discutir um plano de carreira para os servidores", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Universidade pretende criar curso no litoral

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está negociando com a Universidade de Liege, da Bélgica, a implantação de cursos de especialização na área de comércio exterior. Representantes da universidade visitaram anteontem a cidade e assinaram um protocolo de intenção para estudar a implantação do curso. Caso o estudo seja aprovado, a especialização deverá ser implantada no município em um ano. O grupo belga aproveitou a visita para conhecer os setores operacionais do Tebar (Terminal Almirante Barroso). (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura retira rampa de skate para prevenir de acidentes

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião retirou hoje, às 16h30, uma rampa de madeira, usada para a prática de esportes radicais, como skate, bicicross, e patins, localizada na Rua da Praia, região central. A operação teve início às 12 horas e contou com um caminhão munk e quatro braçais.
“A madeira estava apodrecida, apareciam pontas de pregos e algumas falhas, que provocavam buracos na estrutura, colocando em risco a vida dos usuários”, explica o coordenador municipal de Defesa Civil, Rui Nogueira de Lima.
Segundo ele, além do material original que sofreu desgaste devido ao tempo de uso, outro agravante é que a maioria dos freqüentadores da pista não usava equipamentos adequados para a prática de esportes radicais, como: joelheira e capacetes.
A Prefeitura deverá em breve colocar outra pista no local. (Fonte: PMSS)

MP apura denúncia de discriminação contra professor confundido com 'maníaco'
Preso por engano, professor ficou 10 horas na delegacia e sua casa foi revistada; polícia nega discriminação

Ubatuba - O Ministério Público de Ubatuba apura denúncia de agressão verbal e discriminação contra o professor Erivaldo da Silva Teixeira, 34 anos. Ele teria sido confundido com o "Maníaco de Guarulhos" e passou mais de 10 horas na delegacia do município, na última sexta-feira.
Segundo a denúncia, no local, ele teria sido humilhado por policiais na presença do delegado José Eduardo Cembranelli. Depois de não ser reconhecido pelas vítimas, o professor acabou liberado, com interferência de uma advogada da cidade.
O "Maníaco de Guarulhos" é procurado pela polícia de todo o país desde julho do ano passado, quando o primeiro crime foi identificado. Ele ficou conhecido por matar suas vítimas estranguladas, depois de estuprá-las (leia texto nesta página).
Assustado, Teixeira deixou a cidade após o incidente. Ele teria sido abordado por policiais militares na região central da cidade.
Segundo a polícia, uma denúncia anônima indicou que um homem com as mesmas características do maníaco estaria em um ponto de ônibus. No local, Teixeira foi detido e levado para a delegacia.
"Estava indo para São Paulo, onde faço especialização, quando fui abordado. Sofri humilhações por parte dos policiais e várias vezes me acusaram de ser assassino e homossexual", disse o professor.
INVESTIGAÇÃO - Segundo o promotor Marcelo Alexandre Oliveira, responsável pelo caso, está sendo apurado se houve abuso de autoridade por parte dos policiais.
"Já solicitei ao delegado envolvido no caso informações da ocorrência, inclusive o nome dos policiais que participaram da detenção do professor", disse o promotor.
Ele afirmou que será analisada a maneira de abordagem de Teixeira pelos policiais e a forma como foi realizada a averiguação do suspeito.
Segundo o promotor, a casa do professor foi revistada pela polícia, porém, havia mandado judicial.
RETRATO-FALADO - Segundo o retrato falado divulgado pela Secretaria de Segurança Pública, o maníaco procurado pelos crimes em Guarulhos tem a pele clara, sardas na testa, estatura baixa e uma cicatriz na boca.
Já o professor tem 1,80 metro de altura, pele morena, cabelo crespo, olhos pretos e não possui nenhuma marca no rosto.
O advogado do professor, Cláudio Castello de Campos Pereira, disse que houve desrespeito por parte das autoridades. Ele estuda a possibilidade de encaminhar à Justiça ação por danos morais.
"A imagem de Teixeira foi exposta de maneira irreparável. Ele ministra aulas para cerca de 600 alunos e por mais que seja explicado o equívoco, sempre vai haver a dúvida e preconceito", disse.
Teixeira dá aulas nas redes municipal e estadual de Ubatuba.
A denúncia no MP também foi protocolada na OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) e na Apeoesp (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que está providenciando a transferência das aulas do professor para outra escola na capital. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia nega truculência e agressão

Ubatuba - O delegado de Ubatuba José Eduardo Cembranelli negou ontem que o professor Erivaldo da Silva Teixeira tenha sido vítima de discriminação ou agressão verbal por parte dos policiais. Ele disse que a polícia adotou os procedimentos legais para a apuração.
"É o dever da polícia investigar quando há um suspeito semelhante ao autor de um crime. Como haviamos recebido uma denúncia, fomos até o local para verificar o caso", disse o delegado.
O delegado afirmou que a libertação do professor aconteceu logo após a polícia de Guarulhos ter revelado que não se tratava do maníaco. Foi tirada uma foto do professor, que foi enviada para reconhecimento das vítimas em Guarulhos.
"A autuação foi totalmente sigilosa, tanto que não informamos o nome do professor. A imagem dele somente foi mostrada para a vítima de Guarulhos, que não o reconheceu como autor do crime. É dever da polícia continuar investigando o caso", disse Cembranelli.
O comando da Polícia Militar informou ontem que somente vai comentar o assunto depois de receber a denúncia oficial da Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Professor vai embora da cidade

Ubatuba - O professor Erivaldo da Silva Teixeira disse que não pretende voltar a trabalhar em Ubatuba e que está muito abalado com o incidente. Ele está hospedado na casa de amigos em São Paulo.
"Moro na cidade (Ubatuba) há quase dois anos e nunca tive problemas com vizinhos e alunos. Sempre procurei ser uma pessoa honesta e não tenho antecedente criminal", disse.
Ele afirmou que ficou indignado com a maneira como foi abordado na rua pelos policiais e como ficou exposto no pátio da delegacia.
"Várias pessoas passavam pelo local no momento que fui detido. Na delegacia, um comerciante da região que não era testemunha foi até o pátio somente para me ver."
Teixeira disse que os policiais alegaram que tinham certeza que ele era o criminoso e várias vezes o acusaram de ser homossexual.
"Sofri discriminação por ter traços da raça negra e por não ter nascido na região."
Ele ainda não sabe de vai encaminhar ação por danos morais à Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Criminoso usa disfarce para abordar vítima

Ubatuba - O criminoso conhecido como "Maníaco de Guarulhos" estaria agindo na cidade desde julho do ano passado. Pelo menos 12 mortes são atribuídas a ele.
Em todos os casos, mulheres foram mortas por estrangulamento e, em alguns deles, chegaram a ser estupradas.
A descrição feita pelas vítimas que sobreviveram aos ataques mostram que o bandido age sempre da mesma forma.
Usando de boa conversa, o estrangulador entra nas casas das vítimas se passando por prestador de serviços de empresas de água, luz e telefone.
Após o assassinato, o criminoso normalmente furta algum objeto e foge sem deixar pistas. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba escolhe presidência da Câmara para ir contra Paulo Ramos

Ubatuba - Ubatuba é a primeira cidade do litoral a escolher o presidente da Câmara para 2003. Com uma votação apertada, Rogério Frediani (PTB), garantiu a presidência por sete votos a seis e já anunciou o projeto de construção de um novo prédio para o Legislativo.
Frediani garante que, inicialmente, não disputaria o cargo e que só tomou a decisão de concorrer ao perceber uma tentativa do prefeito Paulo Ramos de influir na escolha. “Um mês antes da eleição eu não era candidato, mas o prefeito quis opinar e aí decidi disputar”, disse.
A candidatura, explica, ganhou força quando o atual presidente afirmou que votaria em Frediani e que outros vereadores se posicionavam contrários a uma possível interferência do prefeito.
Segundo ele, a interferência ficou clara quando o assessor de assuntos externos, Andrade Henrique, que foi eleito vereador, pediu afastamento e retornou ao cargo, na Câmara. “Não é nada contra o Andrade, pelo contrário, só uma questão de posicio-namento. Entendemos que a Câmara deve mostrar que pode andar sozinha, sem ingerências”, falou.
Outra prova de que havia a intenção de Ramos de mostrar força na escolha do presidente, foi, de acordo com Frediani, a presença de secretários e assessores diretos do prefeito no dia da eleição. “Quando ficou definido que eu seria mesmo o presidente, ficou nítida a insatisfação dos assessores que estavam na assistência”, ressaltou.
Por estar há 10 anos na política, ser vereador pela segunda vez e ter sido vice-prefeito, Frediani afirma estar preparado para ocupar o cargo a partir de janeiro do ano que vem. Ele aproveitou para confirmar que já possui um projeto para a construção de uma nova sede para a Câmara.
Para ele, o atual prédio está sem condições físicas para atender a demanda. O terreno a ser utilizado já foi desapropriado e está localizado no bairro Estufa II, ao lado do local onde deverá ser construído o novo Fórum, também no ano que vem.
“O projeto prevê um possível crescimento no número de vereadores, já que a cidade tem registrado um aumento significativo da população e, em breve, nós poderemos chegar a ter 17 vereadores. Por isso, temos que planejar uma obra com vistas para o futuro”, disse.
Com a eleição de Rogério Frediani para a presidência, a mesa diretora para o próximo ano deverá contar com Ricardo Cortes (PPS), como primeiro vice-presidente; Marcos Francisco (PTB), como segundo vice-presidente; Charles Medeiros (PSDB), como primeiro secretário e Eduardo César (sem partido), como segundo secretário. (Fonte: Imprensa Livre)

Semana de Hotelaria e Turismo em Ubatuba

Ubatuba - O Curso de Administração - Habilitação em Hotelaria e Turismo convida para a 1ª Semana de Hotelaria e Turismo, a se realizar de 16 a 18 de Outubro de 2002. Local: Avenida Castro Alves, 392. Itaguá - Ubatuba
Universidade de Taubaté - Campus Ubatuba.

16/10 - Quarta Feira

ABERTURA:
Apresentação do Quarteto de Trombone Gilberto Gagliardi (estréia).
horário: 17:00h

PALESTRAS:
Turismo além fronteiras
Palestrante: Prof Eunápio Ramos
Horário: 18:00h

Enfoque Administrativo da Higienização Hospitalar
Palestrante: Drª Marina Moreira
Horário: 19:00h

Os atuais poderes constituídos ao longo da história
Palestrante: Clingel Frota
Horário: 21:00h

17/10 - Quinta Feira

PALESTRAS:
Vendas e Eventos em Hotelaria
Palestrante: Carla Renatta Araújo Silva
Horário: 18:00h

Direitos do Deficiente Físico no Turismo
Palestrante: Dr Tadeu de Oliveira Prado
Horário: 19:00h

Desenvolvimento Local
Palestrante: Mauro Meirelles
Horário: 21:00h

17/10 - Quinta Feira

PALESTRAS:
O novo perfil do mercado de agências de viagem
Palestrante: Lylian Poloni
Horário: 18:00h

Turismo na Antártica
Palestrante: Prof Dr Edson Rodrigues
Horário: 19:00h

Regionalização do Turismo
Palestrante: Paulo de Tarso
Horário: 21:00h

ENCERRAMENTO:
Apresentação da Lira Padre Anchieta - Ubatuba
Horário: 22:30H

MINI-CURSOS

Curso: Reaproveitamento de Alimentos
Ministrante: Profª Iara de Almeida
Data: 16/10 - quarta-feira
Horário: 9h às 12h
Local: sala 1

Curso: Turismo começa em casa
Ministrante: Claudia Oliveira
Data: 16/10 - quarta-feira
Horário: 14h às 17h
Local: sala 1

Curso: Sistema de Custos em Hotelaria e Restaurantes
Ministrante: Prof. Luiz Carlos Zanella
Data: 16/10 - quarta-feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: sala 2.

Curso: Recreação em Hotéis
Ministrante: Robson Schiavo (Bicudo)
Data: 17/10 - quinta-feira
Horário: 9h às 17h
Local: sala 1.
Curso: Sistema de Custos em Hotelaria e Restaurantes
Ministrante: Prof. Luiz Carlos Zanella
Data: 17/10 - quinta-feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: sala 2.

Curso: Iniciação a Enologia
Ministrante: Sérgio Donizeti da Silva
Data: 18/10 - sexta-feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: sala 1.

Curso: Sistema de Custos em Hotelaria e Restaurantes
Ministrante: Prof. Luiz Carlos Zanella
Data: 18/10 - sexta-feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: sala 2. (Fonte: Comtur)

Carta do Leitor

Aterro Sanitário de Caraguatatuba - Infelizmente não tivemos o comparecimento numérico que gostaríamos de ver na Audiência Publica sobre o aterro sanitário de nossa cidade. A audiência foi solicitada por nós, Vereadores Bolha, Leonor e Madalena. Seria um importante momento para a implantação do local definitivo para o nosso lixo, pois temos uma grande controvérsia sobre o local escolhido pela Prefeitura Municipal localizado no Bairro do Pegorelli. Nos estudos já realizados, a pedido da própria Prefeitura Municipal ficou evidenciado a importância de se aprofundar a possibilidade da área do Pau D'Alho pelas razões que foram destacadas e por ser a área preferida pelos técnicos da própria CETESB. A área do Pau D'Alho e 10 vezes maior que a do Pegorelli (350.000 m2 a primeira e 35.000 m2 a segunda). Outro fatos justificam a escolha da área do Pau D'Alho: não possui área próxima com ocupação demográfica, tem acesso restrito por uma estrada publica, não necessita de um cordão verde em sua volta pois é área vizinha do Parque Estadual.Não ocuparia área acima da quota 40 como foi apresentado. Ao contrario a do Pegorelli está implantada em uma área de adensamento populacional com previsível deterioramento mais rápido da qualidade de vida à área adjacente, necessita de plantar arvores em todo seu redor, a área é pequena não possibilitando um crescimento posterior de seus equipamentos ou modernização dos mesmos. As duas fazem parte do mesmo sistema hidrográfico (Bacia do Rio Juqueriquere). O que nos preocupa é que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a própria Prefeitura apresenta o Pegorelli como fato consumado, até com plantas das edificações necessárias ao empreendimento, ignorando a outra possibilidade com melhores qualidades. Já solicitamos ao Presidente da Câmara de Caraguatatuba visitas a outros aterros e visita técnica de especialistas da CETESB para podermos ter uma posição concreta e transparente para apresentarmos à nossa comunidade, e com urgência.

Vereadoras Leonor Diniz e Madalena Fachini
Caraguatatuba, SP


Condomínio Canto dos Coqueiros, Maresias - Realmente é inacreditável o que fizeram no canto direito da Praia de Maresias. Conforme Sr. Ronaldo Figueiredo escreveu, o curso do rio já foi desviado para dentro do terreno e já invadiram uma boa parte de faixa de areia. Parece mentira, mas é a mais pura realidade.
Final de semana passado (5 e 6 de Outubro) a polícia estava fazendo ronda de triciclo na praia. Será que ninguém vê nada?
De que adianta demolir barracos em área de preservação e não embargar obras irregulares?
Estão esperando o quê?

Helena Mantovani



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Padaria e Restaurante Maranduba AbelSat Praiabólicas Sorveteria mar Virado
As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor