Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 10 de outubro de 2002 - Nº 635 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Calor aumenta, lota praias e sobe o consumo de bebidas no litoral

Caraguatatuba:
   Caraguá vai reformar terminal turístico
   Alunos presentearam secretária com Xadrez Artesanal
   Coral e flautistas se apresentam na Secretaria de Educação
   Projeto Aleitamento Materno realiza reunião com gestantes
   Escola de Pais terá palestra sobre “ser pai e mãe hoje”
   Juiz de Direito foi destaque na aula dos Pais Cidadãos
   Câmara aprova apenas título para Secretária da Educação
   Câmara recebe ex-Vereador em Sessão Ordinária

São Sebastião:
   Prefeitura embarga condomínio em Maresias
   Aluno faz filme sobre violência
   São Sebastião vira “capital da vela” e traz Robert Scheidt
   Projeto Cidadão Mirim começa hoje em São Sebastião

Ubatuba:
   Ubatuba instala museu em Almada
   Pescadores de Ubatuba serão recadastrados
   Exposição de carros antigos em Ubatuba
   Primeiro BeachTur acontece em Ubatuba

   Carta do Leitor


Calor aumenta, lota praias e sobe o consumo de bebidas no litoral

Litoral Norte - O forte calor que chegou à região sudeste no último fim de semana fez com que moradores e turistas pudessem aproveitar a praia acompanhados da tradicional cerveja gelada em dias com temperatura em torno dos 30 graus. Além disso, o “veranico” da primavera começou a impulsionar as vendas de produtos e acessórios utilizados no verão que só começa no dia 22 de dezembro.
O meteorologista do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), Antônio Sérgio, disse que o forte calor está sendo causado pela estagnação das frentes frias na região sul do país.
De acordo com ele, o fenômeno El Niño, como é conhecido, tem conturbado o clima porque ele é o responsável pela massa de ar quente que está parada na região sudeste. “A retenção da frente fria no sul favoreceu a estabilidade dessa massa quente na região sudeste”, explicou.
O meteorologista também afirmou que as alterações no clima são decorrentes do fenômeno, mas que a emissão de gases, provocado por queimadas e emissão de poluentes também impedem a circulação de ar elevando as temperaturas.
A previsão para hoje na região é máxima de 36 graus, segundo informou o CPTEC.
A autônoma Rosângela Santos, 43 anos, disse ontem que já estava na hora do sol aparecer de vez. “Não aguentava mais aquela chuva. Gosto muito de praia, sol, gente bonita e dias como esse para que possamos curtir uma praia”.
A banhista ainda recomenda para quem vai à praia que utilize filtro solar e “tome bastante água para hidratar”.
A vendedora de cosméticos Saira Lemos conta que a procura por bronzeadores e protetor solar está aumentando. “Aos poucos vamos entrando no clima de verão. Em média, nossa loja tem vendido cerca de seis bronzeadores por dia, mas varia muito”, disse.
Outro que está comemorando o calor dos últimos dias é Adílson Vicente, gerente de uma casa de sucos, no Centro de São Sebastião. Segundo ele, com o sol do fim de semana a loja bateu recorde em vendas de sucos de laranja e açaí na tigela. “Vendo em média 60 sucos por dia, açaí e refrigerante”.
As coleções de verão também começam a deixar as prateleiras das lojas. Segundo Vilma Conceição de Freitas, proprietária de uma loja de roupas, o calor ajudou a impulsionar a venda de maiôs, biquínis e sungas. “Cidade litorânea tem que ter sol. Estamos torcendo para que ele continue”.
Cuidados com a pele - A dermatologista Shirley Borelli, de São Paulo, orienta as pessoas que neste período tomem sol em horários adequados, sempre com filtro solar próprio ao tipo de pele. Segundo ela, os horários mais propícios para expôr-se ao sol é no início da manhã até às 10h e no fim da tarde após às 15h.
A especialista alerta para o excesso de sol sem proteção adequada. “Na próxima estação, ele pode causar envelhecimento cutâneo e câncer de pele”. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá vai reformar terminal turístico

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu cerca de R$ 30 mil do governo do Estado, que serão investidos na reforma do Terminal Turístico Municipal, localizado na praia das Flexeiras. Segundo a prefeitura, toda a parte estrutural do espaço será reformada, incluindo os banheiros, refeitórios, salões, estacionamentos e o pátio. O local foi construído há quase oito anos pelo Estado. De acordo com o setor administrativo do terminal, no período da temporada ficam estacionados no espaço um média de 40 ônibus de turistas, que visitam a cidade somente por um dia. O Executivo ainda não definiu o prazo para o início das obras. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos presentearam secretária com Xadrez Artesanal
Um Xadrez diferente... feito de mosaico e peças de biscuit mostram que Xadrez pode ser muito mais que um jogo de raciocínio: uma obra de arte, na qual os alunos trabalharam durante três dias até chegar ao resultado final!

Caraguatatuba - Os alunos da 3ª e 4ª séries da Emef Prof Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, estiveram na Secretaria Municipal de Educação nesta quarta-feira 9, para presentear a secretária Roseli Morilla com um Xadrez artesanal feito com mosaico. Os alunos fazem parte do projeto de Educação Física, que ocupa parte do tempo livre dos alunos com atividades artísticas. O professor de Educação Física, Rubens Antonio de Castro, coordenador de xadrez da turma da emef, trabalha com crianças na prática desse esporte divertido, que além de desenvolver o raciocínio, promove a integração dos alunos e a interdisciplinaridade entre o Xadrez, a Arte, a Ética e o Esporte na escola, componentes, segundo o professor, “essenciais e intrínsecos na formação do cidadão”.
Durante a visita à sede da SME, os alunos Catarina Luiz dos Santos, Nazaré Oliveira Prado, Thiago Alves, Renan, Ana Tais Fernandes e Ana Martins Diniz, acompanhados pela coordenadora Clélia Maria da Silva Gomes e do professor Rubens, conheceram as dependências da Secretaria e puderam encontrar com a secretária de Educação Roseli Morilla para a entrega do presente, que teve um significado bastante especial, já que o tabuleiro de xadrez foi feito com mosaico de azulejos, preparados com muito carinho pela turma, que levou 3 dias trabalhando para montar o trabalho, que foi completado com a confecção de peças de massa de biscuit na forma das peças originais de xadrez.
A secretária Roseli recebeu o presente dos alunos, que aproveitaram para mostrar seus conhecimentos e algumas jogadas importantes durante uma partida. O projeto de Xadrez acontece desde o ano passado na emef Martim de Sá, e grande parte dos alunos que fizeram esse trabalho começaram a praticar esse esporte neste ano, em horários especiais, fora da rotina escolar. (Fonte: SME/PMC)

Coral e flautistas se apresentam na Secretaria de Educação
Apenas 3 meses de trabalho voluntário do Amigo da Escola Lourival Correa Fonseca, e o resultado é um belo coro acompanhado de flautistas, que estudam música das horas vagas, dentro do projeto Música na Escola, que acontece na Emef do Tinga

Caraguatatuba - Cada dia mais Amigos da Escola estão participando efetivamente do cotidiano das crianças dentro da escola. Um exemplo disso é o trabalho realizado pelo voluntário Lourival Correa Fonseca, que uma vez por semana ensaia flauta e coral com os alunos. Funcionários e visitantes puderam comprovar o belo resultado desse trabalho, na apresentação do grupo, realizada nesta terça-feira 08, na sede da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com a diretora da Emef Prof Lúcio Jacinto dos Santos, Vera Medeiros, o trata-se do projeto “Música na Escola”, realizado pelo amigo da escola Lourival. “Ele trabalha com as crianças das 4ª série uma vez por semana. Participam do projeto cerca de 35 alunos, em horário diferente do período escolar dos alunos”, explicou.
A modalidade trabalhada com os alunos é flauta e coral, e o trabalho vem acontecendo a cerca de 3 meses.
Assistiram à apresentação, funcionários de todos os setores da Educação, visitantes, a secretária de Educação, Roseli Morilla, além de professores participantes do PROFA, que estavam em curso nas dependências da SME, nesta terça-feira de manhã.
Após a apresentação, os alunos do Tinga puderam conhecer a Secretaria de Educação e conhecer de perto cada setor, responsável pelo trabalho integrado de todas as escolas municipais de Caraguá. (Fonte: SME/PMC)

Projeto Aleitamento Materno realiza reunião com gestantes
Uma parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Fundação Orsa está proporcionando grandes benefícios às gestantes e crianças do bairro Casa Branca. O projeto que incentiva o aleitamento materno traz para a comunidade assistência nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, e a presença das equipes de PSF, que estarão acompanhando as gestantes desde o pré-natal até os seis meses de idade de cada bebê atendido pelo projeto.

Caraguatatuba - “Mamãe... seu dever é meu direito” é o novo projeto que incentiva o aleitamento materno, para as mamães e futuras mamães da comunidade do bairro Casa Branca.
O projeto, feito através de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Fundação Orsa, vem há cerca de 1 mês realizando reuniões com profissionais da Saúde, Educação, incluindo as equipes do PSF, para capacitar e orientar com relação à importância da amamentação.
De acordo com a fonoaudióloga da Fundação Orsa, Carla Ferreira Vasconcelos, o projeto nada mais é que o resultado de uma equipe de diferentes setores trabalhando por um ideal: incentivo ao aleitamento, que tem como conseqüência a melhora no vínculo afetivo entre mamães e bebês.
O projeto está começando na comunidade Casa Branca/Olaria e teve sua primeira reunião com gestantes nesta terça-feira 08. O trabalho, nessa primeira etapa está previsto para finalizar em janeiro de 2003. Estiveram presentes nessa primeira reunião cerca de 20 gestantes. De acordo com a equipe realizadora do projeto, fazem parte desse programa de 40 a 50 mães, que antes de se reunirem para a reunião passam pela pré-consulta na UBS - Unidade Básica de Saúde do bairro.
Participam do projeto diversos profissionais, entre eles psicólogas da SME e Fundação Orsa, um professor de Educação Física da SME, assistente social, pedagoga e fonoaudióloga da Fundação Orsa, e estão previstos ainda trabalhos voluntários de dentista, nutricionista, equipe da Pastoral da Criança, enfermeiros e médicos do PSF, agentes comunitários e Casa de Saúde Stela Máris.
As reuniões estão previstas para acontecer uma vez por mês, com dois grupos de 20 participantes, no posto de saúde, no dia do pré-natal das gestantes atendidas. O projeto, além de proporcionar conhecimento sobre a saúde das crianças às futuras mamães melhora os laços afetivos entre mãe e filho e diminui o índice de mortalidade, através do leite materno, que para ser dado aos bebês requer somente amor e estímulo. (Fonte: SME/PMC)

Escola de Pais terá palestra sobre “ser pai e mãe hoje”
A Escola de Pais Cidadãos - Um sonho possível - um projeto realizado no CEI João Bolinha, no bairro Casa Branca está em plenas atividades com os pais-alunos. O trabalho, que finaliza sua primeira turma no dia 31 de outubro, terá como palestrante nesta quinta-feira 10, a diretora do CEI do Rio do Ouro, Matilde Malva, que falará sobre o tema “Ser pai e mãe hoje”, a partir das 17h, nas dependências do CEI.

Caraguatatuba - O CEI - Centro de Educação Infantil João Bolinha, no bairro Casa Branca, administrado através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Fundação Orsa, a exemplo da Escola de Pais realizada no CEI do Travessão, também está realizando o projeto Escola de Pais para a comunidade local. O trabalho, que acontece pela primeira vez neste CEI, finaliza sua primeira turma dia 31 de outubro, e montará sua segunda turma no início do próximo ano.
O projeto, que visa uma integração entre pais e filhos, trabalhando com o grupo de pais através de temas como direitos da criança, família, saúde, educação, entre outros, tem como objetivo a melhoria na qualidade de vida das famílias. A cada semana um profissional visita a Escola de Pais para discutir temas da atualidade com os pais cidadãos. O curso tem duração de 3 meses e os pais se encontram uma vez por semana, sempre retomando o assunto debatido no encontro anterior. Nesta semana, a palestrante é a diretora do CEI do Rio do Ouro, Matilde Malva, que estará refletindo com os pais cidadãos sobre um tema muito atual em nossa sociedade: “Ser pai e mãe hoje”. A reunião acontece dentro do CEI João Bolinha a partir das 17h, com a retomada feita pelos próprios alunos, da aula anterior. A partir das 18h terá início a palestra da diretora Matilde. (Fonte: SME/PMC)

Juiz de Direito foi destaque na aula dos Pais Cidadãos

Caraguatatuba - O Juiz de Direito do Fórum de Caraguá, dr. André Gustavo Cividanes Furlan deu um brilho especial à ultima aula dos pais cidadãos do CEI João Bolinha. Refletindo sobre o tema “Os Direitos da Família”, o juiz integrou os alunos numa conversa bastante informal, ocasião em que os participantes puderam tirar dúvidas sobre direitos e deveres da família, estendendo a aula, que deveria ter duração de 1h, para quase duas horas de conversa. Os alunos gostaram bastante da palestra e estarão retomando o tema, aplicado ao dia-a-dia das famílias nesta quinta-feira 10, antes da palestra sobre “Ser pai e mãe hoje”. A palestra do dr. André Gustavo aconteceu na última quinta-feira, 3 de outubro. (Fonte: SME/PMC)

Câmara aprova apenas título para Secretária da Educação

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, na sua 31ª Sessão Ordinária semanal de terça-feira, dia 8 de outubro, aprovou apenas Projeto de Decreto Legislativo do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla. O restante da Ordem do Dia foi transferido para a próxima sessão.
Seguindo a seqüência na Ordem do Dia, projeto do Executivo, que concede Direito Real de Uso para a Loja Maçônica "Baluartes do Atlântico", foi adiada por uma sessão, a pedido do líder do prefeito no Legislativo, Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL).
Em seguida e somente ele, foi votado Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do Vereador Aurimar Mansano, que concede Título de Cidadão para a Secretária Municipal de Educação, Roseli Morilla. O projeto foi aprovado por unanimidade, com a totalidade dos Vereadores que falaram sobre o assunto, fazendo elogios ao trabalho da Secretária, que está no município há mais de 2 (dois) anos.
Serão votados na próxima sessão, projetos dos Vereadores Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB) e Aurimar Mansano (PTB), que alteram a Lei de Zoneamento - a lei 200/92. Além dos projetos, foram apresentados e lidos 6 projetos de lei, que serão encaminhados às Comissões Permanentes, bem como discutidas e aprovadas 4 Moções e 6 Requerimentos. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara recebe ex-Vereador em Sessão Ordinária

Caraguatatuba - Com o intuito de fortalecer ainda o Legislativo, estreitando laços tanto com a população, como com o Executivo e com o Legislativo de outras cidades e regiões, o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), inova mais uma vez e iniciou processo de convite aos ex-Vereadores da cidade. O primeiro Parlamentar a aceitar foi Florisvaldo Pereira - o Flor.
Durante a sua gestão a frente do Parlamento Municipal, Valmir Gonçalves sempre tentou e vem conseguindo, aproximar a população dos Vereadores, afastando o fantasma de que Vereador só procura eleitor "em tempo de eleição". Costumeiramente, são distribuídos de 30 a 50 convites semanais, para comerciários, médicos, engenheiros, funcionários públicos e Sociedades Amigos de Bairro, assistirem as Sessões Ordinárias semanais.
Nesta terça, o presidente inovou e convidou ex-Vereadores a assistirem a sessão. Quem iniciou esse novo projeto foi o ex-Vereador Florisvaldo Pereira - o Flor, que exerceu mandato na década de 70. O ex-Parlamentar foi convidado a entrar no plenário, permanecendo junto com os atuais Vereadores durante boa parte da sessão.
A intenção do presidente neste caso é clara: Aumentar a auto-estima do ex-Parlamentar, mostrando a ele a atual situação do Legislativo, bem como criando um stigma de orgulho, em vista das atuais modificações. "Hoje um ex-Vereador, seja de Caraguá ou de outra cidade, observa o Legislativo e vê modernismo e crescimento. Isto é motivo de orgulho para ele e para nós é a mais completa satisfação", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura embarga condomínio em Maresias

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião embargou ontem a obra do condomínio Canto dos Coqueiros, no bairro de Maresias. Foi a segunda paralisação nos últimos 10 dias. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Simões, além do condomínio não ter a licença municipal, um muro está sendo construído a 25 metros do mar. "Aplicamos três multas no valor total de R$ 5.500", disse. Nenhum responsável pelo condomínio foi localizado para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Aluno faz filme sobre violência

São Sebastião - Alunos da escola estadual Nadir Ferreira Neves, em São Sebastião, decidiram fazer um filme para alertar os colegas sobre as consequências do envolvimento no mundo da criminalidade e das drogas.
O tema "Comunidade em Foco" também mostra as dificuldades pelas quais passam os jovens que abandonam a escola. As cenas apresentam ainda o cotidiano do aluno desde a pré-escola até a faculdade.
O filme tem cerca de duas horas de duração e será exibido na rede de ensino a partir do mês de novembro.
Segundo a vice-diretora da escola, Patrícia Viviani, o objetivo é oferecer aos alunos um espaço para expor suas idéias. "A valorização do jovem é o primeiro passo para a construção de uma vida social fora da escola", disse.
Cerca de 20 alunos participam da produção do vídeo. As cenas foram gravadas nos bairros de São Francisco e no Morro do Abrigo.
Para o aluno Clemilson Souza, 21 anos, a idéia é valorizar a criatividade dos alunos e mostrar a realidade do mundo após a escola. "As cenas de violência mostram as consequências do mundo da criminalidade." (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião vira “capital da vela” e traz Robert Scheidt

São Sebastião - São Sebastião se transforma na “capital da vela” a partir do próximo final de semana. Isto porque quatro campeonatos de diferentes classes estarão sendo realizados nos dias 12/13 e 19/20.
A sede dos eventos é o Porto Grande Hotel, na praia do Porto Grande. Neste local estarão reunidos os principais velejadores de São Paulo e também de outros estados.
Na Classe Optimist será realizada a 2ª Etapa do Campeonato Paulista. Estão previstas 12 regatas nos dois finais de semana.
São esperados cerca de 60 velejadores. A Optimist é considerada a principal classe para os iniciantes na vela, ou seja, para velejadores de 7 a 15 anos.
Já a Classe 420 terá a 4ª Etapa do Campeonato Paulista. Porém, o número de velejadores será bem menor, 12 no total. Isto corresponde a seis barcos, já que cada um conta com dois tripulantes.
As 12 regatas previstas da Classe 420 serão realizadas na mesma raia da Optimist, contudo, as largadas acontecem dez minutos depois. Conforme a variação de vento, as raias poderão ser montadas em frente à praia do Porto Grande ou próximo ao Bairro de São Francisco.
A competição mais esperada é a 2ª Taça Regata/Porto Grande Hotel de Laser, que deve reunir cerca de 45 velejadores. Estão programadas nove regatas para os dois finais de semana.
Robert Scheidt, que recentemente conquistou o hexacam-peonato mundial nesta classe, nos Estados Unidos, já confirmou presença, porém, até a tarde de ontem, ainda não havia enviado sua ficha de inscrição.
“Estamos super contentes por fazer esses eventos aqui. São Sebastião vai organizar a Taça Hemisfério Sul, em dezembro, e estas regatas já servem como treinamento”, disse o proprietário do hotel, Oliver Gayet, um dos organizadores. “Teremos a presença do Robert Scheidt, o que é motivo de orgulho para nós”, completou.
Gayet frisou que, dos 8 aos 15 anos, Scheidt ficava hospedado no Porto Grande Hotel para realizar seus treinos na Classe Optimist. Hoje, o medalhista olímpico tem casa em Ilhabela. “Ele treina aqui no canal para conquistar títulos lá fora”.
De São Sebastião serão três velejadores na classe Laser: Fernando Freitas, Johny Attalah e Ana Carlota.
Na mesma raia da Classe Laser estará sendo realizada a Taça Porto Grande Hotel de Hobie Cat 16. Segundo Oliver Gayet, 12 barcos de São Paulo e 10 de outros estados participarão das regatas.
O Hobie Cat 16 é um barco do tipo catamarã para duas pessoas. Josef Attalah será o representante de São Sebastião nesta categoria.
De acordo com a organização, entre todas as classes, a previsão é ter cerca de 120 embarcações no mar. As inscrições podem ser feitas até às 10h do próximo sábado, no Porto Grande Hotel. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Cidadão Mirim começa hoje em São Sebastião

São Sebastião - A partir de hoje, dia 9, cerca de dez mil alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião estão participando do Projeto Cidadão Mirim, no qual votarão sugestões para a administração pública, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da cidade.
A votação prossegue até amanhã e abrange os alunos de 54 unidades escolares, que cursam entre a 1ª e 8ª séries. Os participantes estarão respondendo a um questionário, através de computadores, abordando temas como: drogas, saúde, educação e leis e fiscalização.
O projeto teve início há 3 semanas, quando os professores receberam um guia explicativo, que orientava para a leitura das normas do Projeto Cidadão Mirim para os alunos.
A partir daí, tiveram início os trabalhos em salas de aula abordando as questões citadas. Os alunos se manifestaram, não só opinando verbalmente, mas de diversas maneiras como colagens, desenhos e até poesias. Parte desse material está exposto no estande na minicidade do trânsito.
No sábado, dia 12, o grupo de crianças que compõe o Procon Mirim entregará ao prefeito Paulo Julião o resultado da votação, demonstrando as sugestões que tiveram maior aprovação dos alunos. “Queremos integrar os alunos com a comunidade”, explica a secretária da Educação, Vera Hilst.
Esta é a segunda vez que os alunos do município votam nas prioridades para o município. No ano passado, o Orçamento Cidadão Mirim, como foi denominado para a rede escolar, abrangeu apenas 20 escolas, num total de 1267 alunos.
Dessa vez, o projeto foi mais amplo. Além de abranger um número bem maior de participantes, os alunos também opinam não somente sobre as prioridades das suas escolas, mas sobre pontos críticos da cidade. “O importante é que todos participem e tenham retorno daquilo que foi atendido no ano passado”, disse a secretária de Educação, Vera Hilst. (Fonte: PMSS)

Ubatuba instala museu em Almada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou as obras do Museu Municipal e da Casa de Cultura, na Praia da Almada. O investimento total é de R$ 80 mil, liberado pelo Estado. A inauguração está prevista para fevereiro de 2003. Para o vereador Rogério Frediani (PPB), a instalação do museu na Praia da Almada vai dificultar o acesso dos turistas. O espaço estará localizado a 50 quilômetro da região central. "Os moradores vão continar carentes de um centro pesquisa para a propagação da cultura", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Pescadores de Ubatuba serão recadastrados

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai recadastrar cerca de 700 pescadores que trabalham na venda do produto na região. A medida vai abranger ainda as mulheres dos pescadores que também atuam na área.
Segundo o secretário da Agricultura, Antônio Marchiori, o cadastramento estará legalizando a categoria no setor profissional.
"Os pescadores vão receber uma carteirinha de legalização da categoria autorizada pelo Ministério da Agricultura. Com esse documento, o profissional e sua mulher poderão receber benefícios federais, FGTS e licença maternidade", disse.
Com a carterinha, os pescadores poderão solicitar depois de três anos, o benefício do seguro-desemprego durante o período que estiver proibido a pesca de peixe e de camarão.
O secretário afirmou que a o recadastramento vai proporcionar a valorização da pesca, dando preferência para os produtos comercializados na região. O cadastro será realizado durante todo o mês na prefeitura.
Para Nestina Ribeiro Ferreti, 30 anos, mulher de pescador, a legalização vai trazer benefícios e respeito para todas as pessoas que trabalham no ramo.
"Enquanto os pescadores estão no mar, as mulheres realizam o trabalho de limpeza e a venda do produto. Também fazemos parte da classe e temos que receber o mesmo direito que os nossos maridos", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Exposição de carros antigos em Ubatuba

Ubatuba - Com a participação da ABAAC - Associação Brasileira de Aeronaves Antigas e Clássicas e apoio técnico do Aeroclube de São José dos Campos, a cidade receberá no 6º. Encontro de Automóveis Antigos de Ubatuba, que será realizado pela Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba - COMTUR e Secretaria de Turismo de Ubatuba - SETUR, nos dias 26 e 27 de Outubro. Além dos automóveis antigos, também aviões antigos e clássicos, participarão encontro devendo se constituir no primeiro evento que reunirá colecionadores de aeronaves.
O inusitado e impar encontro dos colecionadores e de suas aeronaves deverá atrair grande público para a cidade, que receberá outros aviões de aeroclubes da região, cujos associados virão apreciar as aeronaves antigas e clássicas.
Os aviões virão voando e ficarão expostos ao público, em área especial do Aeroporto Gastão Madeira, situado junto à Praia de Iperoig, em cujos jardins permanecerão os automóveis antigos.
Haverá premiação aos veículos, por escolha popular, com sorteio de prêmios aos visitantes que participarem do certame.
A Guarda Mirim de Ubatuba, participará ativamente do 6º. Encontro, na organização e atendimento ao público, divulgando a sua valiosa atuação na Sociedade, na orientação, formação moral e intelectual de nossos jovens.
O evento faz parte da programação de comemoração ao aniversário da Cidade e arrecadará recursos para a APAUBA - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba, entidade filantrópica de amparo aos animais. (Fonte: Comtur)

Primeiro BeachTur acontece em Ubatuba

Ubatuba - O BeachTur em sua primeira edição, é um evento esportivo aberto a todos os estudantes de Turismo e Hotelaria do Brasil. O evento é constituído de várias modalidades de jogos esportivos, que contam com a participação das agremiações representando as faculdades participantes , além de uma série de eventos paralelos, que buscam a integração e a confraternização de atletas, torcidas e universitários.
Cronograma:
Abertura do evento dia 15 de novembro período: manhã (das 8:00 as 9:00)
Jogos dias 15, 16 e 17 de novembro período: integral (das 8:00 as 17:00 horas)
Shows dias 15 e 16 de novembro período: noturno (a partir das 20:30 horas)
Translado dias 15, 16 e 17 de novembro período: integral, com guias para a apresentação aos turistas da cidade, praias locais. ( Das 8:00 as 17:00 horas)
Inscrição:
Todas as universidades interessadas em paraticipar do Beach Tur devem se inscrever até o dia 10 de outubro, e seus atletas e torcidas devem fazer o mesmo até o dia 31 de outubro. As inscrições podem ser feitas através do DA ou mesmo por algum aluno responsável pelo evento dentro da própria universidade mediante taxa de R$ 40,00 que dá direito a shows, luais, camping e muita diversão.
Estrutura:
Com mais de 1 Km de praia e uma infra-estrutura para receber mais de 4000 universitários, a praia de Ubatumirim em Ubatuba, se transformará numa verdadeira festa! As acomodações serão em campings de frente para o mar, com muita sombra e água fresca, duchas e banhos quentes. O BeachTur conta com segurança permanente, dentro e fora do evento, e tendas para alimentação que serão montadas na areia da praia exclusiva para os participantes.
O transporte também está garantido com ônibus disponível para o translado Ubatuba-Ubatumirim, período integral, além de 03 escunas fazendo altos passeios que partem de Ubatumirim para as ilhas que cercam a região (Ilha das Couves e Ilha do Ubatumirim
Shows:
Bandas de reggae, rock e forró farão esquentar ainda mais o clima nestes três dias de integração. Sob a luz do luar será montada uma super estrutura de palco, som e iluminação para os shows que agitarão a praia de Ubatumirim, além de luais havaianos e da escolha da garota Beach Tur.
Informações:
Para obter melhores informações contate: Daniel - (16) 9128-6974, Alex - (16)624-4656 / (16) 9139-5800 ou para os e-mails: alex@beachtur.com.br  ou daniel@beachtur.com.br
(Fonte: Comtur)

Carta do Leitor

Crescimento foi o dobro da média - Dois motivos nos levam a enviar este email. O primeiro é expressar o nosso respeito pelo Seu Site, que tem alta credibilidade em nosso Município e é fonte de informaçoes importantes e categorizadas.
O segundo motivo decorre do primeiro acima e nos obriga a complementar a declaraçao reportada no artigo em referencia, datado de 08.Out.02.
A contenção de invasão de áreas de preservação permanente e áreas públicas é reponsabilidade conjunta da Policia Ambiental e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.
Esses dois orgaos tem atuado em estreita parceria vários anos, e a qualidade de seu entrosamento tem permitido ação conjunta imediata inclusive em situaçoes emergenciais.
Expressamos aqui formalmente este testemunho de reconhecimento e gratidão pelos méritos da Policia Ambiental em prol da Lei e da Comunidade.
Agradecemos ao Litoral Virutal a atenção e divulgaçao deste, e firmamos.

Auracy Mansando Filho
Secretario Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Caraguatabuba
Caraguatatuba, SP


Obras na SP-55 - Não consigo entender... 325 km está para 145 milhões, assim como 28.5 km está para 22,6 milhões... Vai ver teremos asfalto decente, acostamento, sinalização eficiente, polícia rodoviária preocupada em melhorar o tráfego e a segurança e não ter multa como prioridade, apoio ao usuário... Veremos.

Tatiana Mantovani
Boiçucanga
São Sebastião, SP



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Padaria e Restaurante Maranduba AbelSat Praiabólicas Sorveteria mar Virado
As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo.


GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor