Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de outubro de 2002 - Nº 638 Edições Anteriores

Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Turistas prolongam o feriado
   Sabesp polui praias com esgoto no Litoral Norte

Caraguatatuba:
   Ponte em Caraguá ficará interditada por dez dias
   Caraguá faz festa no Dia das Crianças
   8º Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
   25º Exposição de Orquídeas foi uma das atrações do feriado em Caraguá
   Dia das Crianças celebrou aniversário do Jabuti no CEI Rio do Ouro
   Bumba-meu-boi reúne tradição, circo e poesia na Praça Caiçara
   Vereadores fazem pedido ao prefeito Antonio Carlos
   Rotary Club de Caraguá traz crianças conhecer a praia

Ilhabela:
   Prefeitura, PM e comunidade fazem Base Comunitária da PM no Sul
   I Encontro de Artes do Sul da Ilha
   Falta de água em Ilhabela recebe solução imediata da prefeitura

São Sebastião:
   Marinha apreende duas embarcações no mar
   Polícia Ambiental prende caçadores
   Sabesp inicia rede de água e esgoto no Itatinga
   Atletas garantem vaga para concorrer entre os melhores da região

Ubatuba:
   Ubatuba tem autorização para receber cruzeiros
   Desempregado acaba preso após roubo

   Carta do Leitor


Turistas prolongam o feriado

Litoral Norte - O feriado escolar do Dia dos Professores comemorado hoje fez com que boa parte dos turistas "esticasse" a permanência no Litoral Norte. A previsão é que o movimento fique intenso até o próximo domingo.
No último final de semana, 550 mil pessoas estiveram em Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, segundo as prefeituras.
Para o secretário do Turismo de Caraguá, Salim Buriham, o feriado da Padroeira do Brasil, no último sábado, foi a abertura da temporada. "Se a temperatura continuar elevada a expectativa é de movimento intenso nos próximos finais de semana", disse.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial, Jorge Washington, o faturamento dobrou em relação aos meses anteriores. "Podemos ver o alívio dos comerciantes que estavam passando um período difícil de vendas."
O tempo de espera para a travessia de balsas entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela foi de cerca de três horas. A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) informou que uma balsa sofre uma pane no motor. O trajeto foi realizado somente com três equipamentos. (Fonte: ValeParaibano)

Sabesp polui praias com esgoto no Litoral Norte

Litoral Norte - Pela terceira vez neste mês, uma falha no sistema de esgotos da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) põe em risco a qualidade das praias no Litoral Norte. A última praia a ser atingida foi a Martin de Sá, uma das mais movimentadas de Caraguatatuba. O vazamento aconteceu no final da tarde de sábado e só foi solucionado 19 horas depois, por volta das 14h de domingo. Segundo a Sabesp, o vazamento foi causado pela falha elétrica em uma das duas bombas da estação elevatória. A Cetesb ainda não determinou a punicão que será aplicada à Sabesp. (Fonte: ValeParaibano)

Ponte em Caraguá ficará interditada por dez dias

Caraguatatuba - A ponte do rio Santo An tônio, que liga a região central ao bairro do Indaiá, em Caraguatatuba, ficará interditada durante dez dias. Segundo o secretário de Obras Leandro Borella, cerca de 3 quilômetros de asfalto serão colocados no local que concluem a obra de duplicação da avenida da Praia. O investimento de R$ 1,5 milhão foi liberado pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), do governo do Estado. A inauguração está prevista para dezembro. As opções de tráfego centro-bairro serão os acessos entre as ruas Prestes Maia e Maranhão. E região sul-centro as travessas do Indaiá sentido a rua Miguel Varles. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz festa no Dia das Crianças

Caraguatatuba - Caraguá realizou neste sábado, 12, Dia das Crianças, uma grande festa em prol do Teleton (Television Maraton) - Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD), na praça de Eventos. O evento contou com atrações do SBT e diversas atividades esportivas e recreativas como show de lambaeróbica com o professor Marílio, dança, jogos e oficinas de pintura. O público estimado foi de mais de seis pessoas, que puderam participar das atrações oferecidas. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, Fundo Social, a Fundação Cultural, Secretaria de Esportes e Recreação, Educação, Saúde, Conselho Tutelar de Caraguá e apoio da Ditran, GAC, Bombeiros, Sabesp, Polícia Militar e diversos patrocinadores da cidade.
Caraguá iniciou o tratamento com deficientes na AACD, com a também voluntária Cleusa Pereira, hoje assistente social da prefeitura. Um trabalho que teve continuidade quando a Prefeitura soube de seu grande esforço em ajudar as crianças deficientes da cidade, chamando-a para ser responsável por essa área. "Há um ano estou na Assistência Social e já passaram 250 pessoas entre crianças e adolescentes pela AACD. Atualmente há 147 crianças de Caraguá sendo atendidas pela AACD". "A AACD para mim é uma família, não sei como agradecer", afirmou.
Um dos orgulhos da AACD é o grande desenvolvimento do menino Wembley Castro Ferreira. De acordo com a mãe Carla Aparecida Castro, Wembley é atendido pela AACD há seis anos e desde então obteve um ótimo desenvolvimento. "Antes meu filho não andava e nem comia sozinho, hoje já pode andar com andador e tem os movimentos das mãos", explicou. O pai de Wembley, João Alberto Ferreira, desabafa dizendo que através da AACD, ele e a família estarão realizando um grande sonho que é ver o menino andar sozinho.
Wembley Castro Ferreira de 10 anos, é um menino sorridente, alegre e gosta de participar das atividades normais como futebol, pega-pega, esconde-esconde e rodar pião. "Gosto muito da AADC, ela fez muito por mim, me fez andar", contou o menino. (Fonte: PMC)

8º Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

Caraguatatuba - Caraguá sediou neste sábado, dia 12 de outubro, a 8º Etapa do Campeonato Paulista de Bicicross. A competição reuniu cerca de 2500 pessoas na pista Ewerton Luiz Ferreira "Tom Ferreira" na Avenida da Praia, no Indaiá. O evento foi realizado pela prefeitura municipal através de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Fomento, Federação Paulista de Bicicross e o Caraguá Bicicross Club,
Participaram da prova 300 atletas em oito categorias: Expert de 6 à 19 anos, Master, Elite Man e Cruizer de 15 à 50 anos, Elite Cruizer, Categoria feminina de 7 à 16 anos, Elite Feminino e Categoria Novatos, de 14 a 18 anos. Segundo os organizadores, cem atletas ficaram alojados no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves.
De acordo com o presidente do Caraguá Bicicross Club, Wlamir de Araújo, estiveram presentes os melhores pilotos do estado. Participaram da competição as delegações das cidades de Leme, Americana,Paulínia, Jacareí e São José dos Campos entre outras.
Na sexta-feira, os participantes puderam treinar na pista a partir das 13 horas. Todas as pessoas interessadas puderam participar desde que tivessem uniforme completo e inscrição. Os atletas mais destacados foram Paulo José e David Baltazar, segundo e terceiro lugares da categoria Elite Cruizer, de Caraguatatuba e Mateus Silva, 14 anos, também de Caraguá, primeiro lugar da categoria Novatos.
A Praça Tom Ferreira foi inaugurada o ano passado e é considerada pelos atletas da região uma das melhores pistas do país porque suas medidas obedecem às normas da União Ciclística Internacional. No dia 25 de janeiro do ano que vem, Caraguatatuba vai sediar a primeira etapa do campeonato Paulista, no mesmo local, a partir das oito horas da manhã. (Fonte: PMC)

25º Exposição de Orquídeas foi uma das atrações do feriado

Caraguatatuba - A 25ª Exposição de Orquídeas foi uma das atrações durante o feriado em Caraguatatuba. O evento foi visitado por cerca de 20 mil pessoas, inclusive turistas estrangeiros, segundo estimativa do secretário Municipal Salim Burihan.
Com cerca de 500 plantas, a exposição bateu recorde de vendas este ano. A exposição aconteceu pela primeira vez na Praça de Eventos e foi realizada pela Prefeitura - Secretaria de Turismo e Fomento e teve o apoio da Associação de Hoteis e Pousadas e Associação Comercial.
Salvatore Giambó, membro da Associação de Orquidófilos do Litoral Norte (AOLN) e um dos organizadores do evento, disse que o objetivo da exposição é também mostrar ao turista mais um atrativo que a cidade possui, além de conscientizar as pessoas sobre o amor e o respeito pela natureza. A colecionadora Laura Minato de São José dos Campos, disse que muitas das orquídeas expostas estão em processo de extinção.
Dentre os expositores existem os profissionais, que são aqueles que vendem as plantas e desenvolvem novas espécies em laboratórios; e os amadores, que cultivam para expor. Para ser um expositor amador é necessário ter uma autorização para retirar a planta da mata, sendo que após retirar a semente o cultivador deverá recolocá-la na natureza.
Entre os expositores participantes podemos citar o médico de Caraguá, Dr. Keiiti Nakamura, que há 25 anos cultiva orquídeas e possui 300 plantas é Vera Gonzáles que participa do evento desde 1978, e hoje tem 500 plantas.
"Achei ótimo o novo local da exposição, acho que na praça de eventos podemos ter a participação de um maior público", disse Setsuko Ueno, da AOLN.
Caroline Salvador Montonet, do Rio Grande do Sul veio a passeio e não imaginou que encontraria uma exposição de orquídeas, que segundo ela é muito interessante e bonita. (Fonte: PMC)

Dia das Crianças celebrou aniversário do Jabuti no CEI Rio do Ouro

Caraguatatuba - O Jabuti, personagem principal do projeto pedagógico do ano letivo de 2002 no CEI Rio do Ouro recebeu uma deliciosa festa para comemorar seu primeiro aniversário no CEI, desde sua chegada para o convício com as crianças, em outubro de 2001. O animalzinho, doado pela Amiga da Escola e supervisora da rede, Wanderly Araújo, faz parte do dia-a-dia dos alunos, e é parte integrante do trabalho pedagógico, no qual as crianças aprendem sobre saúde, educação, meio ambiente, natureza, aprendendo através das brincadeiras e o lúdico.
Nesta sexta-feira 11, alunos do Mini Grupo, Grupos I e II se reuniram no pátio do CEI para assistir aos números de dança e teatro preparados pelos alunos de 3 a 4 anos, dos Grupos II do CEI. Em seguida, um grande bolo celebrou o aniversário do Jabuti, que compareceu à festinha e recebeu o carinho das crianças. O CEI Profª Honorina Pacheco Correa, do bairro Rio do Ouro, em Caraguá, é um a parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, e tem hoje 172 alunos de 3 meses a 3 anos e 11 meses. (Fonte: SME/PMC)

Bumba-meu-boi reúne tradição, circo e poesia na Praça Caiçara

Caraguatatuba - Crianças de todas as idades terão oportunidade de conhecer a tradição do Bumba-meu-boi de forma bastante lúdica, envolvendo brincadeiras de circo, equilibrismo com perna-de-pau, malabarismo e brinquedos recicláveis, além de um pouco do folclore de Caraguatatuba (“Lenda da Pedra do Jacaré”, com Maurício Poeta Netto - Comissão Setorial de Literatura), durante a exposição “Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos”, realizada pela FUNDACC, no pólo cultural Profa. Adaly Coelho Passos.
A oficina “Brincando de Bumba-meu-boi”, em parceria com as Faculdades Integradas Módulo, acontece na Praça Caiçara no dia 16/10/2002 em dois horários: às 10:00 e 14:00 h, sob coordenação de Maria Cecília Miranda (Cientista Social/Associação Cultural Opereta); Teresinha Aparecida da Silva (a Lelê, estagiária do curso Normal Superior das Faculdades Integradas Módulo); e os atores Ângelo Pereira, Ana Paula Santos e Daniel Forjaz.
A exposição “Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos” é uma boa opção de lazer para toda a família. Permanece até 10 de novembro de 2002, gratuitamente, de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 h, no pólo cultural Profa. Adaly Coelho Passos, reunindo brinquedos de várias épocas, artefatos indígenas, retratos antigas de criança, além das fotos de Sebastião Salgado. Fonte: Módulo)

Vereadores fazem pedido ao prefeito Antonio Carlos

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba, assinaram documento onde pedem que não sejam mais enviados projetos de alteração da Lei de Zoneamento - a Lei 200/92. O pedido, encabeçado pela Vereadora Madalena Fachini (PSB), tem por objetivo requisitar do Executivo a atualização da referida lei e a atualização do Plano Diretor da cidade.
Na carta endereçada ao prefeito municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), os Parlamentares locais se manifestaram contrários às várias proposituras que dão entrada no Legislativo, requisitando alteração na Lei de Zoneamento e denunciam a situação crítica do município, que necessita de nova proposta e tem aprovado alterações e mais alterações, que colocam em risco o nível de vida da população.
Os Vereadores pedem uma nova legislação sobre o assunto, que atenda às necessidades dos cidadãos quanto a ocupação social e econômica do solo, direcionando-a para uma melhor qualidade de vida, com atendimento ao Meio Ambiente e relacionado aos preceitos do Estatuto da Cidade e o Plano de Gerenciamento Costeiro.
O Legislativo pede ao prefeito que seja formada uma comissão para analisar, adequar e atualizar a Lei de Zoneamento e o Plano Diretor do município, entregando à população uma proposta que preencha de forma efetiva e transparente a lacuna deixada pela depreciação natural que a lei vem sofrendo.
Segundo a Vereadora Madalena Fachini (PSB), não há como manter a lei 200/92 como uma "colcha mal feita de retalhos". "O prefeito precisa tomar uma posição com energia, criando a comissão e atualizando a lei, ao invés de mandar projetos destruindo cada vez mais uma proposta que está obsoleta", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Rotary Club de Caraguá traz crianças conhecer a praia

Caraguatatuba - Por uma iniciativa do Rotary Club de Caraguatatuba, 57 crianças da zona rural de Lavrinhas e Cruzeiro, estiveram visitando Caraguatatuba neste final de semana, ocasião especial... em que tiveram seu primeiro contato com o mar!
As Crianças oriundas da rede municipal de Lavrinhas e Cruzeiro, na região do Vale do Paraíba, estiveram visitando Caraguá vieram acompanhadas da secretária de Educação de Lavrinhas e alguns educadores das duas cidades.
está iniciativa do Rotary Club de Caraguatatuba, tem o intuito de alem de um presente para as crianças em seu dia o intercâmbio de boa vontade entre os clubes da região.
Segundo a presidente do Rotary Club de Caraguatatuba, Silvia Mara Martins, a alegria estampada no rostinho de cada uma dessas crianças nos mostra como é recompensador o ideal de servir pregado pelo Rotary. “Este projeto que intitulamos EU VI O MAR foi idealizado pelo nosso companheiro Carlos Cogo, que conseguiu a hospedagem dessas crianças na Colônia de Férias dos Sindicatos dos Metalúrgicos de são Caetano e encampado por todos nossos companheiros que não mediram esforços para recepcionar essas crianças”.
Além do passeio na praia as crianças visita à cidade e brincaram no Parque a convite de seu proprietário e companheiro do club José Sidnei Trombini.
De acordo com a secretária de Educação de Lavrinhas, os alunos pertencem a duas escolas da zona rural do município e esse foi o primeiro contato delas com o mar.
A secretária de Educação de Lavrinhas, acompanhada de uma equipe de professoras e profissionais da área de Educação estiveram na sede da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, onde foram recepcionados pela supervisora Wanderly Alves de Araújo e conheceram as dependências da Educação Municipal, bem como os projetos desenvolvidos. (Fonte: Rotary Club de Caraguatatuba)

Prefeitura, PM e comunidade fazem Base Comunitária da PM no Sul

Ilhabela - A Prefeitura Municipal em parceria com a Polícia Militar e a comunidade do sul de Ilhabela vão fazer neste sábado, 19, o lançamento Pedra Fundamental da Base Comunitária da PM no Bairro da Feiticeira. O evento vai acontecer ao 12h e vai contar com a presença de autoridades municipais, autoridades da polícia militar além de moradores do sul.
A prefeitura deu o terreno de 758 m² e a obra, de aproximadamente R$25 mil, vai ficar por conta da iniciativa privada. A base comunitária vai colocar os moradores do sul em contato com a polícia e a partir daí ter mais abrangência com a comunidade.
Segundo Tenente Campos a nova obra vai servir de ponto de referência da PM no sul da Ilha. “A comunidade vai participar ativamente do dia a dia do posto comunitário”, completa. (Fonte: PMI)

I Encontro de Artes do Sul da Ilha

Ilhabela - Local do evento: Praia Grande (Sul da Ilha)

Dia 17 de outubro (quinta-feira)
A partir das 14h - II Campeonato de Beach Soccer (Eliminatórias)
A partir das 19h – Apresentação com Oficinas Culturais de Teatro e Música
A partir das 21h – Show Musical com a Banda Blukaê

Dia 18 de outubro (sexta-feira)
A partir das 14h – II Campeonato de Beach Soccer (Finais) Rua Cultural
I Gincana Cultural entre Escolas do Sul da Ilha
A partir das 19h – Apresentação com as Oficinas Culturais de Dança
A partir das 21h – Show com a Banda Yslauss

Dia 19 de outubro (Sábado)
A partir das 11h – Futebol com Artistas da Rede Globo X Ilhabela X Negritude Jr.
A partir das 14h – I Prova de Natação Sino
Aulas de Aeróbica e Lamba Aeróbica
Apresentação com as Oficinas Culturais de Dança
A partir das 21h – Show com Negritude Jr.

Dia 20 de outubro (Domingo)
A partir das 14h – Campeonato de Escultura na Areia “Troféu Gilmar Pinna”
A partir das 21h – Show musical surpresa (Fonte: PMI)

Falta de água em Ilhabela recebe solução imediata da prefeitura

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos solucionou nesta segunda, 14, 80% dos problemas de falta de água que vinham afetando o município há algumas semanas. Com a ausência de chuvas e o calor intenso, que acarreta no maior consumo de água, além do número de turistas que a cidade recebeu neste fim de semana, esta falta se agravou ainda mais afetando drasticamente o manancial da Água Branca.
Depois de visitar alguns bairros do município, o Prefeito Manoel Marcos se sensibilizou com algumas reclamações que ouviu e tomou uma medida imediata para resolver o problema. Na tarde desta segunda o encarregado da Sabesp em Ilhabela Astrogildo Alves da Silva e alguns técnicos já estavam no local para iniciar os trabalhos.
“Para hoje (segunda) a solução imediata foi acionar a Sabesp para colocar em funcionamento o Booster na Cachoeira da Costa Bela II e interceder junto a Elektro para instalação de gerador provisório, que gera energia para o Booster”, completa Manoel Marcos.
O Engenheiro da Sabesp Josival Alves de Souza, explicou que esta estação de bombeamento de água bruta emergencial tem a capacidade de aumentar o volume de água em 35 a 40 litros por segundo.
A água captada vai direto para a ETA (Estação de tratamento de água) para ser tratada e se tornar potável para o uso da população. “Estamos usando este processo emergencial enquanto não são concluídas as obras de ampliação do sistema de captação”, conclui.
Segundo o Engenheiro da Elektro, Ercílio Birello, o gerador é usado para emergências como esta. Ainda nesta terça as obras para extensão de rede vão ser iniciadas com a instalação do transformador.
De acordo com o Prefeito, a medida soluciona também o problema na temporada quando a população do município aumenta em seis vezes e aproveita para pedir a colaboração de todos para conter o desperdício de água desde já. O Prefeito estará sempre a disposição para receber quem ainda tiver problemas com falta de água. (Fonte: PMI)

Marinha apreende duas embarcações no mar

São Sebastião - A Marinha do Brasil apreendeu ontem duas embarcações no Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião. Segundo o comandante da Capitania dos Portos, Paulo Rogério Souza Almeida, é proibido o acesso de barcos e a prática de qualquer tipo de pesca no local. "Os pescadores estavam navegando próximo à ilha principal do arquipélago realizando o arrastão (pesca em rede). O Alcatrazes é uma área ambiental protegida e somente a Marinha autoriza a entrada de visitantes", disse. Os oito tripulantes das embarcações foram liberados. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Ambiental prende caçadores

São Sebastião - Três caçadores foram presos na manhã de anteontem no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Sebastião. No local, foram encontrados uma espingarda calibre 36 e uma carabina calibre 22, com 38 cartuchos intactos. Segundo a polícia, o servente de obras E.B.D, 67 anos, e os caçadores A.A.D, 22 anos, e J.B.D, 22 anos, são moradores do bairro da Topolândia. Um homem não-identificado conseguiu fugir. Os caçadores pagaram fiança de R$ 100 e vão responder processo por crime ambiental em liberdade. (Fonte: ValeParaibano)

Sabesp inicia rede de água e esgoto no Itatinga

São Sebastião - Após o ofício nº 514 enviado pela Prefeitura de São Sebastião, há 30 dias, solicitando a instalação de redes de água e esgoto no bairro Itatinga, região central, em medida de emergência, a Sabesp iniciou a obra no local. A previsão é que a obra seja concluída no prazo de 30 dias.
As redes irão abranger as ruas Jaconias Caruso, Júlio Prestes de Albuquerque e suas vielas. Serão 805,56 m de rede de água e 805,56 m de esgoto. No local existem 82 imóveis. Em média 410 pessoas serão beneficiadas pelos sistemas.
A obra, de R$ 44,6 mil, será realizada pela Sabesp, sem custo para os moradores. Atualmente a captação de água pelos residentes nestas ruas é feita através de mangueiras, sem nenhum tratamento. Além disso, devido à falta de rede de esgoto, os dejetos estavam sendo despejados nas ruas. (Fonte: PMSS)

Atletas garantem vaga para concorrer entre os melhores da região

São Sebastião - A equipe da Escolinha de Tênis de Mesa da Prefeitura de São Sebastião participou ontem, dia 13, da 6ª Etapa da Liga do Vale de Tênis de Mesa, realizada no Ginásio Juca Moreira, em Pindamonhangaba.
São Sebastião se destacou com os atletas Jonathan Silva, que conquistou o terceiro lugar na categoria adulo, nível A; Rafael Steitt, terceiro lugar no mirim; Felipe Silva, com a quarta colocação no juvenil; Marina Oliveira, quinto no infantil; Tatiane Guedes, sexto no adulto e Felipe Silva, que ficou com a nona colocação no pré-mirim.
Com estes resultados, o município está entre os oito primeiros colocados, num total de 20 cidades participantes, e passa para a última etapa, em Ubatuba no dia 24 de novembro, já com três atletas classificados para disputar o “Top 8 do Vale”, competição que elege os oito melhores tenistas da região.
“Em menos de um ano de treinamentos, vários alunos da escolinha já estão se destacando no esporte. Antes mesmo de terminar Liga do Vale, três já garantiram uma vaga para disputar o Top 8”, disse a monitora Tatiane Guedes, lembrando outros resultados conquistados pelas equipes sebastianenses como o 4º lugar nos jogos abertos, categoria geral feminino e o bicampeonato nos Jogos Regionais de Mogi das Cruzes; além do vice-campeonato nos Jogos Regionais e a sétima colocação nos Jogos Abertos, na categoria masculino, entre outros.
Atualmente, cerca de 50 pessoas, a partir de oito anos, praticam tênis de mesa nas escolinhas que funcionam de terça à sexta-feira, em Boiçucanga (de manhã) e no Tebar Praia Clube (no período da tarde). (Fonte: PMSS)

Ubatuba tem autorização para receber cruzeiros

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba conseguiu autorização da Embratur para participar dos roteiros de navios cruzeiros durante a temporada 2003/2004. Segundo o presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo), Luiz Antônio Bichofre, dentro de 60 dias será encaminhado à empresa um projeto de reestruturação da cidade para o recebimento das embarcações. "Estamos prevendo a construção de dois píers nas avenidas Nove de Julho e Leovigildo Dias Vieira", disse. Ele afirmou que o município terá capacidade para receber dois navios diariamente. (Fonte: ValeParaibano)

Desempregado acaba preso após roubo

Ubatuba - O desempregado André Landim de Souza, 20 anos, foi preso na madrugada de anteontem, suspeito de roubo e porte ilegal de armas, em Ubatuba. Segundo a Polícia Militar, três dias antes, o desempregado havia roubado uma bicicleta, pertencente a um policial que não teve o nome revelado. Ao passar pela avenida Iperoig, o PM reconheceu a bicicleta, que estava estacionada no local. Ao ver o policial, Souza tentou fugir invadindo um restaurante, onde foi detido. O desempregado mora em Taubaté e estava armado com uma pistola com seis munições intactas. (Fonte: ValeParaibano)

Carta do Leitor

Módulo - Venho declarar que eu Marcelo Reboucas de Assis me formei no Modulo (Faculdaes Integradas Modulo) 2 turma com o conceito B no provãoo, e fiz uma pos graduação em administracao de marketing pela FAAP, e estou cursando MBA em logistica empresarial pela FGV, e eu uso muito material (apostilas) da graduação, isso siginifica que eu fiz uma boa faculdade, e tenho orgulho de dizer isso, mas como todas as faculdades o aluno precisa estudar, não para tirar nota e sim para o conhecimento em geral, ter visão global, saber colher os dados e fazer um bom aproveito.
O QUE VEMOS QUANDO OLHAMOS PARA O NOSSO MUNDO:
- o universo e Uno
- todos os fenomenos estão interligados
- qualquer ação afeta mais do que o espaço onde agimos diretamente
- qualquer ação depende de crenças e valores, conhecimento e raciocinio
Ou seja, A INFORMAÇÃO É BASE PARA O CONHECIMENTO. O CONHECIMENTO, A BASE PARA A AÇÃO RACIONAL.

Marcelo Reboucas de Assis
Adm. de Empresas (Modulo)
Pós graduação em Adm. de Marketing (FAAP)
Cursando MBA em logistica eempresarial (FGV)


Balsas evitam violência? - A reportagem sobre a não violência na Ilhabela, devido a balsa é perigosa e enganosa , pois as pessoas que não conhecem a Ilha pensarão que lá não existe problemas de furtos e roubos, e que a Policia resolve todos problemas.
Ledo engano. Apesar do baixo índice de violência temos muitos problemas de roubos e furtos, e acredito quea Policia até sabe quem sejá, porém infelizmente não faz nada alegando que os "ladrões" são menores...
Além disso, se há poucas ocorrências violentas, cameras espalhadas na cidade e a Policia sabe os bairros com grande incidência de furtos, porque não fazem algo, rondas ostensivas, preventivas????
Finalizando, gostaria que entrevistassem a população da Ilhabela para verificar o que a cidade pensa sobre segurança/violência e comparar com a citada reportagem.

Marco Antonio Cruz
São Paulo, SP


Abandono - No bairro do Cambury (São Sebastião) já se observa a reação popular em face do descaso e omissão do poder público municipal para com a Costa Sul.
Diversas faixas, penduradas em locais públicos, espelham um sentimento já comum: "ESTAMOS CANSADOS DE TANTO BURACO, TANTA LAMA, E DE TÃO POUCA VERGONHA".
Embora no bairro que resido, o do Juquehy, não se tenha ainda providenciado faixas nesse sentido, o sentimento popular é o mesmo, ou seja, o de abandono.
Aqui, em Juquehy, as ruas pavimentadas com bloquetes, estão desmanchando, obrigando alguns veículos transitarem no contra fluxo, facilitando colisões e atropelamentos de ciclistas. No acesso ao bairro, a passagem sobre o ribeirão Juquehy, vem se esfarelando, colocando em perigo veículos desavisados do valo do ribeirão, que espreita ao lado da ponte, já que de a muito, a tal ponte perdeu sua proteção lateral.
O risco é inclusive para ciclistas, que poderão ser prensados para a lateral, caindo no valo do ribeirão. A noite a situação piora, pois não existe iluminação pública no local, nem mesmo sinalização adequada.
O veículo ou ciclista que cair da ponte, na funda calha do ribeirão, deverá gerar ao mais mediocre advogado, polpudos honorários!!
Mas não é só. As construções clandestinas, irregulares e em áreas de preservação, proliferam-se de um dia para o outro.
O que fazer?
Aguardamos as próximas eleições?

Moacyr Colli Júnior
Juquehy
São Sebastião, SP


Aonde vamos parar??? - Estive no litoral no final de semana passado e se por um lado tive a satisfação de ser presenteada com um lindíssimo final de semana de sol, por outro tive a insatisfação de ver com os meus próprios olhos as obras do condomínio "Canto dos Coqueiros". Ao mesmo tempo fico "tranqüila" em saber que este é um problema já cheio de "olheiros", só espero que os embargos vinguem, que a promessa do Turco Loco* (vide parágrafo no rodapé) vingue também, e esse desrespeito tenha um fim breve.
Porém me pergunto porque até agora nada foi feito ou dito a respeito daquela casa pendurada no morro da "pedra-que-chove" em Boiçucanga, com entrada de carros localizada bem na descidona de Boi, vindo de Cambury. Ela é totalmente irregular, desrespeita as regras de construção em encosta, a entrada e saída de veículos é perigosa... enfim, quem já viu, sabe do que estou falando. E ai, isso vai passar em branco para as autoridades???
E o crowd que foi esse final de semana passado? E as conseqüências do auê que foi a RAVE na Tribus? É essa a função do litoral: ser o point das baladas, ou ser o point para curtir a natureza? Nada a ver uma rave daquelas na frente da praia, com o caos que provocou... sem contar as MORTES por overdose que rolaram. E quem alugou nas redondezas e não pode dormir? E a quantidade de carros com vidros quebrados?
É obvio que não temos estrutura para mega eventos, mega empreendimentos, muito menos mega babaquices. Já passou da hora de pensarmos do que estamos sendo cúmplices, e pensarmos muito bem no que nosso tão querido litoral está prestes a se transformar. Não vale olhar para uma coisa só, e se fazer de cego para outras... Ou se luta pela preservação e o crescimento sustentável/organizado, ou não se veste a camisa.
*[A equipe da Fluir entrou em contato com o deputado estadual Alberto "Turco Loco" para saber o que poderia ser feito para impedir que essa obra criminosa fosse concretizada. "Nós já estamos tomando as devidas providências para que essa obra não seja concluída. Proteger a natureza é umas das maiores prioridades do meu mandato", afirmou]

Luciana Frazão
Boiçucanga
São Sebastião, SP


Maresias - Gostaria que o Litoral Virtual informasse ao leitor Rony Figueiredo e a todos os moradores de Maresias que se encontram indignados com a construção do Condomínio Canto dos Coqueiros que a Federação Pró Costa Atlântica, entidade que reúne as sociedades de amigos da Costa Sul de São Sebastião já providenciou ofício ao Prefeito Paulo Julião chamando a atenção para o caso, com cópia para os senhores Wander Augusto, secretário de Obras e Meio Ambiente e Nivaldo Simões, diretor de Meio Ambiente, para as devidas providências, ao mesmo tempo em que pede esclarecimentos.
Muros na praia sem licença, desvio de rios e construção em margem de rios são crimes ambientais graves que merecem, também, a atenção do Ministério Público.

Regina Helena de Paiva Ramos
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica
São Sebastião, SP


Corregedoria Abre Inquérito contra PM - Em relação aos desdobramentos desse caso, gostaria de elogiar a resposta do Sr Emilio Campi, editor do Litoral Virtual, que até o momento, tem se pautado por uma atitude imparcial frente a qualquer assunto tratado no seu Diário. Gostaria também de destacar duas quastões:
1- Inquérito, sindicância, averiguação, etc, etc, etc, só tem por objetivo esclarecer a verdade portanto quem a tem não deve temer.
2- Gostaria, como Diretora de Escola onde o referido Professor ministra suas aulas com extrema competênca, que aos inúmeros agravos cometidos contra sua pessoa não seja acrescido o de mentiroso, coisa que ele não é.

Maria Emilia Muka Yani Martins
Diretora de Escola
Ubatuba, SP


Retalhos - por Joaquim Diniz

Caos anunciado - Já alertarmos as autoridades sobre o caos que será depois do dia 17 de dezembro, quando será entregue ao público a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes. Neste último final de semana o que se viu foi só um aperitivo. Uma simples ida a praia, que tem um tempo aproximado de uma hora, tornou-se um verdadeiro inferno, durando por volta de quatro horas dentro de um carro ou ônibus, sob um sol escaldante. Não gosto nem de imaginar o sufoco que as famílias que tem filhos pequenos passaram nesta verdadeira epopéia.
Outro dado interessante foi o despreparo de alguns empresários que por ser feriado, não abriram seus estabelecimentos. E não foram poucos. Dá para entender esta cultura de recepção ao turista ?
E quanto a questão do fornecimento de água, do tratamento de esgoto e coleta de lixo (o Jornal A Tribuna, de Santos, publicou manchete dizendo que o Prefeito de Santos, Beto Mansur, pode ser preso e pagar multas diárias, por não ter providenciado outro local para " desovar " as toneladas diárias produzidas, já que o atual local está saturado há dez anos e o Prefeito não providenciou outro, como era previsto e acordado ), alguém vai tomar providências ?
Nas estradas que ligam o Litoral Norte se viu o mesmo problema. A brava Polícia Rodoviária fez o que lhe foi possível porém, no retorno do turista, a neblina se apresentou e prejudicou todo seu planejamento e o caos perdurou.
É interessante lembrar que estamos em plena primavera.
Pois que venha o verão e Deus que nos ajude!

Professores - Quero congratular-me com meus colegas pela passagem de uma data que muito me orgulha. É uma profissão tão digna quanto as outras. Passamos grandes dificuldades porém, o fato de formar cidadãos é o que nos faz acreditar que vale a pena. Quero também parabenizar e me solidarizar com a família Nogueira, das Faculdades Módulo, que com este mesmo espírito, de formar cidadãos críticos e ativos, imaginou, projetou, executou, e continua executando, este grande sonho, proporcionando condições as pessoas de adquirirem conhecimento profissional e trabalharem em diversas áreas pelo nosso Litoral Paulista.
Aliás, nota-se a falta de preparo de determinados profissionais, como é o caso do atual Presidente da COMTUR, em Ubatuba. Em uma carta enviada por este, ao Site www.litoralvirtual.com.br, começa o texto afirmando que "viu" um artigo na Coluna Twister. Ora, qualquer pessoa alfabetizada sabe que um texto se lê e não se vê, como afirmou o incauto. Ainda em sua missiva, não respondeu o que interessa a comunidade, mesmo questionado no Plenário da Câmara Municipal, pelo nobre Vereador Eduardo Cesar, quanto ao seu estabelecimento, na praia do Almada, se é regularizado ou não. Como se entende, além da falta de transparência, faltou também leitura ao Presidente da COMTUR. Não obstante, tem razão quando afirma que neste momento não estou ministrando aulas no Campus Ubatuba da UNITAU. Embora já havia solicitado ao editor do referido site que alterasse a assinatura da Coluna Twister. Mas por falar nisso, o senhor Luiz Bischof perdeu uma bela oportunidade de ser meu aluno no Curso de Administração em Hotelaria e Turismo na conceituada UNITAU.
De cara, ele aprenderia que não é compatível, nem de bom tom, se apresentar de calças curtas (Glorinha Kalil e Danuza Leão são literaturas que recomendo) enquanto representante público de Ubatuba, em solenidades, como se " vê " em fotos em diversos jornais, ( podemos apresentar as fotos, se for o caso ) em diversos eventos, dentro e fora do município. Porém, nada disso deve mudar a pergunta que não quer calar : o tal estabelecimento é regular ou não ?
Só isso é o que realmente interessa a comunidade de Ubatuba.

Joaquim Diniz
Ex-Professor de Marketing Estratégico
para Hotelaria e Turismo da UNITAU*
Ubatuba, SP

* Seus artigos não representam a opinião do Jornal ou das Instituições as quais prestou ou presta serviços



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Hotel Pousada Alto da Serra Moacyr Colli Junior - Adovogados Lineu Materiais para construção

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor