Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 18 de outubro de 2002 - Nº 641 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Hotel Pousada Alto da Serra Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Primeira quinzena de outubro registra 30 queimadas
   Professores participam de atividades culturais da Apeoesp
   Frente fria não trará umidade necessária para acabar com a seca

Caraguatatuba:
   CEPROLIN implanta educação profissional no Litoral Norte
   Mulher é presa por tráfico de crack em Caraguatatuba

Ilhabela:
   Ilhabela terá prevenção ao diabetes e a anemia infantil

São Sebastião:
   São Sebastião será palco do Adventure Camp
   Reservatório entra em testes e promete acabar com a falta d’água
   Sabesp faz "caça-esgoto" no litoral
   São Sebastião transfere 26 detentos
   Polícia recaptura foragido no litoral
   Desmantelada quadrilha que furtava na Costa Sul

Ubatuba:
   Ubatuba faz obra contra enchente em rio
   Acumulado o Prêmio desta semana da Campanha da Dengue
   Torneio de Judô “Aniversário da Cidade”
   Homem é preso por tráfico em Ubatuba
   Ubatuba realiza "Blitz Ambiental"
   Aniversário de Ubatuba
   Programação do 365º. aniversário de Ubatuba

   Carta do Leitor


Primeira quinzena de outubro registra 30 queimadas

Litoral Norte - Somente na primeira quinzena deste mês as cidades do Litoral Norte registraram 30 queimadas. A Defesa Civil do Estado divulgou, esta semana, um alerta à população paulista para o elevado risco de incêndios em matas, decorrentes das condições climáticas que facilitam a rápida propagação do fogo.
Em São Sebastião, foram nove casos de fogo em mata, registrados de Guaecá à Costa Norte da cidade. Pelo menos este é o número de ocorrências que o Corpo de Bombeiros teve que atender. Em Caraguatatuba o mesmo setor registrou oito casos de incêndio.
Em Ubatuba, que não tem uma guarnição dos bombeiros, os casos de queimada estão sendo atendidos pela Defesa Civil do município. Conforme o setor, este mês foram sete focos de incêndio em mata. “É um número grande para o início da seca”, disse um agente.
Foram três casos de incêndio de pequeno porte, nos bairros Folha Seca, Bela Vista, e Praia do Alto. Mais quatro focos de média proporção aconteceram nas áreas da Bela Vista, Estrada Cambucá, Morro do Cais e Novo Ipiranguinha.
Falta de bombeiros - Somente ontem, a equipe da Defesa Civil de Ubatuba atendeu dois casos seguidos. Atualmente, o setor tem dado prioridade nas queimadas, uma vez que atende tudo sozinho. “Faz muita falta um Grupamento de Incêndio dos Bombeiros na cidade”, disse.
Em Ilhabela, foram seis casos este mês. Na última sexta-feira, a cidade registrou o pior deles, no bairro Itaquanduba, onde a equipe da Defesa Civil levou cinco horas para conter o fogo. “Devido à estiagem, está demais. Com uma temperatura de 35 graus é difícil conseguir se aproximar do fogo e conter com a vassoura de bruxa”, disse Ronaldo Alves de Souza, diretor da Defesa Civil de Ilhabela.
Segundo o serviço de meteorologia da Defesa Civil do Estado, a massa de ar quente e seco, que atua no Estado, provoca a redução nos índices de umidade relativa do ar na maior parte das regiões. Ela é mais acentuada em algumas áreas, onde as temperaturas elevadas favorecem a evaporação e o déficit hídrico do solo, deixando seca a vegetação e facilitando a ocorrências de incêndios.
O Bombeiro faz um alerta à população para evitar a queimada: não jogue cigarros os fósforos acesos nas margens das rodovias; não acenda fogueiras ou solte balões; apague qualquer tipo de fogo próximo às florestas e às pastagens ou às margens da rodovia, mesmo que não pareça perigoso. Incêndios em pequenas proporções podem ser apagados com água ou abafados com terra.
Provocar incêndio em mata é crime - O fogo (conhecido por queimada) é disciplinado pela Portaria/Ibama/ 231/88, de 08/08/88, que regulamenta o Código Florestal Brasileiro. Mas existe também a Legislação Estadual nas Unidades Federativas, que restringe o uso do fogo.
Assim, o cidadão que desejar o fogo em sua propriedade estará obrigado a procurar antes o Órgão Ambiental do seu Estado ou a unidade do Ibama mais próxima.
As queimadas causam imensos danos à natureza. Por pressuposto, seus autores ao praticá-las de forma irregular, estão sujeitos à fiscalização do Poder Público que poderá autuar os responsáveis, lavrando multas, embargando e interditando a propriedade e em certos casos, poderá levar à prisão aquele tipo de infrator.
A Lei Federal no. 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais, diz em seu artigo 41 que provocar incêndios em mata ou floresta é sujeito a uma pena de dois a quatro anos de reclusão e multa. (Fonte: Imprensa Livre)

Professores participam de atividades culturais da Apeoesp

Litoral Norte - Os professores do Litoral Norte estão participando de algumas atividades culturais durante esta semana, em comemoração ao Dia do Professor comemorado no dia 15. A programação foi organizada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que possui a sub-sede em Caraguatatuba, com o intuito de promover uma integração entre os diversos profissionais.
O primeiro dia do roteiro aconteceu ontem, onde os professores foram ao Teatro Municipal de São Sebastião para assistir a peça teatral “Chiquinha Gonzaga”, que retratou a vida da compositora pioneira, revolucionária e feminista do Brasil. Esse trabalho integrou o encerramento do I Fest Art, com direção de Carlos Palmer.
Após o espetáculo, os docentes puderam acompanhar um show musical que foi apresentado também no Teatro.
A programação continua no domingo à noite, no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira, nas Faculdades Módulo, em Caraguatatuba. Haverá uma homenagem aos professores com a apresentação do Coral Água Viva e da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima, mostrando o espetáculo musical “Sol na garganta”.
A regente Eliana Banheza coordena o Coral Água Viva, que iniciou suas atividades em junho de 1994, e em 1998 lançou o CD “Voz”.
O coral dos alunos da Escola Estadual Thomaz Ribeiro de Lima venceu a “Gincana da Cidadania”, em setembro passado, na categoria “talento musical”. O Colégio e Faculdades Módulo estão apoiando a realização deste evento. (Fonte: Imprensa Livre)

Frente fria não trará umidade necessária para acabar com a seca

Litoral Norte - A frente fria que entrou no Estado ontem não será suficiente para acabar com a seca na região. Esta é a informação do setor de meteorologia do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).
Uma rajada forte de vento atingiu São Sebastião durante a madrugada, chegando a entortar os semáforos da cidade. Mas o vento forte não trouxe a chuva esperada.
Segundo o CPTEC, ainda hoje há probabilidade de pancadas de chuva e o céu continuará nublado, mas amanhã a tendência é que a frente fria enfraqueça e o sol deverá predominar. O CPTEC ainda disse que ontem a frente fria já estava se afastando da região.
Mesmo assim a frente fria não conseguiu romper a barreira do efeito El Niño e conter as queimadas. “A chuva não será suficiente para molhar a terra, uma vez que a vegetação está muito hídrica e seca”, informou o centro. (Fonte: Imprensa Livre)

CEPROLIN implanta educação profissional no Litoral Norte

Caraguatatuba - O CEPROLIN - Centro de Educação Profissional no Litoral Norte, uma instituição destinada a educação profissional, criada para formar e qualificar profissionais, será inaugurado dia 21 de outubro, segunda-feira, às 10 horas, com a presença de autoridades e grande público. O CEPROLIN é fruto de um convênio do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador e o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento, governo estadual, e tem compromisso com o povo, o cidadão, e a qualidade. O Centro de Educação Profissional do Litoral Norte e é mantido pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, e vai contar com a parceria de empresas, prefeituras e associações civis, orgãos governamentais estaduais e federais e população em geral. Para estudar no CEPROLIN, os alunos passarão por uma seleção. Os cursos terão início no 1ºsemestre de 2003. O CEPROLIN tem capacidade para atender até 1800 alunos. O CEPROLIN fica na Av. Rio Grande do Norte, 450, no Bairro do Indaiá.
A escola tem como missão garantir a oferta de educação profissional no nível básico e técnico aos jovens e adultos e proporcionar habilitação profissional para os diferentes setores da economia, oferecendo atualização, aperfeiçoamento e especializações, e dessa maneira, atender às necessidades do mercado profissional.
O CEPROLIN conta com cerca de 3 mil m2 de área construída, seis salas de aula, 14 laboratórios didáticos( laboratórios de construção civil, padaria, cozinha, restaurante, administração, lavanderia, recepção, apartamento didático, rouparia, agência de turismo, laborátório de línguas, informática, laboratório de biotecnologia e também de microbiologia, , uma biblioteca, um auditório multimeios com 90 lugares, cantina e setor administrativo.
O Centro de Educação Profissional oferece cursos básicos e técnicos. A meta é que 70% dos cursos técnicos sejam gratuitos. A atuação do CEPROLIN está prevista para acontecer nas áreas de Hotelaria e Turismo, Saneamento Ambiental, Construção Civil e Gestão. A área de Gestão é que dará início às atividades das escola. Serão cursos técnicos nas áreas de contabilidade, administração e secretariado.
Os prefeitos das quatro cidades do Litoral Norte vêem esse projeto como um grande benefício para a região, no sentido de melhoria da mão-de-obra em vários segmentos. O turismo, como indústria regional, vai poder contar com vários cursos voltados para melhoria e capacitação de mão-de-obra. Com a implantação do CEPROLIN, a região vai poder investir na capacitação da mão-de-obra local, mantendo assim qualificados e empregados os trabalhadores do Litoral Norte - ...“Uma das obras mais importantes da região, vai profissionalizar a área de turismo, o ramo de hospedagem, gastronomia, construção civil, e demais setores , assim como a melhoria da prestação de serviços. O CEPROLIN tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida do Litoral Norte.”(Manuel Marcos, prefeito de Ilhabela) ...“Quero parabenizar o prefeito Antonio Carlos, pela implantação da escola, que vai atender a população da nossa região. Através da profissionalização das atividades ligadas ao setor de turismo, estaremos criando uma nova identidade para o Litoral Norte. Um empreendimento de futuro. O CEPROLIN veio para propor uma realidade nova para o Litoral Norte. Parabéns! (Paulo Ramos, prefeito de Ubatuba) ...“Parabenizo Caraguatatuba e o Prefeito Antonio Carlos pela iniciativa de viabilizar o CEPROLIN. O Litoral Norte vai ter um grande desenvolvimento em vários setores com a implantação da escola. Vejo com muita importância a necessidade de uma administração conjunta para garantirmos a continuidade do projeto”(Paulo Julião, prefeito de São Sebastião).
O CEPROLIN vai contar com a participação das prefeituras, empresas e associações no Conselho de Administração Escolar, que juntamente ao corpo docente e direção da escola, vai dar os novos rumos do ensino profissional do Litoral Norte. Fazem parte do Conselho, o engenheiro Hume Silveira, de Caraguatatuba, representante das Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral Norte; Moisés Bravo, (ACIC) e Marcelo A de Freitas(ACII) representando as Associações Comerciais do Litoral Norte; professora Vera Hilst, de São Sebastião, representando as Secretarias Municipais de Educação do Litoral Norte; Wanderley Nogueira, de São Sebastião, representando os Conselhos e Comissões de Turismo do Litoral Norte, e Vicente Carlos Feola, de Ubatuba, representando os Rotarys Clus do Litoral Norte.
Para o prefeito Antonio Carlos, prefeito de Caraguatatuba, o CEPROLIN, é uma nova proposta de desenvolvimento forte e dinâmico para todo o Litoral Norte. - “Além dos equipamentos turísticos existentes nos quatro municípios, é preciso mão-de-obra qualificada à disposição das empresas para preencher as vagas que hoje estão sendo ocupadas por pessoas de outras localidades. A partir da implantação do CEPROLIN, a população residente na região vai ter acesso à educação profissional em vários setores e ter mais emprego. O Litoral Norte vai se aprimorar em prestação de serviços, já que nossa maior indústria é o turismo. Teremos mão-de-obra qualificada para atender às necessidades do mercado, e os alunos dos cursos de turismo, construção civil, biotecnologia e microbiologia, entre outros, vão prestar serviços para empresas do Litoral Norte e também de outras regiões. Com o CEPROLIN, seremos referência em educação profissional.” finaliza . (Fonte: PMC)

Mulher é presa por tráfico de crack em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A desocupada R.A., 32 anos, foi presa, na tarde de quarta-feira, acusada de tráfico de crack. A Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte prendeu a mulher, que estava há cerca de seis meses morando no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba.
Os policiais entraram na casa da desocupada, com um mandado de busca e apreensão. No banheiro da residência a Dise encontrou seis pedras de crack. Na casa também havia material para embalar a droga.
Ela confessou que vendia o entorpecentes e que veio de Santos. R.A. ainda se encontra em liberdade provisória. Ela cumpre uma pena, em Santos, por furto. A desocupada alegou que estava traficando em razão das dificuldades financeiras. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela terá prevenção ao diabetes e a anemia infantil

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou na segunda-feira o projeto de lei que cria o Programa de Prevenção ao Diabetes e à Anemia Infantil. O programa será desenvolvido na rede municipal de ensino. O autor do projeto é o vereador Rogério Ribeiro de Sá. O objetivo é realizar o diagnóstico precoce das doenças.
O projeto de lei é semelhante ao que foi proposto pelo vereador Celso Jatene e aprovado pela Câmara de São Paulo em janeiro deste ano. “Tomei conhecimento do projeto do vereador de São Paulo e achei que a iniciativa seria necessária para Ilhabela. Afinal, prevenir é melhor que remediar”, explicou o vereador Rogério Ribeiro.
O exames para diagnosticar o diabetes e anemia nas crianças serão realizados anualmente no primeiro mês do ano letivo. A rede municipal de ensino deverá comunicar o procedimento do exame aos pais dos alunos com 15 dias de antecedência para eles autorizem ou não a realização dos testes.
Os alunos portadores da anemia e da diabetes serão encaminhados à rede municipal de saúde para os devidos cuidados. A merenda dessas crianças será de acordo com as exigências das doenças.
A prefeitura poderá firmar parcerias ou convênio com órgãos federais, estaduais, municipais e privados. As Associações de Pais e Mestres (APMs) poderão buscar o apoio nas empresas localizadas na comunidade. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião será palco do Adventure Camp
Corrida de aventura com canoagem, trekking, mountain bike e rappel atrairá competidores de todo o país

São Sebastião - O município de São Sebastião, no litoral norte de SP, será palco de mais um Adventure Camp, que será disputado no próximo domingo, 20, na praia do Arrastão, região central, com o apoio da Prefeitura Municipal. A previsão da organização é de que cerca de 80 equipes disputarão as modalidades de canoagem, trekking, mountain bike e rappel. A prova serve como treinamento para iniciantes e aperfeiçoamento para quem quer participar de corridas de aventura no município e também em Ilhabela.
O treinamento terá como ponto forte a orientação por carta topográfica, fundamental para um bom desempenho em corridas de aventura. Outras modalidades desenvolvidas serão técnicas verticais, no caso do rappel, moutain bike e canoagem. Os mais experientes poderão optar por um módulo mais avançado.
O diretor do Adventure Camp, Sérgio Zolino, afirma que desenvolveu o projeto "para dar maior chance àqueles que pretendem participar de uma corrida de aventura, pois é necessário muito treinamento e técnica. Ele acrescenta que os competidores mais experientes poderão se aprimorar e trocar informações, "o que é fundamental para o crescimento do atleta", completa.
Na manhã de sábado o grupo será dividido em equipes, ocasião em que serão iniciados os módulos teóricos e práticos. Eles serão ministrados por profissionais qualificados e sempre voltados para a geografia do local.
"Os participantes entram completamente no clima, aprendendo desde a organização de suas mochilas, teorias sobre alimentação e hidratação, quais vestimentas são mais apropriadas, mecânica de mountain bike, técnicas de rappel, rafting, entre outros", explica Zolino.
Equipe Biosfera - A cidade de São Sebastião será representada pela equipe Biosfera, capitaneada por Paulo Collinetti, que também é o diretor de Planejamento da Prefeitura de São Sebastião. Sua equipe já disputou duas etapas do Ema Series, sendo uma delas em Paranaguá (PR). O grupo sebastianense, formado há pouco tempo, participou também de uma expedição em Santa Rita do Passa Quatro (MG). Em São Sebastião, Collinetti enfrentará as modalidades acompanhado por Bruno Collinetti e Cíntia Pimenta.
"Todo grupo tem um quarto membro, que é convidado. Ainda não escolhemos este quarto membro. A participação de mulheres ocorre em todas as equipes", explica o capitão. Segundo ele, no evento que será disputado em São Sebastião, a largada ocorrerá no Arrastão na modalidade canoagem, tipo "duck". "O percurso será divulgado horas antes da prova e está previsto para ser concluído entre seis a dez horas".
Após a canoagem, os competidores disputarão as modalidades trekking, mountain bike e rapel. Todo o percurso, que será previamente traçado horas antes da largada, terá orientação apenas por bússola manual, pois não é permitido o uso de equipamentos eletrônicos, como o GPS, que é um localizador via satélite. O Adventure Camp contará também com atividades em Ilhabela, durante todo o próximo sábado, 19, onde serão realizadas as clínicas.
Paulo Collinetti, que também é o navegador da equipe Biosfera conta que não há como o grupo se reunir para a realização de treinos. "Nossos compromissos profissionais nos impedem, mas todos têm se preocupado com o preparo físico, que é muito importante em provas deste gênero, que em São Sebastião, na realidade, se tratará de uma mini corrida de aventura", finalizou.
Inscrições - As inscrições estão limitadas em 80 vagas e podem ser feitas pelo site www.adventurecamp.com.br, ou nas lojas "Pé na Trilha", no valor de R$ 260,00. Estarão incluídos: palestra Adventure Camp, estadia com barracas e suporte, apostilas, mapas, equipamentos para os módulos vertical, remo, instrutores especializados e suporte para prova de aventura. (Fonte: PMSS)

Reservatório entra em testes e promete acabar com a falta d’água
Com um investimento de R$ 8 milhões, o novo reservatório de água da Sabesp no Itatinga, com capacidade para 5 milhões de litros deve ser entregue aos moradores das regiões central e norte da cidade nos próximos dias.

São Sebastião - Para a conclusão, é necessário que terminem os testes feitos para sanar problemas detectados em uma das bombas de pressurização e cavaletes que compõem a rede de água.
A Sabesp informou que o reservatório foi construído nos últimos quatro anos em uma série de etapas para adequar o sistema antes de iniciar o seu funcionamento. Segundo a empresa, uma obra deste porte não é simples de ser concluída e o tanque, por ser visível, provocou ilusão na população de que a construção estivesse parada.
De acordo com o gerente da Sabesp em São Sebastião, Josival Alves, assim que os testes forem concluídos, o reservatório será entregue. “Desde a semana passada, quando foram detectados os problemas, técnicos estão no local para aumentar a pressão nas bombas”, disse.
O gerente explica ainda que será instalado um novo sistema de distribuição de água ao lado do que já existe no local. Segundo ele, com esse sistema complementar a água chegará nas residências durante todo o dia e não mais de maneira intermitente, ou seja, não irá mais chegar em horários diferentes do dia como acontece atualmente.
Essa nova tubulação compreenderá três quilômetros de rede da Sabesp, com tubos de 80 polegadas de diâmetro e deverá beneficiar diretamente cerca de 3 mil famílias na Topolândia, de acordo com Josival Alves.
Além das famílias beneficiadas no Topo, o gerente de setor da Sabesp disse também que o aumento da pressão na água que sai da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Porto Novo, em Caraguatatuba, irá beneficiar o abastecimento das casas de toda a região, entre os bairros da Enseada, na Costa Norte, e o Topovaradouro, na região central.
Prova Real - Quem vive nos arredores do reservatório não acredita que o tanque de água irá acabar com o problema durante o verão. Segundo moradores do Itatinga, o problema de falta d’água no bairro aumenta na época de calor e acontece ao longo de todo o ano.
O comerciante Carlos de Oliveira, 45 anos, morador do Itatinga, acredita que se for realizado um trabalho eficaz no local o problema considerado crônico deve ser resolvido. “Só acredito vendo. Pois, apesar de pagarmos nossa conta, a água não chega e o clima seco ainda piora a situação”.
A dona de casa, Maria Helena, 36 anos, acha a obra excelente apesar de ainda estar desconfiada. “Tem que funcionar na temporada, pois nós passamos um sufoco até que a água chegue até aqui”.
O cabeleireiro Ronaldo da Silva, 26 anos, que tem um salão na avenida Itatinga, disse que falta água direto no local e que só acredita na eficiência do reservatório quando a água chegar em sua residência.
“Eles estão prometendo isso durante seis anos. E nós, sempre passando por sufoco. No feriado eles tiram daqui para não deixar o turista sem”.
Outra que duvida do funcionamento do reservatório é a dona de casa Aderisa Silva, 28 anos, também do bairro, que disse que “irá esperar para ver, pois é capaz que chegue sim, só não sei quando”.
A atendente Gisele dos Santos Oliveira, 23 anos, disse que em sua casa há mais de 15 dias não tem água durante o dia. “Fui à empresa e me disseram que no Topo o abastecimento é mais difícil devido ao número de pessoas. (Fonte: Imprensa Livre)

Sabesp faz "caça-esgoto" no litoral

São Sebastião - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), começará na próxima semana a operação "caça-esgoto" em cerca de 2.500 casas dos bairros de Barequeçaba e Juquehy, na costa sul de São Sebastião.
Nessa primeira fase serão vistoriadas mil ligações de esgoto e águas pluviais. O intuito é identificar possíveis vazamentos na rede coletora.
Caso o problema seja identificado, o morador terá um prazo de 30 dias para regularizar o sistema. Se não for solucionado, poderá ser aplicada uma multa que varia de acordo com o dano ambiental.
A assessoria de imprensa da superintendência da Sabesp do Litoral Norte informou que os vazamentos na rede do esgoto são provocadas por excesso de água de chuva que invade o sistema.
O programa poderá ainda identificar as possíveis causas dos vazamentos ocorridos nas praias da região no início do mês. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião transfere 26 detentos

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião iniciou esta semana a transferência de 26 presos para outras cadeias e penitenciárias do Vale do Paraíba. A medida visa reduzir o excesso de detentos na unidade. Atualmente, 144 homens dividem as celas, que têm capacidade para 60 pessoas.
Segundo a Polícia Civil, 19 presos foram transferidos para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. Eles aguardam condenação da Justiça.
Seis detentos foram encaminhados para as penitenciárias de Potim e Tremembé e um, para o cadeião do Putim, em São José. Eles são condenados por diversos crimes, incluindo tráfico de drogas, roubo, furto e homicídio.
A polícia informou ainda que as vagas haviam sido solicitadas há vários meses, mas a transferência somente pode ser realizada esta semana.
O intuito é reduzir o excesso de detentos até o início da temporada, quando há um aumento da demanda por espaço na cadeia. Segundo a polícia, novos pedidos de vagas já foram encaminhados para as penitenciárias da região. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia recaptura foragido no litoral

São Sebastião - O pescador João Batista Estevan, 43 anos, foi preso na noite de anteontem, acusado de roubar R$ 140 de um restaurante localizado na região central de São Sebastião. Segundo a Polícia Civil, o pescador é fugitivo e têm vários antecedentes criminais - por tráfico de drogas, homicídio, furto, roubo e latrocínio. Estevan teria aproveitado a distração dos funcionários e retirado dinheiro do caixa. Ele foi abordado pelo gerente do estabelecimento, que acionou a polícia. O pescador foi levado para a cadeia. (Fonte: ValeParaibano)

Desmantelada quadrilha que furtava na Costa Sul

São Sebastião - Policiais do 2º DP Boiçucanga, desmantelaram ontem uma quadrilha formada por três menores e um maior, conhecido por Barriga.
O grupo é acusado de praticar vários furtos em residências em Barra de Sahy. Após inúmeras investigações, foram apreendidos vários objetos eletrônicos, aparelhos de TV, receptor de parabólica e radio.
As imvestigações terão prosseguimento para recuperar outros objetos furtados. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba faz obra contra enchente em rio

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está realizando o desassoreamento de cerca de 800 metros do rio Tavares, que passa pelo Jardim Samambaia, na região central do município. O trabalho, que visa evitar enchentes nos períodos de chuva, está sendo realizado em parceria com o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), do Governo do Estado. O rio tem 7 quilômetros de extensão e deságua na praia do Itaguá. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 30 dias. Para a próxima etapa, está previsto o percurso de aproximadamente 1.200 metros do rio entre a Fazenda da Marafunda até o Morro do Cemitério, também localizados na mesma região. (Fonte: ValeParaibano)

Acumulado o Prêmio desta semana da Campanha da Dengue

Ubatuba - Nesta semana o ganhador do concurso da Campanha DENGUE ficou acumulado porque na residência sorteada tinha latas com água parada , garrafas de água cheias no quintal e dentro da residência o que propicia o criadouro do mosquito da DENGUE.
Por isso, principalmente você que preencheu o cupom, fique atento pois pior que não ser sorteado, é ser e não poder levar o prêmio porque sua casa tem possíveis criadouros de DENGUE.
A Secretaria de Saúde adverte mais uma vez para todo cidadão de Ubatuba que participe ou não do Concurso da Campanha da Dengue que o tempo quente e quando vierem as chuvas poderemos ter casos de DENGUE no Município por isso tomem cuidado , evitando ter em casa ou no quintal objetos que propriciem o criadouro do mosquito da DENGUE. Esta é uma doença que pode ser fatal e só com a ajuda da comunidade é que poderemoas conter uma epidemia como aconteceu no verão passado.
Na segunda feira da semana que vem dia 21 ( vinte e hum ), serão sorteadas duas cestas básicas. (Fonte: ACS-PMU)

Torneio de Judô “Aniversário da Cidade”

Ubatuba - Foi realizado no último domingo, dia 13 de outubro, o Torneio de Judô em comemoração ao aniversário da cidade de Ubatuba. O evento contou com a participação de quatro academias, 68 atletas inscritos e a presença dos professores Geraldo Oscar Birbrier (Clube Atlético Lindoya Bioleve), o professor Roger Prado de Souza (Dojo Kano de Ubatuba), o professor Marino João (Associação Judô Marino) e o professor Luiz Carlos Castilho Junior (Academia Tuta Esporte Clube do Ipiranguinha). (Fonte: ACS-PMU)

Homem é preso por tráfico em Ubatuba

Ubatuba - O carpinteiro C.C.P., 25 anos, foi preso na madrugada de ontem acusado de tráfico de drogas, no bairro do Ipiranguinha, em Ubatuba. Ele portava 13 trouxinhas de maconha, totalizando 32,5 gramas. Segundo a Polícia Civil, um telefonema anônimo informou que C. estava vendendo o produto pelas ruas do bairro. Ao avistar a viatura, o carpinteiro teria tentado se esconder em sua casa. A polícia informou que o carpinteiro é um dos principais suspeitos de participar do tráfico na região e que já estava sendo procurado. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba realiza "Blitz Ambiental"

Ubatuba - No próximo dia 19 de outubro, a partir das 9 horas, a APPRU, Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba, em parceria com a COMDEC – Defesa Civil de Ubatuba, escola Sueli e outros grupos, realizarão uma Blitz Ambiental nas Pontes da Barra da Lagoa, no Itaguá, onde passa o Rio Tavares, um dos rios que mais sofrem poluição em Ubatuba, onde serão entregues folhetos de conscientização ambiental a todos que por lá passarem, tanto de carro, moto, bicicleta e pedestre.
Também estaremos retirando o lixo do interior dos veículos que participarem da Blitz Ambiental, o veículo possuir lixo como papel de balas, sorvetes, e outros, receberá uma salva de palmas como homenagem de exemplo de motorista pela atitude de não jogar na rua. Na Blitz Ambiental, será formados um corredor humano em ambas as pontes, com pessoas uniformizadas com camisas a ONG, APPRU, e faixas com mensagens de conscientização de limpeza e preservação ambiental.
Além da Blitz Ambiental, que vai ocorrer nas pontes, haverá a limpeza do Rio no trecho da Barra-da-Lagoa, limpeza dos mangues que estão com uma quantidade muito grande de lixo, além de afixar placas de conscientização ambiental e também plantio de algumas árvores às margens do rio.
O objetivo da Blitz Ambiental é de incentivar nossas crianças a fiscalizar o que também é seu, a população e visitantes da importância da preservação não só dos rios, mas como também de nossa cidade, além de chamar atenção das autoridades competente, do que está acontecendo no Rio Tavares, que além de receber esgotos domésticos das casas às margens do rio, recebem também o esgoto tratado de uma estação de tratamento da SABESP, o que causa um mau cheiro insuportável, além de extinguir todas as formas de vida do Rio, por tirar todo o oxigênio da água.
Limpar os mangues, margens e o próprio Rio Tavares é nosso dever de cidadão. A APPRU agradece a você pela gentil colaboração. (Fonte: APPRU)

365º Aniversário de Ubatuba
Dança, Feira das Nações, carros e aviões antigos, obras...

Ubatuba - Neste sábado, 19, a oficina de dança da Fundart e de ginástica rítmica de Lorena, com mais de 50 figurantes, estarão se apresentando a partir das 20 h no Ginásio de Esportes. Depois de Ubatuba, o grupo de Lorena assume compromissos fora do País. Domingo, 20, às 10 h, é a vez da prova pedestre “Cidade de Ubatuba” e jogos de volei no Tubão. A programação, que teve início no último dia 11 e estende-se até o dia 28, segunda-feira, apresenta-se diversificada contemplando exposições, competições esportivas, baile de aniversário e entrega de obras incluindo o gramado do campo de futebol do Itaguá. A XV Feira das Nações promovida pelo Rotary Club com apoio da Prefeitura e Fundart terá ao lado mais de 100 carros antigos e, no aeroporto, a exposição de aeronaves antigas. Trata-se de uma exposição inédita em nossa cidade somente viabilizada graças a colaboração de colecionadores de todo Estado. “Estamos confirmando o otimismo com relação ao futuro de nossa cidade e da nossa população pois temos certeza de que estamos trabalhando para isso,” afirma o prefeito Paulo Ramos. (Fonte: ACS-PMU)

Programação do 365º. aniversário de Ubatuba

19/10 - Sábado
20 horas: Apresentação de: Oficina de Dança da FUNDART / Ginástica Ritmica Desportiva (GRD) da cidade de Lorena
local: Ginásio de Esportes Tubão

20/10 - Domingo
10 horas: Prova Pedestre Cidade de Ubatuba
local: Av. Iperoig
11 horas: Jogos de Vôlei
local: Ginásio de Esportes Tubão

24/10 - Quinta-feira
9 horas: Entrega das obras de urbanização da Praia Grande
10 horas: Entrega das Obras de urbanização do Mirante da Enseada
10:30 horas: Entrega das Obras de urbanização do Mirante do Saco da Ribeira
11 horas: Inauguração das Obras de urbanização da Praia da Maranduba

25/10 - Sexta-feira
10 horas: Inauguração do Centro Odontológico
20 horas: Abertura da XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig
23 horas: Baile do Aniversário da Cidade
local: Red Beach Park

26/10 - Sábado
11 horas: Exposição de Carros Antigos
local: Av. Iperoig
11:30 horas: Inauguração da Passarela “Miguel Joaquim Izabel - Tio Migué”
local: Ilha dos Pescadores
19 horas: Noite de Autógrafos da obra “Anchieta Vivo”
local: Centro de Informações Turísticas
20 horas: XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig, com apresentação das danças da Xiba e Congada de Bastões
21 horas: Show com a banda Praieira
local: Av. Iperoig

27/10 - Domingo
8 horas: Festival de Judô
local: Ginásio de Esportes Tubão
20 horas: XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig, com apresentação dos Bonecões e da Dança do Boi.
21 horas: Apresentação da Lira Padre Anchieta

28/10 - Segunda-feira
8 horas: Hasteamento da Bandeira
9 horas: Desfile Cívico em comemoração aos 365 anos de emancipação político-administrativa de Ubatuba
local: Av. Iperoig
9 horas: III Festival Pintando Ubatuba - Exposição no Centro de Informações Turísticas
local: Av. Iperoig
12 horas: Regata de Aniversário da Cidade
local: Praia do Cruzeiro
16 horas: Entrega do gramado da Praça de Esportes do Itaguá
19 horas: XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig
19:30 horas: Missa Solene na Igreja Matriz
20:30 horas: Entrega do Título “Cidadão Ubatubense
local: Câmara Municipal

01/11 - Sexta-feira
19 horas: XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig
19:30 horas: Apresentação do Coral Marencanto da FUNDART
20:30 horas: Apresentação da Oficina de Dança da FUNDART

02/11 - Sábado
19 horas: XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig
20 horas: Apresentação do Grupo Folclórico Caiçarada com as Danças do Chapéu e da Tontinha
local: Av. Iperoig

03/11 - Domingo
19 horas: XV Feira das Nações
local: Av. Iperoig
20 horas: Apresentação da Dança da Fita
21 horas: Apresentação da Lira Padre Anchieta (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Socorro, estamos afundando!! - Este alarme teria fundamento, Dona Abigail Costa, de Ubatuba, se outras pessoas, a exemplo da senhora, fazendo-se passar por quem não são, usassem a imprensa com o intuito de denegrir a imagem de uma Instituição. Seria a constatação de que a dignidade do ser humano já foi a pique.
A senhora não é aluna, nem mãe de aluno(a) de nenhum de nossos cursos superiores. Nem sequer tínhamos conhecimento de sua existência. Não tem, portanto, autoridade ou competência de opinar sobre um curso, diversas vezes avaliado pelo MEC, através do Provão, com distinção.
Não apenas a família Nogueira, mas a família Módulo, há mais de 27 anos, tem estado comprometida com a Educação e aberta ao diálogo com seus alunos, que não necessitam utilizar expedientes escusos para se manifestar.
Temos orgulho da excelência da nossa equipe, do trabalho que temos realizado, do empenho dos nossos alunos e da qualidade dos profissionais formados por nós. São pessoas dignas, merecedoras do nosso respeito e admiração e que, com certeza, devem estar indignadas com suas infâmias.

Angelo F. Nogueira Jr.
Vice-Presidente das Faculdades Integradas Módulo
Caraguatatuba, SP



 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Villa del Mare Litoral Virtual

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor