Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 21 de outubro de 2002 - Nº 642 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Hotel Pousada Alto da Serra Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Litoral terá Delegacia de Investigações Gerais
   Sol forte leva turista à água

Caraguatatuba:
   Turistas migram para praias desertas
   Bombeiros alertam pela segurança
   “Caraguá terá 90% de saneamento básico”, afirma Antonio Carlos
   Após dois anos, Caraguatatuba inaugura na segunda o Ceprolin
   Falso seqüestro mobiliza polícia de Caraguá

Ilhabela:
   Banco do Povo abre agência em Ilhabela’água
   Veleiro afunda em Ilhabela

São Sebastião:
   Ibama promove curso em São Sebastião
   Casa em São Sebastião é embargada pela polícia
   São Sebastião adota fecha-bar para combater criminalidade
   Trabalho comunitário reduz a criminalidade na costa sul

Ubatuba:
   Ubatuba vai reurbanizar a Av. Iperoig
   Mulheres montam cooperativa para vender peixe
   Furto é o mais frequente dos crimes em Ubatuba, onde se mata por amor

   Carta do Leitor


Litoral terá Delegacia de Investigações Gerais

Litoral Norte - O delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, disse que no final do próximo mês a regiãoganhará uma DIG (Delegacia de Investigações Gerais). Ele adiantou que o pedido já foi feito à Secretaria de Segurança Pública.
Conforme o delegado, a região receberá 10 investigadores e uma viatura equipada. “A DIG deverá estar pronta para atuar já na temporada”, destacou.
Para o delegado, um setor especializado irá agilizar e auxiliar muito o combate à criminalidade na região. A DIG será comandada diretamente pela Seccional. Ela terá uma unidade móvel equipada. “Dentro de 30 dias a equipe já estará sendo preparada”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Sol forte leva turista à água

Litoral Norte - O sol forte e o calor atraíram muitos turistas e moradores às praias do Litoral Norte ontem. A expectativa das polícias e Secretarias de Turismo é que a movimentação continue grande até o final do verão.
Em Caraguatatuba, o movimento era cerca de 60% maior que nos dias comuns, onde circulam pelas praias principais cerca de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.
"Nos feriados o movimento é sempre grande. Na semana passada, por exemplo registramos aproximadamente 150 mil pessoas na cidade. Daqui pra frente a tendência é ter praias cheias e muito movimento em Caraguá", disse o e secretário de turismo de Caraguá, Salim Burihan.
Segundo o diretor-presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba), Luiz Bishof, é difícil fazer uma estimativa de quantas pessoas passaram pela cidade nesse final de semana, mas as expectativas são boas.
Nas rodovias Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba) e na Tamoios (São José-Caraguá), a previsão da Polícia Rodoviária Estadual é que o movimento de carros flua normalmente. (Fonte: ValeParaibano)

Turistas migram para praias desertas
Melhor qualidade da água e tranquilidade são atrativos em praias de pouco movimento em Caraguatatuba

Caraguatatuba - As praias populares estão perdendo espaço para as consideradas desertas pelos turistas. Em Caraguatatuba, estes novos pontos de lazer têm atraído visitantes que estão em busca de tranqüilidade e melhor qualidade da água.
Das 17 praias do município, 8 são consideradas com pouco ou sem movimento --Tabatinga, Capricórnio, Lagoa Azul, Palmeiras, Pan-Brasil, Massaguaçu, Brava e Flexeiras.
Essa nova tendência não é recomendada pelo Corpo de Bombeiros, por causa do aumento do número de acidentes e pela ausência de salva-vidas (leia texto abaixo).
Segundo a assistente de vendas, Fabiana Silvestre da Silva, 30 anos, o sossego das praias menos movimentadas é o ideal para o turista que busca o descanso. "O visitante sempre mora em uma cidade agitada. E ficar em um ambiente mais tranqüilo alivia o estresse da semana e recarrega as energias", disse.
O estudante Arthur Quappr disse que é necessário a presença de salva-vidas nas praias desertas para garantir a segurança dos banhistas.
"Há vários anos venho à praia do Capricórnio e o movimento de turistas tem aumentado a cada temporada. Um monitoramento seria ideal para orientação dos novos banhistas", disse.
Para o casal de aposentados Toshio Yamana, 60 e Helena Lopes Yamana, 58 anos, o contato com a natureza é o principal atrativo das praias.
"Gostamos de apreciar a natureza. E ainda não temos a preocupação com os assaltos que geralmente acontecem em outras praias", disse Helena.
A estudante Mariana Lucon, 20 anos, afirmou que mesmo não tendo uma estrutura de quiosques e ambulantes, esse serviço é recompensado pela preservação ambiental do lugar.
"As praias populares tem o conforto dos vendedores de alimentos. Mas a preparação de lanches e sucos em casa resolve o problema", disse.
TENDÊNCIA - Para o diretor da Secretaria de Turismo de Caraguá, Henrique Galvão, a tendência é que o número de visitantes aumente nos próximos anos nas praias desertas.
"As pessoas estão em busca de privacidade. Como esses lugares oferecem também uma boa qualidade para o banho de mar, a expectativa é de uma ampliação de turistas", disse.
Para a gerente de Águas Litorâneas da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Cláudia Lamparelli, a melhor qualidade das praias é referente a distância dos bairros residências. (Fonte: ValeParaibano)

Bombeiros alertam pela segurança

Caraguatatuba - Para o tenente do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, Igor Klein, não é recomendável a freqüência dos turistas em praias desertas.
"O salva-vida é a segurança do banhista na praia. A prudência é fundamental, inclusive nos locais onde há tendência de ondas fortes", disse.
O tenente afirmou ainda que somente esse ano já foram registrados cerca de 70 acidentes e 6 mortes em locais afastados.
"Não era comum esse tipo de acidente. Mas como está havendo maior demanda de turistas, verificamos também um aumento nas ocorrências", disse.
Ele afirmou ainda que o controle do salvamento marítimo é realizado durante o ano somente na praia Martin de Sá, considerada a mais popular da cidade. No período da temporada há vigilância ainda na Cocanha, Mococa, Prainha e Indaiá. O efetivo ainda não abrange todas as praias.
A orientação do Corpo de Bombeiros, segundo Klein, é que os turistas evitem banho de mar e pescarias próximas de costeiras, passeios em pedras e não ingerir bebida alcoólica antes entrar no água. (Fonte: ValeParaibano)

“Caraguá terá 90% de saneamento básico”, afirma Antonio Carlos

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos da Silva, disse que os bairros Casa Branca e Olaria já estão com suas redes de esgoto prontas, restando apenas o término de alguns serviços. “Já foi feita toda a rede e a pavimentação. Falta agora ligar a estação de bombeamento”, enfatizou.
Antônio Carlos disse ainda que a cidade vem evoluindo em relação ao saneamento básico. “Caraguá tinha 9% de saneamento básico quando entrei e vamos chegar a 90% até o final do mandato”, afirmou.
Na tarde de ontem, ele também lembrou que, em relação às áreas de risco do município, muitas famílias foram removidas. “Fizemos 205 casas populares, com verba do Governo Federal, só para tirar famílias de áreas de risco”.
De acordo com o prefeito de Caraguá, a idéia é busca mais recurso para a construção de novas moradias. Além do conjunto habitacional construído pela prefeitura, o município conta ainda com casas populares feitas pelo Governo do Estado, como por exemplo, nos bairros Casa Branca e Travessão. (Fonte: Imprensa Livre)

Após dois anos, Caraguatatuba inaugura na segunda o Ceprolin

Caraguatatuba - Dois anos após o início das obras, será inaugurado nesta segunda-feira, em Caraguatatuba, o Ceprolin (Centro de Educação Profissional no Litoral Norte), uma instituição criada para formar e qualificar profissionais da região.
O Ceprolin foi concebido a partir de um convênio do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e com o governodo Estado.
O centro será mantido pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e vai contar com a parceria de empresas, prefeituras, associações civis, órgãos governamentais estaduais e federais e população em geral.
Para estudar no Ceprolin os alunos passarão por uma seleção. Os cursos terão início no primeiro semestre de 2003. A capacidade do centro é para atender até 1800 alunos.
A escola tem como missão garantir a oferta de educação profissional no nível básico e técnico aos jovens e adultos e proporcionar habilitação profissional para os diferentes setores da economia, oferecendo atualização, aperfeiçoamento e especializações, e dessa maneira, atender às necessidades do mercado profissional.
O prédio está construído em uma área de 3 mil m² com seis salas de aula, 14 laboratórios didáticos como construção civil, padaria, cozinha, restaurante, administração, lavanderia, recepção, apartamento didático, rouparia, agência de turismo, laboratórios de línguas, informática, biotec-nologia, microbiologia, uma biblioteca, um auditório multimeios com 90 lugares, cantina e setor administrativo.
O Ceprolin vai oferecer cursos básicos e técnicos. A meta é que 70% dos cursos técnicos sejam gratuitos. A atuação do Ceprolin está prevista para acontecer nas áreas de Hotelaria e Turismo, Saneamento Ambiental, Construção Civil e Gestão.
A área de Gestão é que dará início às atividades das escola, com cursos técnicos nas áreas de contabilidade, administração e secretariado.
De acordo com o prefeito Antônio Carlos da Silva, com a implantação do Ceprolin, a região vai poder investir na capacitação da mão-de-obra local, mantendo qualificados e empregados os trabalhadores do Litoral Norte.
“Uma das obras mais importantes da região, vai profissionalizar a área de turismo, o ramo de hospedagem, gastronomia, construção civil, e demais setores”, disse Manoel Marcos, prefeito de Ilhabela.
“Através da profissiona-lização das atividades ligadas ao setor de turismo, estaremos criando uma nova identidade para o Litoral Norte”, ressaltou Paulo Ramos, prefeito de Ubatuba.
Na avaliação de Paulo Julião, prefeito de São Sebastião, o Litoral Norte vai ter um grande desenvolvimento em vários setores com a implantação da escola. “Vejo com muita importância a necessidade de uma administração conjunta para garantirmos a continuidade do projeto”.
O Ceprolin vai contar com a participação das prefeituras, empresas e associações no Conselho de Administração Escolar, que juntamente ao corpo docente e direção da escola, vai ditar os novos rumos do ensino profissional do Litoral Norte.
Fazem parte do Conselho representante das Associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Litoral Norte; das associações comerciais e industriais, das Secretarias Municipais de Educação do Litoral Norte, dos Conselhos e Comissões de Turismo do Litoral Norte, e dos Rotarys Clubes do Litoral Norte.
O Ceprolin fica na avenida Rio Grande do Norte, 450, no Bairro do Indaiá. A inauguração será as 10h. (Fonte: Imprensa Livre)

Falso seqüestro mobiliza polícia de Caraguá

Caraguatatuba - Um falso seqüestro mobilizou as Polícias Civil e Militar de Caraguatatuba. A estudante S.S.F.F., 16 anos, simulou um sequestro à família de São José dos Campos. Por volta das 13h de quinta-feira, a estudante chamou a Polícia Militar na avenida Miguel Varlez, no Centro da cidade.
Ela contou que reside em São José dos Campos e na tarde do dia anterior, quando estava próximo ao Shopping Colinas, quatro homens desconhecidos, sendo dois armados, a obrigaram entrar em um Corsa cinza, quatro portas.
Segundo a suposta vítima, a quadrilha a teria levado para uma casa no bairro Tabatinga, onde permaneceu até o dia seguinte. Neste período, contou a estudante, foi feito contato com os pais em São José dos Campos, onde a menina disse que estava tudo bem e logo retornaria para casa.
Sem resgate - Conforme a polícia, em nenhum momento foi feito pedido de resgate. A Polícia Militar conduziu a estudante até a Delegacia de Polícia, onde se registrou averiguação de seqüestro.
O delegado Fábio de Carvalho Joaquim disse que tudo não passou de um engano. Todas as ligações feitas à família partiram do próprio celular da estudante. Ela mesma falou com os pais. Para o delegado, a estudante veio passear em Caraguatatuba e teria contato essa história.
Ele também disse que não chegou a registrar falso crime, uma vez que não houve nada que comprovasse o fato. A menina foi entregue aos pais, que vieram buscá-la na delegacia. (Fonte: Imprensa Livre)

Banco do Povo abre agência em Ilhabela

Ilhabela - Moradores de Ilhabela vão receber hoje a agência do Banco do Povo que será instalada no prédio da prefeitura, na região central do município. A inauguração contará com a presença do secretário Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça. Cerca de R$ 40 mil foram cedidos pelo Executivo para a construção da agência, que teve um investimento total de aproximadamente R$ 240 mil. A agência vai oferecer atendimento preferencial aos empreendedores da região que poderão fazer financiamentos entre R$ 200 e R$ 5.000. (Fonte: ValeParaibano)

Veleiro afunda em Ilhabela

Ilhabela- O veleiro Pegasus, com 23 pés de comprimento, afundou ontem por volta das 16h após se chocar contra uma costeira na região do Pacuiba, no norte de Ilhabela. Quatro tripulantes estavam abordo da embarcação.
A lancha Perequê, da Marinha, foi prestar socorro à s vítimas, que saíram do barco de caiaque e permaneceram em terra.
De acordo com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, a embarcação escapou da poita e foi de encontro às pedras. A Capitania dos Portos informou que irá abrir inquérito para apurar as causas do acidente. (Fonte: Imprensa Livre)

Ibama promove curso em São Sebastião

São Sebastião - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) de São Sebastião vai iniciar na próxima semana o Curso de Pesca Esportiva. O objetivo é ensinar a pescadores amadores e estudantes técnicas de pesca que evitem danos ao meio ambiente e o desrespeito às leis ambientais. Na primeira fase do curso serão ministradas aulas gratuitas para cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino. A segunda etapa do projeto será implantada dia 24, quando 60 profissionais iniciam o curso. Segundo o núcleo regional do Ibama, serão aplicadas técnicas de preservação ambiental, isca-artificial, preparação de equipamentos e pesque-pague. (Fonte: ValeParaibano)

Casa em São Sebastião é embargada pela polícia

São Sebastião - A Polícia Ambiental de São Sebastião embargou na últimas sexta-feira a obra de uma casa de veraneio localizada no bairro de Boiçucanga, na costa sul do município. Segundo a polícia, a residência estava localizada às margens de um rio, dentro de uma área de preservação permanente. O local é considerado de difícil acesso com percurso pela água. Para a construção do alicerce, houve um desmatamento de cerca de 570 metros quadrados de vegetação da Mata Atlântica. O proprietário da casa, que não teve o nome revelado pela polícia, recebeu uma multa no valor de R$ 587 e vai responder processo em liberdade por crime ambiental. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião adota fecha-bar para combater criminalidade

São Sebastião - As polícias Civil e Militar, em conjunto com a prefeitura, decidiram realizar novas operações "fecha-bar" em São Sebastião, com o objetivo de reduzir o número de homicídios na cidade.
A medida foi adotada em uma reunião realizada anteontem com os comandos das polícias Civil e Militar em São José dos Campos. O encontro é realizado uma vez a cada dois meses para analisar os dados bimestrais da criminalidade na região e definir estratégias de combate à violência.
ESTATÍSTICA - Segundo o diretor do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, São Sebastião registrou um aumento de homicídios nos meses de julho e agosto deste ano, diferente dos outros municípios do Vale do Paraíba, que tiveram queda.
"Tivemos um aumento na região de homicídios e furto e uma redução em roubo e furto de veículos", afirmou.
Segundo o diretor, os furtos aumentaram na região em 12%. "Isso é normal, uma vez que as pessoas fazem mais ocorrências e a polícia está mais presente", disse
Silva afirmou que a operação para fechamento de bares terá apoio de fiscais da prefeitura e deverá começar neste final de semana.
"Verificamos que a maioria dos crimes foram cometidos em bares clandestinos da cidade, motivados por brigas durante o mês de julho. Com o fechamento destes bares teremos uma redução de homicídios", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Trabalho comunitário reduz a criminalidade na costa sul
A criminalidade na Costa Sul de São Sebastião reduziu-se a quase zero. A região contou com um trabalho efetivo da polícia, sociedade civil e poder público, que culminou na tranqüilidade que está atualmente usufruindo.

São Sebastião - Essa é a avaliação da presidente do Conseg (Conselho de Segurança), Éder Castanha Ávila Monteiro, para quem a região teve uma melhora grande em relação aos anos anteriores. Ela comenta, como exemplo, a festa rave que ocorreu em Boiçucanga, na semana passada. Conforme Éder, o evento aconteceu sem problemas, bagunça ou crimes graves. “Recebemos 3.500 pessoas e tudo foi tranqüilo. Se fosse em outra ocasião, poderiam acontecer coisas graves”, acrescentou. Para ela, não foi somente um aumento de efetivo policial que contribuiu para a redução da violência.
“Acredito que a população passou a valorizar o trabalho policial, proporcionando um estímulo para trabalhar”. A opinião é compartilhada pelo delegado do 2° Distrito Policial, Fábio Luiz Machado. Ele acredita que o apoio motivou os policiais, que se desdobraram em atuar, esclarecer crimes e prender os autores, fazendo uma limpeza na área.
Sem impunidade - Segundo o delegado, desde julho a região não registra homicídios. Todos os crimes, explicou o delegado, desde roubo, furtos e outros tiveram uma redução. “O roubo caiu pela metade”, ressalta. Fábio também conta que os autores de todos os homicídios que ocorreram este ano foram presos e a maioria dos roubos também teve esclarecimento.
Pelo menos quatro quadrilhas, que agiam na região, foram descobertas e presas. Em uma, havia sete integrantes, que cometiam crimes em Juquehy. Uma outra quadrilha agia em Boiçucanga. Um menor que integrava um bando foi para Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor). “Ao todo, eram 16 pessoas nas quadrilhas. Pelo menos 14 estão presos”, completou o delegado.
O resultado deste trabalho, de acordo com o delegado, se deve aos policiais civis, ao apoio do Conseg, da prefeitura e da Seccional. “O Conseg ajudou na mobilização dos moradores que compareciam na delegacia para fazer o reconhecimento dos criminosos, uma vez que sem isso não é possível fazer o trabalho”, acrescentou.
Para conseguir prender os autores dos crimes, inclusive do latrocínio de um dentista, que revoltou a comunidade local, os policiais civis foram buscá-los em outros municípios e até outros Estados. O setor do 2° Distrito Policial teve o apoio da dois investigadores e viatura da Seccional.
Mobilização da sociedade, polícia e poder público tem sucesso - Tudo começou com uma onda de crimes graves, onde até sequestro foi registrado, na Costa Sul. A sociedade se mobilizou, querendo fechar a rodovia para exigir segurança. Uma comissão formada pela comunidade e poder público foi pedir apoio ao Governo do Estado.
Como resultado, todos decidiram se integrar, o trabalho policial foi destacado e aplaudido, proporcionando alcançar a tranqüilidade que atualmente se encontra na Costa Sul.
Para a presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Regina Helena Paiva Ramos, a sociedade cobrou e se organizou.
O delegado Seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, disse que a Costa Sul teve uma melhora fantástica. “Peguei todo nosso contingente e coloquei no 2° DP, dando uma injeção de ânimo no setor”, completou. João Barbosa declara que o mérito também se estende para o Judiciário, que colaborou muito, expedindo os mandados de prisão, para que a polícia pudesse agir.
Para prefeito, o resultado veio de um conjunto de fatores - Para o prefeito Paulo Julião o resultado da grande redução de criminalidade na Costa Sul se deve a um conjunto de fatores. Conforme o prefeito, a reunião com o governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, trouxe efeitos positivos como a vinda de viaturas e 11 policiais militares para a região.
Dentre outras medidas, disse, teve a presença das equipes da Rota (Ronda Ostensiva Tobias Aguiar), que virão em outras oportunidades, assim como o canil da PM e o Denarc (Departamento de Narcóticos) da Polícia Civil. “Ocorreram várias ações que contribuíram para o resultado favorável. Há que se destacar o excelente trabalho realizado pela Polícia Civil na Costa Sul, prendendo várias quadrilhas”, ressaltou.
De acordo com Paulo Julião, as medidas preventivas trouxeram a sensação de segurança, que é muito importante. Ele também destaca que o esforço deve ser conjugado em todos os bairros. “O bandido nunca irá desaparecer”, completou.
Segundo o prefeito, ações sociais, de melhoria da qualidade de vida, infra-estrutura urbana e cursos de qualificação também foram feitas pela administração municipal, contribuindo para conter a criminalidade.
“A violência é fruto da desesperança. A pessoa fica sem perspectivas”, acrescentou. Todo este conjunto de medidas, concluiu Paulo Julião, inibe a criminalidade e valoriza a participação da sociedade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba vai reurbanizar a Av. Iperoig

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba planeja iniciar em março do próximo ano as obras de reurbanização da avenida Iperoig, a avenida da Praia. O investimento é de R$ 2 milhões e a verba foi liberada pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), do Governo do Estado.
O montante corresponde a todo o recurso destinado ao município pelo departamento em 2003.
Segundo o secretário de Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba, Sidnei Giraud, o objetivo é reestruturar todo o espaço para atender ao turista. "A avenida é a porta de entrada do município."
O projeto visa a pavimentação completa da Iperoig, incluindo recuperação das pistas, recolocação de guias e sarjetas, jardins, iluminação especial, bancos, lixeiras e sinalizações de trânsito e turísticas.
Outra modificação, segundo o secretário, será o sistema de tráfego do local. "Ainda não definimos se haverá duplicação da pista. Mas teremos que readequar a avenida para melhorar no fluxo de veículos", disse.
Atualmente, a avenida conta apenas com um espaço de lazer formado por rampas de skate e um trecho com ciclovias. (Fonte: ValeParaibano)

Mulheres montam cooperativa para vender peixe

Ubatuba - Cerca de 20 mulheres de pescadores de Ubatuba montaram uma cooperativa para vender peixes e camarões. Elas são associadas da Colônia dos Pescadores e vendem o produto no Mercado Municipal.
"Antes o meu marido tinha que contratar um funcionário para ficar no mercado. E com a minha participação, temos uma economia mensal de cerca de 15%", disse a vendedora Janaína Dark, 28 anos.
Elizabeth Nóbrega, que também trabalha no mercado, afirmou que o seu marido não tem condições de pescar à noite e vender os peixes no dia seguinte. "Eles (pescadores) passam vários dias no mar. O tempo que sobra é para recuperar as energias para pescar novamente", disse.
O presidente da Colônia dos Pescadores, Manoel dos Santos, disse que as mulheres melhoraram a comercialização dos produtos.
"O mercado de peixe não tinha um bom visual. Agora as vendedoras separam todas as mercadorias na bancas e usam do carisma feminino para conquistar a clientela". (Fonte: ValeParaibano)

Furto é o mais frequente dos crimes em Ubatuba, onde se mata por amor

Ubatuba - Ubatuba concentra o maior número de flagrantes do Litoral Norte. Esta é a informação do delegado titular de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso, que há 13 anos comanda a Polícia Civil da cidade. Conforme o delegado, embora haja esta proporção, a cidade não é a mais violenta do Litoral Norte.
Os bairros que registram mais ocorrências na cidade são Ipiranguinha (o mais populoso), Perequê-Açu e Itaguá. Nestes, esclarece o delegado, há casos de furtos em casas e lesão corporal. O furto em residência, explica Fausto, é o mais frequente dos crimes na cidade, mais até que as ocorrências com drogas, que se concentram no bairro Estufa I e II, onde há ponto de tráfico.
Como em todas as cidades da região, disse Fausto, Ubatuba também vive o problema de ocupação irregular nos morros, proporcionando uma migração desenfreada e o aparecimento de menores infratores.
Os bandidos que agem na cidade são de outros municípios, lembra o delegado. Os perigosos, destaca, não chegam nem a cometer o crime na cidade, mas são presos em abordagens policiais, onde se descobre que são procurados.
Homicídio passional - Segundo o delegado, os poucos homicídios que aconteceram na cidade são, na maioria, passionais. Em seguida, vem briga de vizinhos e por último relacionado com a droga.
A média de esclarecimentos de crimes da Polícia Civil, ressalta, é de 55% a 60%. Embora seja o município que mais registra flagrantes, lembra Fausto, ele é também o que concentra menor número de policiais, em comparação com as outras cidades do Litoral Norte.
São três delegados, 15 investigadores e seis escrivães. Para o delegado, a cidade poderia ter mais um distrito, principalmente na região sul, que faz divisa com Caraguatatuba, uma vez que é a área com maior densidade populacional. Ubatuba tem 110 quilômetros de costa.
De acordo com o delegado, o fato de ter maior número de flagrantes se deveria ao fato de ser, supostamente, o maior pólo turístico do Litoral Norte. “Todo mundo conhece Ubatuba”, acrescentou.
Com isso há um movimento muito grande na cidade e, consequentemente, mais flagrantes. “Mas mesmo assim conseguimos inibir a vio-lência na cidade, pois o grau de criminalidade é menor do que em Caraguatatuba”, disse o delegado. (Fonte: Imprensa Livre)

Carta do Leitor

Socorro, estamos afundando! - Oh!!! Dona Abigail... Que infeliz idéia é essa de comentar um assunto deste. O que aconteceu com você? O que me diz a respeito da resposta da Faculdade Módulo?
A senhora tem alguma resposta para tanto? Se tem, fale com lizura, para não escutar(?) uma melhor ainda. ok? Ao meu ver, caso tenha algum problema, vá até a direção e reivindique seu ponto de vista mas, fazer um comentário deste modo??? Tenha dó...
Ubatuba não merece cabeça assim.

Antonio Carlos
Caraguatatubense de coração
Sebastianense de nascimento


Quadrilha Desmantelada - Como uma das inumeras vítimas do Sr. BARRIGA e seus auxiliares duas inocentes crianças...), fico na esperança de reaver o que me foi roubado. Será????
Tomara não seja o próprio que venha me procurar !!!

Raul Levy
Barra do Sahy
São Sebastião, SP


Aos que dependem e gostam do Litoral Norte - Muito em voga na atualidade a palavra "TERRORISMO" está sendo usada com muita freqüência para expressar o bem e o mal, quase se tornando vulgar, portanto, e por enquanto, prefiro usar a "REFLEXÃO" como pedido de ALERTA aos amantes das cidades que formam o segmento do LITORAL VIRTUAL, tendo como ilustração o artigo de Antônio Ermirio de hoje em sua coluna da Folha de S.Paulo, disponível em http://www.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2010200206.htm
Tenho notado nos artigos publicados, a vossa preocupação com o aumento populacional e da criminalidade em nossa região, porém,insuficiente para os problemas que deles advirão. Temos que apertar mais as autoridades constituídas e organizar a sociedade para o enfrentamento de desse gravíssimo problema. Pela atenção, agradeço, e conte conosco
Cordialmente

Ademar Conde
Ilhabela, SP

Nota do Editor

A partir desta edição estaremos apresentando diariamente a seção "Foto do Dia", com imagens inéditas da região que podem ser utilizadas como wallpaper (papel de parede).
Inauguramos a seção com a foto "Praia da Cocanha" de Zé Mário, da High Fly, que com seu paramotor, paraglider ou asa delta, sempre captou  lindas imagens aéreas do Litoral Norte.
Na sequência traremos foto de Gianni D´Angelo, Alexandre Antonakis, Miguel, Angel e outros fotografos que colaboram com nosso site, valorizando as belezas da região e mostrando o que de mais belo o Litoral Norte pode oferecer.
Para serem utilizadas como papel de parede (wallpaper), basta clicar no link da foto e esperar a mesma carregar totalmente ampliada (1024 x 768 pixels). Depois clica-se com o botão direito do mouse sobre a ampliação e escolhe "Definir como papel de parede" ou "Definir com plano de fundo" conforme a versão de seu  sistema operacional.
Pronto! Sua área de trabalho ficará com um visual mais agradável.

Emilio Campi
Editor

Foto do Dia:
Praia da Cocanha - Caraguá
Praia da Cocanha
©2002 Zé Mário/High Fly




 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.


Villa del Mare Litoral Virtual

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor