Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 10 de abril de 2002 - Nº 508 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Caraguá comemora 145 anos
Conama regulamenta manejo de espécies da Mata Atlântica
Ações demolitórias continuam na costa sul de São Sebastião
Teatro Municipal apresenta “Insólita Missão”
Resultados da 1ª fase do Regional do Vale do Paraíba de Judô
Resultados dos Jogos Abertos da Juventude
Carta do Leitor



Caraguá comemora 145 anos
Orgulho de ser caiçara, a satisfação em visitar e descobrir uma nova cidade

Caraguatatuba - Caraguá está completando 145 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 20 de abril. Com muito orgulho, todos, caiçaras, turistas e veranistas comemoram o desenvolvimento que a cidade vem conquistando nos últimos anos. Motivos não faltam para se comemorar. Foram mais de 500 obras nos últimos cinco anos. Cerca de 100 obras por ano.
E junto com as comemorações do 145º aniversário, serão inauguradas outras importantes obras, como a nova sede da Secretaria de Educação “Profª Lucy Pestana Silva Franco Montoro”. Com maior infra-estrutura, o prédio vai garantir melhor qualidade no atendimento e nos serviços prestados.
O PAS-Posto de Atendimento a Saúde do Perequê-mirim; outra obra a ser inaugurada este mês, também melhorará os serviços prestados à população. O Posto terá quatro consultórios, sala de ginecologia e de odontologia, enfermaria, sala de inalação e de coleta.
Um Ginásio de Esportes no bairro Perequê-mirim, com uma área de 1.525 mil m2, vai proporcionar lazer e esporte para a população. O ginásio comporta vestiários de última geração, arquibancadas modernas, além de medidas oficiais para a prática de basquete, futebol e vôlei.
O Centro de Convivência Comunitária e Cultural “Valter Ademir Carrijo” também será entregue durante as comemorações e promoverá a cidadania dos moradores. O Centro de Educação Infantil(creche) “Profª Célia Rocha Lobo”; que também será entregue na ocasião, irá garantir o trabalho pedagógico com as crianças de zero a 3 anos. Poucas cidades têm investido na educação de 1ª infância como Caraguatatuba..
O bairro Barranco Alto também vai receber um nova obra: o EMEI-EMEF “Prof. João Benedito Marcondes”, com sala de informática, videoteca, consultório odontológico, salas para atendimento psicológico e para deficientes visuais, ginásio de esportes coberto e centro comunitário. O CIEFI atenderá 620 alunos, incluindo educação infantil, ensino fundamental, supletivo e telecurso. PMC

Conama regulamenta manejo de espécies da Mata Atlântica

Litoral Norte - O plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou proposta de resolução que dispõe sobre corte e exploração das espécies da flora ameaçadas de extinção na área de abrangência do Bioma Mata Atlântica.
Com isso, os estados da área de abrangência do Bioma Mata Atlântica deverão, num prazo de um ano, a partir da publicação da resolução, estabelecer critérios de conservação genética e de sustentabilidade da exploração para as espécies ameaçadas de extinção. Esses critérios terão como base estudos técnicos e científicos e os Planos de Conservação e Uso.
Outra resolução aprovada pelo Conama dispõe sobre o licenciamento ambiental de sistemas de disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados em municípios de pequeno porte.
A norma trata de critérios e procedimentos para o licenciamento nesses municípios para unidades de disposição final de resíduos sólidos e para obras de recuperação de áreas degradadas em função da disposição inadequada desses resíduos.

Ações demolitórias continuam na costa sul de São Sebastião

São Sebastião - O Instituto Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o apoio da prefeitura e Polícia Ambiental, realizou hoje, dia 9, uma ação demolitória na Praia Brava, costa sul do município. A construção, toda em madeira, com aproximadamente 60 m2, de alto padrão, estava localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, - cota 111.
De acordo com os fiscais que participaram da ação o proprietário não foi encontrado. Eles contam que, desde que teve conhecimento da irregularidade da obra, o mesmo desapareceu, abandonando a construção.
Segundo o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Edson Lobato, esta área concentra um grande corredor biológico, possuindo todos os ecossistemas integrados, em um raio de 15 km que começa na praia Brava e termina na Serra do Juqueriquerê, em Caraguatatuba. Ele ainda explica que nessa área a preservação é fundamental, já que a fauna existente no local só habita vegetações contíguas.
Desde o início do ano passado, mais de 100 construções irregulares foram demolidas no município. Porém, há ainda cerca de 1500 imóveis que estão sendo monitorados e fiscalizados, a fim de se detectar e conter novas invasões nas áreas de proteção, risco ou sob embargo na região.
“Não existe hoje outra instrução do prefeito a não ser a de cumprir a Lei”, afirma o Diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Nivaldo Simões. Ele explica também que está sendo elaborado pelo seu departamento um livro de denúncias feitas pela populção. “Todas as denúncias terão um número. Dessa forma ficará mais fácil centralizá-las e controlá-las, mesmo vindo de outro setor”, completou.
As operações demolitórias têm sido efetuadas com a participação da secretaria de Obras e Meio Ambiente, Polícia Florestal e Instituto Florestal, que mantém fiscalização constante para detectar novas construções irregulares no município. Outro recurso que está sendo usado pela prefeitura é a utilização de um helicóptero para auxiliar na fiscalização ambiental e de obras, intensificando as vistorias nas áreas de mata ameaçadas. PMSS

Teatro Municipal apresenta “Insólita Missão”

São Sebastião - A peça “Insólita Missão”, estará em cartaz nos próximos dias 13 e 14 de abril às 21 horas, no Teatro Municipal de São Sebastião. A peça já ficou seis meses em cartaz no teatro Ruth Escobar em São Paulo e teve um público de 19 mil pessoas.
Insólita Missão conta a estória de um jurista que vive intensamente sua vida e paixões e é surpreendido por uma doença incurável.
“É uma peça que tem a proposta de entreter o público, levantando de maneira leve as questões relacionadas à alma humana”, explica Sérgio Mariá, diretor da peça.
Além de Insólita Missão, Sérgio Mariá, que também é coordenador artístico da Companhia Paulista de Teatro, fundadora do grupo de teatro Magno, tem sob sua direção peças de grande sucesso como, “Um Bonde chamado Desejo”, de Tennesse Williams, “Último Carro”, de João das Neves, “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues, entre outros.
Para esse ano ele já começou a produzir “Vestido de Noiva”, outro grande sucesso de Nelson Rodrigues.
O elenco conta com a participação de Luís D`Ângelo (ator faz parte do elenco do novo filme de Hector Babenco, Carandiru), Tuca Lucciano (garoto propaganda dos Correios), Ximena Araya (que também está em cartaz no teatro Arthur Azevedo com a peça “As Encalhadas”, direção Bibi Ferreira), Anderson Colles (garoto propaganda do jornal O Estado de São Paulo), entre outros.
Os ingressos poderão ser comprados na bilheteria do teatro a partir das 14 horas do sábado,13, no valor de R$ 15,00. Será destinado 10% da renda para o Fundo Social de Solidariedade do município.
A peça tem o apoio de: Prefeitura de São Sebastião, Jornal Imprensa Livre, Vale Paraibano, Tribuna da Ilhabela, Rádio Morada FM, Rádio e TV Band Vale, O Rato que Ri Pet Shop, Villa `L Maré Hotel, Goden Coast Café, Restaurante Atobá, Vidro Art, APHM e Colégio Mago. PMSS

Resultados da 1ª fase do Regional do Vale do Paraíba de Judô

São Sebastião - Aconteceu neste final de semana, Domingo, na cidade de São José dos Campos o Campeonato Regional da 1ª Divisão de Judô pela Delegacia Regional de Judô do Vale do Paraíba. Aproximadamente 23 atletas de São Sebastião competiram em diversas modalidades.
Os destaques foram: Bruno Araújo na categoria Leve, ficando com o terceiro lugar; Diogo Figueiredo na categoria Pesado - 3º lugar; Claudinei Sousa, 1º lugar na categoria meio leve; Romdineli Fotex, 3º lugar na categoria meio leve; Thais Oliveira, 2º lugar na categoria meio médio; Rose Evangelista, 3º lugar na categoria meio médio; Jéssica Pereira, 3º lugar na categoria médio; Elaine Cristina, 3º lugar na categoria meio leve; Rogéria Cozendey, 2º lugar na categoria pesado; Uátila Ferreira, 3º lugar na categoria meio pesado; Araceli Sato, 3º lugar na categoria pesado; Marcia Regina, 3º lugar na categoria meio médio e Patrícia Cristina, 1º lugar na categoria ligeiro.
Na contagem geral, São Sebastião ficou com o 6º lugar e os atletas que que conseguiram obter colocação já estão automaticamente classificados para a etapa do dia 13 de abril que deverá acontecer na cidade de São Bernardo do Campo.
O monitor da equipe acredita que os atletas classificados trarão bons resultados da próxima competição além de aproveitarem estes campeonatos para conhecer seus prováveis adversários nos Jogos Regionais de Mogi das Cruzes.
O monitor aproveita para convocar todos os atletas até 18 anos, inscritos para os Joguinhos Abertos da Juventude a comparecer no dia 11 de abril, Quinta-feira, às 19:00 horas na Academia Dita Ursa para a realização da Seletiva de Judô.
Os Joguinhos Abertos da Juventude serão realizados na cidade de Guaratinguetá, de 01 a 05 de maio. PMSS

Resultados dos Jogos Abertos da Juventude

São Sebastião - No dia 05 de abril no Centro Esportivo “Ubaldo Gonçalves” e na Quadra Municipal de Esportes do Bairro do Poiares, a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, realizou os Jogos Abertos da Juventude.
As modalidades disputadas no Ginásio “Ubaldo Gonçalves” foram:
BASQUETEBOL JUVENIL MASCULINO:
São Sebastião 22 X Caraguatatuba 87
FUTEBOL DE CAMPO MASCULINO:
São Sebastião 1 X Caraguatatuba 0
Venceu na “morte súbita”. HOJE, dia 10 de abril, São Sebastião fará jogo contra Ubatuba para disputar quem irá se classificar para a fase regional de Guarartinguetá, que deverá acontecer de 02 à 05 de maio.
FUTSAL: Já está classificado para a fase regional em Guaratinguetá.
São Sebastião 05 X Caraguatatuba 04
Já na Quadra Municipal de Esportes no bairro do Poiares, o voleibol juvenil feminino venceu Caraguatatuba por 3 sets à 2 e o voleibol juvenil masculino venceu Caraguatatuba por 3 sets à 0. Ambos já estão classificados para a Segunda fase dos Jogos Abertos da Juventude em Guaratinguetá de 02 a 05 de maio de 2002. PMSS

Carta do Leitor

Señor Director del Litoral Virtual - La presente tienes por finalidad, agradecer el envio de su publicaciones del Litoral Virtual, y a vez, para felicitarle por su trabajo y deseale mucho éxitos para usted y todos sus periodistas colaboradores.
Sin otro particular, me despido de usted, muy atentamente.

Wanderley Dias de Souza
Encargado de Asuntos Internacionales, Cultura y Turismo
Municipalidad de Melipilla - Chile

 

Studio Maranduba Restaurante Mirante da Orla

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor