Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 10 de maio de 2002 - Nº 529 Edições Anteriores

Cezar Consultoria de Imóveis Angêlo Nogueira

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Tribunal de Contas do Estado veta contrato do lixo em Caraguá
São Sebastião realiza Feira Estadual de Artesanato
Semana da Abolição traz Katinguelê e Soweto para São Sebastião
Basquete de São Sebastião vence Paraíbuna
XI Festa do Divino promete reunir cultura popular e religiosa em Caraguá
5º Litoral Dance Festival é palco para dois mil bailarinos em Caraguá
Um revolucionário sistema que promete eficiência
Prefeitura participa da reforma da delegacia
Marafunda conquista classificação em vitória de virada
Categorias Fraldinha e Dente de Leite jogam neste final de semana
Prova Pedestre comemora 13º aniversário da PM em Ubatuba
Campeonato de Kung Fu neste final de semana no Tubão
Ubatuba enfrenta Guaratinguetá no futebol
Campeonato Municipal de Capoeira será no próximo sábado
Travessia de Ubatuba acontece no próximo domingo
Ubatuba entra em quadra na rodada da Livovali
Prefeitura entrega certificados para monitores
Aposentados querem Moção de Apelo da Câmara
Câmara começa mal no Futsal da Copa Sesc
CIEFI do Porto Novo recebe Vereadores para entrevista
Prefeito de Ubatuba recebe Título de Cidadão em Caraguá



Tribunal de Contas do Estado veta contrato do lixo em Caraguá

Caraguatatuba - O TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontou irregularidades e decidiu enviar ao Ministério Público o contrato feito entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a empresa Coletora Pioneira S/C Ltda., no valor de R$ 8,9 milhões, para serviços de limpeza pública.
As 17 irregularidades encontradas no processo, segundo o TCE, colaboraram para que somente duas das 28 empresas que retiraram o edital participassem da concorrência pública, aberta pela prefeitura em 2000.
O edital, de acordo com o TCE, tinha cláusulas restritivas _que impedem que outras empresas possam concorrer em condições de igualdade. Com as restrições, seria possível direcionar a licitação a uma determinada empresa.
O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) tem 60 dias para apontar os responsáveis pelas irregularidades.
Além disso, o TCE decidiu enviar uma cópia do processo para a Câmara Municipal, que também pode investigar ou pedir mais informações sobre a contratação da empresa.
Projeto - A empresa foi contratada em 22 de janeiro do ano passado, por um prazo de 60 meses, por ter apresentado o menor preço entre as concorrentes.
O TCE apontou ainda uma série de falhas na pesquisa realizada pela prefeitura para apurar os preços básicos do serviço, que orientam a licitação.
Para elaborar a concorrência, a prefeitura não teria realizado um projeto básico com detalhes necessários e suficientes.
Em relação às exigências ilegais, o TCE listou a comprovação de propriedade de veículos, máquinas e equipamentos novos.
As empresas teriam que comprovar a propriedade e localização das instalações, determinando a existência de uma oficina mecânica e de um refeitório.
A prefeitura também descumpriu a Lei das Licitações e Contratos ao inserir um item que prevê a prorrogação de contrato com vigência de cinco anos, além do prazo máximo previsto pela legislação para serviços a serem executados de forma contínua.
A comissão responsável pelo julgamento das propostas ainda teria deixado de desclassificar propostas com preços ''manifestamente inexequíveis'', se comparados com os da pesquisa.
A mesma comissão classificou propostas sem verificar se elas estavam cumprindo os requisitos do edital.
Por fim, o tribunal afirma que o valor total do contrato está incorreto por não prever o montante da despesa com a locação de mão-de-obra, além de a prefeitura não ter justificado um empenho com valor acima do legal.
Outro lado - O procurador-geral da Prefeitura de Caraguatatuba, Sidnei de Oliveira Andrade, afirmou que não tinha hoje como comentar as irregularidades apontadas pelo tribunal, apesar de saber da decisão do TCE.
O procurador disse que, mesmo que recebesse da Folha uma cópia dos detalhes da decisão do TCE, preferia aguardar para se pronunciar, até que conseguisse uma cópia de todo o processo.
Andrade afirmou ainda que pretende ir hoje ou segunda-feira à sede do TCE, em São Paulo, para inteirar-se da decisão.
O procurador não quis comentar as defesas que já apresentou ao TCE no processo. (Fonte: Folha)

São Sebastião realiza Feira Estadual de Artesanato

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador e Secretaria Estadual de Emprego e Relação do Trabalho, estará realizando entre os dias 31 de maio e 2 de junho, na Praça de Eventos, centro de São Sebastião, a Feira Estadual de Artesanato do Litoral Paulista.
De acordo com Elmar Soares, a Ká, coordenadora do PAT/ São Sebastião, o objetivo do evento é fazer dos artesanatos do município produto de exportação.
“São Sebastião foi escolhido para sediar a 2ª edição da Feira por ter se destacado, no ano passado, em São Vicente, cidade sede da 1ª edição”, disse. Segundo ela, o artesanato de São Sebastião é um dos mais bonitos de todo o país.
O evento está sendo organizado pela SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades -, que nomeou uma comissão para selecionar as melhores peças que farão parte da feira.
Os artesãos interessados em participar deverão estar cadastrados na Sutaco. Quem não estiver poderá fazer seu cadastro na hora da inscrição.
As inscrições vão até o dia 15 de maio, em horário comercial, na sede do PAT (em frente ao hospital). Os interessados deverão levar xerox do CIC, RG e foto dos trabalhos que serão expostos.
Os artesãos deverão procurar o PAT de sua cidade para se inscrever.
Para fazer o cadastramento na Sutaco, o artesão deverá levar além da xerox do CIC e RG, comprovante de residência, duas fotos 2x2 e três trabalhos (artesanato) prontos e um para finalizar perante a comissão da SUTACO. As inscrições são gratuitas. (Fonte: PMSS)

Semana da Abolição traz Katinguelê e Soweto para São Sebastião

São Sebastião - Os grupos Katinguelê e Soweto se apresentam neste sábado e domingo, respectivamente, às 22 horas, na Praça de Eventos, na Rua da Praia, em São Sebastião. A entrada é gratuita.
O Katinguelê surgiu há 15 anos, sendo formado pelos paulistanos Mário, Salgadinho, Hoody, Téo, Nino e Breno. O reconhecimento nacional veio mesmo com o 3º CD, em 1996, com o título “No Compasso do Criador”, com as músicas “Só Pedindo Bis” e “Recado a Minha Amada”.
O primeiro CD, ao vivo, lançado em 99, relembra canções como “Sangrando”, gravada por Gonzaguinha, além de, “Minha Deusa”, “Cigarro Apagado” e “Clima de Verão”.
Já o Soweto surgiu na zona leste de São Paulo no bairro de Jair Carvalho. Em 97, o grupo recebeu o prêmio revelação, com o sucesso absoluto do disco "Refém do Coração". Atualmente o Soweto está divulgando o seu terceiro disco "Farol das Estrelas". (Fonte: PMSS)

Basquete de São Sebastião vence Paraíbuna

São Sebastião - Na quarta-feira, dia 08/05, a equipe de basquetebol de São Sebastião na categoria masculino adulto, venceu novamente Paraibuna, só que desta vez na casa do adversário. O placar final foi 102 a 54 e as parciais foram: 15 a 14 no 1º quarto, 28 a 15 no 2º quarto, 21 a 18 no 3º quarto e 38 a 7 no 4º quarto.
Este jogo é válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde a equipe se mantém líder do campeonato.
O cestinha do time foi o armador Marcelinho, com 25 pontos, 08 assistências e 05 recuperações de bola. Destaque também para o pivô Adilson que fez 21 pontos, 04 assistências, 03 rebotes de ataque e 05 rebotes de defesa e para o escolta Wesley - o Mineiro com 18 pontos, 07 assistências e 04 rebotes entre ataque e defesa.
Segundo o técnico, Adriano Ruiz, este foi um jogo fácil onde os jogadores puderam manter um ritmo mais leve. “Aproveitamos as falhas do adversário para trabalhar as movimentações do time em quadra. Precisamos estar sempre atentos para reconhecer as jogadas e as opções de ataque do nosso adversário.”
O próximo jogo é na sexta-feira, às 20:30 horas no Ginásio Municipal de Esportes Gringão, no Topo Varadouro e São Sebastião irá enfrentar a equipe do Trianon de Jacareí, também em jogo válido pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte. “Neste jogo a ajuda da torcida é fundamental e nossos jogadores já esperam contar com a presença de muitas pessoas. Posso dizer que este é um jogo “marrento”. Os adversários fazem muita pressão psicológica, principalmente sobre a arbitragem e com certeza irão provocar muito os nossos atletas.” Completa Adriano.
Este será o 2º jogo em que São Sebastião enfrenta o Trianon. A primeira partida foi na casa do adversário e São Sebastião venceu de 108 a 99. “Com certeza eles vão querer vencer aqui para devolver a derrota, mas estamos cientes disto e iremos utilizar uma estratégia de jogo onde utilizaremos o tempo máximo de posse de bola para cansar o adversário.”
Pela Liga Paulista de Basquetebol, São Sebastião está participando da Taça Cidade de São Paulo e na colocação geral os representantes do nosso município garantem o 1º lugar somando 07 pontos ganhos, seguido do time da FAAP com 05 pontos, Arujá com 5 pontos e Cubatão com 4 pontos.
O próximo adversário de São Sebastião pela Liga Paulista é o time de Arujá no dia 16 de maio na casa do adversário. (Fonte: PMSS)

XI Festa do Divino promete reunir cultura popular e religiosa em Caraguá

Caraguatatuba - A XI Festa do Divino Espírito Santo, de Caraguatatuba, terá início nesta sexta-feira, dia 10 de maio e vai até o dia 19, quando é celebrado por toda a Igreja, o Dia de Pentecostes.
A programação desta festa tradicional traz de volta alguns costumes populares e religiosos, entre eles, a cerimônia do “Mastro”, quando a comunidade segue em procissão até o local da festa e ergue o mastro com a bandeira do Divino, como sinal de início das festividades.
Esta cerimônia religiosa acontecerá a partir das 18 horas, com saída da procissão da Rua Guaporé em direção à Catedral. O segundo dia da festa será um dos mais agitados e animados, e este ano com algumas novidades.
Às 11 horas sairá, da região do Porto Novo, a procissão dos cavaleiros que segue em direção à Catedral onde será cantada e dançada a Folia do Divino, com a participação de um grupo da cidade trazido com o apoio da Fundacc. Para os presentes, será servido o famoso “fogado”, prato de carne com farinha, tradicional nas festas do interior.
Ás 14 horas começa o grande leilão. Este ano, o Padre Elmiran, pároco da Catedral, decidiu resgatar com mais ênfase esta gostosa brincadeira, iniciada o ano passado. Serão leiloados galinhas, porcos, bezerro, cachos de banana e muitas outras coisas. Para os organizadores da festa (festeiros) esta era uma tradição das antigas festas que aos poucos foi se perdendo mas que agora, com a Festa do Divino e a animação de Pe. Elmiran, promete voltar com toda a força.
Às 18 horas, sai da Praça de Eventos, a carreata com veículos e motociclistas em direção à Catedral, onde será realizada a bênção das chaves. A Missa será dedicada aos motoristas e motociclistas da cidade.
À noite, acontece o bingo e as barraquinhas de comidas típicas.
No domingo, as festividades dão continuidade com a Missa às 19 horas, que será dedicada aos pescadores. Em seguida, a animação continua no salão paroquial.
Durante toda a semana serão realizadas as Missas festivas, dedicada a cada dia a um segmento.

Veja a programação:

Dia 13 - Noite Afro Brasileira
Dia 14 - Noite do Comunicador e Artista
Dia 15 - Noite do Comerciante
Dia 16 - Noite das Famílias e Vocações
Dia 17 - Noite do Funcionário Público e da Educação
Dia 18 - Noite das Comunidades

Religiosidade popular
A Festa do Divino, como é popularmente chamada a comemoração da descida do Espirito Santo sobre os apóstolos, é realizada em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade: o Espirito Santo.
Realizada quase sempre no dia de Pentecostes (em grego pentekoste significa "cinqüenta"), isto é, cinqüenta dias após a Páscoa.
Segundo a tradição da Igreja, o Dia de Pentecostes significa que após cinqüenta dias da Ressurreição do Senhor, o Espirito Santo desceu sobre os apóstolos.
O Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus). Daí, quase sempre, a pomba que o representa possuir sete raias ou sete fitas.
A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andores e nos arranjos da Igreja, representa para uns a chama ou luz, da qual o Divino é portador, e para outros o amor, pois para a Igreja o amor é representado pela cor vermelha.
A Pomba que representa o Divino pousa quase sempre sobre uma esfera azul (o Universo), o que significa o domínio do mensageiro (Divino) sobre o mundo, iluminando-o. Por isso, as flores que compõem a bandeira da Folia do Divino, formam uma esfera que representa o universo iluminado pelo Divino Espírito Santo.
Outro componente importante nas festas comemorativas ao Espírito Santo é a utilização da folha de canela sobre o chão das Igrejas, não só com o intuito de aromatizar a mesma, mas principalmente como símbolo da pureza.
Os sete tapetes ou tecidos de cor encarnada localizados no interior da Igreja ou mesmo desprendendo-se das janelas, tem a mesma simbologia dos raios e das fitas, isto é, representam os sete dons do Divino Espírito Santo
A Festa hoje, no entanto, nem sempre se apresenta com todo este simbolismo, pois muitos deles foram alterados pela dinâmica popular.
Os sete raios que circundam o Divino, por exemplo, atualmente nem sempre são representados por esse número e as sete fitas, que antes partiam da bandeira da Folia, hoje são representadas por inúmeras delas, pois uma pessoa pode acrescentar outras em pagamento a uma promessa.
Todavia, o povo repete, ano a ano, os rituais da festa de acordo com o que diz sua fé e seu coração, independente, muitas vezes, da compreensão de nossa simbologia. (Fonte: PMC)

5º Litoral Dance Festival é palco para dois mil bailarinos em Caraguá
A quinta edição do Litoral Dance Festival está movimentando o cenário da dança. Grupos de várias localidades estão inscritos, e vão transformar Caraguá num cenário para mais de dois mil bailarinos entre os dias 16 e19 de maio.

Caraguatatuba - Quando falamos em Joinville, SC, logo lembramos do festival de dança, que é um dos mais importantes do Brasil. A cidade inteira investe no evento, e leva durante o festival um sem número de pessoas entre bailarinos, familiares e público em geral, que se desloca para assistir ao encontro das melhores Cias de dança do país.
Caraguatatuba sediará em maio, pelo quinto ano, o maior encontro de dança do Cone Leste Paulista. Realizado pela Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, através da organização da coreógrafa Mathilde S. Mathias, o 5º Litoral Dance Festival, acontece nos dias 16, 17,18 e 19 de maio de 2002, no CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, a partir das 20 horas. A entrada é franca.
Uma grande parceria realizada neste ano, foi a participação da AHPSC - Associação de Hotéis Pousadas e Similares de Caraguatatuba, que através de seus associados, estará dando descontos especiais aos grupos de bailarinos. Outra novidade este ano, é a Praça de Alimentação que será montada no local, oferecendo maior facilidade aos bailarinos. A Fundacc viu com bons olhos a participação das empresas e da AHPSC, que dando os descontos e um melhor tratamento, fazem com que o evento cresça, ofereça melhores serviços aos bailarinos, que passam a divulgar a cidade de maneira positiva.
No ano passado 123 cidades de 5 estados enviaram seus representantes, e uma cia de Cuba esteve presente. Participaram grupos, academias, cias de dança, amadores e profissionais.
Para este ano, o evento ganhou mais um dia, quatro no total, e além das apresentações à noite, estão previstas aulas abertas e workshops durante os dia. O destaque é a participação de Najla Hayek, uma bailarina que tem-se apresentado na novela O Clone, da Rede Globo, e estará ministrando aulas de dança do Ventre durante o festival.
O Litoral Dance Festival tem chamado a atenção das empresas ligadas ao mercado da dança: várias empresas do ramo de malharia e acessórios de balé e ginástica estarão expondo e vendendo seus produtos em stands montados no evento. Caraguá recebe neste ano, a cobertura do Jornal Dança Brasil e da Revista Dança e Cia., veículos impressos voltados para a dança, cobrindo os grandes acontecimentos na área.
No dia 16, acontece a Noite de Gala com a presença do Grupo Raça Cia de Dança, de São Paulo, fazendo a abertura do Festival, e Roseli Rodrigues, que estará compondo a banca de jurados. Para este dia, os ingressos serão vendidos na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, no centro de Caraguá, a R$3,00.Para os outros dias do evento, a entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local sempre no dia da apresentação. Serão colocados 800 convites por noite de apresentação. Mais informações na Fundacc, Rua Santa Cruz, 396, ou pelos telefones 423 7555, 38833737. O CEMUG fica na Rodovia Caraguá-São Sebastião, Km 2.
Vamos prestigiar esse evento que pode tornar-se um grande cartão de visitas da cidade, um evento nosso, parceria de todos, fazendo de Caraguá o melhor cenário para a dança no Cone Leste Paulista. (Fonte: Fundacc)

Um revolucionário sistema que promete eficiência

Caraguatatuba - Um dos mais eficientes projetos de saúde pública está revolucionando o setor: é o programa Saúde da Família - PSF. Em Caraguá, o novo modelo de atendimento já é um sucesso. Ao contrário do que acontecia antes, hoje os funcionários não ficam esperando pelo doente. Com mais de dez equipes atuando no programa, o doente hoje recebe visitas de enfermeiros, assistentes e até de um médico, se necessário, em sua casa, possibilitam o conhecimento muito mais amplo da realidade de cada família, seus hábitos, problemas e costumes, levando informações sobre prevenção de doenças e a manutenção da saúde.
Este novo modelo, além de diminuir sensivelmente os casos de doença, tem tudo para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O médico, no posto, fica sabendo tudo o que acontece não só com o paciente mas com toda a família e desta forma vai conhecendo a fundo cada pessoa, já que tem o seu histórico e pode ajudar o paciente a prevenir doenças.
Em Caraguá, já estão atuando 12 equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários, cobrindo 44% da área do município. O objetivo, segundo a secretária de Saúde é alcançar rapidamente 90% da cidade. Para fazer a distribuição dessas equipes, foi necessário dividir o mapa da cidade, quadra por quadra, rua por rua, para que não houvesse superposição das áreas de atuação dos agentes comunitários. Essa setorização está auxiliando as equipes que consegues assim maior eficiência.
O Programa Saúde da Família, coloca a equipe de saúde mais perto de cada família, fazendo com que todos tenham os mesmos direitos, sem distinção. Os agentes comunitários têm um cadastro das famílias e em suas visitas anotam tudo aquilo que a equipe precisa saber para ajudar a comunidade. Chamam os moradores para participar de campanhas de vacinação, de reuniões onde são discutidos o controle de doenças como a hipertensão e diabetes e até ações como o combate ao mosquito da dengue.
Os auxiliares de enfermagem aplicam vacinas, colhem exames, fazem curativos, aplicam medicamentos, visitam as casas e realizam trabalhos preventivos com grupos da comunidade. Os enfermeiros profissionais, de nível superior, podem realizar consultas durante o pré-natal, atendimento ao idoso, saúde da mulher e outros procedimentos. Supervisionam as equipes orientando as ações dos auxiliares e agentes.
O médico do PSF atende do avô ao netinho. É um médico generalista (clínico geral). Trata a maioria dos problemas de saúde enviando ao especialista apenas os casos mais complicados. Fica todo dia na USF-Unidade de Saúde da Família. Esse procedimento, alivia as filas nos postos e o atendimento flui com mais eficiência. (Fonte: PMC)

Prefeitura participa da reforma da delegacia

Ubatuba - O prédio que abriga a delegacia de polícia do município, localizado na avenida Professor Thomaz Galhardo, no Centro, ao lado do ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, vem passando por reformas desde o mês de novembro.
A Prefeitura Municipal (PMU) apóia o projeto e, mediante convênio com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, cedeu toda a mão de obra e material utilizado na reforma.
As obras vêm sendo realizadas por iniciativa da delegada Elizabeth Zago de Carvalho, que recebeu o apoio da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (ACIU), da Delegacia Seccional de Polícia de São Sebastião, do Banespa e de comerciantes em geral.
Iniciada em novembro de 2001, a reforma proporcionou a mudança da fachada, colocação de piso na área lateral do prédio que dá acesso ao plantão policial e a pintura de várias dependências. “Nossa intenção é fazer uma sala para elaboração de flagrantes, modificar o piso no pátio interno, reformar a Ciretran, o setor de investigações e dar melhor infra-estrutura ao estacionamento localizado atrás da delegacia”, destacou Zago.
A obra deve ser encerrada até o dia 30 de junho. Nesta data o prédio que abriga a delegacia de polícia do município completa 30 anos de construção. Para comemorar a data, está prevista uma solenidade oficial.
“Temos que agradecer ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Mohamad El Ali, ao delegado seccional João Barbosa Filho, aos comerciantes em geral, ao prefeito Paulo Ramos e a todos que vem colaborando com a reforma, que vem sendo feita para melhorar o atendimento do serviço público destinado à própria população”, finalizou a delegada. (Fonte: ACS-PMU)

Marafunda conquista classificação em vitória de virada

Ubatuba - A equipe da Marafunda, que representa o município na Copa Zito, conquistou um resultado brilhante no domingo, 5, vencendo de virada o time de Baraqueçaba, de São Sebastião, em jogo disputado no estádio municipal Ciccillo Matarazzo.
Baraqueçaba saiu na frente no primeiro tempo, marcando 1x0. Na segunda etapa o time de Ubatuba mostrou raça e superação e conseguiu empatar com um gol de pênalti, marcado pelo volante Agnaldo. A pressão do Marafunda surtiu efeito e, aos 44 minutos, o zagueiro Cristiano conseguiu marcar o gol da vitória, virando o placar para 2x1.
“Nosso time vêm apresentando um bom futebol, mas na primeira etapa desperdiçamos muitas chances. Na volta para o segundo tempo, nosso futebol voltou a crescer e conseguimos a vitória”, avaliou Toninho Muller, 40, técnico da equipe.
Com o resultado, o Marafunda está classificado para as oitavas de final. O time deve jogar em Roseira (SP). (Fonte: ACS-PMU)

Categorias Fraldinha e Dente de Leite jogam neste final de semana
Solenidade de abertura da escolinha de futebol Rubens Salles atraiu mais de 1 mil pessoas ao estádio municipal

Ubatuba - Os jogos da rodada do final de semana passado da escolinha de futebol Rubens Salles nas categorias Fraldinha (7, 8 e 9 anos) e Dente de Leite (13, 14 e 15 anos) foram suspensos em razão do mau tempo.
A solenidade oficial de abertura dos campeonatos das categorias Fraldinha e Dente de Leite da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, ocorrida no estádio municipal no sábado, 27, contou com a participação de mais de 350 crianças e atraiu um público de mais de 1 mil pessoas. O evento contou com a presença de autoridades municipais, professores e instrutores da escolinha de futebol, além dos pais, parentes e amigos dos atletas. Além do desfile de apresentação das equipes, um festival agitou a criançada no gramado do estádio municipal. As partidas válidas pelo campeonato começam neste final de semana.
Na categoria Fraldinha, sete equipes estão na disputa. As quatro primeiras se classificam paras as semifinais, de onde saem as finalistas. Os jogos serão disputados no campo da empresa Marconi e não será permitido o uso de chuteiras, uma vez que o campo é society.
Na Dente de Leite, duas chaves abrigarão seis equipes cada. No 1º turno, as chaves se cruzam e os dois primeiros times de cada chave se classificam para as semifinais, de onde saem os finalistas, que decidem quem leva o título de campeão do turno. No 2º turno, as equipes se enfrentam dentro das chaves, com o mesmo critério de classificação. O grande campeão sairá da final entre o campeão do 1º e 2º turnos.
De acordo com o coordenador da escolinha, Almir Ramos Corrêa, 32, conhecido como “Pipoca”, em caso de ocorrência de chuva no dia dos jogos a rodada estará automaticamente suspensa. “Nosso objetivo é proporcionar um lazer sadio e ao mesmo tempo seguro para as crianças. Se chover, o melhor é adiar os jogos para outra data, para evitar contusões”, frisou. Corrêa informou que 460 crianças estão participando das aulas na escolinha, sendo 192 na categoria Dente de Leite, 110 na fraldinha e 158 no Dentinho (10, 11 e 12 anos).

Confira a tabela da rodada deste sábado, 11:

Categoria Fraldinha – Campo da Marconi
8h – Foice de Ouro x Marconi
8h45 – Auto Posto Ipiranga x Locadora Leal
9h30 – Costamar x Madeireiro
Folga: FM Imóveis

Categoria Dente de Leite – Estádio Ciccillo Matarazzo
8h – Ismael Comida Caseira x Caju Comercial
9h – Perequê-Mirim x Ubatubinha
10h – Terraplanagem Simões x Trimed Litoral Norte
11h – Ceregatti Ubatuba x Atlantic Ipiranga

Categoria Dente de Leite – Campo da Estufa II
10h – Calçados Fernandes x Liga Ubatubense de Futebol
11h – Vale Saúde x Comércio de Carnes Irmãos Ribeiro

IMPORTANTE: Nos jogos realizados no CAMPO DA MARCONI (Rod. Osvaldo Cruz), conforme contrato assinado, não será permitido o uso de chuteiras, somente tênis Society para não danificar o gramado. (Fonte: ACS-PMU)

Prova Pedestre comemora 13º aniversário da PM em Ubatuba
Inscrições para a 4ª Prova Pedestre Soldado Paulino podem ser feitas até uma hora antes da largada, na sede da 3ª Companhia no Parque Vivamar

Ubatuba - A Polícia Militar (PM) com o apoio da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura (SEL) promove neste sábado, 11, a 4ª Prova Pedestre Soldado Paulino, com percurso estipulado em 8.200 metros. A competição ocorre em comemoração ao 13º aniversário de existência da Companhia da Polícia Militar de Ubatuba, criada através do Decreto-Lei nº 29.911, assinado em 1989.
No dia da prova, as inscrições serão aceitas em frente à Companhia da PM até às 9h, local onde será dada a largada às 10h.
Os atletas disputarão a prova dividida nas categorias masculina, feminina e militar, dividida as faixas etárias em infantil, juvenil, adulto, pré-veterano, veterano e veteraníssimo.
Comandada atualmente pelo capitão Marcos Marcondes de Carvalho, a unidade sediada no Parque Vivamar é responsável pelo policiamento ostensivo em todo o município. Policiamento comunitário, rondas escolares, programas educacionais (Proerd) e diversos outros serviços são executados diariamente com o objetivo de integrar a corporação cada vez mais à comunidade, atendendo aos anseios da população. (Fonte: ACS-PMU)

Campeonato de Kung Fu neste final de semana no Tubão

Ubatuba - A Delegacia Regional de Kung Fu e a secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba (SEL) promovem neste final de semana no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o Tubão, o V Campeonato Regional de Kung Fu. A organização da competição organizou a Noite do Cinturão Regional, que acontece no sábado, às 20h.
A Prefeitura de Ubatuba, através da SEL, está dando apoio ao evento com a cessão do ginásio de esportes, apoio médico com ambulância e toda a infra-estrutura. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba enfrenta Guaratinguetá no futebol

Ubatuba - A equipe de futebol da secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba disputa neste sábado, 11, a fase regional dos Jogos Abertos da Juventude contra a equipe de Guaratinguetá. O jogo está previsto para as 10h no estádio municipal de Aparecida (SP). “A equipe de Guará é bastante forte, mas treinamos forte e vamos tentar uma vitória”, comentou o técnico André Paulo Alizte, 27.
O regulamento da competição prevê o sistema de eliminatória simples. O vencedor da partida disputa a semifinal contra Pindamonhangaba (SP), onde será decidido quem disputa a grande final contra o vencedor do jogo entre Santa Branca (SP) e Aparecida.
Os Jogos Abertos da Juventude envolve diversas modalidades. A competição é voltada para atletas com até 18 anos de idade. (Fonte: ACS-PMU)

Campeonato Municipal de Capoeira será no próximo sábado

Ubatuba - A secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba (SEL) e a Federação Paulista de Capoeira promovem no próximo sábado, dia 18, o Campeonato Municipal de Capoeira. Disputada no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o Tubão, a competição servirá de seletiva para montagem da equipe que representará o município nos Jogos Regionais de Mogi das Cruzes (SP). A modalidade capoeira estréia neste ano como disputa oficial na tradicional competição regional.
A decisão sobre a organização do campeonato ocorreu após uma reunião entre representantes da SEL e das academias da cidade em abril. Segundo Richard dos Santos, 43, secretário municipal de Esportes, as academias que não participaram da reunião também poderão participar do campeonato. Os interessados devem procurar a SEL, localizada atrás do ginásio de Esportes Tubão. Segundo as regras convencionadas, cada academia pode apresentar até dois atletas por categoria.
“Nossa intenção é montar uma grande equipe para Ubatuba nos Regionais. Esse ano a capoeira estréia nos Regionais e é importante que nosso município tenha uma boa participação. Pensando nisso, organizamos o campeonato municipal, que servirá como uma seletiva para definição da nossa melhor equipe”, declarou Richard. (Fonte: ACS-PMU)

Travessia de Ubatuba acontece no próximo domingo

Ubatuba - A tradicional 33ª Travessia de Ubatuba será realizada no próximo domingo, dia 26, na praia do Cruzeiro. O evento faz parte do calendário turístico-esportivo de Ubatuba.
Na prova principal, o trajeto a ser percorrido é de 9.400 metros e terá início no canto direito da praia do Perequê-Açu, em direção à orla da Barra Seca, seguindo ao Cais do Porto, Pedra do Morcego e retornando a praia do Cruzeiro. A segunda prova terá 3.100 metros (saindo do Cais do Porto e chegando na praia do Cruzeiro) e a última 750 metros (saindo da Prainha do Matarazzo e chegando na praia do Cruzeiro).
A prova, que terá início às 9h, está sendo organizada em conjunto pela Federação Aquática Paulista (FAP), Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e secretaria de Esportes e Lazer (SEL).
O palanque será montado junto ao Centro de Informações Turísticas, onde a premiação estará em exposição até o final da prova. Haverá também uma retrospectiva da Travessia de Ubatuba, até sua interrupção na administração anterior.
A volta da tradicional Travessia de Ubatuba foi possível devido a parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, Comtur, secretaria municipal de Esportes e Lazer, Associação Comercial e Industrial de Ubatuba e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. (Fonte: ACS-PMU)

Ubatuba entra em quadra na rodada da Livovali

Ubatuba - As equipes de vôlei da secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba entram em quadra para mais uma rodada da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali).
As equipes infantis masculina e feminina vão à São Sebastião (SP) onde enfrentam a equipe da casa, neste sábado, 11. O jogo da equipe feminina começa às 16h, seguido pelo masculino, previsto para as 17h.
No domingo, 12, a equipe infanto juvenil masculina enfrenta a equipe da cidade de Cruzeiro às 15h, no ginásio do Sesi, em Cruzeiro (SP). A equipe feminina folga neste final de semana.
Na quarta-feira, 15, haverá rodada dupla no ginásio de esportes Benedito Pinho Filho, o Tubão. As equipes infanto juvenis feminina e masculina enfrentam as equipes de São Sebastião. A partida da equipe feminina está prevista para as 19h30. O técnico Geraldo Vanoni, 38, espera um grande apoio da torcida para explorar o fator de estar jogando em casa. “Esperamos um Tubão lotado para jogar nessa quarta-feira”, disse o técnico. A entrada é franca. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura entrega certificados para monitores

Ubatuba - Na próxima quarta-feira, 15, a secretaria de Assistência Social promoverá a entrega oficial dos certificados do curso “Preparação Didática”, que foi ministrado pelo SENAI (Serviço Nacional da Indústria) de 15 a 19 de abril. 20 pessoas foram capacitadas e estarão atuando como monitores nos cursos do Projeto Cidadão. O evento será realizado no Hotel Maré Eco Resort, a partir das 19 horas, com a participação de Diógenes Chiaradio, supervisor do Senai de Taubaté. (Fonte: ACS-PMU)

Aposentados querem Moção de Apelo da Câmara

Caraguatatuba - Um grupo da AAPC (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba) esteve na última terça-feira na Câmara Municipal, pedindo uma Moção de Apelo ao Legislativo. O objetivo da moção é sensibilizar o Governo Federal sobre os abusos que vem sendo cometidos contra aposentados e pensionistas em todo o país.
Segundo os aposentados, representados por sua presidente, Maria Lúcia de Oliveira, os benefícios aos aposentados vem sendo cortados e reduzidos, não acompanhando a inflação e o reajuste do Salário Mínimo decretado no país.
De acordo com a carta entregue ao presidente da Câmara, Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), a redução dos benefícios para a categoria veio após a revogação do inciso 2º do artigo 41 da lei 8.213, de dezembro de 1992, que deixou ao livre arbítrio do Governo Federal a fixação do índice do reajuste.
Outro ponto criticado na carta pela categoria diz respeito a data dos reajustes, pois se o Salário Mínimo é reajustado em abril, para a classe trabalhadora, os aposentados e pensionistas só o recebem a partir de junho, criando dificuldades e defasagens aos aposentados e pensionistas.
A presidente da AAPC e sua comitiva pediram que uma Moção de Apelo seja feita e enviada para a Câmara Federal e o Senado, afim de sensibilizar os seus componentes. Maria Lúcia diz que várias Câmaras Municipais em todo o país farão o mesmo na próxima semana. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara começa mal no Futsal da Copa Sesc

Caraguatatuba - O time de Futsal da Câmara Municipal de Caraguatatuba começa mal na Copa Sesc Integração, promovida pela SER (Secretaria Municipal de Esportes e Recreação). No primeiro jogo, a Câmara perdeu para a Sabesp por 8 x 4 no dia 2 de maio.
O torneio tem 16 times, divididos em 3 chaves, sendo que se classificam apenas 2 times de cada chave para a próxima fase. Todos os jogos acontecem a noite no ginásio poli esportivo do Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
A chave da Câmara é composta dos seguintes times: Sabesp, Brasimac, Pão de Açúcar e Ilha Morena. Não há qualquer restrição para participar do torneio, sendo a única exigência a de que o jogador esteja trabalhando na empresa inscrita.
A única exceção é para os goleiros e funcionários públicos, da seguinte forma: Um funcionário da Câmara poderá jogar no time da Prefeitura e vice-versa.
O time da Câmara tem a seguinte formação: Alexandre, Gobetti, Márcio, Roberto Valente, Marcelo, Minoru, Lendro e Garrincha. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

CIEFI do Porto Novo recebe Vereadores para entrevista

Caraguatatuba - O Ciefi do Porto Novo, zona sul da cidade, (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) recebeu na manhã de hoje, quinta-feira, 9 de maio, os Vereadores de Caraguatatuba para mais uma etapa do projeto "Conheça o seu Vereador". Os Parlamentares responderam a 16 perguntas dos alunos de 3ª e 4ª série.
O projeto "Conheça o seu Vereador" tem por objetivo levar a Câmara mais próxima do publico, principalmente das crianças, que desconhecem quem sejam e o que fazem os Vereadores no município.
No Ciefi do Porto Novo apenas 4 Vereadores estiveram presentes: Valmir Gonçalves (PSDB), Madalena Fachini (PSB), Dalva Santana (PPS) e Anderson Bertoncini (PTB). As crianças de 3ª e 4ª séries fizeram 16 perguntas das mais variadas aos Parlamentares, que iam alternando quem daria as respostas.
Os alunos fizeram perguntas sobre assuntos dos mais variados: Desemprego, Esgoto, Educação, o Papel do Vereador, entre outros. No local, entre alunos, professores, funcionários e pais de alunos estiveram presentes cerca de 100 pessoas.
A próxima rodada do projeto deverá ser feita com um público mais adulto. Está sendo preparado um debate entre os Vereadores e os diretores das Colônias de Férias da cidade. A data, o horário e o local do encontro ainda não foram definidos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Prefeito de Ubatuba recebe Título de Cidadão em Caraguá

Caraguatatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos de Oliveira, recebe nesta sexta-feira, dia 10 de maio, às 19h30, no plenário da Câmara, Título de Cidadão Caraguatatubense, por obra e autoria do Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL). Esta é a 6º Sessão Solene do ano na Câmara e a segunda a entregar um Título de Cidadão.
Paulo Ramos de Oliveira é natural de Ubatuba e filho de Julia Maria de Oliveira e Vicente Ramos de Oliveira. Nasceu em 3 de março de 1957, tendo já completado 45 anos. É casado com Claudia Regina Fonseca e com ela tem 2 filhos. Sua formação profissional teve início como técnico de contabilidade e na parte acadêmica reúne diplomas em História, Geografia e Administração de Empresas, tendo feito política quando participou do Diretório Acadêmica 20 de setembro, da Unitau (Universidade de Taubaté), onde fez seus estudos superiores.
A vida política começou em 83, quando elegeu-se Vereador, sendo eleito Vice-Prefeito em 88 e em seguida, Prefeito Municipal em 92, quando chegou a presidência do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte). Retornou a vida pública em 2000, quando elegeu-se novamente Chefe do Executivo. Atualmente Paulo Ramos preside o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte Paulista. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)


Screen Saver Free Wallpaper

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:

Clique Aqui.

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor