Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 12 de novembro de 2002 - Nº 659 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Tribo de Jah e Planta e Raíz fazem show de reggae em Caraguá
   Ditran ministra primeiro curso de segurança no trânsito para ciclistas
   Mais de 600 pessoas atendidas na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
   Caraguá treina profissionais para Programa de DST/AIDS
   Câmara vota Conselho do Deficiente em segundo turno
   Comissão de Saúde investiga invasão de Caramujos
   Câmara de Caraguá faz Vídeo Institucional para escolas
   Audiência Pública discutiu Orçamento 2003
   Motorista atropela três adolescentes em Caraguá

Ilhabela:
   Inaugurada a sede da APAE no Perequê
   Mais uma escola municipal é informatizada
   Festa da Vela nas regatas do fim de Semana em Ilhabela

São Sebastião:
   Cônsul do Canadá se encanta com as belezas de Barra do Una
   Barra do Una terá pelotão da PM em fevereiro

Ubatuba:
   Circo legal não tem animal
   Intercâmbio de capoeira
   Cores e formas que afloram da alma

   Carta do Leitor


Tribo de Jah e Planta e Raíz fazem show de reggae em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar neste fim de semana um evento com diversos shows de reggae ao vivo na Praia do Camaroeiro; o Kanaloa, que vai reunir quatro bandas de reggae na sexta-feira e no sábado. Na Sexta, tocam Tribo de Jah e a banda Raggae Style; no sábado, o palco fica por conta das bandas Planta e Raíz e Bichos da Costeira. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 10,00 na loja Perereka, no Caraguá Praia Shopping, até Quinta. Na Sexta estarão sendo vendidos a R$ 20,00. O culto ao reggae vai apresentar a já consagrada banda Tribo de Jah, com a participação da Reggae Style.

Tribo de Jah - A história da banda Tribo de Jah, iniciou-se na escola de Cegos do Maranhão, onde quatro músicos cegos e um quito músico com visão parcial (apenas em um olho ), que viviam em regime de internato, se conheceram e começaram a desenvolver o gosto pela música, improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do Estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada. O reggae viria marcar profundamente a tão forte e original cultura maranhense.
Centenas de clubes de reggae com suas “radiolas” (potentes equipamentos de som que se encarregavam de divulgar o ritmo quando ainda não era tocado nas rádios). Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas, as quais afastaram das grandes gravadoras, as rádios não tocavam, a TV tão pouco informava e os jornais faziam vistas grossas. De forma independente a Tribo de Jah foi fazendo shows e divulgando seus discos, hoje conta com uma gravadora e um distribuição a nível nacional.
Passado dez anos de trabalho com direito a uma escala no principal palco do reggae mundial (REGGAE SUNSPLASH FESTIVAL JAMAICA 95), após ter se apresentado nos quatro cantos do país e alguns internacionais, além de shows na Europa, em países como a França e Itália, denotam o momento muito especial no caminho que a Tribo de Jah vem trilhando para um inevitável reconhecimento de seu trabalho tanto no Brasil como no exterior.
O grupo é atualmente com posto por seis integrantes: Frauzi Beydoun, Frazão, José Orlando, Aquiles Rabelo, João Rodrigues e Neto e já gravaram nove cds, sendo, Roots Reggae (1995), Ruínas da Babilônia (1996), Reggae’n Blues (1997), Reggae na Estrada (1998), 2000 Anos ao vivo (1999), Além do véu de Maya (2000), A Bob Marley (2001), Essencial (2001) e 15 anos ao vivo.

Planta e Raíz - Tudo começou em 1998, quando Zeider e Fernandinho, colegas de escola, uniram-se ao amigo Samambaia para tocar covers de Bob Marley e Cia, na feira da Vila Madalena, em São Paulo. Após a apresentação, os acontecimentos seguintes foram positivos para a banda. Logo depois, Franja, Cuio e Juliano vieram para somar e enriquecer o grupo.
Em 1999, o Planta & Raiz começou a colher seus frutos, tocando em bares e casas noturnas na capital e no litoral paulista. Os garotos desenvolviam paralelamente sua próprias canções, introduziam-nas em seus repertórios, formados por covers de Bob Marley, Gilberto Gil, Edson Gomes entre outros do gênero. No início de 99, após finalizar algumas músicas e apresentá-las ao público, a banda deciciu emntrar em estúdio para gravar.
No ano de 2000, o grupo fez uma média de 130 shows, inclusive ao lado de grandes nomes do reggae com Gregory Isaacs, Tribo de Jah, entre outros.
Em 2001 a Planta esteve presente em grandes shows. Lotou creedicard hall ao lado do peixeelétrico e maskavo. Foi a única banda escolhida para representar São Paulo no primeiro festival Nacional de reggae, para um público de 60.000 pessoas ao lado de grande nomes como Edson Gomes, Tribo de Jah, Natiruts, etc. No Via Funchal, tocou ao lado dos The Wailers (a banda do Bob Marley) e também participou do primeiro Festival Internacional de Reggae ao lado de grandes nomes Jamaicanos.

Bichos da Costeira - A banda Bichos da Costeira vai se apresentar neste fim de semana no Kanaloa, que vai reunir quatro bandas de reggae na Praia do Camaroeiro, sexta e sábado. Na sexta se apresentam Tribo de Jah e Reggae Style; e no Sábado, Planta e Raíz e Bichos da Costeira.
A banda foi formada em 98 para participar do Fest Music Módulo que incentivou a formação de várias bandas locais na época.
O Bichos da Costeira foi uma delas. Com uma forte tendência ao reggae e muitas composições regionais, ligadas às peculiaridades do cotidiano da vida no litoral. Trilhando os caminhos do reggae e do blues, a banda já abriu show do consagrado Zé Ramalho, durante o Megacycle em Caraguá; também fez shows durante o Verão 2001 e no Festival de Inverno, no palco da Praça de Eventos em Caraguá; na Millenium, boate itinerante na praia Massaguaçu, que realizou shows de renomadas bandas, no verão passado; Patiero, danceteria da Martim de Sá; Casa Di Napoli na Serra da Cantareira, em São Paulo; entre muitos outros eventos realizados no litoral.
A banda conquistou o público do Litoral, com suas músicas próprias e covers de Bob Marley, Tihuana, Sublime e outros. Hoje com muitas músicas próprias e oito músicos, a banda conta com sua melhor formação: Ivan-vocalista; Carlão-guitarra base e solo; Ski-bateria; Popó-percussão; Dudu-trompete; Edilson-trombone de vara;
Chiquinho-gaita e violão; Beto-contrabaixo.

Reggae Style - Dos guetos da Vila Guilherme em São Paulo, surgiu no cenário nacional o Reggae Style, banda formada em 1998 com a intenção de resgatar o reggae raiz. Influenciados pelos clássicos reggae music como Ras Michel, Burning Spear, Black Uhuru, Peter Tosh, Bunny Wailer, Bob Marley e Sly & Robbie, esses meninos do reggae, vêm conquistando o público nos inúmeros shows que estão realizando no Brasil.
São Paulo, Curitiba, Santa Catarina e Espírito santo, são alguns dos estados que o Reggae Style vêm se apresentando, passando uma mensagem positiva e embalando os “reggeiros”.
Em grandes casas de shows como Via Funchal, Cabral, KVA, entre outras, a banda já dividiu palco em festivais com várias personaldiades do reggae como Tribo de Jah, Edson Gomes, Sine Calmon, Natiroots e Spu vs Spy. (Fonte: PMC)

Ditran ministra primeiro curso de segurança no trânsito para ciclistas

Caraguatatuba - Dando continuidade a campanha “Ciclista Seja Vivo” a Divisão de Trânsito (Ditran) de Caraguatatuba, dará início no dia 12 de novembro, ao primeiro curso de segurança no trânsito para ciclistas. Foram selecionadas 12 pessoas, sendo 5 voluntários e sete convidados escolhido entre aqueles que receberam o auto de infração educativo.
O curso será ministrado pela agente de trânsito Beatriz, na sala de aula da Ditran e abordará durante a exposição oral: os principais locais de acidentes de trânsito, noções gerais de circulação e de placas de trânsito, comportamento do ciclista. Já nas aulas práticas, os alunos farão visita ao pontos da cidade onde ocorrem maior número de acidentes. Haverá ainda apresentação de filme educativo, teste de avaliação e entrega de kit de equipamentos obrigatórios e de certificado de participação.
Segundo informou Cel. Celso Rapacci, diretor da Ditran, o primeiro curso servirá de piloto para novos cursos e tem finalidade de conscientizar os ciclistas como elemento integrante do trânsito.
Os interessados em participar de novos cursos de segurança no trânsito poderão inscrever-se na sede da Ditran, à Rua Mogi das Cruzes, 82, Centro ou pelos telefones 3882-1055 ou 3882-5550. (Fonte: PMC)

Mais de 600 pessoas atendidas na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele

Caraguatatuba - O Centro de Especialidades de Caraguatatuba atendeu mais de 600 pessoas de todas as idades no último sábado, dia da Campanha Nacional contra o Câncer de Pele, que aconteceu em Caraguá e outros municípios do Estado de São Paulo. A população foi examinada e orientada pela equipe, que também fez um rastreamanto através de questionário sobre casos antecedentes na família, hábitos, uso de protetor e tipo de pele de cada um.
equipe de quatro dermatologistas, três enfermeiros e cinco funcionários do setor administrativo atenderam e orientaram a população. Os médicos responsáveis pela campanha foram a Dr. Maria Inês, Dr. Érika, Dra. Carmem e Dr. Francisco.
Segundo a coordenação do evento, o público superou as expectativas. “Esperávamos atender até 500 pessoas, mas tivemos um público bem maior. O resultado foi muito bom, porque além de examinar e diagnosticar os casos da doença, pudemos orientar a população sobre a importância do uso de protetor solar”, disse Norma do almoxarifado.
Na opinião de Maria Aparecida Pereira, 49, que foi até o centro de especialidades, a campanha foi esclarecedora. “As pessoas são carentes de informação sobre o assunto, leio muitas reportagens sobre o aumento do câncer de pele, mas sempre quis saber mais sobre o assunto, por isso vim até aqui. Esta campanha foi fantástica e esclarecedora”.
Para Helena Costa Camargo, 66, a campanha foi importante para que todos saibam mais sobre a doença. Mauro Rossi, 47, que foi pela primeira vez ao dermatologista, deveriam haver mais campanhas como esta. “Estava esperando uma oportunidade como esta para ver uma marquinha que apareceu há algum tempo no rosto”. Já Lúcia Lemes aproveitou para levar seu filho Renan de 9 anos, para ser examinado. “Achei ótimo por ser uma oportunidade de passar pelo médico, já que não temos muito tempo para fazer exames”, disse. (Fonte: PMC)

Caraguá treina profissionais para Programa de DST/AIDS

Caraguatatuba - Tendo em vista a implantação do Programa Municipal de DST/AIDS em Caraguatatuba, vários funcionários da Rede de Atenção Básica receberam treinamento em Ações de Prevenção e Assistência aos portadores destas doenças, no mês de outubro.
O evento que contou com a participação de 90 funcionários, entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, secretaria municipal de educação, e Promoção Social, Núcleo Regional de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Coordenação DST/AIDS, além de representantes do Asilo Pró+Vida, Vila Vicentina, APAE, Casa da Criança, Casa de Saúde, Stella Maris e Fórum (3ª Vara da Infância e Juventude).
Novos treinamentos já estão agendados para o mês de novembro, com ênfase em populações mais vulneráveis ao DST/AIDS, e contando com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos auxiliares de enfermagem.
Dia 1º de dezembro é Dia Mundial da AIDS. Em Caraguá será realizado um Fórum com palestras abordando os temas DST/AIDS, HSH (homem que faz sexo com homem) e UDI (usuário de drogas injetáveis), direcionando aos profissionais de saúde, organizações civis e população em geral. O Fórum vai acontecer na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco (CoLônia do Bispo). (Fonte: PMC)

Câmara vota Conselho do Deficiente em segundo turno

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba vota na 36ª Sessão Ordinária semanal, projeto do Executivo que concede área para a Maçonaria e o Conselho do Deficiente Físico, em segundo turno. A sessão acontece nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a partir das 19h30.
O projeto do Executivo concede direito de uso real, na forma de Comodato, para a Loja Maçônica "Baluartes do Atlântico", de um terreno localizado no Pontal de Santamarina, na zona sul da cidade, com mais de 2 mil metros².
O segundo e último projeto da noite tem a autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) e altera a Lei Orgânica Municipal, acrescendo inciso ao artigo 224, criando o Conselho Municipal do Deficiente Físico na Lei Orgânica Municipal. O projeto foi aprovado em primeiro turno e novamente está em votação, como manda o Regimento Interno da casa. A aprovação depende de 12 votos (2/3 dos Vereadores).
A partir da aprovação, o Vereador autor deverá apresentar novo projeto, desta vez criando o Conselho Municipal do Deficiente Físico, especificando o número de participantes, como serão divididos, de onde serão originados, o período no cargo, dentre outros. Em seguida, o prefeito municipal edita Decreto nomeando os participantes do Conselho, que iniciará seus trabalhos imediatamente. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde investiga invasão de Caramujos

Caraguatatuba - A Comissão Temporária de Saúde, da Câmara Municipal de Caraguatatuba, esteve na tarde de quinta-feira, dia 7 de novembro, na zona sul da cidade, investigando denúncia sobre o surgimento de Caramujos em diversas localidades. A Comissão encontrou dezenas deles e segundo a Vigilância Sanitária, os Caramujos podem estar contaminados, o que resulta em perigo aos moradores.
A invasão de Caramujos vem sendo informada e noticiada há pelo menos um ano na cidade, mas o problema se agravou nos últimos meses, como reclamações no bairro do Tinga, Poiares, Jardim Gaivotas, Centro e Porto Novo.
A Comissão visitou o Poiares e o Jardim Gaivotas e constatou a presença maciça dos Caramujos, ratificados pela declaração dos moradores do bairro. Foram encontrados Caramujos em terrenos baldios, quintais, áreas alagadas e até em bananeiras.
A Vigilância Sanitária do município de Caraguatatuba constatou que o Caramujo encontrado é o "Escargot Africano", que pode atingir até 20 centímetros e pesar 500 gramas. O nome pode variar para Escargot Francês, Caramujo ou Caracol, sendo que criado em condições de higiene ideal serve como alimento, o que é tradicionalmente feito na Europa. Ao contrário, o Escargot solto nas valas ou esgotos não pode ser ingerido de forma alguma, pois transmite doenças.
Segundo a Vigilância Sanitária, a ingestão ou contato com a gosma do Caramujo podem resultar em doenças como Apendicite, Meningite, Tumor Digestivo, Verminoses, Distúrbios Visuais e Cegueira.
Não se sabe as causas para o aparecimento do Caramujo, mas especula-se que criadores de Escargot, vítimas do prejuízo de mercado na criação artesanal, jogaram os espécimes em terrenos, córregos ou valas, que proliferaram por toda a cidade.
O presidente da Comissão Temporária de Saúde, Vereador Aurimar Mansano (PTB) encaminhou Requerimento ao prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva (PSDB) e a Secretária Municipal de Saúde, Myrlene Veneziani da Silva, pedindo as informações sobre o Caramujo, bem como quais serão os procedimentos a serem tomados com o caso.
De acordo com Mansano, é importantíssimo que os contribuintes que souberem da localização dos Caramujos na cidade, entrem em contato com a Comissão Temporária de Saúde da Câmara Municipal, para um melhor mapeamento da situação. "Soubemos pela população que foram várias as reclamações sobre o assunto, sem que nada fosse feito até o momento. Não podemos deixar que isto aconteça, principalmente às portas da temporada de Verão", frisou. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá faz Vídeo Institucional para escolas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba encomendou à AVP Vídeo Produções, de Caraguatatuba, um Vídeo Institucional, que falasse sobre o trabalho do Legislativo e dos Vereadores. O Vídeo foi apresentado na Sessão Ordinária semanal desta semana e será distribuído às escolas existentes na cidade.
O material levou cerca de 30 dias para ser feito, consumindo mais de 200 horas de trabalho. Tanto a Câmara como a Produtora, de propriedade do cinegrafista Audísio Santana, decidiram que o Vídeo seria o mais didático possível, para que o material exibido pudesse ter o melhor entendimento possível, pelos alunos da rede pública municipal e estadual.
A fita tem 11 minutos e 40 segundos de duração, onde é relatado o início dos trabalhos legislativos na cidade, bem como a formação da Câmara, quando se reúne, a forma e os tipos de sessão e projetos, além de uma pequena biografia de cada um dos 17 Vereadores do Parlamento Municipal. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Audiência Pública discutiu Orçamento 2003

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última semana, Audiências Públicas para discutir o Orçamento para o próximo ano. A Audiência Pública é obrigatória conforme a Lei Orgânica Municipal.
O Orçamento fala sobre as expectativas de receita e despesa para o próximo ano. A Prefeitura estima o seu Orçamento em mais de R$ 93.5 milhões, com um superávit avaliado em mais de R$ 4 milhões, devido a receita do CaraguaPrev - o Instituto de Previdência Municipal da cidade.
O Orçamento da Câmara está avaliado em R$ 3.980 milhões, apresentando pequena alteração em comparação a este ano, que é de cerca de R$ 3.7 milhões.
Estiveram presentes nas Audiências os Vereadores Valmir Gonçalves (PSDB), Madalena Fachini (PSB), Pastor Anderson Bertoncini (PTB), Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB), Aurimar Mansano (PTB), Celso Pereira (PSDB), Laércio Aparecido de Andrade (PPS), Leonor Diniz e José Benedito Gonçalves Pinto, ambos do PDT.
Pela Prefeitura quem compareceu foi o assistente da Secretaria de Finanças, José Edvaldo Del Vale, além de membros da Sociedade Civil organizada. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Motorista atropela três adolescentes em Caraguá

Caraguatatuba - Três pessoas foram atropeladas no final da tarde de ontem na avenida Aldino Schiavi, na praia Martin de Sá, em Caraguatatuba. As irmãs Emilena Aparecida Ullrich, 12 anos, e Elen Ullrich, 16 anos, e a amiga Elizângela Lacerda, 18 anos, foram atingidas por um veículo Corsa, dirigido por Felipe Lima Natalino, 19 anos, que estava embriagado. O grupo é de Guarulhos. Segundo testemunhas, as vítimas tentavam atravessar a avenida quando foram atingidas. Natalino foi preso em flagrante e terá que responder por lesões corporais e embriaguez. (Fonte: ValeParaibano)

Inaugurada a sede da APAE no Perequê

Ilhabela - Foi inaugurada nesta segunda, 11, as instalações da sede provisória da APAE de Ilhabela, localizada na Av. São João, no Perequê. O prédio, que entrou em funcionamento ontem, foi cedido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação enquanto não se inicia a reforma dos prédios onde serão as instalações definitivas. As obras devem ter início em janeiro de 2003.
O Prefeito Manoel Marcos, fez questão de comparecer e demonstrou sua satisfação em ver mais um compromisso com a sociedade finalizado. O Secretário da Educação Prof. Antônio Cornélio, o Secretário da Saúde, Antônio Colucci além de autoridades municipais também prestigiaram o evento. Para Cornélio foi muito emocionante e dignificante esta data, que, segundo ele, fica na história do município.
“É gratificante ser a pessoa a quem o Prefeito Manoel Marcos confiou a pasta da Secretaria e ter a alegria de saldar mais este compromisso de campanha, entregando a nova sede da APAE”, disse.
Segundo a Presidente da APAE de Ilhabela, Mônica Kurachina, o antigo prédio não era suficiente para abrigar os cerca de 50 alunos atendidos atualmente pela Associação. “Não só o novo prédio, mas o lugar onde está localizado é excelente e vai ajudar integrar ainda mais os alunos com a sociedade”, acrescenta.
Agora a escola tem sala de fisioterapia, cozinha com refeitório, videoteca e ainda conta com uma piscina onde os alunos poderão fazer hidroterapia e até se entreter. As aulas na piscina devem começar a semana que vem.
Além disso, a APAE vai ocupar o mesmo terreno que, no futuro, irá se instalar a Secretaria de Educação e o CAPI (Centro de Apoio Pedagógico de Ilhabela) formando um complexo educacional. (Fonte: PMI)

Mais uma escola municipal é informatizada

Ilhabela - Continuando com o projeto de informatização das escolas municipais, a Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria da Educação inaugurou nesta segunda,11, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof. Mércia do Nascimento Dias uma sala de informática equipada com três micro-computadores.
Ainda não foram definidas quais classes terão acesso às aulas de informática para o próximo ano. Segundo a Dirigente da escola, Tânia Yabu Ferreira, neste último bimestre, ela estará aberta para todos os alunos que quiserem visitá-la. As aulas acontecerão fora do período de aula, com pequenos trabalhos e introdução a informática.
Dentro deste projeto a Escola Eurípedes já foi equipada este ano com 5 computadores e para o próximo a Secretaria pretende instalar de 12 a 20 micros em cada escola do município, dependendo do número de alunos.
Segundo o Secretário da Educação Prof. Antônio Cornélio, o projeto de informatização está voltado para um processo educativo das crianças da rede desde a pré-escola até a 6ª série. (Fonte: PMI)

Festa da Vela nas regatas do fim de Semana em Ilhabela

Ilhabela - Este final de semana, 9 e 10, Ilhabela foi palco do 2º Circuito de Vela do Litoral e Vale do Paraíba que aconteceu na Praia do Perequê, em frente ao Hotel Pelicano. Uma verdadeira festa da vela, o circuito também valido para o ranking paulista, foi recorde de participantes com 80 embarcações divididas entre as classes Opitimist, Holder e Laser.
O Opitimist teve como destaque o velejador ilhabelense José Vicente, que participou de sua última regata na classe. Vicente se despediu com chave de ouro ficando com o primeiro lugar na classificação geral e na categoria juvenil. Vicente completará 15 anos em dezembro, começando a competir agora na classe Holder.
Ainda na categoria Opitimist, na classe iniciante, os três primeiros lugares ficaram com alunos do Projeto Navegar, provando que Ilhabela continua criando feras no esporte. Carlos Felipe ficou com o primeiro, Nelson Gustavo ficou com o segundo e Fabrício Serafim ficou com o terceiro lugar.
Ilhabela levou o 1º e o 3º lugar do Holder com o velejador Thiago Reis e Mário Sérgio Junior, respectivamente. Alem do 2º lugar de José Marino na Categoria B e o 1º e 3º lugar de Eugen e Jéferson Machado no Iniciante.
Foram quatro regatas que, devido a proximidade com a praia, o público pode conferir de perto a beleza dos barcos e a agilidade dos velejadores, que deram um show. Confira os resultados:

Holder
1º – Thiago Reis (Ilhabela)
2º - Josef Athala (S. Sebastião)
3º - Mário Sérgio Junior (Ilhabela)

Holder Categoria B
1º - Caio Teisen (S. Sebastião)
2º - José Marino (Ilhabela)
3º - Marco Delporto (S. Sebastião)

Holder Categoria Iniciante
1º - Eugen (Ilhabela)
2º - Pedro Henrique (S. Sebastião)
3º - Jéferson Machado (Ilhabela)

Holder Máster
1º - Alexandre (Ubatuba)

Holder Stander
1º - Milton Passos (Ubatuba)

Laser Radial
1º Maurizio (São Paulo)

Opitimist
1º - Gabriel Araújo (Ilhabela)
2º - Gabriel Domingos (São Paulo)
3º - Fernando Cardeal (Ilhabela)
4º - Gabriel Saviane (São Paulo)
5º - Pedro Ernesto (São Paulo)
6º - Bruno Guilherme (São Paulo)
7º - Gustavo Carvalho (Ilhabela)
8º - Stefano Mazaferro (São Paulo)
9º - Mariana Rafael (Ilhabela)
10º - Douglas (S. Sebastião)

Opitimist feminino
1º - Ana Pineda (São Paulo)
2º - Mariana Rafael (Ilhabela)
3º - Paula Motovanani (São Paulo)

Opitimist mirim
1º - Stefan Lottous (São Paulo)
2º – Felipo Caldeira (São Paulo)

Opitimist Infantil
1º - Ruan Curri (São Paulo)
2º - Lucas Bueno (São Paulo)
3º - Baepi Lacativa Pinna (Ilhabela)

Opitimist Juvenil
1º - José Vicente (Ilhabela)
2º - Gabriel Melchert (São Sebastião)
3º - Rafael Bastos (São Paulo)

Opitimist Iniciante
2º - Carlos Felipe (Ilhabela)
3º - Nelson Gustavo (Ilhabela)
4º - Fabrício Serafim (Ilhabela) (Fonte: PMI)

Cônsul do Canadá se encanta com as belezas de Barra do Una

São Sebastião - O cônsul do Canadá no Brasil, Ken Johnston, esteve em São Sebastião no último sábado, 09, onde visitou a praia de Barra do Una, situada na Costa Sul do município.
Apesar de ter ficado apenas um dia, Johsnton mostrou-se encantado com o lugar. “É fantástico, muito lindo. Eu já tinha conhecimento de que a cidade era bonita, mas nunca imaginei que era tão linda assim”, afirmou.
“Fiquei fascinado com tanta beleza, misturada entre a praia, as ilhas, o rio (Una) e a montanha”, disse o “turista de um dia”, ao se referir ao Parque Estadual da Serra do Mar. No início da noite, o cônsul recebeu a visita do prefeito Paulo Julião e de sua esposa, Elsa Julião, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Em conversa informal, o prefeito destacou as ações realizadas no município, principalmente na área de Meio Ambiente, uma das principais preocupações dos canadenses.
Ken Johnston, que está há apenas seis semanas no Brasil, quis saber do prefeito quais as perspectivas do município com relação ao turismo internacional. Julião lembrou que na década de 40, quando ainda era criança, já havia estrangeiros em São Sebastião.
“Eles (os estrangeiros) sempre perguntavam ao meu pai como a gente conseguia ´esconder´ tudo isso (as praias)”, recordou. O prefeito lembrou também que a cidade foi sede sulamericana da Whitbread Round the World Race, regata de volta ao mundo, após ter disputado com as cidades do Rio de Janeiro e Salvador.. “Na época eu era deputado estadual e ouvi a mesma pergunta dos estrangeiros”.
“Temos noção de que nossa cidade tem um potencial turístico fantástico, por isso, entre muitos projetos ligados à área, estamos nos engajando na construção de um aeroporto regional, que, por questões estratégicas e geográficas, seria construído na cidade de Caraguatatuba”, finalizou Paulo Julião.
“É muito importante preservarmos agora para que possamos desfrutar de tudo isso no futuro. O município tem muito potencial turístico e deve continuar com essas ações”, disse Ken Johnston, que retornará a São Sebastião, “mas, desta vez, para ficar alguns dias e desfrutar das belezas naturais da cidade”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)

Barra do Una terá pelotão da PM em fevereiro

São Sebastião - Parceria entre Prefeitura de São Sebastião e comunidade viabilizará a construção do prédio. Policiamento se estenderá também a outros bairros da Costa Sul
Um importante passo para barrar a criminalidade e aumentar a segurança nos bairros da Costa Sul de São Sebastião foi dado na tarde de anteontem, durante o lançamento da pedra fundamental da construção do 4º Pelotão da Polícia Militar, em Barra do Una.
O prédio, que será construído com recursos arrecadados pela Sabu (Sociedade Amigos de Barra do Una), deverá ser entregue à comunidade a partir de fevereiro do próximo ano.
De acordo com o prefeito Paulo Julião, a implantação do pelotão no bairro “é fruto de uma relação de parceria entre o poder público e a sociedade, e trata-se de um avanço, que é de fundamental importância para o município”, destacou ele, que prioriza parcerias com entidades e comunidade na solução de problemas do município.
O presidente da Sabu, Fernando Antonio Gonçalves da Silva, destacou que o início da construção do futuro pelotão no bairro somente foi possível graças a uma ofensiva das sociedades amigos da Costa Sul, que conseguiram arrecadar os R$ 180 mil necessários para a implantação. “Conseguimos arrecadar desde R$ 10,00, do mais simples pescador, até R$ 80 mil, de grandes condomínios”, declarou.
A Prefeitura de São Sebastião doou o terreno, de 3,4 mil metros quadrados, por meio de uma lei municipal de junho deste ano. A Sabu ficará responsável pela execução do projeto.
Silva ressalta que a implantação do 4º Pelotão atenderá também outros bairros da Costa Sul, até a divisa com Bertioga.
O tenente Fernando Marcos Pedroso, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de São Sebastião, explica que atualmente o 3º Pelotão de Boiçucanga atende os bairros compreendidos entre Toque Toque Grande até Boracéia, na divisa com Bertioga, num trecho de aproximadamente 50km.
Assim que estiver em operação, a partir de fevereiro do próximo ano, o 4º Pelotão atenderá os bairros compreendidos entre Barra do Sahy a Boracéia, o que reduzirá a área de atuação entre 15km a 20km do pelotão de Boiçucanga.
O prefeito Paulo Julião disse que 80% da criminalidade já foi combatida na região da Costa Sul, após um trabalho que já vinha sendo feito há alguns meses pela polícia. “Muitas coisas mudaram nos últimos dez anos”, disse, ao lembrar que está no terceiro mandato.
“Atualmente o governo do Estado está investindo em tecnologia, qualidade e inteligência. O Estado de São Paulo tem o maior contingente do país e, em pouco tempo, a corporação terá mais homens que o Exército Brasileiro”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Circo legal não tem animal

Ubatuba - Na sessão do último dia 5, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto nº 98/02, de autoria do vereador Eduardo César, que proíbe a utilização de animais em espetáculos realizados em Ubatuba.
Para defender o projeto, Leda Leal, da Aliança Internacional do Animal, uma organização não governamental de proteção e defesa dos animais, de São Paulo/capital, usou a tribuna popular para defender o projeto e falar sobre o tratamento desumano que sofrem os animais de circo.
Ela disse que não podemos mais fechar os olhos para a crueldade, que além de causar danos monstruosos com os animais, é inadimissível pensar que os nossos filhos se divertirão com o sofrimento alheio. “São atos para a sociedade continuar ainda mais violenta, uma vez que a tortura passa a ser uma forma de prazer, desvalorizando totalmente a real natureza das espécies, pois os animais realizam um número como robôs, com grau acentuado de dificuldade entre muito sofrimento, tortura e crueldade”, explicou Leda.
Segundo ela, os animais foram considerados por muito tempo como seres irracionais, permitindo-se a partir daí as mais diversas crueldades contra eles, que se tornam violentos a ponto de matar uma criança ou até mesmo seu treinador. Citou alguns exemplos de animais que em liberdade no seu habitat natural não representam perigo algum, como o elefante.
Eliana de Oliveira, presidente da Apauba (Associação Protetora dos Animais de Ubatuba) disse que legislação é a forma mais legal de se conseguir aos poucos ir norteando a proteção ao animal. “Estamos prestes a realizar um convênio com a Prefeitura Municipal nessa área, somatizando uma forma legal de proteger os animais e achamos que toda normatização vem acrescentar, nos proporcionar mecanismo de ajuda, pois as associações não têm poder de policial; precisam contar com zoológicos ou com agentes sanitários”, finalizou Eliana. (Fonte: Jornal A Semana)

Intercâmbio de capoeira

Ubatuba - No último dia 2, aconteceu no Ginásio de Esportes “Tubão”, o primeiro aulão aberto de graduação de capoeira das crianças da Oficina Cultural do Itamambuca (Fundart) e do Projeto Sol Nascente (Assistência Social), onde elas receberam a graduação de 1º estágio, uma camiseta do evento e uma calça.
Participaram do evento professores de diversas cidades, como Pindamonhan-gaba, Taubaté, Cruzeiro, Caraguatatuba, Rio de Janeiro e Ubatuba.
O grupo de capoeira Negros de Sinhá, com o professor Fábio Tubarão, se sente muito orgulhoso, com o dever cumprido e agradece todos os participantes, pais, familiares e patrocinadores por confiar no trabalho do grupo.
“Aconteceram quatro rodas de capoeira onde as crianças se divertiram muito, com alegria e principalmente com um verdadeiro intercâmbio com várias crianças de outras cidades”, disse Fábio. (Fonte: Jornal A Semana)

Cores e formas que afloram da alma
“Na juventude o artista traz a sabedoria de uma alma sábia... Seus instintos mais íntimos são transmutados para os traços que surgem de suas mãos... ora através de lápis de cor, com a tranqüilidade da infância, ora através de óleo sobre tela, como ensinam os adultos. A realidade de suas telas são inusitadas! Movimentos... olhares... traços... técnicas anônimas desenvolvidas pelo próprio artista, então porque não chamá-las de... a arte de Adriano!”

Ubatuba - O ubatubense e inusitado artista plástico Adriano Oliveiro dos Santos, 25, profissional e artisticamente conhecido como Adriano Art é uma dessas raridades na história da arte. Acredito que seja um presente divino para nós aqui na terra, que temos a honra de apreciar suas criações! Artistas registram as épocas e suas tendências e têm a grande oportunidade de livremente criá-las... Muitos reproduzem exatamente aquilo que aprenderam, o artista não, este ousa! É exatamente o termo que usamos para criança, muitas vezes com tom de repreensão: “Criança, você está fazendo arte!”. A arte é exatamente isso, ultrapassa nossos limites; é recriar o criado, e o que em alguns casos a sociedade não tem como padrão, intitulado como o certo, então é como descobrir o descoberto aplicando-o com amor... instinto... dedicação... e... arte.
Adriano se recorda que desde sua infância gostava de pintar e desenhar. “Pintar é a minha vida!”, diz. Sempre que está fazendo qualquer coisa, se tem um lápis ou caneta por perto, instintivamente quando percebe está traçando figuras. Ele diz que sempre foi assim. Adriano nunca estudou ou se interessou pela história da arte propriamente dita, o pouco que sabe sobre o assunto foi ouvindo as pessoas do ramo. Assim ele é um indescritível autodidata, sua sábia alma o guiou para traços e técnicas aperfeiçoadas por ele. O artista nato criou técnicas de lápis de cor que parecem verdadeiras pinturas.
Quando começou a produzir óleo sobre tela, como sempre ousou e criou uma técnica até hoje anônima, a qual só saberei classificar como ‘a arte de Adriano’, pois nunca se soube de tê-la visto em outro lugar. É tão fantástico que lhe rendeu uma recente menção honrosa no salão de artes de Guará.
É importante ressaltar que em tão pouco tempo que participa de exposições e salões, desde o ano de 2000, ele já foi inúmeras vezes premiado com grande êxito em salões de cidade do estado de São Paulo, porém que concorreram com artistas de todo o país.
Para ganhar a vida, ele dedica todo seu tempo em seu escritório ateliê “Adriano Art”, onde trabalha há quatro anos com estamparia, comunicação visual e art-grafia. Dedica-se a pintura apenas à noite, pois esta na verdade é um dos alimentos de sua alma. Sempre no anonimato, um dia um cliente e hoje amigo o estimulou a participar do primeiro Mapa Cultural, em 2000, através da Fundart. Daí começaram a aparecer os primeiros convites.
Ele lamenta apenas não poder viver exclusivamente da pintura; enquanto isso, trabalha como design gráfico.
Em sua arte explora diversos estilos tanto acadêmico quanto moderno e, às vezes, surreal sem contar o seu próprio, onde gosta de registrar as figuras caiçaras, índios, a fauna e flora brasileira.
Quem quiser conhecer um pouco mais este exímio talento caiçara é só procurá-lo na rua Antônio Marques do Valle, 420 ou pelo fone: (12)3832-4733. (Fonte: Jornal A Semana)

Carta do Leitor

Cobrança de Zona Azul - Em 4 de agosto p.p., enviei um e-mail para este jornal, na esperança de que alguém me desse pelo menos apoio ao que relatei! Pois bem, aproxima-se mais uma temporada e com muita tristeza verifico que a ninguém, ou melhor à quase ninguém, uma vez que o Sr. Angelo de Serra Negra, juntou-se a mim nesta solitária reinvidicação,preocupou-se com o fato de estarmos sendo explorados pela prefeitura de Ubatuba. Ele foi a única pessoa que até agora, também reconhece entre outras coisas, a inconstitucionalidade de cobrança de Zona Azul na orla marítima. Reitero mais uma vez que a autoridade defensora dos direitos coletivos, ou seja, o Sr. Representante do Ministério Público, tome ciência destes fatos. Como narrado no e-mail supra citado, turista no Litoral Norte em especial, nas praias de Ubatuba (Lagoinha, Maranduba etc...), são vistos como cifrões ($$$$$$$$$).O assunto foi discutido no Jornal Regional da TV Vanguarda (SPTV), com a participação de um profissional da área jurídica, onde afirmava categoricamente tal prática e atitude lesiva ao consumidor.

Natale Capelato Neto
São Paulo, Capital


Belas Imagens
- Gostaria de parabenizar o Litoral Virtual pela divulgação de tão belas imagens na seção "Foto do Dia". Há vários meses recebo as notícias do Litoral Norte, o que certa forma me deixa a par das notícias da região. Agora, com a Foto do Dia, faço da minha tela uma janela para o Litoral Norte, me sentindo todos os dias  mais perto deste paraíso.

Alessandra Costa
Campinas, SP



Foto do Dia:
Praia da Figueira
Ubatuba
Praia da Figueira
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas


 F
aça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Radar Litoral AbelSat Agape

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor