Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 27 de novembro de 2002 - Nº 669 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Ventania fere uma pessoa, derruba 14 árvores e destrói out doors
   Frente fria provocou pé de vento
   PM apreende maconha em Caraguá
   Caraguá faz Fórum sobre Aids
   Guarda-vidas são formados para atuar nas praias
   Impostos podem ser pagos em dezembro com isenção de 90% em juros e multas
   MACC recebe exposição “Milagre” de Paulo Mancini
   Pescadores da cidade dão nome às canoas do Pólo Cultural
   Movimento Negro realiza homenagem a Zumbi dos Palmares “Dia D”
   “A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias”
   Workshop “Turismo: Negócio Coletivo”
   Projeto “Meu Trabalho Meu Orgulho”

São Sebastião:
   São Sebastião faz reformas em quadras
   Municípios com Terminais Marítimos reúnem-se em Guamaré-RN
   Recebimento de royalties

Ubatuba:
   Grupo mineiro pode assumir a empresa de ônibus São Bento
   Homem armado rouba joalheria em Ubatuba
   Reformas no Pátio de Obras
   26 empresas na concorrência do Forum de Ubatuba
   Confraternização do Grupo de Hipertensos no Perequê – Açú
   Arte em cerâmica
   Ampliação da rede de informática na Prefeitura

   Carta do Leitor


Ventania fere uma pessoa, derruba 14 árvores e destrói out doors
Ventos atingem 25 km/h e duram todo o dia; Inpe diz que causa é passagem de uma frente fria

Caraguatatuba - Uma pessoa ficou ferida e 14 árvores foram derrubadas em Caraguatatuba após uma ventania ter atingido a cidade durante todo o dia de ontem. O pé de vento também provocou vários destelhamentos de casas e derrubou placas e out doors.
Uma das árvores derrubadas pelo vento destruiu parciamente uma casa no bairro Massaguaçu. Outras cinco árvores na cidade estão ameaçadas de cair e deverão ser arrancadas pela prefeitura hoje.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista, os ventos foram provocados por uma frente fria que está passando pela região (leia texto abaixo). O CPTEC é ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
A intensidade máxima dos ventos na tarde de ontem foi de cerca de 25 quilômetros por hora, considerados de média força. As outras três cidades do Litoral Norte --Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-- não registraram ventos.
A diretora da Defesa Civil de Caraguá, Cláudia Ruiz, disse que o intenso vento foi repentino e não houve tempo para fazer um trabalho de prevenção. Ela disse que o órgão não recebeu nenhuma notificação da aproximação de ventos na região.
"O início foi no período da manhã com o pico de intensidade na parte da tarde", disse.
A diretora afirmou que não há registro de famílias desabrigadas por causa do vento, mas há possibilidade de novas ocorrências durante o dia de hoje.
VÍTIMAS - A dona-de-casa Luciana Maria Silva, 23 anos, moradora do bairro Olaria, disse que ficou assustada quando parte do telhado caiu dentro da cozinha. Ela foi atingida por pedaços de telhas na cabeça e costas.
"Como estou grávida de três meses pensei apenas em proteger o meu filho. A sorte foi que os ferimentos foram leves", disse.
No bairro Massaguaçu, uma árvore de cerca 20 metros caiu em cima de uma residência, destruindo vários cômodos. O morador Advaldo Silva, 44 anos, afirmou que a árvore do tipo Guapuruvu, estava plantava próximo a casa há vários anos.
"A árvore não resistiu a força do vento e não tivemos tempo para retirar os móveis", disse o morador. A família de Silva esta abrigada em um cômodo na parte externa da residência.
A dona-de-casa Maria Antônia Barbosa, 40 anos, moradora da região central, disse que está pensando em sair de sua casa, após o destelhamento. Ela teme que outros incidentes possam acontecer nos próximos dias.
"O telhado ficou destruído e temo pela segurança dos meus filhos. Não gostaria de ficar nesta casa, mas ainda não tenho outro lugar para morar", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Frente fria provocou pé de vento

Caraguatatuba - O meteorologista do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), Sérgio Calbete, disse que a aproximação de uma frente fria na região provocou a intensidade dos ventos no Litoral Norte.
"A frente fria que está vindo da região sul possibilita o aumento da força dos ventos, inclusive nas cidades litorâneas. Mas, a previsão não apresenta novos pontos de intensidade, pois a frente deve se deslocar para outro ponto na quinta-feira", disse.
Segundo o CPTEC, a intensidade mínima do vento em Caraguatatuba foi de 7,9 quilômetros por hora no período da manhã e em chegou a 25 quilômetros por hora à tarde. O índice é considerado pouco acima do normal.
Para hoje, a previsão é de temperaturas elevadas com máxima de 28ºC e mínima de 21ºC no Vale do Paraíba e máxima de 27ºC e mínima 21ºC no litoral. (Fonte: ValeParaibano)

PM apreende maconha em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba apreendeu 2 kg de maconha na madrugada de ontem, no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba. Três pessoas foram presas suspeitas de tráficos de drogas.
Segundo a PM, o comerciante Clodoaldo Barbosa dos Santos, 30 anos, o funileiro José Jorge dos Santos, 30 anos, e o mecânico Neil Eloísio da Silva, 34 anos, foram abordados quando trafegavam pelo avenida Brasília em sentido proibido. Dentro do veículo, a polícia encontrou três pacotes de maconha.
Segundo o comandante da PM, Valter Padula, há suspeita que o produto teria sido trazido do Vale do Paraíba para a venda no município. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz Fórum sobre Aids

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba vai realizar nos dia 5 e 6 de dezembro, um Fórum com palestras abordando temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS, HSH (homem que faz sexo com homem) e UDI (usuário de drogas injetáveis). O evento será direcionado aos profissionais de saúde, organizações civis e população em geral. O Fórum vai acontecer na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco (Colônia do Bispo).
O segundo dia do Fórum visa sensibilizar a sociedade, por isso estão sendo convidadas várias entidades como Rotary Club e Lyons, Associações de Moradores de Bairro, Delegacia da Mulher, Delegacia Civil, Polícia Militar e Florestal.
Tendo em vista a implantação do Programa Municipal de DST/AIDS em Caraguatatuba, vários funcionários da Rede de Atenção Básica receberam em outubro treinamento em Ações de Prevenção e Assistência aos portadores destas doenças.
Foram treinados cerca de 90 funcionários, entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, funcionários da secretaria municipal de educação, e da Promoção Social, o Núcleo Regional de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Coordenação DST/AIDS, além de representantes do Asilo Pró+Vida, Vila Vicentina, APAE, Casa da Criança, Casa de Saúde, Stella Maris e Fórum (3ª Vara da Infância e Juventude).
O programa visa a prevenção: através de oficinas do sexo, abordagem e acolhimento; e também assistência básica: através de atendimento médico e medicação. O programa também será implantado nas escolas à partir do ano que vem. (Fonte: PMC)

Guarda-vidas são formados para atuar nas praias
Índice de morte por afogamento caiu em 88% desde 2000

Caraguatatuba - Vinte e oito guarda-vidas participaram nesta quarta-feira, 27, da solenidade de formatura no Posto de Bombeiro da Martim de Sá. Os guarda-vidas receberam treinamento para atuarem nas praias de Caraguá durante temporada de verão. Estiveram presentes na cerimônia o Sub Comandante do 17º GB Major Daniel Onias Nossa, o Comandante da Salva Mar Tenente Igor Sergei klein, o Cel. Celso Rapacci, o vice-prefeito José Pereira de Aguilar, representando o prefeito Antonio Carlos da Silva e o secretário de Obras, Gilson Mendes de Souza.
Em Caraguá, dez guarda-vidas contratados pela prefeitura já estão atuando desde o dia 10 de novembro e ficam até março de 2003. Dos 28 formandos, vinte já foram contratados, sendo cinco contratados pela prefeitura para atuarem à partir do dia 15 de dezembro e 15 contratados pela Petrobrás, para atuarem depois do dia 6 de dezembro. Todas as praias de Caraguá estão cobertas por guarda-vidas, que atuam das 8 às 19 horas.
Graças à parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros, desde 1998, o número de óbitos por afogamento vem diminuindo ano a ano. Conforme explicou o tenente Klein, desde que a prefeitura de Caraguá aderiu a parceria com o Bombeiro, aumentando o efetivo de guarda-vidas nas praias, os salvamentos aumentaram em 44% e consequentemente o índice de mortes por afogamento baixou em 88%. (dados de 2000 a 2002).
Caraguá é a segunda cidade com menor índice de afogamentos, sendo que Ilhabela é a primeira com o menor índice. O município de São Sebastião vem em terceiro lugar e a cidade com o maior índice de afogamentos é Ubatuba.
A iniciativa antecipada do prefeito Antonio Carlos da Silva deve-se à constatação do grande aumento de turistas visitando a cidade nos últimos finais de semana. A prefeitura também está investindo na rádio-comunicação e compra de equipamentos necessários como nadadeiras, flutuadores, apitos, entre outros acessórios. (Fonte: PMC)

Impostos podem ser pagos em dezembro com isenção de 90%

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá ainda está isentando o contribuinte de multas e juros para o pagamento de IPTU e outros tributos do município, inscritos ou não em dívida ativa, vencidos até 31 de dezembro de 2001. Dezembro é o último mês para regularizar a situação tributária com a dispensa de 90% (noventa por centro) do valor dos juros e multas.
A Lei Complementar, sancionada e promulgada pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, em setembro, permitirá que benefício também seja concedido aos contribuintes com parcelamentos pendentes e ainda não liquidados, desde que estes efetuem o pagamento do saldo devedor nas condições estabelecidas na Lei Complementar, considerando-se parcelas já pagas como quitação parcial, sem direito a qualquer restituição.
De acordo com o artigo 3º, o benefício será concedido através de requerimento feito pelo interessado, anexado ao comprovante de quitação do tributo correspondente ao ano de 2002.
Os contribuintes devem procurar o setor de Dívida Ativa para efetuar os pagamentos até o dia 30 de dezembro de 2002. Mais informações pelo telefone 3897-8182. (Fonte: PMC)

MACC recebe exposição “Milagre” de Paulo Mancini

Caraguatatuba - A Fundacc promove de até 10 de dezembro de 2002, a exposição “Milagre” do fotógrafo Paulo Mancini, no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, sob a curadoria de Diógenes Moura. Essa mostra dá continuidade à parceria entre a Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Fundacc, visando proporcionar ao público do Litoral Norte acesso às obras dos artistas brasileiros de maior expressão no cenário artístico e cultural de nosso país. São 12 imagens em formatos variados, sendo o maior, um painel de 4,20x1,20.
Um retorno ao passado remoto levou o fotógrafo Paulo Mancini até a releitura das 12 imagens de Nossa Senhora. Foi exatamente a partir do século III que as imagens sagradas demonstraram a sua independência artística. Mancini retratou as versões de Nossa Senhora em 1999, desde Nossa Senhora da Luz até Nossa Senhora da Piedade, cercadas pelos símbolos da sua iconografia. Fragmentados e também inscritos num tipo de vocabulário mítico, os símbolos compõem uma outra-mesma descrição das imagens; de uma nova época; de um patrimônio religioso contemporâneo - “Trouxe para os dias de hoje as imagens de cada época, levando-se em conta cores, vestimentas, e posturas das santas, porém, sem representar diretamente a igreja católica” comenta Mancini. - “A idéia de levar a exposição para o Litoral Norte me deixou muito feliz, saber que muitas pessoas vão poder conhecer meu trabalho. Acho muito importante para os artistas e também para o público, parcerias como essa, entre a Fundacc e a Pinacoteca” finaliza o fotógrafo.
A exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18 horas. O Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos fica na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba. (Fonte: Fundacc)

Pescadores da cidade dão nome às canoas do Pólo Cultural

Caraguatatuba - O pescador do Camaroeiro Moacyr Frugoli e seu filho Fernando Sant’ana Frugoli, de 16 anos, pintaram as canoas caiçaras que devem voltar para a fonte da Praça do Caiçara nos próximos dias. As canoas foram pintadas de branco e vermelho, representando a flor do Caraguatá, planta que deu origem ao nome da cidade. Cada comunidade caiçara, vai dar um nome a cada canoa, representando seus pescadores e sua região. Moacyr envolveu-se com a Fundacc nos preparativos do V Festival do Camarão quando deu indicações de pescadores de Ubatumirim para produzirem a canoa caiçara durante a festa. (Fonte: Fundacc)

Movimento Negro realiza homenagem a Zumbi dos Palmares

Caraguatatuba - O Movimento Negro de Caraguatatuba realiza entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro a 4ª Kizomba da Consciência Negra, em homenagem ao Rei Zumbi dos Palmares, na Escola Colônia dos Pescadores, no bairro do Indaiá, a partir das 15 horas, com entrada franca. O evento conta com apoio da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Prefeitura Municipal.
Haverá apresentação de danças afro e Orixás, o maculelê, puxada de rede, rodas de capoeira, samba de roda, racha de break, DJ’s e MC’s e show de pagode com o grupo Na Palma da Mão e barracas com comidas típicas como acarajé, caximbada e vatapá.
Já no dia 1 de dezembro, às 11 horas acontece a Missa Afro, fechando a homenagem. (Fonte: Fundacc)

“A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias”

Caraguatatuba - A Fundacc apresenta no dia 3 de dezembro, terça-feira, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, às 15 horas, mais um espetáculo da Caravana Paulista de Teatro, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Quem estará nos palcos de Caraguá desta vez é a Cia Ópera na Mala, com uma adaptação de “A Misteriosa Caixa do Contador de Histórias” do livro de Sérgio Palmiro Serrano. Trabalhando com bonecos, música e brincadeiras, a Cia composta por Cris Miguel e Sérgio Serrano busca jogar com a imaginação e a interação do público. O espetáculo conta a história de um contador de Histórias e sua caixa misteriosa que ele diz conter todas as histórias do mundo. Só que um dia, sua caixa aparece vazia e ele se vê obrigado a sair pelo mundo em busca de suas histórias perdidas. Pelo caminho, ele encontra pedaços de histórias e assim vai recompondo as vida.
Com duração de 50 minutos, o espetáculo é recomendado para crianças a partir de 4 anos. A entrada é franca. (Fonte: Fundacc)

Workshop “Turismo: Negócio Coletivo”

Caraguatatuba - Com a proposta de disponibilizar aos Municípios Paulistas um conjunto de Informações e Instrumentos que possibilitem a alavancagem do processo de organização da atividade turística municipal e regional criando ambiente favorável ao sucesso dos micro e pequenos empresários do setor, o Sebrae realizará no próximo dia 05/12 das 8:00h as 18:00h no Auditório Angelo Fonseca Nogueira das Faculdades Integradas Módulo de Caraguatatuba o Workshop “Turismo: Negócio Coletivo”.
O Objetivo Geral do evento é mostrar como o Município pode se constituir em unidade produtora de turismo, enfatizando o aspecto de complementaridade e interdependência entre os empreendedores turísticos, a administração pública e a comunidade de modo a consolidar- se estruturas autônomas de gestão da atividade turística e a partir disso alcançar-se a regionalização.
O evento do Sebrae é composto por uma programação com carga horária de 08 horas, divididas entre dois seminários com duas horas cada um e três oficinas de capacitação concomitantes de 04 horas cada uma, assim discriminados:
- Seminário 1 (01h30): “SISTEMA INTEGRADO DE RECEPÇÃO A TURISTAS”
- Seminário 2 (01h30): “IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO EM TURISMO”
- Oficina 1 (04h00): “Ações Associativistas em Turismo”
- Oficina 2 (04h00): “COMTUR: Representando a Comunidade”
- Oficina 3 (04h00): “Produtos Turísticos: Tipos e Componentes”
O Workshop “Turismo: Negócio Coletivo” é direcionado a grupos de representação da comunidade (formais ou não) interessados e/ou comprometidos com o aproveitamento de recursos turísticos na formatação de propostas de desenvolvimento local e setorial.
O Sebrae recomenda que este workshop seja aplicado para grupos de municípios, visualizando-se a possibilidade de ações regionais.
Para a realização do Workshop estarão disponíveis 120 vagas, sendo que as oficinas comportam no máximo 40 participantes.
As inscrições devem ser realizada com antecedência na Agência do Sebrae Litoral Norte, em Caraguatatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3882-1744. (Fonte: Módulo)

Projeto “Meu Trabalho Meu Orgulho”

Caraguatatuba - A Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba, em parceria com o Posto de Atendimento Trabalhador PAT/SINE, realiza o Projeto “Meu Trabalho Meu Orgulho”, Churrasquinho de Queijo, que estarão sendo comercializados nas Praias de Caraguatatuba.
Este projeto beneficiará 50 famílias de baixa renda, moradores de Caraguatatuba há mais de 2 anos obedecendo a Lei da Fiscalização Municipal, desempregados cadastrados no PAT sem qualificação profissional, priorizando portadores de deficiência e idosos, favorecendo o desenvolvimento pessoal e social das famílias vulnerabilizadas sócio-economicamente.
Um dos objetivos da ACIC também é minimizar o desemprego. Por isso em conversa com a CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), buscou-se alternativas de trabalho que não comprometessem o comércio local, com empresas similares no Município.
Maiores informações: Assessoria de Imprensa ACIC - Maria Bassan- 3883-1303 – 9769-3033 (Fonte: ACIC)

São Sebastião faz reformas em quadras

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião vai investir cerca de R$ 740 mil em reformas de quadras esportivas de 19 escolas da rede de ensino municipal e estadual. O recurso foi liberado pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do governo do Estado.
O início das reformas está previsto para fevereiro do próximo ano e deverão ser concluídos ainda no primeiro semestre.
Segundo a secretária da Educação, Vera Hilst, o projeto visa a cobertura de quadras, instalação de pisos, iluminação, equipamentos esportivos, entre outros.
"As reformas são necessárias pois a maioria das escolas não apresenta uma estrutura adequada para a prática de esporte", disse.
A secretária afirmou que será investido em cada escola uma média de de R$ 39 mil para a execução das obras. Algumas escolas terão que passar por uma reforma mais completa, como as localizadas nos bairros Boiçucanga, Vila Amélia e Topolândia.
"A prefeitura pretende repassar mais verba para a reforma das escolas por causas dos problemas estruturais verificados. O dinheiro liberado ainda não é suficiente para atender todas as necessidades", disse a secretária. (Fonte: ValeParaibano)

Municípios com Terminais Marítimos reúnem-se em Guamaré-RN
A pauta principal da reunião é o recebimento de royalties

São Sebastião - A ABRAMT - Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais de Petróleo e Gás Natural – realiza nesta quinta-feira, 28/11, às 9:30h, em Guamaré (RN), a 160 Km de Natal, a 5ª reunião da entidade, fundada em outubro de 2001.
Além do presidente da ABRAMT, Paulo Julião, prefeito de São Sebastião (SP), que dirigirá os trabalhos, o encontro terá a participação dos 11 prefeitos de municípios-sede de terminais petrolíferos e gás natural, e de representantes da Petrobras, ANP (Agência Nacional de Petróleo) e da Transpetro (sucessora da Petrobras na movimentação de petróleo e derivados. Na noite de quarta-feira, 27/11, às 19:00h, haverá recepção aos participantes no Imirá Plaza Hotel, em Natal. (Fonte: PMSS)

Recebimento de royalties

São Sebastião - Na reunião em Guamaré, um dos principais temas da pauta de discussão está relacionado ao recebimento de royalties (compensação financeira) pelas cidades que deixaram de obter esse direito desde janeiro deste ano, com a edição da portaria 29 da ANP. Segundo a portaria da Agência Nacional de Petróleo, 41 municípios foram excluídos do benefício por não serem efetivamente sede de terminais. As prefeituras que se sentiram prejudicadas pela reclassificação da ANP, entraram na Justiça alegando “direito adquirido”. Várias cidades garantiram a continuidade do recebimento por força de liminares.
Cálculos da ABRAMT indicam que as 12 cidades que permaneceram dentro das regras estipuladas pela ANP (associadas da entidade) deixam de arrecadar cerca de R$ 2 milhões por mês em royalties. A associação pretende, inclusive, contratar serviço especializado de advocacia para defender-se dessas ações.
Para selecionar os municípios com direito a royalties, a ANP demarcou o território brasileiro, inclusive com auxílio de fotos por satélite. São considerados municípios-sede aqueles que contam com um dos quatro tipos de instalações que estabelece restrição permanente de uso das costas marítimas: cais acostáveis, píer de atracação, monobóias e quadro múltiplo de bóias.
O término da reunião está previsto para o final da tarde de quinta-feira, com visita dos participantes ao Terminal de Guamaré. (Fonte: PMSS)

Grupo mineiro pode assumir a empresa de ônibus São Bento

Ubatuba - Quatro meses depois de assumir a Viação São Bento em São José, a empresa de ônibus Costamar, que opera o transporte coletivo em Ubatuba, pode ser repassada para um grupo de Belo Horizonte (MG).
A negociação foi confirmada ontem pelo proprietário da Costamar, José Lúcio Galvão Nunes. O empresário, no entanto, nega que a viação esteja passando por dificuldades financeiras.
A Secretaria de Transportes de São José abriu um processo interno para investigar a viabilidade financeira da Costamar depois da aquisição da São Bento pelo grupo sem o prévio conhecimento da administração.
Nunes afirmou que pretende reforçar os investimentos na São Bento. "Já temos cinco carros novos que deverão ser colocados em uso."
A São Bento possui atualmente 62 veículos e é responsável por 20% do transporte coletivo em São José.
A Costamar é permissionária do transporte coletivo em Ubatuba há 16 anos e possui 46 carros, operando 27 linhas. Nos próximos meses, a prefeitura deve abrir uma concorrência pública para regularizar o setor que funciona em caráter precário, como em São José.
Nunes disse que estuda a possibilidade de vender integralmente a empresa ou metade das cotas. Ele pretende definir o caso até dezembro. O nome do grupo interessado não foi revelado.
O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), informou por meio de sua assessoria que não foi comunicado oficialmente da negociação. (Fonte: ValeParaibano)

Homem armado rouba joalheria em Ubatuba

Ubatuba - Um homem armado roubou cerca de R$ 25 mil em mercadorias de uma joalheira na tarde de ontem, na região central de Ubatuba. Segundo a Polícia Civil, o criminoso invadiu a loja e rendeu os funcionários. Ele levou jóias, relógios e óculos. No momento do assalto, não havia clientes no local. A polícia informou que horas depois do crime um homem foi detido com várias jóias, mas a vítima não reconheceu o suspeito e os objetos. Até o início da noite de ontem, a polícia não havia localizado o criminoso. (Fonte: ValeParaibano)

Reformas no Pátio de Obras

Ubatuba - O pátio de obras está sendo modificado, para que em futuro próximo o cartão de ponto passe para a guarita da frente e um novo bicicletário está sendo construído ao lado do estacionamento dos secretários na Rua Maria Alves. Este bicicletário é para maior segurança para os usuários que deixam suas bicicletas para trabalharem na Prefeitura que terão uma entrada que dará acesso ao pátio è um recinto fechado e com capacidade par guardar mais bicicletas do que hoje. O pátio de obras também estará passando por reforma para melhor atender a demanda e a circulação dos veículos que ali são guardados como os ônibus dos funcionários, da Secretaria de Educação da Fiscalização e outros. (Fonte: ACS-PMU)

26 empresas na concorrência do Forum de Ubatuba

Ubatuba - Um total de 26 empresas adquiriu o edital completo para participar da licitação para construção do Forum da Comarca de Ubatuba cuja abertura das propostas será nesta quinta-feira, dia 28, às 14 horas. A maioria das empresas é paulista, entretanto foram identificadas algumas de Minas Gerais e Goiás. "Desde o nosso primeiro mandato buscamos a concretização desta obra que vai atender a necessidade da população, advogados e dos funcionários do Judiciário. As instalações atuais não respondem mais pelo crescimento da demanda gerando desconforto e comprometendo o rendimento do setor", diz o prefeito Paulo Ramos.
O novo prédio, com 3 mil m2 de área construída, será implantado em um terreno com 12 mil m2 desapropriado pela Prefeitura. O projeto está estimado em R$ 1,9 milhões repassado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania. Caberá à Prefeitura, como contrapartida, participar com R$ 499 mil. O prazo para construção é de 12 meses cabendo à empresa Ricardo Yazigi a elaboração do projeto executivo.
Várias visitas foram feitas pelo prefeito, acompanhado do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB ( Regional), Luiz Celso Rocha e representantes do poder judiciário local à Secretaria de Justiça e Cidadania no sentido de apressar a tramitação burocrática para que acontecesse o início efetivo das obras.
Além de amplo estacionamento, o novo Forum deverá contar com a 3a Vara, já autorizada, bem como a Junta de Conciliação e Julgamento e instalações para OAB, Promotoria Pública, Salão de Júri, etc. (Fonte: ACS-PMU)

Confraternização do Grupo de Hipertensos no Perequê – Açú

Ubatuba - Na manhã do dia 21 de Novembro aconteceu a festa de confraternização de final de ano do grupo de diabetes e hipertensos do Bairro do Perequê – Açú.. O evento teve início com exercícios e brincadeiras dirigidas pela Prof. Cidinha, com aproximadamente 70 pessoas que participaram das atividades com alegria e descontração.
Logo após os exercícios, houve uma palestra “Motivação” ministrada pela professora Mariza da Secretaria de Esportes , com uma dinâmica do coral de vozes, formando uma Banda. Depois todos os convidados se deliciaram com uma mesa farta de doces e salgados.
A equipe do PSF, do Posto de Saúde do Perequê Açú ,auxiliares de enfermagem, agentes de saúde ,médica e enfermeira, estiveram presentes desde a organização até o final do evento garantindo para o próximo ano uma outra festa da equipe pacientes e familiares, que esperamos com o mesmo sucesso desta de 2002. (Fonte: ACS-PMU)

Arte em cerâmica

Ubatuba - O projeto "Caminhos do Mar"vem promovendo a integração de menores com a sociedade por meio da pintura em cerâmica. Os alunos das professores Malu Ramos e Adriana Rodrigues produzem os desenhos em salas de aula, logo após são queimados em azulejos a temperaturas acima de 1.000 graus para depois serem colados em postes e logradouros públicos sob a forma de mosaicos. O projeto vem sendo desenvolvido desde março deste ano com apoio da Fundart e contemplou mais de 300 alunos, alguns indicados pelo Conselho Tutelar. "A criação fica por conta dos próprios alunos e nossa vontade é atingir toda a cidade. Em vez de pichação pura e simples temos obras de arte desses menores para mostrar" afirma a ceramista Malu Ramos que, juntamente com Adriana Rodrigues realiza um trabalho voluntário. Por isso, fazem questão de agradecer a colaboração do comércio, incluindo comerciantes da Rua Guarani e aqueles ligadas a área de construção.
Roberto de Azevedo e Gleison Fernandes Sousa, ambos com 13 anos, encaminhados pelo Conselho Tutelar estiveram esta semana montando os mosaicos na ponte da Barra da Lagoa, ao lado do Aquário e mostram-se bastante satisfeitos com os resultados: "É uma forma de aprender um ofício e até ganhar algum dinheiro no futuro", dizem. (Fonte: ACS-PMU)

Ampliação da rede de informática na Prefeitura

Ubatuba - A tubulação que foi embutida no pátio de obras estará ligando a Secretaria de Obras ao CPD que estarão em rede até dia 15 de dezembro. A mesma tubulação ligará também a Secretaria de Agricultura Abastecimento e Pesca.
A Secretaria de Educação está ligada à rede por rádio e já foi liberada para tomada de preços, a compra de uma antena para a Prefeitura (que atualmente usa uma antena da Iconet ). Esta integração das secretarias com o CPD dará uma melhor qualidade e facilidade no uso da internet, e de informações entre secretarias. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Descontentamento - Fico Feliz em saber que Ubatuba esta progredindo. Agora vamos receber navios de cruzeiros, mas como diz a nota do dia 25 p.passado, temos que fazer um investimento de R$ 300 mil. De onde vai sair esse dinheiro? Da Prefeitura não é, pois ela não tem dinheiro nem para fazer uma pinguela na MARANDUBA, ou será que Maranduba esta fora do Mapa de Ubatuba.

José Carlos Cusato
Maranduba, Ubatuba, SP


Sr Aurimar Mansano - Parabéns pelo seu repúdio aos Srs Vereadores que devem estar na vereança para legislar em causa própria. Este aumento proposto pelos 16 vereadores de Caraguatatuba é ultrajante aos municipes que não podem fazer leis para aumentarem seus salários. Tenha certeza que meu voto não irá mais para quem eu votei nas últimas eleições.
Meu voto será para VS, onde quer que se candidate.
Parabens e continue a nos defender.

José Leonardo Angerami
Caraguatatuba, SP


É seu Papini... - Acho que o "Senhôr" é candidato a alguma coisa, nas futuras eleições. Só tenho visto bronca e mais bronca? Desculpe-me, mas não lí nenhum elogio até agora de vossa parte !!! Isso acaba enchendo o saco (desculpe-me, mas enche).
Esta Senhora de Ubatuba - Maria Emília soltou o verbo na medida. Pare um pouco - por favor pare. Sabemos que diariamente deparamos
com inúmeros problemas, mas só criticando e criticando, não nos leva a lugar algum - se tens dúvida, vá até o ponto do problema e inicie o
famoso diálogo - só ele nos leva à conclusão.
Fale com o Prefeito Paulo Julião - ele é muito bom - ele não escreve - ele fala pessoalmente - vá até ele.
Um grande abraço do

Antonio Carlos
(sebastianense de nascimento)
São Sebastião, SP


George Orwell, 1984 - Prezada leitora Maria Emília, satisfaço sua curiosidade: li 1984 e A Revolução dos Bichos, de Orwell. Apesar de não apreciar a literatura de ficção, não a ignoro. Não há como retirar de “1984” qualquer referência ao que ocorre em São Sebastião, se bem que haja tentativas sólidas de implantar a metodologia do Grande Irmão.
Eu resisto! Sem ódios, embora possa não aparentar assim, mas, parafraseando Marcelo Yuka (O Rappa – Minha Alma), avisando que “a minha alma está armada e apontada para a cara do sossego, pois paz sem voz não é paz é medo...”
Atenciosamente

Vitório Manoel Moreira Papini
Boiçucanga, São Sebastião, SP



Foto do Dia:
Barco em 7 Fontes
Ubatuba
Barco em 7 Fontes
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas


 F
aça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Radar Litoral A Semana Central de Reservas

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor