Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 11 de junho de 2002 - Nº 550 Edições Anteriores

Yurgs Promoção

Caraguatatuba:
   Igreja tenta ampliar terra indígena
   Festival do Camarão é a maior festa em Caraguá
   Caraguá recebe Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos
   Secretário da Assistência Social assinou convênio “Espaço Amigo”
   Câmara de Caraguá divulga seus números de Maio
   Comissão de Saúde flagra sumiço de exames em UBS
   Câmara realiza Audiências Públicas sobre LDO
   Parlamentares debatem com chefia de Colônias de Férias
   Câmara vota Estatuto e Plano de Cargos do Magistério
   Vereadores prestigiam novos carros da Praiamar
   Ilhabela recebe estação de tratamento de esgoto
   Três escolas recebem cobertura para quadra

São Sebastião:
   Indicada ao Prêmio Nobel participa do Encontro da Pastoral da Criança
   Basquete sebastianense mais perto da “Taça Cidade de São Paulo”

Ubatuba:
   Prefeitura cede máquina para entidade ecumênica
   Perequê-Mirim recebe obras da Educação
   Rodada equilibrada na categoria Fraldinha
   Academia Dojo Kano comemora 25 anos com torneio de judô

Litoral Norte:
   Carta do Leitor

Busca por palavras no Litoral Virtual:


Igreja tenta ampliar terra indígena

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba lançou uma campanha para coletar assinaturas em prol da demarcação das terras indígenas da aldeia guarani do Rio Silveiras, em Boracéia, costa sul de São Sebastião.
O abaixo-assinado pretende pressionar a Funai (Fundação Nacional do Índio) a ampliar em até oito vezes a área ocupada pelos índios da reserva. Hoje, 948 hectares da área são reconhecidos como terra indígena.
A campanha está sendo realizada nas paróquias de Caraguá, Lorena, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida. A previsão é que sejam recolhidas entre 5.000 e 10 mil assinaturas até o final de agosto.
O trabalho é embasado na campanha da fraternidade promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), cujo tema é "Fraternidade e Povos Indígenas".
Em 2000, técnicos da Funai reavaliaram a reserva da aldeia do Rio Silveiras por determinação do próprio órgão. Na época, o relatório com o resultado da medição foi encaminhado ao Ministério da Justiça. (Fonte: ValeParaibano)

Festival do Camarão é a maior festa em Caraguá

Caraguatatuba - O V Festival do Camarão, realizado no último final de semana pela Fundacc na praia do Camaroeiro, foi sem dúvida, um grande evento, reunindo nos três dias de festa, cerca de cerca de 30 mil pessoas, que puderam vivenciar vários aspectos da cultura caiçara. A venda do camarão in natura, realizada no Entreposto de Pesca do Camaroeiro foi intensa, e o preço, 20% menor que o normal: camarão branco(grande) a R$18,00 e 7 barbas a R$ 2,50. Segundo os pescadores, a pesca do camarão foi muito abundante, o que facilitou os preços baixos e a manutenção das barracas de alimentação.
Este ano, a festa ganhou mais espaço, já que foi realizada após o rio, bem na ponta da praia, sob os coqueiros, proporcionando uma maior acomodação do público nas mesinhas, sob a Tenda de Alimentação, e circulação entre as barracas, e o livre acesso à praia, tornando o cenário mais pitoresco.
O Festival ganhou portal de Bambú, produzido por Mauro Apingorá, como convite ao público, que logo na entrada podia apreciar a cunhagem da canoa caiçara, uma das grandes atrações da festa, que este ano, foi realizada pelos pescadores do Ubatumirim, Ubatuba, Ivanildo e Geraldo. A árvore, uma timbuíba de 30 metros, já seca, foi doada por D. Ambrosina, do Rio Claro.
Quem esteve presente no Camaroeiro, pôde saborear diversos pratos da cozinha caiçara, comercializados pelas famílias dos pescadores, como as tradicionais porções e espetinhos, bobó de camarão, porções de cação e muquecas, casquinha de siri, e Azul Marinho, prato tradicional da cultura caiçara, e as novidades, como os bolinhos com massa de mandioca e fruta pão recheados e a feijoada de camarão, com feijão branco.
A festa contou com boa música, dos grupos de Caraguá, Forró Caiçara, Moleque Atrevido, Socando a Vara, Forró da Mente, Nosso Som, Cheiro de Mato e Grupo Raízes de Ilhabela. A Fundacc apresentou teatro e dança sob o tema “O Mar”, e também manifestações folclóricas do universo da capoeira, mostrando o que o trabalho artístico vem produzindo nas comunidades onde estão inseridas as Oficinas Culturais, despertando crianças e jovens para a cultura.
A Tenda das Artes também foi outro ponto alto da festa, onde o público teve acesso aos artesãos e artistas plásticos da cidade, com suas obras também voltados para o tema “O Mar”, resultando em peças de muita expressão e identidade com o evento, cheios de peixes, ambientes marinhos, pescadores, sereias, luminárias, cofres de tesouros, e em vários materias e inúmeras técnicas, numa profusão de cores e formas, que vêm a cada ano, enriquecendo o Festival do Camarão.

Corrida de Canoas - Mas o que todos esperam mesmo é pela Corrida de Canoas Caiçaras e Canoa a Pano, realizada por Mauro Apingorá, da Comissão de Esporte Arte da Fundacc e Tirso da Rocha Neves, do Projeto Resgate ao Mar, e monitor de Canoagem da Fundacc. A prova, este ano, como em todos os outros, reuniu os pescadores do norte, sul e centro da cidade, numa grande festa. Com as categorias Canoa a Remo Duplas, Adulto, Infantil, Lobo do Mar(acima de 60 anos), e Canoa a Pano, a competição reuniu no domingo, 9, após o almoço, 34 pescadores. Na categoria Canoa a Pano, antiga tradição caiçara, que abriu a competição, participaram 4 pescadores: Miguel do Massaguaçu chegou em 1º lugar, Tião Bota, do Centro em 2º lugar, Dito Costa, do Centro em 3º lugar e Duda, da Pedra da Freira em 4ºlugar. Na Duplas, os vencedores foram Miguel e Baguinha, do Centro, e em 2º Lugar, do Massaguaçu, Miguel e Damião. Na categoria Adulto, Felipe do Massaguaçu levou o primeiro prêmio, seguido de Baguinha, do Centro, em 2ºlugar. Na categoria Infantil, Fernando Tiririca, ficou em 1º lugar e Danilo em 2º, ambos do centro. Todos receberam certificados de participação e cestas básicas, e aos dois primeiros colocados de cada categoria, troféus produzidos pelo artesão Gilmar, gentilmente cedidos aos pescadores. A Escolinha de Surf da Fundacc também esteve presente, e realizou uma prova de remada entre cinco alunos, ficando Edinho em 1º lugar e Diego com a segunda colocação.
Outra prova que envolveu pescadores e filhos, foi o campeonato de futebol, realizado no sábado e domingo, com quatro times: Robalo (campeão), Sardinha(vice), Tainha e Camarão com a terceira e quarta colocação, respectivamente.
Enfim, o Festival do Camarão, em sua quinta edição está se firmando como um dos eventos mais importantes e de maior expressão na cidade, e a cada ano, vem conquistando mais público e parcerias. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos

Caraguatatuba - O Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, que abriga o MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba será inaugurado no dia 12 de junho, quarta-feira, pela presidente da Fundacc, Eloiza A. Andrade Antunes de Oliveira e Prefeito Municipal Antonio Carlos, com a presença de autoridades, dirigentes de cultura do Cone Leste Paulista, artistas e comunidade caiçara. A Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba vem trabalhando na montagem das várias salas que abrigam o passado do município e estará abrindo as portas ao público, que a partir da inauguração, poderá conhecer e relembrar fatos e personagens que fizeram parte da história. São painéis abordando vários aspectos e épocas da história da cidade, com fotos, textos e espaços ambientados, como a da Sala do Caiçara, com moradia típica e objetos. Neste mesmo ambiente encontra-se também um aquário marinho e maquete da cidade.
Durante a solenidade de inauguração, na sala de artes, será aberta a exposição coletiva “Formas”, dos artistas plásticos de maior expressão no Litoral Norte, que apresentarão esculturas e pinturas, em várias técnicas e materiais.
O Pólo Cultural abriga também a Videoteca Lúcio Braun, e o Arquivo Público Municipal Arino Sant’ana de Barros, que também estarão sendo inaugurados no dia 12. A partir das 19 horas, o Original Jazz Band, de Vinhedo, banda típica de jazz apresenta repertório de blues, spirituals e marchas nas imediações do Pólo Cultural, antecipando a festa. O Água Viva Coral, e o maestro José Maria do Prado apresentam-se durante a solenidade de inauguração. (Fonte: PMC)

Secretário da Assistência Social assinou convênio “Espaço Amigo”
O Secretário Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social, Nelson Guimarães Proença, esteve em Caraguatatuba nesta sexta-feira 7, para a assinatura do convênio “Espaço Amigo” com Caraguá e as demais cidades do Litoral Norte. Após conhecer a cidade. Proença se reuniu com os secretários Municipais de Assistência Social no auditório da Fundacc

Caraguatatuba - Caraguá mais uma vez foi beneficiada pelo Governo do estado, desta vez na área de Assistência Social. Na última sexta-feira 7, o Secretário Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social esteve em Caraguá para a assinatura do convênio “Espaço Amigo”, que irá destinar uma verba para trabalho com crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. A assinatura do convênio aconteceu no auditório da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com a participação dos secretários municipais de assistência social de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela e a secretária de assistência social de Caraguatatuba, Maria do Carmo Cunha Ferreira.
Estiveram presentes no evento o prefeito Antonio Carlos, secretários municipais de outras pastas da Prefeitura de Caraguá, representantes de diversas entidades, entre outros.
Na ocasião, o prefeito Antonio Carlos falou da importância de Caraguá estar recebendo um incentivo como esse na área do assistencialismo. O secretário Nelson Guimarães Proença também se pronunciou mostrando a satisfação em ser o primeiro secretário de Assistência Social do Estado que visita a cidade com o intuito de realizar uma ação de benefício para a comunidade. “Nossas ações são descentralizadas para que cada cidade possa fazer o melhor com a verba e os programas que investimos e incentivamos. Nesse novo programa, nós repassamos a verba e caba à Prefeitura auxiliar crianças e jovens em risco pessoal e social. Nosso trabalho em conjunto visa orientar o trabalho executado pelas prefeituras”, explicou Proença.
O valor total dos convênios é de R$ 114.750,00 o que garante o custeio de 425 vagas aos participantes do programa.
Este projeto, em Caraguatatuba será desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a SEADS - Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. A Secretaria Estadual já celebrou convênios com 229 prefeituras para atendimento de 20.175 crianças e a meta para 2002 é atendimento de 43.225 crianças e adolescentes e envolvimento de 445 municípios, totalizando o valor de R$ 1.296.750,00.
O projeto “Espaço Amigo” receberá um repasse de R$ 3 mil e objetiva o atendimento de cerca de 100 crianças e adolescentes. São quatro módulos em diferentes bairros do município, entre eles Ponte Seca, Casa Branca, Pegorelli e Tinga.
As atividades em desenvolvimento têm o objetivo de fortalecer as relações pessoais, familiares e sociais buscando o atendimento integral das crianças e jovens envolvidos no projeto. As ações realizadas são complementares à escola e de apoio psicossocial e sócio-familiar. Há prioridade no atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. A faixa etária atendida é de 7 anos a 14 anos e 11 meses. (Fonte: PMC)

Câmara de Caraguá divulga seus números de Maio

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga seus números do mês de Maio deste ano. A estatística será englobada a uma somatória geral no final do ano, quando será feita uma média mensal e anual dos trabalhos elaborados.
Os trabalhos elaborados pela Câmara Municipal de Caraguatatuba dizem respeito aos Projetos de Lei, de Resolução, de Emenda a Lei Orgânica Municipal, de Decreto Legislativo, Requerimentos, Indicações, Moções, Ofícios protocolados entre outros.
As visitas e presenças da população sejam nas Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Solenes e Audiências Públicas, também são registradas como também na sede do Legislativo e no Anexo, que funciona temporariamente durante a reforma da Casa de Leis.
Foram computados no mês de Maio 11 projetos de lei, com autoria de Vereadores da casa, como também do Executivo. Em Maio foram 2 Projetos de Resolução, 30 Requerimentos, 12 Moções e 73 Indicações, não tendo sido protocolados Projetos de Emenda à Lei Orgânica Municipal e de Decreto Legislativo. Estes números dizem respeito ao protocolo das proposituras no Parlamento Municipal, não significando que os mesmos tenham sido discutidos e votados, pois alguns foram adiados e outros encontram-se tramitando nas Comissões Permanentes.
O quinto mês do ano registrou 8 (oito) Sessões, sendo 1 Extraordinária, 3 (três) Solenes e 4 (quatro) Ordinárias. No total, compareceram a Câmara para estas sessões, 331 pessoas, como o maior número registrado em 7 de maio, numa Sessão Ordinária, com 88 pessoas. Entre as Solenes, o dia 3 de maio registrou a maior presença, com 73 pessoas. A média mensal foi de 41,37 pessoas/sessão.
O livro de registro de visitas é feito para os contribuintes que pedem audiências com os Vereadores, diariamente. A sede do Legislativo registrou em Maio 327 pessoas, com uma média diária de 16,35 pessoas/dia, para um mês de 20 dias úteis. Já o livro do Anexo anotou 663 pessoas em Maio, com um total mensal de 990 pessoas e uma média, só no Anexo, de 33,15 pessoas/dia. Na sede do Legislativo estão 6 (seis) Vereadores, enquanto que no Anexo, despacham diariamente 11 (onze) Parlamentares. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde flagra sumiço de exames em UBS

Caraguatatuba - A Comissão Temporária de Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou mais uma visita na manhã de hoje, segunda-feira, dia 10 de junho. Desta vez foi escolhida a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Porto Novo, que ocupa uma posição regional de destaque na zona sul da cidade. Durante a visita os membros constataram mais uma perda de exames médicos, realizados no local.
Estiveram presentes o presidente da Comissão, Vereador Aurimar Mansano (PTB), o Relator, Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT) e os membros Leonor Diniz (PDT) e Omar Kazon (PL), além dos funcionários da Câmara.
Durante a visita constatou-se que muitos usuários reclamaram da demora no atendimento, seja para consultas, seja para os exames clínicos. Para se ter uma idéia, uma usuária tem pedido de Tomografia há mais de 30 dias e a previsão para a realização do exame será entre agosto ou novembro deste ano.
A principal reclamação encontrada diz respeito aos exames clínicos. O usuário de nome Gilberto informou à Comissão de Saúde que pediu exame de urina para sua filha e o resultado não havia chegado, com a informação do funcionário de que houve extravio. Com esse é o segundo caso de extravio de exames, identificado na UBS do Porto Novo.
Este problema já se transformou numa Sindicância Interna na Prefeitura, através de ordem expedida pelo prefeito municipal, Antonio Carlos da Silva, com base num ofício da Comissão de Saúde, nas reclamações da usuária Jaci Apolinário.
Segundo os funcionários, os casos de extravio são comunicados à Secretaria Municipal de Saúde por escrito. A Comissão Temporária de Saúde quer maiores detalhes sobre o procedimento de coleta, análise, resultado e entrega dos exames aos usuários e está encaminhando ofício a Secretaria para receber as informações. Para um dos médicos da UBS falta sintonia entre os laboratórios, a Secretaria de Saúde e a UBS.
Para o Vereador Aurimar a criação da Comissão está beneficiando cada vez mais a Saúde na cidade. "Estamos detectando os problemas e tentando identificar as falhas, para poder corrigí-las, numa perfeita sintonia entre o Legislativo e o Executivo local", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza Audiências Públicas sobre LDO

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza na segunda e sexta-feira próximas, respectivamente dias 10 e 14, sempre às 18 horas, Audiência Pública para discutir e analisar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Este evento já é tradicional na vida Legislativa de Caraguatatuba e de todo o país, visto que nele discute-se os planos orçamentários do Executivo para o próximo ano.
A LDO é a propositura mais eficaz para definir os direcionamentos dos recursos públicos inseridos no orçamento do ano seguinte. É a partir dela que o Executivo mostra o que irá fazer em termos de gastos, obras e investimentos.
Para o Legislativo a LDO mostra-se como a forma mais transparente de fiscalização dos gastos públicos, onde o Parlamentar exercita a sua função de fiscalizador, observando se o Executivo seguiu e porque não o seguiu, o que foi descrito na LDO.
Nas audiências haverá a presença de vários Vereadores e dos técnicos e Secretários Municipais relacionados com a propositura, como a Secretaria de Finanças, de Planejamento e Gestão, bem como a Procuradoria Geral do Município.
As Audiências Publicas são abertas à população, porém sem direito a manifestação ou voto dela, a não ser por carta ou ofício endereçado a algum Vereador, que poderá ou não discutir o assunto relacionado durante a audiência. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Parlamentares debatem com chefia de Colônias de Férias

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba debateram na última sexta-feira, no período da manhã, na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco, com os gerentes das Colônias de Férias estabelecidas na cidade. Os gerentes entregaram uma pauta de reivindicações, que serão estudadas e repassadas ao Executivo para solução.
A Câmara Municipal de Caraguatatuba compareceu na manhã de 7 de junho, sexta-feira, na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco, para um debate com os responsáveis pela entidade no município.
Estiveram presentes os Vereadores Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), presidente da Câmara; João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), líder do prefeito no Legislativo; Madalena Fachini (PSB), Dalva Ricardo Santana (PPS) e Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), bem como assessores dos Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), Aurimar Mansano (PTB) e Vera Peixoto (PSDB).
Das 38 Colônias de Férias existentes no município, estiveram presentes apenas 7 (sete) representantes, o que perfaz a média inferior a 20% das entidades situadas na cidade. O mestre de cerimônias e anfitrião foi o sindicalista e gerente da Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco, Frutuoso Bispo do Nascimento.
As colônias entregaram uma lista de reivindicações, que versam sobre Esgoto, Urbanização de Praças, Limpeza e Conservação de ruas, Base Comunitária da PM, Utilidade para o Terminal Turístico da Praia das Flexeiras, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), Iluminação Pública, Calçamento e Transporte.
Sobre a pauta, os gerentes esboçaram suas preocupações com respeito a um acordo com o pequeno número de colônias inadimplentes e sobre a questão do alto preço cobrado a elas, que no entender das entidades, deveria ser menor. Com respeito ao transporte, as Colônias de Férias querem que seja diferenciado e disciplinado o uso de Vans, pois muitas famílias de associados, compostas por um grande número de pessoas, se dirigem a cidade neste tipo de transporte, seja ele próprio ou alugado e são confundidos com perueiros - o chamado "Transporte Clandestino".
Os Vereadores responderam que muitos dos pedidos feitos pelas colônias já foram encaminhados ao Executivo e estão a espera de resposta e só não foram feitos por falta de recursos ou por não serem prioridades para este ano. O presidente da Câmara, Valmir Gonçalves, gostou tanto do encontro que agora deseja marcar um novo debate, agora com a Associação dos Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota Estatuto e Plano de Cargos do Magistério

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba, na sua 19ª Sessão Ordinária semanal de, 11 de junho, votará o Estatuto e o Plano de Carreira e Remuneração dos servidores do Magistério Público Municipal. Ao contrário do plano dos Servidores Públicos restantes, esta propositura foi analisada e discutida entre os profissionais da categoria.
O Plano de Cargos, Carreira e Estatuto do Magistério dispõem sobre a vida do profissional da Educação no município. Amplamente divulgado, discutido e analisado entre os profissionais da categoria a propositura fala em uma carreira segura e com a conquista do máximo de perdas salariais.
Propositura idêntica, relacionada aos Servidores Públicos Municipais só deverá ser votada após a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes, que conterá membros do Executivo, Legislativo e Servidores.
A Mesa Diretora da Câmara apresenta projeto modificando o artigo 95 do Regimento Interno, que fala sobre a Ata das Sessões. Com a alteração, as Atas ficam mais simples, fáceis de serem feitas e apresentam apenas os tópicos discutidos, como é feito na maioria das Câmaras do estado.
O Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira apresenta projeto denominando praça Alfaiate José Nunes de Souza, em área pública circundada pelas avenidas Miguel Varlez, Espírito Santo e Bahia, no centro da cidade. José Nunes de Souza é mais conhecido como "Zé Mula", falecido há aproximadamente 5 anos e tradicional alfaiate da cidade, irmão do ex-prefeito Jair Nunes de Souza.
Fechando a Ordem do Dia, o Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) apresenta para discussão e votação projeto de lei que permite a denominação de vias públicas, próprios municipais e praças para pessoas vivas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores prestigiam novos carros da Praiamar

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba prestigiaram, na última sexta-feira, a entrega dos 8 (oito) novos carros da empresa Praiamar, em solenidade realizada na sede da empresa e acompanhada de um farto café da manhã, no Jardim Gaivotas, na zona sul da cidade. Popularmente os novos carros são chamados pela empresa de "Ligeirão".
Cerca de 100 pessoas, entre elas 8 (oito) Vereadores, estiveram presentes na última sexta-feira, no período da manhã, na sede da Praiamar Transportes Ltda., concessionária dos transportes coletivos em Caraguatatuba, para a solenidade de entrega dos 8 (oito) novos carros de sua frota. O prefeito Antonio Carlos da Silva e o vice, José Pereira de Aguilar, também prestigiaram a festa.
Compareceram a festa os Vereadores Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), presidente da Câmara; Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), líder do prefeito; Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB), Juarez Pereira Pardim (PSDB), Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), Dalva Santana (PPS) e o suplente de Vereador, Oduvaldo Romano (PPS), bem como assessores dos Vereadores Nilson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), Aurimar Mansano (PTB) e Vera Peixoto (PSDB).
Fizeram parte da festa também membros do Ditran (Divisão Municipal de Trânsito), Imprensa, Acic (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba), bancos, funcionários da empresa, o padre Cláudio e membros do secretariado do prefeito Antonio Carlos.
Os novos carros tem capacidade para 32 pessoas sentadas, são mais largos e mais altos, além de terem vidro climatizado, motor ecológico, som ambiente e bancos anatômicos. Cada veículo custou cerca de R$ 100 mil financiado e com a entrega, a empresa passa a contar agora com 48 carros, sendo que 24 foram comprados nos últimos 12 meses. A empresa tem 170 funcionários, faz 343 mil quilômetros/mês e transporta em média 357 mil passageiros. O apelido "Ligeirão" vem do fato do mesmo ser menor do que o carro convencional e maior do que os Ligeirinhos, veículos da primeira fase que foram comprados pela empresa, que tem sede em Belo Horizonte/MG. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ilhabela recebe estação de tratamento de esgoto

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela Manoel Marcos e o Vereador José Donizete participaram nesta quarta-feira, dia 05, de uma reunião que discutiu um termo de cooperação mutua entre Sabesp e Sappa (Sociedade Amigos do Bairro da Praia do Pinto e Ponta Azeda). Estiveram presentes também o vice-presidente da Sabesp, Dr. Oswaldo Aly, Superintendente Litoral Norte, João Carlos Simões, vice-presidente Sappa, Marcelo de Carvalho Fragali e o Engenheiro Prado.
O termo, que vai ser assinado na próxima visita do governador Geraldo Alckmin a cidade no final do mês de junho, tem como objetivo atender cerca de 100 residências nos Bairro Ponta Azeda e Praia do Pinto (costa norte da ilha) com uma estação de tratamento de esgoto. A estação de tratamento de esgoto terá 800 metros de rede coletora de esgoto dos quais caberá a prefeitura obter todo licenciamento ambiental da obra junto aos órgãos competentes. O valor da obra é de 600 mil dos quais 51% é de responsabilidade da Sappa e 49% da Sabesp.
A Sappa em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ilhabela decidiram se reunir com o objetivo de resolver definitivamente o problema de saneamento básico tão sonhado pelos moradores. A conseqüência desta ação conjunta é a melhora da qualidade de vida dos moradores, veranistas e também a balneabilidade daquelas que são duas das mais belas praias do município.
Segundo o Vereador José Donizete, que acompanhou todo processo desde o início do ano, o Prefeito Manoel Marcos busca parcerias com a população para melhorias no município. “Investimento em saneamento básico é investimento em saúde”, completa Donizete. A meta da atual administração é atingir pelo menos 50% de rede coletora e tratamento de esgoto até o ano de 2004.
Solicitações a Sabesp - O Prefeito Manoel Marcos e o Vereador José Donizete solicitaram a Sabesp nesta mesma reunião, urgência na conclusão de obras que já começaram e também pedir outras medidas que visam o benefício a comunidade.
Obras como a rede coletora de esgoto no bairro da Barra Velha, está em execução, mas foi solicitado uma maior concentração de esforços para agilizar o andamento, uma vez que desde seu início até agora foram concluídos apenas 15 % do serviço.
Já as obras da rede coletora de esgoto no Jardim Éden estão paralisadas sendo solicitada a conclusão do trabalho. O mesmo ocorreu com o Green Park, no bairro do Reino, que também estão com obras paralisadas. Para os bairros Itaguassú e Itaquanduba foi solicitado investimento em saneamento básico enquanto os bairros Costa Bela I e II e Cocaia foi solicitado medidas que visam a melhoria no sistema de fornecimento de água.
Foi pedido também a adequação do atual Posto de Atendimento da Sabesp para uma Gerência Operacional. O Posto, criado em 1970, agora atende uma população de cerca de 25 mil habitantes que chega a 100 mil em temporadas e feriados, que exige dos órgãos prestadores de serviço adequações que atendam a demanda. (Fonte: PMI)

Três escolas recebem cobertura para quadra

Ilhabela - O Prefeito Manoel Marcos se reuniu hoje, 10, com representantes da APM, diretores de escolas e representantes estudantis para anunciar o cumprimento de mais um compromisso de campanha em benefício da educação.
As quadras das escolas Estaduais Profª Maria Gema (Barra Velha), Eva Esperança (Água Branca) e Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos (Centro), vão receber uma cobertura sendo atendida mais uma reivindicação do alunos.
Sendo a quadra o único espaço disponível para a prática das atividades esportivas curriculares, além de local de realização de eventos, a cobertura da mesma permitirá a realização das atividades, seja nos dias de chuva ou de muito sol e calor. Será entregue para cada escola o valor de R$ 40 mil reais para a realização das obras. (Fonte: PMI)

Indicada ao Prêmio Nobel participa do Encontro da Pastoral da Criança

São Sebastião - A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, estará em São Sebastião, hoje, dia 11 de junho, às 11 horas, onde, entre vários assuntos, abordará sobre o tema da Campanha da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - no combate à fome e a miséria.
A palestra acontecerá durante o Encontro Regional da Pastoral da Criança, que será realizado no Tambayba Pousada Hotel, em Maresias, costa sul, de 10 a 14 de junho, e deverá reunir cerca de cem pessoas.
No primeiro dia, a programação acontece das 12h às 17h e, na terça- feira terá início às 7h30 e se estenderá até às 22h. Esta é a primeira vez em 19 anos de existência da Pastoral da Criança no Brasil, que o encontro da Coordenação Nacional e Estadual acontece na região.
A Pastoral da Criança é a candidata oficial do Brasil ao Prêmio Nobel da Paz pelo segundo ano consecutivo. A entidade é uma rede de solidariedade formada por pessoas que atuam no combate à desnutrição e à mortalidade infantil, visando a melhoria da qualidade de vida das crianças brasileiras.
Nesta luta, a médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, irmã do arcebismo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, popularizou o uso do soro caseiro e vem oferecendo orientações sobre o aleitamento materno, além disso, com o apoio de Dom Geraldo Magella Agnelo, fundou a Pastoral da Criança.
Especialista em diversas áreas, ela coordena mais de 145 mil voluntários da pastoral. Com este trabalho, de mais de 1,5 milhão de crianças assistidas, apenas 7% encontram-se desnutridas. A média nacional de desnutrição é de 16%.
Já o índice de mortalidade infantil, relativo a menores de um ano, é 60% menor nas 32.743 comunidades em que a entidade está organizada. No ano de 2001, o número foi inferior a 13 mortes para cada mil crianças nascidas vivas. (Fonte: PMSS)

Basquete sebastianense mais perto da “Taça Cidade de São Paulo”

São Sebastião - No último Sábado, dia 08/06, a equipe sebastianense de basquetebol venceu em casa a equipe da Mercedes Benz por um placar final de 94 a 62, deixando assim a equipe adversária fora do Campeonato. As parciais foram: 23 a 15, 16 a 15, 32 a 18 e 23 a 14.
Este foi o segundo jogo da melhor de três das quartas de final na disputa pela “Taça Cidade de São Paulo”, que é válido pela Liga Paulista de Basquetebol. No primeiro jogo, São Sebastião venceu a Mercedes Benz por uma diferença de 23 pontos.
O cestinha do time foi o pivô Adilson com 19 pontos, 02 assistências e 06 rebotes. Destaques também para o capitão do time, Neto e para os laterais Wesley, Thiaguinho e Bruno.
A equipe vem superando as expectativas a cada jogo e segundo os próprios jogadores, a união dentro e fora da quadra é fundamental para o bom desempenho da equipe, principalmente nesta fase de finais. “Dedicamos todo o nosso tempo ao basquetebol porque nosso objetivo é ganhar sempre. Estamos cada vez mais unidos pelo mesmo propósito. Temos total apoio da Prefeitura, da família, dos amigos e da torcida que está sempre presente nos jogos e vencer também é uma forma de agradecer à todas estas pessoas que direta ou indiretamente tem nos ajudado.” Completa o lateral Thiago Henrique.
O próximo jogo das quartas de final da Liga Paulista será no dia 15 de junho e São Sebastião enfrentará a equipe de Poá, campeã de 2001, na casa do adversário. No dia 16 de junho, os dois times voltam a se enfrentar, só que desta vez em casa e caso haja necessidade de um terceiro jogo, será feito no dia 18 de junho - terça-feira, em São Sebastião.
Já pela Liga de Basquetebol do Vale do Paraíba e Litoral Norte, São Sebastião enfrenta Pindamonhangaba na casa do adversário, no próximo dia 13 de junho. Este jogo já faz parte da semi final e segundo as estatísticas, São Sebastião é o favorito à conquista do título. (Fonte: PMSS)

Prefeitura cede máquina para entidade ecumênica
Pastoral da Criança ganha, em sistema de comodata, máquina para produção de multimistura

Ubatuba - O secretário de Assistência Social da Prefeitura de Ubatuba, Edson Alves, representando o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), cedeu no último sábado, 8, em termo de comodata (empréstimo) para a Pastoral da Criança de Ubatuba a máquina Misturella, da marca Tedesco, que custou cerca de R$ 1.400,00. A máquina é utilizada na produção da multimistura que é distribuída às famílias carentes. A multimistura é composta por farelo de trigo, farelo de arroz, fubá, pó de casca de ovo, pó de folhas verdes e pó de semente de abóbora. A multimistura utiliza produtos de grande valor nutricional, baixo custo e evita o desperdício de alimentos como as folhas, cascas e sementes.
Em Ubatuba a Pastoral atende 210 crianças e 159 famílias, distribuídas em sete bairros e é coordenada por 33 líderes. Antes da máquina, as líderes preparavam a multimistura manualmente. O secretário Edson Alves elogiou o trabalho desenvolvido pela entidade. Segundo uma das líderes, a multimistura combate a desnutrição e a dependência química. Além da distribuição da multimistura, as líderes da Pastoral da Criança ainda participam de ações de incentivo ao aleitamento materno, pesagem mensal de crianças, apoio às gestantes e práticas de medicina natural. (Fonte: ACS-PMU)

Perequê-Mirim recebe obras da Educação

Ubatuba - A Prefeitura entrega nesta quarta-feira, 12, duas obras na área da educação no bairro do Perequê-Mirim: o término da reforma da Escola Municipal “ Maria da Cruz Oliveira”, no sertão do bairro, ás 9 horas, e a entrega de 3 salas de aula da EM. “Judith Cabral dos Santos”, ás 10h30.
“Estamos atuando em todas as frentes da área da educação para garantir a qualidade de ensino. Merenda, treinamento de professores, equipamentos e salas de aula em número suficiente para a rede escolar são prioridades que não abrimos mão”, diz o prefeito Paulo Ramos.
A escola recebe o nome “Maria da Cruz Oliveira” em homenagem a uma professora, diretora e secretária que dedicou toda sua vida á educação. Por mais de 20 anos esteve em várias funções na área, incluindo aulas em escolas isoladas do município e na rede particular. Natural de São Luiz do Paraitinga deixou 4 filhas: Patrícia, Paula, Monique e Bruna. Na escola que leva seu nome foram construídas áreas para recreação, feita a troca de telhado, pintura geral e revisão completa das instalações elétrica e hidráulica. Alí estudam 300 alunos, em 6 salas, do ensino fundamental, infantil, além de creche.
Na sequência, a Secretaria da Educação entrega 3 salas de aula totalizando 5 na EM “ Judith Cabral dos Santos” onde estudam 280 alunos do ensino fundamental e infantil. Também foram anexadas uma bateria de banheiros, diretoria e dependência para almoxarifado.
Judith Cabral, patrona da escola, nascida e criada no bairro do Perequê-Mirim, foi uma pessoa bastante conhecida pela atenção que dedicava ao semelhante. Casada com Benedito Henrique dos Santos, enxergava adiante do seu tempo e deu aos filhos José Henrique, João Henrique, Silvia Maria, Dalva, Andrade e Maria de Lourdes, além de outros 4 adotados ( Benedito, Mario, Hilda e Maria) a formação escolar necessária para enfrentar o futuro. Pescava, plantava e colhia e reunia as mulheres do bairro para trabalhar para turistas limpando peixe ou fazendo outros serviços para garantir uma pequena renda para suas famílias. Sua casa era ponto de referência para reuniões, troca de produtos, além de festas religiosas como Folia de Reis, Divino, procissões, etc. “ Minha mãe separava os melhores animais de criação e doces para as festas religiosas que eram aguardadas com muita expectativa”, diz sua filha Dalva.
Mais investimento - Ainda no bairro do Perequê-Mirim , a Prefeitura já desapropriou uma área com 4.344 m2 para construção de escola com 8 salas com dependências para biblioteca, sala de informática, educação artística e ginástica. A previsão é de 1.500 m2 de área construída estando o projeto em fase de análise na Secretaria de Educação para liberação de recursos.
No último sábado, 8, a Prefeitura inaugurou a escola do Araribá e homenageou com o nome de “Tereza dos Santos”, a escola do Sertão da Quina. (Fonte: ACS-PMU)

Rodada equilibrada na categoria Fraldinha

Ubatuba - O equilíbrio nos jogos disputados foi a tônica da rodada do sábado, 8, no campeonato da escolinha de futebol Rubens Salles na categoria Fraldinha (7, 8 e 9 anos). Nas três partidas disputadas, apenas a equipe do Auto Posto Ipiranga conseguiu uma vitória com ampla margem de gols, vencendo por 3x0 a equipe do Madeireiro. A rodada da categoria Dente de Leite (13, 14 e 15 anos) foi suspensa em razão dos jogos da seleção brasileira.
Segundo o coordenador da escolinha, Almir Ramos Corrêa, 32, o “Pipoca”, a suspensão da rodada em uma categoria é justificada pelo estímulo ao patriotismo reforçado nas crianças. “Entendemos que isso é fundamental, principalmente nessa idade. Além do esporte, nosso trabalho visa a construção de uma consciência social nas crianças”, justificou Corrêa.
Os campeonatos continuam com força total neste final de semana. Confira os resultados da rodada passada e os jogos deste sábado, 15.

Resultados da rodada do sábado, 8:

Categoria Fraldinha – Campo da Marconi
11h – Madeireiro 0x3 Auto Posto Veraneio
11h45 – Marconi 1x2 Costamar
12h30 – FM Imóveis 3x1 Foice de Ouro
Folga: Locadora Leal

Rodada prevista para este sábado, 15:

Categoria Fraldinha – Campo da Marconi
08h – Marconi x Locadora Leal
08h45 – FM Imóveis x Auto Posto Ipiranga
09h30 – Foice de Ouro x Costamar
Folga: Madeireiro

Categoria Dente de Leite – Estádio Ciccillo Matarazzo
8h –Ismael Comida Caseira x Calçados Fernandes
9h – Vale Saúde x Ceregatti Ubatuba
10h – Comércio de Carnes Irmãos Ribeiro x Terraplanagem Simões
11h – Liga Ubatubense de Futebol x Depósito Perequê-Mirim

Categoria Dente de Leite – Praça Maracanã - Estufa II
10h – Atlantic Ipiranga x Kajú Comercial
11h – Trimed Litoral Norte x Ubatubinha (Fonte: ACS-PMU)

Academia Dojo Kano comemora 25 anos com torneio de judô
As festividades prevêem a entrega de quimonos aos atletas que representarão Ubatuba nos Jogos Regionais desse ano

Ubatuba - A academia de judô Dojo Kano completa 25 anos de existência no município nesse domingo, 16. Um torneio interno na academia com a participação de 80 atletas em todas as categorias comemora a data nessa quarta-feira, 12. No evento, que conta com o apoio da secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba, serão distribuídas medalhas para os melhores colocados, além do exame de verificação de mudança de faixas. Uma festa de aniversário na sexta-feira, 14, fecha as comemorações, na qual estão previstas as entregas de quimonos aos atletas que representarão Ubatuba nos Jogos Regionais desse ano.
Fundada em 16 de junho de 1977, a academia sempre esteve localizada na rua Coronel Domiciano, nº 700, no Centro. Segundo o mestre Josino Francisco de Souza, de 60 anos, 6º Dan e professor Kodansha (acima da faixa preta), a Dojo Kano começou com cerca de 100 alunos e manteve nesses 25 anos a média de 50 alunos, número atual de atletas. “Em nossa história, tivemos cerca de 10 mil atletas praticando o judô. Entre eles, formamos faixas pretas no 1º, 2º, 3º e 4º Dan, o que demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido”, destacou o mestre.
Josino nasceu em Paraisópolis (MG) e recebeu o título de Cidadão Ubatubense. Pioneiro no Litoral Norte, o mestre tem um currículo respeitado no esporte. Cargos como auxiliar técnico da seleção brasileira de judô, estágios práticos no Japão, aulas ministradas em Portugal e o fato de integrar a comissão técnica examinadora da Federação Paulista de Judô são alguns dos destaques em sua carreira, que o credenciaram a ser reconhecido, entre outros feitos, como o melhor professor de Kata (técnicas) do Brasil.
Fluente em línguas como o inglês, japonês e espanhol, vem sendo reconhecido internacionalmente no judô. O título de vice-campeão mundial de Ju no Kata (técnicas antigas) conquistado em Phoenix, nos Estados Unidos, em julho do ano passado, confirma o estágio técnico-profissional alcançado pelo mestre, que agora planeja repetir o bom desempenho em julho do ano que vem no campeonato mundial Master, que será disputado no Japão.
A academia Dojo Kano teve participação na vida da cidade durante esses 25 anos. Entre as atividades sociais, destacam-se os treinamentos ministrados em diversas oportunidades aos policiais militares e aos guardas municipais, no treinamento para o trabalho preventivo no policiamento.
A academia também é responsável pela equipe de Ubatuba nos Jogos Regionais. “Sempre representamos a cidade nos Regionais e conseguimos bons resultados. Acreditamos que podemos repetir as boas campanhas no campeonato desse ano”, avaliou Josino. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Reportagem da Folha - Apoio em gênero, número e grau com o sr. Ronaldo Dias em relação à reportagem da Folha sobre a expulsão dos mendigos de Ubatuba. Por que é que esse jornal, assim como a TV Vanguarda sempre que se referem a nossa cidade é denegrindo?

Angela Parrilo
Ubatuba - SP

Cadeião no Litoral Norte - “Mau tempo espanta turistas das praias do LN” constatou a manchete do Litoral Virtual de 16/01/02 (Fonte: ValeParaibano).
“Faça de conta que Caraguá não existe” recomendou o jornalista Ricardo Freire, na revista Viagem e Turismo de janeiro de 2002.
Parece até uma conspiração entre divindades e jornalista para acabar com o nosso turismo! Mas, convenhamos, tanto os deuses pagãos como os jornalistas nunca foram lá muito complacentes com simples mortais. Mas o que dizer quando o que nos ameaça se apresenta sob a forma de interesses políticos? No mínimo, que o desastre que se vislumbra é bem maior. É claro que, em princípio, os interesses políticos deveriam estar afinados com os interesses do povo, mas não é bem assim que acontece na prática.
O Governo do Estado de São Paulo incluiu em suas prioridades a construção de um CDP (Centro de Detenção Provisória), mais conhecido como Cadeião, bem aqui no Litoral Norte - região turística bastante aprazível tanto para os detentos como para seus familiares e amigos, quando aqui vierem visitá-los. Dá para imaginar?
Se a idéia fosse boa, o governador a proporia ao prefeito de sua cidade natal. Como não é, propõe aos nossos. É claro que os Cadeiões precisam ser construídos em algum lugar. O absurdo está em querer construí-los em cidades turísticas. Já não chega o exemplo das usinas nucleares que nos foram impostas na ditadura militar?
Felizmente existem aqueles que são capazes de se indignar e ir à luta. Infelizmente são poucos os combatentes. Acreditamos não dispor de tempo fora do restrito universo do nosso próprio trabalho para envolver-nos em questões de caráter político. Assim, delegamos a política aos políticos profissionais. Decisões que nos afetam são tomadas, mas passam despercebidas entre as banalidades cotidianas. É claro que, depois, nas pequenas rodas, reclamamos. Mas fica tudo por isso mesmo, já está feito. Com o tempo paramos de reclamar.
Se você é contra a construção de um Cadeião, no Litoral Norte, então faça a sua parte. Reze, se isto é tudo o que você é capaz de fazer. Reclame, se tiver voz, mas faça-o de forma a ser ouvido pelos que irão decidir por você. Manifeste a sua indignação. Cobre de seus representantes ações concretas.
Agora, se você é favorável à idéia, tenha a certeza de que figuraremos sempre na mídia, pena que não da forma que gostaríamos, mas com notícias como estas: “Com explosão de bombas nas ruas, rebeliões e 17 mortes em presídios paulistas, a facção criminosa PCC voltou a dar demonstrações de força, exatamente um ano depois de liderar, por celular, a megarrebelião que parou 29 penitenciárias do Estado de São Paulo, quando 16 detentos morreram.”(ValeParaibano, 19/02/02); “Custódia é alvo de atentado em Taubaté”(Folha de S.Paulo, 19/02/02); “Grupo armado usa coletes da Polícia Civil e resgata cinco detentos do Cadeião de Pinheiros.”(ValeParaibano, 10/03/02); “Presos de Bangu tentaram fugir. PCC lidera motim de 16h.”(Folha de S.Paulo, 20/04/02).
Você viria, nestas situações, com sua família fazer turismo no Litoral Norte?

Angelo Nogueira
Ex-Diretor Geral das Faculdades Integradas Módulo
e colunista do Litoral Virtual
Caraguatatuba / SP


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


BIL Vivenda do Flamboyant Hospede-se em Caraguá

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor