Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 11 de julho de 2002 - Nº 570 Edições Anteriores

Yurg´s Portal do Sol Flamboyant

Caraguatatuba:
   Casa do Adolescente será inaugurada nesta quinta-feira
   Prefeito fará lançamento de novas obras em café-da-manhã para mídia
   Câmara divulga seus números de junho
   Formada Comissão Relevante do Estatuto dos Servidores
   Seleção Master da Licaf enfrentará Ubatuba e Ilhabela

Ilhabela:
   Encerramento da Semana da Vela em Ilhabela
   Ilhabela realizará Pré-olímpico de Vela em 2003
   Curso de Manobras e Pronto Socorrismo
   9 ocorrência registradas pela Polícia Civil envolvendo cavalos

São Sebastião:
   São Sebastião cria cooperativa de confecção
   Conferência sobre Diagnóstico e Tratamento do Câncer Oral
   São Sebastião continua em 4º nos Regionais

Ubatuba:
   Regional Sul realiza trabalhos de limpeza e manutenção
   A avenida que mudou o visual da cidade
   Bombeiro no aeroporto de Ubatuba

   Carta do Leitor



Casa do Adolescente será inaugurada nesta quinta-feira

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal está comemorando mais uma grande conquista para o município de Caraguatatuba. Será inaugurado esta semana a Casa do Adolescente Unidade III e IV, unidades que abrigarão a adolescentes entre 12 e 17 anos. A cerimônia de inauguração acontece quinta-feira às 10 horas, nas sedes das unidades (Av. Guaporá, 714 e Av. Rio de Janeiro, 812 - Indaiá).
A Casa de Abrigo para Adolescentes é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e Meimei. O projeto é do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e de Assistência Social.
As novas unidades irão atender adolescentes vitimizados que necessitem até que possam retornar à suas famílias ou a uma família substituta. Trata-se de uma casa transitória que também vai atender as famílias dos adolescentes, até que estas possam se responsabilizarem seus filhos. A Casa também tem como objetivo inserir o adolescente na sociedade garantindo-lhe os direitos de educação, saúde, esporte e lazer.
De acordo com a diretora Célia Saimon, o espaço vai atender a demanda de menores que ficam nas ruas em situação de risco que já não podiam ser atendidos pelo Conselho Tutelar. Segundo a psicopedagoga, o índice de ocorrências envolvendo menores em Caraguá estava aumentando a cada dia. “Por sermos uma cidade turística, o número de adolescentes nas ruas é muito grande. Temos muitos casos de recâmbio com adolescentes de outras cidades. O Conselho Tutelar prestava atendimento a esses menores, mas sem a estrutura necessária, muitas vezes precisando acionar pousadas para acolhe-los. Sem estrutura e sem equipe técnica para dar a devida assistência, o adolescente continuava em situação de risco”, explicou.
As unidades terão capacidade de atender até 12 adolescentes cada uma. Lá serão desenvolvidos trabalhos sociais direcionados para os setores de esporte, saúde, cultura e educação, visando garantir todos os direitos do adolescente e melhores condições de vida de sua família. Serão atendidos menores em situações diversas como maus tratos, abuso sexual, gravidez, negligência familiar e problemas na família, além de recâmbio de adolescentes para o local de origem.
O trabalho será prestado por profissionais como assistentes sociais, monitores de atividades recreativas, psicólogo. A Casa também contará com uma mãe social, que irá cuidar da alimentação dos abrigados e já tem voluntários nas aulas de capoeira (jiló), Leidina (artesanato), tricô e crochê (Mariângela), e manicure (Márcia) que darão cursos para os adolescentes. (Fonte: PMC)

Prefeito fará lançamento de novas obras em café-da-manhã para mídia

Caraguatatuba - Um grande pacote de obras será lançado pelo prefeito Antonio Carlos na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, às 8h30. Entre outros assuntos, o prefeito vai apresentar obras de caráter transformador em vários setores de Caraguatatuba. O café da manhã vai acontecer na sede da Secretaria de Educação, à Rua Rua de Janeiro, nº 860, Indaiá. Toda a imprensa está convidada a participar deste café da manhã no qual serão apresentados os novos projetos, que começam a entrar em andamento nos próximos dias.
Segundo o engenheiro Leandro Barbosa, da Secretaria Municipal de Obras, será a primeira vez que o projeto, incluindo estruturas elétrica, hidráulica e arquitetônica, deixa de ser apresentado em forma de desenho e passam a ser levadas diretamente em cd-rom. “Tecnicamente isso tende a dar uma melhor estrutura a obra e agilizar o andamento da construção, já que todos os detalhes estarão já inclusos no projeto”, explicou.
Entre os assuntos que a mídia terá acesso estão obras de reurbanização, saúde, educação, esporte, turismo e lazer, entre outras. (Fonte: PMC)

Câmara divulga seus números de junho

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga os seus números do mês de junho de 2002, que fecham o primeiro semestre do ano, o segundo da gestão 2001-2004 contido na 16ª Legislatura do Parlamento Municipal.
Os números representam a elaboração de documentos pelos Vereadores e funcionários, nos seus mais diversos tipos, além de computar o número de visitas de contribuintes e a presença de eleitores nas várias manifestações do Parlamento, como Sessões Extraordinárias, Solenes e Ordinárias, bem como o número de chamadas ao telefone 0800 do Legislativo local.
Os dados informados não representam que os documentos e proposituras chegaram ao final do seu trâmite, como os Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações, pois enquanto um projeto protocolado ainda não foi votado em plenário, um Requerimento ainda não teria sido respondido pelo Executivo ou a Indicação lida em sessão para ser encaminhada ao prefeito municipal.
Foram realizadas em junho 13 Moções, 83 Indicações, 11 Projetos de Lei, 2 Projetos de Resolução e nenhum Projeto de Decreto Legislativo foi protocolado no mês passado. Ao mesmo tempo, apenas 1 Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal deu entrada, juntamente com 11 Requerimentos. Outros documentos protocolados totalizaram 3 unidades em junho.
O telefone gratuito da Câmara, o 0800-7721233, que funciona de segunda à sexta-feira, das 12 às 17 horas atendeu a 20 chamados em junho. Neste telefone o contribuinte poderá fazer reclamações, denúncias devidamente comprovadas com documentos, elogios e críticas. Este número não atende pedidos ou solicitações.
As presenças na Câmara representam o número de cidadãos que freqüentam as Sessões Ordinárias, Extraordinárias e Solenes, bem como as Audiências Públicas. Em junho a Câmara de Caraguatatuba registrou 8 sessões, sendo 4 Ordinárias, 2 Solenes e 2 Extraordinárias, num total de 221 pessoas, perfazendo uma média de 27,6 pessoas/sessão. O maior número em Extraordinárias foi registrado no dia 6 e nas Ordinárias a maior presença foi no dia 11, com 30 pessoas. Nas Sessões Solenes o maior público compareceu dia 21, quando da entrega do Título de Cidadão para o médico João Prado Júnior.
Atualmente as Audiências Públicas são registradas em documento separado e não entram no cômputo geral do mês, devendo haver uma alteração, seja no livro onde é feita a assinatura ou, a sua contagem nos números do mês.
As visitas correspondem aos contribuintes que comparecem a Casa de Leis, diariamente, para fazer reclamações ou fazer pedidos aos Vereadores. O total em junho foi de 780 pessoas, sendo 203 na prédio central e 577 no anexo, que funciona no número 908 do mesmo endereço da Câmara e acomoda os Vereadores durante a reforma da sede do Parlamento. As médias respectivas foram de 10,6 e de 30,3 pessoas/dia, para um mês com 19 dias úteis. A média total foi de aproximadamente 40,9 pessoas/dia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Formada Comissão Relevante do Estatuto dos Servidores

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba oficializou, através da Portaria 21/01 a constituição dos membros da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), que irá analisar, estudar e debater o novo Estatuto dos Servidores Municipais. O prazo é de 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, com a obrigação de apresentar um Relatório Final no término do prazo.
A CAR será formada pelos seguintes membros: O Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté (PDT) será o presidente e a Vereadora Vera Lúcia Moreira Peixoto (PSDB) a Relatora. Fazem parte também os seguintes Servidores Públicos Municipais; José Mário da Silva - encarregado do setor Administrativo da Câmara Municipal, Benedito Donizete Pereira - responsável pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal e Ezequiel Guimarães de Almeida - funcionário do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caraguatatuba (CaraguáPrev). Foi designada como secretária da CAR a funcionária da Câmara Municipal, Tatiana Ribeiro Silva Faria
A Comissão de Assuntos Relevantes irá tratar tanto do Estatuto dos Servidores Municipais como do Plano de Cargos e Carreiras e da Estrutura Administrativa, além da mesma documentação relacionada aos Professores Municipais. A presidência da CAR coube ao Vereador Zézinho Prequeté pelo fato do mesmo ter sido o autor da propositura, conforme praxe deste Parlamento Municipal.
O projeto integral foi apresentado pelo Executivo à Câmara em março deste ano e contêm o Plano de Cargos e Carreiras, a Estrutura Administrativa e o Estatuto dos Servidores Públicos e dos Professores Municipais. Durante 60 dias a propositura ficou a disposição dos Vereadores, que leram e analisaram, elaborando diversas emendas. A proposta foi apresentada em Audiência Pública com a presença de centenas de Servidores e Professores Municipais, o que causou polêmica no evento.
Os Servidores reclamaram da falta de acesso á proposta para debate e discussão e o receio da perda de algumas garantias constitucionais, trabalhistas e financeiras. Nesta sessão os professores se manifestaram contrários às reclamações dos Servidores restantes, firmando até o compromisso, através da Secretária Roseli Morilla, de que as proposituras vinculadas a eles seriam votadas antes.
A sessão seguinte, uma Ordinária, também causou polêmica, pois um grupo de Professores Municipais esteve presente e contrariando o que ocorreu na Audiência Pública, manifestaram também o seu descontentamento, pedindo vistas ao processo, para o seu total conhecimento, análise e debate. Essa indagação causou estranheza entre os Vereadores, que decidiram também incluir os documentos dos Professores na CAR.
A idéia da Comissão de Assuntos Relevantes partiu do Vereador José Benedito Gonçalves Pinto - o Zézinho Prequeté. “Como havia dúvidas e falta de conhecimento dos Servidores, a melhor alternativa foi a da criação da CAR”, disse. Os membros representam cada segmento da categoria, que dará opiniões, se reunirá em separado e deverá apresentar emendas, bem como tirar dúvidas e solucionar questões. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Seleção Master da Licaf enfrentará Ubatuba e Ilhabela

Caraguatatuba - A Seleção Master da Liga Caraguatatubense de Futebol (Licaf) fará duas partidas amistosas no final deste mês. Os jogos serão realizados no dia 24 de julho, contra Ubatuba e Ilhabela, a partir das 20h, no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no Poiares.
De acordo com a Licaf, as partidas visam preparar um time titular para o jogo contra o Santos Futebol Clube, que será realizado no dia 4 de agosto. Assim, os 23 jogadores convocados formarão dois times para os jogos contra Ubatuba e Ilhabela.
Os jogadores da Seleção Master de Caraguá são Edmar e Franguinha (goleiros); Gilmar, Lambari, Nivaldo e Reginaldo (laterais); Marquinhos, Aguinaldo, Robertinho e Hélio (zagueiros); Braizinho, Zé Inácio, Edinho e Paulinho Capoeira (volantes); Marinho, Jair, Garrincha e Clóvis (meio-campistas); e ainda Joel, Milton, Serginho e Beto (atacantes). Todos são atletas de clubes filiados à Licaf. A partida contra o Santos no dia 4 será às 10h. (Fonte: Imprensa Livre)

Encerramento da Semana da Vela em Ilhabela
A Semana de vela de Monotipos encerrou com destaques de atletas ilhabelenses

Ilhabela - Nesta segunda, 8, terminou a Semana de Vela de Monotipos de Ilhabela. Este ano, o número de participantes aumentou de 124 em 2001 para 246 barcos inscritos, cerca de 310 velejadores.
A Semana recebeu velejadores de vários estados do país como Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul além dos paulistanos, que já são freqüentadores da ilha. Mas o destaque ficou mesmo com os ilhabelenses, que obtiveram ótimas colocações em várias classes. No Optimist os garotos da equipe do Grêmio de Vela de Ilhabela, que já vem se destacando dentro do Campeonato Paulista, fizeram bonito conquistando os primeiros lugares na categoria principiante.
A cerimônia de premiação aconteceu a noite no Race Village com a presença do Prefeito Municipal Manoel Marcos, Secretário de Turismo Eduardo Espiaut, Diretor de Turismo Ricardo Fazzini, Diretor de Esportes Náuticos José Roberto de Jesus, Deputado Federal Julio Semegline, Presidente da FEVESP Dionysio Sulzbeck, o velejador ilhabelense Thiago Reis e o Coordenador do Projeto Navegar José Fernades Filho.
Na classe Hobbie Cat 16, José Roberto de Jesus e Silvia Schmidt ficaram com o 1ª lugar na competição. A dupla tem no currículo o vice-campeonato Sulamericano e Brasileiro. Além disso, estão se preparando para o Campeonato Americano em outubro, na Flórida e também correm atrás de uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Pan americanos.
Uma das promessas da Vela de Ilhabela é o ilhabelense Thiago Reis, 15 anos, que veleja desde os 12. Seu primeiro campeonato foi a 16ª Semana de Vela de São Paulo, onde corria com a classe Optmist e conquistou o 5º lugar. Agora, Thiago junto com o velejador Mark Pineda, vai representar o Brasil no Mundial da Juventude que acontecerá de 17 a 27 de julho, em Iunemburg, no Canadá, pela classe 29 er.
Clique Aqui para ver a classificação geral da 29ª  Semana da Vela. (Fonte: PMI)

Ilhabela realizará Pré-olímpico de Vela em 2003

Ilhabela - O Pré-olímpico de Vela será realizado em Ilhabela em de março de 2003. A escolha ocorreu em uma reunião realizada no Domingo passado e contou com a participação da Fevesp (Federação Paulista de Vela), da Federação Brasileira de Vela e Motor (FBVM), do Yatch Clube Santo Amaro e da Prefeitura de Ilhabela.
O torneio define os atletas que integrarão a equipe olímpica brasileira e classifica para a eliminatória das Olimpíadas de Atenas, em 2004. Rio de Janeiro, Porto Alegre, Niterói também se ofereceram para promover o campeonato.
O Pré-olímpico de Vela de Ilhabela será feito em parceria com o Yatch Clube Santo Amaro. Calcula-se que o investimento na regata fique na faixa dos R$ 100 mil.
O diretor de vela do clube, Fábio Bocciarelli disse que a represa de Guarapiranga, em São Paulo e Santos também foram apresentados como sede. “Ilhabela foi escolhida por causa dos bons ventos e da água limpa.”
A competição reunirá cerca de 250 barcos e 500 velejadores que disputarão as categorias tornado, star, laser, Europa, classe 470 (feminino e masculino), 49 e windsurf.
O secretário de Turismo de Ilhabela, Eduardo Espiaut está ansioso com o Pré-olímpico. “Esse será um dos grandes eventos esportivos do ano.”
Destaques da vela brasileira como Robert Scheidt, Lars e Torben Grael estarão presentes na regata. De acordo com Fábio, atletas estrangeiros também estão sendo esperados para a competição. “Velejadores da América Latina e da Europa devem vir para competir e estudar o desempenho esportivo dos brasileiros.” (Fonte: Imprensa Livre)

Curso de Manobras e Pronto Socorrismo

Ilhabela - A Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria da Saúde realiza I Curso de Manobras e Pronto Socorrismo e é destinado a profissionais que trabalham com a área de saúde, médicos, enfermagem e motoristas.
O curso teve seu inicio na última terça-feira, com carga horária de 24 horas e está acontecendo na UBS – Unidade Básica de Saúde do bairro da Água Branca, no horário das 08:00 às 17:00, com encerramento previsto para o próximo domingo.
Corpo Docente: Dr. Paulo Eduardo Lande dos Santos, Dr. Wilson Carlette e enfermeira Elair Melão.
Segundo os coordenadores do curso, Dr. Paluo Lande e Dr. Wilson Carlette, o objetivo é treinar os profissionais no atendimento primário de situações de emergência, principalmente ocorridas fora do ambiente hospitalar (atropelamento, afogamento, queimaduras, parada cardíaca, etc.). O curso é totalmente prático e serão executados cenários para simulações de atendimentos.
É baseado nos mais modernos protocolos de atendimento, entre eles: o da “American Heart, Association (associação Americana de Cardiologia), o da “American Callege of Surgeons” (colégio Americano de cirurgia).
A didática do curso trás definições de: Parada Cárdio-respiratória, afogamento, estado de choque, picada de animais peçonhentos, transporte de acidentados, intoxicação, descida de rapel de encostas, imobilização de fraturas, desengasgamento, queimaduras, eviscerações, ataque cardíaco, segurança em atendimento.
Segundo Secretário Municipal da Saúde, Antonio Luiz Colucci, o atendimento quando da necessidade de socorro externo ao Pronto Socorro, e a maneira como se conduz à vítima até o hospital, pode selar o sucesso do tratamento. Sendo assim fundamental uma equipe qualificada para presta-la, é por isso que estamos investindo nos profissionais que prestam esse primeiro atendimento.
“A capacitação dos funcionários visa melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade, dando mais segurança e confiabilidade ao nosso serviço”, acrescenta Márcio Tenório, Diretor Administrativo da secretaria da Saúde. (Fonte: PMI)

9 ocorrência registradas pela Polícia Civil envolvendo cavalos

Ilhabela - Mais uma ocorrência com cavalos foi registrada na Delegacia de Polícia de Ilhabela. Foram contabilizados pela Polícia Civil 9 boletins de ocorrência desde o início da medida da prefeitura municipal (dia 13 de junho deste ano) para a apreensão de animais errantes. Segundo dados da polícia, do início do ano de 2002 até junho eram registrados mensalmente de 2 a 3 boletins de ocorrência.
O acidente aconteceu sábado passado, 6, no bairro Tesouro da Colina. O animal estava sendo conduzido por uma pessoa que ainda não foi identificada e bateu fortemente na estudante Rejane F. Valim. Na queda, Rejane sofreu um corte na cabeça e segundo o médico houve também uma fratura no crânio. O condutor do cavalo deixou o local sem prestar socorro a vítima, que foi socorrida pelo pai, que a levou para o Pronto Socorro da cidade.
A Divisão de Trânsito do Município, que é responsável pela apreensão de animais errantes, identificou o proprietário através de fotos e documentação que tinham arquivado. Este mesmo cavalo já havia sido apreendido no mês passado, por estar solto pelas ruas do município. Instaurado inquérito policial, o animal foi liberado depois que o proprietário assinou um termo de responsabilidade civil e criminal se responsabilizando perante a justiça por qualquer dano material ou físico causado pelo animal. Agora, vai responder por lesão corporal. (Fonte: PMI)

São Sebastião cria cooperativa de confecção

São Sebastião - A prefeitura de São Sebastião, por meio de sua Assessoria de Relações Comunitárias, criou hoje, 10, através de Assembléia Geral, a Cooperativa de Trabalho de Confecção de Vestuário (CooperVestess).
A Cooperativa conta com cerca de 31 cooperadas que passaram por um curso de iniciação de corte e costura de 100 h/aulas, realizado no Centro Profissionalizante do Município (Ceprom), onde aprenderam a confeccionar camisetas e peças para cama, mesa e banho, além de consertos em geral.
De acordo com a Assessora de Relações Comunitária da Prefeitura, Rose Costa, a cooperativa já tem uma proposta de trabalho de uma empresa de malhas, que até o próximo mês estará instalada em São Sebastião, aproveitando a mão-de-obra das costureiras.
Outras duas grande fábricas de São Paulo, a Herco e a Varela, também já foram contatadas e mostraram interesses em terceirizar o trabalho de confecção de uniformes profissionalizantes.
“ O trabalho de cooperativa é de organização, pois sabemos que muitos profissionais, como também empresas, deixam de trabalhar e contratar por não saber onde encontrar os serviços”, explicou Rose Costa.
Costa ainda disse que todas as cooperadas terão, em breve, cursos de empreendedorismo e administração, que serão oferecidos pela Prefeitura em parceria com o Sebrae e Senai. “O nosso objetivo é melhorar a escolaridade de cada cooperada, melhorando assim a qualidade de vida também”, concluiu.
Cooperativas - Com a constituição dessa cooperativa, São Sebastião passa a contar com quatro Cooperativas. A Cooperativa de Sucatas, a de Construção Civil e a de Artes, que hoje beneficiam mais de 40 famílias, num total de 160 pessoas direta e indiretamente. Em breve será formada a Cooperativa de Serviços Gerais.
Segundo Rose Costa, isso está sendo possível graças à ajuda de pessoas da própria comunidade. “A cooperativa de Construção Civil, por exemplo, está instalada em uma casa cedida pelo Sr. Alexandre Maciel Gaspar, sem nenhum custo”, afirmou.
Na casa, localizada na Rua Capitão Salinas, 40, no bairro de São Francisco, funciona também os cursos de pedreiro, assentador de azulejos e blocos, eletricistas, entre outros, também oferecidos pela Prefeitura em parceria com Sebrae e Senai.
“Além desse imóvel, a sede do Ceprom III, em São Francisco, onde funcionam o PSF (Programa de Saúde da Família), farmácia comunitária entre outras atividades, foi cedida também pelo Sr. Gaspar”, declarou.
Disque Serviços - Outra novidade, anunciada pela assessora, é o “Disque Serviços”, que estará funcionando em 15 dias e voltado para os empresários e moradores de São Sebastião.
“Qualquer pessoa que necessitar de serviços como eletricista, pedreiro, cozinheiro, garçom, jardineiro e recepcionistas, basta ligar para o disque serviços e solicitar um profissional”.
Rose Costa explica que serviços como os dos cooperados da Construção Civil e da cooperativa de Serviços Gerais estarão disponíveis para toda a comunidade. “A vantagem de se contratar os serviços das cooperativas é de contar com trabalhadores de confiança e qualificados”, finalizou. O telefone do “Disque Serviços”, que já está sendo instalado será (12) 3862.2396.
As cooperativas estão abertas para qualquer profissional interessado. Não é necessário ser aluno dos cursos oferecidos pela Prefeitura. Maiores informações poderão ser obtidas na Assessoria de Relações Comunitárias, localizada a Rua Sebastião Silvestre Neves, 152, Condomínio Super Lojas (em frente a prefeitura) ou pelo telefone (12) 452.3595. (Fonte: PMSS)

Conferência sobre Diagnóstico e Tratamento do Câncer Oral

São Sebastião - A cidade irá sediar, na próxima sexta-feira, 12, no Teatro Municipal a Conferência Regional de Saúde do Litoral Norte, que abordará o Diagnóstico e o Tratamento do Câncer Oral.
O evento é da Secretaria da Saúde da Prefeitura de São Sebastião e tem como objetivo divulgar e informar aos profissionais desta área, estratégias na prevenção e combate à doença. Além disso, a conferência marca a implantação, no município, de uma iniciativa pioneira na região, que é o Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Oral (Preco).
O programa irá rastrear a população de risco que atualmente tem a doença descoberta por acaso e já num estágio avançado. "Hoje, nós atendemos, em média, entre uma e duas pessoas ao mês que fazem parte do grupo de risco. Este número está dentro da faixa nacional que é de 20 para cada 100 mil pessoas, mas é considerado alto", disse Flávio Godoy, Coordenador do Preco, que está desenvolvendo o processo de diagnóstico do Carcinoma (câncer de boca), no município há 12 meses, no Centro Odontológico. Os casos mais graves são transferidos para São José dos Campos, referência de São Sebastião, que dispõe de tratamento com médico cirurgião de cabeça e pescoço.
Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, o carcinoma é o quinto mais freqüente encontrado entre os homens e o oitavo entre as mulheres. São consideradas entre o grupo de risco, pessoas com grande exposição ao sol, acima de 40 anos, fumantes e alcoolistas.
Em São Sebastião, com a implantação do Preco, será desenvolvido um trabalho periódico de análises e exames, além de palestras educativas. "As pessoas, principalmente, as que são caracterizadas como do grupo de risco, poderão, anualmente, fazer o exame preventivo", destacou Godoy, concluindo que, com o rastreamento, serão diagnosticadas outras doenças na boca, que podem ser confundidas com o câncer.
Os profissionais da Rede Municipal de Saúde já estão sendo esclarecidos sobre como detectar o problema e como proceder o encaminhamento ao Centro Odontológico, para os casos suspeitos.
A Doença - O Carcinoma parece com aftas, tipo úlceras, que permanece por mais de 15 dias na boca, e que ao contrário das aftas, não causam dor. Para diagnosticar a doença é necessária análise de biopsia.
Manchas brancas podem ser pré-malignas e, em média, para cada dez casos, um evolui para o câncer. Manchas vermelhas e negras também devem ser verificadas.
"Os casos se complicam porque as pessoas, na maioria das vezes, não procuram os profissionais da saúde, por não considerarem importantes as anormalidades encontradas na boca. Quando o caso é tratado logo no início, é possível retirar a lesão durante a biopsia", explicou Flávio Godoy.
Segundo ele, algumas vezes o tamanho da lesão pode ser pequeno externamente, mas internamente de grande profundidade devido à infiltração da doença. "Quando estendido, um câncer de boca torna-se uma doença sistêmica, com aparecimento de linfonodos cervicais (ínguas no pescoço) indolores e, que evoluídos, atingem outros órgãos do corpo", ressaltou Godoy.
O tratamento dos casos avançados consiste na cirurgia para retirada do tumor com médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço e radioterapia complementar.
Todos os pacientes que passam por este tratamento têm acompanhamento durante cinco anos, para controle da doença.
Mas o coordenador do Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Oral, alerta que o tumor não é operável quando o paciente não apresenta condições cirúrgicas, por apresentar outras doenças graves como cardiopatias, e ainda, quando houver o comprometimento múltiplo avançado das estruturas da face e pescoço.
As pessoas que apresentarem qualquer alteração na boca num período superior a 15 dias, podem procurar por médico ou dentista generalista nas Unidades Básicas de Saúde ou nos postos de PSF – Programa Saúde da Família. (Fonte: PMSS)

São Sebastião continua em 4º nos Regionais

São Sebastião - A cidade de São Sebastião continua em 4º lugar no ranking dos Jogos Regionais, em Mogi das Cruzes, com 61 pontos.
Os três primeiros lugares continuam com Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Suzano, com 83, 75 e 71 pontos, respectivamente. Além de São Sebastião, as demais cidades do litoral norte, Caraguatatuba e Ubatuba, estão em 11º e 15º lugares.
Na manhã de ontem, 10, a delegação conquistou mais quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze.
As medalhas de prata são resultado dos jogos das modalidades Tênis de Mesa Masculino/ Livre, no qual São Sebastião perdeu para Suzano, por 3 a zero, do Karatê, nas categorias Leve e Super Ligeiro, com a vitória dos atletas Daniele Gonçalves e Luciano Maia, respectivamente.
Ainda no Karatê, categoria pesado, a atleta Maria do Carmo garantiu o bronze para a cidade. Na noite de anteontem, 11, o nadador Fabiano Freitas Daniel se classificou em 3º lugar nas provas dos 50m e 100m livre, categoria deficiente físico, garantindo também dois bronzes.
Resultados - O time de Basquete Feminino - sub 21 de São Sebastião perdeu ontem, 10, para São José dos Campos, por 55 a 66. Já o futebol masculino sub- 21 derrotou Pindamonhangaba, por 2 a zero. A mesma sorte não teve o time de Futebol Feminino de São Sebastião que perdeu para Mogi das Cruzes, por 2 a zero.
Na noite de anteontem, dia 9, o Vôlei Feminino/ Livre de São Sebastião venceu Arujá, por 3 sets a zero, parciais: 25x20, 25x17 e 25x05. Também o Vôlei Masculino/ Livre sub - 21 sebastianense venceu Arujá, por 2 sets a zero, parciais: 29x19 e 25x18. (Fonte: PMSS)

Regional Sul realiza trabalhos de limpeza e manutenção

Ubatuba - Há cerca de dois meses, a Regional Sul com sede na Maranduba vem realizando serviços de limpeza e manutenção em diversas ruas, estradas, valas, cemitério e escolas nos bairros da Lagoinha, Sertão da Quina, Araribá, Jardim Beira Rio e Maranduba. Desde que assumiu a pasta, o Administrador Roberto Ramos vem intensificando este tipo de trabalho para oferecer melhores condições à população da região.
Os trabalhos realizados e que também estão em andamento compreendem desde a limpeza e abertura de valas, colocação de saibro, tubos, operação tapa buraco, nivelamento e compaquitação de asfalto como foi realizado na estrada do Sertão da Quina, retirada de entulhos, limpeza e capinação de escolas municipais e Postos de Saúde, abertura de novas covas para sepultamento no cemitério da região. (Fonte: ACS-PMU)

A avenida que mudou o visual da cidade

Ubatuba - Um verdadeiro cartão postal tendo ao fundo a baía de Ubatuba. Este é o panorama daqueles que usam a Av. Nove de Julho para caminhadas, passeios de bicicleta, exibição dos skatistas ou para casais que à noite desfrutam do romantismo do lugar. Nesta última terça-feira, dia 9 de julho, o prefeito Paulo Ramos (PFL) fez a entrega das obras da avenida e da pista de skate em cerimônia que contou com grande público. “ Nesta data histórica em que lembramos a luta e a garra dos revolucionários paulistas a Prefeitura entrega uma obra que honra a data. A frequência de utilização de moradores e turistas desde os primeiros estágios da obra mostra sua grande aceitação. A avenida é uma realidade e a população está de parabéns” disse o prefeito Paulo Ramos.
O prefeito disse ainda que as obras terão continuidade com a iluminação e urbanização completa, incluindo ciclovia até o final da praia do Perequê-Açu, cujos convênios foram assinados com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias - DADE, do Governo do Estado no último dia 5 de julho, em São Paulo.
Durante a inauguração foi homenageado Manoel Luciano dos Santos, com 85 anos, representando a Revolução de 32. Luciano, nascido em Ubatuba, juntamente com seu pai participou da abertura da rodovia Oswaldo Cruz que liga a Taubaté, tendo como mão de obra os presos da Ilha Anchieta.
A pista de skate que leva o nome dos caiçaras João Serpa Filho e Alfredo Vieira foi inaugurada com a presença da senhora Benedita de Novaes Serpa que representou os familiares. Os dois homenageados, pescadores e proprietários de ranchos do local onde foi construída a pista de skate, tiveram título de ocupação desde 1949.
O skatista Jefferson Soares, representando os demais praticantes, fez questão de entregar uma peça de artesanato, sob a forma de skate, ao prefeito Paulo Ramos como reconhecimento pela obra que valoriza e firma Ubatuba como polo desse esporte.
O arquiteto Sidney Giraud, secretário municipal de Arquitetura e Urbanismo, disse que o projeto foi definido a partir da troca de idéias entre a categoria e pessoas interessadas, levando em conta a ocupação de um espaço em área nobre da cidade que estava deteriorado. “ As obras da avenida terão continuidade e em breve estaremos colocando em concorrência a urbanização da orla da praia do Perequê-Açu “disse o secretário. (Fonte: ACS-PMU)

Bombeiro no aeroporto de Ubatuba

Ubatuba - O convênio assinado entre a Prefeitura de Ubatuba e o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo - DAESP, permitirá o combate a incêndio no atendimento a sinistros em instalações ou aeronaves do aeroporto “Gastäo Madeira”. Um veículo marca Land Roover, do tipo CA1, no valor de R$ 160 mil, cedido pelo Comando da Aeronáutica, já está estacionado no aeroporto aguardando a chegada dos equipamentos. A viatura vai operar com espuma contra incêndio, pó químico e 700 litros de água, além de funcionar acoplado com hidrante. À Prefeitura compete a formação de cinco homens que serão treinados pelo Comando da Aeronáutica. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Sugestão de Segurança - No final de semana uma amiga me convidou a passar aqueles dias em sua casa na praia da Tabatinga. Apesar da calorosa recepção e bela residência (que minha amiga diz ter sido brutalmente desvalorizada em razão dos estabelecimentos poluentes que ali existem), confesso que senti certa insegurança ao dirigir-me para a praia e, mais ainda, ao tentar passear nela. Tratores andando na praia?! So no terceiro mundo mesmo! E fiquei surpresa quando me contou que fora liberado mais um espaço, para a mesma finalidade, a distância de uns 200 metros do que conheci, em direção oposta ao luxuoso condomínio ali instalado. A insegurança foi tão marcante que resolvi expor minha sugestão às autoridades da cidade:
Que sejam criadas placas de sinalização alertando para tráfego de tratores na praia: poderia ser algo assim: o perfil de um trator semi-encoberto pela água com peixinhos ao redor, Que no ponto onde os tratores entram na praia, seja colocado um grande semáforo e uma cancela sincronizada que poderia se abrir aos banhistas quando o sinal estivesse verde; que na área onde os tratores transitam, seja colocado um
guarda para orientar a passagem do povo enquanto aqueles lançam os barcos, ou que seja construída uma passarela de banhistas sobre
essa área congestionada. Pode ficar um pouco mais caro que o destacamento de um guarda, mas é um gasto que, com o passar do tempo se amortiza em nome da segurança da população!

Claudinity Alves Silva
São Paulo, SP


CONAMA 303 - Cópia de carta enviada a Ouvidoria Ambiental do Estado.
Caros Senhores. Sou Arquiteto, moro e trabalho em Ubatuba e estou perplexo com o que relato abaixo:
No dia 27/03/02 dei entrada em um processo no DEPRN nº 84553/02 , solicitando autorização p/ desmatamento de um lotezinho de 500,00m2, no loteamento de Itamambuca, que tem água, luz, telefone, coleta de lixo, centenas de residências, posto da policia militar, escola , bares, pizarias, floras, enfim tudo o que tem um bairro absolutamente URBANO tem.
No dia 22/05/02 o Engº Agrônomo Julio, chefe do DEPRN de Ubatuba me solicitou um laudo floristico p/ poder licenciar o desmatamento que eu pleiteada. Contratei um outro Engº agrônomo que fez o laudo e dei entrada no dia 27/05/02.
Qual a minha surpresa no dia 31/05/02 quando o Sr. Julio me informa que não pode licenciar o terreno por causa da Resolução Conama 303, que havia sido publicada no dia 13/05/02.
O meu processo foi enviado p/ o Sr. Marco Antonio DEPRN de Taubaté que o remeteu ao Ibama de Caraguatatuba, via São Paulo, onde o Sr. Jose Roberto o indeferiu e agora o processo esta novamente percorrendo a demorada via crucis de volta p/ a origem (Ubatuba) onde vai ser indeferido pelo Sr. Julio.
Eu pergunto: Em uma rua com inúmeras casas, em um lote que tem até entulho deixado pelas obras vizinhas, lote pago com escritura registrada e IPTU pago; É possível indeferir o licenciamento para o desmatamento p/ poder construir conforme a legislação de uso e ocupação do solo Municipal permite?
É possível que os Srs. inviabilizem uma obra que gera no mínimo 10 empregos diretos?
Há dezenas de processos nesta mesma situação, portanto centenas de pais de família deixam de trabalhar por conta de uma resolução mal interpretada.
Como pode ser área de preservação permanente um lote de 500,00 ao lado de varias casas?
Quem vai indenizar o meu cliente devolvendo todo o dinheiro que ele já gastou?
Porque no DEPRN de São Sebastião não é adotada a Conama 303 ?
Porque favelas podem se proliferar às margens dos rios destruindo a mata ciliar e jogando esgoto nos rios?
Porque essa maneira insana de lidar com o meio ambiente?
Será que os Srs. não se dão conta da injustiça que estão cometendo.Ou por acaso os Srs. realmente acreditam que é essa a forma de proteger o meio ambiente?
Quiçá trata-se de uma forma de fazer campanha contra o atual governador!!!
Alguém vai ter que pagar por isso.

Vicente Ganzelevitch
Arquiteto e Urbanista
Ubatuba - SP

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Free Wallpaper Pont Motos

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Twister
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor