Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 05 de dezembro de 2002 - Nº 675 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Caraguá trará “Baby do Brasil” no 1º Festival Gospel
   Borracheiro vai a júri em Caraguá
   Roubo no Bradesco de Caraguá foi feito por quadrilha especializada
   Câmara aprova denominações de rua em sessão

Ilhabela:
   Polícia Militar prende acusado de vender crack em Ilhabela

São Sebastião:
   Preso foge algemado em São Sebastião
   OAB pede remoção de detentos
   Menor é suspeito por morte de balconista
   Dersa usará lanchas em travessia
   Entreposto é prioridade com verba de R$ 1 milhão para pesca

Ubatuba:
   Ubatuba dá mais recursos para Educação
   Quilombo pode virar foco de turismo
   Hino de Ubatuba em vídeo
   Papai Noel e bazar no sábado
   Semana da Solidariedade
   Pisando na areia da praia pela primeira vez
   Prêmio do Concurso da DENGUE ficou acumulado
   Confraternização do Grupo de Hipertensos e Diabéticos
   Segurança com novos equipamentos

   Carta do Leitor



Caraguá trará “Baby do Brasil” no 1º Festival Gospel

Caraguatatuba - Caraguá realizará seu 1º Mega Show Gospel. O festival de música acontecerá na Praça de Eventos nos dias 7 e 8 de dezembro. A cidade comemora no dia 8, o Dia do Evangélico, criado e sancionado pela lei municipal nº 718 de 23 de outubro de 1998.
O evento vai contar com a participação de vários artistas do elenco gospel nacional. Uma das atrações, já confirmadas, é a da cantora Baby do Brasil, outra é a banda Gerd, com 15 integrantes.
Organizado pelo Conselho de Ministros Evangélicos de Caraguatatuba e Atletas de Cristo Núcleo Caraguá, o show promete receber um grande público.
O Secretário Municipal de Turismo e Fomento, Paulo Noronha, disse que o Festival é um grande evento e por isso a prefeitura está dando total apoio. “Como disse o prefeito Antonio Carlos, o evento vai abençoar a Praça de Eventos para o verão. Tenho certeza de que o Festival vai atrair para a cidade um público muito grande para prestigiar os artistas que virão se apresentar. Será um evento muito positivo para a cidade”, comentou o secretário.
O show de Baby do Brasil acontece na Praça de Eventos a partir das 19h do Sábado (8) e é aberto ao público. (Fonte: PMC)

Borracheiro vai a júri em Caraguá

Caraguatatuba - O borracheiro Sidnei de Jesus, 24 anos, vai a júri popular hoje, a partir das 9h, no Fórum de Caraguatatuba. Ele é acusado de matar a balconista Laura Cristina Pontes, 18 anos, no bairro Morro do Algodão, assassinada no dia 13 de dezembro de 2000.
Laura foi estuprada e teve as vísceras arrancadas. Na época, Jesus teria confessado à polícia que cometeu o estupro, após tentar seduzir a vítima, que resistiu.
O julgamento único terá como promotor de acusação Anderson Giovan Candelai. Caso o borracheiro seja condenado, a pena máxima prevista poderá ser de 30 anos. O acusado está detido no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Roubo no Bradesco de Caraguá foi feito por quadrilha especializada

Caraguatatuba - O roubo no Bradesco de Caraguatatuba, na tarde de segunda-feira, foi praticado por uma quadrilha especializada, cujo integrantes devem ser de fora da cidade. Esta é a informação do delegado titular da cidade, Fábio de Carvalho Joaquim, que comanda as investigações do crime, que ainda não tem suspeitos.
Conforme o delegado, o valor divulgado de R$ 178 mil não seria exato. “Pode ser que tenham levado mais”, disse Joaquim. O assalto ocorreu por volta das 17h, quando três desconhecidos, com pistolas, renderam os seguranças do carro-forte, na porta da agência.
Mantidos como reféns, eles queriam entrar no banco, que chegou a ter a porta fechada pelo vigia da agência. Ameaçando matar o refém, o assaltante obrigou o funcionário a abrir a porta.
No interior do banco, eles foram até a tesouraria, chegando a disparar contra porta de aço do setor, de onde retiraram três malotes, contendo o dinheiro. Antes de fugir, o trio ainda pegou as armas dos seguranças do carro-forte.
Dois dos carros utilizados pelos assaltantes foram encontrados logo após o crime. Uma caminhonete SD-10 preta estava no bairro Jardim Primavera e um Gol, prata no Indaiá. Ambos são produtos de roubo no Vale do Paraíba. Um terceiro carro, uma Parati bege, também estaria envolvido e foi o usado para fuga. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara aprova denominações de rua em sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou os 3 projetos que constavam em sua Ordem do Dia, pela 39ª Sessão Ordinária semanal, realizada na última terça-feira. A sessão transcorreu em total normalidade, terminando por volta das 22h30.
Os projetos apresentados, discutidos, votados e aprovados foram os seguintes: Prolongamento da via pública denominada Pica-Pau, localizada no Jardim Gaivotas, na zona sul da cidade. Este projeto tem autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB).
Os projetos restantes tem a autoria da Vereadora Vera Peixoto (PSDB) e denominam Izabel Fernandes Nardi a atual avenida Alfa, no Jardim Parnaso, no bairro do Porto Novo, na zona sul de Caraguatatuba e o projeto que denomina Ana Francisca Fachini - Donana a atual rua Monte Alegre do Sul, localizada no bairro de Martin de Sá, nos arredores do centro da cidade.
Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes, 8 proposituras e foi discutida, votada e aprovada apenas uma Moção, de Apoio, de autoria do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), sobre a demarcação das áreas indígenas do Rio Silveiras, em São Sebastião. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Polícia Militar prende acusado de vender crack em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia Militar, com os soldados Silva e Marcos, prendeu na noite de sexta-feira A.C.S., 20 anos, no bairro do Itaquanduba, em Ilhabela. Morador no mesmo bairro, os policiais encontraram com ele 23 pedras de crack. O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia e autuado por tráfico de entorpecentes.
Continuando com as diligências, os mesmos policiais militares, na manhã de sábado encontraram próximo ao deque do quiosque de videokê, 10 “papelotes” de cocaína. A droga foi encaminhada à delegacia, onde ficou apreendida. (Fonte: Imprensa Livre)

Preso foge algemado em São Sebastião

São Sebastião - O preso Vanderval Gomes Rodrigues, 20 anos, fugiu algemado anteontem do centro de saúde de São Sebastião, onde aguardava atendimento médico. Ele saiu correndo quando o policial que fazia a escolta assinava o formulário na recepção.
Rodrigues foi localizado uma hora depois, ainda algemado, dentro de um córrego na região central e levado à cadeia da cidade, onde está preso desde o início do ano por roubo.
É a segunda fuga de preso em trânsito, algemado e com escolta, em menos de uma semana em São Sebastião. Na sexta-feira passada, um detento fugiu do Fórum após prestar depoimento. (Fonte: ValeParaibano)

OAB pede remoção de detentos

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião pediu anteontem ao governo do Estado a transferência de presos da Cadeia Pública de São Sebastião, que está superlotada. A cadeia possui 175 presos e tem capacidade para 60.
O presidente da entidade, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, quer o limite máximo de 100 presos. "Existem dois menores presos em situação irregular e a cadeia fica próxima a duas escolas, em uma área residencial", disse.
O diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, afirmou que já foram solicitadas vagas no sistema, mas que não há previsão para transferência. (Fonte: ValeParaibano)

Menor é suspeito por morte de balconista

São Sebastião - O adolescente P.A.A., 17 anos, é o principal suspeito de ter assassinado o balconista Mauro Fernando Nobre, de 34 anos, no último domingo, no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. Segundo o delegado Leon Nascimento Ribeiro, após ser reconhecido por testemunhas, o menor teria confessado o crime à polícia. O adolescente teria matado o balconista por desconfiar que a vítima estaria namorando sua mãe. O menor, que é interno da Febem, em São Paulo, também teria cometido um homicídio em janeiro deste ano. P.A.A. costumava ser liberado da Febem para passar os finais de semana com a família, com a nova acusação, ele poderá perder o benefício. (Fonte: ValeParaibano)

Dersa usará lanchas em travessia

São Sebastião - A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) planeja colocar três lanchas para o transporte de passageiros entre São Sebastião e Ilhabela. A medida visa agilizar a travessia de pedestres entre as cidades.
Segundo o gerente da Dersa, Ricardo Goulart, a empresa ainda está avaliando o custo com a manutenção dos equipamentos para definir a possível implantação das lanchas. Ele disse que a idéia é iniciar a travessia com lanchas a partir de fevereiro.
"Além de evitar filas de espera, a lancha é um meio de transporte seguro. Teremos ainda a possibilidade de gerar novos horários de saída das embarcações", disse o gerente.
Atualmente, a travessia de veículos e pedestres é realizada por cinco balsas. Em dias de intenso movimento, o tempo de espera pode durar mais de duas horas. Na última temporada de verão, foram registradas filas de até quatro horas.
"Temos um movimento intenso de pedestres até 5.000 pessoas por dia, que pode duplicar na temporada. As lanchas vão possibilitar uma agilidade no percurso nos períodos da manhã e tarde. As balsas ficariam apenas para os carros", disse o gerente.
As três lanchas que deverão ser usadas na travessia São Sebastião-Ilhabela têm capacidade para 200 passageiros cada. A Dersa já possui as embarcações, que deverão passar por uma reforma antes de iniciarem as atividades.
"Nos dias normais somente duas lanchas vão operar, pois teremos a necessidade de ter um equipamento de reserva", disse Goulart.
TAXA - Goulart afirmou que, para viabilizar o uso das lanchas, a Dersa deverá cobrar dos passageiros uma taxa para o transporte, para cobrir os gastos com a manutenção.
Atualmente somente os veículos pagam pela travessia, o transporte de pedestres é gratuito. (Fonte: ValeParaibano)

Entreposto é prioridade com verba de R$ 1 milhão para pesca

São Sebastião - Uma emenda ao projeto de lei 091/02, que fixa o orçamento municipal de 2003, irá destinar R$ 1.050.000,00 para o setor pesqueiro de São Sebastião. Esta proposta foi uma iniciativa do vereador Dalton José da Silva, que teve apoio dos demais vereadores.
A emenda foi aprovada por unanimidade, em primeira votação, na última sessão da Câmara Municipal. Segundo Dalton da Silva, este valor resultará em várias obras. “O dinheiro será para investimento exclusivo na classe pesqueira, que hoje deixa muito a desejar em relação à estrutura. Por exemplo, não temos entreposto pesqueiro, um local para encostar e descarregar todo o pescado”, explicou.
De acordo com o vereador, a idéia é construir dois entrepostos, sendo um no Centro, numa área do aterro da Rua da Praia próxima ao posto de abastecimento marítimo, e o outro no Bairro de São Francisco. Além de píer para atracação, estes locais poderão contar com bomba de óleo die-sel, área para descarga do pescado e posto do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Dalton Silva destacou ainda que os entrepostos pesqueiros devem ter pequenas fábricas de gelo. “Estes projetos já foram encaminhados para o prefeito no ano passado. Tais estruturas atenderiam barcos de pequeno e grande porte”, diz o vereador.
Ele salienta que, atualmente, o pescador tem uma vida difícil em razão da falta de infra-estrutura. “No Bairro de São Francisco, onde hoje funciona a cooperativa, não existe um píer para atracação e descarga e isto, com certeza, ajudaria muito”.
Para Dalton Silva, que também é proprietário de barco de pesca, a aprovação da emenda em primeira votação já significa uma vitória. “Talvez este dinheiro não dê para fazer tudo, mas vejo que a pesca nunca ganhou como está ganhando agora. Até hoje, o orçamento contemplava o setor pesqueiro com no máximo R$ 150 mil, sendo que o prefeito tinha a liberdade de remanejar até 30% deste valor. A emenda de agora prevê mais de R$ 1 milhão”, comemorou.
Quanto aos pescadores da Costa Sul, o vereador afirma que o dinheiro previsto no orçamento de 2003 resultará em grandes benefícios. “O pes-soal reivindica muito a construção de áreas para puxada das embarcações, com guincho, e área de manutenção. Isto estará incluído”.
Entretanto, todas estas melhorias dependem da aprovação em 2ª votação, na sessão da próxima segunda-feira e, posteriormente, da sanção do prefeito Paulo Julião. “Ele tem o poder de vetar a emenda. Só que esta também faz parte de um trabalho com o próprio prefeito e o secretário da Fazenda. Não vejo então porque vetar”, finalizou o vereador Dalton Silva.
Pescadores - A Colônia de Pescadores “Almirante Tamandaré Z-14”, de São Sebastião, considera positiva a inclusão da emenda que prevê aumento dos investimentos no setor. O presidente da entidade, Guilmer Cássio Puertas Tavares, avalia a necessidade de um estudo de prioridades.
“Precisa ser feito um píer que possua posto de abastecimento, água, gelo. Mas, por outro lado, tem de ser realizado um trabalho para coibir a pesca dos barcos atuneiros e das parelhas, pois não adiantará ter um píer sem peixe para descarregar. É por isso que sou a favor de um balizamento para conter estas embarcações”, declarou.
Guilmer Tavares destaca ainda que no Bairro de São Francisco deveria ser construído um estaleiro municipal. “Nunca ouvi falar em verba deste porte e espero que realmente fique para a pesca e não seja remanejada, porque a carência é grande”, concluiu.
Waldemar Zaninelli, do Departamento de Pesca da Prefeitura de São Sebastião, disse que 90% do pescado de São Sebastião é descarregado no Bairro de São Francisco. Por isso, ele avalia que o local deveria ser prioridade na construção de um píer. “O ideal seria que esta estrutura tivesse bomba de óleo, gelo, pois hoje é um sacrifício danado para o pescador. Também acho que a verba tem de ser utilizada na construção de ranchos de pescadores, que resgatam a tradição da pesca artesanal”, encerrou. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba dá mais recursos para Educação

Ubatuba - A Câmara de Ubatuba aprovou a liberação de uma verba adicional de R$ 600 mil do Orçamento 2003 para investimentos na Santa Casa de Misericórdia. O Orçamento, de R$ 70 milhões, teve 115 emendas e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão de anteontem à noite. Em 2002, a previsão de Orçamento é de R$ 10 milhões a menos.
Para a Secretaria da Saúde está previsto recurso de cerca de R$ 12 milhões, Educação, R$ 19,787 milhões, e Administração e Planejamento, também R$ 12 milhões.
Segundo o vereador Rogério Frediani (PPB), o hospital necessita de recursos, inclusive para a complementação de salários dos funcionários e médicos.
"No início do ano, a Santa Casa passou por uma crise financeira e quase entrou em greve. Os funcionários estão sem receber aumento salarial há sete anos", disse Frediani.
O vereador afirmou que o município ainda necessita de investimentos adequados nos setores da saúde, educação e social.
"O Orçamento do próximo ano será suficiente para atender a demanda do município", disse o vereador Charles Medeiros (PSDB).
O prefeito Paulo Ramos (PFL) foi procurado ontem durante todo o dia mas não retornou as ligações para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Quilombo pode virar foco de turismo

Ubatuba - O Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) pretende transformar a comunidade quilombola do bairro da Caçandoca, em Ubatuba, em um atrativo turístico na cidade.
O projeto, que prevê capacitação de guias locais para a exploração de turismo ecológico, foi publicado anteontem no Diário Oficial do Estado.
Segundo o coordenador regional do Itesp, José Roberto Andrion, objetivo é estabelecer parceria com agências de turismo da região e vender pacotes de viagem do antigo quilombo para gerar emprego e renda à comunidade.
"Ainda estamos discutindo com a comunidade as possibilidades de oferecer uma estrutura mínima para desenvolver o projeto".
Para Andrion, além de revelar aos turistas as principais atrações locais, como cachoeiras, praias, trilhas e ruínas, os guias deverão promover a conscientização ambiental e cultural da região.
Segundo o diretor-presidente da Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba, Luís Bischof, apesar de a prefeitura não ter sido comunicada oficialmente do projeto, o incentivo ao turismo na cidade é sempre bem-vindo.
INFRA-ESTRUTURA - Segundo o morador do quilombo e ex-diretor da Associação dos Remanescentes de Quilombolas da Caçandoca, Cesário do Prado, 33 anos, antes de implantar qualquer projeto "mirabolante" na comunidade, o Itesp deveria incentivar a infra-estrutura básica, como o asfalto e melhores condições de saneamento.
"Acho que deveria ser bem discutido com todos para que não haja exploração da imagem do quilombola como 'figura exótica' para a visitação". (Fonte: ValeParaibano)

Hino de Ubatuba em vídeo

Ubatuba - O interior da Igreja Exaltação à Santa Cruz de Ubatuba serviu como cenário para a gravação do hino "Ubatuba Sim", de autoria do professor Francisco Gomes. A apresentação do hino deu-se inicialmente como marchinha de carnaval na década de 40. Posteriormente, seu valor foi reconhecido e foi oficializado pela lei número 16 de 2 de dezembro de 1963. O trabalho na igreja realizado com os músicos da Lira Padre Anchieta e o Coral Infantil, ambos da Fundart, com um resultado que vai surpreender pelo que se pode observar pela reação do público durante a gravação. O projeto é uma parceria entre Secretaria de Educação, Fundart e Assessoria de Imprensa e será apresentado em todos os eventos onde seja possível sua divulgação. (Fonte: ACS-PMU)

Papai Noel e bazar no sábado

Ubatuba - A Prefeitura está iniciando a programação de Natal neste sábado, dia 7, a partir das 16 horas, com a chegada de Papai Noel na Ilha dos Pescadores, pela primeira vez de barco, com direito a desfile em carro conversível antigo e acompanhamento da Lira Padre Anchieta em "jardineira" da década de 20. O cortejo segue em direção à Praça Nóbrega, onde se encontra a Casa de Papai Noel . Neste local a criançada receberá a atencão do velhinho. A "jardineira" é um veículo Ford que era utilizado como transporte coletivo da época e, junto com o carro conversível, foram cedidos pelo colecionador Eugênio de Camargo Leite. O projeto é promovido pela Fundart, Cia minicipal de Turismo, ACIU e Taiga, fabricante de infáveis. (Fonte: ACS-PMU)

Semana da Solidariedade

Ubatuba - Ainda neste sábado, a partir das 15 horas, na Associação Comercial e Industrial de Ubatuba -ACIU, o Fundo Social de Solidariedade vai abir um movimentado bazer com produtos apreendidos pela Receita Federal e doados a entidade para garantir recursos para ações voltadas para a população carente. De acordo com Claudia Regina Fonseca, presidente do Fundo, é aguardada a presença de um grande público pois os produtos que serão colocados à venda, a preços simbólicos, são de primeira linha. São roupas, eletrodomésticos, baixelas, cintos, óculos, peças de decoração a venda durante todo o dia. A promoção faz parte da "Semana da Solidariedade", de caráter oficial, e que se estenderá de 7 a 14 de dezembro, incluindo o "Natal Fraterno", nos bairros. Domingo, a partir das 7:30h, tendo como ponto de partida o Centro de Informações Turísticas, na av. Iperoig, será realizada a "Caminhada da Solidariedade". (Fonte: ACS-PMU)

Pisando na areia da praia pela primeira vez

Ubatuba - "Alguns pacientes viveram a emoção de pisar na areia da praia e ver o mar pela primeira vez e não conseguiram esconder a emoção". A fisioterapeuta Maria Regina N. Campos, coordenadora da Unidade Integrada de Reabilitação - UNIR, da Secretaria de Saúde da Prefeitura, observava do quiosque defronte a praia do Perequê-Açu a movimentação dos pacientes da UNIR, APAE , do Lar Vicentino e de alunos das classes especiais na manhã da ultima terça-feira, dia 3, quando se comemorou o "Dia Internacional do Portador de Deficiência".
Apoiado pela Prefeitura, Guarda Municipal e funcionários do trânsito que ensinaram noções básicas sobre o assunto, o projeto foi muito elogiado pelos professores e pais dos pacientes.
A UNIR, funcionando há um ano em novas instalações na rua D. João III, conta atualmente com cerca de 350 pacientes que recebem assistência nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Maria Regina, há dois anos a frente da unidade, diz que o corpo clínico conta com 3 fisioterapeutas, 1 terapeuta ocupacional e 3 fonoaudiólogos e atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. "Nosso esforço é para reabilitar o deficiente para dar condições do convívio na sociedade", finaliza Regina. (Fonte: ACS-PMU)

Prêmio do Concurso da DENGUE ficou acumulado

Ubatuba - Na semana passada o prêmio do Concurso da DENGUE ficou acumulado pois a casa premiada no Perequê - Mirim tinha a caixa d’agua coberta de brasilite com acúmulo de água. A dona da casa poderá ser novamente premiada pois como acontece com todos os boletos, volta para a urna depois que a equipe que visita as residências e informa o proprietário do procedimento correto. A telha de brasilite não é recomendável para tampar a caixa d’água pois a água de chuva pode ficar acumulada, como também não é recomendável o uso de lona de plástico pelo mesmo motivo. A telha de brasilite que cobre casas tem que ter inclinação para que não ocorra o acúmulo de água principalmente de chuva.
Os sorteios serão feitos todas as segundas feiras no programa “ Rede Caiçara” na Rádio Costa Azul as 17,30 horas e no dia seguinte terça feira. a equipe visita o ganhador do bairro sorteado. Fique atento pois é mais uma chance de você estar de acordo com o regulamento do Concurso, sabendo que seu bairro é o visitado.
Nesta Semana o sorteio foi feito dia 4 quarta feira pois a equipe responsável esteve em Jundiaí dia 2 e 3 num curso de treinamento, onde estiveram vários biólogos e agentes de saúde discutindo sobre o assunto e com cada cidade está desenvolvendo a campanha da DENGUE. Ubatuba foi representada por Neilton e Denise. (Fonte: ACS-PMU)

Confraternização do Grupo de Hipertensos e Diabéticos

Ubatuba - Na manhã do dia 21 de Novembro aconteceu a festa de confraternização de final de ano do grupo de diabetes e hipertensos do Bairro do Perequê – Açú.. O evento teve início com exercícios e brincadeiras dirigidas pela Prof. Cidinha, com aproximadamente 70 pessoas que participaram das atividades com alegria e descontração.
Logo após os exercícios, houve uma palestra “Motivação” ministrada pela professora Mariza da Secretaria de Esportes , com uma dinâmica do coral de vozes, formando uma Banda. Depois todos os convidados se deliciaram com uma mesa farta de doces e salgados.
A equipe do PSF, do Posto de Saúde do Perequê Açú ,auxiliares de enfermagem, agentes de saúde ,médica e enfermeira, estiveram presentes desde a organização até o final do evento garantindo para o próximo ano uma outra festa da equipe pacientes e familiares, que esperamos com o mesmo sucesso desta de 2002. (Fonte: ACS-PMU)

Segurança com novos equipamentos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Serviço Municipal de Trânsito - SMT fez a entrega de 3 computadores de última geração para a Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal, um equipamento para cada corporação. O prefeito esteve presente ao ato de entrega e fez questão de destacar a necessidade de parceria com as unidades militares e o apoio que a prefeitura vem prestando. Além do prefeito, compareceram à entrega o tenente Rubens Martins Franco Jr., o delegado Fausto Geraldo Moro Cardoso e o major José Antonio Macário de Faria. Os equipamentos, avaliados em R$ 12 mil, vão funcionar com o banco de dados do Cadastro Nacional de Veículos, do DENATRAN. De acordo com Douglas Incao, chefe do SMT, esta integração das polícias em nossa cidade é histórica e permitirá um trabalho eficiente no dia a dia da cidade e, principalmente, na temporada de verão que deverá ser das mais movimentadas. O major Macário informou ainda que a Guarda Municipal já está ocupando as instalações da nova sede no bairro do Perequê-Açu. (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Dicas. Úteis?!.... Pra quem? - Consta do site da polícia florestal www.polmil.sp.gov.br/unidades/cpfm/ : No ícone Pequenas Atitudes Ecológicas, dentre outros que pretendem orientar/educar para um comportamento, quiçá considerado, ecologicamente correto: Adote o hábito de vigiar e denunciar abusos contra a natureza.
No ícone Princípios de Direito Ambiental, dentre outros que imagino com o mesmo objetivo do anterior: As atividades concernentes ao meio ambiente devem ser informadas de forma transparente, eficaz e tempestiva; e O poder público é responsável pelas ações e decisões que prejudiquem ou possam prejudicar o meio ambiente.
Salvo melhor juízo, notei que moradores e proprietários da Tabatinga, informaram amplamente as autoridades policiais sobre o corte arbitrário de imensas árvores naquela praia. Teria interesse em saber qual a função dos textos citados acima e publicados na internet, vez que a contrapartida pela vigília e denúncia não surtiram qualquer resultado até o presente.

Sandro Castro
Jardim da Mata, Tabatinga
Caraguatatuba, SP



Foto do Dia:
Praia de Camburi
São Sebastião
Praia de Camburi
© Edivaldo Nascimento


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas


 F
aça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Radar Litoral Cooperativa Educacional Ubatuba Central de Reservas

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor