Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de dezembro de 2002 - Nº 678 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Chuvas alagam 60 casas e prejudicam 240 no Vale e Litoral
   Frente fria deve provocar tempestades

Caraguatatuba:
   Yamaha Festa agita Caraguá com Motocross Show
   Biológo ministra palestra sobre Dengue para comerciantes
   Fórum DST-AIDS tem grande participação de profissionais de saúde
   Meio Ambiente promove curso para limpeza de óleo nas praias
   Mensageiros do Natal levam música ao Paço Municipal
   1º Encontro Escolar de Xadrez em Caraguá
   Projeto de Dança da rede municipal emocionou público na Fundacc
   Escola de Pais do CEI Travessão finaliza turma pela segunda vez
   1º Sarau Literário da Emef Getuba atraiu centenas de pessoas
   Ponte da Ilha do Sol é uma realidade, diz Nézão
   Polícia Rodoviária muda de lugar em Caraguatatuba

Ilhabela:
   Saem os primeiros créditos do Banco do Povo Paulista de Ilhabela

São Sebastião:
   Petrobras simula incêndio no Tebar
   Malha Sebastianense é Campeã Paulista de 2002
   Atletas ficam entre os melhores do Vale no Tênis de Mesa
   Simulado para comunidade que vive no entorno de área indústrial
   Campeonato Internacional reúne os melhores laseristas da América do Sul
   São Sebastião realiza Concurso de Poesia Nhô Bento

Ubatuba:
   Receptivo turístico de Ubatuba
   Pássaros de Ubatuba atraem o interesse de todo o planeta
   Polícia Militar pega preguiça

   Carta do Leitor



Chuvas alagam 60 casas e prejudicam 240 no Vale e Litoral
Moradores têm casas alagadas e passam o dia desalojadas; Defesa Civil está em alerta

Litoral Norte - Cerca de 240 pessoas ficaram com as casas alagadas devido às fortes chuvas que atingiram cidades do Vale e Litoral Norte na manhã de ontem. Ubatuba, Caraguatatuba e São José foram os municípios mais atingidos.
Em Ubatuba, vinte famílias ficaram ilhadas no bairro do Horto e foram retiradas de suas casas pela equipe de Salvamento Marítimo. A ponte de acesso ao bairro foi alagada com o transbordamento do rio Grande. Em Caraguá, dez casas do bairro Martin de Sá ficaram alagadas.
No Mirantes do Buquirinha, zona norte de São José, o transbordamento do rio Buquira obrigou 120 pessoas a deixarem suas casas. Os moradores retornaram somente no final da tarde.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, a previsão é que a chuva continue durante toda a semana (leia texto nesta página).
LITORAL - O índice pluviométrico registrado ontem no Litoral Norte foi de 148 milímetros --o equivalente à média mensal registrada entre março e novembro, segundo o CPTEC.
O chefe da Defesa Civil de Caraguá, capitão Odovaldo Romano, disse que a chuva atingiu vários pontos da Serra do Mar aumentando o volume de água do rio Guaxinduba, que deságua na praia Martin de Sá. Os locais mais prejudicados foram a avenida Ipiranga e a rua Antônio Teles Menezes.
"Estamos monitorando todas as áreas. Nenhuma família está desabrigada por causa da chuva", disse Romano.
Para o presidente da Defesa Civil de Ubatuba, Arli Oliveira Cruz, as famílias do bairro do Horto retornaram no início da noite de ontem para as suas residências.
O estudante Gabriel Augusto da Silva, 20 anos, morador do bairro Martin de Sá, disse que ficou assustado com o volume de água que invadiu a sua casa.
"As roupas ficaram molhadas e vários móveis estragaram. A água chegou a quase um metro dentro de casa", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Frente fria deve provocar tempestades

Litoral Norte - A chuva deve continuar nos próximos dias por causa de uma frente fria que está passando pela região Sudeste, que também deve provocar queda da temperatura em toda a região.
"A chuva deve ser intensa entre quinta-feira e sexta-feira por causa do aumento da frente fria. É necessário um monitoramento rigoroso nas áreas consideradas de risco para evitar novos incidentes", disse o meteorologista Marcelo Seluchi, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista. Segundo ele, a frente fria também poderá provocar fortes ventos na sexta-feira, causando ressacas em praias do Litoral Norte.
De hoje até sexta-feira, o céu deverá permanecer encoberto, segundo o CPTEC. Não há previsão de quando o sol vai reaparecer com intensidade no Vale e Litoral.
As temperaturas previstas para hoje nas cidades do Vale do Paraíba, segundo o CPTEC, é de mínima de 21ªC e máxima de 28ªC; na Serra da Mantiqueira a mínima deve ser de 14ªC e máxima de 20ªC e no Litoral Norte mínima de 22ªC e máxima de 25ªC. (Fonte: ValeParaibano)

Yamaha Festa agita Caraguá com Motocross Show

Caraguatatuba - A Concessionária Autorizada Cavec Motos e Veículos Caraguá Ltda. promove no próximo dia 14, a Yamaha Festa em Caraguatatuba com uma série de atrações e exposições. Haverá test-drive, exposição de produtos da marca, check-up grátis e o Motocross Show Negretti com manobras radicais.
A festa acontece a partir das 9 horas na Praça Tom Ferreira, ao lado da Praça de Eventos, com a checagem gratuita dos equipamentos de segurança e manutenção de motocicletas de todas as marcas. Os test-drives serão com os novos modelos XTZ e YBR 125 cc. Haverá distribuição de cachorro quente e refrigerante grátis para todos que participarem do check-up e do test-drive.
Estarão expostos no local do evento os modelos XTZ 125 cc, YBR 125 cc e dois novos modelos de ATVs Yamaha com motor de 4 tempos de 80 e 660 cc.
A apresentação do Motocross Show Negretti será um espetáculo de “free-style” com motos de competição. O campeão brasileiro e paulista de Motocross, Jorge Negretti, estará presente dando um show de perícia e controle sobre as duas rodas.
A entrada é aberta ao público e a promoção é de toda a Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha. (Fonte: PMC)

Biológo ministra palestra sobre Dengue para comerciantes

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba, através do setor de Vigilância Epidemiológica, vai ministrar uma palestra amanhã, dia 10, às 18h30, na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguatatuba).
O objetivo da palestra é informar os comerciantes da cidade sobre os perigos da Dengue que, no verão, tem mais chances de proliferação. O palestrante será o biólogo Ricardo Souza, que é também o coordenador das atividades relacionadas ao combate à Dengue em Caraguá.
Souza irá explicar sobre como eliminar os criadouros, quais são os sintomas da doença e suas complicações, como o mosquito transmissor se desenvolve e porque a população deve participar da campanha de combate. “O ideal é que todas as pessoas possam se tornar agentes comunitários de saúde, vistoriando suas próprias casas e ensinando aos vizinhos e clientes, no caso dos comerciantes, o que deve ser feito para evitar a Dengue”, disse o biólogo. (Fonte: PMC)

Fórum DST-AIDS tem grande participação de profissionais de saúde

Caraguatatuba - O Fórum DST-AIDS, que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Osasco (Colônia do Bispo) no Bairro do Porto Novo em Caraguatatuba reuniu cerca de 400 profissionais da área de saúde, nos dois dias de evento, para discutirem sobre temas relacionados à DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), HSH (homem que faz sexo com homem) e UDI (usuários de drogas injetáveis).
Estiveram presentes agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e membros da sociedade civil organizada. A abertura contou com a presença do prefeito Antonio Carlos da Silva e da Secretária Municipal de Saúde Myrlene Venenziani da Silva. Alguns palestrantes foram o médico Alexandre Yamakai de uma ONG de São Paulo, o coordenador estadual do Programa DST-AIDS Caio Vestin de São José dos Campos, o médico da DIR César, e o médico do Ministério da Saúde Dr. Capitania.
Participaram também do Fórum, os agentes de saúde do Programa Municipal de DST-AIDS de Ubatuba e São Sebastião, o redutor de danos da ONG Brava Dr. André, de Jacareí.
Segundo a coordenadora municipal dos projetos estratégicos da Saúde, Priscila Meyer, o fórum atingiu o objetivo que era o de alertar as pessoas sobre o problema da doença. “Ficamos felizes com o resultado positivo do fórum”, disse. (Fonte: PMC)

Meio Ambiente promove curso para limpeza de óleo nas praias

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caraguatatuba promove, a partir do próximo dia 16, um curso sobre limpeza de petróleo nas praias de Caraguá. O objetivo do curso é formar voluntários para o auxílio da limpeza das praias, quando ocorrerem acidentes com navios petroleiros contaminando a baia.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano, o curso dura um dia e será ministrado por profissionais da Petrobrás. “O curso é inteiramente gratuito e todas as pessoas que tiverem uma tendência a zelar pelo Meio Ambiente podem fazer inscrição”.
As aulas acontecem no Ceprolin, de 16 a 21 de dezembro, das 8h às 13h. É preciso se inscrever na Secretaria de Meio Ambiente até amanhã, dia 10. Das 300 vagas, 250 já foram preenchidas por 13 grupos da sociedade civil organizada. (Fonte: PMC)

Mensageiros do Natal levam música ao Paço Municipal

Caraguatatuba - Os alunos da rede municipal de Caraguá, que trabalham música dentro dos projetos escolares, estarão comemorando o Natal de uma maneira diferente... cantando músicas natalinas no Paço Municipal. O projeto “Mensageiros do Natal”, teve início nesta segunda-feira 9, com os alunos da Emef “Prof Lúcio Jacinto dos Santos”, que pararam a movimentação no Paço, cantando e tocando nas flautas doces as melodias natalinas conhecidas por diversas gerações, sob a regência do amigo da escola Lourival Fonseca.
Nesta terça-feira 10, os Mensageiros do Natal são os alunos da Emef “Jorge Passos”, que estarão no Paço Municipal a partir das 9h30. Na quarta-feira, os alunos da Emef “Profª Santina Nardi Marques”, levam a mensagem de Natal através da música, ao Paço Municipal, também às 10h.
No dia 12 de dezembro é a vez dos mais pequenos mostrarem seu talento... Os Mensageiros do Natal serão as crianças dos Centros de Educação Infantil (de zero a 4 anos), a partir das 9h20, no Paço Municipal, também para a apresentação de cantigas natalinas.
Fechando a semana com chave-de-ouro, os Mensageiros do Natal da Emef “Prof Luiz Ribeiro Muniz”, visitam o Paço, na próxima sexta-feira 13, às 9h30. Venha conferir! (Fonte: SME/PMC)

1º Encontro Escolar de Xadrez em Caraguá
O Xadrez na escola envolve alunos de 1ª a 4ª séries, de toda a rede municipal, sob a coordenação dos professores de Educação Física, que desenvolvem o trabalho no período oposto ao horário de aulas. As crianças, além de se divertirem com as grandes jogadas, passam a desenvolver melhor o raciocínio, melhorando o desempenho escolar

Caraguatatuba - Os alunos da rede municipal de Caraguatatuba, participantes do Projeto Especial de Educação Física na categoria Xadrez, participam nesta terça-feira 10, do 1º Encontro Escolar de Xadrez.
O projeto, que envolve alunos de 1ª a 4ª série de várias escolas municipais da cidade, tem como objetivo promover a integração de várias turmas de alunos, que participam do Xadrez no projeto escolar inverso ao horário de aula.
Para a Secretaria Municipal de Educação, os Projetos Especiais de Educação Física visam ocupar o tempo ocioso das crianças de maneira criativa, com lazer e entretenimento. No caso dos alunos de xadrez, a prática desenvolve o raciocínio e promove integração, cidadania e desenvolve o aluno em diversos aspectos, melhorando inclusive seu desempenho no que se refere ao rendimento escolar.
O 1º Encontro Escolar de Xadrez será realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira 10, das8h às 13h, sob a coordenação dos professores de Educação Física da rede envolvidos com o projeto. Vale À pena conferir! (Fonte: SME/PMC)

Projeto de Dança da rede municipal emocionou público na Fundacc

Caraguatatuba - Os alunos do Projeto de Dança, da Secretaria Municipal de Dança mostraram o resultado do trabalho realizado durante o ano pelas professoras de Educação Física, que trabalham dança das escolas da rede municipal
Cerca de 93 crianças do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série, participaram nesta sexta-feira 6, da apresentação do Projeto de Dança, que aconteceu no auditório da Fundacc, onde estiveram presentes centenas de pessoas.
O trabalho, que faz parte dos Projetos Especiais de Educação Física, da Secretaria Municipal de Educação, teve como objetivo, trabalhar com os alunos em atividades culturais, no período inverso ao horário de aula, ocupando o tempo ocioso que as crianças têm fora da escola.
Estiveram envolvidas no projeto as Emef’s Carlos Altero Ortega, do Morro do Algodão, Santina Nardi Marques, do Estrela D’Alva, Bernardo Ferreira Louzada, do Rio do Ouro e Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro Tinga, sob a coordenação das professoras de Educação Física, Adriana Pileggi, Rosemary Bueno e Laís Lippi.
Segundo a professora Adriana, o que diferencia o projeto das demais escolas é justamente não ser uma aula de dança dentro do horário de Educação Física e sim, um trabalho à parte. “Todos os alunos podem participar. É uma espécie de dança inclusiva, onde o mais importante é a criança manifestar a vontade de participar. Não dançam apenas os melhores... todos tem grande importância nesse trabalho”, explicou.
Durante a apresentação, a platéia se emocionou com a criatividade das crianças e no final, as diretoras das escolas envolvidas e as professoras coordenadoras do projeto foram homenageadas. A secretária municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos, também presente ao evento, falou do trabalho realizado com os alunos, os resultados do projeto e a importância de estar levando para a escola não apenas o estudo, mas atividades de lazer e entretenimento. (Fonte: SME/PMC)

Escola de Pais do CEI Travessão finaliza turma pela segunda vez

Caraguatatuba - A Escola de Pais Cidadãos... Um Sonho Possível, teve sua Segunda turma encerrada no Travessão, nesta Quinta-feira 5. O projeto, que tem como principal objetivo, trabalhar com os pais questões como educação, relações familiares, laços entre pais e filhos, saúde, segurança e outros temas, tem duração de 3 meses e já aconteceu duas vezes no CEI do Travessão a uma vez no CEI João Bolinha, no bairro Casa Branca.
A Escola de Pais, que se realiza em razão da parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e Fundação Orsa, leva à comunidade participante, convidados voluntários muito especiais, que junto com os Pais Cidadãos fazem a reflexão de temas importantes em nossa sociedade atual.
Essa foi a Segunda turma realizada no Travessão, e no próximo ano, a idéia é expandir o projeto para os pais de alunos do CEI Sertão dos Tourinhos e posteriormente para o CEI do Perequê-Mirim.
Para o fechamento do curso, os alunos do projeto receberam a coordenadora da área de Educação da Fundação Orsa, Vera Melis, que abordou sobre a importância de trabalhar o lúdico entre pais e filhos. Durante o trabalho, vários pais se manifestaram sobre a importância da Escola de Pais e no que o projeto melhorou a qualidade de vida das famílias, os relacionamentos dentro de casa e muitos outros conceitos. Para Vera Melis, “o maior tesouro é justamente poder ver essa transformação na maneira de pensar dos pais, começando na questão de tentar entender o universo na criança pequena”, explicou.
Esteve também presente no encerramento a Secretária de Educação de Caraguatatuba, Roseli Morilla Baptista dos Santos, que falou da importância do projeto, e da satisfação de ver ali pais preocupados com a família, com a educação, e participando de um projeto como esse com dedicação. (Fonte: SME/PMC)

1º Sarau Literário da Emef Getuba atraiu centenas de pessoas

Caraguatatuba - Os alunos da Emef Maria Thereza Souza Castro, do bairro Getuba, em Caraguatatuba, deram um show de poesia neste último Sábado 7, com a apresentação do 1º Sarau Literário, realizado nas dependências da igreja Holiness, no bairro Getuba.
O evento, apresentado pelos próprios alunos, mostrou à comunidade presente a importância da cultura para o povo, através de textos, músicas e poesias de brasileiros consagrados, como Vinícius de Moraes, Milton Nascimento, Pedro Bandeira, além dos poetas críticos e atuais de nossa literatura. Foram apresentadas também músicas temáticas além de uma interpretação da poesia de Camões musicada por Renato Russo.
Estiveram presentes no evento centenas de pessoas, além da supervisora Wanderly Alves de Araujo, representando a secretária de Educação, Roseli Morilla, a supervisora da escola, Gislene Conceição e o capitão do Corpo de Bombeiros, Alexandre Reis.
Foram apresentados vários números com crianças de todas as séries da Emef Maria Thereza.
No final da apresentação, as professoras organizadoras do evento foram homenageadas pela Secretaria Municipal de Educação, através de flores, entregues pelos próprios alunos, e a supervisora de ensino, Wanderly Alves de Araujo, falou da importância da cultura na educação hoje “A educação é a maior arma que nós temos e hoje pudemos comprovar, com esse belo espetáculo, que de certa forma a escola está colaborando para tornar nossos alunos adultos críticos e conscientes, para uma sociedade melhor e mais justa”, enfatizou.
Todos os alunos participantes receberam no final do Sarau livros como forma de agradecimento pela manifestação cultural realizada por eles. (Fonte: SME/PMC)

Ponte da Ilha do Sol é uma realidade, diz Nézão

Caraguatatuba - A construção da ponte que liga o Rio do Ouro a Ilha do Sol, no bairro do Rio do Ouro, já é uma realidade. Graças ao empenho do Vereador Nézão a ponte deverá estar pronta e inaugurada até o final deste ano. A ponte é uma reivindicação daquela comunidade há pelo menos 15 anos.
Os moradores do bairro do Rio do Ouro, na zona leste da cidade, vem reivindicando a construção da ponte que liga o bairro a comunidade denominada "Ilha do Sol", há pelo menos 15 anos, quando constantes e fortes chuvas destruíam o acesso dos moradores àquela localidade.
Atualmente a única via de acesso é uma ponte de madeira, com guard-rail de ferro, onde passam apenas pedestres, bicicletas e motos. Automóveis, camionetes e caminhões chegam até a margem e de lá a entrega de cargas é feita de forma manual.
Graças ao empenho do Vereador Nézão, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PPS), abriu licitação para a construção da ponte, que tem cerca de 20 metros de comprimento, por 6 metros de largura.
A ponte é feita de concreto armado pré-fabricado, no mesmo estilo das pontes e viadutos de rodovias como a Ayrton Senna (SP-70) e Don Pedro 1º (SP-65). O guard-rail também será de concreto armado e pré-fabricado e suas alças serão feitas do mesmo material.
Com esta obra a população do Rio do Ouro, bem como da Ilha do Sol, terá o seu maior problema resolvido, pois com a altura e a estrutura da ponte, não haverá correnteza, chuva ou escorregamento de margem que impeça a passagem de veículos e pedestres.
Para o Vereador essa é a sua maior vitória como Vereador de primeiro mandato. "Tantos tentaram e nada conseguiram e graças a minha luta, fé e o prefeito Antonio Carlos, estamos resolvendo o maior problema do Rio do Ouro", disse. A inauguração da ponte deverá ocorrer até o final deste mês. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Polícia Rodoviária muda de lugar em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Vereador Nílson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, conseguiu junto a Secretaria Estadual da Segurança Pública, a mudança de local do posto da Polícia Rodoviária na Rodovia dos Tamoios, denominado SP-99/3. A mudança é estratégica e tem como objetivo aumentar a segurança na rodovia.
A Rodovia dos Tamoios liga Caraguatatuba a São José dos Campos, passando por Paraibuna, é conhecida no meio rodoviário pelo código SP-99 e tem uma extensão de 83 quilometros.
A Polícia Rodoviária divide a estrada em 3 pontos; SP-99/1 no início da rodovia e saída de São José dos Campos, SP-99/2 no posto situado no alto da Serra, por volta do quilometro 61 e o posto conhecido como SP-99/3, localizado no final da rodovia, instalado no quilometro 81 + 700 metros e próximo ao Terminal Rodoviário de Passageiros "Aldo Navarro Magalhães".
O local onde se encontra atualmente o SP-99/3 deixa livre uma via de acesso para marginais, traficantes e ladrões de carro, que podem subir a serra, fugindo da Polícia Rodoviária. Esta via de acesso é o bairro do Rio do Ouro, de onde o meliante pode chegar usando a rua Irmã São Francisco, no centro da cidade.
A intenção do Vereador Nílson Lopes da Silva - o Nézão (PPS), é a estreitar as vias de acesso, para que nenhuma fique fora do alcance da Polícia Rodoviária. Para que isto aconteça, o Vereador remeteu ofício ao Secretário de Segurança Pública, Saulo Abreu Filho, em agosto deste ano, pedindo a mudança de localização do posto da Polícia Rodoviária.
A reivindicação foi atendida e segundo despacho do Secretário Abreu Filho, o novo posto ficará localizado no quilometro 80 + 800 metros, depois da saída do bairro do Rio do Ouro. As obras de terraplanagem devem começar o quanto antes.
Ainda não se sabe qual será o tamanho do posto, nem quando as obras estarão prontas, mas há a certeza de que o acostamento do outro lado da pista na nova localização será ampliado para facilitar a fiscalização. Para o Parlamentar esta é uma de suas maiores vitórias. "Colaborar com a Polícia Rodoviária e de quebra, auxiliar na melhora e manutenção da segurança nas estradas é algo para mim de extrema alegria", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Saem os primeiros créditos do Banco do Povo Paulista de Ilhabela

Ilhabela - A Unidade do Banco do Povo Paulista de Ilhabela concedeu nesta sexta, 06, as duas primeiras liberações de crédito desde a sua inauguração em 19 de outubro deste ano. A entrega do cheque foi feita simbolicamente nesta segunda, 09, pelo Prefeito Manoel Marcos, na sede do Banco, no Perequê.
O crédito foi concedido para Marinéia Fagundes, que atua no mercado informal prestando serviço de Assessoria a Hotéis e Pousadas na área de panificação e confeitaria. Segundo Marinéia há algum tempo a procura pelo serviço vem crescendo então, investirá em equipamento para atender a demanda.
O outro crédito foi para a comerciante Janine Pereira de Araújo, que investirá em mercadoria para seu Bar.
Cerca de 20 pessoas procuram o Banco do Povo de Ilhabela semanalmente, mas, para obter o crédito é preciso passar por um processo que pode levar de cinco a dez dias dependendo da agilidade do cliente na entrega da documentação.
O Banco do Povo Paulista é um convênio entre Governo do Estado através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e a Prefeitura Municipal e atende, principalmente, empreendedores de baixa renda. Os limites de financiamento estão entre R$ 200 e R$ 5 mil para pessoas físicas e jurídicas e até R$ 25 mil para cooperativas e associações.
Para empréstimos destinados a aquisição de mercadorias – capital de giro - o prazo de pagamento é de até seis meses, enquanto para investimentos em bens fixos – máquinas, ferramentas e equipamentos – em até 18. Os juros são de 1% ao mês.
Como conseguir o crédito - O financiamento estará disponível apenas para residentes do município há mais de dois anos com endereço fixo; pessoas que estão produzindo no município há mais de seis meses; ter o nome limpo no SPC e SERASA e ter um ganho bruto menor que R$ 87. 300,00 nos últimos 12 meses.
O crédito se destina a aquisição de mercadorias, investimentos em equipamentos e bens fixos no estabelecimento. O Banco não fará o financiamento para quem quiser Iniciar um novo empreendimento, pagar dívidas ou comprar carro de passeio. (Fonte: PMI)

Petrobras simula incêndio no Tebar

São Sebastião - A Petrobras de São Sebastião vai realizar um simulado de incêndio para os moradores dos bairros vizinho ao Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) na quinta-feira. As pessoas vão receber instruções de segurança em casos de acidentes no terminal. "É um serviço de prevenção pois é mínima a possibilidade de incidentes", disse o coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Rogério Migueis. Na próxima semana, a empresa vai capacitar 300 voluntários de Caraguatatuba para trabalhar na limpeza de petróleo nas praias. A medida vai agilizar os trabalhos de emergência diminuindo o impacto ambiental em casos de vazamento de óleo. (Fonte: ValeParaibano)

Malha Sebastianense é Campeã Paulista de 2002

São Sebastião - O time de malha de São Sebastião sagrou-se campeão paulista de 2002. A final ocorreu neste domingo, dia 8, em Campinas, contra o time de São Paulo, Jardim Peri. São Sebastião venceu as duas partidas do jogo por 170 a 134 e 158 a 134.
Esta é a terceira vez que o time sebastianense chega a final e, por duas vezes, conquistou o vice-campeonato. Em 1999, São Sebastião perdeu para São Caetano do Sul e, em 2001, para o Embraer, de São José dos Campos.
Na semi-final do campeonato paulista, o time sebastianense enfrentou Pindamonhangaba, atual campeão dos Jogos Regionais, em Mogi das Cruzes, e venceu por 2 a 1. Pinda vinha fazendo uma ótima campanha, derrotando os time campeão e vice-campeão dos Jogos Abertos, São Caetano e Franca, respectivamente.
Participaram do Campeonato Paulista, este ano, 40 clubes. São Sebastião disputou este torneio desfalcado, já que quatro jogadores de ponta saíram do time, sendo substituídos por alunos novatos da escolinha municipal.
“Cada ano a disputa pelo título fica mais difícil. O Jardim Peri já disputou três finais e sempre com os mesmos jogadores. Além de experiente, o time tem tradição. Percebemos que dava para vencer, quando conquistamos a Liga de Jacareí”, disse o técnico sebastianense, José Francisco da Silva, o Zico.
Com este resultado, São Sebastião já garantiu a classificação para o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em março, em Brasília. (Fonte: PMSS)

Atletas ficam entre os melhores do Vale no Tênis de Mesa

São Sebastião - Neste domingo, dia 8, três atletas de Tênis de Mesa de São Sebastião participaram do Top 8 – campeonato que define os oito melhores do ano da Liga Valeparaibana.
O torneio, que ocorreu no Ginásio João do Pulo, em Pindamonhangaba, contou com a participação de Jonathan Silva (cat. adulto) – 7º lugar; Tatiane Guedes (cat. adulto) - 5º lugar; e Marina de Oliveira (cat. infantil) – 3º lugar.
O grande destaque da equipe foi Marina de Oliveira, que treina tênis de mesa na escolinha municipal há apenas 9 meses e já conquistou o 4º lugar nos Jogos Abertos do Interior de Franca e agora obteve o melhor resultado para a cidade no Top 8.
“O que ela fez não tem explicação. Contávamos que a Marina fosse conquistar o 6º ou 7º lugar, mas quando derrotou as atletas de Cruzeiro, passamos a esperar tudo”, diz o técnico do time, Jonathan Silva.
Aos 14 anos, Marina começou a treinar tênis de mesa, no ano passado, após ganhar uma raquete de seu pai. Desde então, ela tem dividido seu tempo entre os treinos de futsal, outra paixão, e o novo esporte.
Surpresa com a boa colocação entre os top 8, Marina já pensa em se dedicar mais ao tênis de mesa. “Não acreditei quando ganhei de virada da primeira do ranking, Mariana Costa, de Cruzeiro. Estava dois a zero e virei para 3 a 2. Treinei mais esta última semana porque estava em provas na escola. Prefiro futsal mas se der certo no tênis de mesa, quem sabe”. (Fonte: PMSS)

Simulado para comunidade que vive no entorno de área indústrial
O Simulado de Abandono de Área quer avaliar o preparo das pessoas para uma Situação de Emergência

São Sebastião - No próximo dia 12 de dezembro, a partir das 15 horas, o bairro Vila Amélia, município de São Sebastião, participa de um Simulado para avaliar o preparo dos moradores para enfrentar uma situação de risco.
A atividade marca o Dia do Alerta no Município, que está inserido dentro do APELL (Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais), que tem a realização da Comissão Municipal de Defesa Civil do Município e apoio da PETROBRAS/TRANSPETRO.
A partir de hoje, dia 9, os agentes da Defesa Civil estarão visitando as residências, orientando as pessoas e distribuindo material explicativo sobre os procedimentos para a realização do exercício simulado.
São cinco os bairros situados próximos a área industrial, porém o simulado envolverá a Vila Amélia. A comunidade, localizada na região central do município é predominantemente residencial, com estabelecimentos comerciais, escolas e delegacias, abrigando uma população de 1500 pessoas.
Para este Simulado, a Defesa Civil do município esta preparando algumas ações para a comunidade, no intuito de informá-la sobre os procedimentos que devem ter no caso de uma Situação de Emergência.
Segundo secretário executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil, Luiz Figueiredo, a administração municipal deve garantir a participação da comunidade aliando este preparo ao avanço tecnológico na área de preservação e contingência desenvolvida pela empresa.
“O nosso objetivo é atuar com responsabilidade, o APELL vem sendo desenvolvido e operacionalizado no município de São Sebastião com pioneirismo no País, e este resultado ressalta a importância do trabalho em conjunto do governo, empresa e comunidade, os três setores que aliados auxiliam na construção de uma sociedade responsável”, declara.
Estarão presentes durante o exercício simulado, órgãos licenciadores ambientais, órgãos de segurança, representante da ONU e técnicos em gestão ambiental que avaliarão e levantarão indicadores no intuito de gerar informações para auxiliar no aperfeiçoamento do processo, melhorando cada vez mais a atuação coordenada entre empresa e comunidade numa Situação de Emergência.
Este Simulado está inserido no Plano de Ação e Emergência desenvolvido através do Processo APELL, um projeto desenvolvido pela ONU - Organização das Nações Unidas após ocorrências de acidentes industriais de grandes proporções, onde diversas pessoas foram prejudicadas por falta de conhecimento em como se comportar diante de uma situação de risco, por isto o projeto é direcionado para as comunidades.
O processo APELL existe desde 1992, e até 1999 foi executado por uma equipe técnica, quando em 2002 foi concretizado com a elaboração do Plano de Ação e Emergência desenvolvido para democratizar o acesso as informações sobre riscos que possam ocorrer no bairro, por isto todas as ações ligadas diretamente ao Plano são discutidas, avaliadas e definidas com a participação da comunidade. (Fonte: PMSS)

Campeonato Internacional reúne os melhores laseristas da América do Sul

São Sebastião - A partir do dia 11 de dezembro, os melhores laseristas da América do Sul estarão concentrados em São Sebastião, onde vão disputar o Campeonato Hemisfério Sul de Laser. A classe Laser ficou famosa em todo o Brasil, graças a um dos maiores fenômenos da vela brasileira – Robert Scheidt, hexacampeão mundial na classe.
O evento, que no ano passado foi disputado no Chile, ganhou sede em águas brasileiras depois de uma solicitação do atual presidente da classe na América do Sul e Central, Carlos Fanucchi. "Nós temos credibilidade e um excelente potencial para organizar campeonatos importantes como este", comenta Fanucchi.
O Hemisfério Sul de Laser que será realizado de 11 a 15 de dezembro, na praia do Porto Grande, região central de São Sebastião, já tem confirmado os principais velejadores sul-americanos da classe, entre eles, os argentinos Diego Romero, atual representante do país nas olimpíadas, Miguel Poli, Martin Ienlsius e Júlio Alsoganay. "Os argentinos virão com toda força para cima dos brasileiros", disse Carlos Fanucchi.
O atual hexacampeão mundial Robert Scheidt, também estará presente e fez, pessoalmente, uma carta convidando os amigos estrangeiros para uma boa velejada no canal de São Sebastião. "Vou participar deste campeonato, por ser uma ótima oportunidade de competir numa das melhores raias do Brasil. O Canal de São Sebastião é o lugar onde tenho velejado e treinado desde criança.", coloca Scheidt na carta divulgada nos site oficial do evento (http://www.esporteclube.com/hemisferio). Outras feras brasileiras ainda devem se unir a ele na disputa pelo título, como Mateus Tavires, da Bahia; Bruno Fontes, de Santa Catarina e Tiago Rodrigues, do Ceará; terceiro colocado no mundial de Laser Radial este ano.
Também estarão presentes velejadores do Chile, Paraguai, República Theca e Espanha. Mas, segundo Fanucchi, a tradicional rivalidade entre brasileiros e argentinos deve prevalecer durante o Campeonato Hemisfério Sul. "Hoje, brasileiros e argentinos são os grandes destaques da classe laser e geralmente dominam os campeonatos sulamericanos", comenta. Mas, ele avisa: "Rivais sim, inimigos nunca. Aprendemos muito um com o outro e competir na mesma raia é sempre uma aprendizado importante", finaliza.
Além das maravilhas naturais, brasileiros, argentinos, paraguaios, espanhóis e chilenos ainda devem encontrar boas condições de vento. No mês de dezembro a temperatura costuma variar entre 20 e 25 graus Celsius e os ventos atingem uma velocidade média entre 12 e 20 nós.
O Hemisfério Sul de Laser é o segundo evento internacional sediado em São Sebastião. Em 1997, a cidade foi um dos pontos de parada dos participantes da Volvo Ocean Race e foi considerada pelos velejadores como a mais receptiva de todo o campeonato. Para a classe laser, este é também o segundo campeonato importante da América do Sul. Em agosto eles participaram dos Jogos Sul-Americanos sediado no Rio de Janeiro.
O Hemisfério Sul de Laser é uma realização da Associação da Classe Laser com organização da DS e apoio técnico da Federação de Vela do Estado de São Paulo. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza Concurso de Poesia Nhô Bento

São Sebastião - Os jurados do 20º Concurso Nhô Bento definiram na noite de sexta-feira, dia 6, às 20 horas, no Teatro de São Sebastião, as cinco poesias vencedoras. São elas: “A Vida e o Pão”, de Ironilde de Oliveira Braz; “Brevidade”, de Maura Cristina da Silva; “Natureza, Dona Iméria e suas Esteiras”, de Servo de Jesus Oliveira; “São Sebastião”, de Maria do Carmo Rodrigues Ferraz de Mello; e “Tens”, de Juliana Ramira dos Santos.
Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que contou com apresentações de dança e música. O prêmio Revelação foi para Rafael Puertas, com a poesia “In Metrô”. Já o prêmio Melhor Intérprete foi para Márcia Ferreira, que interpretou a poesia “Mãe Terra”, de Lavínia de Mattos.
Quinze poesias concorreram na etapa final do concurso, sendo elas: “A vida e o pão” (Nide), “Brevidade” (Caracol), “Coisa de um doido” (Eco), In Metrô (Stressado), “Inêz” (Coração Alado), “Mãe Terra” (Pote), “Natureza” (Poéto Anarfabéto), “O Pescador” (Dindé) e “O raiar de um novo dia” (Judá).
Ainda: “Portal Marinho”(Liz Salluin), “Soneto à São Sebastião”(Escorpião V), “Súplica de uma criança abortada” (Jôsy), “Tens” (Luzdoluar), “Útero” (Maresias) e “São Sebastião” (Cathy).
O festival resgata os vestígios que fazem lembrar os senhores de engenho, as sinhazinhas, os ricos comerciantes e os jovens que frequentavam clubes literários, onde declamavam poesias e apreciavam boa música de cravo e violino.
O nome do concurso foi escolhido em homenagem ao cancioneiro popular local conhecido por Nhô Bento, que nasceu no bairro do Pontal da Cruz, em 12 de março de 1902.
Filho de caiçaras de viviam da pesca, o poeta estudou no Grupo Escolar “Henrique Botelho” – hoje, sede da secretaria de Turismo, Esportes e Cultura – e, desde então, demonstrava seu dom para escrever.
Ainda jovem, ele foi para São Paulo tornando- se um poeta em linguagem cabocla. Em 1946, Nhô Bento editou o livro “Rosário do Capiá, onde estão reunidas 58 poesias.
No prefácio do livro, o escritor Monteiro Lobato escreveu o seguinte trecho: “Leia o Rosário do Capiá, se quer tomar um banho de imersão em poesia pura e travar relações com a língua do Jeca, muito mais interessante e inteligente que esta nossa língua de letrudos”. (Fonte: PMSS)

Receptivo turístico de Ubatuba


Ubatuba - Quem acaba de descer a serra de Taubaté chega ao posto de guarda, vê uma barraquinha de lona, com duas cadeiras e uma caixa de maçã vazia servindo de mesa, com uma faixa pendurada em um poste com os seguintes dizeres: “Parada obrigatória”. Nas entrelinhas, se lê fiscalização de ônibus e vans, Comtur.
Para uma cidade como a nossa, que se diz turística, uma empresa municipal de turismo como a Comtur manter uma tenda dos milagres como esta na entrada da cidade é no mínimo uma incoerência como nossa primeira apresentação.
Na última sexta-feira, quando passamos pelo local, nenhum dos fiscais estava em seu posto de trabalho. E com toda a razão, pois chovia bastante no horário e a barraquinha não apresenta a menor condição para se ficar embaixo dela com chuva.
Sempre ouvimos a mesma história que a cidade precisa de um turismo de qualidade. Como turista de qualidade se nós não oferecemos qualidade? (Fonte: Jornal A Semana)

Pássaros de Ubatuba atraem o interesse de todo o planeta

Ubatuba - Ubatuba é mesmo uma terra surpreendente! Suas características atípicas climáticas e geográficas promovem fenômenos naturais que atraem cientistas, astrônomos, ornitólogos, entre outros estudiosos e curiosos de todo o planeta... como, por exemplo, o milagre da mandioca (que ao ser plantada mesmo doente nasce sadia), ou como a curiosa ausência de sombra ao meio-dia de 22 de dezembro provada pelo solstício de verão. Enfim... inúmeros e atraentes fatos e casos únicos e de repercussão mundial. Agora Ubatuba vem se destacando como “o segundo lugar melhor lugar para observação de pássaros de toda a América do Sul”.
Tudo começou na década de 70, na Fazenda Capricórnio, localizada no bairro do Taquaral, quando o ornitólogo (acadêmico em biologia, especializado em aves) Ed Edwien O. Wills com o apoio do proprietário Hans fazia seus estudos, quando o destino lhe colocou frente à frente com a espécie Bamboo Antishrike (ave que se alimenta de insetos parasitas do bambu) antes nunca observada em nossa região. Assim, através de documentos fundamentados, este primeiro pássaro foi parar no Guia Internacional especializado, a partir de então, atraindo para Ubatuba ornitólogos e ornitófilos (pessoas que têm por hobby primordial a observação de pássaros) do mundo inteiro.
Estes estudos, até os dias de hoje, já catalogaram em Ubatuba cerca de 400 aves características da Mata Atlântica e outras 40 espécies encontradas somente no município como, por exemplo, a Maria-tesourinha, Saíra-ferrugem, Sanhaço-rei e Peito-pinhão. O trabalho destes observadores e estudiosos está proporcionando para o município uma atenção para um novo tipo de turismo: o científico. Carlos Rizzo, que vem dando continuidade de apoio a este trabalho, diz que em Ubatuba os melhores lugares para observação considerados pelos estudiosos são: o Sertão do Angelim (Casanga), Sertão das Cutias (Praia Dura), Rio Escuro e Taquaral.
Em setembro do ano passado, o fotógrafo Edson Endrigo fotografou em detalhes pela primeira vez (em Ubatuba) a espécie Buff-Throated Purpletuff, logo editado nos catálogos especializados, que circulam por todo o país e o mundo. Estes observadores levam dias, meses e até anos para conseguir descobrir novas espécies ou famílias; muitos deles são equipados por tecnologias ultra modernas. Mas esta nova projeção do município está incentivando a formação de um grupo de ornitófilos de Ubatuba que poderá vir a contribuir para a ciência e para a projeção turística e educacional deste mais recente título de projeção internacional. Eles também estão providenciando um Checking List para auxiliar na documentação. Carlos Rizzo dá uma dica para os futuros ornitólogos que pretendem iniciar despretensiosamente. O segredo é a paciência e uma observação, que pode até ser iniciada com um equipamento básico: o binóculo. Uma espécie atrai a outra. Por exemplo, primeiro vem a curruíra; atrás dela, o pardal; depois, o tico-tico e logo, o bem-te-vi. Alguns pássaros são característicos urbanos, outros rurais, outros exclusivos da mata virgem. Um dia, um observador percebeu que havia uma saíra de perna amarela e outra de perna preta. Esta era única diferença aparente entre elas, porém faz com que pertençam a famílias distintas. Observar e observar, uma cor, uma pinta ou hábito pode denunciar as adaptações que uma espécie sofreu e talvez denuncie porque teve que mudar de região. Enfim, este novo atrativo ecológico requer a atenção de guias especializados. Em Ubatuba, a Agência Belmar vem se estruturando para receber os interessados.
Maiores informações: (12)3833-7422. (Fonte: Jornal A Semana)

Polícia Militar pega preguiça

Ubatuba - Na semana passada, populares que passavam pelo retão da praia Grande, já bem perto do trevo da Grande, avistaram uma preguiça que tentava atravessar a pista. Em primeiro lugar, impediram que o animal tentasse atravessar a pista, pois na velocidade que ela anda levaria muito tempo e, com certeza, ela iria morrer atropelada; depois, acionaram a Polícia Militar que se dirigiu para o local e, com muito trabalho e muito cuidado, conseguiu pegar o animal e colocá-lo dentro da viatura. Depois de muita mão-de-obra, pois ela entravou uma das patas na lataria do carro e não soltava por nada, e quando tentavam tirar ela tentava dar uma pegada na mão do policial, o animal foi colocado dentro do carro e levado para os cuidados da Polícia Ambiental.
Nossa cidade nos mostra certas surpresas, de vez em quando. Em momentos que achamos que estes bichinhos já não podem mais serem vistos tão perto, um nos surpreende e tenta atravessar uma pista tão movimentada e numa região já bem habitada. São momentos que nos lembram que moramos encostados na Mata Atlântica e que eles é quem dominavam estas terras há poucos anos atrás. (Fonte: Jornal A Semana)

Carta do Leitor

Quilombola - Agradeço o comentario do Jornalista Celso Teixeira Leite. Na realidade, quando me referi à SP-99, estava pensando na SP-55, que efetivamente está em estado de abandono. É inacreditável que uma das Rodovias mais cênicas do País esteja neste estado. Utilizo esta estrada há mais de vinte anos e NADA foi feito até hoje a não ser um pequeno recapeamento próximo à Tabatinga. Nem o acostamento é pavimentado, o que seria o minimo. Isto sem falar da "Rotatória" que a Prefeitura de Caragua criou no ano passado e depois (por algum milagre) desmanchou.
Gostaria de ter uma posição do assessor da PMU sobre o acesso de veículos diretamente nas praias, sem controle, fazendo churrascos, e deixando sempre o lixo na areia, principalmente latas e garrafas plásticas, embalagens, sem falar das sobras de comida.
Outra coisa, não dava para contratar alguem com mais bom gosto para projetar aquele "Pórtico" medonho que fizeram na divisa Caragua-Ubatuba?
Que tal se inspirar um pouco na Ilhabela?

Milton Gomes


Férias do Prefeito I - Concordo completamente com Sra Nilda Maria, tambem não moro em Ubatuba, mas é unica Cidade que frequento pelo menos 2 vezes ao ano com minha familia. Venho acompanhando os noticiarios e uma coisa que percebe-se, como tem pessoas que gostam de ser oposição, mesmo não tendo assunto. Existem outros assuntos, muito mais importantes.No meu ponto de vista e o que esta demostrando que Sra. Bel está com uma briguinha pessoal com a diministração local da Prefeitura de Ubatuba, e está deturpando o assunto.
O prefeito ou qualquer trabalhador que é de carne e osso, como todos nos, tem direito as ferias e a mesma deve ser negociada como a de qualquer um funcionários, ou seja um acordo entre ambas as partes. Se ele e os vereadores chegarem a uma data, teremos de aceitar é um direito e acabou.
OBS: se está moda pega, vão querer se meter na nossas ferias tambem, e isto é muito pessoal.

Pedro Silva


Férias do Prefeito II - A Dna Nilda Maria, realmente não é daqui, sugiro a ela que fique na cidade, converse e observe, e somente depois, faça seu comentário. Não liga não Bel, ela não sabe de nada. Mas acho que estou descobrindo o porque das férias, Ele vai fugir dos borrachudos. E assim vamos de retrocesso em retrocesso.

Ricardo Teixeira Amorim
Maranduba, Ubatuba, SP


Foto do Dia:
Baía de Caraguá
Caraguatatuba
Vista da Baía
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas


 F
aça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Radar Litoral Cooperativa Educacional Ubatuba Pousada albatroz

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor