Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 13 de dezembro de 2002 - Nº 681 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Caraguatatuba:
   Caraguá libera ISS para ônibus
   Caraguá é destaque nacional em projetos de educação e saúde
   FAT forma 1500 alunos de Caraguá em cursos profissionalizantes
   Yamaha Festa agita Caraguá com Motocross Show
   Big Band Tom Jobim se apresenta no verão de Caraguá
   Prêmio Golfinho já tem vencedores
   Fundacc encerra mais uma turma do projeto TerrAmar
   1668 alunos recebem certificados dos cursos gratuitos
   Agenda Cultural de Caraguá
   Agenda dos Esportes em Caraguá
   São Sebastião se prepara para o Dia do Alerta

São Sebastião:
   Blitz quer coibir degradação no litoral
   Simulado de acidente no Tebar reúne 600 pessoas
   Desempregado é morto a tiros
   PM prende mulher com drogas em bolsa
   Rallye do Tesouro movimenta a praia de Maresias
   Costa Norte ganha sede e pelotão da Polícia Militar

Ubatuba:
   Dois anos de Secretaria de Agricultura e Pesca
   Bazar beneficente na Lagoinha
   Educação destaca Meio-Ambiente no encerramento do ano
   Escola e asfalto na Bela Vista
   Bolsa-Escola: recadastramento
   Escola ganha ampliação e reforma
   Rio Escuro-Monte Valério: propostas serão entregues dia 19
   Sete meses da implantação da secretaria do Meio Ambiente
   Menção honrosa a Paulo Ramos
   Secretário reassume a pasta de Arquitetura e Urbanismo
   Fundart mostra programação de final de ano
   Secretário recebe representantes do Mercado de Peixe
   Papai Noel chega de barco
   Ação Ambiental no Rio Indaiá

   Carta do Leitor



Caraguá libera ISS para ônibus

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba aprovou ontem o projeto que isenta a empresa de ônibus Praiamar do pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviços) a partir de 2003. A empresa é responsável pelo transporte coletivo no município. O projeto contou com o apoio de 11 dos 16 parlamentares.
Segundo o procurador geral do município, Sidnei de Oliveira Andrade, a isenção havia sido definida em acordo com a empresa para manutenção da tarifa na cidade em R$ 1,60. A Praiamar havia pedido que a passagem subisse para R$ 1,80.
"Com o acordo, o município conseguiu um reajuste inferior ao sugerido pela empresa", disse.
Nenhum diretor da empresa Praiamar foi localizado pelo ValeParaibano para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá é destaque nacional em projetos de educação e saúde

Caraguatatuba - Os Ministérios da Educação e Saúde estão divulgando a nível nacional projetos desenvolvidos pela prefeitura de Caraguatatuba nas áreas da educação e saúde. Este mês, publicações feitas pelos dois ministérios, consideraram vários projetos realizados no município como exemplos para outras cidades do país.
A divulgação e o reconhecimento a nível nacional dos projetos em andamento no município deixaram bastante feliz o prefeito Antonio Carlos da Silva. “Nossa prioridade sempre foi a educação. Tudo temos feitos com o objetivo de proporcionar a nossa comunidade um futuro melhor através do desenvolvimento educacional ”, destacou o prefeito.
A secretaria de Educação, Roseli Morilla, que recebeu as informações na Terça-feira, durante um café da manhã, na sede do MEC-Ministério da Educação, em São Paulo, também é só alegria. Segundo ela, apenas quatro dos 645 municípios do estado de São Paulo tiveram seus projetos reconhecidos a partir do programa Bolsa Escola. “ Caraguá vem se destacando pelas ações socioeducativas e intersetoriais que envolvem as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social ”, afirmou ela.
Na área da educação, o livro “As boas notícias que o Brasil tem para contar”, relata ações socioeducativas desenvolvidas em 32 municípios brasileiros, apenas quatro cidades do estado de São Paulo foram relacionadas: São Paulo, Caraguá, São Vicente e Praia Grande.
O levantamento nacional foi feito por especialistas na área da educação levando em conta os municípios que promovem a inclusão social e combatem o trabalho infantil. Caraguá ganhou destaque nacional com os projetos Lixomania, Horta Escola e de geração de renda.
O Lixomania envolve as unidades escolares do município na reciclagem e reutilização do lixo, conscientizando os alunos sobre a responsabilidade em conservar um ambiente saudável. Separando o lixo em papel, metal, plástico e vidro, as crianças construíram porta-lápis, jarras de flores, bonecos e até roupas e fantasias.
Por meio de parceria com a Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis- “Arte de Viver”, foi dada a partida para a coleta seletiva no município. Foi citado também o projeto de geração de renda da Assistência Social que envolve mais de cem pessoa- pais, mães e beneficiários do bolsa escola, que estão aprendendo a confeccionar bonecas de pano, estamparias e sabonetes para aumentar a renda familiar em Caraguatatuba.
O Horta Escola integra-se ao dia-a-dia da unidade de ensino, permitindo que os alunos e a comunidade tenham contato com a terra, interagindo com a horta e trabalhando com experiências e ações próprias. A produção é utilizada pela própria criança na merenda escolar.
A publicação “Políticas Intersetoriais em favor da Infância”, lançado este mês pelo Ministério da Saúde e que, serve como guia referencial para gestores municipais, destaca a parceria entre a Prefeitura e a Fundação Orsa- organização não governamental que tem como missão a formação integral da criança e do adolescente em situação de risco pessoal e social.
A Fundação Orsa assumiu dois centros de educação infantil e através de cooperação técnica vem desenvolvendo um programa de educação para crianças de 0 a 3 anos, buscando concretizar os direitos das crianças, o envolvimento da família e a participação da comunidade. Alguns projetos como Escola de Pais Cidadãos ( palestras para pais nas salas de aula) e “Criando Asas”, para crianças de 0 a 3 anos portadoras de necessidades especiais em parceria com a Secretaria da Saúde, foram considerados como referência para muitos municípios. (Fonte: PMC)

FAT forma 1500 alunos de Caraguá em cursos profissionalizantes

Caraguatatuba - O Fundo de Amparo ao Trabalhador, em parceria com a Fundacc e a Prefeitura de Caraguatatuba formou, pela 4ª vez em Caraguá, uma turma de 1500 alunos em cursos profissionalizantes para moradores da cidade, que estão sem emprego. Foram oferecidos 15 cursos da área de Turismo e Comércio que foram ministrados no Ceprolin com o objetivo de abrir portas para a população desempregada e sem qualificação profissional.
A formatura aconteceu no último dia 10, às 19h, na Catedral do Divino no bairro Indaiá com as presenças do prefeito Antonio Carlos da Silva, da presidente da Fundacc Eloíza Antunes, do secretariado municipal e do presidente da ACIC Jorge Washington.
Segundo a coordenadora pedagógica, Arlette Maria Vieira, 10% dos alunos que freqüentaram as aulas já conseguiram emprego, mesmo antes de terminarem o curso. Ela acrescentou que deficientes físicos também participaram das aulas e um dos destaques foi o jovem Gabriel Marconi, que entregou os diplomas aos formandos durante a solenidade. “É importante ressaltar que os portadores de necessidades especiais também têm muita força de vontade para aprender e trabalhar. Devemos então, dar oportunidade a essas pessoas, porque elas merecem”, completou Arlette. Gabriel Marconi se formou em ecoturismo e atendimento ao cliente.
Ela disse também que ficou muito satisfeita com os resultados obtidos e agradeceu o apoio incondicional do prefeito Antonio Carlos. “Com a força política que o prefeito tem, Caraguá tem conseguido muitas conquista e essa é mais uma. Ele é um prefeito atuante, que procura sempre trazer novidades para geração de renda no município”.
A carga horária dos cursos foi de 60 horas com classes superlotadas. O número de vagas oferecidas foi de 1678, mas as matrículas chegaram a 1800. (Fonte: PMC)

Yamaha Festa agita Caraguá com Motocross Show

Caraguatatuba - A Concessionária Autorizada Cavec Motos e Veículos Caraguá Ltda. promove no próximo dia 14, a Yamaha Festa em Caraguatatuba com uma série de atrações e exposições. Haverá test-drive, exposição de produtos da marca, check-up grátis e o Motocross Show Negretti com manobras radicais.
A festa acontece a partir das 9 horas na Praça Tom Ferreira, ao lado da Praça de Eventos, com a checagem gratuita dos equipamentos de segurança e manutenção de motocicletas de todas as marcas. Os test-drives serão com os novos modelos XTZ e YBR 125 cc. Haverá distribuição de cachorro quente e refrigerante grátis para todos que participarem do check-up e do test-drive.
Estarão expostos no local do evento os modelos XTZ 125 cc, YBR 125 cc e dois novos modelos de ATVs Yamaha com motor de 4 tempos de 80 e 660 cc.
A apresentação do Motocross Show Negretti será um espetáculo de “free-style” com motos de competição. O campeão brasileiro e paulista de Motocross, Jorge Negretti, estará presente dando um show de perícia e controle sobre as duas rodas.
A entrada é aberta ao público e a promoção é de toda a Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha. (Fonte: PMC)

Big Band Tom Jobim se apresenta no verão de Caraguá

Caraguatatuba - A Big Band Tom Jobin, regida pelo maestro Roberto Sion, fará um show no próximo dia 21, sábado, na Praça de Eventos, a partir das 21 horas, com seus 20 músicos.
Formada por alunos do Departamento de Música Popular do Centro de Estudos Musicais “Tom Jobim”, a banda tem pianistas, baixistas, bateristas e guitarristas, além dos trombonistas, saxofonistas e trompetistas que são os principais destaques da Big Band.
O repertório da banda varia desde as famosas orquestras americanas das décadas de 30 e 40, até arranjos atuais da música brasileira. As apresentações além de entreter o público, têm caráter didático. Pois são explicados o papel dos instrumentos dentro da música, o que desperta nos jovens a vontade de entrar para o mundo musical.
O maestro - O maestro Roberto Sion é um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira e se destaca por ser, além de saxofonista, flautista, clarinetista, compositor, arranjador e professor. Sion foi o vanguardista em utilizar os elementos do jazz e da música brasileira, seja ela Bossa Nova ou Samba, fazendo desse estilo sua marca registrada.
Aos 15 anos, decide-se pela música e segue para Berklee School of Music, onde aprofundou seus conhecimentos de arranjo e improvisação e estuda saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter foram seus professores de análise e composição.
Desde os 11 anos de idade, ele já tocava alguns instrumentos e recentemente, com trinta anos de música, recebeu uma crítica de um dos mais importantes alto-saxofonistas do mundo em sua estada no Japão.
Em 1998, Sion iniciou o trabalho de coordenador pedagógico dos cursos de música popular do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. É o maestro titular da Orquestra Jovem Tom Jobim desde sua fundação em julho de 2001. (Fonte: PMC)

Prêmio Golfinho já tem vencedores

Caraguatatuba - Mais três alunos tiveram seus trabalhos escolhidos no Prêmio Golfinho, realizado pelo MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, e no dia 13, sexta-feira, estarão sendo premiados. Em 1º lugar ficou Michael Rocco, da 7ªsérie da Emef ProfªMaria Tereza de Souza Castro, com o cartaz “Rocinha - Ninguém nasce assim”, em 2ª colocação, ganhou “Caraguá” realizado pelos alunos da 4ª série A da Emef Bernardo Ferreira Louzada, e em 3º lugar ganharam os alunos Davi, Izabela, Leonardo, Miryhan, William, da 1ªsérie do Centro Educacional AMA, com o trabalho “Cidade das Sucatas”. Os estudantes serão premiados com o prêmio Golfinho e kits do Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos.
O que é o Prêmio Golfinho? - Visando promover a integração das crianças e jovens de Caraguatatuba com o MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, contribuindo na formação e construção de sua cidadania através da interação com o patrimônio, a Fundacc criou o Prêmio Golfinho de Ação Educativo-Cultural, fazendo parte da proposta pedagógica do Pólo Cultural Profº Adaly Coelho Passos.
Através das visitas monitoradas pela historiadora Luzia de Toledo Prado, as crianças fazem um passeio pelas salas do museu, conhecendo a história de Caraguatatuba e em suas escolas, produzem um trabalho artístico sobre um tema visto na visita, ficam em exposição no MACC e são julgados por uma comissão. (Fonte: PMC)

Fundacc encerra mais uma turma do projeto TerrAmar

Caraguatatuba - A Fundacc e o Núcleo de Cerâmica Artesanal encerram mais uma turma do projeto de geração de renda - Curso de Cerâmica Terramar, no dia 14, sábado, a partir das 10 horas, no Porto Novo.
São mais cinco novos ceramistas na região: Sonia Meyres dos Santos, Márcia Bárbara Pinto, Claudia Canova Passos, Lucilene Ap. França Lucca Humphreys, e Nelcy Dione Martins.
Essa é mais uma turma que passa pelo projeto, e aprende a trabalhar a arte cerâmica com o artista Ben-Hur Vernizzi. Os alunos já estão trabalhando no Núcleo e produzindo peças que estão sendo vendidas, no antigo fraldário, na praia do Centro. Lá podem ser adquiridas inúmeras peças em estilos diferentes.
Durante o encerramento do curso, acontece a entrega dos certificados e a abertura do forno, quando os alunos vão retirar suas peças, que ficaram queimando durante dias.
Segundo a presidente da Fundacc, esse projeto objetiva oferecer um espaço de aprendizado e trabalho para a formação de ceramistas na região, visando a produção de artesanato que poderá ser absorvido pelo turismo e comércio. “As vagas são preenchidas após análise dos dados dos interessados, já que o projeto visa alcançar pessoas que pretendam futuramente a geração de renda através do aprendizado” comenta. O curso tem a duração de cinco meses e é gratuito.
Vernizzi garante que é grande a procura pelo artesanato local por turistas, decoradores, e pelos moradores - “Há a necessidade de um movimento artístico que tenha continuidade e traga benefícios. É uma opção no turismo cultural, com a participação da comunidade mais simples e seu artesanato” lembra o artista. Devido ao baixo custo da implantação e a matéria prima abundante, o artista vê a real possibilidade de haver continuidade após o curso por ser uma atividade simples e ter a venda garantida. (Fonte: PMC)

1668 alunos recebem certificados dos cursos gratuitos

Caraguatatuba - Aconteceu na terça-feira, 10, no Salão da Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá, o encerramento dos Cursos Básicos realizados pela SERT - Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e o Governo Federal em parceria com a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e o Ceprolin.
Foram 15 cursos que deram a chance de 1668 pessoas terem acesso a novas atividades nas áreas de turismo, hotelaria e administração de empresas.
Os cursos aconteceram entre 11 de novembro e 9 de dezembro de 2002, no Ceprolin e no prédio da antigo Clube Náutico na Praia das Palmeiras.
O comércio local terá à disposição mão-de-obra em Monitoria de Lazer e Recreação, Administração de Estoque e Reposição, Qualidade de Atendimento ao Cliente, Atendimento e Recepção em Hospedagem, Técnicas de Atendimento ao Telefone, Formação de Vendedores e Atendentes, Educação Ambiental e o Turismo, Marketing em Ecoturismo, Espanhol Básico para Hotelaria, Inglês Básico para Hotelaria, Auxiliar de Escritório e Secretariado, Conceitos Básicos de Hotelaria, Jardinagem e Paisagismo, Artesanato Geral, Qualidade e Produtividade nas Empresas. (Fonte: PMC)

Agenda Cultural de Caraguá

Caraguatatuba - Exposição de Arte Sacra Afeto e Fé de 14/12 a 6/1/2003. Obras do artista escultor Hélio Petrus, de Mariana, MG no MACC - São 26 peças com temas religiosos, Santos, Anjos, Querubins, Nossa Senhoras; esculpidas e talhadas, com vários tratamentos (envelhecidos, policromados, patinados).
Juntamente ao escultor, estarão expostos os presépios do MAS-SP Museu de Arte Sacra de São Paulo e presépios dos artesãos de Caraguá.
MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos - Pça Dr. Cândido Motta, 72, centro, Caraguá. Visitação: de terça a domingo, das 11 às 20 horas, com entrada franca.
A Fundacc Canta o Natal pela Paz
Dia 14/12 - Inauguração “Natal Iluminado” e Presépio na Pça Dr. Cândido Motta e abertura da exposição Afeto e Fé no MACC - 21 horas.
Dia 18/12 - Concerto de Natal - Orquestra e Coral do Projeto Guri - em frente ao Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos às 21 horas.
Dia 20/12 - Auto de Natal Dramatização dos alunos das Oficinas de Teatro da Fundacc. Local - Pça Dr. Cândido Motta, às 21 horas.
Dia 21/12 - Encontro de Corais “Vozes do Mar” - participação de corais das quatro cidades do Litoral Norte - Local: Pça Dr. Cândido Motta, às 21horas.
Dia 22/12 - Concerto de Natal na Pça Dr. Cândido Motta com a Banda Municipal Carlos Gomes, sob a regência do maestro Álvaro Ferraz e Coral da Emef Luiz Ribeiro Muniz, bairro Martin de Sá, sob a regência do maestro Zé P.P às 21 horas.
Dia 04 de janeiro - Festa de Santos Reis, com a participação da Folia de Reis do bairro do Tinga, no Ciefi Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, bairro do Tinga à partir das 15 horas.
Projeto Coreto em Sol - Apresentação de grupos musicais regionais, Banda Municipal Carlos Gomes e grupos de dança, na Pça Dr. Cândido Motta a partir do dia 10 de janeiro, sempre às sextas, sábados e domingos, às 21 horas. Aos sábados, os coretos das praças dos bairros do Porto Novo, Perequê-Mirim e Massaguaçu recebem o projeto Coreto em Sol, com a apresentação de grupos musicais de Caraguá. (Fonte: PMC)

Agenda dos Esportes em Caraguá

13/12/02 - A final da Copa Suceno de Futsal Livre acontece no próximo dia 13, a partir das 20h15 na quadra do Cemug. As equipes Contábil Toninho e Litoral Tintas disputarão a primeira colocação, enquanto os times Raiz Negra e União do Litoral disputam a terceira.
14/12/02 - A final da 2ª Copa Suceno de Futsal Infantil Masculino e Feminino e Vôlei Mirim Masculino será realizada no próximo dia 14 na quadra do Cemug às 8 horas. As equipes que disputam são das Regiões Norte, Sul e Centro de Caraguá.
15/12/02 - A fase final 4ª Etapa da 6ª Copa Litoral Norte de Natação, que seria realizada em Ubatuba, vai acontecer na piscina do Cemug no próximo dia 15 às 8horas. As equipes que vão disputar serão a S.E.L. de Ubatuba, a Academia Linha D’Água de Caraguá e a S.E.R. de Caraguá. (Fonte: PMC)

Vereadores se unem em torno de Gobetti em almoço

Caraguatatuba - Um grupo de 10 dos 17 Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba se reuniram na tarde de ontem, quinta-feira, dia 12 de dezembro, no Restaurante Mamalu, na avenida da praia, para demonstrar a união em torno do nome do Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), candidato à presidência da Câmara de Caraguatatuba, nas eleições do próximo dia 20. O encontro serviu para ratificar o apoio ao Parlamentar e sua chapa.
Estiveram presentes ao almoço os Vereadores Zézinho Prequeté (PDT), Vera Peixoto (PSDB), Madalena Fachini (PSB), Juarez Pardim (PSDB), Laércio Andrade - Bolha (PPS), João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), Nílson Lopes dos Santos - Nézão (PPS), Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB) e Aurimar Mansano (PTB) além do próprio Gobetti.
O almoço, regado a massas e saladas, serviu para ratificar o apoio dos Vereadores à chapa liderada por Gobetti que concorre a presidência da Câmara Municipal de Caraguatatuba, em eleição que acontece no próximo dia 20, às 16 horas e não mais às 19h30, como antes estava marcado.
A chapa comandada por Gobetti é formada por Juarez Pereira Pardim como vice-presidente; Vera Lúcia Moreira Peixoto (PSDB), primeiro-secretário e João Rodrigues de Godoy Filho - Baduca (PL), segundo secretário.
Gobetti está no seu primeiro mandato, tem suas bases eleitorais na zona sul da cidade, recebeu apoio do atual vice-prefeito, José Pereira de Aguillar (PPS), que o considera seu afilhado político e já ocupou a função de líder do prefeito na Câmara, em 2001, até se afastar por problemas de saúde. O Parlamentar é tido como renovador e progressista, tendo feito parte, junto com outros Parlamentares da "bancada renovadora" do Legislativo, por ser jovem e novato na política. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Blitz quer coibir degradação no litoral

São Sebastião - A Polícia Ambiental de São Sebastião conclui hoje uma blitz nas áreas de preservação do Litoral Norte. Segundo a polícia, o motivo seria as frequentes ocorrências de degradação ambiental à região do Parque Estadual da Serra do Mar. Ontem, a polícia registrou o corte de uma árvore de 25 metros de altura, no Bonete, em Ilhabela. A madeira seria usada para fabricação de canoas. A polícia autuou ainda um condomínio que estava sendo construído dentro da área do parque. O valor da multa pode chegar a R$ 7.000. (Fonte: ValeParaibano)

Simulado de acidente no Tebar reúne 600 pessoas

São Sebastião - Cerca de 600 moradores do bairro Vila Amélia, localizado próximo ao Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) de São Sebastião, participaram ontem de um simulado de incêndio. A atividade feita pela Petrobras visa orientar as pessoas sobre as medidas de segurança que devem ser usadas em casos de acidentes no terminal. A empresa simulou um incêndio em dois tanques de combustível. Em um período de cerca de 20 minutos, os moradores que ocupavam quatro quarteirões do bairro foram retirados de suas casas. O simulado é feito periodicamente. (Fonte: ValeParaibano)

Desempregado é morto a tiros

São Sebastião - O desempregado Manuel de Jesus dos Santos Silva foi encontrado baleado na noite de anteontem no bairro Itatinga, em São Sebastião. Segundo a Polícia Militar, Silva foi localizado por populares em um matagal na rua Ana Brun do Canto. Ele apresentava várias perfurações pelo corpo, inclusive na cabeça. O desempregado foi encaminhado para o pronto-socorro, mas não resistiu e morreu. A polícia informou que a vítima não tinha antecedente criminal e que desconhece o motivo do crime. Até o início da noite de ontem, a polícia não havia localizado o autor. (Fonte: ValeParaibano)

PM prende mulher com drogas em bolsa

São Sebastião - A desempregada E.A.L. foi presa na madrugada de ontem suspeita de tráfico de drogas na região central de São Sebastião. Segundo a Polícia Militar, após uma denúncia anônima, Elaine foi localizada dentro de um táxi na rua Caraguatatuba. Ela portava 250 gramas de maconha. A droga estava embalada para comercialização e escondida dentro de uma bolsa. O motorista do veículo alegou à polícia que apenas estava transportando a suspeita. A polícia investiga se a droga seria distribuída na região. Elaine foi detida e encaminhada à delegacia. (Fonte: ValeParaibano)

Rallye do Tesouro movimenta a praia de Maresias

São Sebastião - Começa HOJEo 85º Rallye do Tesouro, uma prova de regularidade entre Campinas e a praia de Maresias. O rallye já conta com mais de 500 competidores inscritos (150 veículos). É uma prova da qual podem participar veículos de todos os tipos, inclusive os com motor mil. No percurso, os participantes passarão por 21 cidades num período de 8h45m14s.
As categorias são turismo, graduada, feminina, pais e filhos e patrocinadores.
Durante o trajeto serão plantadas mil árvores, como parte das ‘tarefas’ a serem cumpridas pelos participantes, e a cada 100 mudas plantadas, serão tiradas dez fotos via satélite por GPS para controle dos organizadores.
O primeiro carro tem chegada prevista para as 17h15 do sábado, em frente ao restaurante “Os Alemão”, onde acontecerá uma confraternização à noite. No domingo será realizada a “Caça ao Tesouro”, aberta ao público em geral, e às 11h, serão entregues os “mapas do tesouro” com dicas de onde encontrar o prêmio: 500 gramas de esmeraldas.
Para participar basta se juntar a um participante do rallye e formar uma equipe que deve ter, no mínimo, três participantes.
Segundo o presidente da Salles Eventos, Orlando Salles Junior, é o quarto ano que o rallye vem para Maresias: “A praia de Maresias é a mais cotada pelos associados do clube, 5 mil membros em todo o país”, diz ele.
O percurso é mantido em sigilo e só será divulgado amanhã, a partir das 18h, com a entrega das planilhas de navegação, no restaurante Tony Roma’s, que também patrocina o evento.
A largada está marcada para as 7h, no Shopping Campinas e os participantes terão que levar 5 quilos de alimentos que serão doados para Campinas e também para a aldeia indígena de Boracéia.
Meio quilo de esmeraldas brutas, avaliadas em 15 mil reais, serão distribuídos entre os cinco primeiros colocados de cada categoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Costa Norte ganha sede e pelotão da Polícia Militar

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião, entregou na noite de ontem (foto) a sede do 2º Pelotão da Polícia Militar, localizado no bairro da Enseada, Costa Norte do município. A nova unidade atenderá o trecho compreendido entre a Praia das Cigarras e o bairro Canto do Mar, que faz divisa com Caraguatatuba.
O pelotão funcionará durante 24 horas no prédio que atualmente já abriga o Conseg (Conselho Municipal de Segurança) do bairro e a Regio-nal da Costa Norte, e terá à disposição duas viaturas e uma Base Comunitária Móvel, além de um efetivo de 19 soldados.
O prefeito destacou que a criação do 2º Pelotão da Polícia Militar “é um avanço muito importante em relação à segurança, pois uma das maiores preocupações da comunidade é a questão da violência”. Ele lembrou que as reivindicações dos moradores com relação ao aumento do policiamento no município datam de 20 anos atrás.
“Com o crescimento da população, a bandidagem tende a crescer, mas neste último ano do governo Geraldo Alckmin, obtivemos muitas conquistas na área, como a entrega de 11 viaturas para a cidade há alguns meses”, lembrou.
Paulo Julião prevê que nos próximos anos poderá haver um crescimento populacional na região da Costa Norte, pelo fato da região ainda possuir áreas disponíveis, o que já não ocorre no restante do município. “Em 1961, São Sebastião tinha apenas oito mil moradores. Em 2002, já estávamos chegando a quase 70 mil, isso excluindo as residências de veraneio, que representam cerca de 10% da população, quando ocupadas. Mas, em cerca de 30% dessas casas de veraneio, os proprietários já fixaram residência no município”.
Para o prefeito, “a implantação do pelotão da PM é fruto de um trabalho de diversas pessoas. É o resultado obtido graças aos esforços da própria Polícia Militar e da sociedade civil”, concluiu. O presidente do Conseg da Costa Norte, Ueneri Reich, afirmou que há oito anos a comunidade vinha reivindicando a implantação do pelotão na região. “Foi com muita luta, assim como foi com a implantação do Conseg”.
O vereador Ronaldo Lourenço disse que o pelotão facilitará a vida dos moradores, que a partir de agora não terão necessidade de se deslocar até a cidade para registrar ocorrências.
Durante a solenidade, ocorrida na noite de ontem, estiveram presentes, além do prefeito Paulo Julião, autoridades civis e militares, representantes de sociedades amigos de bairros e entidades de classe. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois anos de Secretaria de Agricultura e Pesca

Ubatuba - A secretaria de Agricultura e Pesca buscou o levantamento das demandas dos setores produtivos do município. No primeio ano fomentou encontros que resultou em um planejamento estratégico que trata da infraestrutura, da tecnologia e do processamento e comercialização, visando o desenvolvimento econômico e social das categorias da agricultura e da pesca.
Na área da infraestrutura a principal conquista foi a parceria da Prefeitura com o Governo Estadual, com a instalação de 8 novas pontes no município, com investimentos de cerca de R$600 mil. Estas pontes serão instaladas no primeiro semestre de 2003 e vão auxiliar o escoamento da produção agrícola e a melhoria da drenagem. Outro ponto importante foi a parceria com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), por meio do CBH/LN (Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte), para o desassoreamento do rio Grande que já está aprovado e será executado ainda no primeiro semestre de 2003. O valor do investimento é de R$208 mil.
No ítem tecnologia, Ubatuba foi o único município do país que recebeu apoio do Pronaf(Programa Nacional de Agricultura Familiar), em função do município ser originariamente voltada à pesca para cursos de capacitação.
A secretaria de Agricultura e Pesca também trata do processamento e comercialização. Está em andamento projeto de política pública denominado "Diagnóstico e Intervenções Emergentes", aprovado junto a Fapesp (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo), para viabilizar a comercialização e o beneficiamento de pescados e mexilhões do Litoral Norte. Outro salto de qualidade foi a conquista de um galpão de Agronegócios que também será instalado no primeiro semestre de 2003 para produtores agrícolas e de origem marinha, visando agregar valor e melhorar a renda do produtor. Este galpão é um investimento de R$280 mil. (Fonte: ACS-PMU)

Bazar beneficente na Lagoinha

Ubatuba - Os moradores e turistas da Lagoinha terão um programa diferente no próximo sábado. A partir das 14 horas, na Rua Rio de Janeiro, 645, a Sociedade Amigos da Lagoinha Norte - SALAN estará promovendo um bazer com mercadorias cedidas pelo Fundo de Solidariedade da Prefeitura. A maior parte das mercadorias que será vendida a preço simbólico faz parte de um lote apreendido pela Receita Federal com predominância de roupas e agasalhos. Mia Mafalda, uma das coordenadoras do bazar ressalta a importância da promoção pois o resultado financeiro será destinado a entidade assistencial.  (Fonte: ACS-PMU)

Educação destaca Meio-Ambiente no encerramento do ano

Ubatuba - A Equipe de Coordenação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, P.C.N. - Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação, organizou um encontro entre os participantes do projeto de 2002, nos dias 05 e 06 de Dezembro, na Pousada das Cachoeiras, localizada no Sítio Santa Cruz, Sertão da Quina.
A Programação de Treinamento de Professores no P.C.N. - Meio Ambiente foi intensa e o ultimo evento do ano contou com várias atividades como leitura compartilhada, apresentação e discussão do projeto “Lixo... O que fazer”, com os coordenadores Elisa, Sueli Púpio, Márcia Suení, Bernadete, Marino e Norma Kerches representes o MEC, Ministério de Educação e Cultura, além de uma confraternização entre os participantes.
Vários profissionais vindos de diversas regiões como Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte desfrutaram de um cenário de grande beleza natural, em atividades durante dois dias e avaliaram como muito positivo o ano de trabalho do PCN.
Ao final da confraternização os organizadores homenagearam os participantes com a seguinte mensagem:
“De braços e corações abertos”
A Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba e sua “Equipe de Coordenação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs - Meio Ambiente, recebemos, com grande satisfação e “de braços e corações abertos” a VOCÊ, colega participante do encontro de encerramento dos trabalhos de 2002, neste cenário idílico do “Sítio Santa Cruz - Pousada das Cachoeiras”.
Filosofias orientais, Bíblia e culturas primitivas afirmam:
Ubatuba - “A NATUREZA É SAGRADA”, e manifestação visível do ENTE SUPREMO - DEUS - Nas pegadas dessas idéias convidamos VOCÊ a vivenciar, absorver, assimilar e interiorizar a sacralidade palpitante emanada das águas límpidas, peixes, terra, rochas, árvores, plantas, pássaros, ar puro e todos os elementos que integram o micro-ecossistema aqui preservado pelo trabalho incansável de idealistas e sonhadores de um mundo melhor para os seres humanos.
Desejamos, para VOCÊ, dois dias de felicidade, integrado na “irmã natureza” e no convívio alegre, festivo, descontraído e fraterno de professores irmãos de Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Parafraseando o poeta da “Noche Serena” (Noite Calma), gostaríamos que ao retornarem para seus municípios e ou cargos públicos fossem contando:
“Aqui vivi o contento,
Aqui reinou a paz,
Aqui, em simples evento,
Vivi o amor sagrado,
Deleites da natureza rodeado”.
Continuando com Luis de Leon, fazemos votos para que este encontro seja o “florescer de eterna primavera” para os PCNs - Meio Ambiente, aperfeiçoamento de educação de nossas crianças e jovens e qualidade de vida para todos.
Seja bem - vindo. Bons trabalhos e ótimas atividades. Viva o paraíso.  (Fonte: ACS-PMU)

Escola e asfalto na Bela Vista

Ubatuba - Neste sábado, às 16 horas, a Prefeitura estará entregando a reforma e ampliação da Escola Municipal "Prof. Joaquim Luis Barbosa" e o asfalto da rua Francisco Alves Levino, onde está localizada a unidade educacional, ambos no bairro Bela Vista. As outras duas ruas paralelas, rua Dois e Principal, também serão asfaltadas em uma etapa posterior.Além disso, está sendo licitada a ponte de acesso ao bairro com 10 m de extensão e 7 m de largura e custo estimado de R$ 80 mil. Os beneficios foram autorizados pelo prefeito Paulo Ramos que sinalizou com mais investimentos para o bairro no próximo exercício dentro da realidade do orçamento aprovado.
O Secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, ressaltou a importância da ampliação das novas salas e as obras( refeitório, sala da diretoria, pátio coberto, reforma do telhado e pintura) que resultaram em mais segurança e conforto para alunos e professores. "De 100 alunos aumentamos para 230 mostrando que havia uma demanda reprimida" afirma o secretário.
A escola do bairro receberá o nome de Joaquim Luiz Barbosa, professor , vice-diretor, advogado e empresário que sempre colaborou com a educacão e causas sociais.  (Fonte: ACS-PMU)

Bolsa-Escola: recadastramento

Ubatuba - No período compreendido entre 11 de dezembro a 10 de janeiro do próximo ano, das 8:00h às 17:30h, a Secretaria de Educação estará promovendo o recadastramento para ter direito à bolsa-escola. Esta chamada vale apenas para as famílias que já recebem o benefício. Os interessados deverão comparecer na Secretaria munidos de cartão-bolsa, RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento de todas as pessoas que moram na casa ( pai, mãe, filhos, avós, tios, sobrinhos, etc), no mínimo um documento por pessoa, carteira de trabalho ou recibo de pagamento de toos que trabalham e moram na casa, comprovante de recebimento de aposentadorias, pensão alimentícia, seguro-desemprego ou qualquer outro benefício social, declaração da escola que criança estuda e conta de água, luz ou telefone. A Secretaria de Educação informa ainda que nos dias 24, 25, 31 e 01.01.03 não haverá expediente. (Fonte: ACS-PMU)

Escola ganha ampliação e reforma

Ubatuba - Será no dia 14, sábado, ás 16 horas a entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal "Joaquim Luis Barbosa", no bairro da Bela Vista. Foram construídas 2 salas de aula e uma para diretoria, um pátio coberto, refeitório além de reforma do telhado e pintura geral. A Prefeitura, que por meio da Secretaria da Educação, está convidando para a entrega das obras. O investimento foi da ordem de R$ 70 mil . A rua Francisco Alves Levino Filho onde está localizada a escola começa a ser asfaltada ainda neste sábado.
A escola ocupa uma área doada pelo sr. João Preto, onde funcionava um centro comunitário. De acordo com a diretora Roselaine Fernandes Rossi, a ampliação possibilitou concentrar atualmente 230 alunos, dos quais 120 do ensino fundamental e 110 da faixa infantil, atendendo todas as crianças do bairro. Anteriormente a escola funcionava com 100 alunos.
"A Secretaria da Educação se faz presente em todos os locais onde haja carência de vagas e o bairro da Bela Vista necessitava de novas classes. Hoje o atendimento está normalizado", diz Corsino Aliste Mezquita, secretário da Educação.
O homenageado - A lei municipal 2239 de 4 de outubro de 2002 oficializou a homenagem a Joaquim Luis Barbosa. Professor, nascido em Guaratinguetá, casou-se com Alice Burgemeister Barbosa com quem teve duas filhas, Márcia e Andréia. Foi contador da Prefeitura na administração Francisco Matarazzo Sobrinho, professor de Matemática, vice-diretor da EE Capitão Deolindo de Oliveira Santos, formando-se advogado pela Faculdade de Direito de Taubaté. Advogado atuante durante vários anos militou principalmente no Tribunal de Júri, com defesas brilhantes. Candidato a prefeito, foi ainda fundador de empresa Barca que durante 6 anos prestou importantes serviços à comunidade. Foi um dos responsáveis pela remoção dos posseiros da Trindade (RJ) para Ubatuba, proporcionando casas dignas e prestando assistência jurídica e social. Faleceu aos 56 anos em 6 de maio de 1994. (Fonte: ACS-PMU)

Rio Escuro-Monte Valério: propostas serão entregues dia 19
15 empresas participam da concorrência

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebe, no próximo dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 14 horas, as propostas das empresas que estão participando da concorrência para pavimentação da rodovia Rio Escuro- Monte Valério, com 12 km de extensão. A nova ligação, atualmente em terra, será uma alternativa em asfalto para desafogar o intenso tráfego durante a temporada de verão principalmente no trecho das prais da Região Sul do município.
A licitação havia sido supensa pela Tribunal de Contas do Estado - TCE, pelo prazo de 48 horas, mas a Prefeitura providenciou o encaminhamento de todos os quesitos solicitados e retomou o processo licitatório.
"Estamos retomando um projeto prioritário de nossa administração investindo recursos próprios do município. A rodovia vai aliviar o trânsito em um trecho sempre crítico na temporada e terá enorme alcance social e econômico" diz o prefeito Paulo Ramos.
A prestação de serviços essenciais como coleta de lixo, Sabesp, Elektro, Telefônica terão garantia de tráfego permanente com a construção da nova ligação que vai permitir ao motorista entrar e sair da cidade mais rapidamente.
A rodovia - O custo da rodovia é de R$ 1,6 milhão com o emprego de 89 mil m2 de pavimentação asfáltica e 3 km de drenagem pluvial. A terraplenagem e compactação seguem o traçado atual com a utilização de 30 mil m2 de bica corrida como camada de regularização. Os serviços serão executados obedecendo as legislações federal, estadual e municipal. O prazo de conclusão é de 12 meses. (Fonte: ACS-PMU)

Sete meses da implantação da secretaria do Meio Ambiente

Ubatuba - A Administração Pública Municipal sentiu a necessidade de criar a pasta do Meio Ambiente (Sema) para suprir as demandas que não são poucas no município. As atividades foram iniciadas há cerca de 7 meses com todas as dificuldades de infraestrutura, com urgência em muitos assuntos e com dotação orçamentária apenas para cobrir custos básicos. O secretário da pasta conduz suas atividades com a filosofia de preservar o meio ambiente sem perder de vista o desenvolvimento sustentável. A sua estruturação conta com articulações políticas em níveis estadual e federal para compor uma sinergia com os poderes públicos.
A secretaria tem atuado na área de preservação permanente junto ao Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Picinguaba, procurando harmonizar conflitos históricos sócio-ambientais das comunidades tradicionais. Os areeiros também estão sendo beneficiados pela atuação da Sema, que vem realizando o cadastramento por meio de um senso que está levantando todo o perfil sócio-econômico desta categoria. Outros avanços para o município são as criações do Comdephata (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Arqueológico, Turístico e Ambiental de Ubatuba) e do Fumdecam (Fundo Municipal de Conservação Ambiental), que estão em fase final de consolidação.
Para o ano de 2003, a Sema já programou a reforma e a estruturação da sua sede que será no prédio da Floresta Municipal do Monte Valério e vem procurando parceria com empresas de ponta para viabilizar economicamente este projeto. Sua dotação orçamentário para o próximo ano é de R$740 mil, sendo que R$300 mil já estão destinados para a desapropriação de área no bairro do Taquaral, onde serão construidas habitações populares em parceria com o Governo Estadual, e R$200 mil serão investidos no saneamento básico no bairro Vale do Sol.  (Fonte: ACS-PMU)

Menção honrosa a Paulo Ramos

Ubatuba - O Instituto Ambiental Biofera concedeu ao prefeito Paulo Ramos, de Ubatuba, o diploma de Menção honrosa em Planejamento e Gestão Ambiental Urbana em reconhecimento as ações da administração em defesa do meio ambiente. A homenagem foi prestada durante a realização do Quarto Congresso Internacional sobre Planejamento e Gestão Ambiental de Centros Urbanos - ECO URBS 2002, em Florianópolis no período compreendido entre 9 e 12 de dezembro. O evento, que reuniu autoridades e especialistas nacionais e estrangeiros, destacou as ações e proposições direcionados ao planejamento e a gestão ambiental urbana, envolvendo saneamento ambiental, habitação bem estar social, transporte, energia e turismo. O prefeito teve ainda sua ação à frente do Comitê de Bacias Hidrográficas - CBH reconhecida como positiva pela entidade. (Fonte: ACS-PMU)

Secretário reassume a pasta de Arquitetura e Urbanismo

Ubatuba - O arquiteto Sidney Giraud reassumiu a secretaria de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura de Ubatuba. O seu retorno foi devido aos inúmeros projetos urbanísticos encaminhados ao DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento às Estâncias), do Governo Estadual. Giraud considerou imprescindível o seu acompanhamento destes projetos, já que são de sua autoria e os contatos políticos mantidos por ele estão bem amadurecidos. Giraud havia entregue a pasta por motivos pessoais. (Fonte: ACS-PMU)

Fundart mostra programação de final de ano

Ubatuba - Uma retrospectiva das principais atividades da Fundart no ano que passou começa a ser apresentada a partir dessa sexta-feira, dia13, às 20:00h, com a abertura da exposição de alunos de cursos da fundação que apresentarão trabalhos em pintura em tecido, tricô e entalhe em madeira. No dia seguinte, 14, sábado, no mesmo horário, no Centro Educacional e Recreativo Esportivo "Jesus é vida", no Itamambuca, os alunos do bairro mostrarão também seus trabalhos. Dia 20, próxima sexta-feira, o encerramento será no Ginásio de Esportes "Tubão" com uma programação mais extensa pois estarão se apresentando a Banda Lira Padre Anchieta, grupo de capoeira, balé , piano, teclado e coral adulto e infantil.O ingresso será um quilo de alimento não perecível. Finalmente, no dia 3 de janeiro, sexta-feira, no salão de exposição da Fundart será a vez da exposição dos alunos com trabalhos de desenho, aquarela, cerâmica e crochê. A presidente da Fundart, Silvia Thomaz Issa, ressalta a importância dessa retrospectiva que mostra o talento dos nossos artistas, principalmente das crianças, que estão inciando os cursos e já mostram do que são capazes.  (Fonte: ACS-PMU)

Secretário recebe representantes do Mercado de Peixe

Ubatuba - Na terça-feira,10, no gabinete da Prefeitura, o secretário de Agricultura e Pesca (SAAB), Antonio Marchiori, recebeu diversos membros representantes do Mercado de Peixe que fizeram uma série de reivindicações. Na reunião participaram o vice-Prefeito Moralino Valim (PMDB), a chefe da Vigilância Sanitária, Josiane Andreata, o assessor de Assuntos Externos, Mauro Barros, o chefe da Fiscalização, Francisco de Assis Cardoso, da secretaria Jurídica, Agamenon Batista de Oliveira, o sub-Comandante da Guarda Municipal, Ricardo Benetti, os funcionários da Secretaria de Agricultura e Pesca , Carolina Ferraz e Iris Miguel, o presidente da Colônia Z10, Manoel dos Santos, e os usuários do Mercado, Juci, Rosildo, Sérgio e Epifânio.
Foram discutidos assuntos referentes ao controle de pombos e o combate aos ratos no Mercado de Peixe. Josiane Andreata comprometeu-se em buscar uma solução imediata para os casos. O pescador Antônio Epifânio reclamou dos ambulantes que vendem seus produtos no Mercado. Mauro Barros argumentou que estes ambulantes estão no local a pedido dos próprios pescadores e apresentou o abaixo-assinado realizado pela própria categoria à fovor dos ambulantes. Reivindicações consideradas de forum da administração do Mercado de Peixe foram as questões de atuação de flanelinhas no local, conservação do gramado, pintura do prédio e atitudes inadequadas dos índios. Também foram solicitados serviços de tapa-buracos na entrada do Mercado e reforma de algumas tábuas na passarela. Mauro Barros já encaminhou as solicitações à secretaria de Obras, para a sua execução. Por fim solicitaram sinalização no município indicativa do Mercado e a Prefeitura irá realizar estudo para sua instalação.
Segundo Marchiori diversos pontos das reivindicações estão previstos no plano de trabalho elaborado para o convênio entre a Colônia Z10 e a Prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura e Pesca. "Com a reformulação do convênio poderemos atender ao que está previsto no plano de trabalho para um maior apoio das atividades dos pescadores, acompanhando todas as ações que ocorrerem dentro do espaço do Mercado de Peixe", disse o secretário. O Presidente da Colônia, Manoel dos Santos, afirmou que não há condição de realizar mais pelo espaço, já que há um grande índice de inadimplência por parte dos comerciantes. "Hoje a situação está complicada. A regra determina que os 8 comerciantes com bancas no Mercado repassem suas taxas à Colônia para a manutenção do próprio Mercado, e isto não vem ocorrendo e a Colônia fica impossibilitada de realizar benfeitorias. O dinheiro do associado pescador cobre despesas operacionais e de funcionários", concluiu Santos. (Fonte: ACS-PMU)

Papai Noel chega de barco

Ubatuba - Papai Noel chegou em Ubatuba de barco e fez uma carreata à bordo de um veículo Ford conversível de 1931, seguido de um veículo Jardineira que levou músicos da Lira Padre Anchieta que animou com muita música em carreata pelo centro da cidade. Sua chegada movimentou a cidade e alegrou as crianças.  (Fonte: ACS-PMU)

Ação Ambiental no Rio Indaiá

Ubatuba - No dia 22 de dezembro de 2002, a APPRU – Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba em parceria com o CBH-LN – Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, estará realizando mais uma AÇÃO AMBIENTAL no Rio Indaiá, no trecho compreendido entre os Bairros da Casanga (local de saída) à praia do Perequê-Açu e Barra Seca, onde a rio deságua no mar.
O Rio Indaiá é um dos maiores rios de Ubatuba, local onde se é possível pescar, e tirar um lazer, freqüentado por várias crianças e adolescentes que se banham nessas águas. Ainda em alguns pontos transparentes, rico em peixes e aves, onde se encontra também um grande mangue, considerado um dos mais ricos em alimentos.
As atividades que serão realizadas são as mesmas que foram realizadas na primeira AÇÃO AMBIENTAL no Rio Grande. Limpeza das margens e fundo do rio, fixação de placas de conscientização ambiental, panfletagem de folhetos educacionais para a população e moradores ribeirinhos, quanto à importância de preservação e conscientização ambiental.
A limpeza será executada através de canoas, dando prioridade a recipientes com água parada, prováveis criadouros do mosquito da Dengue.
Ocorrerá também a limpeza do mangue da Barra Seca.
A APPRU pede para as pessoas que quiserem ajudar, e não tiverem canoa, que vá calçado, para que possa colaborar na limpeza das margens do rio e do mangue, que atualmente encontra-se com muito lixo embrenhado em suas raízes.
Não se esqueça, a pé ou de canoa, você pode ajudar. Faça sua parte em prol à Ubatuba.
Neste Natal presenteie nossa Ubatuba com mais uma AÇÃO AMBIENTAL.  (Fonte: ACS-PMU)

Carta do Leitor

Faculdades Módulo - Aos Alunos, Professores, Coordenadores e Diretores das Faculdades Integradas Módulo. Em nome do Módulo, do meu e de minha família quero parabenizar e cumprimentar a todos pelas menções obtidas no Provão deste ano e, especialmente, aos Alunos, Professores, Diretores e a Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Mestre Maria Antonia de Lima Ribeiro Furgeri, pela menção "B", obtida no ano passado, e "A", neste ano, demonstrando com isso que este Curso está entre os melhores do nosso País.

Angelo Fonseca Nogueira Junior
Diretor Vice-Presidente das
Faculdades Integradas Módulo
Caraguatatuba, SP


Clonagem de Cartão - Meu nome é Patrícia e sou cliente do banco Bradesco de Ilhabela. Trabalho em um hotel que foi lesado em R$ 1700. Não bastando o desvio de dinheiro, os cartões da conta também foram cancelados. Muitas contas que não sumiram dinheiro também tiveram o cartão cancelado. Além de todo o mal entendido ainda temos que enfrentar horas de fila para falar com o gerente para resolver o nosso caso e depois ainda mais algumas horas para pedir um novo cartão. Até que ponto podemos confiar deixando o nosso dinheiro no banco? Temos tanta coisa para nos preocupar e ainda nosso dinheiro some?!!!
Deixo nessas poucas linhas minha indignação. Obrigada.

Patricia
Ilhabela, SP


Férias do Prefeito I - Muita polêmica sobre estas férias, mas para finalizar, pelo menos meus comentários a respeito, fariamos assim, o Sr.deixou seu serviço em dia para se afastar? Então vamos conferir:
Que tal uma capinada nas calçadas e praças do Itaguá, onde os restaurantes estão para que os Turistas sintam que a Cidade tem Prefeito?
Que tal uma tapada nos buracos da região do centro da cidade, para que o carro dos turistas não se desmanchem?
Não vamos comentar as barbaridades dos bairros, digo praias longe do centro aí seria demais.
Principalmente, Vocês de fora, será que vossa Cidade é pior que a nossa? Parece, pois se acham que isto está bom...

Ricardo Teixeira Amorim
Ubatuba, SP


Férias do Prefeito II - Sr. Pedro Silva, também sou nascida em Ubatuba, residi em São Paulo por 25 anos, neste período em que eu vinha só nos finais de semana para visitas e praia, mesmo tendo meus pais, irmãos e sobrinhos morando aqui, eu não sentia os problemas do município, pois tudo o que eu precisava acabava resolvendo em São Paulo. E durante esse período eu também não tinha nada para reclamar da Prefeitura. Mas, desde que voltei, precisando de escola para três filhos, atendimento médico, ruas em condições de trafegar todos os dias, segurança, controle de borrachudos e pernilongos, caramujos em volta das casas, trabalho, e outras necessidades básicas, além de que pago um IPTU caríssimo, me sinto no direito de fazer certas observações, como por exemplo, ser contra as férias do Prefeito no período de alta temporada.

Bel Dergham
Sertão da Quina
Ubatuba, SP


Surf Noturno - Frequento Ubatuba há mais de vinte anos, sou praticante de bodyboarding e não pude deixar de manifestar minha indignação a respeito do projeto megalomaníaco que pretende iluminar o canto do Baguari. A Praia Grande, nos últimos anos, vem sendo vítima da falta de planejamento e exploração que tem apenas um objetivo: arrecadar dinheiro. Desde a mal planejada construção dos quiosques tão próximos uns aos outros, a cobrança de estacionamento, a instalação irregular de um restaurante a beira-mar, a situação só tem piorado. Durante a temporada, a concentração de pessoas por metro quadrado de areia torna-se insuportável, lixo por todos os lado e as filas de carros são quilométricas. Mas também, como uma pessoa imparcial, devo ressaltar também os pontos positivos, que foram a duplicação da avenida e o exemplar tratamento de esgoto.
Porém, a implantação da iluminação será apenas mais um fator que colaborará para degradar mais ainda o ambiente natural da praia. Acho justa a vontade apresentada pelos surfistas locais de aproveitarem melhor as ondas do inverno, só que o resultado desse projeto a longo prazo pode ser muito danoso. Gostaria de que alguém com conhecimento se manifestasse a respeito de quais são os impactos da luz para a fauna (peixes e tartarugas principalmente) que vivem pelo canto da praia. Além da provável devastação do morro (maior do que já existe) para a fixação dos refletores.
Surfistas, imaginem o "crowd" na temporada? Daqui a pouco vai ter senha pra entrar na água de prancha. Desse jeito, só surfando à noite mesmo, só que em outras praias sem iluminação.

Eduardo Siqueira
Estudante
São Paulo, SP

Nota do Editor

Gostaria de agradecer a todos os nossos leitores pelo sucesso que o boletim "Últimas Notícias do Litoral" vem conquistando junto as cidades do Litoral Norte Paulista.
Notamos que nossos boletins são lidos por uma grande parcela de formadores de opinião da nossa região, e por pessoas que, mesmo longe, possuem interesses aqui. Então porque não canalizar esta energia para uma melhor qualidade de vida para todo o Litoral Norte Paulista?
A partir das próximas edições estaremos incentivando os leitores que contribuem com reclamações, críticas e denúncias a não só relatar os problemas, mas também a apresentar sugestões de soluções para os mesmos.
Acreditamos que assim poderemos potencializar este canal democrático e aberto a todos e canalizar os esforços para a soluções de problemas que afligem a nossa região.
Espero a compreensão e a colaboração de todos os nosso leitores.
Um abraço a todos,

Emilio Campi
Editor e webmaster do Litoral Virtual


Foto do Dia:
Presídio na Ilha Anchieta
Ubatuba
Presídio na Ilha Anchieta
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas


 F
aça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Radar Litoral Cooperativa Educacional Ubatuba Central de Reservas

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor