Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 20 de dezembro de 2002 - Nº 686 Edições Anteriores

Moacyr Colli Junior e Advogados Pousada das Cachoeiras Naturali Garden Center

Litoral Norte:
   Estado manda 25 delegados para reduzir déficit na região

Caraguatatuba:
   Música no fim de semana de Caraguá
   Caraguá - Verão 2003 - No melhor litoral do Brasil
   Paço Municipal fará plantão no dia 23
   SSM terá esquema especial para coleta de lixo em Caraguá
   Caraguá reforça limpeza para o Natal
   Câmara de Caraguatatuba elege presidente nesta sexta

Ilhabela:
   Dersa projeta ampliação de área de embarque e desembarque da balsa

São Sebastião:
   São Sebastião prorroga o prazo para o Tebar
   Prefeitura e ONG´s definem estratégia de fiscalização para o verão
   MTV Brasil produz programação de verão em Maresias
   Renê Oliveira lidera a 1ª Fase do Circuito Sebastianense de Surfe

Ubatuba:
   Ubatuba limita mesas nas praias
   Rio Tavares deixa de receber esgoto sem tratamento
   Surf noturno na praia Grande
   Atletas para-olímpicos mostram seu talento
   Grupo Escoteiro de Ubatuba comemora seis anos de atividades
   1° Concurso Museu Caiçara de Árvores de Natal

   Carta do Leitor



Estado manda 25 delegados para reduzir déficit na região
Litoral Norte, região mais problemática, terá 9 delegados novos; meta é atender mais distritos e evitar jornadas extras

Litoral Norte - As cidades do Litoral Norte receberam 9 dos 25 novos delegados designados para reduzir o déficit nos distritos policiais da região. As cidades do litoral foram beneficiadas com um número maior, segundo a polícia, devido à escassez dos profissionais durante a temporada.
Caraguatatuba recebeu quatro delegados, Ubatuba, três, e São Sebastião, 2. As duas delegacias participativas de São José dos Campos e Pindamonhangaba receberem, cada uma, cinco delegados.
As delegacias irão funcionar 24h com um regime diferenciado de atendimento. O novo distrito de São José deverá ser inaugurado na próxima semana.
Outros dois profissionais foram para Jacareí, um para Campos de Jordão e dois para a Corregedoria Auxiliar da Polícia Civil. O Vale do Paraíba e o Litoral Norte tinham 133 delegados e passou a contar com 168.
A falta de delegados obrigava os policiais a acumularem funções e cumprirem escalas de trabalho dobradas.
"O critério de distribuição foi altamente técnico, baseado em estatísticas. O Litoral Norte recebeu mais porque tinha um problema sério de falta de delegados", disse o diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva.
Segundo o diretor, todo ano, a polícia precisava buscar em São Paulo novos delegados para reforçar as cidades do litoral durante a temporada.
O vice-presidente da Federação Pró-Costa Atlântica, Teo Balieiro, disse que o reforço é fundamental para melhorar a segurança de São Sebastião. "Só espero que a Costa Sul seja beneficiada e este contingente não seja só para os centros", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Música no fim de semana de Caraguá

Caraguatatuba - Caraguá vai oferecer duas atrações nesse fim de semana. Uma delas é a apresentação da Big Band Tom Jobim amanhã, a partir das 21 horas, na Praça de Eventos da cidade. A banda, regida pelo maestro Roberto Sion, é composta por 20 alunos do Departamento de Música Popular do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. O repertório a ser apresentado varia desde as famosas orquestras americanas das décadas de 30 e 40 até arranjos atuais de música brasileira. A outra atração está marcada para domingo, às 21 horas, na mesma Praça de Eventos, quando a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo vai apresentar um concerto de Natal. A entrada é gratuita. (Fonte: Estadão)

Caraguá - Verão 2003 - No melhor litoral do Brasil

Caraguatatuba - A temporada de verão promete momentos inesquecíveis de lazer, esporte, aventura e cultura aos turistas e veranistas que escolherem Caraguatatuba como destino para suas férias. Com novas obras inauguradas, a cidade, de cara nova, está pronta para receber seus visitantes, oferecendo o melhor em turismo e lazer.
A urbanização da avenida da praia do centro se estendeu até o bairro Aruan, dando continuidade à reurbanização da avenida Arthur Costa Filho (rua da praia), totalizando 5.200 metros, a maior obra em orla marítima do litoral norte paulista.
A nova avenida melhorou o tráfego naquela região e já é mais uma via de acesso para a zona sul da cidade ou para quem segue destino a São Sebastião ou Ubatuba. A nova avenida conta com bolsões de estacionamento que irão disciplinar o trânsito. E com ciclovias que irão proporcionar maior conforto e segurança para os ciclistas. Outra obra importantíssima foi a construção das galerias de águas pluviais, que irão solucionar os problemas de inundações ao longo da avenida. Com a reurbanização da avenida, aumentam também as áreas de lazer. Caraguá inaugura neste verão a pista oficial de skate, na avenida da praia, possibilitando a realização de campeonatos.
O trânsito também foi reestruturado em Caraguá, com a implantação de mais de 200 placas indicativas e de regulamentação. A Praça Walfrido Arouca (ao lado da telefônica), com o término da obra da Galeria Oswaldo Cruz, recebeu projeto paisagístico e readequação geométrica melhorando a fluidez no trânsito. Os desvios e rotas alternativas estão sinalizados, facilitando a locomoção pela cidade.
O Projeto de Verão começa no dia 20 de dezembro e vai até o dia 2 de fevereiro de 2003. A Secretaria de Turismo de Caraguá está preparando uma programação para animar praias, praças e ruas da cidade. A abertura oficial vai acontecer na Praça de Eventos, com show gratuito de Moraes Moreira. O público estimado é de 25 mil pessoas.
À partir do dia 28 de dezembro o Caraguá Music trará grandes sucessos musicais para a Praça de Eventos. Serão 40 dias com muitos shows de bandas nacionais, como Titãs, Capital Inicial, Rouge, Falamansa, Charlie Brown Jr, KLB, Revelação, Rick & Renner, Daniel, Zezé Di Camargo, Falamansa, entre outros. O programação do Caraguá Music inclui ainda a instalação de uma danceteria itinerante na areia da praia, ao lado da Praça de Eventos.
Entre os dias 21 e 24 de dezembro, várias apresentações estarão animando a praça Diógenes Ribeiro de Lima, a Praça de Eventos e o Calçadão. Estão previstas apresentações itinerantes da banda Original Jazz Band, orquestras e a chegada do Papai Noel. São esperadas 40 mil pessoas.
Para o Reveillon, haverá shows na Praça de Eventos e queima de fogos para um público estimado em 100 mil pessoas. Na programação também estão incluídas diversas atividades na Praia Ma Sá, como tenda cultural aos finais de semana, à partir do dia 2 de janeiro. Estas e outras praias também serão contagiadas com as aulas de aeróbica, lambaeróbica e hidroginástica no mar.
Para crianças, a Secretaria de Turismo vai repetir o projeto Brincando na Areia, que foi sucesso em diversas praias no ano passado, proporcionando às crianças atividades de lazer e recreação em tendas montadas na areia. E quem quiser relaxar ainda mais em nossa praias poderá fazer massagens na praia com profissionais que estarão disponíveis em várias praias e horários. (Fonte: PMC)

Paço Municipal fará plantão no dia 23

Caraguatatuba - O Paço Municipal de Caraguatatuba terá ponto facultativo nos dias 23, 24, e 25 de dezembro, com plantão para recebimento de impostos das 10h às 16h no dia 23. Estarão funcionando na data do plantão os setores de Dívida Ativa, Cadastro, Protocolo, Tributação e Procuradoria Fiscal.
Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2003, o Paço estará fechado, pois não haverá expediente nem plantão.
As pessoas que quiserem se beneficiar da anistia devem procurar a prefeitura até o dia 30 de dezembro de 2002.
Para o IPTU de 2003, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, assinou decreto nesta terça-feira (dia 17) estabelecendo que o Imposto Predial e Territorial Urbano da cidade não terá aumento, acompanhando apenas a correção monetária de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). O INPC estabelecido pelo IBGE, do período de dezembro de 2001 a janeiro de 2002, ficou em 12,55%.
O decreto do prefeito estabeleceu desconto de 10% para quem quitar em parcela única o IPTU em janeiro. O desconto para quem pagar o imposto em parcela única em fevereiro será de 5%. Quem optar em pagar o imposto em onze parcelas mensais terá um desconto de 3% quando o pagamento for feito antecipadamente ou até o dia de vencimento da parcela. (Fonte: PMC)

SSM terá esquema especial para coleta de lixo em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria de Serviços Municipais de Caraguatatuba irá intensificar a coleta de lixo durante a temporada de verão. Desde a última segunda-feira, dia 16, o número de coletores dobrou e novos caminhões estarão funcionando de amanhã, dia 20, até dia 10 de março de 2003.
O diretor da Dilurb (Divisão de Limpeza Urbana), Gilberto Santos, disse que todo o maquinário que funcionará no verão é necessário para que todo o lixo da cidade seja recolhido em intervalos de menos de 12 horas. “Gostaríamos de pedir à população que colabore com os coletores acondicionando bem o lixo e o colocando na rua nos horários e dias certos”.
Segundo ele, algumas regiões de Caraguá terão coleta três vezes ao dia. “As principais avenidas que compreendem o centro, o Indaiá e a Martin de Sá terão coleta três vezes ao dia, todos os dias”.
Em períodos de baixa temporada, são usados 8 caminhões de coleta, 1 caminhão basculante, 1 retro-escavadeira, 1 mini-carregadeira, 1 capinadeira, 1 varredeira de rua, 1 trator com roçadeiras, 25 homens na coleta e 20 na limpeza de praias. Já para a alta temporada desse verão, o número de caminhões coletores passa a ser 16, os basculantes serão 5 e as retro-escavadeiras serão duas. Haverá também 1 motoniveladora, 2 mini-carregadeiras, 2 varredeiras de praia, 1 trator rastelo, 2 capinadeiras, 1 varredeira de rua, 4 tratores com carretas, 3 tratores com roçadeiras, e 200 homens trabalhando, sendo 50 para coleta, 50 para limpeza de praias e 100 para limpeza geral.
De acordo com o Secretário de Serviços Municipais, José Pereira de Aguilar, serão feitos serviços de capina e pintura. Ele disse que 100 caçambas estão sendo distribuídas em toda a cidade desde o último dia 16 com o objetivo de facilitar a coleta. “Estamos reforçando a equipe de limpeza e os equipamentos para atender, cada vez melhor, o nosso munícipe e os nossos veranistas, mas não podemos esquecer que a colaboração de todos é muito importante para tornar Nossa Caraguá mais limpa e bonita”, disse.
Confira as datas e horários de coleta
SSM Regional Centro - 3882-1567/3882-5859
Período: diariamente - a partir das 4 horas
Locais: Centro, Indaiá, Jardim Aruã e quiosques na orla marítima
Período: 2a, 4ª e 6ª - a partir das 4 horas
Locais: Estrela D’Alva, Jardim Califórnia, Benfica, Caputera, Poiares, Jardim Gaivotas, Sumaré, Ipiranga, Cidade Jardim, Canta Galo, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Ponte Seca e Martin de Sá.
Período: 3a, 5a e Sábado - a partir das 4 horas
Local: Jardim Terralão, Jardim Guaximduba, Olaria, Casa Branca, Jardim Jaqueira, Jardim Samambaia, Jardim Primavera, Tinga, Jardim Itaúna, Prainha e Jardim Forest.
SSM Regional Sul - 3887-4432/3887-3313
Período: 2ª, 4a e 6ª - a partir das 4 horas
Local: Porto Novo, Praia das Palmeiras, Morro do Algodão, Travessão, Jaraguá, Pegorelli e quiosques.
Período: 3a, 5a e Sábado - a partir das 4 horas
Local: Jardim Parnázio (Colônia de Férias), Jardim Britânia, Balneário Golfinho (Jardim das Palmeiras), Pontal Santa Marina, Perequê Mirim, Vapapesca, Barranco Alto e quioques.
SSM Regional Norte - 3884-3555
Período: 2a, 4a e 6a - a partir das 4 horas
Local: Getuba, Portal da Cacheira, Portal da Fazendinha, Jardim Santa Rose, Jardim Caraguatatuba, Jardim do Sol, Jardim Mariela, Világio Verde Mare, Gardemar, Sertão dos Tourinhos, Massaguaçu (morro), Tabatinga, CondomInio As Gaivotas, Condomínio Mar Verde e quiosques.
Período: 3a, 5a e Sábado - a partir de 4 horas
Local: Capricónio I, II e III, Delfim Verde, Portal do Patrimônio, Parque Imperial, Massaguaçu (praia), Cocanha, Roteiro do Sol, Mococa, Condomínio Verde Mar e quiosques. (Fonte: PMC)

Caraguá reforça limpeza para o Natal

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá reforçou o serviço de limpeza pública com 16 caminhões e 200 funcionários para o final de ano. Segundo o diretor da Divisão de Limpeza Urbana, Gilberto Santos, a previsão é de recolher 200 toneladas de lixo por dia. Em dias normais, são coletadas em média 80 toneladas. "Cerca de 20 pessoas vão percorrer os bairros e comércio fazendo coleta seletiva. Está prevista a coleta diária de 200 mil cascas de coco." A prefeitura vai instalar 150 lixeiras nos bairros e centro e 50 recipientes nos pontos comerciais. A limpeza das praias será feita diariamente por 50 funcionários no período das 4h às 11h. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara de Caraguatatuba elege presidente nesta sexta

Caraguatatuba - A eleição da presidência da Câmara Municipal de Caraguatatuba, incluindo a Mesa Diretora, acontece nesta sexta-feira, dia 20 de dezembro, às 16 horas. Nos bastidores comenta-se ser a mais acirrada disputa dos últimos anos.
A Câmara Municipal de Caraguatatuba elege hoje, sexta-feira, dia 20 de dezembro, às 16 horas o seu presidente para um mandato de 2 (dois) anos. Junto com o presidente serão eleitos o Vice-presidente, o 1º e 2º secretários.
Seguindo Lei Municipal do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB), o voto será nominal e aberto. Mesmo assim o Vereador deverá assinar e assinalar a Cédula de Votação, conforme o Regimento Interno.
O pleito estava marcado anteriormente para as 19h30, mas foi alterado para as 16 horas. A mudança se deu devido às considerações formuladas pelo Vereador Laércio Aparecido de Andrade - o Bolha (PPS), que por ser Adventista do 7º Dia, não poderia fazer qualquer manifestação após o pôr do sol de sexta-feira.
Concorrem a eleição 2 (duas) chapas, encabeçadas pelos Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PPS) e Omar Kazon (PL). Gobetti foi o primeiro a inscrever a chapa, sendo seguido dias depois por Kazon, que era o Vice-Presidente na chapa de Celso Pereira, chapa essa que sequer havia sido inscrita e que desistiu do pleito há cerca de 20 dias.
A chapa de Gobetti está formada da seguinte maneira: Wilson Agnaldo Gobetti (PPS), para presidente; Juarez Pereira Pardim - Juarez Pardim (PSDB), para Vice-Presidente; Vera Lúcia Moreira Peixoto - Vera Peixoto (PSDB), para 1º Secretário e João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PTB), para 2º Secretário.
Já a chapa de Omar Kazon tem esta formação: Omar Kazon (PL), para presidente; Valmir Gonçalves - Valmir da Colônia (PSDB), para Vice-Presidente, Leonor Diniz Santos Ferreira - Drª Leonor (PDT), para 1º Secretário e Anderson Silva Bertoncini - Pastor Anderson (PTB), para 2º Secretário.
Segundo o Regimento Interno, um Vereador não poderá ocupar cargo idêntico na Mesa Diretora em gestão anterior. Com isso, o Pastor Anderson entra como 2º Secretário e Valmir da Colônia como Vice-Presidente na chapa de Kazon.
Os candidatos tem perfis diferenciados. Gobetti está no seu primeiro mandato, trabalha no comércio e no ramo de imobiliária, sendo afilhado político do Vice-Prefeito José Pereira de Aguillar, que o apoiou nas eleições municipais de 2000. Omar Kazon está no seu segundo mandato, é o atual presidente do Diretório Municipal do PL e trabalha também no comércio, no ramo de bebidas.
Nenhum dos candidatos comenta seus planos de trabalho se eleito, bem como não há um vitorioso declarado. Nos bastidores os comentários dão conta de que esta é a mais acirrada das disputas dos últimos anos no Parlamento Municipal de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Dersa projeta ampliação de área de embarque e desembarque da balsa

Ilhabela - A Dersa apresentou ontem ao Serviço Municipal de Trânsito de Ilhabela um estudo com cerca de três propostas que preveem a ampliação da área de embarque e desembarque na travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião.
O projeto foi desenvolvido com a finalidade de reduzir o tempo da fila de espera para a travessia nos dias de intenso movimento. Segundo informações do coordenador da travessia, Ibsen Treinch, a proposta inicial era desviar o tráfego de embarque para as ruas laterais ou ampliar a área das filas de espera.
Atualmente, as filas de veículos em dias de feriado prolongado e alta temporada ficam em frente aos estabelecimentos comerciais, dificultando o fluxo de pedestres e carros.
O investimento, segundo a Dersa seria com custo irrisório e seria uma parceria entre o órgão e a prefeitura.
Mas antes mesmo desse projeto ser implantado os comerciantes que possuem estabelecimentos próximo à balsa não gostaram da idéia, pois mudaria a rota de passagem dos carros, o que provocaria uma diminuição no movimento.
Segundo o diretor de Trânsito do município, Laudelino Carlos Souza Dias, a mudança no sistema viário tem que ser bem analisada. “Queremos que nem o turista nem o morador de Ilhabela tenham transtornos, mas sim soluções, entre elas, que o tráfego da cidade flua bem. A desorganização no momento de embarque e desembarque causa vários problemas para quem utiliza o transporte. Acho que se a Dersa trabalhar com seis balsas, o problema será parcialmente solucionado”, comenta.
O projeto será revisto novamente pela Dersa, que pretende fazer algumas alterações que não prejudiquem nem usuários nem comerciantes.
Operação Verão - A Dersa implantou um esquema especial para a operação verão 2003, principalmente Natal e Ano Novo nas travessias em cidades litorâneas. A Operação Verão começa amanhã com uma expectativa de aumento 5% no movimento de veículos no Litoral Norte.
A previsão para o Natal é que cerca de 10 mil veículos façam a travessia entre São Sebastião e Ilhabela. Já para o Ano Novo a previsão é que 13,3 mil carros façam a travessia.
Cinco balsas - Atualmente a Dersa atua com cinco balsas. A FB-15 e FB-2 operam com capacidade para 24 veículos cada. Já a Nohas opera com capacidade de 25 veículos.
A Valda II comporta 36 veículos e a maior delas, a FB-17, que substituiu a FB-20 (em manutenção), tem a capacidade de 48 veículos.
A FB-17 chegou a Ilhabela no início do mês. Esta última estava em reforma em Itajaí e veio direto para São Sebastião.
Existe ainda a possibilidade de uma sexta balsa estar funcionando a partir do início do ano que vem.
Segundo o coordenador da travessia, Valter Bárbara, as balsas cumprirão os horários pré-determinados. “Se houver uma grande demanda de veículos, adotaremos o sistema bate-volta. Acredito que o tempo de espera não deva ultrapassar 30 minutos”, destaca.
Lanchas - A Dersa continua desenvolvendo um estudo sobre a possível implantação de lanchas na travessia entre São Sebastião e Ilhabela
De acordo com a Dersa, a possibilidade da implantação das lanchas é grande.
Rádio - A partir desta temporada a Dersa utilizará um sistema de serviço ao usuário, em parceria com as rádios da cidade. No programa os ouvintes serão informados quantas balsas estarão operando, tempo de espera na fila, condições do tempo e do mar, enfim, serviços que contribuam e facilitem a vida do usuário. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião prorroga o prazo para o Tebar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por 60 dias o prazo da renovação da licença ambiental para o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), que opera na cidade. O licenciamento é válido por dois anos e vencerá no dia 31. Para o secretário do Meio Ambiente, Wander Augusto, o prazo é necessário para a análise dos relatórios ambientais da licença de 2000. Será estudado ainda as condições de funcionamento da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes). A empresa informou que a ETE respeita os padrões de segurança. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura e ONG´s definem estratégia de fiscalização para o verão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, numa parceria com as Sociedades Amigos de Bairros, entidades e organizações da Costa traçou ontem, quarta-feira, 18, as estratégias que serão adotadas para a fiscalização do comércio irregular que, nesta temporada, contará com seis barracas montadas nas praias de Juquehy, Camburi, Boiçucanga, Maresias, Guaecá e Cigarras.
A proposta é de se começar um trabalho intensivo de combate ao comércio irregular, onde fiscais e representantes das entidades, possam atuar, diariamente, das 9horas, seguindo até às 3horas da manhã, em bairros onde apresentam problemas no período noturno, como Maresias, Juquehy Camburi e Boiçucanga. A ação também conta com a participação dos ambulantes regulares e dos próprios moradores.
Durante a reunião de ontem, que contou com a participação de mais de 30 pessoas, entre representantes das Sociedades Amigos de Camburi, Boiçucanga e Maresias; APHM – Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, Conseg – Conselho Municipal de Segurança, Associação dos Surfistas de Camburi, artesãos, ambulantes e da prefeitura, no salão do Hotel Tambayba, o secretário da Fazenda, Luiz Leite Santana, apresentou as propostas do trabalho, expondo as dificuldades que a administração pública tem para melhorar a fiscalização nesta área.
Para ele, o apoio e as parcerias serão fundamentais para que a operação tenha um resultado positivo. “Nós viemos pedir a colaboração destas entidades, pois a Costa Sul é a região onde concentra o maior número de problemas, principalmente, durante a temporada. Nesta ação também vamos contar com a participação das policias Civil, Militar e Florestal, num trabalho inédito, onde todos deverão estar envolvidos”, explicou.
Santana entregou aos presentes uma listagem dos ambulantes cadastrados em todas as praias do município e apresentou a nova identificação que será utilizada por este comércio, a partir do próximo ano. “Nós estamos buscando alternativas para tentar minimizar os problemas com comércio irregular, que vêm ocorrendo há muitos anos, mas sabemos que não iremos conseguir resolver tudo de uma vez”, completou.
Os locais onde serão distribuídas as barracas foram definidos pelos presentes, sendo em Maresias: durante o dia no serviço de praia dos Hotéis Tambayba, Amoreiras e Mibamar e, à noite, próximo à danceteria Sirena; em Boiçucanga, durante todo o período na Sub-prefeitura; em Camburi, ao lado do posto do Corpo de Bombeiros durante o dia e, próximo a danceteria Galeão, à noite e, em Juquehy, nas Avenidas Queiroz Glavão, de dia e, Mãe Bernarda, à noite.
Além disso, outros suportes serão destinados pelas sociedades, como apoio de pessoal, sendo três em Camburi, quatro em Maresias, quatro em Boiçucanga e quatro em Juquehy.
Segundo o vice-presidente da APHM – Wanderley Nogueira, foram comprados quatro rádios de comunicação que servirão de apoio para a operação.
“Um ficará na barraca, um com ambulante e um com a polícia”, disse ele, acreditando na idéia e sintetizando que o necessário para que este trabalho fosse efetuado era uma maior participação da fiscalização municipal. “Antes nós não tínhamos um respaldo quando denunciávamos alguma ação de comércio irregular. Acho que o primeiro passo foi dado, esperamos que esta ação dê certo”, complementou.
A ambulante Rosângela Aparecida Alves, disse que “os caixeiros”, como são chamados os ambulantes sem licença, invadem as praias e causam grande prejuízo aos ambulantes legalizados.
“Hoje, em Maresias, há 54 comerciantes cadastrados como ambulantes, mas na temporada nós dividimos o espaço da praia com mais de 100 caixeiros”, disse, exemplificando que, já nesta temporada, enquanto ela não vendeu nenhuma garrafa de água em um dia, o caixeiro havia vendido oito caixas. “Faz três finais de semana que eu estou trabalhando com a mesma caixa de refrigerante de 24 unidades, por isso, nós iremos apoiar esta ação e esperamos que a fiscalização seja mais atuante”, concluiu. (Fonte: PMSS)

MTV Brasil produz programação de verão em Maresias

São Sebastião - O “Verão MTV” que está sendo produzido em Maresias, na Costa Sul, tem agitado a praia desde o começo da semana. Até amanhã, quem for ao local poderá ver a modelo Daniela Cicarelli e o apresentador Cazé Peçanha circulando pelas areias gravando o programa “Notícias de Biquíni” que apresentarão durante a temporada 2003.
Com bom humor, os dois dão dicas sobre lazer, moda, baladas, sexo e segurança ao banhista.
Em uma das cenas a modelo simulou um afogamento e foi retirada do mar pelo comandante do Salvamar Paulista, tenente Igor Klein.
Segundo ele, que antes de gravar a cena explicou os procedimentos de segurança à equipe, “foi ótima a experiência de gravar com ela e ter mais um meio para divulgar o trabalho preventivo realizado”.
No término da gravação, os salva-vidas fizeram coro, junto com os VJ’S, para divulgar o tema da campanha de prevenção do grupo, “Água no umbigo sinal de perigo”. O programa será exibido em 29 de janeiro.
A equipe de produção da emissora transformou uma mansão na avenida Francisco Loup em estúdio, para receber os convidados do Luau MTV. Entre eles, o Kid Abelha, que se apresentou ontem para uma platéia de 30 jovens do município.
A moradora do bairro, Camila Siqueira, 18 anos, disse que apesar da demora “valeu a pena participar da gravação e ver os artistas de perto”. Ela acrescentou que descobriu o evento por acaso. “Conheci um produtor da tevê que passou uma lista para eu convidar amigos para vir”.
A partir de janeiro, a segunda etapa dos programas começará a ser gravada, também em Maresias, com novas atrações e apresentadores. Entre eles, Marina Person e Edgard Pícolli. (Fonte: Imprensa Livre)

Renê Oliveira lidera a 1ª Fase do Circuito Sebastianense de Surfe

São Sebastião - Renê Oliveira, 20 anos, é o líder da primeira fase do Circuito Sebastianense de Surfe, que teve início ontem, na praia de Maresias.
Renê pretende seguir carreira profissional. Ele surfa há 11 anos, começou com o bodyboard e já surfou nas praias de Portugal.
Contratado pela empresa Spot, e na etapa seletiva Sul Americana Billabong Pró Junior, realizada em Maresias no ano passado, o surfista sebastianense conquistou o 1º lugar na categoria Expression Session (manobras radicais realizadas em meia hora).
Renê soma 9,5 pontos nesta 1ª fase. “Conquistei a liderança na primeira onda, consegui fazer muitas manobras”, afirma ele.
Robson Santos, 15 anos, da categoria mirim, está com 8 pontos até agora. Segundo ele o nível da competição está alto. “Achei legal esta primeira fase. Na minha segunda onda fiz um floater e dei três batidas na onda”, diz o surfista, residente da Praia Preta. “Você tem que esperar a onda certa”, ensina.
A 1ª Etapa do Circuito de Surfe, realizada pela Associação de Surfe de São Sebastião, conta com 10 categorias: petit (8 a 10 anos), iniciante (até 14 anos), mirim (até 16 anos), júnior (até 18 anos), estreante até 12 anos, feminino, pré master (acima de 28 anos), master (acima de 35 anos), long board e open.
Na primeira fase realizada ontem, os surfistas Erivaldo Paraiba, o “Paraibinho”, Robson Santos e Igor Moraes foram os líderes da categoria junior e já estão classificados para as semifinais.
Na categoria iniciante os destaques foram Thiago Camarão, que também competiu na categoria mirim, Aristides Tavares, Pedro Aguiar e Rômulo Carvalho.
Os que obtiveram melhores resultados na categoria mirim foram: Robson Santos, Thiago Camarão, Alexandre Moraes e Aristides Tavares. Pela categoria petit se destacaram: Artur Aguiar, Alessandro Farias e Mateus Harris.
Eduardo Bueno, 28 anos, morador de Maresias, foi o destaque da categoria open, com uma nota de 5,6. Segundo Gedeon Lima Gonçalves, presidente da Associação de Surfe de São Sebastião, as ondas do período da manhã estavam melhores. “Ventos fortes vindos do sudeste deixaram o mar mexido à tarde, atrapalhando um pouco a categoria open”.
O Circuito Sebastianense de Surfe é patrocinado pelo deputado Turco Loco e tem o apoio da Fluid Energy, Pap Net, que doará dois cursos de informática que serão sorteado entre os finalistas, e Academia Atlas, que premiará os vice campeões com dez bolsas de musculação durante três meses para todas as categorias. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba limita mesas nas praias

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba limitou o número de mesas e cadeiras instaladas nas praias pelos quiosques. A medida atinge principalmente a Praia Grande, a mais popular do município. Poderão ser colocadas somente 30 mesas com 4 cadeiras cada por quiosque.
A desobediência pode acarretar multa de R$ 3.000. Não há restrições para a colocação das mesas na parte interna dos quiosques.
Segundo a chefe da sessão de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Tavares, os comerciantes chegavam a colocar até 120 mesas por quiosque. "Antes as mesas e cadeiras ocupavam toda a área, dificultando a passagem dos turistas", disse Lucilene.
Para o comerciante Anuar Chaar, 35 anos, a limitação de espaço é um desrespeito aos próprios turistas. "O cliente vai deixar de comprar no quiosque pois não terá um lugar apropriado para se acomodar. O prejuízo será sempre dos comerciantes", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Rio Tavares deixa de receber esgoto sem tratamento

Ubatuba - Nesta semana, uma vitória para a população de Ubatuba, a tão esperada ligação da rede de esgoto da cidade. O novo sistema de tratamento aconteceu sem inaugurações e sem festa. A Cetesb, em conjunto com a Sabesp, ligou a sub estação da Barra da Lagoa à rede nova. Com isto, o esgoto que hoje é lançado no rio Tavares passou a ser bombeado para a estação da Estufa II, que mesmo sem estar pronta já pode receber este esgoto e tratá-lo. Desta forma, num momento muito próximo o esgoto estará com 95% tratado.
Como o rio chegou a este ponto - Há quase duas décadas, foi criada uma rede coletora com caráter de adaptação provisória, onde o esgoto seria conduzido para o Rio Tavares, também conhecido como Rio Lagoa (ambos nomes oficiais). Quando foi inauguradahavia poucas ligações na rede de esgoto da cidade assim como poucas infiltrações. O tratamento era realizado através de um peneiramento e depois a cloração e só então era despejado no rio, atendendo a pequena demanda, ele atendia as condições da época.
Com o passar do tempo, a demanda aumentou e tornou inadequado o tratamento chegando às margens do rio uma maior concentração de matéria orgânica, ocasionando um comprometimento do rio. A Cetesb passou a receber grande número de reclamações, principalmente do odor emanado do rio.
A Sabesp, dentro de um plano de investimento, iniciou as obras de uma Estação de Tratamento na Estufa II, próximo a praia Grande, que será a maior Rede de Esgoto de todo o Litoral Norte quando ficar pronta, com técnicas eficazes, disponível no país. A estação foi programada para atender os bairros do Tenório, Itaguá, Estufa II e I, Perequê-Açu e parte do Taquaral. Ela também visava atender a praia Grande, que de tanto esperar uma atitude do governo acabou criando seu próprio tratamento de esgoto com uma estação também instalada na Estufa, que vem funcionando há anos.
Não podemos deixar de comentar que esta estação já deveria estar funcionado há mais de cinco anos, mas com as paradas realizadas pelo governo Estadual, até a presente data está com 70% de sua obra concluída. Mas muita coisa ainda falta ser feita para que entre em funcionamento, tanto que é bom deixar bem claro que nenhuma nova ligação de esgoto está funcionando, pois a rede não vai ser ligada neste momento. O que está acontecendo é o desvio para tratamento somente do que já existe na rede velha.
A cidade interia já se manifestou pedindo ao governo do Estado que termine esta obra, pois nossas praias e rios só poderão ter um trabalho de despoluição após a ligação desta rede coletora. Existe ainda no projeto muitas incertezas, pois a estação está planejada para receber esgoto de um população de 120 mil pessoas, e com certeza na temporada ela vai receber muito mais esgoto do que o previsto. Os estudos e projeto para instalação desta rede tiveram início na década de 80 para a população da época e uma previsão de temporada. Com todo atraso do governo estadual, mais as paradas da obra já se passaram quase 20 anos e assim mesmo não está prontas. Várias foram as manifestação de diversos segmentos da sociedade para que a obra nunca parasse, mas infelizmente isto não aconteceu. Ainda podemos citar uma entrevista que fizemos com o Governador Mário Covas, onde cobrávamos se a obra não era eleitoreira e depois das eleições ela pararia. Na época, ele garantiu que não. A eleição passou, ele foi reeleito e a obra parou.
Mas não adianta chorar o leite derramado. A estação está com as obras em andamento e, se tudo correr bem e o governo não cortar a verba, logo teremos o esgoto de quase toda a população de Ubatuba tratado.
A situação hoje do tratamento - Esta semana, em caráter de teste, iniciou-se o desvio de descarga do esgoto do rio Tavares para a nova estação. A Cetesb está acompanhando acirradamente e inspecionando todas as fases deste teste. A vistoria final será realizada na próxima terça-feira, 16, da qual terá a declaração final da Cetesb, se continua bombeado ou se pára e volta a soltar tudo no rio Tavares.
Segundo o gerente da Cetesb de Ubatuba, Silvyo Bhon, até o momento está tudo ocorrendo perfeitamente como o previsto.
Como está acontecendo o tratamento - O esgoto passa por um Conjunto de Lodos Ativados onde em sua 1ª etapa ele passa por um microgradiamento; 2ª etapa Decantamento de Areia, 3ª etapa Tanque de Aeração; 4ª etapa Decantação; 5ª etapa Cloração (desinfecção); tendo 95% de redução das matérias orgânicas que serão lançadas no Rio Acaraú.
Este teste só foi possível agora devido às condições do avanço das obras da Estação e o teste faz parte do processo. Sem contar a necessidade de que isso ocorresse antes do início de mais uma temporada.
A recuperação do rio - É importante alertar a população que para que ocorra a reconstituição do rio existe a necessidade da consciência popular, pois os esgotos depositados no Rio Tavares surgem desde o bairro da Bela Vista, passando por todos os bairros da cidade chegando ao mar. O número de ligações clandestinas de esgoto ao longo do rio é incalculável e não existe um levantamento de tal situação.
Com a retirada desta carga que, com certeza, era a maior que o rio recebia se faz necessário um empenho muito grande dos poderes constituídos. Talvez este encargo fique com a Secretaria do Meio Ambiente. Para que as ligações clandestinas que jogam esgoto no rio ‘in natura’ deixem de existir, esta deverá ser a próxima etapa num projeto de despoluição total do rio.
O correto é que estes moradores venham a ligar sua rede de esgoto, que será liberada gradualmente, pois se estas ações não acontecerem o trabalho “vai por água abaixo”, inclusive todo o investimento para a funcionalidade da Estação que perderá o seu sentido. (Fonte: Jornal A Semana)

Surf noturno na praia Grande

Ubatuba - A partir do próximo mês de fevereiro, os amantes do surf vão contar com um espaço novo para a prática deste esporte em Ubatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo.
A Prefeitura de Ubatuba, através de sua Secretaria de Turismo, está implantando algo novo e revolucionário. As águas da Praia Grande, no Canto do Baguarí, vão receber iluminação, numa área de 22.500 m². O projeto prevê a implantação de cinco postes com seis luminária cada ao longo de 300 metros de costeira. A novidade vai permitir a prática do surf e outros esportes náuticos durante a noite.
A AUS (Associação dos Surfistas de Ubatuba), as Secretarias de Turismo, de Esportes e do Meio Ambiente realizaram um teste com um luxímetro, no mês de novembro, para medir a intensidade de luz necessária para a prática do surf noturno. Segundo os surfistas, 14 lux de iluminação já seria suficiente. O projeto garante a iluminação da área com 25 a 30 lux, dando segurança para os praticantes, e ótima visibilidade para quem estiver na praia assistindo, pois a intensidade será igual a de um estádio de futebol.
Importante frisar que a iluminação será destinada a faixa de água onde acontece a prática do surf, assim as águas da praia Grande vão se transformar num palco para a prática de esportes náuticos durante a noite.
Segundo o secretário de Turismo, Sérgio Eric de Carvalho, a intenção é criar um novo ponto de atração turística, inédito no nosso país, e possibilitar que o surf seja praticado na baixa temporada quando o dia é mais curto e as ondas são melhores que em outras épocas do ano.
Várias empresas de grande porte já se manifestaram interessadas em participar e promover eventos noturnos em parceria com a prefeitura.
Pelo projeto, o visual noturno da praia será bastante valorizado e deve atrair grande número de praticantes e apreciadores do surf.
Maiores Informações procure a Secretaria de Turismo de Ubatuba, r. Gastão Madeira, 101 - Centro, ou pelo fone: (12) 3833-5229. (Fonte: Jornal A Semana)

Atletas para-olímpicos mostram seu talento

Ubatuba - Neste último final de semana, foi realizado o “II Jogos Para Olímpicos de Ubatuba”. Participaram do evento cerca 103 atletas que compõem as entidades Aduba (Associação dos Deficientes de Ubatuba), AACD de São Paulo, Projeto Nater da Unitau, GAPNE de São José, APARTE de Taubaté e APMDFESP da Polícia Militar, que só participou de todas as atividades sociais.
O evento objetiva incentivar os torneios esportivos, onde destacam-se talentos de repercussão nacional como, por exemplo, os atletas da AADC de tênis de mesa Júlio Kazuhiro, 17 anos, integrante da seleção brasileira e vice-campeão Panamericano na Argentina.
Outros destaques cogitados para serem futuros componentes da seleção são os esportistas Henrique Mashumouro e Thiago Saturnino Barbosa Mello, ambos com 15 anos.
Mas o ápice do evento é a confraternização entre os participantes que além de terem a oportunidade de conhecer as belezas de nossa cidade, trocam experiência de vida.
Na abertura, a coordenadora e grande incentivadora Edna Garcez ministrou uma palestra esclarecendo a importância do esporte na reintegração do portador de necessidades especiais à sociedade. Um exemplo dentro da própria AADC é o bem-humorado e dedicado Tio Sukita ou o atleta Wilson Lélio de Almeida, 55, que após um acidente no qual perdeu parte de sua perna esquerda, retomou sua vida através do projeto da AADC e hoje é um grande conquistador de medalhas em Natação, Alterofilismo, Arremeço de Dardo e Arremesso de Peso, além de proferir palestras esclarecedoras aos alunos de Fisioterapia e Educação Física, principalmente no que diz respeito a biomecânica. “Não tenho mais dor de perna e tenho a vantagem de deixá-la onde eu quiser”, diz Wilson.
A atração do evento foi a sensacional apresentação de capoeira dos atletas da AACD, que emocionou o público presente. O destaque foi a simpática e carismática Natalia Lopes que apesar de ter suas duas pernas e um braço amputados não perdeu o gingado.
A realização deste segundo evento, que provavelmente venha a fazer parte do calendário anual do município, só foi possível graças ao apoio de comércio local, munícipes e a união das secretarias municipais. (Fonte: Jornal A Semana)

Grupo Escoteiro de Ubatuba comemora seis anos de atividades

Ubatuba - O grupo de Escoteiro Iperoig da cidade de Ubatuba está em festa. No dia 15 de dezembro comemorou-se o sexto aniversário de fundação do grupo, e para comemorar esta data, houve um grande acampamento escoteiro na Emaus do bairro do Sertão da Quina em Ubatuba.
Neste acampamento estavam presentes escoteiros de outras cidades do estado, e os jovens aproveitaram o acampamento para conhecer o Sítio Santa Cruz, fazer caminhadas para conhecer diversas cachoeiras da belíssima região.
A diretoria do G.E. Iperoig, está muito satisfeita com as vitórias conquistadas este ano. Foram realizados diversos acampamentos pra todas as tropas, plantio de árvores em diversos lugares, realizaram novas parcerias, fizeram várias ações ambientais e terminaram o ano participanto do dia mundial de fazer a diferença, no qual arrecadaram mais de meia tonelada de alimento que foram distribuidas para famílias carentes.
Isto é a prática do escotismo: acampamentos, contatos com a natureza, ações sociais, civísmo e ajuda ao próximo.
O Grupo Escoteiro Iperoig deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo, e avisa que a partir de março estarão abertas as inscrições para novos membros. Sempre alerta para servir.

1° Concurso Museu Caiçara de Árvores de Natal

Ubatuba - A AAMuC - Associação dos Amigos do Museu Caiçara - Ubatuba, localizado junto ao Projeto TAMAR, na rua Pescador Antonio Athanásio da Silva, 273 - Bairro do Itaguá; cria o I°. Concurso de Árvores e Natal.
OBJETIVOS: Estimular o espírito natalino ao povo Ubatubano e incentivar a criação artística-artesanal, às crianças, jovens e adultos.
DOS PARTICIPANTES: Poderão participar todos os interessados do Litoral Norte Paulista e Sul Fluninense; individual ou em coletividade como: Escolas, Assoc. de Bairros, Instituições Sociais, etc.
DAS OBRAS: O Tema, MOTIVO CAIÇARA é: PRAIA e MAR.
As árvores de Natal deverão ser apresentadas com enfeites relacionados com as coisas do mar e da praia; representações de animais, objetos e natureza. As árvores deverão ser apresentadas com altura mínima de 0,50m. e máxima de 2,00m., com pedestal.
DAS INSCRIÇÕES: Cada concorrente ou grupo poderá inscrever apenas UM trabalho; identificado com nome e endereço. As inscrições poderão ser feitas na hora e no local de exposição. Os trabalhos poderão ser apresentados 1 hora antes do inicio do julgamento, ou seja, até 11 horas do dia 20/12/2002, na sede do Museu Caiçara (Tamar), rua Pescador Antonio Athanásio da Silva, 273 - Itaguá; onde acontecerá o programa Ranchinho Caiçara -Estação Ubatuba - Gaivota FM, com apresentação de várias atrações culturais.
DO JULGAMENTO: Dos trabalhos entregues, a Comissão Organizadora selecionará, no local, o corpo de jurados que irão premiar os quinze melhores trabalhos, sem distinção de categoria, que receberão os seguintes prêmios:
1°. Lugar: Uma Cesta de Natal-A e diploma de participação. 2°. Lugar: Uma Cesta de Natal-B e diploma de participação. 3°.Uma Cesta de Natal-C e diploma de participação. Aos demais participantes, diploma de participação..
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: Os 15 trabalhos premiados não serão devolvidos e farão parte do acervo do Museu Caiçara, durante UM ano. As Inscrições implicam a aceitação das normas estabelecidas por este regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
Seja criativo, entre no clima de Natal e presenteie Ubatuba com a sua arte! Contamos com você! Participe!
Maiores informações: julinho@iconet.com.br  - fone: 3832.1990. Inscrições na hora e no local.

Carta do Leitor

Pode começar procurar os culpados - Respeito a opinião do Sr. Franklin R. Teixeira, mas não concordo. Sou usuário constante desta rodovia que sempre foi muito perigosa. O risco de acidente aumentou e muito. A rodovia não está com o acostamento totalmente em condições de ser transformado em pista expressa. Alguns trechos onde tem curvas, o perigo é grande. Caso um veículo pare por algum defeito ou qualquer outro motivo, corre o risco de levar uma batida muito grande em sua trazeira, ou quem vem fazendo uma ultrapassagem, a não ser que se trafeguem em baixa velocidade, o que não ocorre na Tamoios. As ultrapassagens são forçadas por certos motoristas, e aquele que não tiver muita habilidade para sair e voltar de uma pista para a outra, pode provocar um acidente terrivel. Pois, hoje mesmo assisti um caso deste. E quem vinha ultrapassando era uma senhora carreta.

Wilson Roberto Cheachirini
Maranduba, Ubatuba, SP


Tamoios - Agora liberado o acostamento da Tamoios para um melhor fluxo de trafego; será que a partir de agora não vamos mais ter que agüentar andar atrás daqueles motorista lerdos com seus fusquinhas aos pedaços atrapalhando todo mundo?
Acho que requer da Polícia Rodoviária um trabalho de conscientização e até de proibição para estes veículos em péssimo estado que costumeiramente utilizam a rodovia.

Dirceu Astorga Emmã


Férias do Prefeito - Não é de meu feitio retrucar as observações de meus amigos internautas, mas a questão é que desta vez encheu. Sou empresário em Ubatuba e o meu problema especifico a muito tempo com o Sr. prefeito (2 ANOS!) é que solicitei a ele e aos seus subordinados, providências para o cumprimento de uma lei existente, esta lei, aprovada há muito tempo pelos vereadores, e não está sendo cumprida. Fiz inúmeros requerimentos cobrando respostas, e curiosamente estes requerimentos encontraram-se engavetados, ou seja, não me foram respondidos. Se o fato de ir ao gabinete resolvesse alguma coisa, também fui, e não resolveu nada, apesar da promessa pessoal do Sr. prefeito. Portanto Sr. Pedro Silva, novamente digo que não é briguinha política como o Sr. definiu, e sim a cobrança que fosse cumprida uma lei, pura e simplesmente, que a olhos nús está bem longe desta cidade .
Se nosso governante não cumpre as próprias leis da casa, mesmo que prometido de sua boca, o que podemos esperar? Gostaria de realizar uma enquete e perguntar o que o Sr. e todos os nossos amigos internautas, que providências devo tomar e a quem recorrer, para não dizer depois das consequências, que não fomos democráticos.

Alexandre Antonakis
Ubatuba, SP
 

Foto do Dia:
Saco da Ribeira
Ubatuba
Saco da Ribeira
© Emilio Campi


Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Clique Aqui para acessar o arquivo de Fotos Publicadas


 F
aça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Apartamentos na Praia Grande Cooperativa Educacional Ubatuba Ubatuba

As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  idenficação do autor.

GRÁTIS!!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:
Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:


Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor