Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 12 de abril de 2002 - Nº 510 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Comerciante cria serviço antidengue
Ubatuba apura desvio de verba da Saúde
Litoral Norte terá duas rádios comunitárias
Dupla rouba carro e acaba presa no litoral
Sem acordo, XV fica sem os reforços
Ubatuba se apresentará para mais de 500 mil pessoas
Moção de aplauso ao ex-secretário de turismo é aprovada pela Câmara
Vereador sugere passe livre à pessoa portadora de deficiência
Vereadores analisam criação de conselho para fiscalização dos royalties
Pedido de informações para funcionamento da loja Cem é rejeitado
Câmara analisa criação do dia de luta contra a pressão arterial
Campanha da Fraternidade une povos no Litoral Norte
Igreja disciplina entrega de cestas básicas
Igreja católica utiliza-se de pousadas para realização de encontro
Carta do Leitor



Comerciante cria serviço antidengue

São Sebastião - Depois de sentir na pele os sintomas de dengue, o comerciante Hermann Palmeira Martins Neto, de São Sebastião, resolveu ir além da caça ao Aedes aegypti em vasos de plantas e pneus velhos em terrenos baldios.
Com o apoio de outros moradores da cidade, ele resolveu criar um serviço de 0800 para informar a população sobre o que deve ser feito para combater o mosquito, prevenir a doença e, principalmente, cadastrar as pessoas infectadas. O serviço vai funcionar de hoje até domingo das 8h às 20h.
Além do levantamento estatístico do número de pessoas infectadas, o 0800 vai servir também para cadastrar pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias no combate à dengue em áreas próximas às suas casas.
São Sebastião registra uma epidemia de dengue com 435 casos confirmados, 10 a menos que o total de vítimas da doença em 2001.
O secretário de Saúde, Aldo Pedro Conelian, que assumiu a função ontem, disse não ter informações sobre a instalação do 0800. Ele acrescentou ainda que aprova a iniciativa popular. "As portas do município estão abertas para as pessoas que querem trabalhar na prevenção e combate à dengue", disse.
O 0800-771.0510 é o Disque-Dengue criado pelo comerciante de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba apura desvio de verba da Saúde

Ubatuba - O vereador Osmar de Souza (PSDB), de Ubatuba, está sendo acusado de abastecer veículo particular com recurso do PSF (Programa Saúde da Família). Duas representações foram encaminhadas para o Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado por outros vereadores.
Nota emitida pelo posto localizado na avenida Thomas Galhardo, no dia 20 de março deste ano, mostra um abastecimento de 44 litros de gasolina comum pelo preço de R$ 78,76. O cliente é a Santa Casa, que recebe verba da prefeitura para gerenciar o PSF, e o usuário é o vereador, que assinou a nota.
O vereador Domingos dos Santos (PT) encaminhou a representação à Procuradoria, disse que o dinheiro da Saúde teria sido usado com desvio de finalidade em prejuízo do erário e da comunidade.
Para o vereador Eduardo César (PPS), que entrou com representação no Ministério Público, é necessário o afastamento do secretário de Saúde, Jurandiau Lovizaro, para a apuração dos fatos.
"Há indício de malversação do dinheiro público por isso é preciso apurar o que realmente é feito com o dinheiro da Saúde."
O secretário Lovizaro disse que autorizou o vereador a abastecer o carro na conta do PSF porque iria pagar o valor logo depois. "Ele tem trabalhado para a comunidade e houve um esquecimento na troca da nota e a mesma acabou sendo emitida em nome da Santa Casa", afirmou.
O vereador Osmar de Souza foi procurado durante todo o dia na Câmara e em sua casa, mas não retornou as ligações do ValeParaibano. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte terá duas rádios comunitárias

Litoral Norte - O Litoral Norte vai ganhar duas rádios comunitárias. As autorizações já foram publicadas no Diário Oficial. As emissoras serão instaladas em Caraguatatuba e Ubatuba. A primeira a ser inaugurada será a Integração FM, de Caraguá, que entra no ar no dia 19 deste mês. A coordenadora de projetos da rádio, Patrícia Paradiso, disse que a luta para a implantação da rádio levou 9 meses e que vai atender à comunidade. Em Ubatuba será instalada a Gaivota FM. Para o presidente da Amocija (Associação dos Moradores da Cidade Jardim), Manoel Vicente da Silva, a instalação da rádio será um ganho para a população. (Fonte: ValeParaibano)

Dupla rouba carro e acaba presa no litoral

São Sebastião - Dois homens foram presos ontem à tarde, em São Sebastião, após roubarem um carro e trocarem tiros com a polícia. Cláudio Vaquini Cordeiro, 28 anos, e Américo José Ramos de Andrade, 38 anos, levaram o veículo de J.F.L.B., 61 anos, que estava estacionado em Boiçucanga, na costa sul do município. Eles fugiram sentido centro e, ao cruzarem com a viatura da Polícia Militar, teriam começado os disparos. Eles foram rendidos na rua vereador Antônio Borge, no bairro Topovaradouro, após baterem com o carro, e levados para a cadeia pública. Os dois foram reconhecidos pela vítima. (Fonte: ValeParaibano)

Sem acordo, XV fica sem os reforços

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba não terá os reforços desejados para o segundo jogo pela Série B-1, amanhã, às 15h, contra o Guapira, em São Paulo. Segundo o presidente Francisco Mastromônico, não houve acordo com o empresário Paulo da Silva, que já chegou a fornecer vários jogadores nas temporadas anteriores.
"Lamento pelos bons jogadores que poderíamos receber, mas algumas exigências da parte dele inviabilizaram o negócio", disse Mastromônico, sem revelar detalhes do desencontro.
Na quinta-feira da semana passada o XV recebeu o Atlético Joseense para um jogo-treino e a produção da equipe animou os dirigentes e a comissão técnica. Todavia, no domingo, ao receber o Lemense pela rodada de abertura do campeonato, o time começou muito nervoso e se comprometeu com uma derrota por 3 a 1. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba se apresentará para mais de 500 mil pessoas

Ubatuba - Na próxima semana Ubatuba estará participando da 52ª udesejo (Feira Internacional do Conforto, Beleza e Lazer) que será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo, de 19 a 28 de abril. A organização do evento estima um fluxo de visitantes de cerca de 500 mil pessoas. A Promoção de Ubatuba é uma parceria da Comtur, Sindicato dos Hotéis, Associação Comercial, Fundart e Prefeitura. A coordenação das atividades no stand é da JC Tour em parceria com um cooperado de hotéis e restaurantes.
O stand de Ubatuba terá uma área útil de 25 m2 e terá a sua decoração com motivos de todos os aspectos turísticos do município, desde praias, cachoeiras, ecoturismo, artesanato, gastronomia, entre outros. Durante o evento a Comtur estará lançando a nova folheteria institucional da cidade, com a distribuição de 50 mil folders. As ações comerciais ficarão por conta dos cooperados, que distribuirão seus folhetos e tarifários. A equipe contará com um staff de cerca de 10 pessoas que estarão trabalhando no stand de Ubatuba.
Para o presidente da Comtur, Luiz Bischof, este tipo de atividade já faz parte do política de turismo do município que terá seqüência com uma série de outras ações já programadas. “Aliás, no ano passado já marcamos presença nos principais eventos do trade turístico nacional e internacional”, afirma Bischof. Para o coordenador do Departamento de Turismo do Sindicato dos Hotéis, José Carlos, Ubatuba está em uma fase bastante positiva, onde todos os setores responsáveis pelo desenvolvimento turístico estão plenamente envolvidos neste processo.
FestMar 2002 - Durante a Feira será lançado o projeto FestMar (Festival do Mar), que tem como objetivo explorar o tema mar como um forte apelo para o desenvolvimento das diversas potencialidades que Ubatuba oferece para fomentar a atividade do turismo no município. O projeto FestMar já tem programado dois eventos na área de gastronomia. O primeiro acontecerá no feriado de Corpus Christi, de 29 de maio a 2 de junho, com o Festival de Frutos do Mar. O segundo será o 1º Festival do Camarão, programado para o feriado estadual de 5 a 9 de julho. Ambos os eventos acontecerão nos próprios hotéis e restaurantes cooperados.
Ubatubafacil - É isso mesmo. Tudo junto e sem acento. Este é o endereço eletrônico onde todos podem obter mais informações sobre os eventos do Projeto FestMar. Basta acessar www.ubatubafacil.com.br. (Fonte: ACS-PMU)

Moção de aplauso ao ex-secretário de turismo é aprovada pela Câmara

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por maioria de votos, 13 a 1, em regime de urgência, a moção de aplauso e reconhecimento 018/02, de autoria do vereador Dalton José da Silva (PRP), ao ex-secretário municipal de turismo, esporte e cultura, José Cardim de Souza, pelos trabalhos desenvolvidos frente a divisão da administração.
Somente o parlamentar Edvaldo Amarante Reimberg (PPS) foi contrário ao documento, o qual foi vaiado por cerca de 100 pessoas que se faziam presentes no plenário. Todos, a maioria funcionários da secretaria em questão, estavam uniformizadas e portando cartazes alusivos a permanência do ex-secretário. Por diversas vezes o presidente da Câmara, José Luiz Ribeiro (PSDB), teve que pedir silêncio aos manifestantes, que pediam para Cardim ficar no cargo.
Os demais assinaram a moção e o requerimento de urgência especial solicitado pelos vereadores Aldo Pedro Conelian Júnior (PV) e Wagner Teixeira de Oliveira (PV). “Temos que valorizar o homem que honra essa Casa. Sua equipe demonstra união e produtividade”, ressaltou Dr.Aldo.
Outros parlamentares, como Wagner Teixeira (PV), Marquinho Souza (PSDB), João Barreto (PRP) e Marcos Leopoldino (PSDB) também teceram elogios à José Cardim.
O vereador Joel Manoel de Mattos (PPB) fez a leitura de um abaixo-assinado, contendo cerca de 1.200 assinaturas, pedindo a permanência de Cardim no cargo.
A moção foi elaborada em função do ex-secretário deixar seu cargo, na última sexta-feira, 05, para concorrer ao pleito nas próximas eleições, como deputado federal. Os vereadores acreditam que o povo sebastianense e o Poder Legislativo perdem um profissional eficiente e dedicado com a sua saída. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Vereador sugere passe livre à pessoa portadora de deficiência

São Sebastião - A Câmara Municipal está analisando o projeto de lei 029/02, de autoria do vereador Marquinho Souza (PSDB), que dispõe sobre a concessão de credencial de passe livre nos transportes coletivos urbano às pessoas portadoras de deficiência e dá outras providências.
Em sua justificativa anexa a proposta, o parlamentar argumenta que os deficientes encontram dificuldades no mercado de trabalho o que os impede de possuir remuneração própria. “A deficiência acaba gerando grandes conflitos e problemas que, na maioria das vezes, conta somente com o acesso dos recursos familiares”, destaca.
Ele alega, ainda, que o projeto visa facilitar a vida dos deficientes fazendo com que eles tenham acesso a recursos da comunidade, sem ônus extra a seus familiares.
Pela proposta, é considerada portadora de deficiência a pessoa que apresentar enfermidade crônica, desde que implique em incapacidade, na seguinte conformidade: físico; mental; visual e auditivo/mudez; hanseníase; alienação mental; neoplasia maligna; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; doença de parkinson; nefropatia grave; seqüelas permanentes incapacitantes por patologias ósteo musculares; aids (comprovada), entre outras.
O cadastramento do deficiente será realizado mediante a apresentação dos seguintes documentos: duas fotos (3x4) da pessoa portadora de deficiência; duas fotos (3x4) do seu acompanhante; documento de identificação; comprovante de residência no município; atestado médico comprobatório da doença, com parecer do programa de reabilitação emitido pela secretaria municipal de saúde; além do atestado médico comprobatório de acompanhante para a locomoção da pessoa deficiente.
A perda ou extravio da credencial deve ser comunicada imediatamente à equipe de reabilitação da secretaria de saúde, que expedirá a segunda via mediante a apresentação dos documentos e fotografias que forem solicitados.
O uso indevido do passe livre pelo cadastrado ou outra pessoa tem como conseqüência a suspensão do benefício, podendo ser requerido novamente após um ano, contados da data da aplicação da pena. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Vereadores analisam criação de conselho para fiscalização dos royalties

São Sebastião - A Câmara Municipal está apreciando o projeto de lei 028/02, de autoria do vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS), que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal para acompanhamento, aplicação e fiscalização dos royalties, proveniente da esfera federal e que serve como uma compensação financeira ao município pelo impacto causado pelo Tebar e área de tancagem da Petrobras.
Segundo Reimberg, o modelo de controle já é adotado em programas importantes, a exemplos dos existentes no município e que vem tendo uma atuação “brilhante”, com a participação da sociedade civil.
Para ele, a aplicação dos recursos advindos dos royalties ganhará maior legitimidade com a participação da comunidade, propiciando o vínculo dos gastos às prioridades do município. “Trata-se de inserir o próprio cidadão no processo de decisão sobre a alocação da verba”, frisa.
De acordo com o vereador, o projeto não tem o propósito de elevar os gastos da municipalidade além de enquadrar-se plenamente nos ditames constitucionais e legais, que consagram a boa aplicação do dinheiro público. “A aplicação dos royalties está definida em lei federal, não podendo ser esgotada em pagamentos de custeios, devendo ser exclusivamente destinada as áreas de iluminação, pavimentação, abastecimento e tratamento de água, proteção do meio ambiente e saneamento básico”, acrescenta.
O autor declara, ainda, que o controle previsto visa a supervisão popular plena do uso dos recursos mencionados, especialmente quanto a obediência aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e economicidade.
Composição - O conselho será composto por quatorze membros titulares e quatorze integrantes suplentes, sendo metade indicada pelo Prefeito Paulo Julião (PSDB) e a outra parte ocupada por membros da sociedade civil organizada.
A proposta estabelece que o secretário municipal da fazenda será o presidente do conselho, sem necessidade de votação.
Os representantes da comunidade seriam escolhidos pelas seguintes entidades: Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Federação Pró-Costa Atlântica, Facenorte (Federação da Costa Norte), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), MOPRESS (Movimento de Preservação de São Sebastião), Associação dos Voluntários da Defesa Civil e Associação dos Contabilistas de São Sebastião. Já os integrantes da Prefeitura seriam designados pelas secretarias de governo, desenvolvimento econômico e assistência social, fazenda, administração, serviços urbanos, meio ambiente e urbanismo e de assuntos jurídicos.
O projeto estabelece que os munícipes eleitores, partidos políticos, representantes de associações legalmente constituídas no município, poderão apresentar pedidos de informações e apurações dos usos indevidos dos recursos financeiros provenientes dos royalties. Após receber a representação, o conselho terá o prazo de 30 dias para apresentar o relatório final, dando ciência pública dos fatos e das providências adotadas, devendo ser publicado em jornal local.
Além disso, todos os dados e informações necessárias para a realização do controle sobre o ingresso e aplicação da compensação financeira serão disponibilizados, mensalmente, pelo conselho no site da Prefeitura e em jornal local. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Pedido de informações para funcionamento da loja Cem é rejeitado

São Sebastião - Os vereadores rejeitaram por maioria de votos, 10 a 4, o requerimento 094/02, de autoria do parlamentar Edvaldo Amarante Reimberg (PPS), que solicita informações sobre possíveis irregularidades praticadas na aprovação, concessão de Habite-se e na licença de funcionamento e localização para o prédio onde está instalada a Loja Cem.
Foram favoráveis ao documento, além do autor, os vereadores Capitão Mota (PDT), Benedito Amâncio dos Santos (PPS) e Aldo Pedro Conelian Júnior (PV).
Reimberg lembra que o PDT (Partido Democrático Trabalhista) protocolou na Câmara Municipal uma representação, com base na legislação municipal, incluindo um relatório fotográfico, para que a comissão de obras, serviços públicos, atividades privadas e meio ambiente pudesse realizar apuração quanto a questão, em conformidade com a lei orgânica. No entanto, de acordo com o vereador, até a presente data nada foi informado pela respectiva comissão. “Numa democracia representativa, quem tem o poder o exerce em nome do povo e a ele deve todo tipo de satisfação, em especial quando as informações requeridas são para resguardar os direitos constitucionais”, critica.
Segundo ele, cabe ao representante do povo vir a público e prestar todas as informações requeridas e solicitadas, nos prazos legais, “sem tentar deixar passar em branco, como o silêncio que paira sobre a referida matéria”.
O documento solicitava o encaminhamento de ofício ao Prefeito Paulo Julião requerendo as seguintes informações: a) o projeto executivo de edificação do prédio onde se localiza a loja cem foi protocolado para análise e aprovação no ano de 2.000. Em caso positivo, ele reivindica a manifestação recebida da divisão de análises de projetos de obras particulares ou órgão encarregado, junto a secretaria de obras; b) havendo processo iniciado no ano de 2.000, o parlamentar pergunta se o mesmo foi arquivado ou se foi dado continuidade no ano seguinte, informando, em caso positivo, o nome do responsável pela manifestação; c) data da aprovação do projeto bem como a área total aprovada; d) indaga, ainda, se a planta do projeto executivo da obra recebeu o Habite-se e qual o total de metragem constante no documento; e) por último, o vereador pergunta qual a data de expedição do alvará de licença para funcionamento e localização, bem como o nome da autoridade municipal que assinou.
Para o vereador Amâncio, a atitude da Prefeitura deve ser a mesma ao longo do município. Na ocasião, ele teceu comentários sobre os onze estabelecimentos comerciais fechados na costa sul do município durante a semana passada. “A lei foi feita para todos, mas porque só lá se fecha?”, pergunta. Ele disse que já ouviu falar a respeito do problema da Loja Cem e que, a partir do momento em que o requerimento foi rejeitado, acredita que a “coisa seja pior do que se pensa”. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Câmara analisa criação do dia de luta contra a pressão arterial

São Sebastião - A Câmara Municipal está apreciando o projeto de lei 030/02, de autoria do vereador Marcos Antônio do Carmo Fuly (PFL), que dispõe sobre a criação do dia municipal de luta contra a pressão arterial.
De acordo com ele, a hipertensão arterial é uma doença insidiosa, quer dizer, traiçoeira, onde a melhor arma é a educação e a informação. Há no município, conforme informa, 3.863 pessoas com este problema sendo que já ocorreram 53 mortes no ano passado.
“A luta depende de um constante esforço na educação e prevenção, duas medidas relativamente simples que podem poupar vidas e evitar o sofrimento”, frisa o vereador. “O tratamento de doenças iniciais é muito mais econômico, com ônus social menor”, destaca ele.
Segundo o projeto, o dia 14 de novembro de cada ano será a data para a realização da luta contra a hipertensão arterial. (Fonte: Câmara Municial de São Sebastião)

Campanha da Fraternidade une povos no Litoral Norte

Litoral Norte - A Campanha da Fraternidade deste ano possibilitou um maior contato com as comunidades indígenas da região. O Litoral Norte possui 3 aldeias indígenas - 2 em Ubatuba e uma em São Sebastião. Com trabalhos de aproximação e conscientização, foi possível trazer à tona diversos problemas enfrentados pelos índios, que de 5 milhões, registram um número nacional de apenas 500 mil.
Na mais nova aldeia formada em Ubatuba - Aldeia Renascer - os problemas são inúmeros. Desde a questão da terra até a questão sobrevivência. A maioria dos 40 índios que vivem nesta aldeia são remanescentes do grupo que participou das gravações do filme Hans Stader, há cerca de 3 anos. A produção do filme encerrou as gravações e deixou para trás um grupo de índios que eram da região do Mato Grosso. Sem dinheiro e com desconhecimento da terra onde estavam, passaram a viver do artesanato e da caridade das pessoas e turistas.
A Campanha da Fraternidade vivenciada na Diocese de Caraguatatuba subiu a serra e chegou até as Dioceses vizinhas, no Vale do Paraíba.
Num gesto concreto, podemos citar a Paróquia São Roque, sob a responsabilidade de Pe. Paulo, que desenvolveu uma campanha para arrecadação de roupas e alimentos e que foram trazidos na última semana. Acreditando que isso não é tudo e que o compromisso como cristãos deve ser ainda maior, a paróquia deverá assumir uma nova campanha, agora para arrecadação de pintinhos, possibilitando que a aldeia faça uma criação de frangos e galinhas que ajudem na alimentação e na venda do chamado “frango caipira”. Desta forma, a comunidade indígena incrementa projetos de auto-sustentação.
Outros projetos, alguns à médio prazo poderão ser desenvolvidos a partir dos valores arrecadados com a Coleta da Solidariedade realizada no dia 24 de março e que ainda não foi apurada em sua totalidade. A Diocese de São Jose dos Campos já confirmou e deverá contribuir com a Diocese de Caraguatatuba em alguns projetos de auto-sustentação das comunidades locias. Os projetos foram apresentados por ONG´s e representantes da Funai, a partir das necessidades apresentadas pelos próprios índios. Outros projetos estão sendo assumidos pela própria comunidade católica em parceria com os índios, entre eles o do preparo da terra e plantio de hortaliças e árvores frutíferas. Este projeto tem o apoio de membros da comunidade Santa Filomena, da Paróquia Cristo Rei/Maranduba.

“A Igreja ajudou a abrir os olhos dos brancos”

Com esta expressão o cacique Auá, demonstrou sua alegria durante seu depoimento a um grupo de visitantes, quanto a situação dos índios daquela Aldeia. Segundo ele, por diversas vezes recebeu visitas de empresários que prometiam mudanças na precária situação que vivem, mas que depois não voltavam.
A Prefeitura Municipal de Ubatuba construiu um banheiro e está finalizando obras para instalação de um pequeno Posto Médico.
Para o Pe. Alessandro Henrique Coelho, pároco da Paróquia Cristo Rei, Ubatuba, a Campanha da Fraternidade deste ano foi rica em troca de experiências, no respeito mútuo às tradições e costumes e principalmente nos exemplos: “nossos irmãos indígenas também têm muito a nos ensinar e o respeito aos idosos e às crianças é um desses valores, dos quais a sociedade está se distanciando”.
No próximo dia 19 de abril comemora-se, em nível nacional, o Dia do Índio.
Em todas as Paróquias da Diocese, o tema “Por uma terra sem Males”, da Campanha da Fraternidade deste ano deverá ser lembrado. Uma exposição itinerante de fotos e artesanato deve chegar à Paróquia São João Batista, no bairro Poiares de Caraguatatuba, onde ficará por 5 dias. Em São Sebastião, o artista plástico de Caraguatatuba, Marcos A Olli, também estará expondo seus quadros que retratam a vida e cultura indígena . A exposição vai de 10 a 20 de Abril. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Igreja disciplina entrega de cestas básicas

Caraguatatuba - A paróquia São João Batista, de Caraguatatuba está disciplinando a entrega de cestas básicas a famílias que procuram este benefício.
A AMA - Assistência Mútua e Amor foi criada na paróquia há alguns anos e é a responsável, no âmbito paroquial, pela distribuição de alimentos a pessoas que necessitam. Entretanto, Pe. Marcos Vinícius Rosa e o coordenador das Pastorais Sociais, Cardoso, estiveram realizando um levantamento junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e constataram que muitas famílias recebem este benefício em diversos lugares ao mesmo tempo, tornando o que seria uma ajuda em meio de sustento.
Desta forma, a Igreja adotou um novo critério que já está em vigor. Aqueles que recebem alimentos de outras entidades foram cortados do benefício na paróquia. Os demais, passarão a receber as cestas básicas por um tempo determinado de 3 meses.
Para Pe. Marcos, este foi um meio que se encontrou para poder ajudar outras pessoas: “A situação social das pessoas que nos procuram, preocupa. Queremos ajudar a todos e foi aí que percebemos que uns estavam ficando com muito, outros
com quase nada. A AMA significa - Ajuda Mútua e Amor e não poder ser confundida como meio de sustento. Observamos muitos casos em que a família toda vinha retirar cesta básica. A partir de agora, as famílias serão visitadas antes de receber a ajuda alimentação, e orientadas quanto as novas regras.”, disse pe. Marcos. Este procedimento, segundo Pe. Marcos, que também responde pela coordenação de Pastoral da Diocese de Caraguatatuba, deveria ser adotado por todas as demais paróquia. Aliás, esta é uma recomendação das secretarias de Assistência Social, que também percebem este problema. Em conversa anterior com a secretária municipal de Caraguatatuba, Maria do Carmo, ela dizia que se todas as entidades assistenciais fizessem um cruzamento destas listas, um maior número de pessoas poderiam ser assistidas.
Em contrapartida, a paróquia está oferecendo, através do Clube de Mães, cursos de pintura e costura para pessoas que estejam interessadas em aprender um ofício que ajude no auto-sustento da família. As pessoas da comunidade que estiveram interessadas podem procurar a secretaria da igreja. Não há qualquer custo para isso: “A paróquia está custeando todo material necessário para o aprendizado. A equipe organizadora pensa em montar um bazar para que o material possa ser vendido e os valores arrecadados destinados aos que produziram o material”, completou o padre. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Igreja católica utiliza-se de pousadas para realização de encontro

Caraguatatuba - A Igreja Católica da Diocese de Caraguatatuba tem procurado utilizar-se da estrutura oferecida por Hotéis e Pousadas para a realização de encontros religiosos.
Para Denise Peixoto, da Pastoral da Comunicação da Diocese, este entrosamento trás benefício para as três partes: “primeiro para a comunidade que pode oferecer uma estrutura adequada e de boa qualidade aos que participam desses momentos; para os hotéis e pousadas que garantem diárias durante a baixa temporada, e para as cidades do Litoral Norte que acabam sendo divulgadas para os que vêm de fora”.
A Pastoral da Comunicação, por exemplo, já realizou três encontro na cidade de Caraguatatuba, trazendo pessoas de diversos lugares do estado de São Paulo. No próximo mês de junho, será realizado o 4º encontro, mais uma vez na Pousada Carasol. Também em junho será realizado, desta vez num hotel da praia de Maresias, São Sebastião, o Encontro Nacional da Pastoral da Criança, contando com a presença da Dra. Zilda Arns. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Carta do Leitor

Presidente de SAB assume como vereador - Sérgio Pereira de Souza, presidente da Sociedade Amigos de Barequeçaba assume na 2a. feira o cargo de vereador, como primeiro suplente do PV, ocupando a vaga deixada por Aldo Conellian, que passa a ser o Secretário Municipal da Saúde. A Federação Pró Costa Atlântica, na oportunidade, comunica que pela primeira vez um presidente de sociedade de amigos chega à Câmara Municipal e quer apresentar ao Sérgio seus votos de uma gestão cheia de realizações e de sucesso. Sérgio será a voz da Costa Sul, a voz da sociedade civil organizada na Câmara Municipal, o representante de um segmento da sociedade que ainda não estava representado na Câmara Municipal.
Com sua inteligência, sua tranquilidade e sua firmeza de caráter, certamente terá uma função importante na Câmara Municipal, que só tem a ganhar com sua presença.

Regina Helena de Paiva Ramos
Presidente da Federação Pró Costa Atlântica



As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.

Studio Maranduba Restaurante Mirante da Orla

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor