Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 13 de junho de 2002 - Nº 552 Edições Anteriores

Screen Saver Promoção

Litoral Norte:
   Litoral Norte lança pacote pró-turismo

Caraguatatuba:
   Formaturas do Proerd acontecem durante o mês de junho
   Atletas participam da Copa Municipal de Natação na Ilhabela
   Juiz de Direito se reuniu com alunos do programa “Pais Cidadãos”
   Palestra “O Triângulo Cósmico e Energizante”
   Câmara entrega Título de Cidadão para Arquiteto
   Crianças do Ensino Fundamental visitam a Câmara
   Plano de Cargos do Magistério é incluído na CAR
   Vereadora é entrevistada por pesquisadora Americana
   Palestra Internacional no Módulo
   Rotary Club Poiares Promove Palestra e Homenageia Angelo Nogueira

Ilhabela:
   4ª Etapa do Calendário de Maratonas Aquáticas
   Ciclismo de Ilhabela
   Flotilha do Grêmio de Vela de Ilhabela
   Futebol Feminino jogam neste domingo

São Sebastião:
   Caso Diniz: Laudo define destino de inquérito
   São Sebastião terá “circuito” para deficientes físicos
   São Sebastião realiza pré-conferências na Saúde
   Vereadores aprovam aumento de vagas para Pedagogo III
   Projeto prevê criação do cargo de bibliotecário
   Vereadores analisam patrocínio à atleta de judô
   Câmara rejeita criação de comissão especial de inquérito

   Carta do Leitor



Litoral Norte lança pacote pró-turismo
Prefeituras propõem férias escolares até final de fevereiro, criação de marca regional e calendário unificado

Litoral Norte - Os municípios do Litoral Norte definiram ontem um pacote de medidas voltadas ao turismo na região. Entre as propostas, estão a unificação do calendário de eventos, criação de um "marca regional" e alteração do período de férias escolares.
As medidas foram discutidas em uma reunião ocorrida ontem no Hotel Beira da Prainha, em São Sebastião. Participaram do encontro os secretários de Turismo e presidentes das Associações Comerciais das cidades de São Sebastião, Ilhabela, Caraguá, Ubatuba e Parati (RJ).
Eles acreditam que as medidas vão resultar em melhor qualidade do atendimento ao turista e maior oferta de atrações.
Os secretários cogitam adotar a marca "Costa Verde Paulista" para identificação do Litoral Norte, segundo o secretário de Turismo de Caraguá, Salim Burihan. A criação da marca já vem sendo discutida pelos quatro municípios há alguns anos, com o objetivo de facilitar a venda do turismo regional.
O grupo também decidiu pedir ao governo do Estado que estenda as férias escolares até o último dia de fevereiro, independente da data do Carnaval, para aumentar a permanência dos turistas na região.
O secretário de Turismo de São Sebastião, José Cardim de Souza, disse que o pedido será encaminhado ao governo, através da Aprecesp (Associação das Cidades Estâncias de São Paulo). Segundo Souza, com a mudança seria possível aumentar em cerca de 10% o movimento de turistas na temporada. Ele disse que o município recebe uma média de 2,5 milhões de turistas entre dezembro e o Carnaval.
Já o secretário de Caraguá acredita que o aumento no fluxo de pessoas pode ser de até 30% com as férias em fevereiro. Segundo Burihan, o município recebe entre dezembro e março 1,5 milhões de visitantes.
CALENDÁRIO - O pacote discutido ontem também inclui a unificação de um calendário de eventos, para que nenhum município seja prejudicado com falta de público, e um pedido à Telefônica para que os prefixos dos telefones da região não sejam alterados até o final da próxima temporada.
O prefixo deve passar de três para quatro números ainda este ano. O grupo vai pedir também que caso aconteça a mudança o novo número seja divulgado por 180 dias para não prejudicar os hotéis. (Fonte: ValeParaibano)

Formaturas do Proerd acontecem durante o mês de junho
As formaturas do Proerd estão previstas para acontecer durante o mês de junho. A turma da monitora De Paula participa da formatura nos dias 18, 19 e 20 de junho. Os alunos da monitora Lígia, estarão se formando nos dias 24, 25 e 26, nas escolas municipais

Caraguatatuba - Acontecem durante o mês de junho as formaturas do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas, em Caraguá. O projeto visa a orientação das crianças da comunidade sobre a questão das drogas e violência. O curso é monitorado pela Polícia Militar com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, em razão das crianças participantes do programa estarem estudando no Ensino Fundamental.
A formatura da monitora De Paula acontece no dia 18, às 10h, na Emef - “Prof Lúcio Jacinto dos Santos”, no Tinga, para cinco classes. No dia 19 de junho, também às 10h, a formatura acontece na Emef “Prof Geraldo de Lima”, no Perequê-Mirim, também para cinco turmas. No dia 20, a formatura do Proerd é para sete classes das Emef’s “Aida Almeida de Castro Graziolli”, “Bernardo Ferreira Louzada”, ambas no Rio do Ouro e Emef “Prof Jorge Passos”, no Jaraguazinho. A formatura acontece às 10h, na escola.
De 24 a 27 de junho, acontecem as formaturas do Proerd da monitora Lígia. Dia 24/06, a formatura será realizada às 15h, na Emef “Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá”. No dia 25, a formatura dos alunos das Emef’s “João Pedro de Oliveira” e “Profª Maria Thereza de Souza Castro”, acontecem na escola João Pedro de Oliveira, na Tabatinga, às 10h. No dia 27, será realizada a última formatura do Proerd, às 10h, na Emef “Prof Oswaldo Ferreira”, no bairro Casa Branca. (Fonte: PMC)

Atletas participam da Copa Municipal de Natação na Ilhabela

Caraguatatuba - Vinte nadadores de Caraguá participaram no último domingo, dia 9 de junho, da Copa Municipal de Natação em Ilhabela, que contou com a participação de atletas da Secretaria de Esportes de Caraguá, Academia Linha D’Água, Departamento de Esportes de São Sebastião e nadadores da Ilhabela. O evento aconteceu na Ilha das Cabras e contou com a participação de crianças à partir de 10 anos. O percurso foi de 2.400 metros, equivalente a três voltas na Ilha. O evento foi organizado pelo professor Mário Belo, com o objetivo de incentivar a sobrevivência na água. Os atletas de Caraguá foram acompanhados pelos técnicos Erick Narde Marques e Ernesto Nardi Marques Jr. (Fonte: PMC)

Juiz de Direito se reuniu com alunos do programa “Pais Cidadãos”
O Juiz de Direito do Fórum de Caraguatatuba, dr. André Gustavo C. Furlan, se reuniu com os pais participantes do curso “Pais Cidadãos - Um Sonho Possível”, que está sendo realizado no CEI do Travessão, um Centro de Educação Infantil resultante de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Orsa

Caraguatatuba - A escola de Pais Cidadãos - Um Sonho Possível, realizada nas dependências do CEI - Centro de Educação Infantil, do Travessão está funcionando a todo vapor. O curso, uma iniciativa da Fundação Orsa em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba através da Secretaria Municipal de Educação, visa orientar pais sobre questões sociais e familiares, melhorando até o relacionamento entre pais e filhos. O curso é oferecido aos pais de alunos do CEI Travessão, e a tendência é de que seja expandido para outras comunidades locais.
Nesta terça-feira 11, os pais receberam uma visita muito especial. O Juiz de Direito do Fórum de Caraguatatuba, dr. André Gustavo C. Furlan foi até a creche, e junto com os pais debateu o tema “Os Direitos da Família”, fazendo os participantes refletirem sobre o tema. Esteve presente também a secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista dos Santos. O curso aconteceu das 16h30 às 20h.
No dia 20 de junho, próxima quinta-feira, o CEI recebe outro convidado especial para a Escola de Pais Cidadãos: o médico pediatra dr. Pedro Norberto dos Santos, que estará falando sobre o tema “Saúde, amor e segurança”, também às 18h. (Fonte: PMC)

Palestra “O Triângulo Cósmico e Energizante”

Caraguatatuba - Quem quiser saber mais sobre os trabalhos voluntários de cura da Casa “O Triângulo Cósmico e Energizante” terá a oportunidade no próximo dia 19, às 19 horas, no Caraguá Praia Shopping, sala 1 C, 2º piso. O coordenador e Fundador Presidente da Casa, Joel Damasceno, está promovendo a palestra para discutir assuntos de cargos de diretoria e a criação do Conselho Fiscal. Durante a palestra também serão apresentados os trabalhos da casa, realizados em Caraguá, desde sua inauguração, há dois anos. “Os tratamentos são feitos através da ciência da parapsicologia e também de ensinamentos sobre as leis da natureza, que nada mais são que as leis de Deus, sempre visando melhores condições de vida”, explicou o Sr Joel. A casa atende pessoas com diversos tipos de problemas, entre problemas de saúde, carência, pobreza, tratamento contra as drogas, dificuldades financeiras, sempre voltado ao bem estar do ser humano. Em Caraguá já foram atendidas centenas de pessoas com os mais diversos problemas. O coordenador está procurando voluntários para trabalharem na casa “O Triângulo Cósmico e Energizante”.
Além de intervenções através da parapsicologia, os tratamentos são baseados em mentalizações, que são ensinadas pelo Sr. Joel. Para obter mais informações sobre os trabalhos voluntários basta fazer contato com o Sr. Joel através dos telefones: 423-7841 e 9141-9125. (Fonte: PMC)

Câmara entrega Título de Cidadão para Arquiteto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba entregou na noite de ontem, quarta-feira, dia 12 de junho, Título de Cidadão Caraguatatubense para o Arquiteto Sérgio Augusto Garcia. Este é o terceiro título entregue este ano e o décimo da gestão do Vereador e presidente da Câmara, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB).
Sérgio Augusto Garcia nasceu em Buenos Aires, Argentina, em agosto de 58 e se naturalizou brasileiro em 1992, com 34 anos de idade. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, em 83, freqüentando Caraguatatuba desde 1979, inscrevendo-se na Prefeitura e exercendo função como autônomo. Casou-se em 85 com Aparecida Alves dos Santos Garcia.
Em 1990 resolve enveredar pelo caminho do comércio e compra com os irmãos a padaria Mini Pão. No ano seguinte monta o Mercado Garcia e continua sua atuação no bairro do Tinga, chegando a fornecer gratuitamente para a Creche Municipal do bairro. Como Arquiteto tem mais de 400 projetos de sua autoria, criando empregos diretos e indiretos com as obras executadas, ramo em que se formou e retornou na Praia das Palmeiras, num escritório em sociedade com o irmão Marcelo Alves Garcia.
Em novembro de 2000 é eleito para a diretoria do Grupo Escoteiro Caraguatá e no ano seguinte, para a comissão fiscal da AEAA-C (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba). A autoria do projeto é do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Crianças do Ensino Fundamental visitam a Câmara

Caraguatatuba - Um grupo de aproximadamente 15 crianças da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Nova Geração, de Caraguatatuba, estiveram na tarde de ontem, quarta-feira, dia 12 de junho, conhecendo as dependências da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Os alunos visitaram os diversos setores e puderam fazer perguntas aos Vereadores no plenário.
Escoltados pela professora Débora Gonçalves, os alunos da Nova Geração conheceram o prédio da Câmara e posaram para fotos na sala do presidente, o Vereador Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB) e no plenário, juntamente com os Vereadores Odulvado Romano (PPS), AG Pereira (PTB) e Madalena Fachini (PSB).
As perguntas foram direcionadas a área de cultura, sobre manutenção de ruas, entre outras. As crianças disseram ter ficado satisfeitas com a visita, quando puderam conhecer um dos poderes constituídos da cidade. Para o presidente da Câmara as visitas tem um tom todo especial. "É muito gratificante ver que os professores se interessem em dar aulas de cidadania às crianças, pois é daí que formamos os verdadeiros cidadãos", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Plano de Cargos do Magistério é incluído na CAR

Caraguatatuba - O Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério Público também foi incluído na Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), que a Câmara Municipal criou na última Sessão Ordinária semanal, para analisar a proposta dos Servidores Públicos Municipais. Cerca de 30 professores municipais estiveram na Câmara para reclamar de algumas imperfeições do projeto.
Um grupo estimado em cerca de 30 professores esteve na sede do Legislativo reclamando e pedindo providências quanto ao Plano de Carreira e de Remuneração do Magistério Público. Os professores alegaram que não tiveram acesso a propositura e pediam providências, como a inclusão do projeto na Comissão de Assuntos Relevantes que tratará do Servidor Público Municipal, além da chance de colocar emendas de seu interesse.
O resultado da discussão foi o adiamento, por tempo indeterminado do projeto, a pedido do líder do prefeito na Câmara, Vereador João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL), para a inclusão desta propositura na comissão. Segundo o líder, é intenção da Secretária Municipal de Saúde, Roseli Morilla, de acrescentar algumas emendas ao projeto.
A criação da Comissão de Assuntos Relevantes foi aprovada em Regime de Urgência, por unanimidade, após um parecer da Assessoria Jurídica, pois haviam outras 2 comissões em funcionamento e o Regimento Interno da Câmara não permite que 3 comissões funcionem ao mesmo tempo. Com isso são 7 (sete) as Comissões de Assuntos Relevantes criadas nos 2 primeiros anos desta Legislatura. A comissão ainda não tem os membros escolhidos, mas terá 60 dias para estudar o assunto, podendo ser prorrogada e sabe-se que terá componentes da Prefeitura, Câmara, Sindserv e Servidores Municipais.
O projeto que modifica o artigo 95 do Regimento Interno, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, dando nova redação e sistema a Ata das Sessões também foi aprovado. Com a aprovação, a Ata passa a ser mais resumida e as gravações das sessões serão feitas em DVD (Digital Vídeo Disk). Outro projeto aprovado tem a autoria do Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - o AG Pereira (PTB) e denomina uma praça no centro da cidade, localizada entre as avenidas Miguel Varlez, Espírito Santo e Bahia, para o alfaiate José Nunes de Souza - o Zé Mula, figura popular e conhecida no município, já falecido e irmão do ex-prefeito Jair Nunes de Souza.
A propositura encabeçada pelo Vereador Wilson Gobetti (PPS), que permite denominação de vias públicas, logradouros e próprios municipais para pessoas vivas foi adiado por 2 (duas) sessões, a pedido do próprio autor. Gobetti quer mexer no projeto, colocando algumas emendas. No expediente foi lido e encaminhado um projeto de Resolução, além da aprovação de 5 Moções e a leitura de 45 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora é entrevistada por pesquisadora Americana

Caraguatatuba - A Vereadora Madalena Fachini (PSB) teve os seus "15 minutos de fama mundial", na tarde de ontem, 12 de junho, quarta-feira, quando foi entrevistada por uma pesquisadora norte-americana, que está no Brasil há 20 anos e faz um trabalho sobre as Bacias Hidrográficas. A entrevista servirá como pano de fundo para um trabalho de política no Brasil.
A pesquisadora Margaret Elisabeth Keck, do Departamento de Ciência Política da Johns Hopkins University, de Baltimore, nos Estados Unidos, entrevistou a Vereadora Madalena Fachini (PSB), na tarde de ontem, para um projeto nacional, intitulado "Marca D'Agua", que fala sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas. O projeto está sendo feito ao longo dos últimos 10 anos e a entrevista servirá como pano de fundo, para um trabalho sobre o funcionamento da política e da sociedade no Litoral Norte.
A entrevistadora não esclareceu maiores dúvidas, mas para a Vereadora foi uma entrevista esclarecedora. "Pude esboçar a minha opinião sobre a situação política do Litoral Norte e o que ela poderá influir no Comitê de Bacias Hidrográficas", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Palestra Internacional no Módulo

Caraguatatuba - No último dia 04 de junho, As Faculdades Integradas Módulo sediaram um evento internacional. No Auditório Angelo Fonseca Nogueira, a professora PhD Stephanie B. Kelly, da Universidade de Michigan dissertou sobre a “Revitalização Urbana nos Estados Unidos: Um Estudo de Caso”. A palestra foi traduzida pelo professor PhD Terry Vicent McIntyri e contou com a participação dos professores e dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A professora Stephanie falou sobre os projetos de reurbanização, revitalização e restauração praticados nos Estados Unidos, a importância da intervenção e valorização das cidades e sobre as ações de melhoria da habitabildade. Segundo o Arquiteto e Professor do Módulo, Ricardo Abdalla, o projeto que mais lhe chamou a atenção foi o de reurbanização do sistema viário da cidade de Boston. O projeto consiste no desvio do trânsito da superfície para complexos de túneis interligados no subsolo da cidade. Conforme explicado na palestra, a superfície ganhará espaços para lazer e praças, livres de trânsito de veículos.
A professora doutora Elizabeth Grillo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, destacou que a realização da tarefa não foi importante apenas porque serviu de intercâmbio com a experiência americana, mas principalmente porque abriu a possibilidade de intercâmbios de projetos de pesquisas entre os estudantes do Módulo e do W.S.C, dos Estados Unidos. (Fonte: Módulo)

Rotary Club Poiares Promove Palestra e Homenageia Angelo Nogueira

Caraguatatuba - No último dia 05 de junho, nas Faculdades Integradas Módulo, aconteceu a palestra “Entenda as mudanças... construa seu futuro para o século XXI”, baseado no livro “Quem mexeu no meu queijo?”, de Spencer Johnson.
A palestra, organizada pelo Rotary Caraguatatuba Poiares, ministrada por Newton C. Moraes, Governador Rotariano, contou com a presença dos rotarianos, alunos de vários cursos das Faculdades e empresários que lotaram o auditório.
A palestra procurou destacar a importância das pessoas serem proativas em relação às mudanças e não simplesmente reativas , ou seja, elas devem mudar antes que a mudança seja uma imposição.
Após a palestra e dentro do cerimonial do Rotary Caraguatatuba Poiares, a presidente Sra Heloísa Guedes prestou uma homenagem ao ex-diretor das Faculdades Integradas Módulo, Professor Angelo Fonseca Nogueira Júnior, entregando-lhe o prêmio “Empreendedor de Sucesso”, por ter sido o nome mais votado na pesquisa realizada através de seus sócios entre as pessoas não rotarianas que obtiveram sucesso profissional, no município de Caraguatatuba. O professor Angelo, muito emocionado, agradeceu os representantes do Rotary pela premiação e fez questão de destacar que tudo que o Módulo representa hoje não teria sido alcançado se não fosse o apoio de sua família, amigos, colaboradores e todos que estão ou que já estiveram na instituição. (Fonte: Módulo)

4ª Etapa do Calendário de Maratonas Aquáticas

Ilhabela - Neste domingo, 9, aconteceu na praia Pedras Miúdas (Ilha das Cabras, costa sul) a 4ª Etapa do Calendário de Maratonas Aquáticas com organização da Diretoria de Esportes da Prefeitura Municipal. O evento reuniu atletas da natação de Ilhabela em várias modalidades, representantes dos municípios de São Paulo, Santos, São Sebastião, São Vicente, Guarujá, Caraguatatuba e Ubatuba além da presença do Presidente do Conselho Municipal de Esporte de Ilhabela, Mestre Rezende, que coordenou o funil de chegada e a entrega das medalhas. A segurança dos nadadores nas duas provas foi feita pela equipe de caiaques do Rotary Clube de Ilhabela.
A primeira prova realizada foi uma competição de estimulo a natação entre iniciantes com menor idade como Pedro Julião, 8 anos, e aos de melhor idade como Cleusa Santana, 69 anos. Todos atletas que participaram da Prova Menor Idade e Prova Melhor Idade foram premiados com medalhas de Finish, além de brindes para os nadadores mais idosos. O grande destaque ficou com a nadadora Amanda Tubis, 15 anos, que esta em ótima forma e cumpriu todo percurso.
A prova oficial teve um percurso de cerca de 3 km e foi acompanhado por um grande público que admira e incentiva o esporte. Os atletas de Ilhabela terminaram com a seguinte classificação: Categoria A: 1º Érick da Silva, 2º Ismael Jr., 3º Valdemir Filho, 4º Davilson Lourenço. Categoria B: 1º Adailton dos Santos, 2º Eros Pinna. Categoria D feminino: 1º Mônica Gomes. Categoria F: 1º José Ricardo Silva. Categoria F feminino: 1º Beatriz Belo. Categoria G: 1º José Carlos Nascimento. Categoria H: 1º Manoel de Carvalho. Categoria I: 1º Mario Belo.
Ao final da prova foram distribuídos kit-fruta oferecido pela Diretoria de Esportes, que agradecem especialmente para os colaboradores que ajudaram o evento a ser um grande sucesso: Pousada Colonial Ilhabela, Colonial-Dive, Pousada Villa da Prainha Flats, Padaria Show Pão, Auto Viação e Turismo Ilhabela, Bar Pescador, Restaurante Viana, Rotary Clube de Ilhabela e Banco Banespa de Ilhabela. (Fonte: PMI)

Ciclismo de Ilhabela

Ilhabela - A equipe do ciclismo de Ilhabela participaram neste domingo, 9, da 5ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Ciclismo com largada na Rodovia Governador Mario Covas, na altura da praia Vermelha. O circuito aberto contou com a presença de cerca de 450 atletas sendo Luiz Antônio Pinheiro, Edson Gonçalves de Souza e Rogester Aleixo Alves, representantes de Ilhabela na categoria Senior B (45 a 59 anos) e largaram na 2ª bateria juntamente com atletas da categoria Juvenil, Elite Feminina e Mountain bike de asfalto.
O percurso percorrido pelos ciclistas de Ilhabela foi de 52 km. Luiz Antônio chegou em 11º lugar com um tempo de 1h48min, os outros dois tiveram problemas nos pneus. Segundo Luiz, a prova foi tecnicamente considerada difícil pela maioria dos cicilistas, devido as longas e acentuadas subidas em um asfalto ruim e ainda com sinalizadores grandes ao longo da rodovia.
Nossos atletas receberam o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Diretoria de esportes e o circuito teve a supervisão da Federação Paulista de Ciclismo e apoio da Polícia Rodoviária Municipal. (Fonte: PMI)

Flotilha do Grêmio de Vela de Ilhabela

Ilhabela - A Flotilha do Grêmio de Vela de Ilhabela, a maior do estado de São Paulo com 12 atletas, esteve ontem, 11, no Paço Municipal para agradecer o Prefeito Manoel Marcos pelo apoio que deu a equipe da classe Optimist desde a primeira regata, que aconteceu em abril deste ano. Estas regatas, que chegaram ao fim no início do mês, classificarão os 21 primeiros colocados para o Campeonato Brasileiro de 2003.
As etapas foram realizadas na represa do Guarapiranga em São Paulo e a Prefeitura Municipal através da Diretoria de Esportes Náuticos colaboraram com transporte dos velejadores e dos barcos e também com verba para alimentação. O alojamento ficou por conta do Yatch Club Santo Amaro.
O prefeito Manoel Marcos acreditou no potencial destes atletas que vem conquistando excelentes colocações nas regatas e demonstrando muito capacidade que, com o incentivo necessário podem colocar a vela de Ilhabela cada vez mais em evidência.
Segundo a vice-capitã Maristela Macedo o apoio do prefeito está sendo de extrema importância mas qualquer ajuda por parte do comércio de Ilhabela através de patrocínio também será bem vinda. “Os meninos são muito talentosos e temos outras necessidade como de comprar uniformes e de contratar um técnico, com certeza seria um investimento importante para o nome da cidade”, completa Maristela. (Fonte: PMI)

Futebol Feminino jogam neste domingo

Ilhabela - As meninas da seleção de Ilhabela jogam no domingo, dia 16, mais uma partida do V Campeonato Regional de Guaratinguetá, a ser realizado no Estádio Chico Vaz em Guara. Desta vez vão enfrentar o time da casa, que é considerado o favorito no jogo, por ser mais experiente, mas com a ótima campanha que Ilhabela vem fazendo é também favorita ao título, dentro do campeonato.
Os times já se enfrentaram uma vez pelos Regionais em 2000, com vitória de Guaratinguetá por 1X0. Para este jogo Ilhabela entra com mais maturidade em campeonatos tendo a capacidade de jogar uma partida de mesmo nível. Além disso a seleção vai jogar com o time completo, fato que não aconteceu durante o campeonato. Segundo o técnico Everaldo esse campeonato é uma preparação para os Regionais, que acontece na cidade de Mogi das Cruzes em julho, no qual Ilhabela pretende brigar pelo ouro. (Fonte: PMI)

Caso Diniz: Laudo define destino de inquérito

São Sebastião - A Polícia de São Sebastião aguarda o laudo do DAC (Departamento de Aviação Civil) para retomar o inquérito que apura a causa da queda do helicóptero do Pão de Açúcar, em julho de 2001, na praia de Maresias.
A conclusão depende da liberação do laudo pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que fará a divulgação oficial do documento, que descarta falha mecânica.
O acidente matou a modelo Fernanda Vogel e o piloto Ronaldo Ribeiro. O empresário João Paulo Diniz e o co-piloto Luís Roberto Cintra conseguiram se salvar nadando até a praia.
Segundo o vice-chefe do Cenipa, Antônio Cachute, o laudo serve para que a Aeronáutica emita recomendações de segurança para evitar novos acidentes.
Segundo o delegado Odair Bruzos, além do laudo, ainda falta o depoimento prestado por Miriam Vogel, mãe da modelo, à Polícia de Itaboraí (RJ).
A assessoria do Pão de Açúcar informou ontem que não iria comentar o caso até que tivesse acesso ao relatório do DAC. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião terá “circuito” para deficientes físicos

São Sebastião - Arquitetos do Departamento de Planejamento da Prefeitura de São Sebastião, acompanhados por deficientes físicos e uma assistente social realizaram hoje, 12, um “circuito” no centro da cidade, para levantar os problemas enfrentados pelos deficientes em sua locomoção.
O percurso foi realizado na av. Guarda Mor (local de concentração de estabelecimentos comerciais), Rua Duque de Caxias (onde estão localizadas as agências bancárias) e pelos calçadões do Centro Histórico.
Segundo a Assistente Social e Coordenadora de Reabilitação da secretaria da Saúde de São Sebastião, Elisete Duarte Nossabem, o objetivo do trabalho é fazer um estudo da acessibilidade para os deficientes nas principais vias do município.
“Os deficientes físicos têm muita dificuldade devido às barreiras arquitetônicas existente nas vias de acesso. Esse é o primeiro passo para que os arquitetos possam sentir as dificuldades enfrentadas por eles ”, disse a Coordenadora.
Ainda de acordo com Elisete Nossabem, “um projeto dessa natureza só é eficaz se o próprio deficiente mostrar suas reais dificuldades”, completou.
Esse é o primeiro circuito realizado pela Prefeitura, que pretende implantar em todo o município rampas de acesso nas principais ruas para melhorar a locomoção dos deficientes físicos.
Durante o passeio pelo centro da cidade foram constatados entre outros problemas, pisos em desnível que impedem a circulação livre de cadeiras de rodas e locais inadequados como agências bancarias, telefones públicos etc.
Para a deficiente Teresa Célia dos Santos, que participou do percurso, as maiores dificuldades encontradas são as guias e calçadas irregulares. Ela conta que por não terem acessos adequados é necessário a ajuda das pessoas para se locomover.
“Isso gera outro desconforto, o preconceito, fator determinante para o nosso isolamento. As pessoas não acreditam que somos capazes de fazer coisas sozinhas e nos tratam de forma diferenciada. As vezes me sinto como um utensílio usado, com defeito prestes a ser jogado fora”, finalizou. (Fonte: PMSS)

São Sebastião realiza pré-conferências na Saúde

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza a partir de hoje, 13, pré-conferências municipais na área da Saúde que irão abordar o tema “Participação e Controle Social na Construção do Sistema Único de Saúde”.
Serão realizados seis encontros em todo o município nos bairros de Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Topolândia, Centro e Enseada, às 19 horas.
Segundo o diretor do Departamento de Coordenação das Unidades de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Léo Jardim, as reuniões da pré-conferência servirão para explicar à população quais serão os temas, o que será discutido, e como irá funcionar a “2ªConferência Municipal de Saúde”, que será realizada nos dias 27 e 28 de julho, no Teatro Municipal.
Em cada pré-conferência serão eleitos 15 delegados, sendo dez representantes dos usuários do SUS, e cinco dos funcionários da Saúde. Os delegados terão o papel de atuar nas discussões das mesas temáticas durante a conferência.
“O importante é termos a participação da comunidade, pois o nosso objetivo é fazer com que ela se interaja com o sistema de saúde, não buscando os postos de atendimento somente para as consultas, mas também como forma de saber o que está acontecendo na área da saúde de sua cidade”, explicou Jardim.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Luiz da Silva Leandro, serão discutidos temas que abordam as necessidades dos moradores. “Por isso, esperamos a presença da população, pois das pré-conferências sairão propostas que serão levadas à conferência”, explicou Silva Leandro.
Durante a conferência, serão discutidos vários temas entre eles e a incidência de casos como dengue, /DST/Aids, saúde mental e reabilitação, saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher e do adulto, saúde na terceira idade e retaguarda hospitalar e atendimento de urgência e emergência. (Fonte: PMSS)

Vereadores aprovam aumento de vagas para Pedagogo III

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o parecer em conjunto das comissões de justiça e finanças ao projeto de lei 034/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que aumenta o número de vagas do cargo de Pedagogo III na rede municipal de ensino.
O vereadores Capitão Mota (sem partido), Marquinho Souza (PSDB) e Sérgio Pereira de Souza (PV) frisaram a necessidade do prefeito encaminhar relatório do impacto orçamentário financeiro junto com todos os projetos de ordem financeira, uma vez que existe lei nesse sentido. “É importante que o prefeito envie o relatório até a votação do projeto. Do contrário poderemos votar em conformidade com a lei”, declarou Pereira.
“A lei se faz necessária para atender, com profissionais especializados, aos alunos portadores de necessidades especiais e orientação nos projetos de inclusão dos mesmos nas classes comuns”, frisa o prefeito.
De acordo com o projeto, o número de vagas fica aumentado em mais duas, somadas as já existentes totalizam quatro. O profissional terá carga horária de 40 h/semanais, com vencimento em torno de R$1.800,00.
O projeto foi encaminhado à próxima sessão. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto prevê criação do cargo de bibliotecário

São Sebastião - A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o parecer em conjunto das comissões de justiça e finanças ao projeto de lei 033/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que cria os cargos de bibliotecário I, II e III e extingue a função permanente de dirigente da biblioteca.
Na ocasião, o vereador Capitão Mota (sem partido) também salientou a necessidade do Poder Executivo encaminhar relatório anexo a todas as propostas de ordem financeira, com o objetivo de fazer com que os vereadores e a procuradoria jurídica da Câmara tenham conhecimento do impacto financeiro. “Só assim poderemos votar com convicção do que estamos fazendo”, finaliza.
Segundo o prefeito, a proposta prevê o reenquadramento de servidores já investidos nas funções, disciplinado pela lei 1.168/96, com lotação na secretaria municipal de educação. “Em função do aumento do público e a abertura de outras bibliotecas municipais, como a da costa norte e, brevemente, a da costa sul, é indispensável a presença de servidor qualificado durante oito horas diárias de funcionamento”, argumenta.
Conforme o projeto, o numero total de provimento é 06, sendo 02 para bibliotecário I, com 20 horas semanais; 01 bibliotecário II para atuar 30 horas por semana e 03 bibliotecários III, com carga horária de 40horas semanais. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores analisam patrocínio à atleta de judô

São Sebastião - A Câmara está analisando o projeto de lei 054/02, de autoria do prefeito Paulo Julião (PSDB), que autoriza a abertura de crédito adicional especial visando o patrocínio de viagem para atleta de judô.
Segundo o prefeito, as despesas para patrocinar a participação da atleta, contratada da prefeitura, ficará em torno de R$8mil. “Além do apoio ao esporte, de conformidade com o programa de patrocínio de viagens nacionais e internacionais em competições oficiais, já inserido no plano plurianual e na lei de diretrizes orçamentárias, o município também se beneficia de sua divulgação, face as características turísticas inerentes”, justifica.
De acordo com a proposta, a atleta Rogéria Cozendey da Silva irá participar do campeonato mundial master de judô, em Londonderry (Irlanda do Norte), no período de 15 a 24 de junho do corrente ano.
A propositura será votada na próxima quinta-feira, 13, a partir das 15horas, em sessão extraordinária. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara rejeita criação de comissão especial de inquérito

São Sebastião - A Câmara rejeitou por maioria de votos, 7 a 3, o projeto de resolução 05/02, de autoria da Mesa Diretora, que constitui a CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar as imputações narradas na denúncia contra o vereador Edvaldo Amarante Reimberg (PPS).
Pela proposta, a comissão seria composta de três membros com prazo de sessenta dias para atuar na questão.
Somente os vereadores Capitão Mota (sem partido), Sérgio Pereira de Souza (PV) e Edvaldo foram favoráveis ao projeto.
A propositura foi arquivada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Carta do Leitor

Monitoramento - Consulto diariamente sua página, a qual tem sido de grande importância para nossos trabalhos. Parabéns!
Em relação a sua noticia sobre poluição das praias de Ilhabela, informo que a FUNDESPA - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas, esta monitorando a atual disposição de esgotos no Canal de São Sebastião, para que a SABESP possa realizar os estudos necessários à substituição do mesmo por um emissário melhor e que suporte o aumento do fluxo de esgotos com as novas obras daquela empresa em Ilhabela.
Estaremos sempre a sua disposição para toda e qualquer informação.

Prof. Luiz Roberto Tommasi
Diretor-Presidente
FUNDESPA


Carro Oficial - Já faz algum tempo que não manifesto minhas opiniões aqui no "Últimas Notícias" do Litoral Virtual, talvez por falta de tempo, talvez por sentir que apesar das manifestações, as mudanças serão pífias... Enfim, sinto-me como todo brasileiro que vê seu país ser dilapidado e emporcalhado diariamente por pessoas que fazem da política seu oba-oba pessoal. Que fazem na vida pública, o que fazem na "privada". Que humilham constantemente o povo humilde e crédulo que votou nesses "amigos do alheio" com ações que envergonhariam o mais baixo e rastaquera meliante. Sinto-me cansado e impotente.
Dizer que a culpa é do povo, que enfim votou nesses arremedos de políticos, é o mesmo que não querer encarar que esses mesmos políticos ao longo de anos e anos é que condicionou nosso Brasil a esse tipo de voto. A educação deficiente e mal-aplicada, o eterno descaso com a saúde, a total incompetência em incentivar o crescimento da nossa agricultura e de tecnologia própria, a indústria... São tantas as mazelas que mesmo que começássemos a consertar agora, só nossos netos teriam o privilégio de sentir os resultados.
O exemplo do prefeito de Ubatuba é apenas um pingo em um mar de lama. Sua atitude (provavelmente legal) é imoral e joga na cara de todos aqueles que votaram nele, o pouco caso e a falta do verdadeiro perfil que um político deve ter. O prefeito, assim como o vereador, o presidente, o deputado e o senador, são empregados nossos! Escolhidos pelo voto popular para gerenciar uma empresa de forma honesta, profissional, eficaz e austera: o Estado. O problema é que esses senhores não podem ser demitidos e a fiscalização de sua "atividade profissional" é difícil por aqueles que o "contrataram". Resultado? Isso que vemos acontecendo no Brasil.
Vamos analisar friamente: se o prefeito de Ubatuba, ao invés de assumir uma prefeitura, assumisse o cargo de presidente de uma empresa privada que está endividada, com o quadro de empregados desmotivado, mal-remunerado e por conseqüência ineficiente, com a infra-estrutura de produção quebrada, com o sistema logístico desmontado, com captação de recursos comprometida... O que esse presidente de empresa faria? Começaria sua administração comprando um carro importado?! Claro que não! Seria demitido pelo dono da empresa no dia seguinte!
Os políticos têm a obrigação de encarar sua jornada pública como uma missão. É uma atividade de entrega, onde escolhemos fazer o bem para a coletividade através de ações políticas. A remuneração recebida deve ser encarada como uma ajuda de custo para que ele continue desenvolvendo esse trabalho. É necessário abnegação, sensibilidade, altruísmo e amor profundo ao próximo. Caso contrário, esse "político profissional" que assola nosso país irá usar o cargo para ser e fazer o que nunca conseguiria como cidadão comum: andar de carro importado, comprar casas, mansões, mais carros, montar empresas, desviar verbas...
Temos uma boa chance de começar a mudar isso tudo nas próximas eleições. Vamos tentar votar com mais consciência...

Sérgio
Caraguatatuba-SP


Onde Estão os Peixes? - Saudações. Sem que tivesse solicitado, começei a receber os boletins do litoral e hoje para mim é muito interessante poder estar por dentro dos fatos de nossa região. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa, a afirmar que atitudes como essa podem realmente fazer a diferença no que diz respeito a informação. Por outro lado, gostaria de sugerir a vcs que fizessem uma matéria que eu sugiro: " Onde estão os Peixes?". Deixe-me explicar, tenho conversado com muitos amigos pescadores, daqui e de fora, e o que temos constatado é que não se consegue mais ser bem sucedido na pesca de praia ou de costeira. Faz muito tempo que turistas e mesmo moradores local, não conseguem ser bem sucedido nessa modalidade de pesca. Alguns dizem que a quantidade de redes colocadas pelos pescadores impedem os peixes de se aproximarem, outros não sabem o que acontecem. Saem de Caraguá, vão até Ubatuba e não se compara ao que já foi um dia a pescaria do final de final de semana, e se formos à São Sebastião ou Ilha Bela e não se fizer o uso do barco, a pergunta no final da história será sempre a mesma."Onde estão os Peixes?". Não vemos nenhuma iniciativa do executivo de nenhuma dessas cidades em se preocupar com essa questão, não vemos um debate, uma pesquiza, nada que possa buscar alternativas para que essa fonte de renda, lazer, turismo, e riqueza da natureza em nosso litoral não se acabe. Será que não passarão a pensar nisso quando for tarde demais... Obrigado pela atenção.

Samuel Oliveira


 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.


Studio Maranduba
BIL

As notícias e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando nescessariamente a opinião deste informativo.


Receba as notícias via e-mail:

Quero receber o boletim Últimas Notícias do Litoral na versão:
Compacta (apenas as manchetes c/ Link)
Completa (todas as notícias na íntegra) 
e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:

Pense a respeito...
Para Refletir
Para Refletir
Para Refletir
Opinião


Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor